Tuesday, September 13, 2011

Escrita

Pequenos Prazeres

            Era este o nome de uma secção do Jornal de Letras, em que um escritor, artista, intelectual convidado, em parágrafos soltos, elencava situações e objetos propiciadores de satisfação. O que se segue é uma seleção dos «pequenos prazeres» dos decimanistas da ESJGF (um por cada aluno das turmas primeira, terceira, quarta, sexta e nona), tal como foi publicada no Voz Activa.

Bolo de chocolate, com muito recheio e feito pela minha avó. [Miguel Pinto, 10.º 1]
Dá-me prazer o simples facto de olhar à minha volta, enquanto estou a correr ou a andar rapidamente. Dá-me a sensação de que, por cada característica da paisagem que passo, ultrapasso uma fase da minha vida e sigo em frente, evoluindo. Como se a vida fosse uma trajectória, que, a pouco e pouco, fosse sendo preenchida. [Miguel Formiga, 10.º 1]
Estar num restaurante em que sou bem servido e dizer no final: «já não consigo comer mais». [Miguel Martins, 10.º 1]
Dar uma festa ao meu gato ou levar dele umas dentadas e arranhadelas. [Pedro Correia, 10.º 1]
Cozinhar abstrai-me do mundo exterior e dos seus problemas. Adoro cozinhar pois entro num mundo onde o que conta são as gotas de limão, em vez das moedas no bolso. [Inês Pires, 10.º 1]
Tatuagens e piercings: tudo o que seja «diferente do igual» fascina-me. [Inês Oliveira, 10.º 1]
A emoção de um jogo de basquetebol. O nervosismo logo no aquecimento. Cumprimenta-se o adversário e o jogo começa. [Duarte Marques, 10.º 1]
Gambas. Adoro pescá-las. Faço-o desde pequeno. O seu sabor ainda é melhor do que pescá-las. [João Santos, 10.º 1]
Ficar na cama debaixo dos cobertores. Quando chove não é discutível. [Pedro Direita, 10.º 1]
Observar quadros em museus (tantas sensações expostas numa simples tela...). [Guilherme Sequeira, 10.º 1]
Poder estar fora de Lisboa aos fins de semana, no Sardoal ou em Viseu. [Francisco Santos, 10.º 1]
Os doces caseiros que a minha avó materna prepara cada vez que vou visitá-la à aldeia. [Tomi, 10.º 1]
O cheiro da aldeia da minha mãe, aquele cheiro a plantas e animais. [Francisco Reis, 10.º 1]
Reviver momentos positivos do passado e conseguir tirar melhor, ou igual, proveito deles. [Beatriz Miguel, 10.º 1]
Um mergulho no mar, mal se chega à praia. [Mónica Rocha, 10.º 1]
Desde a grande sandes com pasta de atum da famosa D. Edite, com maionese e alface a cair pelos lados, a um bom filme, numa sala escura. [Rui Passinhas, 10.º 1]
O mês de Dezembro, em Lisboa. Sempre com chuva e frio. A melhor altura para comer castanhas e ficar perto da lareira. [Noorani Julficarali, 10.º 1]
A espantosa vista da Serra da Estrela no inverno. [Cláudia Grosso, 10.º 1]
Escrever poemas, textos, desenhos. [Inês Cruz, 10.º 1]
Pensar em nada, por alguns instantes. [Luís Coutinho, 10.º 1]
Acordar antes de o despertador tocar e saber que ainda tenho mais uns minutos para dormir. [Marta Carvalho, 10.º 3]
Quentinho, deitado, debaixo dos lençóis, a apreciar a sensação da chuva e o barulho do frio na rua. [Pedro Ramos, 10.º 3]
São 7h32, como acabo de ver no meu relógio. Ando sempre com um relógio de pulso, para me poder orientar. Só vejo as horas em relógios digitais. Não gosto de me atrasar, por isso não saio de casa sem o ter a adornar o meu pulso. [Pedro Andrade, 10.º 3]
Fotografias clássicas, a preto e branco, com pessoas diante de paisagens, retratando momentos quase idílicos, fotografias grandes em molduras de um branco sujo. [Filipa Ladislau, 10.º 3]
Decorar factos, números, sequências. O alfabeto grego e as capitais. [Luísa Morgado, 10.º 3]
«Fast-food», mas só com colegas e amigos. [Marta Vassalo, 10.º 3]
Apanhar um avião, qualquer um, é sempre uma sensação magnífica, mesmo que seja em económica (nunca viajo em executiva). [Miguel Gaio, 10.º 3]
Falar inglês: muitas vezes, dou por mim a falá-lo, mesmo que não me lembre de ter passado do português para o inglês. [Joana Oliveira, 10.º 3]
Ver séries inglesas, no computador ou na televisão. [Cláudia Ferreira, 10.º 3]
Jogar futebol, em Monsanto, com os meus amigos, aos sábados à tarde. Com o sol já a pôr-se, algumas nuvens no céu e a lua a espreitar por entre elas. [Marta Pereira, 10.º 3]
Ir alguns fins-de-semana para a Costa de Caparica e estar com os meus pais, na brincadeira: passar tempo como menina dos papás. [Rita Teodoro, 10.º 3 e 10.º 8]
É sábado, são dez da manhã e ainda não me levantei. Decidi ficar na preguiça, a aproveitar cada minuto que me resta, antes de a minha mãe entrar pela porta e dizer que estou atrasadíssima. [Marta Brito, 10.º 3]
Quando é sábado e pensamos que é domingo e depois nos dizem que é sábado: ficamos logo relaxados por sabermos que temos mais um dia de descanso. [José Nuno Rodrigues, 10.º 3]
A chegada ao ponto mais alto de um monte bem alto. A satisfação e o orgulho, ao vencer uma batalha contra o cansaço, são avassaladores. [Sara Emara, 10.º 3]
Depois de um dia quente e stressante, nada melhor do que tocar violino de janela aberta, para desanuviar, e, de seguida, beber um copo de batido de banana. [Leonor Marques, 10.º 3]
Ler até os olhos já não aguentarem mais e, mesmo assim, insistir um pouco ainda, para se poder acabar o capítulo. [Gi, 10.º 3]
Pessoas a sorrir. [João Guedes, 10.º 3]
Animais que vêm ter connosco a pedir festinhas. [Ana Gisela Domingues, 10.º 3]
Tocar guitarra logo ao acordar: um exercício para os dedos (depois, não me canso a escrever). [Miguel Botelho, 10.º 3]
Misturar música. Uma das coisas que mais me acalmam e de que gosto, principalmente, em festas, porque estou então com a adrenalina toda e esse contraste causa uma boa sensação. [Afonso Lopes, 10.º 3]
Mas a amizade é o meu maior prazer. [Inês Vieira, 10.º 3]
Enterrar as mãos nos sacos de feijão da mercearia. [Marta Moreira, 10.º 4]
Fechar-me no quarto a tocar guitarra. [David Ferreira, 10.º 4]
Ver uma lágrima de felicidade em alguém que nos vê, pois as saudades já apertavam. [Inês Marques, 10.º 4]
Crias bebés de qualquer espécie animal. [Joana Coelho, 10.º 4]
Passar uma tarde de fim de semana de inverno a ver os filmes da Sic ou da TVI e a comer scones. [Miguel Dias, 10.º 4]
Um bom sumo de laranja, numa manhã de verão, ao pequeno almoço. Fresco, com umas pedras de gelo, anes de sair paa a praia. [Núria Trigo, 10.º 4]
Alimentar os pássaros que comem migalhas de pão junto à minha janela. [Daniel Correia, 10.º 4]
Segurança. Saber o que estou a fazer. Ter a certeza. [Catarina Nunes]
Comidas caseiras na casa da avó. [Rita Sampaio, 10.º 4]
Acordar com a minha gata ao lado. [Mar Viana, 10.º 4]
O cheiro de um livro acabado de comprar. [Beatriz Fidalgo, 10.º 4]
Ténis, quase de todas cores, feitios, estilos. A originalidade do modelo, a sua cor, formato, tudo. Um prazer dispendioso. [Mariana Soares, 10.º 4]
Estar com fome e sentir o cheiro da comida. [Rodrigo Almeida, 10.º 4]
Quando deslizo no mar com a minha pancha, parece que o mundo está aos meus pés e não existe mais nada em redor. [Rafaela Matos, 10.º 4]
Ver sorrir uma pessoa de quem gostamos. A mim, dá-me muito prazer ver a minha mãe a sorrir, ver que está feliz. [Margarida Graça, 10.º 4]
Observar os problemas dos outros e pensar no que teria feito se estivesse no seu lugar. [Francisco Hipólito, 10.º 4]
Aprender a cada dia que passa. [Gonçalo Correia, 10.º 4]
Música, música e música. [Inês Miranda, 10.º 4]
Cheiro da margarina a derreter na frigideira. [Sofia Ramos, 10.º 6]
Pôr do sol. De preferência, acompanhado. [João Ferreira, 10.º 6]
Sermos amados. [Pedro Saraiva, 10.º 6]
As beijocas todas besuntadas das minhas primas, cheias de batons ou das gorduras da comida. [Maria Gabriel, 10.º 6]
No carro, no início das férias, ir de viagem com a família; o ambiente de barulho e excitação, o calor, a praia, o sol. [Catarina Gomes, 10.º 6]
Os animais: a maneira como eles nos percebem, principalmente os cães. [Filipa Pires, 10.º 6]
Música. Gosto de ter uma música de fundo, não gosto que o meu quarto esteja em pleno silêncio. [Gonçalo Camarate, 10.º 6]
Fazer felizes as pessoas de quem gosto. [Salomé Costa, 10.º 6]
Música de todo o tipo: não sou esquisito. [David Carmelo, 10.º 6]
Crepes de chocolate com gelado de baunilha. Se pudesse, comia esta sobremesa todos os dias. [Sol, 10.º 6]
O cheiro das arrecadações e das garagens. [Mariana Costa, 10.º 6]
Vou para a cama cedo. Mas também adoro acordar cedo, para aproveitar bem o dia e ter à minha espera um grande pequeno-almoço. [João Almendra, 10.º 6]
Andar em direcção ao mar, enquanto o cheiro da maresia me vai satisfazendo ofacto e pensamento. [Rita Gaspar, 10.º 6]
Pulseiras com nomes, com frases, com cores, com sininhos, de metal, de madeira, de pano ou, ainda, com medalhas. [Marta Guedes, 10.º 6]
Saudades do verão, mas ansioso pelo inverno e pelas férias do Natal, para estar com as pessoas de que mais gosto [Daniel Paris, 10.º 6]
Recordações. [Mariana Luís, 10.º 6]
Cheiro a terra húmida, depois de chover. [Carolina Carrêlo, 10.º 6]
Andar de skate é a melhor sensação: o vento bate na cara e posso libertar-me de toda a raiva que sinta. [Pedro Ferreira, 10.º 6]
O poder da argumentação. O mais importante para tornar uma pessoa válida e credível. [Tiago Ferreira, 10.º 6]
Receber um abraço [Lara Afonso, 10.º 6]
Sempre, desde pequeno, leio à noite. Não há maior satisfação do que acabar um livro e pensar: «ainda bem que quis ler só mais um capítulo». [Miguel Teles, 10.º 6]
Saco de boxe, para relaxar. [Miguel Garcia, 10.º 6]
Imaginar é óptimo. Sabe muito bem imaginar como seriam as coisas de maneira diferente do que a realidade nos proporciona durante o dia a dia. [Mariana Ornelas, 10.º 6]
Animais, principalmente gatos: estar na minha casa de campo rodeada dos meus pequenos gatinhos. [Sofia Alves, 10.º 6]
Não há melhor do que estar com amigos ou familiares, contar como foi o dia e divertirmo-nos. [Filipe Reis, 10.º 9]
Ir ao estádio ver jogos (especialmente, quando o clube por que torço ganha). [Rodrigo Campos, 10.º 9]
Olhos verdes, brilhantes e apaixonados. [Bárbara Alves, 10.º 9]
Jogar «online» e falar com os meus amigos no computador. [Rui Pereira, 10.º 9]
Ver o mar e, ao mesmo tempo, ouvir música. Parece que há uma certa ligação e sinto-me mais optimista  feliz quando o faço. [Sara Miranda, 10.º 9]
Ice Tea do Liedl, depois de estar cansado e cheio de sede [João Pedro Pereira, 10.º 9 e 10.º 2]
Livros (de preferência, de suspense e acção) [Francisco Baptista, 10.º 9]
Fazer desporto e estar em forma. [Carlos Serra, 10.º 9]
Uma das coisas mais bonitas da vida: dormir. Sou preguiçoso e, quando me deito, já não me conseguem levantar. [Miguel Palrão, 10.º 9]
Perfumes e maquilhagem. As texturas, o aroma. Como se brincar com eles e contar uma história. [Márcia Pereira, 10.º 9]
O prazer de entrar no estádio e ver os holofotes apontados e a ofuscar-me. [Gonçalo Palma, 10.º 9]
Passear à chuva. [Rita Romeiras, 10.º 9]
A época natalícia e o brilho das luzes. [Catarina Santos,10.º 9]
Uma bola de vólei a cair mesmo em cima de quem não gostamos. [Afonso Coelho, 10.º 9]
Estou de férias, acabo de acordar. São horas de almoço e já sinto o cheiro a batatas fritas. Passado um tempo, vem a minha querida avó trazer-me o almoço à cama. [Nuno Aguiar, 10.º 9]
Sonhar sobre a primeira tatuagem ou sobre receber o meu bulldog inglês. [Ana Rato, 10.º 9]
Brincadeiras com a minha prima bebé. [Daniel Pinto, 10.º 9]
Vida, mas bem vivida. [João Scheltinga, 10.º 9]
Ver o Sporting a jogar. O prazer de poder gritar cada vez quer os jogadores têm a bola, festejar cada golo que marcam, reclamar quando somos «roubados». [Martim Zanatti, 10.º 9]