Sugestões 12.º 6.ª
Embora tenha até já bastantes trabalhos dos alunos (redacções, questionários de leitura e de compreensão oral), não é muito útil deixar informação acerca desses aspectos: trata-se de competências que pouco mudam ao longo de anos (em redacção e em leitura, os alunos estarão em nível muito idêntico ao que tem sido o seu ao longo destes anos); a matéria em que poderá haver oscilação é a gramática (que ainda não entrou nestes comentários). O que por ora farei, portanto, é chamar a atenção para o que pode ser mudado a curto prazo (falhas de tepecês; atrasos).
Serei mais descritivo no caso de Tomé, Gonçalo, Bárbara, os únicos alunos com que não trabalhara nestes últimos anos.
Informações sobre o 12.º 6.ª, a Português, em 23 de Outubro de 2009
Catarina — Já faltou umas duas vezes, pelo menos. Falhou um dos tepecês. No resto, não tenho razões de queixa.
Cátia — Sempre cumpridora.
Filipa — Inicialmente, desconcentrou-se mais do que o ano passado (por conversar um tanto com Bárbara). Parece-me que já estará ultrapassado este problema. De resto, tem cumprido bem.
Gonçalo — Teve fraca nota na compreensão de textos excritos (na leitura, portanto), mas pode ser que isso se devesse a não estar habituado ao formato dos testes em causa. Na escrita, tem estado entre o Suf+ e o Bom- (13,5, portanto). Na comprreensão oral, teve uma boa nota (15), mas faltou quando se fez um outro teste. Problemas a resolver: não tem feito os tepecês; falta bastante. (Não tem talvez dificuldades especiais, mas, no tipo de avaliação que faço, é imprescindível fazer os tepecês e evitar faltar. De outro modo, não vai ter positiva.)
Inês — Sempre bem
Joana I — Sempre bem também.
Joana O. — Sempre bem.
Joana C. — Sempre bem.
João II — Não pode faltar (como já aconteceu). Tem de fazer os tepecês. Infelizmente, parece estar a repetir o percurso do ano anterior. É aluno com muitas capacidades, mas que não levado a escola com seriedade.
João I — Já demasiadas faltas. (E, quando vem à aula, nem sempre é pontual.) Também já falhou tepecês.
Mónica — Sempre bem.
Pedro — Tem estado bastante concentrado este ano.
Raquel — Sempre bem. Tem feito os tepecês, o que nem sempre acontecia em anos anteriores.
Ricardo — Bem, também.
Tiago — Sempre bem.
Tomás — Falta muito. Não tem feito tepecês. Creio que ainda não tem livro. Parece menos empenhado do que o ano passado.
Tomé — Falhou bastante num teste de compreensão de leitura (mas admito que se tratasse de falta de hábito neste tipo de questionários). Esteve bem nos questionários de comprensão oral. A escrita é da ordem do Suficiente (pode, portanto, ainda melhorar bastante: pontuação, acentuação, alguns erros ortográficos). É um aluno cumpridor, que ainda há-de melhorar o nível actual.
Vanessa — Sempre cumpridora.
Vranda — Tem estado bem. Falhou agora um tepecê (que creio me prometeu fazer).
Bárbara — Por vezes, distraiu-se a falar com Filipa. Agora, parece já estar mais contida. Teve fraca nota na compreensão do escrito (leitura), o que admito pudesse ser motivado pela falta de hábito nestes questionários. Na compreensão oral tem tido boas notas. A escrita é da ordem do Suficiente. Vai, decerto, melhorar ainda (por exemplo, acentuação é muito esquecida).
Serei mais descritivo no caso de Tomé, Gonçalo, Bárbara, os únicos alunos com que não trabalhara nestes últimos anos.
Informações sobre o 12.º 6.ª, a Português, em 23 de Outubro de 2009
Catarina — Já faltou umas duas vezes, pelo menos. Falhou um dos tepecês. No resto, não tenho razões de queixa.
Cátia — Sempre cumpridora.
Filipa — Inicialmente, desconcentrou-se mais do que o ano passado (por conversar um tanto com Bárbara). Parece-me que já estará ultrapassado este problema. De resto, tem cumprido bem.
Gonçalo — Teve fraca nota na compreensão de textos excritos (na leitura, portanto), mas pode ser que isso se devesse a não estar habituado ao formato dos testes em causa. Na escrita, tem estado entre o Suf+ e o Bom- (13,5, portanto). Na comprreensão oral, teve uma boa nota (15), mas faltou quando se fez um outro teste. Problemas a resolver: não tem feito os tepecês; falta bastante. (Não tem talvez dificuldades especiais, mas, no tipo de avaliação que faço, é imprescindível fazer os tepecês e evitar faltar. De outro modo, não vai ter positiva.)
Inês — Sempre bem
Joana I — Sempre bem também.
Joana O. — Sempre bem.
Joana C. — Sempre bem.
João II — Não pode faltar (como já aconteceu). Tem de fazer os tepecês. Infelizmente, parece estar a repetir o percurso do ano anterior. É aluno com muitas capacidades, mas que não levado a escola com seriedade.
João I — Já demasiadas faltas. (E, quando vem à aula, nem sempre é pontual.) Também já falhou tepecês.
Mónica — Sempre bem.
Pedro — Tem estado bastante concentrado este ano.
Raquel — Sempre bem. Tem feito os tepecês, o que nem sempre acontecia em anos anteriores.
Ricardo — Bem, também.
Tiago — Sempre bem.
Tomás — Falta muito. Não tem feito tepecês. Creio que ainda não tem livro. Parece menos empenhado do que o ano passado.
Tomé — Falhou bastante num teste de compreensão de leitura (mas admito que se tratasse de falta de hábito neste tipo de questionários). Esteve bem nos questionários de comprensão oral. A escrita é da ordem do Suficiente (pode, portanto, ainda melhorar bastante: pontuação, acentuação, alguns erros ortográficos). É um aluno cumpridor, que ainda há-de melhorar o nível actual.
Vanessa — Sempre cumpridora.
Vranda — Tem estado bem. Falhou agora um tepecê (que creio me prometeu fazer).
Bárbara — Por vezes, distraiu-se a falar com Filipa. Agora, parece já estar mais contida. Teve fraca nota na compreensão do escrito (leitura), o que admito pudesse ser motivado pela falta de hábito nestes questionários. Na compreensão oral tem tido boas notas. A escrita é da ordem do Suficiente. Vai, decerto, melhorar ainda (por exemplo, acentuação é muito esquecida).
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