Sunday, September 15, 2013

Planos de aula


Aula 1-2 (na turma 3: 17/set)

(30)     Sobre o programa, estilo de trabalho, etc.

(20)     Resolução de itens de escolha múltipla, para compreensão de «Heróis de papel e tinta» (p. 13).

(10)     Resposta às perguntas 5 e 6 no manual (pp. 14-15) (diversos assuntos de gramática).

(10)     Correção.

(20)     Redação em resposta ao ponto 2 da p.12 («Qual é o seu herói?»).

 

Aula 3-4 (na turma 3: 19/set)

(5)       Sobre redações agora devolvidas.

(10)     Audição de trechos de emissões do programa Pensamento cruzado («Os Heróis», «Heróis precisam-se», «O desespero por um herói», «Homem de bem»).

(5)       Respostas de V/F sobre os referidos programas radiofónicos (p. 12, 1.1.).

(5)       Correção.

(10)     Assistência a sktech («Debate com o Super-homem», série Barbosa) para preenchimento de tabela em torno de valores temporais, aspetuais, modais, conferidos por verbos auxiliares.

(15)     Correção e explicação.

(35)     Redação de dissertação ao estilo do grupo III de exame: 3.1 da p. 16.

 

Aula 5 (na turma 3: 20/set)

(8)       Explicação sobre aspeto.

(25)     Redação de comentário a estrofe de Ary dos Santos sobre «herói» (1.1 da p. 16).

(12)     Assistência a início de The Incredibles.

 


Aula 6-7 (23 [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 24/set [3.ª])


(20)     Correção do questionário de compreensão (sobre «Heróis de papel e tinta»).


(20)     Compreensão de «Fernando Pessoa» (de Miguel Torga; p. 22), através da redação de frases denotativas correspondentes às, bastante rebuscadas, de Torga.


(10)     Correção.


(6)       Audição de entrevista a Inês Pedrosa, para ir respondendo a questionário (p. 24).


(3)       Correção.


(5)       Audição de «A morte é a curva da estrada» (cantado por Tiago Bettencourt).


(5)       Audição de «Para ser grande, sê inteiro: nada» (declamado por Rui de Carvalho).


(20)     Criação de quadra de auto-análise para folha de caderneta, segundo modelo de «Esta espécie de leitura» (p. 23) de Fernando Pessoa.


 


Aula 8-9 (24 [6.ª], 26 [3.ª] e 27/set [1.ª, 4.ª])


 


(40)    Com exemplares de Mensagem (da coleção ‘iagora’; cfr. p. 22), preenchimento de grelha acerca do paratexto e da estrutura da obra.


(20)     Correção.


(20)     Redação de poema visual/caligrama.


(10)     Assistência a início de The Incredibles.


 


Aula 10 (24 [4.ª], 26 [1.ª, 6.ª] e 27/set [3.ª])


(15)     Resolução de exercício em torno de aspeto e modalidade.


(5)       Correção.


(10)     Assistência a sketch «Super de Origem» (Lopes da Silva), para se resolver depois exercício de preenchimento de lacunas sobre hiperónimos, hipónimos, holónimos, merónimos.


(5)       Correção.


(10)     Assistência a trecho de The Incredibles.


 



Aula 11-12 (30/set [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 1/out [3.ª])


(15)     Correção de escritos que se devolviam.


(10)     Assistência a trecho do filme Mensagem, de Luís Vidal Lopes.


(20)     Resposta a perguntas da p. 204 sobre «O dos Castelos» (orientada por trechos lacunares).


(10)     Correção.


(3)       Audição de «O dos Castelos» (por Sinde Filipe).


(10)     Resposta à pergunta 1.1 da p. 204.


(5)       Correção.


(2)       Audição de «A morte é curva da estrada» (declamada por Natália Luísa)]


(4)       Audição de «Cansa sentir quando se pensa», poema de Pessoa cantado por Débora Rodrigues.


(10)     Redação de comentário a «Cansa sentir quando se pensa» (usando citações do próprio poema e fazendo surgir certas expressões dadas: «sujeito poético», «ortónimo/a», «estrofe», «quarteto» ou «quadra», «verso», «dicotomia sentir/pensar»).


 


Aula 13-14 (1 [6.ª], 3 [3.ª] e 4/out [1.ª, 4.ª])


(15)     Leitura, bastante ascendente, de «Ela canta, pobre ceifeira» (p. 44), para completar respostas lacunares a perguntas.


(5)       Correção.


(10)     Resolução das perguntas 1 e 2 da p. 45 (de análise estilística ao poema da «Ceifeira»).


(5)       Correção.


(2)       Audição da «Ela canta, pobre ceifeira», em declamação por Natália Luísa.


(8)       Assistência a sketch com ceifeiras (série Barbosa).


(2)       Comentário a tira no Caderno de atividades (p. 65).


(5)       Audição de «Ele canta, pobre ceifeira» e «Gato que brincas na rua» por João Villaret.


(15)     Compreensão de «Gato que brincas na rua» (p. 42), pela redação de comparação com «Ela canta, pobre ceifeira» (70 a 100 palavras; obrigatórias citações de «Gato»).


(10)     Correção.


(10)     Assistência a The Incredibles.


 


Aula 15 (1 [4.ª], 3 [1.ª, 6.ª] e 4/out [3.ª])


(15)     Resolução de exercícios em torno de merónimos, holónimos; hiperónimos, hipónimos.


(5)       Correção.


(5)       Explicação sobre conceito de coerência textual.


(15)     Identificação de infrações à coerência lógico-conceptual (regra da não-contradição; regra da não tautologia; regra da relevância) e à coerência pragmático-funcional em sketches.


(5)       Correção.


 



Aula 16-17 (7 [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 8/out [3.ª])


(15)     Correção de escritos que se devolviam.


(5)       Audição de «Gato que brincas na rua», declamado por João Villaret e por J. J. Letria.


(7)       Correção do comentário feito na aula anterior, com comparação entre «Gato que brincas na rua» e «Ela canta, pobre ceifeira».


(10)     Relance à quadra «Quase anónima sorris» (p. 44), para reparar na repetição do tópico ‘felicidade implica não-conhecimento’ e na discutível coesão frásica do último verso, seguido de exercício com casos de anteposição do pronome.


(5)       Correção.


(15)     Redação de respostas em torno de analogia entre «Gato que brincas na rua», de Pessoa, e «Dístico», de Sebastião da Gama.


(10)     Correção.


(5)       Assistência a sketch em torno de Pessoa (Os Contemporâneos, «Venda do Espólio de Fernando Peçonha»).


(12)     Assistência a trecho de The Incredibles.


 


Aula 18-19 (8 [6.ª], 10 [3.ª] e 11/out [1.ª, 4.ª])


(10)     Explicação de revisão das noções de modo e género.


(15)     Preenchimento de tabela, com reconhecimento de modos, géneros, autores.


(5)       Correção.


(5)       Resposta a itens de escolha múltipla sobre «Ulisses» (p. 205).


(10)     Resolução dos itens 1 e 2.1 das pp. 205-206.


(10)     Correção.


(2)       Audição de «Ulisses» (declamado por Natália Luísa).


(25)     Redação de textos em prosa começados por dois dos primeiros versos de poemas relanceados no começo da aula.


 


Aula 20 (8 [4.ª], 10 [1.ª, 6.ª] e 11/out [3.ª])


(15)     Exercícios sobre acentuação gráfica.


(5)       Correção.


(25)     Síntese, em 90 a 105 palavras, de «A dor de pensar» (p. 47).


 



Aula 21-22 (14 [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 15/out [3.ª])


(25)     Questionário de escolha múltipla para compreensão de textos sobre a criação dos heterónimos (pp. 69-71; p. 68).


(5)       Resolução do ponto 1 da p. 114 (sobre «Opiário», de Álvaro de Campos), com relance ao excerto do poema no manual e a texto mais completo na folha.


(5)       Correção, seguida logo de audição de excertos de «Opiário».


(5)       Resolução de «O estatuto especial de Álvaro de Campos» (p. 115).


(5)       Visionamento de clip (Wordsong) com adaptação de «Opiário».


(5)       Correção.


(15)     Leitura, para resposta de composição curta acerca de «A arte futurista» (p. 116).


(5)       Correção.


(8)       Audição (com algum relance às pp. 117-120), de «Ode triunfal», de Campos.


 


Aula 23-24 (15 [6.ª], 17 [3.ª] e 18/out [1.ª, 4.ª])


(15)     Preenchimento de ampliação de «Do sentir ao dizer: a linguagem na “Ode triunfal”» (p. 122) com abonações do próprio texto.


(5)       Correção.


(3)       Assistência a trecho do filme Conversa Acabada, de João Botelho, relativo à «Ode triunfal».


(5)       Resposta ao ponto 4 (p. 121).


(5)       Correção.


(20)     Leitura de «O que há em mim é sobretudo cansaço» (p. 191), de Álvaro Campos, para depois completar análise a que só faltam as transcrições do poema; resposta ao ponto 1 (pp. 125-126).


(5)       Correção.


(5)       Em coletivo, resposta ao ponto 1.1 a 1.6 (p. 125)


(15)     Leitura do ponto 1 de Escrita na p. 122 (definição de «ode» e «ode» à Campos), para responder ao ponto 2 (redação de ode a uma realidade qualquer — escolar, sobretudo? —, à maneira futurista).


(12)     Assistência a The Incredibles.


 


Aula 25 (15 [4.ª], 17 [1.ª, 6.ª] e 18/out [3.ª])


(20)     Exercícios em torno de funções sintáticas.


(10)     Correção.


(5)       Mais exercícios.


(5)       Correção.


 



Aula 26-27 (21 [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 22/out [3.ª])


(10)     Correção do questionário de compreensão de textos em torno da génese dos heterónimos.


(10)     Ponto da situação do trabalho até agora (conselhos).


(5)       Visionamento de leitura de «Todas as cartas de amor são ridúculas», de Álvaro de Campos, por Lídia Franco.


(5)       Resolução de perguntas curtas sobre «Todas as cartas [...]».


(5)       Correção.


(25)     Leitura de «Aniversário» (p. 127-128), também de Álvaro de Campos, para responder a perguntas de completamento ou de composição curta.


(5)       Resolução do ponto 11 da p. 130.


(15)     Correções.


(10)     Assistência a trecho de The Incredibles.


 


Aula 28-29 (22 [6.ª], 24 [3.ª] e 25/out [1.ª, 4.ª])


(5)       Audição de «Aniversário», de Álvaro de Campos (de Ao longe os barcos de flores).


(20)     Leitura de «Aniversário» — crónica de José Manuel dos Santos (p. 127) — para redação de comentário (de síntese e de contraste com o poema homónimo de Campos estudado na aula anterior).


(30)     Compreensão oral de primeira parte de documentário sobre Pessoa, seguida de questionário V/F.


(20)     Reescrita de «Dobrada à moda do Porto», de Álvaro de Campos, com mudança apenas dos trechos narrativos.


(10)     Assistência a trecho de The Incredibles.


 


Aula 30 (22 [4.ª], 24 [1.ª, 6.ª] e 25/out [3.ª])


(10)     Exercício sobre coerência textual.


(5)       Correção.


(10)     Exercícios sobre pontuação.


(5)       Correção.


(10)     Exercícios sobre funções sintáticas.


(5)       Correção.


 



Aula 31-32 (28 [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 29/out [3.ª])


(10) Correção de um tepecê ora entregue.


(10) Apresentação de aspetos da estrutura das provas nacionais de Português do 12.º ano.


(30) Redação de respostas a grupo I-A de um exame nacional (com texto de Álvaro de Campos).


(10)     Redação/Correção de respostas também a outras perguntas sobre o mesmo texto.


(15)     Sorteio de Liga dos Campeões (leitura em voz alta).


(15)     Assistência a The Incredibles.


 


Aula 33-34 (29 [6.ª], 31/out [3.ª] e 1/nov [1.ª, 4.ª])


(10)     Audição, e visionamento, de «Lisbon Revisited (1923)» (p. 131) (Joaquim de Almeida; João Grosso).


(25)     Resolução de questionário sobre assuntos de gramática a partir do texto «Lisbon Revisited (1923)».


(25)     Assistência a segunda parte de documentário sobre Pessoa.


(5)       Correção.


(5)       Visionamento de «Lisbon Revisited (1926)» (Paulo Pires) e audição de outra declamação.


(5)       Cópia de resposta ao ponto 2 da p. 132 (comparação dos textos de 1923 e de 1926).


(2)       Passagem do tepecê.


(10)     Assistência a trecho de The Incredibles.


 


Aula 35 (29 [4.ª], 31/out [1.ª, 6.ª] e 1/nov [3.ª])


(30)     Redação de respostas a grupo de uma das provas de exame de anos recentes (com texto de Campos).


(2)       Cópia do enunciado do tepecê.


(5)       Assistência a sketch com Pessoa.


(8)       Assistência a trecho de The Incredibles.


 



Aula 36-37 (4 [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 5/nov [3.ª])


(20)     Correção do questionário (de gramática) sobre «Lisbon Revisited (1923)».


(7)       Audição de «Tabacaria» (por João Villaret; por Sinde Filipe).


(15)     Preenchimento de tabela em torno de características de Campos comuns ao ortónimo abonadas em «Tabacaria» (pp. 133-135), de Álvaro de Campos.


(5)       Correção.


(20)     Redação de comentário-síntese para compreensão de «Na tabacaria» (p. 136), de Valter Hugo Mãe.


(5)       Correção.


(10)     Assistência a trecho de The Incredibles.


 


Aula 38-39 (5 [6.ª], 7/nov [3.ª]; este bloco de aulas não se realizará nas turmas 1.ª, 4.ª, porque calharia em dia de greve)


(25)     Resolução de perguntas de compreensão em torno de «Sentir tudo de todas as maneiras», de Álvaro de Campos.


(10)     Correção.


(5)       Audição/leitura de «Nos Desenhos animados» (Os Azeitonas).


(35)     Jogo do Stop em torno de funções sintáticas.


(10)     Assistência a trecho de The Incredibles.


 


Aula 40 (5 [4.ª], 7/nov [1.ª, 6.ª]; na turma 3.ª, esta aula, que calharia em dia de greve, não se realizará, sendo o seu conteúdo antecipado para a aula 38-39 desta turma)


(40)    Jogo do Stop em torno de funções sintáticas [6.ª: redação de Alfabeto Pessoano].


 



Aula 41-42 (11 [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 12/nov [3.ª])


(25)     Preenchimento de tabela com valor de figuras de estilo para compreensão do texto IX de «O guardador de rebanhos» (p. 79); resolução do ponto 5 da p. 80


(3)       Audição de poema IX de «O guardador de rebanhos» (Mário Viegas).


(15)     Correção; e explicação acerca de «Cruz na porta da tabacaria!»


(15)     Redação de síntese de «O mural de Pessoa», de Manuel Halpern (p. 72).


(5)       Correção.


(5)       Assistência a sketch «Big Brother Grandes Portugueses» (Diz que é uma espécie de magazine).


(18)     Leitura em voz alta de poemas de Campos (preparada em casa).


(7)       Assistência a The Incredibles.


 


Aula 43-44 (12 [6.ª], 14 [3.ª] e 15/nov [1.ª, 4.ª])


(25)     Redação autobiográfica a partir de textos de Caeiro (p. 73).


(10)     Resolução da pergunta 7 da p. 74 e do ponto 1 da p. 75.


(10)     Correção.


(30)     Leitura em voz alta de textos de Campos.


(12)     Assistência a trecho de The Incredibles.


 


Aula 45 (12 [4.ª], 14 [1.ª, 6.ª], 15/nov [3.ª])


(20)     Exercícios de reconstituição de poemas de «O guardador de rebanhos».


(5)       Correções.


(15)     Leitura em voz alta de textos de Campos.


 



Aula 46-47 (18 [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 19/nov [3.ª])


(20)     Questionário de compreensão de «Poesia e poética de Alberto Caeiro» (pp. 89-90).


(20)     Leitura de «Se eu pudesse trincar a terra toda» (poema XXI de «O Guardador de Rebanhos»), para completamento de respostas a perguntas segundo o modelo de grupo I de exames.


(3)       Audição de declamação do poema (por Mário Viegas).


(10)     Correção.


(15)     Leitura em voz alta, «Ode triunfal».


(10)     Assistência a início de Clube dos Poetas Mortos.


 


Aula 48-49 (19 [6.ª], 21 [3.ª] e 22/nov [1.ª, 4.ª])


(20)     Correção do questionário de compreensão feito na aula anterior.


(20)     Resposta a perguntas de compreensão acerca de poemas de «O Guardador de Rebanhos»: XIV (na ficha) e XXXVI (p. 81).


(3)       Audição do poema XIV.


(15)     Correções.


(18)     Leitura em voz alta («Ode triunfal»).


(12)     Assistência a trecho de Clube dos poetas mortos.


 


Aula 50 (19 [4.ª], 21 [1.ª, 6.ª], 22/nov [3.ª])


(15)     Explicação, dirigida por ficha, sobre coordenação e subordinação (e, sobretudo, sobre coordenadas conclusivas e explicativas e subordinadas substantivas relativas).


(10)     Correção.


(5)       Assistência a sketch «Isto um crime de salada!» (série Meireles).


(10)     Resolução de ficha em torno de subordinadas adverbiais (e sketch visto).


(5)       Correção.


 



Aula 51-52 (25 [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 26/nov [3.ª])


(30)     Questionário de compreensão de crónica de Luís Filipe Borges («Muda de vida»), com referências a Clube dos Poetas Mortos.


(35)     Resolução (segundo o modelo dos itens de grupo I-A de exames) de perguntas em torno do poema XXV de «O Guardador de Rebanhos».


(10)     Audição/Visionamento de clips de poemas de Alberto Caeiro.


(10)     Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos.


 


Aula 53-54 (26 [6.ª], 28 [3.ª], 29/nov [4.ª], 2/dez [1.ª])


(10)     Correção de comentário (feito há bastantes aulas)  acerca da crónica «Aniversário» e do poema de Álvaro de Campos com o mesmo nome.


(35)     Com livros de poetas portugueses do século XX, escolha, por cada aluno, de poema curto a ler expressivamente; pequenas redações bibliográficas e preparação de leitura.


(30)     Leituras expressivas, elegendo melhor conjunto poema/declamação.


(15)     Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos.


 


Aula 55 (26 [4.ª], 28 [1.ª, 6.ª], 29/nov [3.ª])


(20)     Preenchimento de ficha com lacunas em torno de ortografia (pronomes versus sufixos-desinências pessoais).


(10)     Correção.


(10)     Exercício sobre verbos e conjunções.


(5)       Correção.


 



Aula 56-57 (2 [4.ª, 6.ª], 3 [3.ª], 4/dez [1.ª])


(15)     Correção do questionário de compreensão (sobre «Muda de vida»).


(5)       Correção também de questionário sobre o poema XXV de «O Guardador de Rebanhos» (chamando a atenção para comentários na folha com solução modelar).


(15)     Leitura de três textos expositivos — «A poesia de Ricardo Reis» (p. 93), «Epicurismo» (94), «Estoicismo» (95), para resolver item 1.4.1 na p. 94 e pergunta sobre características de epicurismo e estoicismo.


(10)     Correção.


(5)       Assistência a sketch «Rústicos pelo epicurismo» (Zé Carlos).


(15)     Leitura de duas odes de Ricardo Reis, na p. 96, para responder a respostas de composição curta.


(10)     Correção; explicação sobre marcas estilísticas das odes de Reis (explicação sobre a pergunta 2 da p. 96).


(5)       Audição de edição de programa Pensamento Cruzado («Viver o dia»), para resolver item 11 da p. 96.


(10)     Assistência a trecho de Clube dos poetas mortos.


 


Aula 58-59 (3 [6.ª], 5 [3.ª], 6/dez [1.ª, 4.ª])


(5)       Correção de redação (à grupo I-B de exame, sobre Campos), tepecê antigo e devolvido agora.


(15)     Leitura de «O arroz-doce quente» (p. 97) e resolução do ponto 1.1.


(5)       Correção.


(3)       Audição de «Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio» (pp. 97-98), declamado por Luís Lima Barreto.


(20)     Resposta a vários itens em torno do texto: 1.1.1 (p. 97), 1 (final da p. 98), 2.1 e 2.2 (p. 99), 7./7.1 e 8.


(10)     Correção; audição de declamação por Sinde Filipe.


(7)       Assistência ao sketch «Clube dos poetas mortos-vivos» (Herman Enciclopédia).


(25)     Depois de relance a crónicas gastronómicas de MEC, redação do mesmo género, em torno de algum outro prazer alimentar.


 


Aula 60 (3 [4.ª], 5 [1.ª, 6.ª], 6/dez [3.ª])


(15)     Exercícios de classificação de orações.


(10)     Correção.


(5)       Assistência a sketch-canção «C certinho» (Zé Carlos).


(5)       Completamento de texto lacunar sobre o citado sketch e variação linguística.



(10)     Correção (também de dois exercícios).


 


Aula 61-62 (9 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 10/dez [3.ª])


(20)     Correção de comentário em torno de «Tabacaria» (pedido como tepecê há muito).


(25)     Questionário de gramática.


(5)       Resposta curta a pergunta para compreensão de «Coroai-me de rosas» (p. 101).


(15)     Confronto da ode «As rosas amo dos jardins de Adónis» (p. 101) com uma sua versão manuscrita, para apreciar evolução estilística.


(5)       Transposição em ordem natural da primeira estrofe da ode.


(15)     Correções, seguidas de audição de declamação de «As rosas amo dos jardins de Adónis».


(5)       Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos.


 


Aula 63-64 (10 [6.ª], 12 [3.ª], 13/dez [1.ª, 4.ª])


(20)     Resposta a pergunta de compreensão sobre poema de Sophia — «Não creias, Lídia, que nenhum estio» (p. 100) —, em contraste com odes de Reis.


(18)     Leitura de «Prefiro rosas, meu amor, à pátria» (p. 102), para preenchimento do texto lacunar na p. 102.


(7)       Correções.


(15)     Assistência ao sketch «À média e à belga», para preenchimento de análise do mesmo.


(20)     Redação de pastiches de Caeiro e de Campos, a partir de poema de Reis («Prefiro rosas, mau amor, à pátria»).


(5)       Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos.


 


Aula 65 (10 [4.ª], 12 [1.ª, 6.ª], 13/dez [3.ª])


(15)     Explicação acerca de dissertação e texto expositivo-argumentativo, incluindo leitura de modelo e preenchimento de lacunas..


(30)     Resposta a item de Grupo III de exame.


 



Aula 66-67 (16 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 17/dez [3.ª, 6.ª]; [na turma 6.ª, o conteúdo desta aula foi desenvolvido em duas sessões])


(10)     Correção de trabalhos de comentário agora devolvidos.


(15)     Correção do teste de gramática feito há uma semana.


(10)     Explicação sobre as tarefas de oral gravado; e sobre a avaliação no período, em geral.


(55)     Assistência ao trecho final de O Clube dos Poetas Mortos e, ao mesmo tempo, conversa com cada um dos alunos sobre a classificação no período.


 



Aula 68-69 (6 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 7/jan [3.ª])


(20)     Ponto da situação sobre programa neste começo do 2.º período.


(35)     Resolução do Grupo I-A de exame nacional (sobre o passo dos preparativos do casamento de Maria Bárbara em Memorial do Convento).


(13)     Exercícios sobre reprodução do discurso no discurso (discurso direto livre, etc.).


(7)       Correção.


(13)     Assistência a início de Marie Antoinette, para confronto com Memorial.


 


Aula 70-71 (7 [6.ª], 9 [3.ª], 10/jan [1.ª, 4.ª])


(20)     Correção das perguntas I-A do exame de 2008 (2.ª fase) respondidas em aula anterior.


(20)     Resposta a perguntas relativamente fechadas de compreensão da ode de Reis «Cada um cumpre o destino que lhe cumpre» (p. 104).


(5)       Correção.


(35)     Comentário em torno de poemas de José Gomes Ferreira (p. 110) e da escrita de Ricardo Reis.


(10)     Assistência a trecho de Marie Antoinette.


 


Aula 72 (7 [4.ª], 9 [1.ª, 6.ª], 10/jan [3.ª])


(10)     Exercícios de transposição de modos de relato do discurso com frases de Memorial do Convento.


(5)       Correção.


(20)     Mais exercícios em torno da reprodução do discurso no discurso.


(10)     Correção.


 



Aula 73-74 (13 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 14/jan [3.ª])


(30)     Questionário de escolha múltipla em torno de compreensão do início de Memorial do Convento (pp. 288-289).


(25)     Redação de respostas a perguntas (tipo I-A de exame), para compreensão de «Segue o teu destino», de Ricardo Reis.


(5)       Apresentação (do manual) sobre Ricardo Reis.


(5)       Audição do mesmo poema musicado (Os Mensageiros).


(10)     Correção.


(10)     Assistência a trecho de Marie Antoinette.


 


Aula 75-76 (14 [6.ª], 16 [3.ª], 17/jan [1.ª, 4.ª])


(25)     Completamento de respostas a perguntas de compreensão de «Autopsicografia» (p. 34), de Fernando Pessoa.


(10)     Correção.


(15)     Completamento de respostas a perguntas de compreensão de «Isto» (p. 36), de Fernando Pessoa.


(5)       Correção.


(15)     Assistência a «Sessão de autógrafos» seguida de resposta a ficha com revisões várias (paratexto, pronominalizações, funções sintáticas, orações).


(5)       Correção.


(10)     Marie Antoinette (35-45)


 


Aula 77 (14 [4.ª], 16 [1.ª, 6.ª], 17/jan [3.ª])


(15)     Correção de questionário sobre texto inicial de Memorial do Convento feito no início da semana.


(5)       Explicação sobre conectores e marcadores discursivos.


(25)     Redação expositivo-argumentativa, com uso obrigatório de vinte corretores; classificação de cada conector.


 



Aula 78-79 (20 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 21/jan [3.ª])


(10)     Correção de tepecê sobre amor de Baltasar e Blimunda.


(5)       Leitura de resposta a item de exame nacional (I-B) em torno da teoria do fingimento poético em Pessoa.


(15)     Leitura de «Deixo ao cego e ao surdo» (p. 64), de Pessoa, para resolver ponto 4 do manual.


(5)       Relance também à página ao lado (p. 65), para explicar cartoon (oralmente).


(10)     Correção.


(10)     Leitura de «Não sei quantas almas tenho» (p. 58), para preenchimento de síntese e de análise lacunares.


(5)       Resolução do ponto 3 da p. 59.


(8)       Correções; audição de «Não sei quantas almas tenho» (por Ana Lains), para detetar palavras a mais e a menos relativamente ao original de Pessoa.


(5)       Leitura de quadra de Mário de Sá-Carneiro, «O outro», e audição da canção de Adriana Calcanhoto para notar semelhanças com Pessoa.


(15)     Assistência a trecho de Marie Antoinette.


 


Aula 80-81 (21 [6.ª], 23 [3.ª], 24/jan [1.ª, 4.ª])


(15)     Correção de tepecê sobre dois traços de D. João V.


(25)     Compreensão de texto do cap. V de Memorial, «Baltasar e Blimunda» (pp. 292-293), mediante preenchimento de tabela em torno de deíticos; e outros itens sobre narração, aspetos simbólicos, etc.


(10)     Correção.


(40)    Redação com transposição do texto «Baltasar e Blimunda» para contexto atual.


 


Aula 82 (21 [4.ª], 23 [1.ª, 6.ª], 24/jan [3.ª])


(20)     Redação de respostas de compreensão do poema de Pessoa «Às vezes, em sonho triste» (p. 55).


(10)     Correção (seguida de audição de canção por Dulce Pontes).


(10)     Redação de perguntas para respostas em torno de «Ó sino da minha aldeia»; resolução das escolhas múltiplas no ponto 1 da p. 51.


(5)       Correção.


 



Aula 83-84 (27 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 28/jan [3.ª])


(30)     Questionário de compreensão de «Que padre é este padre?» (pp. 297-298).


(10)     Resolução do ponto 7 da p. 298 e de «Pós leitura» das pp,. 299-300.


(5)       Correção.


(20)     Transposição do poema de Pessoa «Não sei ser triste a valer» (p. 40) para texto expositivo.


(10)     Correção.


(12)     Assistência a trecho de Marie Antoinette.


 


Aula 85-86 (28 [6.ª], 30 [3.ª], 31/jan [1.ª, 4.ª])


(25)     Resposta ao grupo I-A de exame nacional com texto de Pessoa («Em toda a noite o sono não veio»).


(10)     Correção.


(5)       Compreensão de «Apócrifo pessoano», de Fernando Pinto do Amaral, através da localização de versos mais irónicos.


(10)     Reconstituição do «Tudo que faço ou medito», de Pessoa, dado em desordem.


(7)       Correções (incluindo item na p. 54).


(15)     Criação de poema antónimo a partir de «Cai do firmamento» (p. 52), de Pessoa.


(15)     Assistência a Marie Antoinette (1.02-1.16 ou 1.17).


 


Aula 87 (28 [4.ª], 30 [1.ª, 6.ª], 31/jan [3.ª])


(10)     Explicação, em revisão, em torno de processos morfológicos de formação de palavras.


(3)       Preenchimento de quadro com palavras pertencentes a cada uma das classificações.


(2)       Correção.


(15)     Resolução de exercícios sobre o mesmo assunto.


(5)       Coreção.


(7)       Assistência ao sketch «Chatanato», para recolher palavras com diversas formações.


(3)       Novo preenchimento dos quadros com exemplos.


 



Aula 88-89 (3 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 4/fev [3.ª])


(20)     Correção do questionário de compreensão de texto de Memorial feito há uma semana Saramago.


(3)       Assistência a trecho de conferência de imprensa por Abel Xavier.


(5)       Preenchimento de texto lacunar sobre o trecho de entrevista (e formação de palavras).


(5)       Correção.


(10)     Explicação sobre valor dos adjetivos (restritivo, não restritivo); adjetivos qualificativos, relacionais, numerais.


(17)     Questionário sobre «Sete-Sóis e Sete-Luas, heróis do pé descalço» (p. 296).


(5)       Correção.


(25)     Redação de comentário em torno de dois textos de Pessoa (pp. 48-49), em contraste com crónica de Luís de Sttau Monteiro (p. 49).


 


Aula 90-91 (4 [6.ª], 6 [3.ª], 7/fev [1.ª, 4.ª])


(10)     Correção do comentário (grupo I-B) sobre Bartolomeu.


(25)     Redação de respostas a perguntas acerca de «Chove. Que fiz eu da vida», de Pessoa; e começo da leitura de «Cem homens e cem formigas» (pp. 301-302 do manual), trecho de Memorial do Convento.


(12)     Correção.


(20)     Questionário (tipo grupo II) acerca de «O rosto e as máscaras da heteronímia» (p. 142).


(15)     Assistência a trecho de Marie Antoinette.


(5)       Correção de tabela comparativa Marie Antoinette/Memorial do Convento. Explicação sobre tepecê.


 


Aula 92 (4 [4.ª], 6 [1.ª, 6.ª], 7/fev [3.ª])


(15)     Leitura de «Processos irregulares de formação de palavras» (no manual) para distribuir palavras por quadro em folha dada que os organizava com exemplos.


(5)       Assistência a sketch com as palavras colocadas («Possuído por vozes da rádio», Lopes da Silva).


(5)       Correção. dessa parte da ficha.


(12)     Resolução do resto de ficha com mais exemplos de «Processos irregulares de formação de palavras».


(7)       Correção.


 



Aula 93-94 (10 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 11/fev [3.ª])


(25)     Correção do questionário de modelo de grupo II feito na última/penúltima aula e explicações gramaticais (advérbio conectivo vs. conjunção; pronome relativo e outras palavras relativas, orações relativas adjetivas e substantivas).


(7)       Assistência a sketch «Chatanato».


(10)     Resolução da ficha relativa ao mesmo sketch e a processos morfológicos de formação de palavras.


(10)     Correções.


(8)       Resolução de correspondência entre tipos de narrador e passos de «Cem homens e cem formigas» (pp. 301-302).


(5)       Correção.


(25)     Redação de comentário, ainda em torno de «Cem homens e cem formigas» e de três espaços aí referidos.


 


Aula 95-96 (11 [6.ª], 13 [3.ª], 14/fev [1.ª, 4.ª])


(10)     Correção de tepecê sobre «Blimunda» e de comentário sobre espaços em Memorial.


(20)     Compreensão de «Enfim chegou o dia» (pp. 304-305), por preenchimento de resumo lacunar; resposta a pontos 2.1 e 2.2 da p. 306.


(10)     Correção.


(23)     Redação de resposta ao ponto 1.2. da p. 309, com ligeira reformulação da indicação.


(20)     Assistência a trecho final de Marie Antoinette.


(5)       Correção do lado direito da tabela.


 


Aula 97 (11 [4.ª], 13 [1.ª, 6.ª], 14/fev [3.ª])


(15)     Exercício de identificação de adjetivos (e distinção entre adjetivos relacionais, qualificativos, numerais).


(10)     Correção.


(15)     Exercícios sobre advérbios e preposições.


(5)       Correções.


 



Aula 98-99 (17 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 18/fev [3.ª])


(8)       Audição de biografia de Bartolomeu (em crónica na TSF).


(30)     Compreensão de «Um segredo» (p. 310), através de quadro a preencher (com inferências a retirar de cada passo).


(5)       Resolução do ponto 8 (p. 312), de revisão gramatical.


(15)     Correção.


(5)       Audição do trecho da subida da passarola (cfr. p. 314).


(15)     Resolução, por escrito, de ponto 2 da p. 314 (sobre «Que maravilha é viver e inventar»).


(10)     Assistência a início de Cinema Paraíso.


 


Aula 100-101 (18 [6.ª], 20 [3.ª], 21/fev [1.ª, 4.ª])


(25)     Compreensão de «Tenho tanto sentimento» (p. 143), por preenchimento de respostas (tipo grupo-I) lançadas parcialmente.


(10)     Resolução das perguntas sobre «Quem foi Pessoa?» (p. 144).


(12)     Correção.


(5)       Assistência ao sketch «Estava balofa».


(15)     Resolução de exercícios sobre adjetivos, advérbios, etc, em torno do mesmo sketch.


(7)       Correção.


(12)     Assistência a trecho de Cinema Paraíso.


 


Aula 102 (18 [4.ª], 20 [1.ª, 6.ª], 21/fev [3.ª])


(5)       Explicação sobre nomes contáveis e não contáveis.


(15)     Exercícios sobre conjunções, nomes, e classes em geral.


(10)     Correção e audição de canção.


(10)     Mais exercícios sobre os mesmos assuntos.

(5)       Correção.

 


Aula 103-104 (24 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 25/fev [3.ª])


(5)       Sobre trabalhos devolvidos e afixados no blogue.


(5)       Espaço (físico) em Memorial.


(20)     Compreensão oral de parte de documentário sobre Memorial do Convento.


(5)       Correção.


(5)       Explicação sobre quantificadores.


(30)     Jogo do Stop com conjunções, advérbios no superlativo, no comparativo, preposição, nome de pessoa/objeto do Memorial, nome contável, nome não contável no diminutivo, oração completiva, oração relativa, verbo derivado por prefixação, composto morfológico, composto morfossintático


(18)     Assistência a trecho de Cinema Paraíso.


 


Aula 105-106 (25 [6.ª], 27 [3.ª], 28/fev [1.ª, 4.ª])


(15)     Preenchimento de «Esta é a história de Memorial do Convento...» (p. 286).


(10)     Resolução de «Saramago. Morreu o escritor que inventou Blimunda» (pp. 280-281).


(10)     Correções.


(30)     Redação de duas respostas sobre título de Memorial (aproveitando os textos na p. 287).


(16)     Assistência a trecho de Cinema Paraíso.


(7)       Preenchimento de tabela sobre título e género em Memorial do Convento e em Cinema Paraíso.


 


Aula 107 (25 [4.ª], 27 [1.ª, 6.ª], 28/fev [3.ª])


(5)       Explicações sobre determinantes, pronomes, quantificadores.


(10)     Exercícios.


(5)       Correção.


(3)       Assistência ao sketch «General e soldados».

(7)       Resolução de exercício.

(5)       Correção.

(6)       Mais exercícios.

(4)       Correção e audição de canção.

 


Aula 108-109 (6 [3.ª], 7/mar [1.ª, 4.ª], 10/mar [6.ª])


(20)     Leitura de «Nova vida» (p. 315), para responder às duas perguntas de «leitura e compreensão» (1 e 2).


(5)       Correção.


(5)       Audição «Uma pedra muito grande» (excertos relativos à epopeia da pedra).


(20)     Redação de resposta em torno de pintura de José Santa Bárbara (p. 316); resposta a 1.3.


(8)       Correções


(30)     Assistência a trechos de Fitzcarraldo, de W. Herzog, aproximáveis do passo ouvido e da pintura na mesma página do manual de Memorial do Convento (cap. XIX, transporte da pedra de Pêro Pinheiro até Mafra).


(2)       Correção da tabela comparativa Memorial-Fizcarraldo.


 


Aula 110 (6 [1.ª, 6.ª], 7 [3.ª], 11/mar [4.ª])


(20)     Exercícios sobre conjunções.


(10)     Correção.


(8)       Exercícios com orações relativas, pronomes, pontuação.


(7)       Correção


 



Aula 111-112 (10 [1.ª, 4.ª], 11/mar [6.ª, 3.ª])


(20)     Questionário de compreensão (grupo II de exame, com texto sobre Memorial).


(5)       Espaço social: preenchimento de grelha.


(10)     Leitura de «Epopeia» (p. 154) para responder a itens V/F.


(10)     Correções; apresentação do manual (sobre espaço social).


(2)       Audição de Manuel Gusmão, «História e ficção em Memorial do Convento».


(5)       Apresentação do manual sobre «romance histórico».


(20)     Redação de comentário-dissertação (Memorial do Convento é uma epopeia?).


(10)     Assistência a trecho de Cinema Paraíso.


(7)       Preenchimento de súmula sobre tempo relações entre tempo do discurso e da história.


 



Aula 113-114 (13 [3.ª],14 [1.ª, 4.ª], 17/mar [6.ª])


(15)     Completamento de «Os Lusíadas: Poema Épico» (p. 156).


(5)       Correção; revisão da estrutura de Os Lusíadas (por PP e relance às pp. 157-159).


(30)     Reconhecimento, em epopeias e poemas heroi-cómicos distribuídos, de assunto, limites de secções características do género e aspetos de versificação.


(15)     Correção.


(5)       Audição/Leitura de «Lusíadas» (Anakim; p. 195).


(17)     Assistência a trecho de Cinema Paraíso.


 


Aula 115 (13 [1.ª, 6.ª] 14/mar [3.ª]; na turma 4.ª esta aula foi dada como tepecê)


(10)     Correção do questionário de compreensão feito na última/penúltima aula.


(35)     Redação de dissertação segundo guião dado.


 



Aula 116-117 (17 [1.ª, 4.ª], 18 [6.ª], 20/mar [3.ª])


(20)     Compreensão das estrofes I, 19-20 (p. 161), pela reescrita sem hipérbatos/anástrofes, e da estrofe I, 42, pela descodificação de perífrases.


(5)       Resolução dos itens 3 e 4 da p. 162.


(7)       Correções.


(5)       Audição (ilustrada por BD; comentada) de estrofes do «consílio glorioso».


(5)       Resolução de 1.1 (pp. 162-163).


(3)       Correção.


(15)     Resumo de «O significado da mitologia n’Os Lusíadas» (ponto 1, p. 163).


(5)       Correção.


(18)     Assistência a trecho de Cinema Paraíso.


(5)       Preenchimento de quadro comparativo entre Lusíadas e Cinema Paraíso.


 


Aula 118 (18 [4.ª], 20 [6.ª, 1.ª], 21/mar [3.ª])


(20)     Resposta a perguntas do exame sobre canto III e outras do manual (ora por preenchimento de respostas parciais, ora por redação completa).


(10)     Correção.


(15)     Leitura em voz alta.


 


Aula 119-120 (21 [1.ª, 4.ª], 24 [6.ª], 25/mar [3.ª])

(25)     Questionário sobre «A mitificação do herói n’Os Lusíadas» (p. 190).

(30)     Compreensão de «Nove anos, milhares de léguas» (p. 317), para redigir respostas a três perguntas (de grupo I) e criação de final alternativo.

(12)     Correção.

(17)     Assistência a trecho final de Cinema Paraíso.

(5)       Preenchimento de tabela comparativa entre Memorial e Cinema Paraíso.

 


Aula 121-122 (24 [1.ª, 4.ª], 25 [6.ª], 27/mar [3.ª])


(25)     Preenchimento de tabela com transposição de recursos estilísticos para linguagem comum e identificação de algumas delas (em torno de estâncias finais do canto II e iniciais do canto III, pp. 106-107 do manual).


(5)       Preenchimento de lacunas em diluições em prosa daquelas mesmas estâncias  e do passo de Ourique (pp. 168-169).


(10)     Correção.


(5)       Explicação sobre metáforas e metonímias (e outras figuras de estilo).


(15)     Assistência aos sketches «Não faça trocadilhos com o meu nomes» e «O meu filho é uma jóia de moço», seguida de análise de metáforas e metonímias.


(10)     Correção.


(15)     Leituras em voz alta.


 


Aula 123 (25 [4.ª], 27 [1.ª, 6.ª], 28/mar [3.ª])


(10)     Correção do questionário em torno de «A mitificação do herói n’Os Lusíadas».


(3)       Audição de um dos programas radiofónicos «Histórias assim mesmo», de Mafalda Lopes da Costa (TSF), sobre «A lenda do milagre de Ourique».


(20)     Redação de respostas a perguntas sobre as estâncias 42-46, 50, 53-54 do canto III (pp. 168-169).


(12)     Leitura em voz alta.


 



Aula 124-125 (28 [1.ª, 4.ª], 31/mar [6.ª], 1/abr [3.ª])


(20)     Correção das perguntas sobre o episódio de Ourique.


(15)     Redação de resposta à pergunta 1.1.3 da p. 172 (sobre «A Largada» e as estâncias IV, 87-89).


(5)       Completamento de respostas às perguntas 1.1, 1.2, 2 2 e 2.1 (p. 173), sobre as estâncias IV, 87-89.


(10)     Correções.


(4)       Audição das estâncias relativas ao Velho do Restelo.


(2)       Audição de programa «Lugares Comuns» (TSF), sobre «Ser um Velho do Restelo».


(1)       Apresentação de resposta ao ponto 2 da p. 173.


(5)       Audição de «Praia das lágrimas», de Rui Veloso/Carlos Tê.


(10)     Leitura em voz alta.


(15)     Assistência a início de A pesca de salmão no Iémen.


 



Aula 126-127 (31/mar [1.ª, 4.ª], 1 [6.ª], 3/abr [3.ª])


(10)     Correção de comentário sobre Memorial enquanto epopeia.


(20)     Questionário de gramática. [Na turma 3.ª: correção de ficha sobre episódio de Ourique e mais tempo para leitura em voz alta.]


(20)     Compreensão das estâncias finais do canto V (pp. 174-175), através de preenchimento de paráfrases e redação de respostas (1.3 da p. 176).


(10)     Correções.


(15)     Leitura em voz alta.


(13)     Assistência a trecho de A pesca de salmão no Iémen.


TPC — Responde ao ponto 1 da página 177 (umas 150 palavras ou até um pouco menos).


 


Aula 128 (1 [4.ª], 3 [1.ª, 6.ª], 4/abr [3.ª]) [Nas turmas 3.ª e 6.ª, em vez do que se descreve em baixo, far-se-á o que está previsto para a aula 129-130, que estas turmas não terão.]


(30)     Leituras em voz alta.


(10)     Assistência a trecho de A pesca de salmão no Iémen.


 



Aula 129-130 (4/abr [1.ª, 3.ª]) [As turmas 3.ª e 6.ª, que estão com uma aula a menos, não terão esta aula, cujo conteúdo, porém lhes será dado na aula 128.]


(20)     Correção do questionário de gramática.


(10)     Combinações úteis para o próximo período.


(50)     Assistência a A pesca de salmão no Iémen, ao mesmo tempo que conversa com cada um dos alunos (avaliação).


 



Aula 131 (22 [3.ª, 4.ª, 6.ª], 24/abr [1.ª])


(15)     Compreensão das estâncias 92-93, 95-99 (pp. 178-179) do canto VI de Os Lusíadas, através de comparação com passo idêntico de versão em mirandês.


(5)       Correção.


(15)     Resolução dos pontos 1, 2, 3, 4, 5, 5.1 e 6 (pp. 179-180), por completamento de versão começada.


(10)     Correção, incluindo a do ponto 7.


 


Aula 132 (22 [3.ª, 6.ª], 24 [1:ª], 29/abr [4.ª])


(20)     Compreensão do canto VIII, 96-99 (p. 182), através de preenchimento de tabela com transcrições.


(5)       Correção (e acrescento da tabela do verso).


(20)     Leitura de «Retrato de um país que gosta da cunha» (p. 183) para redigir pequena associação com as estâncias acabadas de ver.


 



Aula 133 (24/abr [6.ª], 2/mai [3.ª]; nas turmas 1.ª e 4.ª esta aula e o seu tepecê são o tepecê da aula 131; note-se ainda que na turma 3.ª a aula fica bastante postergada, para dia 2 de maio)


(10)     Correção da pergunta com que terminara a aula anterior; e enquadramento do passo de Os Lusíadas a ler de imediato.


(35)     Resolução do grupo I-A de modelo de prova sobre canto VII, 78-84.


 


Aula 134-135 (24 [3.ª], 28/abr [6.ª], 2/mai [1.ª, 4.ª])


(25)     Compreensão de trecho da Ilha dos Amores (Lusíadas, IX, pp. 185-186 do manual), preenchendo lacunas em paráfrases e substituindo intrusos.


(15)     Correção, incluindo cópia de resumos.


(10)     Assistência ao passo da Ilha dos Amores em Non ou a vã glória de mandar, de Manoel de Oliveira.


(15)     Redação de resumos (em cerca de dez palavras) das estrofes IX, 92-95 (p. 187 do manual).


(10)     Resolução dos pontos 1, 3, 4 de Leitura/Compreensão (pp. 187-189).


(15)     Correções.

 


Aula 136-137 (29/abr [3.ª, 6.ª], 5/mai [1.ª, 4.ª])


(5)       Audição das estâncias X, 144-152 (faixa 27; cfr. p. 191).]


(15)     Localização em diluição em prosa de estrofes e palavras trocadas (X, 144-152, pp. 191-192).


(5)       Correção.


(15)     Resolução do ponto 1 de Leitura/Compreensão (p. 193).


(5)       Correção.


(10)     Assistência a dois passos de Camões (de Leitão de Barros), um deles com estrofes vistas acima.


(20)     Resposta a (alguns itens do) grupo I-A do exame de 2010, 1.ª fase (sobre X, 144-148).

(10)     Correção parcial.

 


Aula 138-139 (5 [6.ª], 6 [3.ª, 4.ª], 8/mai 81.ª]


(20)     Compreensão de «O Quinto Império» (Mensagem), p. 220, mediante escolha de paráfrases-traduções (e precedida de relance a dois textos expositivos, os nas pp. 220 e 221).


(5)       Correção.


(20)     Compreensão de «Nevoeiro» (p. 222), acrescentando paráfrases/traduções; preenchimento de análise só com citações.


(10)     Correções.


(15)     Assistência a trechos de Mensagem, de Luís Vidal Lopes.


(12)     Redação para comparação do final de Mensagem com as estâncias (quase) finais também de Os Lusíadas (sobretudo 145-146, p. 191).

(3)       Correção.

 

Aula 140-141 (6 [6.ª], 8 [3.ª], 9/mai [1.ª, 4.ª])

(10)     Correção de tepecê da aula 133.

(10)     Preenchimento de comparação Lusíadas/Mensagem.

(5)       Correção.

(5)       Audição de «Mar Português», enquadramento (na 2.ª parte), através de relance a livros (também da parte 3).

(10)     Compreensão de «Mar Português», pensando nas respostas a 1. e 1.1 (p. 218) e parafraseando três dísticos da segunda estrofe.

(10)     Correções.

(3)       Audição de fado «Mar Português», de Hélder Moutinho.

(10)     Redação de confronto com estâncias IV, 88-89.

(5)       Correção.

(10)     Redação de comentário a crónica de Isabel Leal («Do valer a pena», p. 219).

 


Aula 142 (8 [6.ª], 9/mai [3.ª]; nas turmas 1.ª e 4.ª esta aula não se realiza e o seu conteúdo será diluído em outra)


(10)     Correção de tepecê ora entregue; explicação sobre «prece».


(5)       Assistência a trecho de narrativa sinfónica sobre a segunda parte de Mensagem, por Joaquim Luís Gomes, interpretada por Paulo Alexandre.


(25)     Resposta a perguntas de grupo I-A de uma prova-modelo sobre «Prece» (Mensagem).


 



Aula 143-144 (12 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 13/mai [3.ª])


(25)     Para compreensão de «O Infante», resolução das perguntas 2, 3 e 4. (p. 216); e 1 (de pré-leitura), em torno de cartoon.


(5)       Relativamente a «Horizonte» (p. 217), resolução de 1 (p. 217).


(10)     Correções; audições de declamações (também de «Mostrengo»).


(5)       Resposta a 1.2 (no fim da p. 217).

(5)       Correção (e audição de «O homem do leme»).

(16)     Assistência a início de Baarìa.

(8)       Preenchimento de tabela sobre Felizmente há luar! / Baarìa.

 

Aula 145-146 (13 [6.ª], 15 [3.ª], 16/mai [1.ª, 4.ª])

(20)     Compreensão de «A loucura» (Sofia Barrocas) e «D. Sebastião, Rei de Portugal» (Pessoa, Mensagem), na p. 213, por resposta integrada às perguntas 1.1 e 1.2 (pré-leitura) e à pergunta 1 (leitura/compreensão).

(10)     Resolução de 2 (p. 214) e preenchimento de lacunas de resposta a 3.1.

(15)     Correções.

(27)     Resolve o ponto 1 de escrita na p. 215 (dissertação/plano de sobre loucura), mas fazendo apenas um guião.

(13)     Assistência a trecho de Baarìa.

 

Aula 147 (13 [4.ª], 15 [6.ª, 1.ª], 16/mai [3.ª])

turmas 3.ª e 6.ª:

(25)     Questionário de grupo II de exame sobre «O Sebastianismo e o Quinto Império» (p. 215).

(15)     Assistência a trecho de «Non...» (relativo a Alcácer Quibir).

turmas 1.ª e 4.ª:

(40)    Resposta a grupo I-A sobre «Prece» (Mensagem).

 


Aula 148-149 (19 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 20/mai [3.ª])


(15)     Correção do questionário sobre «O Sebastianismo...» feito na última aula.

(15)     Em relance rápido de algumas folhas de Felizmente, identificação de exemplos de vários tipos de didascálias.

(12)     Correção e explicação sobre outros aspetos paratextuais da peça.

(15)     Redação em torno da ironia contida na lista de apresentação das personagens.

(5)       Correções.

(5)       Audição de informação biobibliográfica, para responder a 1.1 da p. 232; correção.

(15)     Assistência a trecho de Baarìa.

(3)       Correção de tabela comparativa Baarìa/Felizmente.

 

Aula 150-151 (20 [6.ª], 22 [3.ª], 23/mai [1.ª, 4.ª])

(15)     Correção de modelo de exame (grupo I) sobre «Prece».

(5)       Indicações para a dramatização a seguir.

(40)    Leitura dramatizada do ato I.

(15)     Depois de ver peça na parte correspondente a pp. 242-244 (3-7), redação para responder a 6, na p. 245.

(3)       Correção.

(10)     Assistência a trecho de Baarìa.

 

Aula 152 (20 [4.ª], 22 [6.ª, 1.ª], 23/mai [3.ª])

(20)     Relanceados ensaios na p. 234 (acerca de teatro épico), comentário sobre como as duas primeiras notas marginais (manual, p. 242; Felizmente, pp. 15-16) demonstram essa abordagem «épica».

(5)       Correção.

(15)     Preenchimento de texto lacunar com súmula sobre Mensagem.

(5)       Correção.

 


Aula 153-154 (26 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 27/mai [3.ª])

(15)     Correção de escrito feito (pergunta sobre opinião de personagens acerca de Gomes Freire) em aula anterior.

(7)       Assistência a trecho da peça.

(30)     Resolução de perguntas de grupo I-A sobre Felizmente há luar!

(10)     Preenchimento de tabela sobre paralelismos entre Felizmente e 1961.

(5)       Correções.

(15)     Assistência a trecho de Baarìa.

(5)       Resolução de tabela comparativa Baarìa / Felizmente.

 

Aula 155-156 (27 [6.ª], 29 [3.ª], 30/mai [1.ª, 4.ª])

(5)       Assistência a trecho de representação de Felizmente há luar!.

(15)     Deteção de incorreções em «As personagens do poder» (p. 251).

(7)       Correção.

(20)     Leitura do texto «O chefe da revolta» (252-254 do manual) para resolver pontos 1. e 3.1 da p. 254 (itens do exame de 2004).

(5)       Correção.

(8)       Assistência a trecho de episódio de «Conta-me como foi» para opinar sobre itens na p. 256.

(5)       Correções.

(20)     Recitações de poemas de Mensagem.

 

Aula 157 (27 [4.ª], 29 [6.ª, 1.ª], 30/mai [3.ª])

(7)       Correção de respostas a perguntas de grupo I (sobre Felizmente há luar!) feitas na em aula anterior.

(20)     Questionário de compreensão em torno de texto sobre sobre linguagem de Felizmente há luar!.

(15)     Assistência a trecho de documentário sobre Cesário Verde [ou a trecho de Baarìa] / Recitações de poemas de Mensagem.

 


Aula 158-159 (2 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 3/jun [3.ª])

(15)     Correção de questionário ao estilo de grupo II de exame feito na semana anterior (sobre linguagem de Felizmente).

(15)     Esclarecimentos sobre estrutura das provas de exame (e relance a diversas perguntas de grupo I-B, que ficaram para ser treinadas mais tarde em casa).

(23)     Questionário de gramática.

(35)     Leituras dos vários textos que nos faltavam de Felizmente há luar! no livro, cumprindo assim os quartos de final das duas ligas.

 

Aula 160-161 (3 [4, 6.ª], 5/jun [1.ª, 3.ª])

(10)     Exemplo de solução das perguntas de grupo I-B distribuídas na aula anterior.

(15)     Leitura em voz alta de «Pessoa responde a Ana Moura» (pp. 25-26) e de «Luís de Camões, esse desconhecido» (pp. 150-151), para efeitos das semi-finais das duas Ligas.

(45)     Recitações de poemas de Mensagem.

(20)     Assistência a trecho de Baarìa.

 

Aula 162-163 (5 [6.ª], 6/jun [1.ª, 3.ª, 4.ª])

(25)     Correção do questionário de gramática da penúltima aula.

(10)     Finais da Liga Europa («A Camões», de Manuel Bandeira, p. 148) e da Liga dos Campeões («Liberdade», de Pessoa, p. 57).

(50)     Assistência a conclusão de Baarìa.

 

#