Avaliação turma 2
Informações sobre o 12.º 2.ª, a Português, em 27 de Fevereiro de 2010
— no primeiro parágrafo de cada aluno, reponho a informação dada a meio do 1.º período —
Alexis — [em 25-10-2009:] Tem de passar a fazer os tepecês (não fez nenhum até agora). Tende a chegar um pouco atrasado (embora este aspecto não seja tão preocupante quanto o primeiro). Em aula, o grau de efectiva concentração em cada tarefa, sendo talvez maior do que o ano passado, não será totalmente convicto.
[em 27-2-2010:] Continuo a dever dar os mesmos conselhos. O que escrevi há umas semanas acerca de como previa Alexis se portasse em exames mantém também toda a actualidade. Não tendo feito ainda nenhum trabalho de casa, não pode pretender não ter nota fracota neste 2.º período, se a situação se não alterar. Era também importante que lesse a obra obrigatória (Memorial do Convento). Gostaria ainda que fosse mais pontual.
Bernardo — [em 25-10-2009:] Sempre bem. (Uma ou outra falha de pontualidade, mas sem relevância.)
[em 27-2-2010:] Mantém-se a ligeira falta de pontualidade. De resto, tem cumprido bem.
Carla — [em 25-10-2009:] Sempre bem.
[em 27-2-2010:] Era importante não deixar de ler Memorial do Convento, se acaso o não fez ainda. De resto, nada a tenho a criticar no trabalho da Carla.
Catarina T. — [em 25-10-2009:] Sempre bem em aula. Se não me engano, falhou um tepecê. Parece mais pontual do que em anos anteriores.
[em 27-2-2010:] O aspecto corrigível tem que ver com tarefas mais longas, que não chega a entregar. A situação verificou-se o ano passado e voltou a suceder este primeiro período. Conviria que, agora, se recuperasse o primeiro trabalho em falta (sem se deixar de fazer o que respeitará ao segundo período). Falhou dois outros tepecês, mas que são coisas exequíveis em meia hora.
Catarina F. — [em 25-10-2009:] Sempre bem (embora tenha falhado um tepecê, o que deve evitar repetir).
[em 27-2-2010:] Aproveito para dizer que a classificação da Catarina no primeiro período foi rigorosa (teve dezasseis, mas não seria injusto se tivesse tido dezassete). Em parte, a desorganização no trabalho em casa (os tepecês são feitos, mas quase sempre fora dos prazos) é que foi culpada daquela minha preferência pela nota mais baixa de duas possíveis. Na verdade, continua agora a haver estes desleixos da parte de Catarina. Também a pontualidade é melhorável.
Cláudia — [em 25-10-2009:] [No 1.º período — reparo só agora — nada escrevi sobre o trabalho de Cláudia. Digo então: houve só uma falha, a do trabalho maior, implicando registo oral, que não chegou a ser feito.]
[em 27-2-2010:] O trabalho em falta do primeiro período deveria ser agora recuperado. É quase o único aspecto em que a Cláudia tem falhado. Não fosse isso, e embora a escrita seja ligeiramente inferior às outras áreas, teria tido decerto já dezassete no 1.º período. (Salvo erro, a pontualidade também não é extraordinária.)
Carlota — [em 25-10-2009:] Sempre bem. Creio que, por vezes, tende a chegar ligeirissimamente atrasada. Bons escritos.
[em 27-2-2010:] Há sempre uma certa desorganização, contra que, apesar de tudo, se sente que a Carlota vai lutando. Essa desorganização nota-se na ligeira, mas sistemática, falta de pontualidade, no facto de poucos tepecês ter feito neste período (ainda que, provavelmente, pense ainda entregá-los). No primeiro período, até fui severo (um dezasseis, em vez do quinze que dei, não teria sido então demasiado generoso).
Francisco D. — [em 25-10-2009:] Sempre bem. Não é pontualíssimo (mas, neste aspecto, está bastante melhor do que em anos anteriores). Creio que falhou um tepecê (o que estranho, por costumar ser bastante zeloso).
[em 27-2-2010:] Parece-me importante que leia quanto antes Memorial. Há tempos, fiquei com a ideia de que ainda não o tinha feito (teve apenas 10 num questionário sobre a obra). Quanto ao resto, bem.
Francisco I — [em 25-10-2009:] Sempre bem. Não deve deixar de fazer o trabalho de oralidade que aí vem (este aspecto tem desnecessariamente prejudicado a avaliação do Francisco em anos anteriores).
[em 27-2-2010:] Por não gostar de tarefas de oralidade mas também por preguiça e até por teimosia, não fez a tarefa maior do 1.º período. Até à data, esta falha não foi corrigida, o que gostava que acontecesse ainda. Quanto ao resto, nada tenho a criticar ao Francisco, tem trabalhado sempre bem.
Francisco Ch. — [em 25-10-2009:] Sempre a trabalhar bem.
[em 27-2-2010:] Darei só um conselho. Não deixar de ler o Memorial. Em teste recente sobre a obra, teve nota que deve indiciar que não lera o livro.
Inês — [em 25-10-2009:] Sempre bem em aula. Porém, não tem feito os tepecês, o que nem parece da Inês.
[em 27-2-2010:] Muito bem em aula. Mas gostaria que fizesse também os tepecês (até porque a escrita da Inês tem ainda «margem de progressão»).
Joana II — [em 25-10-2009:] Sempre bem.
[em 27-2-2010:] O trabalho da Joana é sempre muito responsável (e por isso, paulatinamente, tem progredido sempre desde o décimo ano). No primeiro período, no entanto, não entregou a tarefa maior, o que devia ser recuperado agora.
Joana I — [em 25-10-2009:] Sempre bem em aula. Falhou um tepecê.
[em 27-2-2010:] Estou bastante desiludido com a falta de organização no que se refere ao trabalho em casa. Não só neste período ainda não feito um único trabalho de casa, como não foi ainda entregue trabalho longo prometido ainda no 1.º período.
Jorge — [em 25-10-2009:] Sempre bem.
[em 27-2-2010:] Nada a recomendar. Sempre bem.
José — [em 25-10-2009:] Sempre bem.
[em 27-2-2010:] Pode fazer melhor. Quer na segunda parte do segundo período, quer agora, falhou muitos tepecês. Também ainda não entregou trabalho «longo» em atraso.
Mariana — [em 25-10-2009:] Em aula, bem. Mas falhou um tepecê.
[em 27-2-2010:] Já entregou trabalho longo que estava atrasado desde o 1.º período. Era preciso agora ir fazendo os restantes tepecês. Convinha também ler na íntegra Memorial (fiquei com a ideia de que isso não acontecera).
Marta — [em 25-10-2009:] Sempre bem.
[em 27-2-2010:] Falhou três tepecês no início do período. Quanto ao resto, muito bem.
Miguel — [em 25-10-2009:] Sempre bem. (Pode melhorar pontualidade.)
[em 27-2-2010:] É a pontualidade o único aspecto repreensível.
Ricardo — [em 25-10-2009:] Sempre bem no trabalho em aula. Como se sabe, há muitos progressos a fazer na escrita, mas há-de fazê-los.
[em 27-2-2010:] Estão por entregar muitos trabalhos de casa. Também um trabalho grande do 1.º período ainda não foi entregue. Se estes aspectos não forem corrigidos, a nota do 1.º período baixará muito. Também não me parece que tenha lido Memorial na íntegra.
Pedro G. — [em 25-10-2009:] Sempre bem.
[em 27-2-2010:] Sempre bem.
Pedro I — [em 25-10-2009:] Está mais concentrado do que no ano passado. Falhou um tepecê.
[em 27-2-2010:] Não fez tepecê nenhum até agora (e já no final do primeiro período). Também ainda não leu Memorial. Arrisca-se a que nota do 1.º período baixe muitíssimo, se estes aspectos não forem resolvidos.
Pedro S. — [em 25-10-2009:] Independentemente das qualidades que tem (é dos que escrevem melhor), deve evitar falhar os tepecês (este ano, até agora, falhou um).
[em 27-2-2010:] Já no primeiro período, foi ligeiramente punido por não ter feito todas as tarefas pedidas para casa (incluindo a tarefa de oraliade, mais longa). Volta a verificar-se a mesma situação. Tenciono desta vez ser até mais rigoroso, se a situação se repetir.
Sara A. — [em 25-10-2009:] Sempre bem.
[em 27-2-2010:] Esperava que tivesse melhor nota em gramática, precisamente porque sei que é sempre cumpridora.
Sara M. — [em 25-10-2009:] Tem cumprido os tepecês e parece bastante empenhada em aula. (Salvo erro, tem-se atrasado aqui e ali.)
[em 27-2-2010:] Deve ler Memorial do Convento e ser mais organizada no trabalho em casa. Uma aluna como a Sara, inteligente mas que não tem grande facilidade em escrita e leitura, teria de trabalhar para esta disciplina com mais seriedade.
Sara C. — [em 25-10-2009:] Sempre bem.
[em 27-2-2010:] Sempre muito bem.
Tiago — [em 25-10-2009:] Sempre muito concentrado em aula. Bom aproveitamento no apoio.
[em 27-2-2010:] Aproveito para dizer que no primeiro período não teria sido injusto que o Tiago tivesse mais um valor do teve. É importante que complete agora a leitura de Memorial, que sei levar já adiantada.
Joana III — [em 25-10-2009:] Revela-se aluna muito concentrada em aula e perspicaz. Nos questionários de compreensão oral teve boas notas. Esteve muito bem também na compreensão do escrito (leitura). A sua escrita é boa, embora nestas primeiras redacções a tenha incentivado a evitar um estilo, em termos de vocabulário, talvez desnecessariamente empolado, que acaba por exigir uma sintaxe complexa — que nem sempre consegue controlar. Como expliquei na introdução a estas informações, ainda não vi os resultados a gramática, mas, dada a atenção com que costuma estar, adivinho bom resultado. Na quarta-feira, poderei confirmá-lo.
[em 27-2-2010:] Fez sempre bom trabalho. Boa sorte.
— no primeiro parágrafo de cada aluno, reponho a informação dada a meio do 1.º período —
Alexis — [em 25-10-2009:] Tem de passar a fazer os tepecês (não fez nenhum até agora). Tende a chegar um pouco atrasado (embora este aspecto não seja tão preocupante quanto o primeiro). Em aula, o grau de efectiva concentração em cada tarefa, sendo talvez maior do que o ano passado, não será totalmente convicto.
[em 27-2-2010:] Continuo a dever dar os mesmos conselhos. O que escrevi há umas semanas acerca de como previa Alexis se portasse em exames mantém também toda a actualidade. Não tendo feito ainda nenhum trabalho de casa, não pode pretender não ter nota fracota neste 2.º período, se a situação se não alterar. Era também importante que lesse a obra obrigatória (Memorial do Convento). Gostaria ainda que fosse mais pontual.
Bernardo — [em 25-10-2009:] Sempre bem. (Uma ou outra falha de pontualidade, mas sem relevância.)
[em 27-2-2010:] Mantém-se a ligeira falta de pontualidade. De resto, tem cumprido bem.
Carla — [em 25-10-2009:] Sempre bem.
[em 27-2-2010:] Era importante não deixar de ler Memorial do Convento, se acaso o não fez ainda. De resto, nada a tenho a criticar no trabalho da Carla.
Catarina T. — [em 25-10-2009:] Sempre bem em aula. Se não me engano, falhou um tepecê. Parece mais pontual do que em anos anteriores.
[em 27-2-2010:] O aspecto corrigível tem que ver com tarefas mais longas, que não chega a entregar. A situação verificou-se o ano passado e voltou a suceder este primeiro período. Conviria que, agora, se recuperasse o primeiro trabalho em falta (sem se deixar de fazer o que respeitará ao segundo período). Falhou dois outros tepecês, mas que são coisas exequíveis em meia hora.
Catarina F. — [em 25-10-2009:] Sempre bem (embora tenha falhado um tepecê, o que deve evitar repetir).
[em 27-2-2010:] Aproveito para dizer que a classificação da Catarina no primeiro período foi rigorosa (teve dezasseis, mas não seria injusto se tivesse tido dezassete). Em parte, a desorganização no trabalho em casa (os tepecês são feitos, mas quase sempre fora dos prazos) é que foi culpada daquela minha preferência pela nota mais baixa de duas possíveis. Na verdade, continua agora a haver estes desleixos da parte de Catarina. Também a pontualidade é melhorável.
Cláudia — [em 25-10-2009:] [No 1.º período — reparo só agora — nada escrevi sobre o trabalho de Cláudia. Digo então: houve só uma falha, a do trabalho maior, implicando registo oral, que não chegou a ser feito.]
[em 27-2-2010:] O trabalho em falta do primeiro período deveria ser agora recuperado. É quase o único aspecto em que a Cláudia tem falhado. Não fosse isso, e embora a escrita seja ligeiramente inferior às outras áreas, teria tido decerto já dezassete no 1.º período. (Salvo erro, a pontualidade também não é extraordinária.)
Carlota — [em 25-10-2009:] Sempre bem. Creio que, por vezes, tende a chegar ligeirissimamente atrasada. Bons escritos.
[em 27-2-2010:] Há sempre uma certa desorganização, contra que, apesar de tudo, se sente que a Carlota vai lutando. Essa desorganização nota-se na ligeira, mas sistemática, falta de pontualidade, no facto de poucos tepecês ter feito neste período (ainda que, provavelmente, pense ainda entregá-los). No primeiro período, até fui severo (um dezasseis, em vez do quinze que dei, não teria sido então demasiado generoso).
Francisco D. — [em 25-10-2009:] Sempre bem. Não é pontualíssimo (mas, neste aspecto, está bastante melhor do que em anos anteriores). Creio que falhou um tepecê (o que estranho, por costumar ser bastante zeloso).
[em 27-2-2010:] Parece-me importante que leia quanto antes Memorial. Há tempos, fiquei com a ideia de que ainda não o tinha feito (teve apenas 10 num questionário sobre a obra). Quanto ao resto, bem.
Francisco I — [em 25-10-2009:] Sempre bem. Não deve deixar de fazer o trabalho de oralidade que aí vem (este aspecto tem desnecessariamente prejudicado a avaliação do Francisco em anos anteriores).
[em 27-2-2010:] Por não gostar de tarefas de oralidade mas também por preguiça e até por teimosia, não fez a tarefa maior do 1.º período. Até à data, esta falha não foi corrigida, o que gostava que acontecesse ainda. Quanto ao resto, nada tenho a criticar ao Francisco, tem trabalhado sempre bem.
Francisco Ch. — [em 25-10-2009:] Sempre a trabalhar bem.
[em 27-2-2010:] Darei só um conselho. Não deixar de ler o Memorial. Em teste recente sobre a obra, teve nota que deve indiciar que não lera o livro.
Inês — [em 25-10-2009:] Sempre bem em aula. Porém, não tem feito os tepecês, o que nem parece da Inês.
[em 27-2-2010:] Muito bem em aula. Mas gostaria que fizesse também os tepecês (até porque a escrita da Inês tem ainda «margem de progressão»).
Joana II — [em 25-10-2009:] Sempre bem.
[em 27-2-2010:] O trabalho da Joana é sempre muito responsável (e por isso, paulatinamente, tem progredido sempre desde o décimo ano). No primeiro período, no entanto, não entregou a tarefa maior, o que devia ser recuperado agora.
Joana I — [em 25-10-2009:] Sempre bem em aula. Falhou um tepecê.
[em 27-2-2010:] Estou bastante desiludido com a falta de organização no que se refere ao trabalho em casa. Não só neste período ainda não feito um único trabalho de casa, como não foi ainda entregue trabalho longo prometido ainda no 1.º período.
Jorge — [em 25-10-2009:] Sempre bem.
[em 27-2-2010:] Nada a recomendar. Sempre bem.
José — [em 25-10-2009:] Sempre bem.
[em 27-2-2010:] Pode fazer melhor. Quer na segunda parte do segundo período, quer agora, falhou muitos tepecês. Também ainda não entregou trabalho «longo» em atraso.
Mariana — [em 25-10-2009:] Em aula, bem. Mas falhou um tepecê.
[em 27-2-2010:] Já entregou trabalho longo que estava atrasado desde o 1.º período. Era preciso agora ir fazendo os restantes tepecês. Convinha também ler na íntegra Memorial (fiquei com a ideia de que isso não acontecera).
Marta — [em 25-10-2009:] Sempre bem.
[em 27-2-2010:] Falhou três tepecês no início do período. Quanto ao resto, muito bem.
Miguel — [em 25-10-2009:] Sempre bem. (Pode melhorar pontualidade.)
[em 27-2-2010:] É a pontualidade o único aspecto repreensível.
Ricardo — [em 25-10-2009:] Sempre bem no trabalho em aula. Como se sabe, há muitos progressos a fazer na escrita, mas há-de fazê-los.
[em 27-2-2010:] Estão por entregar muitos trabalhos de casa. Também um trabalho grande do 1.º período ainda não foi entregue. Se estes aspectos não forem corrigidos, a nota do 1.º período baixará muito. Também não me parece que tenha lido Memorial na íntegra.
Pedro G. — [em 25-10-2009:] Sempre bem.
[em 27-2-2010:] Sempre bem.
Pedro I — [em 25-10-2009:] Está mais concentrado do que no ano passado. Falhou um tepecê.
[em 27-2-2010:] Não fez tepecê nenhum até agora (e já no final do primeiro período). Também ainda não leu Memorial. Arrisca-se a que nota do 1.º período baixe muitíssimo, se estes aspectos não forem resolvidos.
Pedro S. — [em 25-10-2009:] Independentemente das qualidades que tem (é dos que escrevem melhor), deve evitar falhar os tepecês (este ano, até agora, falhou um).
[em 27-2-2010:] Já no primeiro período, foi ligeiramente punido por não ter feito todas as tarefas pedidas para casa (incluindo a tarefa de oraliade, mais longa). Volta a verificar-se a mesma situação. Tenciono desta vez ser até mais rigoroso, se a situação se repetir.
Sara A. — [em 25-10-2009:] Sempre bem.
[em 27-2-2010:] Esperava que tivesse melhor nota em gramática, precisamente porque sei que é sempre cumpridora.
Sara M. — [em 25-10-2009:] Tem cumprido os tepecês e parece bastante empenhada em aula. (Salvo erro, tem-se atrasado aqui e ali.)
[em 27-2-2010:] Deve ler Memorial do Convento e ser mais organizada no trabalho em casa. Uma aluna como a Sara, inteligente mas que não tem grande facilidade em escrita e leitura, teria de trabalhar para esta disciplina com mais seriedade.
Sara C. — [em 25-10-2009:] Sempre bem.
[em 27-2-2010:] Sempre muito bem.
Tiago — [em 25-10-2009:] Sempre muito concentrado em aula. Bom aproveitamento no apoio.
[em 27-2-2010:] Aproveito para dizer que no primeiro período não teria sido injusto que o Tiago tivesse mais um valor do teve. É importante que complete agora a leitura de Memorial, que sei levar já adiantada.
Joana III — [em 25-10-2009:] Revela-se aluna muito concentrada em aula e perspicaz. Nos questionários de compreensão oral teve boas notas. Esteve muito bem também na compreensão do escrito (leitura). A sua escrita é boa, embora nestas primeiras redacções a tenha incentivado a evitar um estilo, em termos de vocabulário, talvez desnecessariamente empolado, que acaba por exigir uma sintaxe complexa — que nem sempre consegue controlar. Como expliquei na introdução a estas informações, ainda não vi os resultados a gramática, mas, dada a atenção com que costuma estar, adivinho bom resultado. Na quarta-feira, poderei confirmá-lo.
[em 27-2-2010:] Fez sempre bom trabalho. Boa sorte.
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