Avaliação turma 5
Informações sobre o 12.º 5.ª, a Português, em 27 de Fevereiro de 2010
— no primeiro parágrafo de cada aluno, reponho a informação dada a meio do 1.º período —
Catarina – [30-10-2009:] Sempre bem. (Ligeríssimos atrasos na chegada à aula. De qualquer modo, está bastante melhor neste aspecto do que no início do ano passado.)
[27-2-2010:] Neste segundo período, não tem feito os tepecês. Quando testei pela primeira vez a leitura de Memorial do Convento, pareceu-me que ainda não teria avançado grande coisa (é, portanto, preciso que leia a obra). Enfim, ainda há alguma coisa a rectificar. (Teve nota razoável num trabalho de gramática. Em aula, trabalha bem.)
Filipa – [30-10-2009:] Sempre muito bem.
[27-2-2010:] Sempre muito bem.
Patrícia – [30-10-2009:] Sempre cumpridora.
[27-2-2010:] Ao contrário do que dizia no parágrafo de meados do 1.º período, recentemente a Patrícia não cumpriu em alguns aspectos. Ainda não entregou trabalho — ibisfilme — que estaria já muito perto do seu final já no fim do 1.º período. Neste 2.º período, ainda não fez um único trabalho de casa. Tem também de ler o Memorial do Convento (quando a obra foi testada em aula uma primeira vez, teve fraco rendimento). Enfim, se não houver recuperação destes aspectos, a classificação do 2.º período baixará. Assinalo que, em aula, continua a Patrícia a ser muito concentrada.
Ana – [30-10-2009:] Sempre a trabalhar bem.
[27-2-2010:] Tem feito bom trabalho: foi das alunas que já foi lendo o Memorial, ou lendo bastante, pelo menos. Teve um bom trabalho de gramática. Em aula é sempre das mais eficientes. (Deve procurar informar-se bem das três aulas a que recentemente não assistiu.)
André – [30-10-2009:] Em termos de trabalho em aula, não tenho razões de queixa. Mas há que corrigir pontualidade (é raríssimo não chegar atrasado). Falhou um dos tepecês.
[27-2-2010:] Tem de ler Memorial do Convento. Também não tem feito os tepecês. Ainda que chegue sempre um pouco atrasado, em aula costuma trabalhar com certo rigor; mas, a partir de agora, deveria haver também algum trabalho em casa.
Augusto – [30-10-2009:] Não deve deixar de fazer os tepecês (Até agora, as redacções pedidas para casa não foram feitas.) Em aula, não tenho razões de queixa, costuma concentrar-se.
[27-2-2010:] Teria até bastante «margem de progressão» (sente-se que, com poucos esforços suplementares, pode melhorar em várias áreas mais rapidamente do que é costume em Português). Mas é preciso evitar faltar e fazer tepecês (quem tem de treinar a escrita como ele não pode perder essas oportunidades de treino). Tem de ler Memorial do Convento (faltou na aula em que testei esta obra, mas creio que ainda não o teria feito). Falta também entregar tarefa «grande», atrasada desde o 1.º período.
Bárbara – [30-10-2009:] Tem feito os tepecês, o que me agrada registar. Tem trabalhado mais do que o ano passado. Por vezes, creio, não é totalmente pontual.
[27-2-2010:] Se ainda não o fez, convinha que lesse Memorial do Convento (faltou na primeira aula em que testei esta obra, o que voltarei a fazer). Também não tem feito tepecês. Enfim, a organização que este ano vinha revelando (pelo menos, relativamente ao ano passado) tem-se esbatido um pouco. Mas ainda vai a tempo de recuperar esses aspectos falhos.
Beatriz – [30-10-2009:] Sempre bastante bem. (Esperava mais, porém, no teste de gramática.)
[27-2-2010:] Sempre bastante bem (nem por isso em leitura em voz alta). Creio também que ainda não teria avançado muito na leitura de Memorial do Convento, quando fizemos um primeiro questionário sobre o livro. Há, portanto, que ler o livro na íntegra.
Carolina – [30-10-2009:] Aspecto a melhorar: pontualidade. De resto, trabalha sempre bastante bem.
[27-2-2010:] Admito que já esteja a começar a ser mais pontual. Tem trabalhado bem. Boa nota em gramática; razoável na leitura de Memorial do Convento (mas é preciso ler o livro todo).
Diogo – [30-10-2009:] Tem trabalhado sempre.
[27-2-2010:] Neste 2.º período não tem cumprido como devia. Ainda não fez nenhum tepecê. Também não terá lido ainda o Memorial do Convento. Há que mudar de atitude no que se refere ao trabalho em casa.
Dulce – [30-10-2009:] Sempre bastante bem.
[27-2-2010:] Em aula, sempre bem. Mas é preciso que leia Memorial do Convento (não o tinha feito quando começámos a abordar o livro). Convirá também que procure recuperar estas três aulas a que, recentemente, não pôde assistir.
Enoque – [30-10-2009:] É preciso evitar faltar, melhorar a pontualidade, fazer tepecês. Em aula, bem.
[27-2-2010:] Em aula, revela bom trabalho e capacidades. Mas tem de haver um mínimo de trabalho em casa (ler Memorial do Convento, por exemplo). E, claro, não poe faltar tanto.
Guilherme – [30-10-2009:] Tem trabalhado bem.
[27-2-2010:] Teve nota fraca no questionário sobre Memorial do Convento (mas tenho ideia de que, entretanto, já avançou alguma coisa; há que completar a leitura, se ainda não o fez). Boa nota no trabalho de gramática.
Joana – [30-10-2009:] É preciso melhorar a pontualidade (será rara a aula em que chega no devido momento). Falhou um tepecê, mas não tenho queixas do seu trabalho em geral. Os tais atrasos reflectem-se no cumprimento das tarefas.
[27-2-2010:] Tem de ler Memorial do Convento. Recentemente, fez trabalhos de casa em atraso, o que é interessante. Mas é preciso agora dedicar-se com regularidade, sem interrupções, faltas a aulas ou constantes chegadas em atraso. Tornar, enfim, habitual a atitude de concentração e trabalho em casa.
João B. – [30-10-2009:] Deve ser mais pontual. Em aula, sempre muito bem, mas, ao faltar, já falhou alguns trabalhos. (Ao contrário, tem feito os tepecês, o que registo com agrado.)
[27-2-2010:] Há tempos, quando testámos a obra em aula, não lera ainda Memorial. É preciso que o faça quanto antes. Excelente trabalho em aula, nem tanto em casa.
João M. – [30-10-2009:] Como sempre, cumpridor, embora resultados em alguns questionários nem sempre sejam bons. Já faltou duas vezes.
[27-2-2010:] Não me pareceu que tivesse lido o Memorial. (É preciso que o faça.) Tem feito tepecês. Teve boa nota a gramática.
João G. – [30-10-2009:] Em aula, trabalha sempre bastante bem. Falhou um dos tepecês.
[27-2-2010:] Não lera Memorial do Convento (espero que já esteja a tratar disso). Também ainda espero que me entregue o ibisfilme do 1.º período. Para não baixar o nível de nota que teve o ano passado, tem de ser mais «arrumado» (sobretudo, no trabalho em casa).
Júlia – [30-10-2009:] Cumpridora.
[27-2-2010:] Não esteve presente no dia em que testei Memorial do Convento. É importante que leia o livro, se ainda não o fez. Embora sem os entregar sempre na data devida, tem feito os tepecês quase todos. Em aula, por vezes devia ser um pouco mais rápida (tal como a colega de carteira, Joana). Teve boa nota num trabalho de gramática.
Mafalda – [30-10-2009:] Deve evitar faltar (no ano anterior, essa inconstância prejudicou-a; creio que este ano já faltou uma ou outra vez). Em aula, trabalha sempre bastante bem. Já falhou um tepecê e questionários feitos em aula. Considero-a das alunas com mais capacidades, mas é preciso que não falte às aulas.
[27-2-2010:] Não tem faltado quase nunca. Mas tem falhado quase sempre os tepecês. Já leu o Memorial do Convento? Não o fizera quando o testei. No trabalho em aula, sempre muito bem.
Marta – [30-10-2009:] Pode melhorar (muito!) a pontualidade. Em aula, tem trabalhado bem. Falhou um tepecê, pelo menos.
[27-2-2010:] Nem referirei a falta de pontualidade (nem as faltas de material). Tem também falhado os tepecês (todos) e ainda não entregou trabalho grande do 1.º período. Não terá lido Memorial do Convento na íntegra. Se não houver grande recuperação destes aspectos, baixará a nota.
Pedro – [30-10-2009:] Em aula, tem estado muito concentrado. Também tem cumprido os tepecês.
[27-2-2010:] No que se refere ao trabalho em casa, baixou bastante desde que fiz o comentário em cima. Não tem feito os tepecês agora. Ainda não entregou trabalho de oralidade do 1.º período. Não leu (até há pouco, pelo menos) o Memorial do Convento. Se não houver recuperação destes aspectos, baixará bastante a sua classificação.
Ricardo – [30-10-2009:] Pode melhorar pontualidade. De resto, trabalha sempre bem.
[27-2-2010:] É preciso que leia Memorial do Convento. De resto, bem.
Rita – [30-10-2009:] Tem faltado muito (segundo me diz, porque adormece ou não se consegue levantar de manhã cedo). Este é o aspecto a corrigir, até porque se reflecte no resto. Ficam várias tarefas por fazer (incluindo tarefas que são os nossos testes), o que lhe prejudicará a avaliação (e, aviso, não serei tão condescendente quanto fui o ano passado). Assinalo ainda que a própria assiduidade é, segundo os critérios da disciplina, avaliável. Também não tem feito os tepecês. Em aula, costuma trabalhar bem, mas vai-se notando certo desfasamento (de quem vai acompanhando os trabalhos apenas intermitentemente). Entretanto, reconheço à Rita grandes capacidades que, porém, estão a ser desperdiçadas.
[27-2-2010:] Tem continuado a faltar muitas vezes. E não tem feito nunca os trabalhos de casa (grandes ou pequenos).
Susana – [30-10-2009:] Sempre bastante bem.
[27-2-2010:] Tem feito sempre bom trabalho. (Não fiquei com a certeza de que tivesse já lido Memorial do Convento integralmente. Se acaso não o fez, deve tratar disso rapidamente.)
Tiago – [30-10-2009:] Trabalha bem em aula. Como faltou às primeiras aulas, ficaram por fazer várias tarefas, o que é compreensível. Também o fraco resultado no questionário de gramática se relacionará, em parte, com essa ausência inicial.
[27-2-2010:] Até ao final do ano, devia ser mais regular a cumprir os tepecês. Parece-me importante também que leia Memorial do Convento. É ainda importante que treine a escrita (e até acho que, a pouco e pouco, tem evoluído alguma coisa neste domínio).
— no primeiro parágrafo de cada aluno, reponho a informação dada a meio do 1.º período —
Catarina – [30-10-2009:] Sempre bem. (Ligeríssimos atrasos na chegada à aula. De qualquer modo, está bastante melhor neste aspecto do que no início do ano passado.)
[27-2-2010:] Neste segundo período, não tem feito os tepecês. Quando testei pela primeira vez a leitura de Memorial do Convento, pareceu-me que ainda não teria avançado grande coisa (é, portanto, preciso que leia a obra). Enfim, ainda há alguma coisa a rectificar. (Teve nota razoável num trabalho de gramática. Em aula, trabalha bem.)
Filipa – [30-10-2009:] Sempre muito bem.
[27-2-2010:] Sempre muito bem.
Patrícia – [30-10-2009:] Sempre cumpridora.
[27-2-2010:] Ao contrário do que dizia no parágrafo de meados do 1.º período, recentemente a Patrícia não cumpriu em alguns aspectos. Ainda não entregou trabalho — ibisfilme — que estaria já muito perto do seu final já no fim do 1.º período. Neste 2.º período, ainda não fez um único trabalho de casa. Tem também de ler o Memorial do Convento (quando a obra foi testada em aula uma primeira vez, teve fraco rendimento). Enfim, se não houver recuperação destes aspectos, a classificação do 2.º período baixará. Assinalo que, em aula, continua a Patrícia a ser muito concentrada.
Ana – [30-10-2009:] Sempre a trabalhar bem.
[27-2-2010:] Tem feito bom trabalho: foi das alunas que já foi lendo o Memorial, ou lendo bastante, pelo menos. Teve um bom trabalho de gramática. Em aula é sempre das mais eficientes. (Deve procurar informar-se bem das três aulas a que recentemente não assistiu.)
André – [30-10-2009:] Em termos de trabalho em aula, não tenho razões de queixa. Mas há que corrigir pontualidade (é raríssimo não chegar atrasado). Falhou um dos tepecês.
[27-2-2010:] Tem de ler Memorial do Convento. Também não tem feito os tepecês. Ainda que chegue sempre um pouco atrasado, em aula costuma trabalhar com certo rigor; mas, a partir de agora, deveria haver também algum trabalho em casa.
Augusto – [30-10-2009:] Não deve deixar de fazer os tepecês (Até agora, as redacções pedidas para casa não foram feitas.) Em aula, não tenho razões de queixa, costuma concentrar-se.
[27-2-2010:] Teria até bastante «margem de progressão» (sente-se que, com poucos esforços suplementares, pode melhorar em várias áreas mais rapidamente do que é costume em Português). Mas é preciso evitar faltar e fazer tepecês (quem tem de treinar a escrita como ele não pode perder essas oportunidades de treino). Tem de ler Memorial do Convento (faltou na aula em que testei esta obra, mas creio que ainda não o teria feito). Falta também entregar tarefa «grande», atrasada desde o 1.º período.
Bárbara – [30-10-2009:] Tem feito os tepecês, o que me agrada registar. Tem trabalhado mais do que o ano passado. Por vezes, creio, não é totalmente pontual.
[27-2-2010:] Se ainda não o fez, convinha que lesse Memorial do Convento (faltou na primeira aula em que testei esta obra, o que voltarei a fazer). Também não tem feito tepecês. Enfim, a organização que este ano vinha revelando (pelo menos, relativamente ao ano passado) tem-se esbatido um pouco. Mas ainda vai a tempo de recuperar esses aspectos falhos.
Beatriz – [30-10-2009:] Sempre bastante bem. (Esperava mais, porém, no teste de gramática.)
[27-2-2010:] Sempre bastante bem (nem por isso em leitura em voz alta). Creio também que ainda não teria avançado muito na leitura de Memorial do Convento, quando fizemos um primeiro questionário sobre o livro. Há, portanto, que ler o livro na íntegra.
Carolina – [30-10-2009:] Aspecto a melhorar: pontualidade. De resto, trabalha sempre bastante bem.
[27-2-2010:] Admito que já esteja a começar a ser mais pontual. Tem trabalhado bem. Boa nota em gramática; razoável na leitura de Memorial do Convento (mas é preciso ler o livro todo).
Diogo – [30-10-2009:] Tem trabalhado sempre.
[27-2-2010:] Neste 2.º período não tem cumprido como devia. Ainda não fez nenhum tepecê. Também não terá lido ainda o Memorial do Convento. Há que mudar de atitude no que se refere ao trabalho em casa.
Dulce – [30-10-2009:] Sempre bastante bem.
[27-2-2010:] Em aula, sempre bem. Mas é preciso que leia Memorial do Convento (não o tinha feito quando começámos a abordar o livro). Convirá também que procure recuperar estas três aulas a que, recentemente, não pôde assistir.
Enoque – [30-10-2009:] É preciso evitar faltar, melhorar a pontualidade, fazer tepecês. Em aula, bem.
[27-2-2010:] Em aula, revela bom trabalho e capacidades. Mas tem de haver um mínimo de trabalho em casa (ler Memorial do Convento, por exemplo). E, claro, não poe faltar tanto.
Guilherme – [30-10-2009:] Tem trabalhado bem.
[27-2-2010:] Teve nota fraca no questionário sobre Memorial do Convento (mas tenho ideia de que, entretanto, já avançou alguma coisa; há que completar a leitura, se ainda não o fez). Boa nota no trabalho de gramática.
Joana – [30-10-2009:] É preciso melhorar a pontualidade (será rara a aula em que chega no devido momento). Falhou um tepecê, mas não tenho queixas do seu trabalho em geral. Os tais atrasos reflectem-se no cumprimento das tarefas.
[27-2-2010:] Tem de ler Memorial do Convento. Recentemente, fez trabalhos de casa em atraso, o que é interessante. Mas é preciso agora dedicar-se com regularidade, sem interrupções, faltas a aulas ou constantes chegadas em atraso. Tornar, enfim, habitual a atitude de concentração e trabalho em casa.
João B. – [30-10-2009:] Deve ser mais pontual. Em aula, sempre muito bem, mas, ao faltar, já falhou alguns trabalhos. (Ao contrário, tem feito os tepecês, o que registo com agrado.)
[27-2-2010:] Há tempos, quando testámos a obra em aula, não lera ainda Memorial. É preciso que o faça quanto antes. Excelente trabalho em aula, nem tanto em casa.
João M. – [30-10-2009:] Como sempre, cumpridor, embora resultados em alguns questionários nem sempre sejam bons. Já faltou duas vezes.
[27-2-2010:] Não me pareceu que tivesse lido o Memorial. (É preciso que o faça.) Tem feito tepecês. Teve boa nota a gramática.
João G. – [30-10-2009:] Em aula, trabalha sempre bastante bem. Falhou um dos tepecês.
[27-2-2010:] Não lera Memorial do Convento (espero que já esteja a tratar disso). Também ainda espero que me entregue o ibisfilme do 1.º período. Para não baixar o nível de nota que teve o ano passado, tem de ser mais «arrumado» (sobretudo, no trabalho em casa).
Júlia – [30-10-2009:] Cumpridora.
[27-2-2010:] Não esteve presente no dia em que testei Memorial do Convento. É importante que leia o livro, se ainda não o fez. Embora sem os entregar sempre na data devida, tem feito os tepecês quase todos. Em aula, por vezes devia ser um pouco mais rápida (tal como a colega de carteira, Joana). Teve boa nota num trabalho de gramática.
Mafalda – [30-10-2009:] Deve evitar faltar (no ano anterior, essa inconstância prejudicou-a; creio que este ano já faltou uma ou outra vez). Em aula, trabalha sempre bastante bem. Já falhou um tepecê e questionários feitos em aula. Considero-a das alunas com mais capacidades, mas é preciso que não falte às aulas.
[27-2-2010:] Não tem faltado quase nunca. Mas tem falhado quase sempre os tepecês. Já leu o Memorial do Convento? Não o fizera quando o testei. No trabalho em aula, sempre muito bem.
Marta – [30-10-2009:] Pode melhorar (muito!) a pontualidade. Em aula, tem trabalhado bem. Falhou um tepecê, pelo menos.
[27-2-2010:] Nem referirei a falta de pontualidade (nem as faltas de material). Tem também falhado os tepecês (todos) e ainda não entregou trabalho grande do 1.º período. Não terá lido Memorial do Convento na íntegra. Se não houver grande recuperação destes aspectos, baixará a nota.
Pedro – [30-10-2009:] Em aula, tem estado muito concentrado. Também tem cumprido os tepecês.
[27-2-2010:] No que se refere ao trabalho em casa, baixou bastante desde que fiz o comentário em cima. Não tem feito os tepecês agora. Ainda não entregou trabalho de oralidade do 1.º período. Não leu (até há pouco, pelo menos) o Memorial do Convento. Se não houver recuperação destes aspectos, baixará bastante a sua classificação.
Ricardo – [30-10-2009:] Pode melhorar pontualidade. De resto, trabalha sempre bem.
[27-2-2010:] É preciso que leia Memorial do Convento. De resto, bem.
Rita – [30-10-2009:] Tem faltado muito (segundo me diz, porque adormece ou não se consegue levantar de manhã cedo). Este é o aspecto a corrigir, até porque se reflecte no resto. Ficam várias tarefas por fazer (incluindo tarefas que são os nossos testes), o que lhe prejudicará a avaliação (e, aviso, não serei tão condescendente quanto fui o ano passado). Assinalo ainda que a própria assiduidade é, segundo os critérios da disciplina, avaliável. Também não tem feito os tepecês. Em aula, costuma trabalhar bem, mas vai-se notando certo desfasamento (de quem vai acompanhando os trabalhos apenas intermitentemente). Entretanto, reconheço à Rita grandes capacidades que, porém, estão a ser desperdiçadas.
[27-2-2010:] Tem continuado a faltar muitas vezes. E não tem feito nunca os trabalhos de casa (grandes ou pequenos).
Susana – [30-10-2009:] Sempre bastante bem.
[27-2-2010:] Tem feito sempre bom trabalho. (Não fiquei com a certeza de que tivesse já lido Memorial do Convento integralmente. Se acaso não o fez, deve tratar disso rapidamente.)
Tiago – [30-10-2009:] Trabalha bem em aula. Como faltou às primeiras aulas, ficaram por fazer várias tarefas, o que é compreensível. Também o fraco resultado no questionário de gramática se relacionará, em parte, com essa ausência inicial.
[27-2-2010:] Até ao final do ano, devia ser mais regular a cumprir os tepecês. Parece-me importante também que leia Memorial do Convento. É ainda importante que treine a escrita (e até acho que, a pouco e pouco, tem evoluído alguma coisa neste domínio).
<< Home