Exames
Ir relanceando estes aspectos (por não os ir eu abordar muito nas sessões de 2.ª, 14, e serem mais verificáveis pelo Caderno do Aluno ou por folhas nossas ou pelo blogue do que em aula):
Gramática
‘figuras de estilo’ (Caderno do Aluno, pp. 76-79).
‘tipos de conectores’ (CdA, p. 44).
‘protótipos textuais’ (CdA, p. 52) [narrativo, descritivo, argumentativo, explicativo, injuntivo-instrucional, dialogal-conversacional].
‘actos ilocutórios’ (CdA, p. 36, quadro) [assertivos, expressivos, directivos, compromissivos – sobretudo].
‘campo lexical’ («vuvuzela», «canção», «tocar», «cravo», «instrumentista», «dó», «clave de sol»); ‘campo semântico’ («foi a pé»; «o pé» [=unidade de comprimento]; «pé da cadeira»; «pé de atleta»).
‘valor restritivo ou não restritivo dos adjectivos’ (CdA, p. 24).
‘orações relativas explicativas e restritivas’ (CdA, p. 25, enquadrado).
‘aspecto’ (CdA, p. 28).
‘modalidade’ (CdA, p. 30).
‘discurso directo, indirecto e indirecto livre’ (CdA, p. 48).
Mais gramática (para leituras, de revisão, na diagonal), nas folhas das aulas e em Funcionamento da língua (aqui) e Gramática (aqui).
Leitura
Estrutura dos Lusíadas (manual, pp. 22-23, 104-107).
Linguagem dos Lusíadas (pp. 30-31).
Texto sobre história de Portugal nos Lusíadas (manual, pp. 53-54).
Pequeno enquadrado da p. 58.
Sobre Mensagem (pp. 126-127).
Estrutura de Mensagem (p. 141).
Lusíadas-Mensagem (pp. 142-143).
Sobre Pessoa e heterónimos, vale a pena reler todas as páginas introdutórias e as de catálogo de características, já que é das matérias que demos há mais tempo. (Para análises de poemas de Pessoa, feitas por colegas, ver aqui.)
No caso de Memorial e de Felizmente há luar!, a leitura das obras é o essencial; haverá depois vantagem em reconhecer as categorias da narrativa, folheando, de novo, as páginas ensaísticas no manual.
Valerá a pena ler a parte sobre a dimensão simbólica em Memorial (pp. 280-281).
Gramática
‘figuras de estilo’ (Caderno do Aluno, pp. 76-79).
‘tipos de conectores’ (CdA, p. 44).
‘protótipos textuais’ (CdA, p. 52) [narrativo, descritivo, argumentativo, explicativo, injuntivo-instrucional, dialogal-conversacional].
‘actos ilocutórios’ (CdA, p. 36, quadro) [assertivos, expressivos, directivos, compromissivos – sobretudo].
‘campo lexical’ («vuvuzela», «canção», «tocar», «cravo», «instrumentista», «dó», «clave de sol»); ‘campo semântico’ («foi a pé»; «o pé» [=unidade de comprimento]; «pé da cadeira»; «pé de atleta»).
‘valor restritivo ou não restritivo dos adjectivos’ (CdA, p. 24).
‘orações relativas explicativas e restritivas’ (CdA, p. 25, enquadrado).
‘aspecto’ (CdA, p. 28).
‘modalidade’ (CdA, p. 30).
‘discurso directo, indirecto e indirecto livre’ (CdA, p. 48).
Mais gramática (para leituras, de revisão, na diagonal), nas folhas das aulas e em Funcionamento da língua (aqui) e Gramática (aqui).
Leitura
Estrutura dos Lusíadas (manual, pp. 22-23, 104-107).
Linguagem dos Lusíadas (pp. 30-31).
Texto sobre história de Portugal nos Lusíadas (manual, pp. 53-54).
Pequeno enquadrado da p. 58.
Sobre Mensagem (pp. 126-127).
Estrutura de Mensagem (p. 141).
Lusíadas-Mensagem (pp. 142-143).
Sobre Pessoa e heterónimos, vale a pena reler todas as páginas introdutórias e as de catálogo de características, já que é das matérias que demos há mais tempo. (Para análises de poemas de Pessoa, feitas por colegas, ver aqui.)
No caso de Memorial e de Felizmente há luar!, a leitura das obras é o essencial; haverá depois vantagem em reconhecer as categorias da narrativa, folheando, de novo, as páginas ensaísticas no manual.
Valerá a pena ler a parte sobre a dimensão simbólica em Memorial (pp. 280-281).
Escrita
Relembrar os diversos géneros de texto (CdA, pp. 54-71), para o caso de terem de ensaiar escrita dentro de um desses tipos de texto.
Como dissera ainda em aula, vale ainda muito a pena:
— ler páginas do manual com provas («auto-avaliações») e correcções:
112-113 [348];
212-213 [348];
288-289 [349];
346-347 [350];
— ler, se possível, todas as zonas ensaísticas do manual (para que não remeti em cima);
No exame:
— aproveitar o tempo todo, incluindo tolerância
Grupo I: procurar no texto, ler bem as quatro perguntas; citar, se pedido.
Grupo I-B: rever bem o que se escreveu.
Grupo II: não se precipitar, mas também não ficar parado demasiado tempo.
Grupo III: fazer plano; ver se há argumentos; pensar num fecho inteligente.
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