Thursday, September 14, 2006

Novidades


Nevando. Posted by Picasa
Apurados os representantes da escola no Concurso Nacional de Leitura (3.º ciclo e Secundário)
3.º ciclo
Em prova realizada durante a Semana cultural — na 4.ª feira, 21 de Março —, ficaram escolhidos os três representantes da escola, ao nível do 3.º ciclo, no Concurso Nacional de Leitura.
A prova destinava-se a escolher os representantes da escola, ao nível do 3.º ciclo, no Concurso Nacional de Leitura. Foi organizada pelo CRE/Biblioteca e pelos professores de Português do 9.º ano. A sessão, integrada na Dia da Poesia e na Semana Cultural, foi coordenada pela professora Maria Almira Soares. Além dos professores de Português do 9.º ano, colaboraram também as professoras Mónica Ferreira e Marina Sineiro (que avaliaram os ditados) e Clara Andrade e Susana Torcato (que avaliaram a leitura em voz alta.
Na prova de ditado todos os alunos tiveram muito bom resultado: Gonçalo (9.º 5.ª), Brigitta (9.º 1.ª), Joana S. (9.º 2.ª), Joana L. (9.º 6.ª) não tiveram erros, mas os outros concorrentes pouco falharam (em geral, 1 ou 2 erros). Resultados do ditado:

Sem errosGonçalo (9.º 5.ª) (14 pontos)
Joana L. (9.º 6.ª) (14)
Joana S. (9.º 2.ª) (14)
Brigitta (9.º 1.ª) (14)
Com 1 erroDaniel (9.º 1.ª) (10)
Mariana (9.º 5.ª) (10)
Marta F. (9.º 3.ª) (10)
Tiago (9.º 7.ª) (10)
Com 2 errosJoana (9.º 7.ª) (6)
Maria (9.º 4.ª) (6)
Ana M. (9.º 6.ª) (6)
Bruno (9.º 5.ª) (6)
Carolina (9.º 6.ª) (6)
Com 3 erros
João (9.º 4.ª) (1)

Assim, a leitura em voz alta teve bastante influência na seriação dos alunos. Resultados da leitura em voz alta:

Joana S. (14 pontos)
Carolina (13)
Joana G. (12)
Tiago (12)
Ana M. (10)
Joana L. (9)
Daniel (8)
Maria (8)
Mariana (6)
Brigitta (6)
João (6)
Marta (6)
Bruno (2)
Gonçalo (1)


Somadas as pontuações das duas provas, verificou-se a seguinte classificação geral:

1. Joana S. (28 pontos)
2. Joana L. (23)
3. Tiago (22)
4. Brigitta (20)
5. Carolina (19)
6. Joana G. (18)
6. Daniel (18)
8. Mariana (16)
8. Marta (16)
8. Ana M. (16)
11. Gonçalo (15)
12. Maria (14)
13. Bruno (8)
14. João (7)

Como ficavam apurados para a fase seguinte os oito primeiros, houve que fazer um desempate entre três alunas que tinham ficado com a mesma pontuação e em oitavo lugar. Ana M. foi preterida por ter mais erros no ditado (era um dos critérios de desempate). Quanto a Mariana e Marta, tiveram sessões de perguntas de gramática, até se apurar quem chegaria à fase final. Foi um confronto muito disputado, acabando por vencer Mariana.

Os quartos de final ficaram assim definidos:
Joana S. vs. Mariana
Joana L. vs. Daniel
Tiago vs. Joana G.
Brigitta vs. Carolina

Também aqui houve, por vezes, que recorrer a desempates, o que mostra que os conhecimentos dos concorrentes eram equilibrados (e que os que não venceram têm também muito mérito).

Ficaram apurados para as meias-finais:
Joana S. vs. Brigitta
Joana L. vs. Tiago

Com as vitórias de Joana S. (9.º 2.ª) e de Joana L. (9.º 6.ª) ficaram logo decididos dois dos três representantes da escola na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura. Era ainda preciso definir um terceiro representante, que sairia do confronto entre os dois vencidos (Brigitta e Tiago). Venceu Brigitta, já que, nos lances decisivos, Tiago falhou uma metáfora, enquanto Brigitta concretizava uma personificação.
Enfim, em Abril ou Maio, Joana (9.º 2.ª), Joana (9.º 6.ª) e Brigitta (9.º 1.ª) vão decerto representar a escola muito bem.
(O texto do ditado e as perguntas de gramática podem ser vistos aqui.)
Secundário
Ao nível do secundário, o apuramento dos representantes da escola no Concurso Nacional de Leitura (fase distrital) fora feito há mais tempo, ainda no 1.º período, através do concurso «O Melhor Leitor de…», também promovido pelo CRE/Biblioteca.
A prova consistia num teste de verificação de leitura de O Arco de Sant'Ana, de Almeida Garrett [teste pode ver-se aqui, no final da secção]. Neste caso, a prova dirigiu-se a uma única turma, o 11.º 7.ª, cuja professora de Português é Helena Costa. As alunas vencedoras, que acertaram a quase totalidade das respostas, foram Inês Barreto, Daniela Mendes e Marlene Pinto.
Parabéns também a estas alunas do 11.º ano, que, a nível do secundário, representarão a escola na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura.
Exposição de escritos sobre Gedeão
Está junto ao CRE uma exposição de trabalhos dos alunos do 9.º ano. São os textos feitos em torno de António Gedeão, que aliás podem ser vistos também neste blogue (nos cartazes, os textos estão mais ilustrados e aparecem ordenados por assunto, não por turma).
Pontuações do Concurso do Expresso
Pontuações dos alunos das várias escolas que concorreram ao Campeonato da Língua Portuguesa Especial Escolas estão aqui.
Concurso Nacional de Leitura
Participaremos no apuramento para o Concurso Nacional de Leitura (3.º ciclo). No dia 21 de Março (4.ª feira), das 10 às 11h30, na sala B11, decorrerá uma prova entre dezasseis alunos do nono ano. (Na próxima semana, direi qual é, ou qual foi, o critério para apuramento desses dezasseis alunos — às nossas cinco turmas cabem dez lugares; as restantes três turmas do nono ano estarão representadas com seis alunos. Ou seja, em média, dois alunos por turma.)
Os três melhores classificados do 9.º ano representarão a escola na 2.ª fase, relativa a todo o distrito de Lisboa, a realizar em Abril, numa biblioteca. A final, com os dois melhores em cada distrito, é em Junho e transmitida pela RTP.
Correcção da prova Especial Escolas do Campeonato Nacional da Língua Portuguesa
A solução das provas está aqui. Eu resumo: além dos problemas que já conhecíamos («pronome indefinido», segundo eles, é a boa resposta na pergunta 6 — aqui, como expliquei, há erro científico dos autores das provas), surgem duas respostas diferentes das que defendi.
A primeira está logo no primeiro texto para contagem de erros. Há onze erros (indicara apenas dez). Até vira o erro, mas depois, estupidamente, esqueci-me de o registar: «A Cigarra vivia próxima da formiguinha» (é «próximo» que devia estar, trata-se de advérbio, não do adjectivo).
Também na contagem de erros do segundo texto há desfasamento: eu vira dezasseis erros, eles dão catorze. Como nestas soluções não esclarecem os erros, ainda quero ver quais são os que terei contado a mais (acho difícil ter-me enganado, neste caso considerando errado o que possa estar bem, mas, enfim, com certeza que me enganei mesmo). Neste trecho, acho que ainda propus a um ou dois alunos a alteração de «14» para «16», o que mais acentua o meu remorso.
Quanto às outras dúvidas que tínhamos, consideram os autores das provas haver gralha na pergunta de «ámen»/«bainha» e por isso aceitam as duas respostas (tudo bem, portanto) e consideram a aia personagem principal (o que também concorda com a solução que me parecia mais acertada).
Devo dizer que, pelo que vi nos exemplares dos testes, em cem — o exacto número de provas enviadas — só três dependeriam destas questões (nos restantes 97% havia sempre outras respostas erradas) e, mesmo esses, ainda antes da minha sugestão pelos vistos desastrada, também não estavam integralmente certos.
Concurso da revista Os Meus Livros (3.ª edição)
Mariana (9.º 5.ª) foi a vencedora na edição de Março do concurso da revista Os Meus Livros. Publicamos aqui o seu texto, sobre O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado. Parabéns à Mariana.
Concurso da revista Os Meus Livros (2.ª edição)
Depois de, no número de Janeiro, a revista Os Meus Livros ter escolhido um texto de Diogo (do 9.º 2.ª) para inaugurar uma página com crónicas, por jovens até aos 18 anos, sobre livros marcantes, no segundo número desta secção da revista, relativo a Fevereiro, voltou a ser um aluno da nossa escola o autor da crónica vencedora. Foi Brigitta (9.º 1.ª) quem escreveu o texto premiado, que se ocupa de O Mistério do Quadro Desaparecido, de Blue Balliett. Parabéns à Brigitta.
Concurso dos Correios
Não te esqueças que, até 15 de Fevereiro, podes enviar a carta para o Concurso dos CTT. Sobretudo se o teu texto fora por mim bem classificado, não deixes de lançar as emendas e enviar o texto por carta, segundo as instruções que tens na folha anexa à correcção.
Concurso da revista Os Meus Livros
Na revista Os Meus Livros saída esta semana, o número de Janeiro, vem (p. 75) o primeiro texto escolhido sobre o livro mais marcante (por leitores até aos 18 anos). O texto publicado é de um aluno do 9.º 2.ª, Diogo, que escreveu sobre A lua de Joana, de Maria Teresa Maia Gonzalez. Parabéns ao Diogo.
Voz Activa
No Voz Activa de Dezembro saíram textos de Marta P. F. (9.º 5.ª), Ana S. (9.º 6.ª), Joana L. II (9.º 6.ª), Brigitta (9.º 1.ª), Miguel R. (9.º 3.ª).

Resultados do Concurso Literário José Gomes FerreiraNo dia da escola, 20 de Novembro, foram conhecidos os vencedores do concurso literário 2005-2006. A entrega dos prémios decorreu na sala B11, em sessão com a presença do Presidente do Executivo, do Presidente da Assembleia, do Coordenador do CRE, da Coordenadora do Departamento, alguns pais, professores e alunos.
No escalão que nos interessa, 12 a 15 anos, os resultados foram estes:
Prosa
1.º — Miguel R. (9.º 3.ª)
2.º — Carolina (9.º 6.ª)
Poesia
1.º — Brigitta (9.º 1.ª)
Teatro
1.º — Marta (9.º 3.ª)

Muitos parabéns a todos concorrentes.

16 de Outubro é o Dia Mundial da Alimentação. No CRE estarão trabalhos alusivos ao tema. Entre eles, escritos por alunos do 9.º ano, os «Pequenos prazeres» ligados à alimentação e as «Canções de comer» (feitas segundo o modelo formal do rubai).

Decorreu no dia 5 de Junho, às 11h45, na sala D11, a sessão de entrega de prémios da edição deste ano das Olimpíadas da Língua Portuguesa. Estiveram presentes o Presidente do Executivo, o Coordenador do CRE e as professoras responsáveis pela organização das Olimpíadas (Clara Andrade e Conceição Vieira). Colectivamente, venceu o 8.º 6.ª, seguido do 8.º 5.ª, do 8.º 3.ª e do 8.º 2.ª. Em 5.º lugar, ex-aequo, ficaram 8.º 1.ª, 8.º 4.ª e 8.º 8.ª. Individualmente, a vencedora foi Joana (8.º 6.ª); em 2.º, quase com a mesma pontuação, ficou Gonçalo (8.º 5.ª); em 3.º, Mariana (8.º 5.ª); em 4.º, Inês (8.º 1.ª); em 5.º, Catarina (8.º 2.ª); em 6.º, Marta (8.º 2.ª); em 7.º, João Afonso (8.º 6.ª); em 8.º, Silvana (8.º 3.ª); em 9.º, Mafalda (8.º 3.ª); em 10.º, João (8.º 3.ª). Nos lugares seguintes (a ordem pode agora não estar correcta, porque não tenho à mão um ou dois resultados): Ana Morais (8.º 6.ª), Liliana (8.º 8.ª), João Marcelo (8.º 5.ª), Mário (8.º 6.ª), Maria Inês (8.º 4.ª), João Pedro (8.º 5.ª), Bruno (8.º 5.ª).

Ana Filipa S. (8.º 6.ª) ficou em terceiro lugar no concurso Jovens Talentos (da Editora Gailivro). Ver resultados aqui.



Brigitta (8.º 1.ª) ficou em quarto lugar no Concurso Nacional da Língua Portuguesa (do Expresso/SIC).


Resultados do Concurso Literário José Gomes Ferreira (nas modalidades de prosa, poesia, teatro) serão conhecidos, se não me engano, no dia da Escola, 20 de Novembro.

Na segunda-feira, dia 6 de Março, realizou-se a segunda eliminatória das Olimpíadas da língua portuguesa. Na página da escola, neste endereço, está vídeo com fotografias de alguns dos alunos a fazerem a prova. Parabéns a todos. Os resultados desta 2.ª eliminatória estão nesta secção do Gaveta de Nuvens: Olimpíadas da língua portuguesa.

Base de dados morfológica do português (útil para pesquisar flexões de verbos; palavras derivadas com determinados sufixos ou prefixos; famílias de palavras).