Friday, September 11, 2009

Avaliação turma 6

Informações sobre o 12.º 6.ª, a Português, em 27 de Fevereiro de 2010
— no primeiro parágrafo de cada aluno, reponho a informação dada a meio do 1.º período —

Catarina — [23-10-2009:] Já faltou umas duas vezes, pelo menos. Falhou um dos tepecês. No resto, não tenho razões de queixa.
[27-2-2010:] Continua a haver falhas de tepecês (ora, para a Catarina, a escrita com certo vagar, com cuidados de revisão, é talvez o aspecto que interessa mais desenvolver). É também preciso ler o Memorial do Convento, se por acaso o não fez (faltou no dia em que verifiquei, uma primeira vez, a leitura da obra, mas adivinho que não leu ainda o romance na íntegra). Passada uma fase em que esteve mais desconcentrada do que nas melhores fases (grande parte o 1.º período), agora tem estado de novo mais focada nas aulas. Convém que junte à rapidez o espírito de sacrifício necessário para resolver o que nas tarefas não seja tão imediato. Também ainda não foi entregue tarefa grande do 1.º período (embora eu tenha visto já o filme em projecto inacabado).

Cátia — [23-10-2009:] Sempre cumpridora.
[27-2-2010:] Quero matizar um pouco o que disse a meio do 1.º período: tem havido algum desleixo em alguns tepecês (é certo, depois resolvido); também me parece que Memorial não foi lido não íntegra, quando o pedi. Este aspecto deve ainda ser tratado o mais depressa possível. De resto, a Cátia tem trabalhado sempre bem em aula, embora deva habituar-se a ser ligeiramente mais rápida. Nota razoável em gramática.

Filipa — [23-10-2009:] Inicialmente, desconcentrou-se mais do que o ano passado (por conversar um tanto com Bárbara). Parece-me que já estará ultrapassado este problema. De resto, tem cumprido bem.
[27-2-2010:] Desde o décimo ano que a Filipa se tem tornado, a pouco e pouco, mais despachada, tendo atingido já uma interessante eficiência/rapidez. E é realmente das alunas que mais prontamente resolve as tarefas das aulas. No entanto, haverá agora que escrutinar pacientemente o que escreve (e evitar precipitações na interpretação). Já falhou tepecês. Não sei se avançou suficientemente no Memorial. Creio que não. Deve tratar isso. Também a gramática merece mais estudo.

Gonçalo — [23-10-2009:] Teve fraca nota na compreensão de textos escritos (na leitura, portanto), mas pode ser que isso se devesse a não estar habituado ao formato dos testes em causa. Na escrita, tem estado entre o Suf+ e o Bom- (13,5, portanto). Na compreensão oral, teve uma boa nota (15), mas faltou quando se fez um outro teste. Problemas a resolver: não tem feito os tepecês; falta bastante. (Não tem talvez dificuldades especiais, mas, no tipo de avaliação que faço, é imprescindível fazer os tepecês e evitar faltar. De outro modo, não vai ter positiva.)
[27-2-2010:] Mantém-se o problema da assiduidade intermitente (e, já agora, também a pontualidade não é famosa). Devia tratar de fazer tepecês (até retomar alguns em atraso — e estão todos em atraso, na verdade). Tem ainda ficado claro que o Memorial não está lido (outro conselho: tratar disso ainda antes de eu testar essa leitura). Continuo a achar que é aluno que tem muitas capacidades; quando em aula, tem uma concentração boa (embora se vá notando, naturalmente, que anda desfasado de alguns pontos abordados antes).

Inês — [23-10-2009:] Sempre bem.
[27-2-2010:] Sempre muito bem. Espero que em gramática venha agora a ter nota ao nível das capacidades que tem

Joana L. — [23-10-2009:] Sempre bem também.
[27-2-2010:] Sempre muito bem, em aula. Sempre também retardatária quanto a trabalhos de casa. Deve terminar Memorial do Convento.

Joana O. — [23-10-2009:] Sempre bem.
[27-2-2010:] Memorial do Convento tem de ser lido. Há aliás ligeira desarrumação quanto ao trabalho em casa, em contraste com a muito boa atitude em aula.

Joana C. — [23-10-2009:] Sempre bem.
[27-2-2010:] Sempre muito bem.

João M. — [23-10-2009:] Não pode faltar (como já aconteceu). Tem de fazer os tepecês. Infelizmente, parece estar a repetir o percurso do ano anterior. É aluno com muitas capacidades, mas que não tem levado a escola com seriedade.
[27-2-2010:] Tem-se mantido (e agravado) a situação descrita a meio do 1.º período. Mas admito que tudo seja ainda reversível.

João C. — [23-10-2009:] Já demasiadas faltas. (E, quando vem à aula, nem sempre é pontual.) Também já falhou tepecês.
[27-2-2010:] Pontos a corrigir: tepecês, pontualidade e, em parte, assiduidade (salvo erro meu). Pontos louváveis: foi dos alunos que mais cedo começaram a ler Memorial; teve boa nota a gramática; é muito inteligente a resolver as tarefas (embora, deva melhorar o acabamento — linguagem das redacções merece ser mais formal). Ainda não entregou tarefa «grande» do 1.º período.

Mónica — [23-10-2009:] Sempre bem.
[27-2-2010:] Há que, rapidamente, ler o Memorial. Também ainda não foi entregue tarefa grande do 1.º período (embora eu tenha visto já o filme em projecto inacabado). Em todo este ano lectivo, até há pouco, teve muito bom trabalho em aula. Recentemente, mudou de lugar, e é preciso agora que se esforce por manter essa mesma atitude que gabei.

Pedro — [23-10-2009:] Tem estado bastante concentrado este ano.
[27-2-2010:] Sempre bem. Mas deve terminar leitura de Memorial.

Raquel — [23-10-2009:] Sempre bem. Tem feito os tepecês, o que nem sempre acontecia em anos anteriores.
[27-2-2010:] Deve terminar leitura de Memorial (e não deixar de ter, relativamente aos tepecês, a boa atitude que vinha mostrando este ano). Quanto às aulas, muito bem.

Ricardo — [23-10-2009:] Bem, também.
[27-2-2010:] Não teria ainda lido o Memorial da primeira vez que testei a leitura da obra. Deve completar agora essa leitura. No resto, sempre bem. (Boa nota a gramática, por exemplo.)

Tiago — [23-10-2009:] Sempre bem.
[27-2-2010:] Nas tarefas das aulas é dos alunos mais eficientes. Este ano, também nos trabalhos de casa tem estado bem. Mas é preciso ler Memorial.

Tomás — [23-10-2009:] Falta muito. Não tem feito tepecês. Creio que ainda não tem livro. Parece menos empenhado do que o ano passado.
[27-2-2010:] Tirando o livro, a situação descrita a meio do primeiro período não se alterou muito.

Tomé — [23-10-2009:] Falhou bastante num teste de compreensão de leitura (mas admito que se tratasse de falta de hábito neste tipo de questionários). Esteve bem nos questionários de comprensão oral. A escrita é da ordem do Suficiente (pode, portanto, ainda melhorar bastante: pontuação, acentuação, alguns erros ortográficos). É um aluno cumpridor, que ainda há-de melhorar o nível actual.
[27-2-2010:] Tem trabalhado bem. Um dos aspectos a melhorar é a revisão do que escreve, o cuidado na apresentação e no acabamento (o evitar a tendência que tem para fazer muito em vez de fazer sobretudo pertinentemente).

Vanessa — [23-10-2009:] Sempre cumpridora.
[27-2-2010:] Sempre bem. Mas é preciso ler Memorial.

Vranda — [23-10-2009:] Tem estado bem. Falhou agora um tepecê (que creio me prometeu fazer).
[27-2-2010:] Não tem cumprido nas tarefas de casa. Tenho razões para estar desiludido: prometeu no final do período remediar este problema e, afinal, voltou a não ser devidamente organizada.

Bárbara — [23-10-2009:] Por vezes, distraiu-se a falar com Filipa. Agora, parece já estar mais contida. Teve fraca nota na compreensão do escrito (leitura), o que admito pudesse ser motivado pela falta de hábito nestes questionários. Na compreensão oral tem tido boas notas. A escrita é da ordem do Suficiente. Vai, decerto, melhorar ainda (por exemplo, acentuação é muito esquecida).
[27-2-2010:] Baixará muito se não remediar uma série de falhas deste 2.º período. Ter faltado bastante levou-a a acompanhar mal as matérias. Também não tem feito os tepecês. E é preciso que leia o Memorial.