Informações / Recomendações sobre o 12.º 5.ª, no início de novembro de 2016
Estas informações/recomendações respeitam à primeira parte do 1.º
período (até à aula de 8 de novembro). Ainda não testámos nem a gramática nem a expressão oral. Portanto, tenho em conta apenas as duas outras
«competências» (compreensão de textos
e escrita) e os aspetos de atitude.
Nas linhas a seguir, aconselharei muitas vezes que não se deixem de
fazer as redações que vá pedindo (e se atente depois nas correções), que é o
melhor que se pode fazer para treinar a escrita.
Como ainda não testei a gramática, nada
recomendarei nesse domínio, mas adivinho que muitos não estarão a rever os
capítulos que tenho pedido que leiam. Também é importante que cumpram depois,
dentro do prazo, o trabalho que venha a ser indicado no domínio da expressão oral. Mais tarde, será também
preciso lerem as obras do programa (Memorial
do convento, Felizmente há luar!).
Afonso
Bons resultados nos questionários de compreensão de textos (cerca do
Bom).
Também a escrita, em alguns textos feitos em aula, se vem revelando muitas
vezes boa.
No entanto, não tem feito a maioria das redações pedidas para casa, o
que prejudica muito a sua classificação. Com este nível de falhas em tarefas, a
sua nota neste momento seria fraca.
Em aula, aqui e ali pareceu-me pouco diligente, mas admito que se
tratasse de ocasiões muito esporádicas.
Conselho: encarar as redações pedidas como tarefa decisiva (para treino
e para nota).
Cláudia
Boa atitude de trabalho.
Destaco a criatividade, o gosto evidente posto em alguns escritos. (Ligeiramente
menos forte na compreensão de textos.)
Conselho: continuar assim.
Bea G.
Boa atitude de trabalho.
Nada a criticar.
Conselho: continuar assim.
Bea R.
Boa atitude de trabalho.
Tem havido evolução positiva na escrita.
Conselho: continuar assim.
Bea S.
Boa atitude de trabalho.
Resultados nos questionários de compreensão de textos mostram especial
competência nesta área. Escrita ainda pode evoluir (tem andado pelo Bom -, mas
já a vi fazer melhor).
Conselho: continuar assim.
Catarina R.
Muito bons resultados na compreensão de textos.
Boa aitude de trabalho.
Também bastante bem na escrita (entre Bom e Muito Bom).
Conselho: continuar assim.
Débora
Não mostrou dificuldade especial nos questionários de compreensão de
textos (tendo em conta que não estaria habituada a este tipo de itens, a média que
obteve, Suficiente, serve até como bom prognóstico).
Na escrita, ainda irá progredir (tem feito alguns erros facilmente
advertíveis que, com o hábito e as correções, irão desaparecer).
Boa atitude de trabalho.
Conselho: continuar assim.
F. Maia
Em aula, boa atitude de trabalho.
Algumas redações mostram até boa evolução no que se refere à escrita.
No entanto, já houve algumas falhas de tarefas pedidas para casa.
Conselho: corrigir o aspeto a que aludo no período anterior, não
deixando de fazer sempre as redações pedidas como tepecê.
Gonçalo
Como aspeto positivo, destaco que tem média razoável (Suf+/Bom-) nos
questionários de compreensão de textos.
Ao contrário, tem falhado sempre na realização das tarefas pedidas para
casa. São demasiadas redações por fazer. Teria negativa (fraca) se o período
acabasse agora.
Conselho: tem de olhar para as redações a fazer em casa como condição
imprescindível; não são um tepecê, são o essencial do nosso treino.
Joana
Boa atitude de trabalho.
Destaco os bons resultados na compreensão de textos e a constância no
nível das redações.
Conselho: continuar assim.
Joana M. (Mercury)
Boa atitude de trabalho. Destaco a capacidade para se focar nas tarefas
a resolver. Teve resultado ainda relativamente fraco nos questionários de compreensão
de textos, o que se deverá também a não estar ainda treinada neste tipo de
itens.
Tem facilidade na escrita (precisa só de investir menos na extensão e
na velocidade e procurar ser mais demorada e revisora do que escreva). Melhoráveis
são a noção de período (usar mais o ponto final) e a acentuação (sobretudo,
esdrúxulas).
Conselho: evitar atrasos na entrada na aula. De resto, continuar a
cumprir sempre.
J. Cabo
Há um aspeto a corrigir: não falhar redações pedidas para casa. Se não
remediar este aspeto, classificação baixará.
Tem capacidades de escrita, mas é, por vezes, demasiado económico
(creio que apenas por preferir investir menos, quando poderia procurar mais
elaboração).
Em aula, aqui e ali, momentos de menos focagem, embora, em geral, a atitude
seja de trabalho.
J. Tavares
Em aula, boa atitude.
Resultados também interessantes nos questionários de compreensão.
Há, porém, muitas falhas no que se refere a redações pedidas, que
tornariam fraca a sua classificação se o período terminasse agora. De resto,
sente-se que lhe faz falta, em termos de escrita, o trabalho regular.
Conselho: passar a fazer todos os textos pedidos (recuperar os mais
recentes porventura).
João O.
Teve bons resultados nos questionários de compreensão de textos.
Na escrita mostra alguma irregularidade, ainda surgindo nos seus textos
certos erros inesperados. Porém, como faz sempre as redações que se pedem para
casa, decerto há de ir melhorando.
Em aula, boa atitude de trabalho (talvez uma outra intermitência, por
conversa).
Leonor
Boa atitude de trabalho.
Ainda há alguma oscilação nas notas que vai obtendo nas redações.
Espero que se vá fixando mais no Bom (ou mais) do que no Bom -.
Nada a criticar.
Manel
Bons resultados nas tarefas pedidas em aula (quer nas de compreensão
quer nas de redação).
De resto, em aula, boa atitude de trabalho.
No entanto, há demasiadas falhas nas redações que foram pedidas para
casa.
Conselho: há que fazer também o que dá trabalho — seria pena, por falta
de umas tarefas que resolverá com a maior das facilidades, prejudicar assim tanto
a sua classificação.
Carolina
Boa atitude de trabalho.
Sem problemas (embora, por vezes, fique escusadamente hesitante perante
tarefas de redação).
Conselho: continuar assim
Maria
Boa atitude de trabalho.
Tem cumprido sempre bem, melhorando relativamente ao ano anterior.
Nada a criticar.
Mónica
Sem problemas.
Boa atitude de trabalho.
Conselho: continuar assim.
Patrícia
Destaco resultados nos questionários de compreensão de textos (Bom +).
Boa atitude de trabalho.
Conselho: continuar assim.
Pedro
Boa atitude de trabalho em aula.
Um ou outro atraso na entrega das tarefas pedidas para casa.
Conselho: remediar o aspeto a que aludo em cima.
Sam
Em aula, boa atitude de trabalho.
No entanto, porque não tem feito as redações pedidas, teria nota fraca (negativa)
se o período acabasse agora.
Conselho: não pode deixar de fazer sempre todas as tarefas.
Susana
Boa atitude de trabalho.
Nos questionários de compreensão de textos, Bom e Suf+.
Na redação, em média, cerca de Bom.
Conselho: continuar assim.
Tety
Boa atitude de trabalho.
Tem havido evolução positiva, naturalmente paulatina, na escrita.
Conselho: continuar assim.
Tomás
Destaco bons resultados nos questionários de compreensão.
Na escrita, frequentemente já vai tendo Bom/Suf+.
Conselho: não deve deixar de fazer todas as redações.
Carlota
Não teve grande resultado nos questionários de compreensão de textos
(Suf -), o que é natural já que ainda não estaria habituada a este exato tipo
de itens. Dado este contexto, não se trata de mau resultado.
É eficiente na resolução de tarefas (tenho, porém a ideia de que já a
vi, aqui e ali, um pouco desconcentrada?). Escreve bem.
Recentemente, tem falhado algumas das redações pedidas para casa, o que,
a não ser remediado, faz que a sua classificação acabe por ser relativamente fraca.
Conselho: ter em conta que, numa avaliação que é absolutamente
contínua, se deve ir fazendo todas as tarefas pedidas. Ainda irá a tempo de
resolver estas falhas.
Catarina M.
Tem tido boa atitude em aula, mostrando-se bastante eficiente.
A certa altura, deixou de fazer redações pedidas para casa, mas parece
já estar a remediar essas falhas.
Conselho: não deixar de fazer sempre os «tepecês» (que não são bem
tepecês, mas redações que são o nosso treino essencial).
Bruno
Só hoje o conhecemos. Boa sorte.
<< Home