Avaliação turma 4
Informações sobre o 12.º 4.ª, a Português, em 26 de Fevereiro de 2010
— no primeiro parágrafo de cada aluno, reponho a informação dada a meio do 1.º período —
Ana — [em 26-10-2009:] Sempre muito bem.
[em 26-2-2010:] Continua muito bem.
António — [em 26-10-2009:] Parece mais empenhado este ano.
[em 26-2-2010:] Neste segundo período, quase não fez tepecês. É este o aspecto que precisa de ser corrigido. Também era preciso que fosse pontual a entregar tarefa grande (o que não aconteceu no 1.º período). Faltou no dia em que fizemos um teste de gramática (convém que veja se está dentro desse domínio).
Bernardo — [em 26-10-2009:] Costuma trabalhar bem. (Mas deve evitar desconcentrações e precipitações pontuais.)
[em 26-2-2010:] Em aula, o estilo oscila entre o verdadeiramente atento, o atento um tanto brincalhão e o — e é só deste estado de que não gosto —, digamos, um pouco trapaceiro (embora de modo mais ou menos assumido), em situações de testagem ou tarefa mais controlável. Prefiro, é claro, os dois primeiros estados. O aspecto mais grave a corrigir é a entrega dos trabalhos grandes (que já o ano passado não fez; que este ano voltou a não fazer). Se a situação não for recuperada, tenciono reflecti-lo em termos de nota no período, ao contrário do que tenho feito até aqui. Também ainda não parece ter lido Memorial do Convento (pelo menos quando fizemos a primeira testagem sobre a obra); convém que trate disso. Tem faltado várias vezes nos tempos de Português, creio que por causa de coincidência com consulta médica. É claro que isso também prejudica a sua aprendizagem, mesmo se se compreende.
Bruno — [em 26-10-2009:] Em geral, bastante bem a trabalhar em aula. Mas deve evitar falhar tepecês (esqueceu um, já).
[em 26-2-2010:] Tem sido um pouco desarrumado na entrega dos tepecês. De resto, bem.
Carlos — [em 26-10-2009:] Não se pode dar ao luxo de desperdiçar tanto tempo com conversa. Também não deve falhar tepecês, o que já aconteceu. Com uma escrita que não é segura, deve fazer todos os esforços para melhorar a qualidade dos textos que faz (o que implica trabalho mais focado). Mudei-o de lugar, entretanto, e julgo que a partir de agora tudo melhorará.
[em 26-2-2010:] Um aluno como o Carlos, com dificuldades em leitura e em escrita, deveria fazer, com outra regularidade, os tepecês. Ora não fez quase nenhum este período. Até acho que, em aula, há trabalho (a partir da mencionada mudança de lugar), mas haveria que ser mais organizado no trabalho em casa. Teve nota fraca a gramática.
Daniel — [em 26-10-2009:] Em geral, trabalha bem em aula. (Mas, em toda a sua fila, nota-se bem que é já o último tempo da manhã.)
[em 26-2-2010:] Sempre bastante bem. Só é pena os trabalhos ditos «longos» serem feitos um pouco sobre o joelho.
David — [em 26-10-2009:] Sempre a trabalhar bem.
[em 26-2-2010:] Muito bom trabalho.
Duarte — [em 26-10-2009:] Não tem trabalhado mal (mas é importante não se desconcentrar demasiado com a conversa que, naturalmente, ao último tempo da manhã, prevalece na fila em que está). Já falhou um tepecê.
[em 26-2-2010:] Em aula, tem-se vindo a tornar bastante cumpridor. Também em termos de rendimento, já houve resultado disso. No entanto, falhou alguns trabalhos de casa.
Filipa — [em 26-10-2009:] Sempre bem.
[em 26-2-2010:] Sempre bem
Gil — [em 26-10-2009:] Tem havido bastante desconcentração. Os comentários para o lado não sseriam problemáticos se não implicassem a desfocagem do que se está a fazer. É preciso fazer os tepecês (falhou os dois que pude controlar).
[em 26-2-2010:] Todo este ano tem sido de verdadeiro abuso. Em aula, raramente há concentração; muitas vezes, faltam os materiais; ainda não fez um único tepecê este período (aliás muito semelhantemente ao que acontecera no 1.º período). Não terá lido o Memorial do Convento (faltou no dia em que o testámos, embora tenha ido a todas as outras aulas; convém que o leia entretanto). Se tudo continuar assim, baixará bastante a nota este período.
Gonçalo — [em 26-10-2009:] Tem estado bastante concentrado. Mas falhou um tepecê.
[em 26-2-2010:] Tem feito bom trabalho.
João Maria — [em 26-10-2009:] Sempre bem. (Nas primeiras aulas, quando regressou depois de uma semana ausente, pareceu ainda se estar a ambientar.)
[em 26-2-2010:] Convém que leia Memorial do Convento. Faltou no dia em fizemos uma primeira testagem sobre a obra, mas não me parece que esteja bem lida. Ao contrário de anos anteriores, em aula há alguns momentos de desconcentração.
João C. — [em 26-10-2009:] Bem. Falhou um tepecê.
[em 26-2-2010:] Neste período, ainda não fez nenhum tepecê. Deveria recuperar a tarefa «grande» (de oralidade) do 1.º período, que ainda não entregou. Tem seguido um estilo demasiado leve, pouco aplicado. Valia a pena levar tudo mais a sério a partir de agora.
José — [em 26-10-2009:] Sempre muito bem.
[em 26-2-2010:] Sempre muito bem.
Maria — [em 26-10-2009:] Tem trabalhado bem este ano (parece-me estar a levar tudo com mais rigor do que no ano passado).
[em 26-2-2010:] Em aula, faz sempre bom trabalho. No entanto, devia melhorar estes aspectos: fazer tepecês; ler Memorial do Convento; não fugir às tarefas de oralidade (que não entregou no 1.º período).
Rodrigo — [em 26-10-2009:] Tem trabalhado bastante bem.
[em 26-2-2010:] Apesar de esporádicos esquecimentos de tepecês, estou contente com o trabalho do Rodrigo.
T. Cosme — [em 26-10-2009:] É preciso que faça os tepecês. Tem de passar a levar o manual.
[em 26-2-2010:] Sem que haja nisto grande novidade, o seu rendimento é de extremos: excelente na compreensão, atabalhoado na escrita (e, não esqueçamos, esta é a capacidade decisiva nos exames nacionais). Para subir nesta competência, deveria fazer todas as redacções pedidas, o que não tem acontecido. Enfim, ser mais organizado no seu trabalho em casa é o conselho mais premente.
Tiago G. — [em 26-10-2009:] Costuma trabalhar bastante bem. (Mas falhou já um tepecê.)
[em 26-2-2010:] Ainda não entregou trabalho de oralidade há muito prometido. Também registo falhas de alguns tepecês. Bom rendimento a gramática. Sempre bem em aula, mas noto que é necessário que haja mais organização no cumprimento dos tepecês.
Xavier — [em 26-10-2009:] Vejo-o mais concentrado e predisposto para o trabalho do que no ano anterior (mas talvez ainda não no nível de empenho que teve há dois anos). Tem de acreditar que eu procuro ser justo nas avaliações que faço dos seus textos (e aproveitar para ir melhorando nos aspectos que corrijo).
[em 26-2-2010:] O aspecto que lhe critiquei no parágrafo anterior (relativo ao primeiro período) está, aparentemente, ultrapassado. Tem feito os tepecês. Quando testámos a leitura de Memorial do Convento, ainda não teria lido a obra, mas creio que agora já terá avançado mais (se acaso ainda não o fez, convém que trate disso).
— no primeiro parágrafo de cada aluno, reponho a informação dada a meio do 1.º período —
Ana — [em 26-10-2009:] Sempre muito bem.
[em 26-2-2010:] Continua muito bem.
António — [em 26-10-2009:] Parece mais empenhado este ano.
[em 26-2-2010:] Neste segundo período, quase não fez tepecês. É este o aspecto que precisa de ser corrigido. Também era preciso que fosse pontual a entregar tarefa grande (o que não aconteceu no 1.º período). Faltou no dia em que fizemos um teste de gramática (convém que veja se está dentro desse domínio).
Bernardo — [em 26-10-2009:] Costuma trabalhar bem. (Mas deve evitar desconcentrações e precipitações pontuais.)
[em 26-2-2010:] Em aula, o estilo oscila entre o verdadeiramente atento, o atento um tanto brincalhão e o — e é só deste estado de que não gosto —, digamos, um pouco trapaceiro (embora de modo mais ou menos assumido), em situações de testagem ou tarefa mais controlável. Prefiro, é claro, os dois primeiros estados. O aspecto mais grave a corrigir é a entrega dos trabalhos grandes (que já o ano passado não fez; que este ano voltou a não fazer). Se a situação não for recuperada, tenciono reflecti-lo em termos de nota no período, ao contrário do que tenho feito até aqui. Também ainda não parece ter lido Memorial do Convento (pelo menos quando fizemos a primeira testagem sobre a obra); convém que trate disso. Tem faltado várias vezes nos tempos de Português, creio que por causa de coincidência com consulta médica. É claro que isso também prejudica a sua aprendizagem, mesmo se se compreende.
Bruno — [em 26-10-2009:] Em geral, bastante bem a trabalhar em aula. Mas deve evitar falhar tepecês (esqueceu um, já).
[em 26-2-2010:] Tem sido um pouco desarrumado na entrega dos tepecês. De resto, bem.
Carlos — [em 26-10-2009:] Não se pode dar ao luxo de desperdiçar tanto tempo com conversa. Também não deve falhar tepecês, o que já aconteceu. Com uma escrita que não é segura, deve fazer todos os esforços para melhorar a qualidade dos textos que faz (o que implica trabalho mais focado). Mudei-o de lugar, entretanto, e julgo que a partir de agora tudo melhorará.
[em 26-2-2010:] Um aluno como o Carlos, com dificuldades em leitura e em escrita, deveria fazer, com outra regularidade, os tepecês. Ora não fez quase nenhum este período. Até acho que, em aula, há trabalho (a partir da mencionada mudança de lugar), mas haveria que ser mais organizado no trabalho em casa. Teve nota fraca a gramática.
Daniel — [em 26-10-2009:] Em geral, trabalha bem em aula. (Mas, em toda a sua fila, nota-se bem que é já o último tempo da manhã.)
[em 26-2-2010:] Sempre bastante bem. Só é pena os trabalhos ditos «longos» serem feitos um pouco sobre o joelho.
David — [em 26-10-2009:] Sempre a trabalhar bem.
[em 26-2-2010:] Muito bom trabalho.
Duarte — [em 26-10-2009:] Não tem trabalhado mal (mas é importante não se desconcentrar demasiado com a conversa que, naturalmente, ao último tempo da manhã, prevalece na fila em que está). Já falhou um tepecê.
[em 26-2-2010:] Em aula, tem-se vindo a tornar bastante cumpridor. Também em termos de rendimento, já houve resultado disso. No entanto, falhou alguns trabalhos de casa.
Filipa — [em 26-10-2009:] Sempre bem.
[em 26-2-2010:] Sempre bem
Gil — [em 26-10-2009:] Tem havido bastante desconcentração. Os comentários para o lado não sseriam problemáticos se não implicassem a desfocagem do que se está a fazer. É preciso fazer os tepecês (falhou os dois que pude controlar).
[em 26-2-2010:] Todo este ano tem sido de verdadeiro abuso. Em aula, raramente há concentração; muitas vezes, faltam os materiais; ainda não fez um único tepecê este período (aliás muito semelhantemente ao que acontecera no 1.º período). Não terá lido o Memorial do Convento (faltou no dia em que o testámos, embora tenha ido a todas as outras aulas; convém que o leia entretanto). Se tudo continuar assim, baixará bastante a nota este período.
Gonçalo — [em 26-10-2009:] Tem estado bastante concentrado. Mas falhou um tepecê.
[em 26-2-2010:] Tem feito bom trabalho.
João Maria — [em 26-10-2009:] Sempre bem. (Nas primeiras aulas, quando regressou depois de uma semana ausente, pareceu ainda se estar a ambientar.)
[em 26-2-2010:] Convém que leia Memorial do Convento. Faltou no dia em fizemos uma primeira testagem sobre a obra, mas não me parece que esteja bem lida. Ao contrário de anos anteriores, em aula há alguns momentos de desconcentração.
João C. — [em 26-10-2009:] Bem. Falhou um tepecê.
[em 26-2-2010:] Neste período, ainda não fez nenhum tepecê. Deveria recuperar a tarefa «grande» (de oralidade) do 1.º período, que ainda não entregou. Tem seguido um estilo demasiado leve, pouco aplicado. Valia a pena levar tudo mais a sério a partir de agora.
José — [em 26-10-2009:] Sempre muito bem.
[em 26-2-2010:] Sempre muito bem.
Maria — [em 26-10-2009:] Tem trabalhado bem este ano (parece-me estar a levar tudo com mais rigor do que no ano passado).
[em 26-2-2010:] Em aula, faz sempre bom trabalho. No entanto, devia melhorar estes aspectos: fazer tepecês; ler Memorial do Convento; não fugir às tarefas de oralidade (que não entregou no 1.º período).
Rodrigo — [em 26-10-2009:] Tem trabalhado bastante bem.
[em 26-2-2010:] Apesar de esporádicos esquecimentos de tepecês, estou contente com o trabalho do Rodrigo.
T. Cosme — [em 26-10-2009:] É preciso que faça os tepecês. Tem de passar a levar o manual.
[em 26-2-2010:] Sem que haja nisto grande novidade, o seu rendimento é de extremos: excelente na compreensão, atabalhoado na escrita (e, não esqueçamos, esta é a capacidade decisiva nos exames nacionais). Para subir nesta competência, deveria fazer todas as redacções pedidas, o que não tem acontecido. Enfim, ser mais organizado no seu trabalho em casa é o conselho mais premente.
Tiago G. — [em 26-10-2009:] Costuma trabalhar bastante bem. (Mas falhou já um tepecê.)
[em 26-2-2010:] Ainda não entregou trabalho de oralidade há muito prometido. Também registo falhas de alguns tepecês. Bom rendimento a gramática. Sempre bem em aula, mas noto que é necessário que haja mais organização no cumprimento dos tepecês.
Xavier — [em 26-10-2009:] Vejo-o mais concentrado e predisposto para o trabalho do que no ano anterior (mas talvez ainda não no nível de empenho que teve há dois anos). Tem de acreditar que eu procuro ser justo nas avaliações que faço dos seus textos (e aproveitar para ir melhorando nos aspectos que corrijo).
[em 26-2-2010:] O aspecto que lhe critiquei no parágrafo anterior (relativo ao primeiro período) está, aparentemente, ultrapassado. Tem feito os tepecês. Quando testámos a leitura de Memorial do Convento, ainda não teria lido a obra, mas creio que agora já terá avançado mais (se acaso ainda não o fez, convém que trate disso).
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