Planos de aula
Aula 1-2 (na turma 3: 17/set)
(30) Sobre
o programa, estilo de trabalho, etc.
(20) Resolução
de itens de escolha múltipla, para compreensão de «Heróis de papel e tinta» (p.
13).
(10) Resposta
às perguntas 5 e 6 no manual (pp. 14-15) (diversos assuntos de gramática).
(10) Correção.
(20) Redação
em resposta ao ponto 2 da p.12 («Qual é o seu herói?»).
Aula 3-4 (na turma 3: 19/set)
(5) Sobre
redações agora devolvidas.
(10) Audição
de trechos de emissões do programa Pensamento
cruzado («Os Heróis», «Heróis precisam-se», «O desespero por um herói»,
«Homem de bem»).
(5) Respostas
de V/F sobre os referidos programas radiofónicos (p. 12, 1.1.).
(5) Correção.
(10) Assistência
a sktech («Debate com o Super-homem»,
série Barbosa) para preenchimento de tabela em torno de valores temporais, aspetuais,
modais, conferidos por verbos auxiliares.
(15) Correção
e explicação.
(35) Redação
de dissertação ao estilo do grupo III de exame: 3.1 da p. 16.
Aula 5 (na turma 3: 20/set)
(8) Explicação
sobre aspeto.
(25) Redação
de comentário a estrofe de Ary dos Santos sobre «herói» (1.1 da p. 16).
(12) Assistência
a início de The Incredibles.
Aula 6-7 (23 [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 24/set [3.ª])
(20) Correção
do questionário de compreensão (sobre «Heróis de papel e tinta»).
(20) Compreensão
de «Fernando Pessoa» (de Miguel Torga; p. 22), através da redação de frases
denotativas correspondentes às, bastante rebuscadas, de Torga.
(10) Correção.
(6) Audição
de entrevista a Inês Pedrosa, para ir respondendo a questionário (p. 24).
(3) Correção.
(5) Audição
de «A morte é a curva da estrada» (cantado por Tiago Bettencourt).
(5) Audição
de «Para ser grande, sê inteiro: nada» (declamado por Rui de Carvalho).
(20) Criação
de quadra de auto-análise para folha de caderneta, segundo modelo de «Esta
espécie de leitura» (p. 23) de Fernando Pessoa.
Aula 8-9 (24 [6.ª], 26 [3.ª] e
27/set [1.ª, 4.ª])
(40) Com
exemplares de Mensagem (da coleção ‘iagora’;
cfr. p. 22), preenchimento de grelha acerca do paratexto e da estrutura da
obra.
(20) Correção.
(20) Redação
de poema visual/caligrama.
(10) Assistência
a início de The Incredibles.
Aula 10 (24 [4.ª], 26 [1.ª,
6.ª] e 27/set [3.ª])
(15) Resolução
de exercício em torno de aspeto e modalidade.
(5) Correção.
(10) Assistência
a sketch «Super de Origem» (Lopes da
Silva), para se resolver depois exercício de preenchimento de lacunas sobre
hiperónimos, hipónimos, holónimos, merónimos.
(5) Correção.
(10) Assistência
a trecho de The Incredibles.
Aula 11-12 (30/set [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 1/out [3.ª])
(15) Correção
de escritos que se devolviam.
(10) Assistência
a trecho do filme Mensagem, de Luís
Vidal Lopes.
(20) Resposta
a perguntas da p. 204 sobre «O dos Castelos» (orientada por trechos lacunares).
(10) Correção.
(3) Audição
de «O dos Castelos» (por Sinde Filipe).
(10) Resposta
à pergunta 1.1 da p. 204.
(5) Correção.
(2) Audição
de «A morte é curva da estrada» (declamada por Natália Luísa)]
(4) Audição
de «Cansa sentir quando se pensa», poema de Pessoa cantado por Débora
Rodrigues.
(10) Redação
de comentário a «Cansa sentir quando se pensa» (usando citações do próprio
poema e fazendo surgir certas expressões dadas: «sujeito poético», «ortónimo/a»,
«estrofe», «quarteto» ou «quadra», «verso», «dicotomia sentir/pensar»).
Aula 13-14 (1 [6.ª], 3 [3.ª] e
4/out [1.ª, 4.ª])
(15) Leitura,
bastante ascendente, de «Ela canta, pobre ceifeira» (p. 44), para completar
respostas lacunares a perguntas.
(5) Correção.
(10) Resolução
das perguntas 1 e 2 da p. 45 (de análise estilística ao poema da «Ceifeira»).
(5) Correção.
(2) Audição
da «Ela canta, pobre ceifeira», em declamação por Natália Luísa.
(8) Assistência
a sketch com ceifeiras (série
Barbosa).
(2) Comentário
a tira no Caderno de atividades (p.
65).
(5) Audição
de «Ele canta, pobre ceifeira» e «Gato que brincas na rua» por João Villaret.
(15) Compreensão
de «Gato que brincas na rua» (p. 42), pela redação de comparação com «Ela
canta, pobre ceifeira» (70 a 100 palavras; obrigatórias citações de «Gato»).
(10) Correção.
(10) Assistência a The Incredibles.
Aula 15 (1 [4.ª], 3 [1.ª, 6.ª]
e 4/out [3.ª])
(15) Resolução
de exercícios em torno de merónimos, holónimos; hiperónimos, hipónimos.
(5) Correção.
(5) Explicação
sobre conceito de coerência textual.
(15) Identificação
de infrações à coerência lógico-conceptual (regra da não-contradição; regra da
não tautologia; regra da relevância) e à coerência pragmático-funcional em
sketches.
(5) Correção.
Aula 16-17 (7 [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 8/out [3.ª])
(15) Correção
de escritos que se devolviam.
(5) Audição
de «Gato que brincas na rua», declamado por João Villaret e por J. J. Letria.
(7) Correção
do comentário feito na aula anterior, com comparação entre «Gato que brincas na
rua» e «Ela canta, pobre ceifeira».
(10) Relance
à quadra «Quase anónima sorris» (p. 44), para reparar na repetição do tópico
‘felicidade implica não-conhecimento’ e na discutível coesão frásica do último
verso, seguido de exercício com casos de anteposição do pronome.
(5) Correção.
(15) Redação
de respostas em torno de analogia entre «Gato que brincas na rua», de Pessoa, e
«Dístico», de Sebastião da Gama.
(10) Correção.
(5) Assistência
a sketch em torno de Pessoa (Os Contemporâneos, «Venda do Espólio de
Fernando Peçonha»).
(12) Assistência
a trecho de The Incredibles.
Aula 18-19 (8 [6.ª], 10 [3.ª] e 11/out
[1.ª, 4.ª])
(10) Explicação
de revisão das noções de modo e género.
(15) Preenchimento
de tabela, com reconhecimento de modos, géneros, autores.
(5) Correção.
(5) Resposta
a itens de escolha múltipla sobre «Ulisses» (p. 205).
(10) Resolução
dos itens 1 e 2.1 das pp. 205-206.
(10) Correção.
(2) Audição
de «Ulisses» (declamado por Natália Luísa).
(25) Redação
de textos em prosa começados por dois dos primeiros versos de poemas relanceados
no começo da aula.
Aula 20 (8 [4.ª], 10 [1.ª, 6.ª]
e 11/out [3.ª])
(15) Exercícios
sobre acentuação gráfica.
(5) Correção.
(25) Síntese,
em 90 a 105 palavras, de «A dor de pensar» (p. 47).
Aula 21-22 (14 [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 15/out [3.ª])
(25) Questionário
de escolha múltipla para compreensão de textos sobre a criação dos heterónimos (pp.
69-71; p. 68).
(5) Resolução
do ponto 1 da p. 114 (sobre «Opiário», de Álvaro de Campos), com relance ao excerto
do poema no manual e a texto mais completo na folha.
(5) Correção,
seguida logo de audição de excertos de «Opiário».
(5) Resolução
de «O estatuto especial de Álvaro de Campos» (p. 115).
(5) Visionamento
de clip (Wordsong) com adaptação de «Opiário».
(5) Correção.
(15) Leitura,
para resposta de composição curta acerca de «A arte futurista» (p. 116).
(5) Correção.
(8) Audição
(com algum relance às pp. 117-120), de «Ode triunfal», de Campos.
Aula 23-24 (15 [6.ª], 17 [3.ª] e
18/out [1.ª, 4.ª])
(15) Preenchimento
de ampliação de «Do sentir ao dizer: a linguagem na “Ode triunfal”» (p. 122)
com abonações do próprio texto.
(5) Correção.
(3) Assistência a trecho do filme Conversa Acabada, de João Botelho,
relativo à «Ode triunfal».
(5) Resposta
ao ponto 4 (p. 121).
(5) Correção.
(20) Leitura de «O que há em mim é sobretudo
cansaço» (p. 191), de Álvaro Campos, para depois completar análise a que só faltam
as transcrições do poema; resposta ao ponto 1 (pp. 125-126).
(5) Correção.
(5) Em coletivo, resposta ao ponto 1.1 a 1.6
(p. 125)
(15) Leitura
do ponto 1 de Escrita na p. 122 (definição de «ode» e «ode» à Campos), para responder
ao ponto 2 (redação de ode a uma realidade qualquer — escolar, sobretudo? —, à
maneira futurista).
(12) Assistência
a The Incredibles.
Aula 25 (15 [4.ª], 17 [1.ª,
6.ª] e 18/out [3.ª])
(20) Exercícios em torno de funções sintáticas.
(10) Correção.
(5) Mais exercícios.
(5) Correção.
Aula 26-27 (21 [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 22/out [3.ª])
(10) Correção
do questionário de compreensão de textos em torno da génese dos heterónimos.
(10) Ponto
da situação do trabalho até agora (conselhos).
(5) Visionamento de leitura de «Todas as
cartas de amor são ridúculas», de Álvaro de Campos, por Lídia Franco.
(5) Resolução de perguntas curtas sobre «Todas
as cartas [...]».
(5) Correção.
(25) Leitura de «Aniversário» (p. 127-128),
também de Álvaro de Campos, para responder a perguntas de completamento ou de
composição curta.
(5) Resolução
do ponto 11 da p. 130.
(15) Correções.
(10) Assistência
a trecho de The Incredibles.
Aula 28-29 (22 [6.ª], 24 [3.ª] e
25/out [1.ª, 4.ª])
(5) Audição
de «Aniversário», de Álvaro de Campos (de Ao
longe os barcos de flores).
(20) Leitura
de «Aniversário» — crónica de José Manuel dos Santos (p. 127) — para redação de
comentário (de síntese e de contraste com o poema homónimo de Campos estudado
na aula anterior).
(30) Compreensão
oral de primeira parte de documentário sobre Pessoa, seguida de questionário
V/F.
(20) Reescrita
de «Dobrada à moda do Porto», de Álvaro de Campos, com mudança apenas dos
trechos narrativos.
(10) Assistência a trecho de The Incredibles.
Aula 30 (22 [4.ª], 24 [1.ª,
6.ª] e 25/out [3.ª])
(10) Exercício
sobre coerência textual.
(5) Correção.
(10) Exercícios
sobre pontuação.
(5) Correção.
(10) Exercícios
sobre funções sintáticas.
(5) Correção.
Aula 31-32 (28 [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 29/out [3.ª])
(10) Correção de um tepecê ora entregue.
(10) Apresentação de aspetos da estrutura das
provas nacionais de Português do 12.º ano.
(30) Redação de respostas a grupo I-A de um
exame nacional (com texto de Álvaro de Campos).
(10) Redação/Correção
de respostas também a outras perguntas sobre o mesmo texto.
(15) Sorteio
de Liga dos Campeões (leitura em voz alta).
(15) Assistência
a The Incredibles.
Aula 33-34 (29 [6.ª], 31/out [3.ª]
e 1/nov [1.ª, 4.ª])
(10) Audição,
e visionamento, de «Lisbon Revisited (1923)» (p. 131) (Joaquim de Almeida; João
Grosso).
(25) Resolução
de questionário sobre assuntos de gramática a partir do texto «Lisbon Revisited
(1923)».
(25) Assistência
a segunda parte de documentário sobre Pessoa.
(5) Correção.
(5) Visionamento
de «Lisbon Revisited (1926)» (Paulo Pires) e audição de outra declamação.
(5) Cópia
de resposta ao ponto 2 da p. 132 (comparação dos textos de 1923 e de 1926).
(2) Passagem
do tepecê.
(10) Assistência
a trecho de The Incredibles.
Aula 35 (29 [4.ª], 31/out [1.ª,
6.ª] e 1/nov [3.ª])
(30) Redação
de respostas a grupo de uma das provas de exame de anos recentes (com texto de
Campos).
(2) Cópia
do enunciado do tepecê.
(5) Assistência
a sketch com Pessoa.
(8) Assistência
a trecho de The Incredibles.
Aula 36-37 (4 [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 5/nov [3.ª])
(20) Correção
do questionário (de gramática) sobre «Lisbon Revisited (1923)».
(7) Audição
de «Tabacaria» (por João Villaret; por Sinde Filipe).
(15) Preenchimento
de tabela em torno de características de Campos comuns ao ortónimo abonadas em
«Tabacaria» (pp. 133-135), de Álvaro de Campos.
(5) Correção.
(20) Redação
de comentário-síntese para compreensão de «Na tabacaria» (p. 136), de Valter
Hugo Mãe.
(5) Correção.
(10) Assistência
a trecho de The Incredibles.
Aula 38-39 (5 [6.ª], 7/nov [3.ª];
este bloco de aulas não se realizará nas turmas 1.ª, 4.ª, porque calharia em dia
de greve)
(25) Resolução
de perguntas de compreensão em torno de «Sentir tudo de todas as maneiras», de
Álvaro de Campos.
(10) Correção.
(5) Audição/leitura
de «Nos Desenhos animados» (Os Azeitonas).
(35) Jogo
do Stop em torno de funções sintáticas.
(10) Assistência
a trecho de The Incredibles.
Aula 40 (5 [4.ª], 7/nov [1.ª,
6.ª]; na turma 3.ª, esta aula, que calharia em dia de greve, não se realizará,
sendo o seu conteúdo antecipado para a aula 38-39 desta turma)
(40) Jogo
do Stop em torno de funções sintáticas [6.ª: redação de Alfabeto Pessoano].
Aula 41-42 (11 [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 12/nov [3.ª])
(25) Preenchimento
de tabela com valor de figuras de estilo para compreensão do texto IX de «O
guardador de rebanhos» (p. 79); resolução do ponto 5 da p. 80
(3) Audição
de poema IX de «O guardador de rebanhos» (Mário Viegas).
(15) Correção;
e explicação acerca de «Cruz na porta da tabacaria!»
(15) Redação
de síntese de «O mural de Pessoa», de Manuel Halpern (p. 72).
(5) Correção.
(5) Assistência
a sketch «Big Brother Grandes Portugueses»
(Diz que é uma espécie de magazine).
(18) Leitura
em voz alta de poemas de Campos (preparada em casa).
(7) Assistência
a The Incredibles.
Aula 43-44 (12 [6.ª], 14 [3.ª] e
15/nov [1.ª, 4.ª])
(25) Redação
autobiográfica a partir de textos de Caeiro (p. 73).
(10) Resolução
da pergunta 7 da p. 74 e do ponto 1 da p. 75.
(10) Correção.
(30) Leitura
em voz alta de textos de Campos.
(12) Assistência
a trecho de The Incredibles.
Aula 45 (12 [4.ª], 14 [1.ª,
6.ª], 15/nov [3.ª])
(20) Exercícios
de reconstituição de poemas de «O guardador de rebanhos».
(5) Correções.
(15) Leitura
em voz alta de textos de Campos.
Aula 46-47 (18 [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 19/nov [3.ª])
(20) Questionário
de compreensão de «Poesia e poética de Alberto Caeiro» (pp. 89-90).
(20) Leitura
de «Se eu pudesse trincar a terra toda» (poema XXI de «O Guardador de Rebanhos»),
para completamento de respostas a perguntas segundo o modelo de grupo I de
exames.
(3) Audição
de declamação do poema (por Mário Viegas).
(10) Correção.
(15) Leitura
em voz alta, «Ode triunfal».
(10) Assistência
a início de Clube dos Poetas Mortos.
Aula 48-49 (19 [6.ª], 21 [3.ª] e
22/nov [1.ª, 4.ª])
(20) Correção
do questionário de compreensão feito na aula anterior.
(20) Resposta
a perguntas de compreensão acerca de poemas de «O Guardador de Rebanhos»: XIV
(na ficha) e XXXVI (p. 81).
(3) Audição
do poema XIV.
(15) Correções.
(18) Leitura
em voz alta («Ode triunfal»).
(12) Assistência
a trecho de Clube dos poetas mortos.
Aula 50 (19 [4.ª], 21 [1.ª,
6.ª], 22/nov [3.ª])
(15) Explicação,
dirigida por ficha, sobre coordenação e subordinação (e, sobretudo, sobre
coordenadas conclusivas e explicativas e subordinadas substantivas relativas).
(10) Correção.
(5) Assistência
a sketch «Isto um crime de salada!» (série Meireles).
(10) Resolução
de ficha em torno de subordinadas adverbiais (e sketch visto).
(5) Correção.
Aula 51-52 (25 [1.ª, 4.ª, 6.ª] e 26/nov [3.ª])
(30) Questionário
de compreensão de crónica de Luís Filipe Borges («Muda de vida»), com
referências a Clube dos Poetas Mortos.
(35) Resolução
(segundo o modelo dos itens de grupo I-A de exames) de perguntas em torno do
poema XXV de «O Guardador de Rebanhos».
(10) Audição/Visionamento
de clips de poemas de Alberto Caeiro.
(10) Assistência
a trecho de Clube dos Poetas Mortos.
Aula 53-54 (26 [6.ª], 28 [3.ª],
29/nov [4.ª], 2/dez [1.ª])
(10) Correção
de comentário (feito há bastantes aulas) acerca da crónica «Aniversário» e do poema de Álvaro
de Campos com o mesmo nome.
(35) Com
livros de poetas portugueses do século XX, escolha, por cada aluno, de poema
curto a ler expressivamente; pequenas redações bibliográficas e preparação de
leitura.
(30) Leituras
expressivas, elegendo melhor conjunto poema/declamação.
(15) Assistência
a trecho de Clube dos Poetas Mortos.
Aula 55 (26 [4.ª], 28 [1.ª,
6.ª], 29/nov [3.ª])
(20) Preenchimento
de ficha com lacunas em torno de ortografia (pronomes versus sufixos-desinências pessoais).
(10) Correção.
(10) Exercício
sobre verbos e conjunções.
(5) Correção.
Aula 56-57 (2 [4.ª, 6.ª], 3 [3.ª], 4/dez [1.ª])
(15) Correção
do questionário de compreensão (sobre «Muda de vida»).
(5) Correção
também de questionário sobre o poema XXV de «O Guardador de Rebanhos» (chamando
a atenção para comentários na folha com solução modelar).
(15) Leitura
de três textos expositivos — «A poesia de Ricardo Reis» (p. 93), «Epicurismo»
(94), «Estoicismo» (95), para resolver item 1.4.1 na p. 94 e pergunta sobre
características de epicurismo e estoicismo.
(10) Correção.
(5) Assistência
a sketch «Rústicos pelo epicurismo»
(Zé Carlos).
(15) Leitura
de duas odes de Ricardo Reis, na p. 96, para responder a respostas de
composição curta.
(10) Correção;
explicação sobre marcas estilísticas das odes de Reis (explicação sobre a
pergunta 2 da p. 96).
(5) Audição
de edição de programa Pensamento Cruzado
(«Viver o dia»), para resolver item 11 da p. 96.
(10) Assistência
a trecho de Clube dos poetas mortos.
Aula 58-59 (3 [6.ª], 5 [3.ª],
6/dez [1.ª, 4.ª])
(5) Correção
de redação (à grupo I-B de exame, sobre Campos), tepecê antigo e devolvido
agora.
(15) Leitura
de «O arroz-doce quente» (p. 97) e resolução do ponto 1.1.
(5) Correção.
(3) Audição
de «Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio» (pp. 97-98), declamado por
Luís Lima Barreto.
(20) Resposta
a vários itens em torno do texto: 1.1.1 (p. 97), 1 (final da p. 98), 2.1 e 2.2
(p. 99), 7./7.1 e 8.
(10) Correção;
audição de declamação por Sinde Filipe.
(7) Assistência
ao sketch «Clube dos poetas mortos-vivos» (Herman Enciclopédia).
(25) Depois
de relance a crónicas gastronómicas de MEC, redação do mesmo género, em torno
de algum outro prazer alimentar.
Aula 60 (3 [4.ª], 5 [1.ª, 6.ª],
6/dez [3.ª])
(15) Exercícios
de classificação de orações.
(10) Correção.
(5) Assistência
a sketch-canção «C certinho» (Zé Carlos).
(5) Completamento
de texto lacunar sobre o citado sketch e variação linguística.
(10) Correção (também de dois exercícios).
Aula 61-62 (9 [1.ª, 4.ª, 6.ª],
10/dez [3.ª])
(20) Correção
de comentário em torno de «Tabacaria» (pedido como tepecê há muito).
(25) Questionário
de gramática.
(5) Resposta
curta a pergunta para compreensão de «Coroai-me de rosas» (p. 101).
(15) Confronto
da ode «As rosas amo dos jardins de Adónis» (p. 101) com uma sua versão
manuscrita, para apreciar evolução estilística.
(5) Transposição
em ordem natural da primeira estrofe da ode.
(15) Correções,
seguidas de audição de declamação de «As rosas amo dos jardins de Adónis».
(5) Assistência
a trecho de Clube dos Poetas Mortos.
Aula 63-64 (10 [6.ª], 12 [3.ª],
13/dez [1.ª, 4.ª])
(20) Resposta
a pergunta de compreensão sobre poema de Sophia — «Não creias, Lídia, que
nenhum estio» (p. 100) —, em contraste com odes de Reis.
(18) Leitura
de «Prefiro rosas, meu amor, à pátria» (p. 102), para preenchimento do texto
lacunar na p. 102.
(7) Correções.
(15) Assistência
ao sketch «À média e à belga», para
preenchimento de análise do mesmo.
(20) Redação
de pastiches de Caeiro e de Campos, a partir de poema de Reis («Prefiro rosas,
mau amor, à pátria»).
(5) Assistência
a trecho de Clube dos Poetas Mortos.
Aula 65 (10 [4.ª], 12 [1.ª,
6.ª], 13/dez [3.ª])
(15) Explicação
acerca de dissertação e texto expositivo-argumentativo, incluindo leitura de
modelo e preenchimento de lacunas..
(30) Resposta
a item de Grupo III de exame.
Aula 66-67 (16 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 17/dez [3.ª, 6.ª]; [na turma 6.ª, o conteúdo desta aula foi desenvolvido em duas sessões])
(10) Correção
de trabalhos de comentário agora devolvidos.
(15) Correção
do teste de gramática feito há uma semana.
(10) Explicação
sobre as tarefas de oral gravado; e sobre a avaliação no período, em geral.
(55) Assistência
ao trecho final de O Clube dos Poetas Mortos
e, ao mesmo tempo, conversa com cada um dos alunos sobre a classificação no
período.
Aula 68-69 (6 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 7/jan [3.ª])
(20) Ponto
da situação sobre programa neste começo do 2.º período.
(35) Resolução
do Grupo I-A de exame nacional (sobre o passo dos preparativos do casamento de
Maria Bárbara em Memorial do Convento).
(13) Exercícios
sobre reprodução do discurso no discurso (discurso direto livre, etc.).
(7) Correção.
(13) Assistência
a início de Marie Antoinette, para
confronto com Memorial.
Aula 70-71
(7 [6.ª], 9 [3.ª], 10/jan [1.ª, 4.ª])
(20) Correção
das perguntas I-A do exame de 2008 (2.ª fase) respondidas em aula anterior.
(20) Resposta
a perguntas relativamente fechadas de compreensão da ode de Reis «Cada um
cumpre o destino que lhe cumpre» (p. 104).
(5) Correção.
(35) Comentário
em torno de poemas de José Gomes Ferreira (p. 110) e da escrita de Ricardo
Reis.
(10) Assistência
a trecho de Marie Antoinette.
Aula 72 (7 [4.ª], 9
[1.ª, 6.ª], 10/jan [3.ª])
(10) Exercícios
de transposição de modos de relato do discurso com frases de Memorial do Convento.
(5) Correção.
(20) Mais
exercícios em torno da reprodução do discurso no discurso.
(10) Correção.
Aula 73-74 (13 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 14/jan [3.ª])
(30) Questionário
de escolha múltipla em torno de compreensão do início de Memorial do Convento (pp. 288-289).
(25) Redação
de respostas a perguntas (tipo I-A de exame), para compreensão de «Segue o teu
destino», de Ricardo Reis.
(5) Apresentação
(do manual) sobre Ricardo Reis.
(5) Audição
do mesmo poema musicado (Os Mensageiros).
(10) Correção.
(10) Assistência
a trecho de Marie Antoinette.
Aula 75-76
(14 [6.ª], 16 [3.ª], 17/jan [1.ª, 4.ª])
(25) Completamento
de respostas a perguntas de compreensão de «Autopsicografia» (p. 34), de
Fernando Pessoa.
(10) Correção.
(15) Completamento
de respostas a perguntas de compreensão de «Isto» (p. 36), de Fernando Pessoa.
(5) Correção.
(15) Assistência
a «Sessão de autógrafos» seguida de resposta a ficha com revisões várias
(paratexto, pronominalizações, funções sintáticas, orações).
(5) Correção.
(10) Marie Antoinette (35-45)
Aula 77 (14 [4.ª], 16
[1.ª, 6.ª], 17/jan [3.ª])
(15) Correção
de questionário sobre texto inicial de Memorial
do Convento feito no início da semana.
(5) Explicação
sobre conectores e marcadores discursivos.
(25) Redação
expositivo-argumentativa, com uso obrigatório de vinte corretores;
classificação de cada conector.
Aula 78-79 (20 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 21/jan [3.ª])
(10) Correção
de tepecê sobre amor de Baltasar e Blimunda.
(5) Leitura
de resposta a item de exame nacional (I-B) em torno da teoria do fingimento
poético em Pessoa.
(15) Leitura
de «Deixo ao cego e ao surdo» (p. 64), de Pessoa, para resolver ponto 4 do
manual.
(5) Relance
também à página ao lado (p. 65), para explicar cartoon (oralmente).
(10) Correção.
(10) Leitura
de «Não sei quantas almas tenho» (p. 58), para preenchimento de síntese e de análise
lacunares.
(5) Resolução
do ponto 3 da p. 59.
(8) Correções;
audição de «Não sei quantas almas tenho» (por Ana Lains), para detetar palavras
a mais e a menos relativamente ao original de Pessoa.
(5) Leitura
de quadra de Mário de Sá-Carneiro, «O outro», e audição da canção de Adriana
Calcanhoto para notar semelhanças com Pessoa.
(15) Assistência
a trecho de Marie Antoinette.
Aula 80-81
(21 [6.ª], 23 [3.ª], 24/jan [1.ª, 4.ª])
(15) Correção
de tepecê sobre dois traços de D. João V.
(25) Compreensão
de texto do cap. V de Memorial, «Baltasar
e Blimunda» (pp. 292-293), mediante preenchimento de tabela em torno de deíticos;
e outros itens sobre narração, aspetos simbólicos, etc.
(10) Correção.
(40) Redação
com transposição do texto «Baltasar e Blimunda» para contexto atual.
Aula 82 (21 [4.ª], 23
[1.ª, 6.ª], 24/jan [3.ª])
(20) Redação
de respostas de compreensão do poema de Pessoa «Às vezes, em sonho triste» (p.
55).
(10) Correção
(seguida de audição de canção por Dulce Pontes).
(10) Redação
de perguntas para respostas em torno de «Ó sino da minha aldeia»; resolução das
escolhas múltiplas no ponto 1 da p. 51.
(5) Correção.
Aula 83-84 (27 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 28/jan [3.ª])
(30) Questionário
de compreensão de «Que padre é este padre?» (pp. 297-298).
(10) Resolução
do ponto 7 da p. 298 e de «Pós leitura» das pp,. 299-300.
(5) Correção.
(20) Transposição
do poema de Pessoa «Não sei ser triste a valer» (p. 40) para texto expositivo.
(10) Correção.
(12) Assistência
a trecho de Marie Antoinette.
Aula 85-86
(28 [6.ª], 30 [3.ª], 31/jan [1.ª, 4.ª])
(25) Resposta
ao grupo I-A de exame nacional com texto de Pessoa («Em toda a noite o sono não veio»).
(10) Correção.
(5) Compreensão
de «Apócrifo pessoano», de Fernando Pinto do Amaral, através da localização de
versos mais irónicos.
(10) Reconstituição
do «Tudo que faço ou medito», de Pessoa, dado em desordem.
(7) Correções
(incluindo item na p. 54).
(15) Criação
de poema antónimo a partir de «Cai do firmamento» (p. 52), de Pessoa.
(15) Assistência
a Marie Antoinette (1.02-1.16 ou
1.17).
Aula 87 (28 [4.ª], 30
[1.ª, 6.ª], 31/jan [3.ª])
(10) Explicação,
em revisão, em torno de processos morfológicos de formação de palavras.
(3) Preenchimento
de quadro com palavras pertencentes a cada uma das classificações.
(2) Correção.
(15) Resolução
de exercícios sobre o mesmo assunto.
(5) Coreção.
(7) Assistência
ao sketch «Chatanato», para recolher palavras com diversas formações.
(3) Novo
preenchimento dos quadros com exemplos.
Aula 88-89 (3 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 4/fev [3.ª])
(20) Correção
do questionário de compreensão de texto de Memorial
feito há uma semana Saramago.
(3) Assistência
a trecho de conferência de imprensa por Abel Xavier.
(5) Preenchimento
de texto lacunar sobre o trecho de entrevista (e formação de palavras).
(5) Correção.
(10) Explicação
sobre valor dos adjetivos (restritivo, não restritivo); adjetivos
qualificativos, relacionais, numerais.
(17) Questionário
sobre «Sete-Sóis e Sete-Luas, heróis do pé descalço» (p. 296).
(5) Correção.
(25) Redação
de comentário em torno de dois textos
de Pessoa (pp. 48-49), em contraste com crónica de Luís de Sttau Monteiro (p.
49).
Aula 90-91 (4 [6.ª], 6 [3.ª],
7/fev [1.ª, 4.ª])
(10) Correção
do comentário (grupo I-B) sobre Bartolomeu.
(25) Redação
de respostas a perguntas acerca de «Chove. Que fiz eu da vida», de Pessoa; e começo
da leitura de «Cem homens e cem formigas» (pp. 301-302 do manual), trecho de Memorial do Convento.
(12) Correção.
(20) Questionário
(tipo grupo II) acerca de «O rosto e as máscaras da heteronímia» (p. 142).
(15) Assistência
a trecho de Marie Antoinette.
(5) Correção
de tabela comparativa Marie Antoinette/Memorial do Convento. Explicação sobre
tepecê.
Aula 92 (4 [4.ª], 6 [1.ª, 6.ª],
7/fev [3.ª])
(15) Leitura
de «Processos irregulares de formação de palavras» (no manual) para distribuir
palavras por quadro em folha dada que os organizava com exemplos.
(5) Assistência
a sketch com as palavras colocadas
(«Possuído por vozes da rádio», Lopes da Silva).
(5) Correção.
dessa parte da ficha.
(12) Resolução
do resto de ficha com mais exemplos de «Processos irregulares de formação de
palavras».
(7) Correção.
Aula 93-94 (10 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 11/fev [3.ª])
(25) Correção
do questionário de modelo de grupo II feito na última/penúltima aula e explicações
gramaticais (advérbio conectivo vs.
conjunção; pronome relativo e outras palavras relativas, orações relativas adjetivas
e substantivas).
(7) Assistência
a sketch «Chatanato».
(10) Resolução
da ficha relativa ao mesmo sketch e a
processos morfológicos de formação de palavras.
(10) Correções.
(8) Resolução
de correspondência entre tipos de narrador e passos de «Cem homens e cem
formigas» (pp. 301-302).
(5) Correção.
(25) Redação
de comentário, ainda em torno de «Cem homens e cem formigas» e de três espaços
aí referidos.
Aula 95-96 (11 [6.ª], 13 [3.ª],
14/fev [1.ª, 4.ª])
(10) Correção
de tepecê sobre «Blimunda» e de comentário sobre espaços em Memorial.
(20) Compreensão
de «Enfim chegou o dia» (pp. 304-305), por preenchimento de resumo lacunar;
resposta a pontos 2.1 e 2.2 da p. 306.
(10) Correção.
(23) Redação
de resposta ao ponto 1.2. da p. 309, com ligeira reformulação da indicação.
(20) Assistência
a trecho final de Marie Antoinette.
(5) Correção
do lado direito da tabela.
Aula 97 (11 [4.ª], 13 [1.ª,
6.ª], 14/fev [3.ª])
(15) Exercício
de identificação de adjetivos (e distinção entre adjetivos relacionais,
qualificativos, numerais).
(10) Correção.
(15) Exercícios
sobre advérbios e preposições.
(5) Correções.
Aula 98-99 (17 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 18/fev [3.ª])
(8) Audição
de biografia de Bartolomeu (em crónica na TSF).
(30) Compreensão
de «Um segredo» (p. 310), através de quadro a preencher (com inferências a
retirar de cada passo).
(5) Resolução
do ponto 8 (p. 312), de revisão gramatical.
(15) Correção.
(5) Audição
do trecho da subida da passarola (cfr. p. 314).
(15) Resolução,
por escrito, de ponto 2 da p. 314 (sobre «Que maravilha é viver e inventar»).
(10) Assistência
a início de Cinema Paraíso.
Aula
100-101
(18 [6.ª], 20 [3.ª], 21/fev [1.ª, 4.ª])
(25) Compreensão
de «Tenho tanto sentimento» (p. 143), por preenchimento de respostas (tipo
grupo-I) lançadas parcialmente.
(10) Resolução
das perguntas sobre «Quem foi Pessoa?» (p. 144).
(12) Correção.
(5) Assistência
ao sketch «Estava balofa».
(15) Resolução
de exercícios sobre adjetivos, advérbios, etc, em torno do mesmo sketch.
(7) Correção.
(12) Assistência
a trecho de Cinema Paraíso.
Aula 102 (18 [4.ª], 20 [1.ª,
6.ª], 21/fev [3.ª])
(5) Explicação
sobre nomes contáveis e não contáveis.
(15) Exercícios
sobre conjunções, nomes, e classes em geral.
(10) Correção
e audição de canção.
(10) Mais
exercícios sobre os mesmos assuntos.
(5) Correção.
Aula 103-104 (24 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 25/fev [3.ª])
(5) Sobre
trabalhos devolvidos e afixados no blogue.
(5) Espaço
(físico) em Memorial.
(20) Compreensão
oral de parte de documentário sobre Memorial
do Convento.
(5) Correção.
(5) Explicação
sobre quantificadores.
(30) Jogo
do Stop com conjunções, advérbios no superlativo, no comparativo, preposição,
nome de pessoa/objeto do Memorial,
nome contável, nome não contável no diminutivo, oração completiva, oração
relativa, verbo derivado por prefixação, composto morfológico, composto
morfossintático
(18) Assistência
a trecho de Cinema Paraíso.
Aula 105-106 (25 [6.ª], 27 [3.ª], 28/fev
[1.ª, 4.ª])
(15) Preenchimento
de «Esta é a história de Memorial do
Convento...» (p. 286).
(10) Resolução
de «Saramago. Morreu o escritor que inventou Blimunda» (pp. 280-281).
(10) Correções.
(30) Redação
de duas respostas sobre título de Memorial
(aproveitando os textos na p. 287).
(16) Assistência
a trecho de Cinema Paraíso.
(7) Preenchimento
de tabela sobre título e género em Memorial
do Convento e em Cinema Paraíso.
Aula 107 (25 [4.ª], 27 [1.ª,
6.ª], 28/fev [3.ª])
(5) Explicações
sobre determinantes, pronomes, quantificadores.
(10) Exercícios.
(5) Correção.
(3) Assistência
ao sketch «General e soldados».
(7) Resolução
de exercício.
(5) Correção.
(6) Mais
exercícios.
(4) Correção
e audição de canção.
Aula 108-109 (6 [3.ª], 7/mar [1.ª, 4.ª], 10/mar [6.ª])
(20) Leitura
de «Nova vida» (p. 315), para responder às duas perguntas de «leitura e
compreensão» (1 e 2).
(5) Correção.
(5) Audição
«Uma pedra muito grande» (excertos relativos à epopeia da pedra).
(20) Redação
de resposta em torno de pintura de José Santa Bárbara (p. 316); resposta a 1.3.
(8) Correções
(30) Assistência
a trechos de Fitzcarraldo, de W.
Herzog, aproximáveis do passo ouvido e da pintura na mesma página do manual de Memorial do Convento (cap. XIX,
transporte da pedra de Pêro Pinheiro até Mafra).
(2) Correção
da tabela comparativa Memorial-Fizcarraldo.
Aula 110 (6 [1.ª, 6.ª], 7 [3.ª],
11/mar [4.ª])
(20) Exercícios sobre conjunções.
(10) Correção.
(8) Exercícios com orações relativas, pronomes,
pontuação.
(7) Correção
Aula 111-112 (10 [1.ª, 4.ª], 11/mar [6.ª, 3.ª])
(20) Questionário
de compreensão (grupo II de exame, com texto sobre Memorial).
(5) Espaço
social: preenchimento de grelha.
(10) Leitura
de «Epopeia» (p. 154) para responder a itens V/F.
(10) Correções;
apresentação do manual (sobre espaço social).
(2) Audição
de Manuel Gusmão, «História e ficção em Memorial
do Convento».
(5) Apresentação
do manual sobre «romance histórico».
(20) Redação
de comentário-dissertação (Memorial do
Convento é uma epopeia?).
(10) Assistência
a trecho de Cinema Paraíso.
(7) Preenchimento
de súmula sobre tempo relações entre tempo do discurso e da história.
Aula 113-114 (13 [3.ª],14 [1.ª, 4.ª], 17/mar [6.ª])
(15) Completamento
de «Os Lusíadas: Poema Épico» (p.
156).
(5) Correção;
revisão da estrutura de Os Lusíadas
(por PP e relance às pp. 157-159).
(30) Reconhecimento,
em epopeias e poemas heroi-cómicos distribuídos, de assunto, limites de secções
características do género e aspetos de versificação.
(15) Correção.
(5) Audição/Leitura
de «Lusíadas» (Anakim; p. 195).
(17) Assistência
a trecho de Cinema Paraíso.
Aula 115 (13 [1.ª, 6.ª] 14/mar
[3.ª]; na turma 4.ª esta aula foi dada como tepecê)
(10) Correção
do questionário de compreensão feito na última/penúltima aula.
(35) Redação
de dissertação segundo guião dado.
Aula 116-117 (17 [1.ª, 4.ª], 18 [6.ª], 20/mar [3.ª])
(20) Compreensão
das estrofes I, 19-20 (p. 161), pela reescrita sem hipérbatos/anástrofes, e da
estrofe I, 42, pela descodificação de perífrases.
(5) Resolução
dos itens 3 e 4 da p. 162.
(7) Correções.
(5) Audição
(ilustrada por BD; comentada) de estrofes do «consílio glorioso».
(5) Resolução
de 1.1 (pp. 162-163).
(3) Correção.
(15) Resumo
de «O significado da mitologia n’Os Lusíadas»
(ponto 1, p. 163).
(5) Correção.
(18) Assistência
a trecho de Cinema Paraíso.
(5) Preenchimento
de quadro comparativo entre Lusíadas
e Cinema Paraíso.
Aula 118 (18 [4.ª], 20 [6.ª,
1.ª], 21/mar [3.ª])
(20) Resposta
a perguntas do exame sobre canto III e outras do manual (ora por preenchimento
de respostas parciais, ora por redação completa).
(10) Correção.
(15) Leitura
em voz alta.
Aula
119-120
(21 [1.ª, 4.ª], 24 [6.ª], 25/mar [3.ª])
(25) Questionário
sobre «A mitificação do herói n’Os
Lusíadas» (p. 190).
(30) Compreensão
de «Nove anos, milhares de léguas» (p. 317), para redigir respostas a três
perguntas (de grupo I) e criação de final alternativo.
(12) Correção.
(17) Assistência
a trecho final de Cinema Paraíso.
(5) Preenchimento
de tabela comparativa entre Memorial
e Cinema Paraíso.
Aula 121-122 (24 [1.ª, 4.ª], 25 [6.ª], 27/mar [3.ª])
(25) Preenchimento
de tabela com transposição de recursos estilísticos para linguagem comum e
identificação de algumas delas (em torno de estâncias finais do canto II e
iniciais do canto III, pp. 106-107 do manual).
(5) Preenchimento
de lacunas em diluições em prosa daquelas mesmas estâncias e do passo de Ourique (pp. 168-169).
(10) Correção.
(5) Explicação
sobre metáforas e metonímias (e outras figuras de estilo).
(15) Assistência
aos sketches «Não faça trocadilhos com o meu nomes» e «O meu filho é uma jóia
de moço», seguida de análise de metáforas e metonímias.
(10) Correção.
(15) Leituras
em voz alta.
Aula 123 (25 [4.ª], 27 [1.ª,
6.ª], 28/mar [3.ª])
(10) Correção
do questionário em torno de «A mitificação do herói n’Os Lusíadas».
(3) Audição
de um dos programas radiofónicos «Histórias assim mesmo», de Mafalda Lopes da
Costa (TSF), sobre «A lenda do milagre de Ourique».
(20) Redação
de respostas a perguntas sobre as estâncias 42-46, 50, 53-54 do canto III (pp.
168-169).
(12) Leitura
em voz alta.
Aula 124-125 (28 [1.ª, 4.ª], 31/mar [6.ª], 1/abr [3.ª])
(20) Correção
das perguntas sobre o episódio de Ourique.
(15) Redação
de resposta à pergunta 1.1.3 da p. 172 (sobre «A Largada» e as estâncias IV, 87-89).
(5) Completamento
de respostas às perguntas 1.1, 1.2, 2 2 e 2.1 (p. 173), sobre as estâncias IV, 87-89.
(10) Correções.
(4) Audição
das estâncias relativas ao Velho do Restelo.
(2) Audição
de programa «Lugares Comuns» (TSF), sobre «Ser um Velho do Restelo».
(1) Apresentação
de resposta ao ponto 2 da p. 173.
(5) Audição
de «Praia das lágrimas», de Rui Veloso/Carlos Tê.
(10) Leitura
em voz alta.
(15) Assistência
a início de A pesca de salmão no Iémen.
Aula 126-127 (31/mar [1.ª, 4.ª], 1 [6.ª], 3/abr [3.ª])
(10) Correção
de comentário sobre Memorial enquanto
epopeia.
(20) Questionário
de gramática. [Na turma 3.ª: correção de ficha sobre episódio de Ourique e mais
tempo para leitura em voz alta.]
(20) Compreensão
das estâncias finais do canto V (pp. 174-175), através de preenchimento de
paráfrases e redação de respostas (1.3 da p. 176).
(10) Correções.
(15) Leitura
em voz alta.
(13) Assistência
a trecho de A pesca de salmão no Iémen.
TPC — Responde ao ponto 1
da página 177 (umas 150 palavras ou até um pouco menos).
Aula 128 (1 [4.ª], 3 [1.ª, 6.ª],
4/abr [3.ª]) [Nas turmas 3.ª e 6.ª, em vez do que se descreve em baixo, far-se-á
o que está previsto para a aula 129-130, que estas turmas não terão.]
(30) Leituras
em voz alta.
(10) Assistência
a trecho de A pesca de salmão no Iémen.
Aula 129-130 (4/abr [1.ª, 3.ª]) [As turmas 3.ª e 6.ª, que estão com uma aula a menos, não terão esta aula, cujo conteúdo, porém lhes será dado na aula 128.]
(20) Correção
do questionário de gramática.
(10) Combinações
úteis para o próximo período.
(50) Assistência
a A pesca de salmão no Iémen, ao
mesmo tempo que conversa com cada um dos alunos (avaliação).
Aula 131 (22 [3.ª, 4.ª, 6.ª], 24/abr [1.ª])
(15) Compreensão
das estâncias 92-93, 95-99 (pp. 178-179) do canto VI de Os Lusíadas, através de comparação com passo idêntico de versão em
mirandês.
(5) Correção.
(15) Resolução
dos pontos 1, 2, 3, 4, 5, 5.1 e 6 (pp. 179-180), por completamento de versão
começada.
(10) Correção,
incluindo a do ponto 7.
Aula 132 (22 [3.ª, 6.ª], 24
[1:ª], 29/abr [4.ª])
(20) Compreensão
do canto VIII, 96-99 (p. 182), através de preenchimento de tabela com
transcrições.
(5) Correção
(e acrescento da tabela do verso).
(20) Leitura
de «Retrato de um país que gosta da cunha» (p. 183) para redigir pequena
associação com as estâncias acabadas de ver.
Aula 133 (24/abr [6.ª], 2/mai [3.ª]; nas turmas 1.ª e 4.ª esta aula e o seu tepecê são o tepecê da aula 131; note-se ainda que na turma 3.ª a aula fica bastante postergada, para dia 2 de maio)
(10) Correção
da pergunta com que terminara a aula anterior; e enquadramento do passo de Os Lusíadas a ler de imediato.
(35) Resolução
do grupo I-A de modelo de prova sobre canto VII, 78-84.
Aula 134-135 (24 [3.ª], 28/abr
[6.ª], 2/mai [1.ª, 4.ª])
(25) Compreensão
de trecho da Ilha dos Amores (Lusíadas,
IX, pp. 185-186 do manual), preenchendo lacunas em paráfrases e substituindo intrusos.
(15) Correção,
incluindo cópia de resumos.
(10) Assistência
ao passo da Ilha dos Amores em Non ou a
vã glória de mandar, de Manoel de Oliveira.
(15) Redação
de resumos (em cerca de dez palavras) das estrofes IX, 92-95 (p. 187 do
manual).
(10) Resolução
dos pontos 1, 3, 4 de Leitura/Compreensão (pp. 187-189).
(15) Correções.
Aula 136-137 (29/abr [3.ª, 6.ª], 5/mai [1.ª, 4.ª])
(5) Audição
das estâncias X, 144-152 (faixa 27; cfr. p. 191).]
(15) Localização
em diluição em prosa de estrofes e palavras trocadas (X, 144-152, pp. 191-192).
(5) Correção.
(15) Resolução
do ponto 1 de Leitura/Compreensão (p. 193).
(5) Correção.
(10) Assistência
a dois passos de Camões (de Leitão de
Barros), um deles com estrofes vistas acima.
(20) Resposta
a (alguns itens do) grupo I-A do exame de 2010, 1.ª fase (sobre X, 144-148).
(10) Correção
parcial.
Aula 138-139 (5 [6.ª], 6 [3.ª, 4.ª], 8/mai 81.ª]
(20) Compreensão
de «O Quinto Império» (Mensagem), p.
220, mediante escolha de paráfrases-traduções (e precedida de relance a dois
textos expositivos, os nas pp. 220 e 221).
(5) Correção.
(20) Compreensão
de «Nevoeiro» (p. 222), acrescentando paráfrases/traduções; preenchimento de
análise só com citações.
(10) Correções.
(15) Assistência a trechos de Mensagem, de Luís Vidal Lopes.
(12) Redação
para comparação do final
de Mensagem com as estâncias (quase)
finais também de Os Lusíadas
(sobretudo 145-146, p. 191).
(3) Correção.
Aula 140-141 (6
[6.ª], 8 [3.ª], 9/mai [1.ª, 4.ª])
(10) Correção
de tepecê da aula 133.
(10) Preenchimento
de comparação Lusíadas/Mensagem.
(5) Correção.
(5) Audição de «Mar Português», enquadramento
(na 2.ª parte), através de relance a livros (também da parte 3).
(10) Compreensão de «Mar Português», pensando
nas respostas a 1. e 1.1 (p. 218) e parafraseando três dísticos da segunda
estrofe.
(10) Correções.
(3) Audição de fado «Mar Português», de Hélder
Moutinho.
(10) Redação de confronto com estâncias IV,
88-89.
(5) Correção.
(10) Redação de comentário a crónica de Isabel
Leal («Do valer a pena», p. 219).
Aula 142 (8 [6.ª], 9/mai [3.ª]; nas turmas 1.ª e 4.ª esta aula não se realiza e o seu conteúdo será diluído em outra)
(10) Correção
de tepecê ora entregue; explicação sobre «prece».
(5) Assistência a trecho de narrativa
sinfónica sobre a segunda parte de Mensagem,
por Joaquim Luís Gomes, interpretada por Paulo Alexandre.
(25) Resposta a perguntas de grupo I-A de uma prova-modelo
sobre «Prece» (Mensagem).
Aula 143-144 (12 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 13/mai [3.ª])
(25) Para
compreensão de «O Infante», resolução das perguntas 2, 3 e 4. (p. 216); e 1 (de
pré-leitura), em torno de cartoon.
(5) Relativamente
a «Horizonte» (p. 217), resolução de 1 (p. 217).
(10) Correções;
audições de declamações (também de «Mostrengo»).
(5) Resposta
a 1.2 (no fim da p. 217).
(5) Correção
(e audição de «O homem do leme»).
(16) Assistência
a início de Baarìa.
(8) Preenchimento
de tabela sobre Felizmente há luar! /
Baarìa.
Aula
145-146
(13 [6.ª], 15 [3.ª], 16/mai [1.ª, 4.ª])
(20) Compreensão
de «A loucura» (Sofia Barrocas) e «D. Sebastião, Rei de Portugal» (Pessoa, Mensagem), na p. 213, por resposta
integrada às perguntas 1.1 e 1.2 (pré-leitura) e à pergunta 1
(leitura/compreensão).
(10) Resolução
de 2 (p. 214) e preenchimento de lacunas de resposta a 3.1.
(15) Correções.
(27) Resolve
o ponto 1 de escrita na p. 215 (dissertação/plano de sobre loucura), mas
fazendo apenas um guião.
(13) Assistência
a trecho de Baarìa.
Aula 147 (13 [4.ª], 15 [6.ª,
1.ª], 16/mai [3.ª])
turmas 3.ª e 6.ª:
(25) Questionário
de grupo II de exame sobre «O Sebastianismo e o Quinto Império» (p. 215).
(15) Assistência
a trecho de «Non...» (relativo a Alcácer Quibir).
turmas 1.ª e 4.ª:
(40) Resposta
a grupo I-A sobre «Prece» (Mensagem).
Aula 148-149 (19 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 20/mai [3.ª])
(15) Correção
do questionário sobre «O Sebastianismo...» feito na última aula.
(15) Em
relance rápido de algumas folhas de Felizmente,
identificação de exemplos de vários tipos de didascálias.
(12) Correção
e explicação sobre outros aspetos paratextuais da peça.
(15) Redação
em torno da ironia contida na lista de apresentação das personagens.
(5) Correções.
(5) Audição
de informação biobibliográfica, para responder a 1.1 da p. 232; correção.
(15) Assistência
a trecho de Baarìa.
(3) Correção
de tabela comparativa Baarìa/Felizmente.
Aula
150-151
(20 [6.ª], 22 [3.ª], 23/mai [1.ª, 4.ª])
(15) Correção
de modelo de exame (grupo I) sobre «Prece».
(5) Indicações
para a dramatização a seguir.
(40) Leitura
dramatizada do ato I.
(15) Depois
de ver peça na parte correspondente a pp. 242-244 (3-7), redação para responder
a 6, na p. 245.
(3) Correção.
(10) Assistência
a trecho de Baarìa.
Aula 152 (20 [4.ª], 22 [6.ª,
1.ª], 23/mai [3.ª])
(20) Relanceados ensaios na p. 234 (acerca de
teatro épico), comentário sobre como as duas primeiras notas marginais (manual,
p. 242; Felizmente, pp. 15-16) demonstram essa abordagem «épica».
(5) Correção.
(15) Preenchimento
de texto lacunar com súmula sobre Mensagem.
(5) Correção.
Aula 153-154 (26 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 27/mai [3.ª])
(15) Correção
de escrito feito (pergunta sobre opinião de personagens acerca de Gomes Freire)
em aula anterior.
(7) Assistência
a trecho da peça.
(30) Resolução
de perguntas de grupo I-A sobre Felizmente
há luar!
(10) Preenchimento
de tabela sobre paralelismos entre Felizmente
e 1961.
(5) Correções.
(15) Assistência
a trecho de Baarìa.
(5) Resolução
de tabela comparativa Baarìa / Felizmente.
Aula
155-156 (27
[6.ª], 29 [3.ª], 30/mai [1.ª, 4.ª])
(5) Assistência
a trecho de representação de Felizmente
há luar!.
(15) Deteção
de incorreções em «As personagens do poder» (p. 251).
(7) Correção.
(20) Leitura
do texto «O chefe da revolta» (252-254 do manual) para resolver pontos 1. e 3.1
da p. 254 (itens do exame de 2004).
(5) Correção.
(8) Assistência
a trecho de episódio de «Conta-me como foi» para opinar sobre itens na p. 256.
(5) Correções.
(20) Recitações
de poemas de Mensagem.
Aula 157 (27 [4.ª], 29 [6.ª,
1.ª], 30/mai [3.ª])
(7) Correção
de respostas a perguntas de grupo I (sobre Felizmente
há luar!) feitas na em aula anterior.
(20) Questionário
de compreensão em torno de texto sobre sobre linguagem de Felizmente há luar!.
(15) Assistência
a trecho de documentário sobre Cesário Verde [ou a trecho de Baarìa] / Recitações de poemas de Mensagem.
Aula 158-159 (2 [1.ª, 4.ª, 6.ª], 3/jun [3.ª])
(15) Correção
de questionário ao estilo de grupo II de exame feito na semana anterior (sobre
linguagem de Felizmente).
(15) Esclarecimentos
sobre estrutura das provas de exame (e relance a diversas perguntas de grupo
I-B, que ficaram para ser treinadas mais tarde em casa).
(23) Questionário
de gramática.
(35) Leituras
dos vários textos que nos faltavam de Felizmente
há luar! no livro, cumprindo assim os quartos de final das duas ligas.
Aula
160-161 (3
[4, 6.ª], 5/jun [1.ª, 3.ª])
(10) Exemplo
de solução das perguntas de grupo I-B distribuídas na aula anterior.
(15) Leitura
em voz alta de «Pessoa responde a Ana Moura» (pp. 25-26) e de «Luís de Camões,
esse desconhecido» (pp. 150-151), para efeitos das semi-finais das duas Ligas.
(45) Recitações
de poemas de Mensagem.
(20) Assistência
a trecho de Baarìa.
Aula
162-163
(5 [6.ª], 6/jun [1.ª, 3.ª, 4.ª])
(25) Correção
do questionário de gramática da penúltima aula.
(10) Finais
da Liga Europa («A Camões», de Manuel Bandeira, p. 148) e da Liga dos Campeões
(«Liberdade», de Pessoa, p. 57).
(50) Assistência
a conclusão de Baarìa.
#
<< Home