Sumários e tepecês
Aulas 1-2, 3-4, 5 (16, 17, 19, 20/set) [excecionalmente,
porque os primeiros blocos das turmas 1.ª, 4.ª e 6.ª calharam no dia de receção
aos alunos — não lhes cabendo portanto matéria —, as aulas aqui reproduzidas reportam-se
a uma sequência que só aconteceu na turma 3.ª (nas outras turmas, as redações
mais longas ficaram como trabalho de casa; a ordem das tarefas também não foi a
mesma)]
Aula 1-2 (na turma 3: 17/set) Sobre o programa, estilo de trabalho,
etc. Resolução de itens de escolha múltipla, para compreensão de «Heróis de
papel e tinta» (p. 13). Resposta às perguntas 5 e 6 no manual (pp. 14-15)
(diversos assuntos de gramática). Redação em resposta ao ponto 2 da p.12 («Qual
é o seu herói?»).
Aula 3-4 (na turma 3: 19/set) Sobre redações agora devolvidas. Audição
de trechos de emissões do programa Pensamento
cruzado («Os Heróis», «Heróis precisam-se», «O desespero por um herói»,
«Homem de bem»). Respostas de V/F sobre os referidos programas radiofónicos (p.
12, 1.1.). Assistência a sktech
(«Debate com o Super-homem», série Barbosa) para preenchimento de tabela em
torno de valores temporais, aspetuais, modais, conferidos por verbos
auxiliares. [TPC nas turmas 1, 4, 6:]
Redação de dissertação ao estilo do grupo III de exame: 3.1 da p. 16.
Aula 5 (na turma 3: 20/set) Explicação sobre aspeto. Assistência
a início de The Incredibles. [TPC nas turmas 1, 4, 6:] Redação de
comentário a estrofe de Ary dos Santos sobre «herói» (1.1 da p. 16).
Aula 6-7 (23 [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 24/set [3.ª]) Correção do questionário de compreensão (sobre «Heróis de papel e tinta»). Compreensão de «Fernando Pessoa» (de Miguel Torga; p. 22), através da redação de frases denotativas correspondentes às, bastante rebuscadas, de Torga. Audição de entrevista a Inês Pedrosa, para ir respondendo a questionário (p. 24). Audição de «A morte é a curva da estrada» (cantado por Tiago Bettencourt). Audição de «Para ser grande, sê inteiro: nada» (declamado por Rui de Carvalho). Criação de quadra de auto-análise para folha de caderneta, segundo modelo de «Esta espécie de leitura» (p. 23) de Fernando Pessoa. TPC — Em Gaveta de Nuvens (aqui), lê a carta de Fernando Pessoa a Adolfo Casais Monteiro sobre a génese dos heterónimos, escrita pelo poeta no último ano de vida, 1935. No manual, nas pp. 69-71, há uma versão bastante cortada desta carta, mas preferia que relanceasses também a versão completa. (Se não o fizeste ainda, aproveita para ver o que pus no blogue acerca de ‘tempo, aspeto, modalidade’, a reprodução de quatro páginas de uma boa gramática.)
Aula 8-9 (24 [6.ª], 26 [3.ª] e 27/set [1.ª, 4.ª]) Com exemplares de Mensagem (da coleção ‘iagora’; cfr. p.
22), preenchimento de grelha acerca do paratexto e da estrutura da obra.
Correção. Redação de poema visual/caligrama. Assistência a início de The Incredibles. TPC — No manual, lê as pp. 200-201 e 203 e relanceia também o
quadro nas pp. 202-203.
Aula 10 (24 [4.ª], 26 [1.ª, 6.ª] e 27/set [3.ª]) Resolução de exercício
em torno de aspeto e modalidade. Assistência a sketch «Super de Origem» (Lopes da Silva), para se resolver depois
exercício de preenchimento de lacunas sobre hiperónimos, hipónimos, holónimos,
merónimos. Assistência a trecho de The
Incredibles. TPC — Na p. 38 do
manual, no ponto 1, tens três quadras de Pessoa e duas afirmações do poeta.
Estrofes e frases evidenciam uma das constantes da poesia de Fernando Pessoa
ortónimo, a dicotomia sentir/pensar (a conciliação difícil de emoção e razão).
Aproveitando algum ou alguns destes trechos da p. 38, em cerca de cento e
cinquenta ou duzentas palavras, em folha solta, discorre sobre a presença
daquelas linhas de sentido.
Aula 11-12 (30/set [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 1/out [3.ª]) Correção de escritos que se devolviam. Assistência a trecho do filme Mensagem, de Luís Vidal Lopes. Resposta a perguntas da p. 204 sobre «O dos Castelos» (orientada por trechos lacunares). Audição de «O dos Castelos» (por Sinde Filipe). Resposta à pergunta 1.1 da p. 204. Audição de «A morte é curva da estrada» (declamada por Natália Luísa). Audição de «Cansa sentir quando se pensa», poema de Pessoa cantado por Débora Rodrigues. Redação de comentário a «Cansa sentir quando se pensa» (usando citações do próprio poema e fazendo surgir certas expressões dadas: «sujeito poético», «ortónimo/a», «estrofe», «quarteto» ou «quadra», «verso», «dicotomia sentir/pensar»). TPC — Termina comentário começado em aula, sobre «Cansa sentir quando se pensa» (usando citações do próprio poema e fazendo surgir certas expressões dadas: «sujeito poético», «ortónimo/a», «estrofe», «quarteto» ou «quadra», «verso», «dicotomia sentir/pensar»). «Lê «Camões e Pessoa: cantores do Império» (p. 197); «Pessoa e o novo sonho português» (199) e «A organização simbólica de Mensagem» (203).
Aula 13-14 (1 [6.ª], 3 [3.ª] e 4/out [1.ª, 4.ª]) Leitura,
bastante ascendente, de «Ela canta, pobre ceifeira» (p. 44), para completar
respostas lacunares a perguntas. Correção. Resolução das perguntas 1 e 2 da p.
45 (de análise estilística ao poema da «Ceifeira»). Audição da «Ela canta,
pobre ceifeira», em declamação por Natália Luísa. Assistência a sketch com ceifeiras (série Barbosa). Comentário
a tira no Caderno de atividades (p.
65). Audição de «Ele canta, pobre ceifeira» e «Gato que brincas na rua» por João
Villaret. Compreensão de «Gato que brincas na rua» (p. 42), pela redação de
comparação com «Ela canta, pobre ceifeira» (70 a 100 palavras; obrigatórias
citações de «Gato»). TPC — Em folha
solta, em cem a cento e vinte palavras, redige o texto pedido em «Escrita», 1,
p. 43.
Aula 15 (1 [4.ª], 3 [1.ª, 6.ª] e 4/out [3.ª]) Resolução de
exercícios em torno de merónimos, holónimos; hiperónimos, hipónimos. Explicação
sobre conceito de coerência textual. Identificação de infrações à coerência lógico-conceptual
(regra da não-contradição; regra da não tautologia; regra da relevância) e à
coerência pragmático-funcional em sketches. TPC — Em Gaveta de Nuvens, aqui, lê as reproduções de
páginas de uma gramática sobre ‘Coerência [e coesão textual]’.
Aula 16-17 (7 [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 8/out [3.ª]) Correção de escritos que se devolviam. Audição de «Gato que brincas na rua», declamado por João Villaret e por J. J. Letria. Correção do comentário feito na aula anterior, com comparação entre «Gato que brincas na rua» e «Ela canta, pobre ceifeira». Relance à quadra «Quase anónima sorris» (p. 44), para reparar na repetição do tópico ‘felicidade implica não-conhecimento’ e na discutível coesão frásica do último verso, seguido de exercício com casos de anteposição do pronome. Redação de respostas em torno de analogia entre «Gato que brincas na rua», de Pessoa, e «Dístico», de Sebastião da Gama. Assistência a sketch em torno de Pessoa (Os Contemporâneos, «Venda do Espólio de Fernando Peçonha»). Assistência a trecho de The Incredibles. TPC — Escreve o comentário pedido em 2 da p. 46 (o 2.º parágrafo serão as ll. 11-17).
Aula 18-19 (8 [6.ª], 10 [3.ª] e 11/out [1.ª, 4.ª]) Explicação
de revisão das noções de modo e género. Preenchimento de tabela, com
reconhecimento de modos, géneros, autores. Resposta a itens de escolha múltipla
sobre «Ulisses» (p. 205). Resolução dos itens 1 e 2.1 das pp. 205-206. Audição
de «Ulisses» (declamado por Natália Luísa). Redação de textos em prosa
começados por dois dos primeiros versos de poemas relanceados no começo da
aula. TPC — Escreve o texto pedido
em «Escrita/1.» na p. 206. (Anota, no final, o número de palavras.)
Aula 20 (8 [4.ª], 10 [1.ª, 6.ª] e 11/out [3.ª]) Exercícios sobre
acentuação gráfica. Síntese, em 90 a 105 palavras, de «A dor de pensar» (p.
47). TPC — Lê o texto «O modernismo»
(pp. 32-33).
Aula 21-22 (14 [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 15/out [3.ª]) Questionário de escolha múltipla para compreensão de textos sobre a criação dos heterónimos (pp. 69-71; p. 68). Resolução do ponto 1 da p. 114 (sobre «Opiário», de Álvaro de Campos), com relance ao excerto do poema no manual e a texto mais completo na folha. Correção, seguida logo de audição de excertos de «Opiário». Resolução de «O estatuto especial de Álvaro de Campos» (p. 115). Visionamento de clip (Wordsong) com adaptação de «Opiário». Leitura, para resposta de composição curta acerca de «A arte futurista» (p. 116). Audição (com algum relance às pp. 117-120), de «Ode triunfal», de Campos. TPC — Lê «Um Campos diferente» (p. 124). Depois, lê também o texto de Campos «Tenho uma grande constipação». Em folha que me possas entregar, responde ao ponto 7 da p. 123. Não esqueças a parte dos dois argumentos e escreve acabadamente (e não, não quero «Constipação» nem «Lenço cheio de ranho»).
Aula 23-24 (15 [6.ª], 17 [3.ª] e 18/out [1.ª, 4.ª])
Preenchimento de ampliação de «Do sentir ao dizer: a linguagem na “Ode
triunfal”» (p. 122) com abonações do próprio texto. Assistência a trecho do
filme Conversa Acabada, de João
Botelho, relativo à «Ode triunfal». Resposta ao ponto 4 (p. 121). Leitura de «O
que há em mim é sobretudo cansaço» (p. 191), de Álvaro Campos, para depois completar
análise a que só faltam as transcrições do poema; resposta ao ponto 1 (pp.
125-126). Em coletivo, resposta ao ponto 1.1 a 1.6 (p. 125). Leitura do ponto 1
de Escrita na p. 122 (definição de «ode» e «ode» à Campos), para responder ao
ponto 2 (redação de ode a uma realidade qualquer — escolar, sobretudo? —, à
maneira futurista). TPC — Em papel
que me possas entregar, escreve uma resposta limpa, não copiada da de manuais
ou de colegas, à pergunta 1.1 da p. 126 («Estabelece pontos de contacto entre
as estrofes de Régio e o poema «O que há em mim é sobretudo cansaço»).
Aula 25 (15 [4.ª], 17 [1.ª, 6.ª] e 18/out [3.ª]) Exercícios em
torno de funções sintáticas. TPC — (Pode ser-me dado só durante toda a próxima semana ou até
um pouco mais. Interessa que este trabalho seja feito com gosto.) Escreve um
texto em prosa — um conto (mas não
te obrigues ao modelo mais específico do conto e, ainda menos, do conto
tradicional) — que possa apresentar-se ao concurso Correntes d’escritas. Este concurso, com um prémio de 1000 euros, é,
no escalão até dezoito anos, dos mais prestigiados. A versão que me será
apresentada será em páginas impressas a
computador. Corrigirei esse primeiro trabalho, lançando depois cada autor
as emendas que tenha eu proposto (a passagem a limpo consistirá em novo
tepecê). Quanto à extensão do conto, é difícil dar um conselho: num concurso
destes, dificilmente o texto em prosa premiado terá menos de umas três páginas
à máquina; mas, por outro lado, também é preciso ter em conta que textos demasiado
longos tendem a aborrecer os júris. Entretanto, para efeitos de tepecê,
qualquer extensão é aceitável. Peço é o cuidado, como aliás para todos os
nossos trabalhos, de se não recorrer a coisas da net ou de outros autores. Quanto
ao envio dos contos, de que tratarei eu mesmo ainda antes do prazo final — 30
de novembro —, combiná-lo-emos depois. (Em Gaveta
de Nuvens, aqui, pus já o regulamento mas, como digo, os aspetos burocráticos, por
ora, não nos interessam.)
Aula 26-27 (21 [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 22/out [3.ª]) Correção do questionário de compreensão de textos em torno da génese dos heterónimos. Ponto da situação do trabalho até agora (conselhos). Visionamento de leitura de «Todas as cartas de amor são ridículas», de Álvaro de Campos, por Lídia Franco. Resolução de perguntas curtas sobre «Todas as cartas [...]». Leitura de «Aniversário» (p. 127-128), também de Álvaro de Campos, para responder a perguntas de completamento ou de composição curta. Resolução do ponto 11 da p. 130. Assistência a trecho de The Incredibles. TPC — O poema «Aniversário» (p. 127) e a estrofe parentética correspondente aos vv. 68-76 de «Ode triunfal» (p. 119) têm em comum a nostalgia da infância. Este tema, caro a Álvaro de Campos, é também frequente no Pessoa ortónimo. Para já, gostava que relanceasses — em Gaveta de Nuvens (aqui) — «Un soir à Lima», um longo poema do ortónimo (aliás, na verdade, um poema não assinado), que, tanto quanto se pode identificar sujeito poético e autor (e não deve), se diria autobiográfico. No manual, lê ainda «Campos: “a ilha mais lúcida do arquipélago pessoano”» (p. 137) e «O percurso poético do engenheiro-poeta» (p. 138).
Aula 28-29 (22 [6.ª], 24 [3.ª] e 25/out [1.ª, 4.ª])
Audição de «Aniversário», de Álvaro de Campos (de Ao longe os barcos de flores). Leitura de «Aniversário» — crónica
de José Manuel dos Santos (p. 127) — para redação de comentário (de síntese e de
contraste com o poema homónimo de Campos estudado na aula anterior). Compreensão
oral de primeira parte de documentário sobre Pessoa, seguida de questionário
V/F. Reescrita de «Dobrada à moda do Porto», de Álvaro de Campos, com mudança
apenas dos trechos narrativos. TPC — Resolve
o ponto 1.1 da p. 130.
Aula 30 (22 [4.ª], 24 [1.ª, 6.ª] e 25/out [3.ª]) Exercício
sobre coerência textual. Exercícios sobre pontuação. Exercícios sobre funções
sintáticas. TPC — Em Gaveta de Nuvens,
vai consultando «Funções sintáticas» (aqui), reprodução de páginas da NGDP. (Já lá estava também cópia do
mesmo conteúdo mas em capítulo da GPP,
que, no entanto, me parece menos claro.) Entretanto, não te esqueças de ir acabando
o conto pedido a computador.
Aula 31-32 (28 [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 29/out [3.ª]) Correção
de um tepecê ora entregue. Apresentação de aspetos da estrutura das provas
nacionais de Português do 12.º ano. Redação de respostas a grupo I-A de um
exame nacional (com texto de Álvaro de Campos). Redação/Correção de respostas
também a outras perguntas sobre o mesmo texto. Sorteio de Liga dos Campeões
(leitura em voz alta). Assistência a The
Incredibles. TPC — «E eu vou
buscar ao ópio que consola / Um Oriente ao oriente do Oriente.» (Álvaro de Campos, «Opiário», in Poesias, Ed. Ática); «À dolorosa luz das grandes lâmpadas elétricas
da fábrica / Tenho febre e escrevo.» (Álvaro de Campos,
«Ode Triunfal», in Poesias Heterónimos, Col. Mundo das
Letras, Porto Editora); «E,
ah com que felicidade infecundo, cansaço, / Um supremíssimo cansaço, / Íssimo,
íssimo, íssimo, / Cansaço...» (Álvaro de
Campos, «O que há em mim é sobretudo cansaço», in op. cit.). Elabora uma nota de apresentação da obra
de Álvaro de Campos (heterónimo de Fernando Pessoa), com um mínimo de 80 e um
máximo de 120 palavras, que pudesse figurar na contracapa de uma antologia de
poesia deste autor, tendo como base a informação fundamental dos excertos
transcritos.
Aula 33-34 (29 [6.ª], 31/out [3.ª] e 1/nov [1.ª,
4.ª]) Audição, e visionamento, de «Lisbon Revisited (1923)» (p. 131) (Joaquim
de Almeida; João Grosso). Resolução de questionário sobre assuntos de gramática
a partir do texto «Lisbon Revisited (1923)». Assistência a segunda parte de
documentário sobre Pessoa. Visionamento de «Lisbon Revisited (1926)» (Paulo
Pires) e audição de outra declamação. Cópia de resposta ao ponto 2 da p. 132 (comparação
dos textos de 1923 e de 1926). TPC —
[Um possível grupo I-B, de exame:] Segundo Fernando Pessoa, Álvaro de Campos é
«O filho indisciplinado da sensação». Partindo da tua experiência de leitura de
poemas de Álvaro de Campos, comprova a veracidade desta afirmação. Escreve um
texto de oitenta a cento e trinta palavras.
Aula 35 (29 [4.ª], 31/out [1.ª, 6.ª] e 1/nov [3.ª]) Redação de
respostas a grupo de uma das provas de exame de anos recentes (com texto de
Campos). TPC — Lê «Tabacaria» (p.
133-135). Depois, resolve o ponto 1/1.1 da p. 133.
Aula 36-37 (4 [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 5/nov [3.ª]) Correção do questionário (de gramática) sobre «Lisbon Revisited (1923)». Audição de «Tabacaria» (por João Villaret; por Sinde Filipe). Preenchimento de tabela em torno de características de Campos comuns ao ortónimo abonadas em «Tabacaria» (pp. 133-135), de Álvaro de Campos. Redação de comentário-síntese para compreensão de «Na tabacaria» (p. 136), de Valter Hugo Mãe. Assistência a trecho de The Incredibles. TPC — Lança as emendas que fiz à primeira versão do conto para o concurso Correntes d’escritas. Depois, traz-me o exemplar com as emendas e a versão limpa. Por vezes, usei dois signos que nem todos compreenderão: um sinal de cardinal (#) para introduzir espaço; um vê traçado (aproximadamente: ¥), para tirar espaço que estivesse a mais. Também posso ter sugerido travessões verdadeiros em vez de hífens (alt + 0151 costuma dar bons travessões; inserir Símbolo e, depois, Carateres especiais, também). No exemplar passado a limpo, não porás o teu nome (podes é subscrever o texto já com um pseudónimo); de qualquer modo, estes aspetos para envio dos texto a concurso vou remetê-los para mais tarde. Quanto ao tipo de fonte (da letra), tamanho, espaço interlinear, pode ficar ao vosso critério, até para não parecer que os textos foram trabalhados coletivamente. Em outros concursos, costuma pedir-se Times New Roman, corpo 12, dois espaços. Creio, porém, que esse espacejamento é exagerado (bastará 1,5). Preferia que os parágrafos fossem europeus (ou seja com uma margem inicial e sem grande espaço entre parágrafos; os americanos é que preferem não fazer margem inicial e separar os parágrafos com uma linha de espaço). Poria o texto justificado (à direita e à esquerda).
Aula 38-39 (5 [6.ª], 7/nov [3.ª]; este bloco de
aulas não se realizará nas turmas 1.ª, 4.ª, porque calharia em dia de greve) Resolução
de perguntas de compreensão em torno de «Sentir tudo de todas as maneiras», de
Álvaro de Campos. Audição/leitura de «Nos Desenhos animados» (Os Azeitonas). Jogo
do Stop em torno de funções sintáticas. Assistência a trecho de The Incredibles. TPC — Lê «Cruz na porta da
tabacaria!» (aqui).
Aula 40 (5 [4.ª], 7/nov [1.ª, 6.ª]; na turma 3.ª, esta aula, que
calharia em dia de greve, não se realizará, sendo o seu conteúdo antecipado
para a aula 38-39 desta turma) Jogo do Stop em torno de funções sintáticas [6.ª:
Redação de Alfabeto Pessoano]. TPC —
[exceto 6.ª e 3.ª:] (1) Resolve as
quatro perguntas sobre o trecho de «A Passagem das Horas», de Álvaro de Campos.
(2) Lê «Cruz na porta da tabacaria!» (aqui); [para todas as turmas:] (3) Consoante o teu grupo
na Liga dos Campeões, prepara leitura em voz alta de: [Grupo A:] «Ode triunfal»
(mas só pp. 117-118); [Grupo B:] «Ode triunfal» (mas só pp. 119-120); [Grupo
C:] «Tabacaria» (pp. 133-135); [Grupo D:] «Lisbon Revisited (1923)» (pp.
131-132) + «Aniversário» (pp. 127-128).
Aula 41-42 (11 [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 12/nov [3.ª]) Preenchimento de tabela com valor de figuras de estilo para compreensão do texto IX de «O guardador de rebanhos» (p. 79); resolução do ponto 5 da p. 80. Audição de poema IX de «O guardador de rebanhos» (Mário Viegas). Correção; e explicação acerca de «Cruz na porta da tabacaria!». Redação de síntese de «O mural de Pessoa», de Manuel Halpern (p. 72). «Big Brother Grandes Portugueses» (Diz que é uma espécie de magazine). Leitura em voz alta de poemas de Campos (preparada em casa). TPC — Escreve um «Alfabeto Pessoano» (exemplo: A, de África do Sul — A sua educação, de tradição inglesa, decorreu na então colónia britânica. || B, de Bebida — Pessoa bebia, segundo o próprio, não como uma esponja mas como um armazém de esponjas e respetivo anexo. || C, de Caeiro — Segundo Fernando Pessoa, era o Mestre dos outros heterónimos e de Pessoa ele-mesmo. || etc.). || etc. (todas as letras do alfabeto, incluindo K, W, Y).
Aula 43-44 (12 [6.ª], 14 [3.ª] e 15/nov [1.ª, 4.ª])
Redação autobiográfica a partir de textos de Caeiro (p. 73). Resolução da
pergunta 7 da p. 74 e do ponto 1 da p. 75. Leitura em voz alta de textos de
Campos. TPC — Lê o texto expositivo
«Poesia e poética de Alberto Caeiro» (pp. 89-90).
Aula 45 (12 [4.ª], 14 [1.ª, 6.ª], 15/nov [3.ª]) Exercícios de reconstituição
de poemas de «O guardador de rebanhos». Leitura em voz alta de textos de Campos.
TPC — Resolve o ponto 1/1.1
(Escrita) da p. 80. (Podes, se preferires, trazer esse texto já no início da
próxima semana.)
Aula 46-47 (18 [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 19/nov [3.ª]) Questionário de compreensão de «Poesia e poética de Alberto Caeiro» (pp. 89-90). Leitura de «Se eu pudesse trincar a terra toda» (poema XXI de «O Guardador de Rebanhos»), para completamento de respostas a perguntas segundo o modelo de grupo I de exames. Leitura em voz alta, «Ode triunfal». Assistência a início de Clube dos Poetas Mortos. TPC — Responde a este grupo I-B de um exame nacional (2007, 1.ª fase): Tal como em Álvaro de Campos, também em Alberto Caeiro as sensações são um elemento relevante. Fazendo apelo à sua experiência de leitura, exponha, num texto de sessenta [oitenta] a cento e vinte palavras, a sua opinião sobre a importância das sensações na poesia de Caeiro.
Aula 48-49 (19 [6.ª], 21 [3.ª] e 22/nov [1.ª, 4.ª])
Correção do questionário de compreensão feito na aula anterior. Resposta a
perguntas de compreensão acerca de poemas de «O Guardador de Rebanhos»: XIV (na
ficha) e XXXVI (p. 81). Leitura em voz alta («Ode triunfal»). Assistência a
trecho de Clube dos poetas mortos. TPC — Resolve o ponto 1.1 da p. 76 (em
cerca de oitenta a cem palavras).
Aula 50
(19 [4.ª], 21 [1.ª, 6.ª], 22/nov [3.ª]) Explicação, dirigida por ficha, sobre coordenação e subordinação (e, sobretudo, sobre coordenadas conclusivas e explicativas e subordinadas substantivas relativas). Assistência a sketch «Isto é um crime de salada!» (série Meireles). Resolução de ficha em torno de subordinadas adverbiais (e sketch visto). TPC — (1) Se ainda não ma entregaste, traz agora a versão reformulada do conto (cfr. tepecê da aula 36-37). Na primeira aula da próxima semana, gostaria de tratar das identificações dos contos a enviar (posso enviar ao concurso todos os textos, desde que tenha os elementos necessários). O elemento que implica mais cuidado é a fotocópia do BI/CC (a trazer-me, portanto, segunda ou terça-feira, sem falta, caso lhes interesse que eu envie o texto para a Póvoa de Varzim — e gostava de enviar, pelo menos, os textos Muito Bons e Bons). (2) Vai estudando gramática (por exemplo, lendo as páginas de bons manuais de gramática que tenho copiado em Gaveta de Nuvens; sugiro, desta vez, que relanceiem as relativas a coordenação e subordinação — aqui e aqui).
Aula 51-52 (25 [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 26/nov [3.ª]) Questionário
de compreensão de crónica de Luís Filipe Borges («Muda de vida»), com
referências a Clube dos Poetas Mortos.
Resolução (segundo o modelo dos itens de grupo I-A de exames) de perguntas em
torno do poema XXV de «O Guardador de Rebanhos». Audição/Visionamento de clips
de poemas de Alberto Caeiro. Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos. TPC
— [Ver aqui instruções
para tarefa sobre poema de Pessoa, a entregar até 10 de dezembro.]
Aula 53-54 (26 [6.ª], 28 [3.ª], 29/nov [4.ª], 2/dez
[1.ª]) Correção de comentário (feito há bastantes aulas) acerca da crónica «Aniversário» e do poema de Álvaro
de Campos com o mesmo nome. Com livros de poetas portugueses do século XX, escolha,
por cada aluno, de poema curto a ler expressivamente; pequenas redações
bibliográficas e preparação de leitura. Leituras expressivas, elegendo melhor
conjunto poema/declamação. Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos. TPC
— [Lembro que estão em Gaveta de Nuvens
(aqui) as instruções acerca de trabalho, a entregar até 10 de dezembro, em
torno de poema de Fernando Pessoa.]
Aula 55 (26 [4.ª], 28 [1.ª, 6.ª], 29/nov [3.ª]) Preenchimento de
ficha com lacunas em torno de ortografia (pronomes versus sufixos-desinências pessoais). Exercício sobre verbos e
conjunções. TPC — [Lembro que estão
em Gaveta de Nuvens (aqui) as
instruções acerca de trabalho, a entregar até 10 de dezembro, em torno de poema
de Fernando Pessoa.]
Aula 56-57 (2 [4.ª, 6.ª], 3 [3.ª], 4/dez [1.ª]) Correção do questionário de compreensão (sobre «Muda de vida»).Correção também de questionário sobre o poema XXV de «O Guardador de Rebanhos» (chamando a atenção para comentários na folha com solução modelar). Leitura de três textos expositivos — «A poesia de Ricardo Reis» (p. 93), «Epicurismo» (94), «Estoicismo» (95), para resolver item 1.4.1 na p. 94 e pergunta sobre características de epicurismo e estoicismo. Assistência a sketch «Rústicos pelo epicurismo» (Zé Carlos). Leitura de duas odes de Ricardo Reis, na p. 96, para responder a respostas de composição curta. Correção; explicação sobre marcas estilísticas das odes de Reis (explicação sobre a pergunta 2 da p. 96). Audição de edição de programa Pensamento Cruzado («Viver o dia»), para resolver item 11 da p. 96. Assistência a trecho de Clube dos poetas mortos.
Aula 58-59 (3 [6.ª], 5 [3.ª], 6/dez [1.ª, 4.ª]) Correção
de redação (à grupo I-B de exame, sobre Campos), tepecê antigo e devolvido
agora. Leitura de «O arroz-doce quente» (p. 97) e resolução do ponto 1.1. Audição
de «Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio» (pp. 97-98), declamado por
Luís Lima Barreto. Resposta a vários itens em torno do texto: 1.1.1 (p. 97), 1
(final da p. 98), 2.1 e 2.2 (p. 99), 7./7.1 e 8. Correção; audição de
declamação por Sinde Filipe. Assistência ao sketch «Clube dos poetas mortos-vivos»
(Herman Enciclopédia). Depois de relance a crónicas gastronómicas de MEC,
redação do mesmo género, em torno de algum outro prazer alimentar.
Aula 60 (3 [4.ª], 5 [1.ª, 6.ª], 6/dez [3.ª]) Exercícios de
classificação de orações. Assistência a sketch-canção
«C certinho» (Zé Carlos). Completamento de texto lacunar sobre o citado sketch
e variação linguística. Correção (também de outros dois exercícios.
Aula 61-62 (9 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 10/dez [3.ª]) Correção de comentário em torno de «Tabacaria» (pedido como tepecê há muito). Questionário de gramática. Resposta curta a pergunta para compreensão de «Coroai-me de rosas» (p. 101). Confronto da ode «As rosas amo dos jardins de Adónis» (p. 101) com uma sua versão manuscrita, para apreciar evolução estilística. Transposição em ordem natural da primeira estrofe da ode. Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos.
Aula 63-64 (10 [6.ª], 12 [3.ª], 13/dez [1.ª, 4.ª]) Resposta
a pergunta de compreensão sobre poema de Sophia — «Não creias, Lídia, que
nenhum estio» (p. 100) —, em contraste com odes de Reis. Leitura de «Prefiro
rosas, meu amor, à pátria» (p. 102), para preenchimento do texto lacunar na p.
102. Assistência ao sketch «À média e
à belga», para preenchimento de análise do mesmo. Redação de pastiches de Caeiro
e de Campos, a partir de poema de Reis («Prefiro rosas, mau amor, à pátria»). Assistência
a trecho de Clube dos Poetas Mortos. TPC — Lê o texto «O Dr. Ricardo Reis,
estoico epicurista» (p. 110-111).
Aula 65 (10 [4.ª], 12 [1.ª, 6.ª], 13/dez [3.ª]) Explicação acerca
de dissertação e texto expositivo-argumentativo, incluindo leitura de modelo e preenchimento
de lacunas. Resposta a item de Grupo III de exame. TPC — Conclui (e revê) texto que estiveste a fazer.
Aula 66-67 (16 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 17/dez [3.ª, 6.ª]; [na turma 6.ª, o conteúdo desta aula foi desenvolvido em duas sessões]) Correção de trabalhos de comentário agora devolvidos. Correção do teste de gramática feito há uma semana. Explicação sobre as tarefas de oral gravado; e sobre a avaliação no período, em geral. Assistência ao trecho final de O Clube dos Poetas Mortos e, ao mesmo tempo, conversa com cada um dos alunos sobre a classificação no período. TPC de férias — No início do 2.º período, iremos já fazendo questionários que implicam terem lido (ou já estarem a ler e bastante avançados) Memorial do Convento de José Saramago.
Aula 68-69 (6 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 7/jan [3.ª]) Ponto da situação sobre programa neste começo do 2.º período. Resolução do Grupo I-A de exame nacional (sobre o passo dos preparativos do casamento de Maria Bárbara em Memorial do Convento). Exercícios sobre reprodução do discurso no discurso (discurso direto livre, etc.). Assistência a início de Marie Antoinette, para confronto com Memorial. TPC — Lê páginas sobre «Reprodução do discurso no discurso» (GPP) e «Relato do discurso» (NGDP) copiadas em Gaveta de Nuvens. (Se ainda não o fizeste, vai concluindo a leitura de Memorial do Convento.)
Aula 70-71 (7 [6.ª], 9 [3.ª], 10/jan [1.ª, 4.ª]) Correção
das perguntas I-A do exame de 2008 (2.ª fase) respondidas em aula anterior. Resposta a perguntas relativamente fechadas de
compreensão da ode de Reis «Cada um cumpre o destino que lhe cumpre» (p. 104). Comentário
em torno de poemas de José Gomes Ferreira (p. 110) e da escrita de Ricardo
Reis. Assistência a trecho de Marie
Antoinette. TPC — Resolve o ponto
1, de Escrita, no cimo da p. 105.
(Nota que o assunto desta dissertação, embora seja sugerido por citação de
Ricardo Reis, não é, no essencial, literário. Trata-se de um tema ao estilo de
grupo III de exames nacionais.)
Aula 72 (7 [4.ª], 9 [1.ª, 6.ª], 10/jan [3.ª]) Exercícios de
transposição de modos de relato do discurso com frases de Memorial do Convento. Mais exercícios em torno da reprodução do
discurso no discurso. TPC — Resolve
este item — que é a parte B do grupo I do exame que começámos a resolver na
última/penúltima aula. (O ideal é ter já lido toda o Memorial. No entanto, uma leitura que inclua o quinto capítulo já
fornece matéria suficiente para este comentário.) || «A reflexão da princesa
Maria Bárbara — «teriam feito bem melhor se me casassem na primavera» — revela
que outros, e não ela, é que decidiram sobre o seu casamento. O mesmo não se
passa com o casal Baltasar e Blimunda, cuja relação não foi imposta e na qual
ninguém interfere. | Fazendo apelo à sua experiência de leitura de Memorial do Convento, comente, num texto
de oitenta a cento e vinte palavras, a relação amorosa de Baltasar e Blimunda.
Aula 73-74 (13 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 14/jan [3.ª]) Questionário de escolha múltipla em torno de compreensão do início de Memorial do Convento (pp. 288-289). Redação de respostas a perguntas (tipo I-A de exame), para compreensão de «Segue o teu destino», de Ricardo Reis. Apresentação (do manual) sobre Ricardo Reis. Audição do mesmo poema musicado (Os Mensageiros). Assistência a trecho de Marie Antoinette. TPC — Lê «O reino das marionetas» (p. 291). Responde a esta pergunta (Grupo I-B do exame de 2009, 2.ª fase): «Refira dois dos traços de carácter de D. João V determinantes na ação de Memorial do Convento, de José Saramago, fazendo alusões pertinentes à obra. Escreva um texto de oitenta a cento e vinte palavras».
Aula 75-76 (14 [6.ª], 16 [3.ª], 17/jan [1.ª, 4.ª]) Completamento
de respostas a perguntas de compreensão de «Autopsicografia» (p. 34), de
Fernando Pessoa. Completamento de respostas a perguntas de compreensão de «Isto»
(p. 36), de Fernando Pessoa. Assistência a «Sessão de autógrafos» seguida de
resposta a ficha com revisões várias (paratexto, pronominalizações, funções
sintáticas, orações). Assistência a trecho de Marie Antoinette. TPC —
Escreve um comentário de um pouco mais de cem palavras que aproxime os textos A
e B da p. 39 — e os enquadre no tema da «dor de pensar» e, em geral, nas
características de Pessoa ortónimo. (Como estratégia prévia, podes resolver o
ponto 1 da mesma página, mas sem a ele te agarrares depois muito.)
Aula 77 (14 [4.ª], 16 [1.ª, 6.ª], 17/jan [3.ª]) Correção de
questionário sobre texto inicial de Memorial
do Convento feito no início da semana. Explicação sobre conectores e
marcadores discursivos. Redação expositivo-argumentativa, com uso obrigatório
de vinte corretores; classificação de cada conector. TPC — Completa redação iniciada em aula.
Aula 78-79 (20 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 21/jan [3.ª]) Correção de tepecê sobre amor de Baltasar e Blimunda. Leitura de resposta a item de exame nacional (I-B) em torno da teoria do fingimento poético em Pessoa. Leitura de «Deixo ao cego e ao surdo» (p. 64), de Pessoa, para resolver ponto 4 do manual. Relance também à página ao lado (p. 65), para explicar cartoon (oralmente). Leitura de «Não sei quantas almas tenho» (p. 58), para preenchimento de síntese e de análise lacunares. Resolução do ponto 3 da p. 59. Correções; audição de «Não sei quantas almas tenho» (por Ana Lains), para detetar palavras a mais e a menos relativamente ao original de Pessoa. Leitura de quadra de Mário de Sá-Carneiro, «O outro», e audição da canção de Adriana Calcanhoto para notar semelhanças com Pessoa. Assistência a trecho de Marie Antoinette. TPC — A ficha 1 (de modelos de grupo II de exame) nas pp. 25-26 do Caderno de atividades é a continuação da citação B, de Maria Luísa Couto Soares, na p. 65 do manual. Ensaia resolvê-la (tens as soluções no final do Caderno; porei reprodução desta ficha e das soluções aqui, para aqueles que não têm o caderno de atividades). No manual, lê o texto expositivo «A poesia de Fernando Pessoa ortónimo» (p. 63).
Aula 80-81 (21 [6.ª], 23 [3.ª], 24/jan [1.ª, 4.ª]) Correção
de tepecê sobre dois traços de D. João V. Compreensão de texto do cap. V de Memorial, «Baltasar e Blimunda» (pp.
292-293), mediante preenchimento de tabela em torno de deíticos; e outros itens
sobre narração, aspetos simbólicos, etc. Redação com transposição do texto «Baltasar
e Blimunda» para contexto atual. TPC
— Lê os textos expositivos «Gastar, gastar, gastar» (pp. 284-285); «Memorial do Convento: um imaginário
marcado pelo tempo» (p. 285); «Sete-Sóis e Sete-Luas, heróis do pé descalço»
(p. 296); e ainda os curtos trechos enquadrados da p. 295 («O mistério do sete»
e «O simbolismo das alcunhas»).
Aula 82 (21 [4.ª], 23 [1.ª, 6.ª], 24/jan [3.ª]) Redação de
respostas de compreensão do poema de Pessoa «Às vezes, em sonho triste» (p.
55). Correção (seguida de audição de canção por Dulce Pontes). Redação de
perguntas para respostas em torno de «Ó sino da minha aldeia»; resolução das
escolhas múltiplas no ponto 1 da p. 51. TPC
— Lê os textos expositivos «O rosto e as máscaras da heteronímia» (p. 142); «O Dr.
Ricardo Reis, Estoico Epicurista» (p. 110).
Aula 83-84 (27 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 28/jan [3.ª]) Questionário de compreensão de «Que padre é este padre?» (pp. 297-298). Resolução do ponto 7 da p. 298 e de «Pós leitura» das pp,. 299-300. Transposição do poema de Pessoa «Não sei ser triste a valer» (p. 40) para texto expositivo. Assistência a trecho de Marie Antoinette. TPC — Resolve este item de grupo I-B, saído numa das quatro provas do ano passado: «Fazendo apelo à sua experiência de leitura do romance Memorial do Convento, de José Saramago, explique em que medida os traços de carácter do Padre Bartolomeu de Gusmão o impelem à construção da passarola, fundamentando a sua exposição em dois exemplos significativos. Escreva um texto de oitenta a cento e trinta palavras». Aproveita para, ainda antes, leres pequenos textos ensaísticos no manual acerca de Bartolomeu: «Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão: uma personagem peculiar» (p. 300); «Sonho, projeto e execução» (p. 313).
Aula 85-86 (28 [6.ª], 30 [3.ª], 31/jan [1.ª, 4.ª]) Resposta
ao grupo I-A de exame nacional com texto de Pessoa («Em toda a
noite o sono não veio»). Compreensão
de «Apócrifo pessoano», de Fernando Pinto do Amaral, através da localização de
versos mais irónicos. Reconstituição do «Tudo que faço ou medito», de Pessoa,
dado em desordem. Correções (incluindo item na p. 54). Criação de poema
antónimo a partir de «Cai do firmamento» (p. 52), de Pessoa. Assistência a Marie Antoinette. TPC — Faz a dissertação correspondente ao ponto 1.1 no fim da p.
54.
Aula 87 (28 [4.ª], 30 [1.ª, 6.ª], 31/jan [3.ª]) Explicação, em
revisão, em torno de processos morfológicos de formação de palavras. Preenchimento
de quadro com palavras pertencentes a cada uma das classificações. Resolução de
exercícios sobre o mesmo assunto. Assistência ao sketch «Chatanato», para
recolher palavras com diversas formações. TPC
— Relanceia as páginas — de uma ou duas gramáticas — que sobre «Processos
Morfológicos de Formação de Palavras» pus aqui.
Aula 88-89 (3 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 4/fev [3.ª]) Correção do questionário de compreensão de texto de Memorial feito há uma semana Saramago. Assistência a trecho de conferência de imprensa por Abel Xavier. Preenchimento de texto lacunar sobre o trecho de entrevista (e formação de palavras). Explicação sobre valor dos adjetivos (restritivo, não restritivo); adjetivos qualificativos, relacionais, numerais. Questionário sobre «Sete-Sóis e Sete-Luas, heróis do pé descalço» (p. 296). Redação de comentário em torno de dois textos de Pessoa (pp. 48-49), em contraste com crónica de Luís de Sttau Monteiro (p. 49). TPC — [Pergunta B do exame de 2010, 1.ª fase:] Comenta a importância de Blimunda na consecução do sonho de voar, em Memorial do Convento, de José Saramago, fazendo referências pertinentes à obra. Escreve um texto de oitenta a cento e trinta palavras.
Aula 90-91 (4 [6.ª], 6 [3.ª], 7/fev [1.ª, 4.ª]) Correção
do comentário (grupo I-B) sobre Bartolomeu. Redação de respostas a perguntas
acerca de «Chove. Que fiz eu da vida», de Pessoa; e começo da leitura de «Cem
homens e cem formigas» (pp. 301-302 do manual), trecho de Memorial do Convento. Questionário (tipo grupo II) acerca de «O
rosto e as máscaras da heteronímia» (p. 142). Assistência a trecho de Marie Antoinette. Correção de tabela
comparativa Marie Antoinette/Memorial do Convento. Explicação sobre
tepecê. TPC — Em Gaveta de Nuvens, ficam (aqui) instruções para
trabalho em torno de Memorial do
Convento, correspondente a uns três tepecês.
Aula 92 (4 [4.ª], 6 [1.ª, 6.ª], 7/fev [3.ª]) Leitura de «Processos
irregulares de formação de palavras» (no manual) para distribuir palavras por
quadro em folha dada que os organizava com exemplos. Assistência a sketch com as palavras colocadas
(«Possuído por vozes da rádio», Lopes da Silva). Resolução do resto de ficha
com mais exemplos de «Processos irregulares de formação de palavras». TPC — Em Gaveta de Nuvens lê o que venha a pôr sobre «Processos irregulares
de formação de palavras» (está aqui).
Aula 93-94 (10 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 11/fev [3.ª]) Correção do questionário de modelo de grupo II feito na última/penúltima aula e explicações gramaticais (advérbio conectivo vs. conjunção; pronome relativo e outras palavras relativas, orações relativas adjetivas e substantivas). Assistência a sketch «Chatanato». Resolução da ficha relativa ao mesmo sketch e a processos morfológicos de formação de palavras. Resolução de correspondência entre tipos de narrador e passos de «Cem homens e cem formigas» (pp. 301-302). Redação de comentário, ainda em torno de «Cem homens e cem formigas» e de três espaços aí referidos. TPC — [Durante esta semana, o tepecê consistirá no comentário-análise (em torno de Memorial e canção) que anunciara como tepecê da última ou penúltima aula e cujas instruções estão em Gaveta de Nuvens desde sexta-feira, dia 7, aqui. Não deixes de lê-las. Gostaria que uma primeira versão desse texto me fosse entregue ou enviada ainda dentro desta semana.]
Aula 95-96 (11 [6.ª], 13 [3.ª], 14/fev [1.ª, 4.ª]) Correção
de tepecê sobre «Blimunda» e de comentário sobre espaços em Memorial. Compreensão de «Enfim chegou o
dia» (pp. 304-305), por preenchimento de resumo lacunar; resposta a pontos 2.1
e 2.2 da p. 306. Correção. Redação de resposta ao ponto 1.2. da p. 309, com
ligeira reformulação da indicação. Assistência a trecho final de Marie Antoinette. Correção do lado
direito da tabela. TPC — [Durante
esta semana, o tepecê consistirá no comentário-análise (em torno de Memorial e canção) que anunciara como
tepecê da última ou penúltima aula e cujas instruções estão em Gaveta de Nuvens desde sexta-feira, dia 7,
aqui. Não deixes de lê-las. Gostaria que uma primeira versão desse texto me
fosse entregue ou enviada ainda dentro desta semana.]
Aula 97 (11 [4.ª], 13 [1.ª, 6.ª], 11/fev [3.ª]) Exercício de
identificação de adjetivos (e distinção entre adjetivos relacionais,
qualificativos, numerais). Exercícios sobre advérbios e preposições. TPC — Porei em Gaveta de Nuvens páginas de gramática sobre classes de palavras (estão aqui).
Aula 98-99 (17 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 18/fev [3.ª]) Compreensão de «Um segredo» (p. 310), através de quadro a preencher (com inferências a retirar de cada passo). Resolução do ponto 8 (p. 312), de revisão gramatical. Audição do trecho da subida da passarola (cfr. p. 314). Resolução, por escrito, de ponto 2 da p. 314 (sobre «Que maravilha é viver e inventar»). Assistência a início de Cinema Paraíso. TPC — (1) Lança emendas no texto que devolvi hoje (comentário-análise em torno de Memorial e canção) e envia-mo já corrigido. (2) Como já pedira que fizesses, vai relanceando as páginas sobre «Classes de palavras» que copiei no blogue. (3) Lê «Da trindade terrestre ao quarto elemento: um percurso simbólico» (p. 313).
Aula 100-101 (18 [6.ª], 20 [3.ª], 21/fev [1.ª, 4.ª]) Compreensão
de «Tenho tanto sentimento» (p. 143), por preenchimento de respostas (tipo
grupo-I) lançadas parcialmente. Resolução das perguntas sobre «Quem foi
Pessoa?» (p. 144). Assistência ao sketch
«Estava balofa». Resolução de exercícios sobre adjetivos, advérbios, etc, em
torno do mesmo sketch. Assistência a
trecho de Cinema Paraíso. TPC — O
que se segue é o Grupo I-A de exame nacional de há poucos anos. O texto usado
coincide em boa parte com o que lemos na última (penúltima) aula, «Um segredo».
Não transcrevo todo o texto (em parte, por causa dessa coincidência, mas também
porque o item que queria que resolvessem, o quarto, implica só o último
parágrafo: «Ela tinha brincos de
cerejas nas orelhas, trazia-as assim para se mostrar a Baltasar, e por isso foi
para ele, sorrindo e oferecendo o cesto, É Vénus e Vulcano, pensou o músico,
perdoemos-lhe a óbvia comparação clássica, sabe ele lá como é o corpo de
Blimunda debaixo das roupas grosseiras que veste, e Baltasar não é apenas o
tição negro que parece, além de não ser coxo como foi Vulcano, maneta sim, mas
isso também Deus é. Sem falar que a Vénus cantariam todos os galos do mundo se
tivesse os olhos que Blimunda tem, veria facilmente nos corações amantes, em
alguma coisa há de um simples mortal prevalecer sobre as divindades. E sem
contar que sobre Vulcano também Baltasar ganha, porque se o deus perdeu a
deusa, este homem não perderá a mulher.»
|| 4. No último parágrafo, o
narrador assume uma atitude de comentador. Transcreva do texto dois excertos
exemplificativos de tal atitude e explicite a intenção que pode estar
subjacente a esses comentários.
Aula 102 (18 [4.ª], 20 [1.ª, 6.ª], 21/fev [3.ª]) Explicação sobre
nomes contáveis e não contáveis. Exercícios sobre conjunções, nomes, e classes
em geral. Correção e audição de canção. Mais exercícios sobre os mesmos
assuntos. TPC — Em «Duas mil
vontades» (p. 308), vemos Bartolomeu a aconselhar a Blimunda uma série de
acontecimentos sociais (procissões, touradas, autos de fé) onde recolheria
«vontades» mais facilmente. Depois de relanceares também o item «Pós-leitura»
(p. 309) e o enquadrado «O espaço social em Memorial
do Convento», escreve um comentário (de cerca de cento e cinquenta
palavras) em torno da importância desses momentos, e de outros similares, no
retrato do povo e, em geral, na economia de Memorial
do Convento.
Aula 103-104 (24 [1.ª, 4.ª {em prova intermédia; esta aula será diluída nas seguintes}, 6.ª], 25/fev [3.ª]) Espaço (físico) em Memorial. Compreensão oral de parte de documentário sobre Memorial do Convento. Explicação sobre quantificadores. Jogo do Stop com conjunções, advérbios no superlativo, no comparativo, preposição, nome de pessoa/objeto do Memorial, nome contável, nome não contável no diminutivo, oração completiva, oração relativa, verbo derivado por prefixação, composto morfológico, composto morfossintático. Assistência a trecho de Cinema Paraíso. TPC — Vê resto do documentário (aqui).
Aula 105-106 (25 [6.ª], 27 [3.ª], 28/fev [1.ª, 4.ª]) Preenchimento
de «Esta é a história de Memorial do
Convento...» (p. 286). Resolução de «Saramago. Morreu o escritor que
inventou Blimunda» (pp. 280-281). Redação de duas respostas sobre título de Memorial (aproveitando os textos na p.
287). Assistência a trecho de Cinema
Paraíso. Preenchimento de tabela sobre título e género em Memorial do Convento e em Cinema Paraíso. TPC — Termina respostas iniciadas em aula.
Aula 107 (25 [4.ª], 27 [1.ª, 6.ª], 28/fev [3.ª]) Explicações sobre
determinantes, pronomes, quantificadores. Exercícios. Assistência ao sketch «General e soldados». Resolução
de exercício. Mais exercícios. Correção e audição de canção. TPC — Estuda/treina a resolução de toda
a ficha 5 de modelos de exame no Caderno
de Atividades (pp. 84-87; soluções na p. 95). Entregar-me-ás apenas a resposta I-B. Reproduzo a ficha aqui, para o caso de haver
quem não tenha Caderno de Atividades.
(Fazia ainda um último apelo para que Memorial
e gramática ficassem lidos nesta semana de Carnaval.)
Aula 108-109 (6 [3.ª], 7/mar [1.ª, 4.ª], 10/mar [6.ª]) Leitura de «Nova vida» (p. 315), para responder às duas perguntas de «leitura e compreensão» (1 e 2). Audição «Uma pedra muito grande» (excertos relativos à epopeia da pedra). Redação de resposta em torno de pintura de José Santa Bárbara (p. 316); resposta a 1.3. Assistência a trechos de Fitzcarraldo, de W. Herzog, aproximáveis do passo ouvido e da pintura na mesma página do manual de Memorial do Convento (cap. XIX, transporte da pedra de Pêro Pinheiro até Mafra). Correção da tabela comparativa Memorial-Fizcarraldo. TPC — (1) Lê os textos ensaísticos nas pp. 318-319. (2) Escreve um pequena dissertação (cerca de 150-200 palavras) a partir da seguinte afirmação: «Memorial do Convento evidencia os contrastes existentes no século XVIII, período em que coexistem práticas retrógradas, a par de algumas tentativas de modernização e de abertura a novas mentalidades.».
Aula 110 (6 [1.ª, 6.ª], 7 [3.ª], 11/mar [4.ª]) Exercícios sobre
conjunções. Exercícios com orações relativas, pronomes, pontuação. TPC — Experimenta ir resolvendo a ficha
sobre ‘Coordenação e subordinação’ no Caderno
de Atividades (pp. 9-12), olhando também as soluções. Pus reprodução da
ficha/soluções aqui, para o caso de não terem o Caderno de Atividades.
Aula 111-112 (10 [1.ª, 4.ª], 11/mar [6.ª, 3.ª]) Questionário de compreensão (grupo II de exame, com texto sobre Memorial). Espaço social: preenchimento de grelha. Leitura de «Epopeia» (p. 154) para responder a itens V/F. Correções; apresentação do manual (sobre espaço social). Audição de Manuel Gusmão, «História e ficção em Memorial do Convento». Apresentação do manual sobre «romance histórico». Redação de comentário-dissertação (Memorial do Convento é uma epopeia?). Assistência a trecho de Cinema Paraíso. Preenchimento de súmula sobre tempo relações entre tempo do discurso e da história. TPC — Lê (para compreensão) «Os Lusíadas: Uma Visão Global» (pp. 159-160).
Aula 113-114 (13 [3.ª],14 [1.ª, 4.ª], 17/mar [6.ª]) Completamento de «Os Lusíadas: Poema Épico» (p. 156). Reconhecimento, em epopeias e poemas heroi-cómicos distribuídos, de assunto, limites de secções características do género e aspetos de versificação. Audição/Leitura de «Lusíadas» (Anakim; p. 195). Assistência a trecho Cinema Paraíso. TPC — Prepara leitura em voz alta das três estâncias de Os Lusíadas na p. 161, bem como das quatro estâncias na p. 164. (Para conseguires leitura razoável, não chegará, desta vez, reconheceres apressadamente as estrofes pouco antes da aula. Pretende-se uma leitura profissional.)
Aula 115 (13 [1.ª, 6.ª] 14/mar [3.ª]; na turma 4.ª, esta aula foi
dada como tepecê suplementar da aula 110 ou, no caso da correção, inserida na
aula 113-114) Correção do questionário de compreensão feito na última/penúltima
aula. Redação de dissertação segundo guião dado. TPC — Faz (vai fazendo e verificando as soluções) as duas primeiras
fichas no Caderno de Atividades
(‘Classes de palavras (e flexão)’, ‘Funções sintáticas’), pp. 3-8. Reproduzirei
essas fichas aqui e aqui.
Aula 116-117 (17 [1.ª, 4.ª], 18 [6.ª], 20/mar [3.ª]) Compreensão das estrofes I, 19-20 (p. 161), pela reescrita sem hipérbatos/anástrofes, e da estrofe I, 42, pela descodificação de perífrases. Resolução dos itens 3 e 4 da p. 162. Audição (ilustrada por BD; comentada) de estrofes do «consílio glorioso». Resolução de 1.1 (pp. 162-163). Resumo de «O significado da mitologia n’Os Lusíadas» (ponto 1, p. 163). Assistência a trecho de Cinema Paraíso. Preenchimento de quadro comparativo entre Lusíadas e Cinema Paraíso. TPC — Nas pp. 56-57 do Caderno Atividades («Textos de reflexão») — reproduzi-las-ei aqui — são dados nove temas para dissertação. Escolhe um deles (exceto talvez B, C e D) e elabora um guião para tratamento desse tema, segundo o formato que usámos para ‘Viagem’. Nota bem: só quero o «guião», não é preciso chegares a fazer a dissertação.
Aula 118 (18 [4.ª], 20 [6.ª, 1.ª], 21/mar [3.ª]) Resposta a
perguntas do exame sobre canto III e outras do manual (ora por preenchimento de
respostas parciais, ora por redação completa). Leitura em voz alta. TPC — Estuda a prova no Caderno de atividades a pp. 72-75
(reproduzi-la-ei aqui).
Vai vendo as soluções, mas não deixes também de pensar como resolverias cada
questão. Estas estrofes do canto III, embora não estejam no manual principal,
fazem parte das que o programa recomenda.
Aula 119-120 (21 [1.ª, 4.ª], 24 [6.ª], 25/mar [3.ª]) Questionário sobre «A mitificação do herói n’Os Lusíadas» (p. 190). Compreensão de «Nove anos, milhares de léguas» (p. 317), para redigir respostas a três perguntas (de grupo I) e criação de final alternativo. Assistência a trecho final de Cinema Paraíso. Preenchimento de tabela comparativa entre Memorial e Cinema Paraíso. TPC — Prepara leitura em voz alta das estâncias nas pp. 166-167 e 168-169.
Aula 121-122 (24 [1.ª, 4.ª], 25 [6.ª], 27/mar [3.ª]) Preenchimento de tabela com transposição de recursos estilísticos para linguagem comum e identificação de algumas delas (em torno de estâncias finais do canto II e iniciais do canto III, pp. 106-107 do manual). Preenchimento de lacunas em diluições em prosa daquelas mesmas estâncias e do passo de Ourique (pp. 168-169). Explicação sobre metáforas e metonímias (e outras figuras de estilo). Assistência aos sketches «Não faça trocadilhos com o meu nomes» e «O meu filho é uma joia de moço», seguida de análise de metáforas e metonímias. Leituras em voz alta. TPC — Prepara leitura em voz alta das estâncias dos Lusíadas nas pp. 172-173 e nas pp. 174-175.
Aula 123 (25 [4.ª], 27 [1.ª, 6.ª], 28/mar [3.ª]) Correção do questionário em torno de «A mitificação do herói n’Os Lusíadas». Audição de um dos programas radiofónicos «Histórias assim mesmo», de Mafalda Lopes da Costa (TSF), sobre «A lenda do milagre de Ourique». Redação de respostas a perguntas sobre as estâncias 42-46, 50, 53-54 do canto III (pp. 168-169). Leitura em voz alta. TPC — Lê os textos ensaísticos «A conceção camoniana da história» (p. 171) e «As reflexões do poeta n’Os Lusíadas: críticas e conselhos aos portugueses» (p. 181).
Aula 124-125 (28 [1.ª, 4.ª], 31/mar [6.ª], 1/abr [3.ª]) Correção das perguntas sobre o episódio de Ourique. Redação de resposta à pergunta 1.1.3 da p. 172 (sobre «A Largada» e as estâncias IV, 87-89). Completamento de respostas às perguntas 1.1, 1.2, 2. e 2.1 (p. 173), sobre as estâncias IV, 87-89. Audição das estâncias relativas ao Velho do Restelo. Audição de programa «Lugares Comuns» (TSF), sobre «Ser um Velho do Restelo». Apresentação de resposta ao ponto 2 da p. 173. Audição de «Praia das lágrimas», de Rui Veloso/Carlos Tê. Leitura em voz alta. Assistência a início de A pesca de salmão no Iémen. TPC — (Em tepecê anterior já ficara pedida a preparação da leitura das estâncias nas pp. 174-175.) Prepara também a leitura em voz alta das estâncias nas pp. 178-179.
Aula 126-127 (31/mar [1.ª, 4.ª], 1 [6.ª], 3/abr [3.ª]) Correção de comentário sobre Memorial enquanto epopeia. Questionário de gramática. [Na turma 3.ª: correção de ficha sobre episódio de Ourique e mais tempo para leitura em voz alta.] Compreensão das estâncias finais do canto V (pp. 174-175), através de preenchimento de paráfrases e redação de respostas (1.3 da p. 176). Leitura em voz alta. Assistência a trecho de A pesca de salmão no Iémen. TPC — Responde ao ponto 1 da página 177 (umas 150 palavras ou até um pouco menos).
Aula
128 (1 [4.ª], 3 [1.ª, 6.ª],
4/abr [3.ª]) [Nas turmas 3.ª e 6.ª, em vez do que se descreve em baixo, far-se-á
o que está previsto para a aula 129-130, que estas turmas não terão.] Leituras
em voz alta. Assistência a trecho de A pesca
de salmão no Iémen.
Aula 129-130 (4/abr [1.ª, 3.ª]) [As turmas 3.ª e 6.ª, que estão com uma aula a menos, não terão esta sessão, cujo conteúdo, porém lhes será dado na aula 128] Correção do questionário de gramática. Combinações úteis para o próximo período. Assistência a A pesca de salmão no Iémen, ao mesmo tempo que conversa com cada um dos alunos (avaliação). TPC (férias) — (i) Lê um livro [explicarei em aula ou em GdN]; (ii) Cria um «Alfabeto de Memorial», a exemplo dos que fizemos para Pessoa (com inteligência — e sem plágios); (iii) Vai vendo como podes ter à mão Felizmente há luar!. Para (i), sugiro algum dos livros indicados nas áreas «Contrato de leitura» (há uma em cada capítulo do manual: pp. 18-19, 141, 272, 320); ou qualquer livro de teatro ou qualquer romance histórico; ou, afinal, qualquer livro (ou mesmo conto grande/novela) com valor literário. Livro tem de estar escrito em português, mas pode ser tradução de algum autor estrangeiro. (Quem não leu Os Maias, poderia tentar qualquer romance/novela de Eça.)
Aula 131 (22 [3.ª, 4.ª, 6.ª], 24/abr [1.ª]) Compreensão das estâncias 92-93, 95-99 (pp. 178-179) do canto VI de Os Lusíadas, através de comparação com passo idêntico de versão em mirandês. Resolução dos pontos 1, 2, 3, 4, 5, 5.1 e 6 (pp. 179-180), por completamento de versão começada. Correção, incluindo a do ponto 7. TPC — [Lembro os trabalhos em curso aconselhados no final do 2.º período.] Apenas para as turmas 1.ª e 4.ª: redige respostas a esse grupo I de exame — folha distribuída para efeitos de tepecê — em torno do canto VII, ests. 78-84; convém ver aqui paráfrases dessas estrofes. (Nas turmas 3.ª e 6.ª esta tarefa virá a ser feita em aula.)
Aula 132 (22 [3.ª, 6.ª], 24 [1:ª], 29/abr [4.ª]) Compreensão do
canto VIII, 96-99 (p. 182), através de preenchimento de tabela com transcrições.
Correção (e acrescento da tabela do verso). Leitura de «Retrato de um país que
gosta da cunha» (p. 183) para redigir pequena associação com as estâncias acabadas
de ver. TPC — [Volto a lembrar os
trabalhos em curso aconselhados no final do 2.º período.]; só para a turma 4.ª: lê «Retrato de um país que gosta da cunha» (p. 183) e relaciona esse texto com as estâncias que vimos em aula (VIII, 96-99, p. 182).
Aula 133 (24/abr [6.ª], 2/mai [3.ª]; nas turmas 1.ª e 4.ª esta aula e o seu tepecê são o tepecê da aula 131; note-se ainda que na turma 3.ª a aula fica bastante postergada, para dia 2 de maio) Correção da pergunta com que terminara a aula anterior; e enquadramento do passo de Os Lusíadas a ler de imediato. Resolução do grupo I-A de modelo de prova sobre canto VII, 78-84 [paráfrases dessas estrofes estão aqui — será útil a sua consulta, sobretudo para as turmas, 1.ª e 4.ª, que farão esta tarefa enquanto tepecê, logo sem a minha ajuda em aula]. TPC — Responde ao grupo I-B da prova cujo início estiveste a resolver.
Aula 134-135 (24 [3.ª], 28/abr [6.ª], 2/mai [1.ª,
4.ª]) Compreensão de trecho da Ilha dos Amores (Lusíadas, IX, pp. 185-186 do manual), preenchendo lacunas em
paráfrases e substituindo intrusos. Assistência ao passo da Ilha dos Amores em Non ou a vã glória de mandar, de Manoel
de Oliveira. Redação de resumos (em cerca de dez palavras) das estrofes IX,
92-95 (p. 187 do manual). Resolução dos pontos 1, 3, 4 de Leitura/Compreensão
(pp. 187-189). TPC — Escreve a resposta
a 1.1 e 1.2 (Pós-leitura) da p. 189.
Aula 136-137 (29/abr [3.ª, 6.ª], 5/mai [1.ª, 4.ª]) Localização
em diluição em prosa de estrofes e palavras trocadas (X, 144-152, pp. 191-192).
Resolução do ponto 1 de Leitura/Compreensão (p. 193). Assistência a dois passos
de Camões (de Leitão de Barros), um
deles com estrofes vistas acima. Resposta a (alguns itens do) grupo I-A do
exame de 2010, 1.ª fase (sobre X, 144-148). TPC — Depois de leres «Versos úteis à navegação» (p. 194), explica
como na crónica se estabelece uma analogia com as estâncias de Camões que vimos
em aula.
Aula 138-139 (5 [6.ª], 6 [3.ª, 4.ª], 8/mai [1.ª]) Compreensão de «O Quinto Império» (Mensagem), p. 220, mediante escolha de paráfrases-traduções (e precedida de relance a dois textos expositivos, os nas pp. 220 e 221). Compreensão de «Nevoeiro» (Mensagem), p. 222, acrescentando paráfrases; e preenchendo análise só com citações. Assistência a trechos de Mensagem, de Luís Vidal Lopes. Redação para comparação do final de Mensagem com as estâncias (quase) finais também de Os Lusíadas (sobretudo 145-146, p. 191).
Aula 140-141 (6 [6.ª], 8 [3.ª], 9/mai [1.ª, 4.ª]) Correção de tepecê da aula 133. Preenchimento de comparação Lusíadas/Mensagem. Audição de «Mar Português», enquadramento (na 2.ª parte), através de relance a livros (também da parte 3). Compreensão de «Mar Português», pensando nas respostas a 1. e 1.1 (p. 218) e parafraseando três dísticos da segunda estrofe. Audição de fado «Mar Português», de Hélder Moutinho. Redação de confronto com estâncias IV, 88-89. Redação de comentário a crónica de Isabel Leal («Do valer a pena», p. 219). TPC — Lê a peça Felizmente há luar! (reproduzi o livro na íntegra em Gaveta de Nuvens, mas, é claro, é provavelmente mais cómodo ler por volume em papel). [Pedia a quem emprestei volumes de Felizmente há luar que mos fosse trazendo para os usarmos em aulas próximas.]
Aula 142 (8 [6.ª], 9/mai [3.ª]; nas turmas 1.ª e 4.ª esta aula não se realiza e o seu conteúdo será diluído em outra) Assistência a trecho de narrativa sinfónica sobre a segunda parte de Mensagem, por Joaquim Luís Gomes, interpretada por Paulo Alexandre. Resposta a perguntas de grupo I-A de uma prova-modelo sobre «Prece» (Mensagem). TPC — [Irei pôr brevemente no blogue a lista de tarefas que pretendo até ao final do ano.]
Aula 143-144 (12 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 13/mai [3.ª]) Para compreensão de «O Infante», resolução das perguntas 2, 3 e 4. (p. 216); e 1 (de pré-leitura), em torno de cartoon. Relativamente a «Horizonte» (p. 217), resolução de 1 (p. 217). Correções; audições de declamações (também de «Mostrengo»). Resposta a 1.2 (no fim da p. 217). Assistência a início de Baarìa. Preenchimento de tabela sobre Felizmente há luar! / Baarìa. TPC — [Ver lista de encargos até ao fim do ano.]
Aula 145-146 (13 [6.ª], 15 [3.ª], 16/mai [1.ª, 4.ª]) Compreensão de «A loucura» (Sofia Barrocas) e «D. Sebastião, Rei de Portugal» (Pessoa, Mensagem), na p. 213, por resposta integrada às perguntas 1.1 e 1.2 (pré-leitura) e à pergunta 1 (leitura/compreensão). Resolução de 2 (p. 214) e preenchimento de lacunas de resposta a 3.1. [turmas 3.ª e 6.ª:] Resolução do ponto 1 de escrita na p. 215 (dissertação sobre loucura), mas fazendo apenas um guião. / [turmas 1.ª e 4.ª:] Questionário de grupo II de exame sobre «O Sebastianismo e o Quinto Império» (p. 215). Assistência a trecho de Baarìa. TPC — [Ver lista de encargos até ao fim do ano.] Para turmas 1.ª e 3.ª: escreve o guião para dissertação sobre loucura (cfr. p. 215) que foi exemplificado-iniciado em aula.
Aula 147 (13 [4.ª], 15 [6.ª, 1.ª], 16/mai [3.ª]) [turmas 3.ª e 6.ª:] Questionário de grupo II de exame sobre «O Sebastianismo e o Quinto Império» (p. 215). Assistência a trecho de Non ou a vã glória de mandar... (relativo a Alcácer Quibir); [turmas 1.ª e 4.ª:] Resolução de um grupo I-A sobre «Prece» (Mensagem). TPC — [Ver lista de encargos até ao fim do ano.]
Aula 148-149 (19 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 20/mai [3.ª]) Correção do questionário sobre «O Sebastianismo...» feito na última aula. Em relance rápido de algumas folhas de Felizmente, identificação de exemplos de vários tipos de didascálias. Correção e explicação sobre outros aspetos paratextuais da peça. Redação em torno da ironia contida na lista de apresentação das personagens. Audição de informação biobibliográfica, para responder a 1.1 da p. 232; correção. Assistência a Baarìa. Correção de tabela comparativa Baarìa/Felizmente. TPC — [As dissertações sobre obra lida nas férias devem ser entregues a 22 (12.º 6.ª) ou 23 de maio (restantes turmas).]
Aula 150-151 (20 [6.ª], 22 [3.ª], 23/mai [1.ª, 4.ª]) Correção do modelo de prova de exame (grupo I-A) sobre «Prece». Leitura dramatizada do ato 1 de Felizmente há luar!. Redação para responder a 6, na p. 245. Assistência a trecho de Baarìa.
Aula 153-154 (26 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 27/mai [3.ª]) Correção de escrito feito (pergunta sobre opinião de personagens acerca de Gomes Freire) em aula anterior. Assistência a trecho da peça. Resolução de perguntas de grupo I-A sobre Felizmente há luar! Preenchimento de tabela sobre paralelismos entre Felizmente e 1961. Assistência a trecho de Baarìa. Resolução de tabela comparativa Baarìa / Felizmente.
Aula 158-159 (2 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 3/jun [3.ª]) Correção de questionário ao estilo de grupo II de exame feito na semana anterior (sobre linguagem de Felizmente). Esclarecimentos sobre estrutura das provas de exame (e relance a diversas perguntas de grupo I-B, que ficaram para ser treinadas mais tarde em casa). Questionário de gramática. Leituras dos vários textos que nos faltavam de Felizmente há luar! no livro, cumprindo assim os quartos de final das duas ligas. TPC — Relancear (ou resolver mesmo) perguntas de grupo I-B agora dadas. Preparação das leituras das semi-finais das duas Ligas: os leitores apurados para os jogos [ν] nü e [ξ] csi da Liga dos Campeões prepararão os textos «Pessoa responde a Ana Moura» (pp. 25-26) — e, se puderem, o poema «Liberdade» (p. 57), de Pessoa, destinado já à final. Os leitores apurados para os jogos [ν] nü e [ξ] csi da Liga Europa prepararão «Luís de Camões, esse desconhecido» (pp. 150-151) — e, se puderem, o soneto «A Camões» (p. 148), de Manuel Bandeira, destinado já à final.
Aula 138-139 (5 [6.ª], 6 [3.ª, 4.ª], 8/mai [1.ª]) Compreensão de «O Quinto Império» (Mensagem), p. 220, mediante escolha de paráfrases-traduções (e precedida de relance a dois textos expositivos, os nas pp. 220 e 221). Compreensão de «Nevoeiro» (Mensagem), p. 222, acrescentando paráfrases; e preenchendo análise só com citações. Assistência a trechos de Mensagem, de Luís Vidal Lopes. Redação para comparação do final de Mensagem com as estâncias (quase) finais também de Os Lusíadas (sobretudo 145-146, p. 191).
Aula 140-141 (6 [6.ª], 8 [3.ª], 9/mai [1.ª, 4.ª]) Correção de tepecê da aula 133. Preenchimento de comparação Lusíadas/Mensagem. Audição de «Mar Português», enquadramento (na 2.ª parte), através de relance a livros (também da parte 3). Compreensão de «Mar Português», pensando nas respostas a 1. e 1.1 (p. 218) e parafraseando três dísticos da segunda estrofe. Audição de fado «Mar Português», de Hélder Moutinho. Redação de confronto com estâncias IV, 88-89. Redação de comentário a crónica de Isabel Leal («Do valer a pena», p. 219). TPC — Lê a peça Felizmente há luar! (reproduzi o livro na íntegra em Gaveta de Nuvens, mas, é claro, é provavelmente mais cómodo ler por volume em papel). [Pedia a quem emprestei volumes de Felizmente há luar que mos fosse trazendo para os usarmos em aulas próximas.]
Aula 142 (8 [6.ª], 9/mai [3.ª]; nas turmas 1.ª e 4.ª esta aula não se realiza e o seu conteúdo será diluído em outra) Assistência a trecho de narrativa sinfónica sobre a segunda parte de Mensagem, por Joaquim Luís Gomes, interpretada por Paulo Alexandre. Resposta a perguntas de grupo I-A de uma prova-modelo sobre «Prece» (Mensagem). TPC — [Irei pôr brevemente no blogue a lista de tarefas que pretendo até ao final do ano.]
Aula 143-144 (12 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 13/mai [3.ª]) Para compreensão de «O Infante», resolução das perguntas 2, 3 e 4. (p. 216); e 1 (de pré-leitura), em torno de cartoon. Relativamente a «Horizonte» (p. 217), resolução de 1 (p. 217). Correções; audições de declamações (também de «Mostrengo»). Resposta a 1.2 (no fim da p. 217). Assistência a início de Baarìa. Preenchimento de tabela sobre Felizmente há luar! / Baarìa. TPC — [Ver lista de encargos até ao fim do ano.]
Aula 145-146 (13 [6.ª], 15 [3.ª], 16/mai [1.ª, 4.ª]) Compreensão de «A loucura» (Sofia Barrocas) e «D. Sebastião, Rei de Portugal» (Pessoa, Mensagem), na p. 213, por resposta integrada às perguntas 1.1 e 1.2 (pré-leitura) e à pergunta 1 (leitura/compreensão). Resolução de 2 (p. 214) e preenchimento de lacunas de resposta a 3.1. [turmas 3.ª e 6.ª:] Resolução do ponto 1 de escrita na p. 215 (dissertação sobre loucura), mas fazendo apenas um guião. / [turmas 1.ª e 4.ª:] Questionário de grupo II de exame sobre «O Sebastianismo e o Quinto Império» (p. 215). Assistência a trecho de Baarìa. TPC — [Ver lista de encargos até ao fim do ano.] Para turmas 1.ª e 3.ª: escreve o guião para dissertação sobre loucura (cfr. p. 215) que foi exemplificado-iniciado em aula.
Aula 147 (13 [4.ª], 15 [6.ª, 1.ª], 16/mai [3.ª]) [turmas 3.ª e 6.ª:] Questionário de grupo II de exame sobre «O Sebastianismo e o Quinto Império» (p. 215). Assistência a trecho de Non ou a vã glória de mandar... (relativo a Alcácer Quibir); [turmas 1.ª e 4.ª:] Resolução de um grupo I-A sobre «Prece» (Mensagem). TPC — [Ver lista de encargos até ao fim do ano.]
Aula 148-149 (19 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 20/mai [3.ª]) Correção do questionário sobre «O Sebastianismo...» feito na última aula. Em relance rápido de algumas folhas de Felizmente, identificação de exemplos de vários tipos de didascálias. Correção e explicação sobre outros aspetos paratextuais da peça. Redação em torno da ironia contida na lista de apresentação das personagens. Audição de informação biobibliográfica, para responder a 1.1 da p. 232; correção. Assistência a Baarìa. Correção de tabela comparativa Baarìa/Felizmente. TPC — [As dissertações sobre obra lida nas férias devem ser entregues a 22 (12.º 6.ª) ou 23 de maio (restantes turmas).]
Aula 150-151 (20 [6.ª], 22 [3.ª], 23/mai [1.ª, 4.ª]) Correção do modelo de prova de exame (grupo I-A) sobre «Prece». Leitura dramatizada do ato 1 de Felizmente há luar!. Redação para responder a 6, na p. 245. Assistência a trecho de Baarìa.
Aula 152 (20 [4.ª], 22 [6.ª, 1.ª], 23/mai [3.ª]) Relanceados ensaios na p. 234 (acerca de
teatro épico), comentário acerca de como as duas primeiras notas marginais
(manual, p. 242; Felizmente, pp. 15-16) demonstram essa abordagem
«épica». Preenchimento de texto lacunar com súmula sobre Mensagem. TPC — [Trabalho sobre Cesário deve ser entregue dia 26 (1.ª, 4.ª,
6.ª) ou 27 (3.ª). Recitações podem ser pedidas a partir da segunda aula da
próxima semana.]
Aula 153-154 (26 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 27/mai [3.ª]) Correção de escrito feito (pergunta sobre opinião de personagens acerca de Gomes Freire) em aula anterior. Assistência a trecho da peça. Resolução de perguntas de grupo I-A sobre Felizmente há luar! Preenchimento de tabela sobre paralelismos entre Felizmente e 1961. Assistência a trecho de Baarìa. Resolução de tabela comparativa Baarìa / Felizmente.
Aula 155-156 (27 [6.ª], 29 [3.ª], 30/mai [1.ª, 4.ª]) Assistência
a trecho de representação de Felizmente
há luar!. Deteção de incorreções em «As personagens do poder» (p. 251). Leitura
do texto «O chefe da revolta» (252-254 do manual) para resolver pontos 1. e 3.1
da p. 254 (itens do exame de 2004). Assistência a trecho de episódio de «Conta-me
como foi» para opinar sobre itens na p. 256. Recitações de poemas de Mensagem. Preparação das leituras para as duas Ligas
(a fazer só na próxima semana): os leitores do jogo iota [ι] de ambas as ligas preparam as falas
em «Matilde de Melo» (p. 257-258); os leitores dos jogos capa [κ], as falas nas duas primeiras páginas
(259-260) de «Neste reino as almas não são caras»; os leitores dos jogos lambda
[λ],
as falas do mesmo texto mas na parte que está nas pp. 261 a 263; os leitores
dos jogos mü (ou mi) [μ],
as falas do texto «Felizmente há luar!» (pp. 266-268). (As didascálias —
marginais ou inseridas no texto — não são para ler, é claro. A leitura será
dramatizada.)
Aula 157 (27 [4.ª], 29 [6.ª, 1.ª], 30/mai [3.ª]) Correção de respostas
a perguntas de grupo I (sobre Felizmente
há luar!) feitas na em aula anterior. Questionário de compreensão em torno de
texto sobre sobre linguagem de Felizmente
há luar!. Assistência a trecho de documentário sobre Cesário Verde [ou a
trecho de Baarìa] / Recitações de poemas
de Mensagem. TPC — Estuda gramática.
Aula 158-159 (2 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 3/jun [3.ª]) Correção de questionário ao estilo de grupo II de exame feito na semana anterior (sobre linguagem de Felizmente). Esclarecimentos sobre estrutura das provas de exame (e relance a diversas perguntas de grupo I-B, que ficaram para ser treinadas mais tarde em casa). Questionário de gramática. Leituras dos vários textos que nos faltavam de Felizmente há luar! no livro, cumprindo assim os quartos de final das duas ligas. TPC — Relancear (ou resolver mesmo) perguntas de grupo I-B agora dadas. Preparação das leituras das semi-finais das duas Ligas: os leitores apurados para os jogos [ν] nü e [ξ] csi da Liga dos Campeões prepararão os textos «Pessoa responde a Ana Moura» (pp. 25-26) — e, se puderem, o poema «Liberdade» (p. 57), de Pessoa, destinado já à final. Os leitores apurados para os jogos [ν] nü e [ξ] csi da Liga Europa prepararão «Luís de Camões, esse desconhecido» (pp. 150-151) — e, se puderem, o soneto «A Camões» (p. 148), de Manuel Bandeira, destinado já à final.
Aula 160-161 (3 [4, 6.ª], 5/jun [1.ª, 3.ª]) Exemplo de solução das perguntas de
grupo I-B distribuídas na aula anterior. Leitura em voz alta de «Pessoa
responde a Ana Moura» (pp. 25-26) e de «Luís de Camões, esse desconhecido» (pp.
150-151), para efeitos das semi-finais das duas Ligas. Recitações de poemas de Mensagem. Assistência a trecho de Baarìa.
Aula 162-163 (5 [6.ª], 6/jun [1.ª, 3.ª, 4.ª]) Correção
do questionário de gramática da penúltima aula. Finais da Liga Europa («A
Camões», de Manuel Bandeira, p. 148) e da Liga dos Campeões («Liberdade», de
Pessoa, p. 57). Assistência a conclusão de Baarìa
(e avaliação).
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