Thursday, September 10, 2009

Funcionamento da língua

Nesta secção, pus sobretudo os aspectos da matéria de gramática mais genéricos, mais relativos a conhecimentos de introdução à linguística (que, dantes, nem se abordavam no secundário) do que à descrição da estrutura da língua. Pus também alguns dos conteúdos de morfologia (formação de palavras).
Na secção 'Gramática', fica a parte acerca das classes de palavras (o que antigamente se designava «classificação morfológica») e de sintaxe (as funções sintácticas na frase; a classificação de frases e orações).
As reproduções de trechos de Enciclopédia do Estudante, Língua Portuguesa I não estarão muitos legíveis, o que atenua os remoros de estar a usar tão extensivamente um livro (que é muito bom; foi distribuído com o Público a dada altura; não sei se é fácil agora adquiri-lo). Têm também de ter em conta que a abordagem, por ser correcta (não-simplista), se torna aqui e ali talvez demasiado sofisticada para as vossas necessidades. Convém que alguma dessa terminologia mais erudita não os transtorne. Tudo isto é para apoio esporádico, para revisão, não se trata de o apreender ponto por ponto.


De Coisas para Gaveta de Nuvens



De Coisas para Gaveta de Nuvens