Friday, September 11, 2009

Sugestões 12.º 4.ª

Embora tenha até já bastantes trabalhos dos alunos (redacções, questionários de leitura e de compreensão oral), não é muito útil deixar informação acerca desses aspectos: trata-se de competências que pouco mudam ao longo de anos (em redacção e em leitura, os alunos estarão em nível muito idêntico ao que tem sido o seu ao longo destes anos); a matéria em que poderá haver oscilação é a gramática (que ainda não entrou nestes comentários). O que por ora farei, portanto, é chamar a atenção para o que pode ser mudado a curto prazo (falhas de tepecês; atrasos).

Informações sobre o 12.º 4.ª, a Português, em 26 de Outubro de 2009

Ana — Sempre muito bem.
António — Parece mais empenhado este ano.
Bernardo — Costuma trabalhar bem. (Mas deve evitar desconcentrações e precipitações pontuais.)
Bruno — Em geral, bastante bem a trabalhar em aula. Mas deve evitar falhar tepecês (esqueceu um, já).
Carlos — Não se pode dar ao luxo de desperdiçar tanto tempo com conversa. Também não deve falhar tepecês, o que já aconteceu. Com uma escrita que não é segura, deve fazer todos os esforços para melhorar a qualidade dos textos que faz (o que implica trabalho mais focado). Mudei-o de lugar, entretanto, e julgo que a partir de agora tudo melhorará.
Daniel — Em geral, trabalha bem em aula. (Mas, em toda a sua fila, nota-se bem que é já o último tempo da manhã.)
David — Sempre a trabalhar bem.
Duarte — Não tem trabalhado mal (mas é importante não se desconcentrar demasiado com a conversa que, naturalmente, ao último tempo da manhã, prevalece na fila em que está). Já falhou um tepecê.
Filipa — Sempre bem.
Gil — Tem havido bastante desconcentração. Os comentários para o lado não seriam problemáticos se não implicassem a desfocagem do que se está a fazer. É preciso fazer os tepecês (falhou os dois que pude controlar).
Gonçalo — Tem estado bastante concentrado. Mas falhou um tepecê.
João Maria Picão— Sempre bem. (Nas primeiras aulas, quando regressou depois de uma semana ausente, pareceu ainda se estar a ambientar.)
João Colaço — Bem. Falhou um tepecê.
José — Sempre muito bem.
Maria — Tem trabalhado bem este ano (parece-me estar a levar tudo com mais rigor do que no ano passado).
Rodrigo — Tem trabalhado bastante bem.
Cosme — É preciso que faça os tepecês. Tem de passar a levar o manual.
Tiago G. — Costuma trabalhar bastante bem. (Mas falhou já um tepecê.)
Xavier — Vejo-o mais concentrado e predisposto para o trabalho do que no ano anterior (mas talvez ainda não no nível de empenho que teve há dois anos). Tem de acreditar que eu procuro ser justo nas avaliações que faço dos seus textos (e aproveitar para ir melhorando nos aspectos que corrijo).