Sumários e tepecês
Aula 1-2 (15 [5.ª], 18 [3.ª], 19/set [1.ª, 4.ª]) Leitura de frases sobre autores mais presentes no
programa do 11.º ano para conjeturar acerca da sua veracidade. Correção
comentada. Indicações úteis ao trabalho ao longo do ano. Preenchimento de
folhas da caderneta (com definição telegráfica e quadra, ambas autobiográficas).
TPC — Em Gaveta de Nuvens lê Preceitos para o trabalho ao longo do ano.
Aula 3-4 (18 [5.ª],
20 [1.ª, 3.ª], 21/set [4.ª]) Devolução das folhas de caderneta, para melhoria
ou verificação de marcações minhas. Compreensão de «A uma estátua» (pp. 327-328),
de Capicua, em torno de Cesário Verde, através de itens fechados. Reconstituição
de poema de Cesário Verde, dados apenas os versos em recortes. Audição de «De
tarde», dito por Sinde Filipe e por João Villaret. Assistência a clip de
Capicua. Preenchimento apenas com transcrições
do poema de uma sua análise lacunar. Redação de texto de momento recordável,
segundo exemplo de «De tarde», mas em prosa. TPC — Prepara a matéria ‘deíticos’
(ou ‘dêixis’), lendo a explicação nas pp. 364-365 do manual (não é preciso o
exercício) e/ou relanceando em Gaveta de Nuvens o capítulo «Deíticos».
Aula 5-6 (22 [5.ª], 25 [3.ª], 26/set [1.ª, 4.ª]) Correção de redação da última aula; e explicação da sinalética. Resolução de exercício sobre deíticos. Assistência a trecho de programa de meteorologia com localidade galesa. Assistência a passagem do trecho do discurso de Bean em Bean, um autêntico desastre. Marcação dos deíticos (pessoais, temporais, espaciais). Depois de assistência a clip-anúncio de APAV, resolução de exercícios da p. 365. Leitura de um dos «Inquéritos de Proust» (Público, verão de 2020), para redigir respostas a seguir. TPC — Completa, melhora, o que estiveste a escrever e traz-mo na próxima aula. Em Gaveta de Nuvens deixarei exemplares do Questionário, para o caso de precisares de saber as perguntas.
Aula 7-8 (25 [5.ª], 27 [1.ª, 3.ª], 28/set [4.ª]) Compreensão da apreciação crítica a Não olhem para cima na p. 14, através da seleção de sinónimos. Assistência a trailer do filme. Audição de entrevista de Ricardo Cardoso Reis. Resposta e correção a itens de compreensão oral no manual. Assistência ao vídeo de ONU «Não escolha a extinção». Exercício de passagem das legendas para português europeu. Resolução de exercício sobre deíticos a partir de apresentação de Bruno Nogueira em O último a sair. Redação de miolo de texto de opinião. TPC — Não deixes de ler a ficha corrigida sobre deíticos que pus aqui.
Aula 9-10 (29/set [5.ª], 2 [3.ª], 3/out [4.ª, 1.ª]) Entrega dos textos de opinião; distinção entre argumento e exemplo. Exercício e correções (argumento e exemplo). Assistência a dois trechos de Bruno Aleixo, com momentos argumentativos. Resolução de ficha em torno de tipos de argumentos (e os trechos de Bruno Aleixo). Compreensão de apreciação crítica a Parasitas (pp. 56-57). Redação de miolo de texto argumentativo. Assistência a início de Parasitas. TPC — Lê a ficha corrigida sobre Funções sintáticas em Gaveta de Nuvens.
Aula
11-12 (2 [5.ª], 4 [1.ª, 3.ª], 10/out [4.ª]) Compreensão
de texto ensaístico sobre Vieira na p. 21, selecionando um de quatro sinónimos
de palavras em frases do texto. Assistência a trecho do episódio da série de ‘Grandes
Livros’ sobre Vieira. Audição de crónica de Fernando Alves («Pai Grande»); cfr.
p. 32. Resolução de 1.1 / 1.2 / 1.3 (p. 32). Correção e explicação com modelo
de tese + argumento + exemplos. Assistência a trecho de Parasitas. Exercício
com deíticos a partir de diálogo em Parasitas. Redação de introdução e conclusão
de texto sobre pichagem. Assistência a trecho de Parasitas. TPC —
Porei em Gaveta de Nuvens mais tarde (aliás, chamá-los-ei brevemente à Classroom para pequena tarefa).
Aula 13-14 (10 [1.ª], 11 [3.ª], 12 [4.ª], 13/out [5.ª]) Sobre recente Nobel da literatura, Jon Fosse. Correção dos questionários de compreensão (sinónimos) feitos na aula anterior. Explicação de pontos necessários à compreensão do «Sermão de Santo António», cap. I, incluindo clip(s) com Santo António a pregar aos peixes. Audição de crónica radiofónica («Lugares comuns», Antena 1) sobre «Pregar aos peixes». Transposição para português atual da didascália inicial do «Sermão de Santo António»; e preenchimento de legenda a um verbete de «pregar» e «pregar». Assistência a trecho de Parasitas. Resposta a exercício sobre atos de fala; correção. Redação de curta narrativa com criação de um milagre de Santo António. TPC — Relanceia, em Gaveta de Nuvens, alguns dos milagres de Santo António cujos títulos ficaram em cima. Entretanto, pus na Classroom uma tarefa a que deves responder ao longo da semana.
Aula 15-16 (11 [1.ª], 16 [5.ª, 3.ª], 17/out [4.ª]) Correção de «Questionários de Proust». Apresentação do quadro de capítulos do »Sermão». Audição de crónica radiofónica («Lugares comuns», Antena 1) sobre «Ser o sal da terra». Preenchimento de lacunas em síntese-análise, para acompanhar leitura da parte I do sermão (pp. 26-27). Itens de gramática na p. 29. Figuras de estilo no cap. 1. Sobre texto de opinião em exame; sobre apreciação crítica. Redação de apreciação crítica. Assistência a trecho de Parasitas. TPC — Relanceia o glossário de termos sobre o sermão que pus em Gaveta de Nuvens («alegoria», «conceito predicável», «exórdio»). Também aconselho muito que vás passando os olhos pelos excertos ensaísticos nas imediações das páginas que estivermos a ler em aula.
Aula 17-18 (17 [1.ª], 18 [3.ª], 19 [4.ª], 20/out [5.ª]) Correção de milagres de Santo António criados; ainda ex-votos e Hubert Reeves. Audição de cap. 1 de «Sermão» (Luís Lima Barreto). Compreensão do cap. II do «Sermão», por preenchimento de ficha com perguntas curtas. Para exemplificar alegoria, assistência a Monty Python, O sentido da vida («a ceifeira»). Comentário sobre alegoria e «Sermão» (ou cópia). Assistência a trecho de Parasitas. TPC — Estuda, revê, esta interpretação conduzida do início do «Sermão de Santo António», do Padre António Vieira.
Aula 19-20 (18 [1.ª], 23 [3.ª, 5.ª], 24/out [4.ª]) Audição do início do cap. 2 do «Sermão» (por Ary dos Santos). Resposta a perguntas de exame sobre cap. 2 do «Sermão». Explicação da noção de ‘coerência’. Aplicação da noção de ‘coerência’ a sketches (série Lopes da Silva) com quebras de coerência propositadas. Redação com inclusão de termos (campo semântico, polissemia, aceções, conotação). Assistência a mais um trecho de Parasitas. TPC — Escreve o pequeno texto (com cinco funções sintáticas) que te será pedido numa pergunta a que serás chamado via Classroom.
Aula 21-22 (24 [1.ª], 25 [3.ª], 26 [4.ª], 27 [5.ª]) Correção de introdução e conclusão de texto de opinião sobre o Padre Vieira. Audição de gravação relativa à p. 33 («Crítica social e alegoria»). Compreensão de resumo do cap. III, com preenchimento de tabela. Sobre rémora e outros peixes louvados no cap. III. Exercício sobre pontuação. Assistência a anúncios publicitários a banco (Banif; CGD) e aos sketches «Mofo ou bafio?», «Primeiro-ministro discursa», para resolver texto lacunar sobre conotação, denotação, polissemia, monossemia, étimo, convergência, homonímia. Redação de argumentos e exemplos sobre animais de estimação. TPC — Em Gaveta de Nuvens lê, ou revê, «denotação, conotação; polissemia; hiperonímia, holonímia; campo lexical, campo semântico». Entretanto, não te esqueças de resolver na Classroom a pergunta com um pedido de texto (com cinco funções sintáticas).
Aula 23-24 (25 [1.ª], 30 [3.ª, 5.ª], 31/out [4.ª]) Redação de resposta-comentário sobre textos de Miguel Esteves Cardoso e cap. II do «Sermão de Santo António». Leitura em skimming de outras crónicas de MEC. Assistência a trecho de Parasitas. Sobre critérios de avaliação. Relance a apreciação crítica sobre Parasitas («O cheiro a rabanete velho», por Luís Miguel Oliveira). Audição de trechos curtos da leitura de Luís Lima Barreto (rémora, raia). Redação de louvor a animal. Assistência a mais um trecho de Parasitas. TPC — Nas pp. 38-39 do manual, estuda o questionário resolvido sobre o passo do «Quatro-olhos» (do cap. III do «Sermão de Santo António»).
Aula 25-26 (31 [1.ª], 2 [4.ª], 3 [5.ª], 6/out [3.ª]) Correção de louvor a animais. Compreensão do cap. IV do «Sermão» (pp. [40-42]) através de completamento de respostas dadas, em esboço, em ficha. Assistência a trailer de «Tudo pelo vosso bem»; seguido de cópia de resposta a 1.2 (p. 40). Assistência a clip com Leonor Saúde sobre peixe-zebra. Assistência a sketch («Debate com o Super-homem», série Barbosa) para preenchimento de tabela em torno de valores temporais, aspetuais, modais, conferidos por verbos auxiliares. Acrescento à apreciação crítica «O cheiro a rabanete velho». Assistência a conclusão de Parasitas. TPC — Chamá-los-ei a alguma tarefa na Classroom.
Aula 27-28 (6 [5.ª],
7 [1.ª, 4,ª], 8/nov [3.ª]) Correção das apreciações críticas a cartoon de Gargalo.
Questionário de compreensão sobre «Ler é maçada». Resposta item 3 da p. 43; e a
tabela com patronímicos. Correção (e informação sobre patronímicos e apelidos).
Redação com repreensões a animais. Assistência a início de O discurso do rei.
Preenchimento de síntese sobre nomes e início do filme; correção.
Aula 29-30 (8 [1.ª], 9 [4.ª], 10 [5.ª], 13/nov [3.ª]) Correção de questionário de compreensão do escrito sobre «Ler é maçada». Introdução ao cap. V, incluindo clips com os peixes em causa (Voadores, Roncadores, Polvo, [Rémora]). Leitura (em scanning) da 1.ª parte do cap. V do «Sermão de Santo António». Assistência a «Mães à compita», «Conheço o Lopes da Silva», «Dédalo e Ícaro». Preenchimento de tabela com tipos humanos e ficcionais próximos dos peixes repreendidos por Vieira. Apreciação crítica dos cartazes na p. 48. Assistência a trecho de O discurso do rei. TPC — Lê nas pp. 46-47 «Aprender» sobre ‘Dêixis e referência deítica’. Tenta também resolver «Praticar» (p. 47).
Aula 31-32 (13 [5.ª], 14 [1.ª, 4.ª], 22/nov [3.ª]) Correção do tepecê; correção da apreciação crítica entregue. Compreensão do passo do polvo (cap. V, pp. 53-54) e resposta em torno de recursos estilísticos. Assistência a trechos de À procura de Dory, para preenchimento de tabela com características do polvo Hank. Audição de «Fachada» (Tiago Bettencourt; p. 49), seguida de redação de comentário. Assistência a final de À procura de Dory. Inventário de adjetivos apropriados ao polvo de Vieira, a partir dos de Hank. TPC — No final desta aula, serão chamados à Classroom.
Aula 33-34 (21 [1.ª, 4.ª], 24 [5.ª], 27/nov [3.ª]) Correção de texto com repreensões a animais. Questionário de compreensão de «O cérebro dos golfinhos». Cópia de resposta a itens de exame sobre «Voadores». Assistência a trecho de O Discurso do Rei. Assistência a clip com Bruno de Carvalho e «Berdamerda!». Explicação sobre neologismos, arcaísmos, campo semântico, etimologia. Redação de texto expositivo-argumentativo a propósito de cartoon relacionável com passo de O Discurso do Rei. Assistência a trecho de O Discurso do Rei. Sobre imprecações e interjeições. TPC — Em Gaveta de Nuvens lê o que está em ‘Classes de palavras’ sobre Interjeições. (Não esqueças tarefas na Classroom: texto sobre escola com dez funções sintáticas; leitura de contos.)
Aula 35-36 (22 [1.ª], 23 [4.ª], 27 [5.ª], 29/nov [3.ª]) Correção de apreciação crítica de cartoon sobre mass media; e ainda outros esclarecimentos. Audição de cap. VI do «Sermão» (leitura de Luís Lima Barreto). Preenchimento de tabela com história da língua sobre cap. VI do «Sermão». Escrutínio de elementos paratextuais em livros da coleção ‘Literatura de Viagens’ (Tinta-da-China). Criação de paratexto de livro inventado. TPC — Completa e melhora (e, depois, traz-mo) texto iniciado em aula.
Aula 37-38 (28 [1.ª, 4.ª], 4/dez [3.ª, 5.ª]) Audição do final do «Sermão» lido por Ary dos Santos. Correção do questionário de compreensão de «O cérebro dos golfinhos». Audição de começo do discurso de João Miguel Tavares (p. 60) para explicar, em resposta escrita, «qual é, para o orador, a diferença essencial entre a geração dos pais e a sua (e que lhe aliás acaba por sugerir a tese do discurso)?». Exercício de intuição em torno de nomes de batismo em moda; correção. Audição/leitura de «Maria Albertina» (por Humanos; por Variações). Comentário-resposta em torno da letra da canção. Assistência a trecho de O Discurso do Rei. TPC — Lê, no manual, as páginas sobre «Coesão textual» (pp. 368-371); na p. 368, podes também rever o que sabemos sobre «Coerência textual».
Aula 39-40 (29 [1.ª], 30/nov [4.ª], 6 [3.ª], 11/dez [5.ª]) Correção de argumentos sobre animais de estimação. Resolução de tabela com problemas de coesão textual (tirados de redações de alunos). Correção comentada da tabela sobre coesão. Dados discursos políticos (e debates) em sketches, identificação do que pretendem caricaturar. Redação de acróstico sobre o «Sermão de Santo António». TPC — Em «Coerência e coesão textuais» (Gaveta de Nuvens), lê a parte sobre ‘Coesão’ (as páginas iniciais, sobre coerência, podes olhá-las com menos atenção).
Aula 41-42 (5 [1.ª, 4.ª], 11 [3.ª], 15/dez [5.ª]) Correção de apreciação crítica a cartazes com frases «de ódio». Questionário de compreensão dos textos «Rapinar» e «Ao encontro do preciosismo». Resposta a ficha sobre empréstimos e estrangeirismos. Redação com inclusão obrigatória de conectores. Assistência a trecho de O Discurso do Rei. TPC — Consulta o Dicionário de estrangeirismos clicável a partir de Gaveta de Nuvens (não fiques só pela letra A). Escolhe três estrangeirismos, de línguas de origem diferentes. Cria um equivalente vernáculo, com formação percetível e, eventualmente, alguma graça.
Aula 43-44 (6 [1.ª], 7 [4.ª], 13 [3.ª], 18/dez [5.ª]) Correção de comentário sobre «Maria Albertina»; nomes medievais oferecidos aos padrinhos de hoje. Exercício em torno de processos morfológicos de formação de palavras. Assistência a trecho de conferência de imprensa por Abel Xavier, para preenchimento de texto lacunar. Correção e assistência a outros trechos com casos de neologia e processos de formação morfológica («cotovelite», «destreinadores»). Assistência a sketch «Possuído por vozes da rádio» (Lopes da Silva), para resolver ficha relativa a processos morfológicos de formação de palavras. Redação com dois argumentos.
Aula
45-46 (12 [1.ª, 4.ª], 18/dez [3.ª]; esta aula será diluída em outras
no caso da turma 5.ª) Correção de questionário de compreensão de textos
(«Rapinar»; «Ao encontro do preciosismo»). Explicação
sobre acentos (gráficos e fónicos). Resolução de exercício de associação de regras
de acentuação a formas sem os acentos gráficos devidos. Redação de apreciação
crítica de O emprego. Assistência a trecho de O Discurso do Rei. TPC — Relanceia
a ficha ‘Coesão textual’ no Caderno do
aluno, que reproduzirei já
com soluções.
Aula 47-48 (13 [1.ª], 14 [4.ª], 20/dez [3.ª], 8/jan [5.ª]) Correção de acróstico sobre «Sermão de Santo António». Sobre translineação. Leitura em scanning para análise de paratexto de Frei Luís de Sousa. Exercício de compreensão do oral (com crónica radiofónica de Hugo Van der Ding). Redação de didascália transposta para o XXI (100 a 150, pouco trapalhões). Audição de verdadeiros discursos do rei. Classificação de funções sintáticas em «Nos desenhos animados» (Os Azeitonas). TPC — Lembro tarefas em curso, na Classroom, destacando o interesse de irem lendo contos (não só os dois que considero obrigatórios, mas ainda os que os possam ler das revistas que anexei).
Aula 49-50 (20/dez [1.ª], 3 [3.ª], 4 [4.ª], 5/jan [5.ª]; nas turmas 3 e 4, a segunda parte desta aula é adiada, antecipando-se já a 2.ª parte da aula 51-52) Correção de apreciação crítica à animação «O emprego». Assistência a sketch «Chatanato» (Lopes da Silva); resolução de ficha relativa ao mesmo sketch e a processos morfológicos de formação de palavras. Assistência a «O talhantezinho» (série Lopes da Silva) para responder a ficha sobre o uso do diminutivo. Assistência a sketch («Um quilinho de kunâmi», série Meireles) para responder a ficha sobre o uso do diminutivo. Exercício sobre funções sintáticas internas ao grupo verbal. Assistência a trecho de O amor acontece, com canção a usar no exercício seguinte. Identificação de funções sintáticas (em torno do grupo verbal). Assistência a trechos recortados de O amor acontece todos da história de Billy Mack. Explicação sobre possível redação com catorze funções sintáticas (será, ou não, confirmada via Classroom). TPC — Aproveita para ler contos (o mais que puderes) — cfr. última tarefa na Classroom.
Aula 51-52 (3 [1.ª], 8 [3.ª], 9 [4.ª], 12/jan [5.ª]) Correção do trabalho com didascália de cenário; retoma de outras correções. Leitura de verbetes e de início da peça Frei Luís de Sousa para responder a perguntas de escolha múltipla. Resposta a pergunta com alguma escrita (sobre analogia entre Madalena e Inês). Assistência a inícios de Quem és tu? e de Frei Luís de Sousa (versão de 1950). Explicação sobre características ideais de um conto. Procura, em livros de citações, de epígrafes para figurar à cabeça de conto. Início da elaboração de conto. TPC — Aproveita para ler contos (o mais que puderes) — cfr. última tarefa na Classroom.
Aula 53-54 (9 [1.ª], 10 [3.ª], 11 [4.ª], 15/jan [5.ª]) Assistência a versão de Frei Luís de Sousa (1950), em filme de António Lopes Ribeiro, cena II. Questionário sobre a cena II do ato 1. Resposta a item 1 da p. 89 e a itens de gramática (p. 90, 1). Ainda outro trecho de outra versão da cena II. Tarefa de escrita: «Reescrita da última fala de Madalena na cena II (p. 89), transpondo a mesma situação (espera por alguém que vem de Lisboa para a Outra Banda) para a atualidade». Assistência a início de Entre Irmãos. Preenchimento de tabela comparativa entre Entre Irmãos e Frei Luís de Sousa.
Aula 55-56 (10 [1.ª], 15 [3.ª, 5.ª], 18/jan [4.ª]) Explicação sobre redações feitas na aula anterior e entretanto comentadas. Audição/Leitura de «O Sebastianismo» (p. 96). Resolução do item 1 da p. 96; correção. Assistência a cenas III-IV na versão de Quem és tu? Leitura das cenas III e IV para completar sínteses com trechos em falta. Assistência a versão de Jorge Listopad das cenas em causa. Assistência a trecho de Madalena. Depois de se assistir a clip de «Fizz Limão», de Miguel Araújo, redação de pequeno comentário; exemplo nosso. [Redação de conto.] TPC — Desenvolve o conto cujo começo devolvi (haverá chamada à Classroom).
Aula 57-58 (17 [1.ª, 3.ª], 19 [5.ª], 23/jan [4.ª]) Entrega de contos e instrução para reformulações. Correção do questionário sobre cena II. Resolução do item 4 da p. 93. Assistência a trechos do filme de António Lopes Ribeiro (cenas V a VIII). Leitura das cenas V a VIII do ato I de Frei Luís de Sousa (pp. 97-101), para completar sínteses, com frases. Transposição para texto narrativo (com Maria como narradora homodiegética) do início da cena VII. Assistência a passo de Entre Irmãos e preenchimento de tabela comparativa com Frei Luís de Sousa. TPC — Lança a segunda versão do conto na Classroom.
Aula 59-60 (22 [3.ª, 5.ª], 23 [1.ª], 25/jan [4.ª]) Correção de texto escrito na última aula (texto monologal de Maria). Assistência a cenas 9-12 do ato I no filme de António Lopes Ribeiro. Preenchimento de sínteses para compreensão das cenas 9-12 do ato I de Frei Luís de Sousa (pp. 104-105). Resolução de itens «sobrantes» do manual. Assistência a cenas I-4 do ato II no filme de António Lopes Ribeiro. Redação de crónica para concurso «Ética no desporto e na vida». TPC — Vai arrumando o dossiê de Português; revê gramática; lê partes ensaísticas, sobre Frei Luís de Sousa, no manual.
Aula 61-62 (24 [1.ª, 3.ª], 25 [4.ª], 26/jan [5.ª]) Questionário em torno das cenas I a IV do ato II do Frei Luís de Sousa. Assistência à parte do filme Quem és tu? correspondente às cenas a ler a seguir (V-VIII). Redação/Seleção de frases-título que servissem de emblema a cada uma das cenas V-VIII do ato II. Exemplos de respostas de títulos sobre as cenas V-VIII. Cópia comentário escrito sobre como nas cenas V-VIII se vão reunindo as condições convenientes à tragédia. Assistência a trecho de Entre Irmãos. Correção de tabela sobre filme e Frei Luís de Sousa. TPC — Lê os questionários que vou enviar (que percorrem funções sintáticas e assuntos de gramática que temos dado neste semestre).
Aula 63-64 (29 [3.ª, 5.ª], 30/jan [4.ª, 1.ª]) Correção do questionário sobre as cenas 1-4 do Ato II. Compreensão das três cenas finais do Ato II, criando títulos expressivos. Assistência a trecho correspondente em Frei Luís de Sousa. Leitura de comentário por Pedro Mexia, redação de argumentos sobre o mesmo assunto. Assistência a quatro encenações relativas ao final do ato II, com «ninguém». Leitura de uma solução redigida. Assistência a trecho de Entre Irmãos. Preenchimento de tabela comparativa com entre o filme e Frei Luís de Sousa. TPC — Traz dossiê/caderno de Português (incluindo todas as folhas distribuídas e todos os trabalhos). Por favor, não ir agora fotocopiar folhas de outrem. (Traz também livros que te tenha emprestado o ano passado.)
Aula 65-66 (31/jan [1.ª, 3.ª], 1 [4.ª], 2/fev [5.ª]) Entrega do trabalho com neologismos e sua correção. Audição de «Não há duas sem três» (cfr. p. 116). Comentário (de cerca de cento e cinquenta palavras) sobre papel dos retratos em Frei Luís de Sousa. Assistência a clip de «Acordar», por Syro (cfr. p. 124). Exemplo de resposta. Sobre avaliação. Assistência a final de Entre Irmãos. TPC — Tentem ir lendo. Escolham, se quiserem, os autores que trouxe.
Aula 67-68 (19 [3.ª, 5.ª], 20/fev [4.ª, 1.ª]) Entrega da redação sobre «Ética na vida e no desporto». Resposta a questionário de escolha múltipla, em torno da cena I do ato III. Assistência a cenas II-VI do ato III em Frei Luís de Sousa de Lopes Ribeiro. Assistência a cena VI em Quem és tu?. Redação de respostas a perguntas sobre aquelas cenas. Resposta a quadro comparativo-síntese (Frei Luís de Sousa/Entre Irmãos). Assistência a início de Birdman. TPC — Lança na Classroom, a que serás chamado no final da aula, o texto emendado (e acrescentado, se for o caso) sobre «Ética na vida e no desporto» que te devolvi hoje.
Aula 69-70 (21 [3.ª, 1.ª], 22 [4.ª], 23/fev [5.ª]) Correção de questionário de compreensão feito na última aula. Assistência a cenas VII-IX no filme de Lopes Ribeiro. Redação de resposta a item sobre evolução de psicologia de Madalena. Assistência a final da peça em diversas encenações: Frei Luís de Sousa; Quem és tu; Madalena; Frei Luís de Sousa no Dona Maria. Resposta sobre fala de Maria. O cenário (cópia de comentário). Levantamento de argumentos sobre «Quem é o verdadeiro herói de Frei Luís de Sousa?» (= A personagem mais admirável) Qual seria o novo título? Assistência a trecho de Birdman. TPC — [Questionários sobre funções sintáticas e sobre outros assuntos de gramáticas são ainda para ser feitos por quem não os fez no 1.º semestre.]
Aula 71-72 (26 [3.ª, 5.ª], 27/fev [1.ª, 4.ª]) Relance a textos ensaísticos (pp. 77-80) e a «Memória ao Conservatório Real», para resolver diversos itens do manual. Audição de textos sobre dimensão trágica de FLS (pp. 151-152). Explicação através de slides sobre tragédia. Assistência ao sketch «Shakespeare’s MacDonald» (Lopes da Silva). Preenchimento de síntese sobre aquele sketch, tragédia e drama. Exercícios do manual sobre coesão textual. Assistência a passo de A idade do esplendor. Preenchimento de tabela comparativa com Birdman. Redação de Argumento + dois exemplos sobre modernidade do Frei Luís de Sousa. Assistência a passo de Birdman. TPC — Se ainda for caso disso, envia a passagem a limpo de texto sobre ética no desporto.
Aula 73-74 (28 [3.ª, 1.ª], 29/fev [4.ª]), 1/mar [5.ª]) Correção de trabalho em aula sobre título. Compreensão de crónica de MEC («Portugal: o maior país do mundo para portugueses e estrangeiros»), na p. 107, através de redação de respostas sobre segmentos irónicos. Resposta a itens 1 a 3 da p. 108 e a itens sobre coesão na p. 149. Assistência a trecho de «A Alma e a Gente». Preenchimento de tabela; outros dados (slide). Compreensão de «O Padeiro», de Rubem Braga, através de redação de pequeno comentário. Audição de «Amar pelos dois» para classificação de orações. Assistência a trecho de Birdman. TPC — Escreve os dois argumentos e respetivos exemplos para a tese ‘Portugal é o pior país do mundo’ (usa a folha da aula).
Aula 75-76 (4 [3.ª, 5.ª], 5/mar [4.ª, 1.ª]) Os autores do 2.º semestre; aspetos narratológicos de Amor de Perdição. Questionário de compreensão de texto inicial («Introdução») de Amor de Perdição (p. 170). Audição de texto ensaístico (debate, p. 171). Assistência a trechos iniciais das versões cinematográficas de Amor de Perdição de Lopes Ribeiro, que acentua o encaixe, e de Manoel de Oliveira, que o esbate. Assistência a clip de «Anda estragar-me os planos» (Salvador Sobral). Classificação de funções sintáticas ao mesmo tempo que se ouvia «Anda estragar-me os planos». Redação de narrativa encaixada (copiando estrutura de Amor de Perdição). Assistência a trecho de Birdman. TPC — [A alguns alunos foi pedido trabalho de escrita para Olimpíadas da Cultura Clássica.]
Aula 77-78 (6 [3.ª, 1.ª], 7 [4.ª], 8/mar [5.ª]) Correção do questionário de compreensão sobre «Introdução» de Amor de Perdição. Exercício sobre coesão textual. Sorteio de Liga dos Campeões. Audição de «Balada Astral», de Miguel Araújo, para classificação de orações. Assistência a trecho de filme de Manoel Oliveira correspondente a início de cap. I. Redação de biografia ficcionada, pretexto para compreensão dos começos do cap. I de Amor de Perdição (pp. 172-173). Assistência a trecho de Birdman. TPC — Prepara leitura em voz alta, expressiva, de seis dos doze sonetos de Antero de Quental (cfr. folha que distribuí e que deves passar a trazer sempre). Se o teu número na turma é par, prepararás os sonetos pares (2, 4, 6, 8, 10, 12); se tiveres número ímpar, ensaiarás os textos 1, 3, 5, 7, 9, 11.
Aula 79-80 (11 [3.ª, 5.ª], 12/mar [4.ª, 1.ª]) Correção de argumentos sobre «Portugal é o pior país do mundo». Audição de «Lugares Comuns», episódio sobre ‘cavaleiro andante’. Resposta a itens sobre o soneto «O Palácio da Ventura», de Antero de Quental, incluindo escrutínio das correções. Supertaça da leitura em voz alta com sonetos de Antero. Assistência a vídeo educativo «Porque devemos conhecer Dom Quixote?». Identificação de tópicos de poemas de Antero. Classificação de orações (em canção de Rui Veloso, «Cavaleiro andante»). Assistência a trecho de Birdman. TPC — Lê bem a p. 279.
Aula 81-82 (13 [1.ª, 3.ª], 14 [4.ª], 15/mar [5.ª]) Explicação sobre orações. Assistência a episódio 6 (série 2) de Bruno Aleixo. Resolução de exercício de classificação de orações adjetivas (sobretudo). Assistência ao sketch «Reunião de condóminos com o Drácula» (Meireles). Resposta a ficha sobre orações subordinadas substantivas (completivas e relativas), a propósito do texto do sketch citado. Assistência a «O último a sair», parte com ‘Mortal de Bruno’. Classificação de orações variadas. Assistência a trecho de Birdman. TPC — Para estudares esta matéria (classificação de orações), resolve «Praticar» (p. 359); e relanceia ficha do Caderno do Aluno que porei já corrigida em Gaveta de Nuvens (onde podes ler também o capítulo sobre coordenação e subordinação).
Aula 83-84 (18 [3.ª, 5.ª], 19/mar [1.ª, 4.ª]) Exercício com classificação de orações. Assistência a início de episódio sobre Amor de Perdição na série ‘Grandes Livros’. Questionário sobre esse passo. Leituras, para UELVA, de sonetos de Antero. Assistência a conclusão de Birdman. TPC — [Para aqueles a quem devolvi texto para Olimpíadas da Cultura Clássica:] Passa a limpo o texto e entrega-o na Classroom.
Aula 85-86 (20 [3.ª, 1.ª], 21 [4.ª], 22/mar [5.ª]) Correção de exercício de classificação de orações. Compreensão de final de cap. II (pp. 175-176) através de preenchimento de diagrama sobre relações de Simão com resto de família. Assistência a passo da versão de Lopes Ribeiro. Champions. Redação de parágrafo argumentativo (arrumadores); vendo também episódio de Bruno Aleixo, em torno do mesmo tópico. Audição de «Na escola», de Jorge Palma, para classificar orações. TPC — Lê as instruções das tarefas que vou lançar na Classroom (uma é para ires registando leituras de livros que fores fazendo; a outra é para explicar trabalho, inspirado em assuntos de mitologia, a fazer aquando do regresso de férias).
Aula 87-88 (3 [3.ª, 1.ª], 4 [4.ª], 5/abr [5.ª]) Correção de texto com encaixe (inspirado na introdução de Amor de Perdição). Compreensão de trechos de capítulos 2 e 3, mediante completamento de respostas a perguntas de composição curta. Assistência a trecho do filme Amor de Perdição, de António Lopes Ribeiro. Sobre características do herói romântico. Comentário sobre Simão enquanto herói romântico (lembrar, por exemplo, Manuel de Sousa Coutinho). Assistência a início de Um Amor de Perdição (Mário Barroso). TPC — Lê materiais sobre «Titãs», «Pandora», «Céfalo e Prócris» e faz tarefa a que já foste chamado na Classroom (tarefa está também explicada em Gaveta de Nuvens: aqui).
Aula 89-90 (8 [3.ª, 5.ª], 9/abr [4.ª, 1.ª]) Correção da biografia de personagem castiça (segundo o modelo dos primeiros parágrafos do cap. I de Amor de Perdição). Questionário de compreensão de trechos do cap. IV de Amor de Perdição. Classificação de orações em «Antes de ela dizer que sim» (Bárbara Tinoco). Audição de «Antes dela dizer que sim». Assistência a passos de Amor de Perdição (de ALR). Redação de texto expositivo sobre «Antes de ela dizer que sim» e Amor de Perdição. Assistência a trecho de Um Amor de Perdição. Preenchimento de comparação entre Amor de Perdição e Um Amor de Perdição.
Aula 91-92 (10 [3.ª, 1.ª], 11 [4.ª], 12/abr [5.ª]) Correção do questionário de compreensão feito na aula anterior (sobre cap. IV de Amor de Perdição). Assistência a Amor de Perdição de António Lopes Ribeiro. Redação de respostas sobre parte inicial do cap. X. Classificação de orações com «A Terra Gira». Redação de resposta sobre João da Cruz e o amor. Assistência a Um Amor de Perdição. Tabela comparativa sobre amor no livro e no filme. Classificação de funções sintáticas em «Tonto de ti». TPC — Treina leitura em voz alta dos sonetos de Antero que ainda não preparaste (se és ímpar, prepara agora os textos pares; se és par, os ímpares). Não te esqueças de, na Classroom, em ‘Leitura de livros’, ires anotando o que possas ir lendo. Vai também escolhendo entre A Ilustre Casa de Ramires ou Os Maias, como livro de Eça a ser lido efetivamente. Parece-me que é mais exequível a leitura efetiva (e só essa interessa) de A Ilustre Casa de Ramires. Deixei-lhes os começos dos dois romances, bem como pedeefes bastante legíveis dos dois livros (embora a leitura em papel seja muito mais aconselhada).
Aula 93-94 (15 [3.ª, 5.ª], 16 [4.ª, 1.ª], 19/abr [5.ª]) Correção de «Simão enquanto herói romântico». Resposta a itens curtos sobre capítulo X de Amor de Perdição; correção. Assistência a passo Amor de Perdição de António Lopes Ribeiro. Cópia de comentário sobre carta de Simão a Teresa (cap. X). Leituras em voz alta de sonetos de Antero. Assistência a trecho de Um Amor de Perdição. TPC — Continua a procurar avançar na leitura da obra de Eça que tenhas escolhido (A Ilustre Casa de Ramires ou Os Maias).
Aula 95-96 (17 [3.ª, 1.ª], 18 [4.ª], 22/abr [5.ª]) Correção de redação com comparação de «Antes de ela dizer que sim» e Amor de Perdição. Leitura de resumos dos capítulos XI-XIX e assistência a trecho de filme de Manoel de Oliveira com cenas que antecedem a «Conclusão». Questionário de compreensão da 1.ª parte da Conclusão de Amor de Perdição (pp. 202-204). Leituras em voz alta de sonetos de Antero. Redação de texto de opinião sobre a «A insubmissão [...]». Assistência a trecho de Um Amor de Perdição. Audição de canção («Nunca me fui embora») e preenchimento de orações. TPC — Vai lendo, pelo menos, os primeiros capítulos da obra de Eça que tenhas escolhido — A Ilustre Casa de Ramires ou Os Maias. Livros de resumos ou filmes não servem para este efeito.
Aula 97-98 (22 [3.ª], 23 [1.ª, 4.ª], 26/abr [5.ª]) Correção de questionário de compreensão (sobre Conclusão de Amor de Perdição, 1.ª parte). Leitura de conclusão (2.ª parte; pp. 204-206) para completar tabela. Assistência ao mesmo momento nas versões em filme de António Lopes Ribeiro e Manoel de Oliveira. Redação de comentário segundo uma matriz sintática. Assistência a conclusão de Um amor de perdição.
Aula 99-100 (24 [3.ª, 1.ª], 29 [5.ª], 30/abr [4.ª]) Correção de texto segundo matriz sintática. Preenchimento de lacunas no final dos versos de «A débil», para compreensão do poema. Audição de declamação (de Sinde Filipe) de «A débil». Resposta a perguntas sobre «A débil». Assistência a trecho de Que mal fiz eu a Deus?, para responder a pergunta comparativa com Amor de Perdição. Assistência a trecho de O Último a Sair, para preenchimento de tabela sobre funções sintáticas. Classificação de orações com canção “Não há estrelas no céu”. TPC — Vai lendo, pelo menos, os primeiros capítulos da obra de Eça que tenhas escolhido — A Ilustre Casa de Ramires ou Os Maias. Proximamente, aferiremos em aula a leitura de, aproximadamente, o primeiro terço de cada obra (mais tarde, avaliaremos cerca de metade; depois, a totalidade). Livros de resumos ou filmes não servem para este efeito.
Aula 101-102 (29 [3.ª], 30/abr [1.ª], 2 [4.ª], 3/mai [5.ª]) Correção de texto sobre «A insubmissão é uma ignomínia [...]». Depois de breve explicação sobre o contexto da criação do poema, redação com transposição dos versos dos cinco primeiros quartetos de «O Sentimento dum Ocidental» (pp. 303), de Cesário Verde, para contexto diferente (sentimentos disfóricos > alegria, otimismo ou quaisquer outros sentimentos «positivos»; cidade > campo, praia, montanha, ar; XIX > XXI). Exercício de correção de sabotagem das estrofes restantes da parte I (pp. 303-304) do poema de Cesário Verde. Audição da parte I (Sinde Filipe). Cópia de resposta a uma das perguntas do exame de 2014; explicação da outra. Classificação de orações com «Homicídio da Paragem Assassina» (Barbosa). TPC — Prepara leitura em voz alta, expressiva, dos sonetos de Antero nas pp. 278 («Hino à Razão»), 284 («Em viagem»), 286 («A Germano Meireles»), 290 («A ideia. VIII»). Continua a avançar na leitura da obra de Eça (A Ilustre Casa de Ramires ou Os Maias).
Aula 103-104 (6 [3.ª, 5.ª], 7/mai [1.ª, 4.ª]) Correção de textos segundo início de sobre «O Sentimento dum Ocidental»; reexplicação da estrutura de «O Sentimento dum Ocidental». Compreensão de trechos das partes I e II de «O Sentimento dum Ocidental», mediante tabelas a preencher. Audição da segunda parte de «O Sentimento dum Ocidental». Mixórdia de temáticas sobre níveis de amor e Amor de Perdição. Matriz da fase eliminatória da Liga de leitura em voz alta. Compreensão da parte III, através de resposta a perguntas (à exame). Audição da parte III. TPC — Prepara leitura em voz alta, expressiva, da parte I de «O Sentimento dum Ocidental» (Liga dos Campeões) ou da parte II do mesmo poema de Cesário Verde (Liga Europa). Continua a avançar na leitura da obra de Eça (A Ilustre Casa de Ramires ou Os Maias).
Aula 105-106 (8 [3.ª, 1.ª], 9 [4.ª], 10/mai [5.ª]) Compreensão de texto na p. 311 («Cidade mulher da minha carestia de vida»), de Ricardo Araújo Pereira; algumas perguntas de gramática ainda sobre a parte I de «O sentimento dum Ocidental». Compreensão da parte IV de «O Sentimento dum Ocidental» com redação de quadras: “Introduz uma (ou mais estrofes) que se integrassem no clima desta parte IV (usa o mesmo esquema rimático das restantes e a mesma métrica)”. Audição da parte IV. Leituras em voz alta de quatro sonetos de Antero. Assistência a «Curso de literatura para porteiras» (Lopes da Silva), para classificação de orações. Audição de canção de João Só, cantada por Ana Bacalhau («Pensamos no futuro amanhã»), para preenchimento de classificação em torno de aspeto, tempo, modo. TPC — Vê as instruções da ‘Tarefa sobre obra de Eça’. Mais tarde farei a chamada para Classroom, mas convém ir já pensando no assunto. (E, se não o fizeste, vai concluindo leitura de Os Maias / A Ilustre Casa de Ramires.)
Aula 107-108 (13 [3.ª, 5.ª], 14/mai [1.ª, 4.ª]) Correção de tarefa da aula anterior (com métrica e rima). Questionário de compreensão de apreciação crítica a Pôr do Sol (p. 198). Assistência a trechos da mesma série Pôr do Sol. Leituras em voz alta. Preenchimento de tabela comparativa entre a série e as duas obras de Eça a ler. TPC — Está em curso tarefa sobre A Ilustre Casa de Ramires / Os Maias. Se ainda não o fizeste, consulta as instruções em Gaveta de Nuvens. Independentemente dessa tarefa, a leitura do livro de Eça é imprescindível (e será controlada muito proximamente).
Aula 109-110 (15 [3.ª, 1.ª], 16 [4.ª], 20/mai [5.ª]) Correção de questionário de compreensão feito na aula anterior. Leitura de começos e finais de romances de Eça para resolver correspondência entre títulos, começos e finais. Sobre epónimos. Leituras em voz alta. Redação de um incipit de um romance (queirosiano) apócrifo; redação também de de continuação de um dos inícios dos romances do mesmo autor. TPC — Está em curso tarefa sobre A Ilustre Casa de Ramires / Os Maias. Se ainda não o fizeste, consulta as instruções em Gaveta de Nuvens. Independentemente dessa tarefa, a leitura do livro de Eça é imprescindível (e será controlada muito proximamente).
Aula 111-112 (21 [4.ª; metade da turma em sala; a outra metade relanceará a aula na classroom], 22 [1.ª, 3.ª], 24/mai [5.ª]) Redação de sínteses-resumos para estrofes de «Cristalizações», de Cesário Verde. Assistência a trecho inicial de «O Livro de Cesário Verde», na série ‘Grandes Livros’. Resposta a questionário. Comentário comparativo entre de «Em Viagem» (Antero) e «Viagem» (Tiago Bettencourt), visto em clip. Assistência a início de Malèna. Preenchimento de tabela comparativa entre filme e obras de Eça. Exercício de funções sintáticas com «Velha Infância», dos Tribalistas. TPC — Recordo o caderno de encargos até ao fim do ano: (i) terminar leitura de Os Maias ou A Ilustre Casa de Ramires; (ii) entregar tarefa sobre a referida obra de Eça (até fim de semana de 25-26 de maio); (iii) rever gramática (funções sintáticas; orações; outros assuntos mais pequenos).
Aula 113-114 (23 [4.ª], 27 [3.ª, 5.ª], 28/mai [1.ª]) Correções dos textos a imitar Eça. Descrição de situação quanto a leitura da obra de Eça. Redação de comentário sobre Anaquim/Cesário Verde. Assistência a 2.ª parte do episódio da série ‘Grandes Livros’ sobre O Livro de Cesário Verde. Assistência a três sketches «oitocentistas» dos Gato Fedorento (série Barbosa). Leituras em voz alta. Assistência a trecho de Malèna. Preenchimento e correção de tabela comparativa. Classificação de orações, a partir de «Fazes-me falta» (João Pedro Pais). TPC — (i) termina leitura de Os Maias ou A Ilustre Casa de Ramires; (ii) entrega tarefa sobre a referida obra de Eça (até ao fim de semana de 25-26 de maio); (iii) revê gramática (funções sintáticas; orações; outros assuntos mais pequenos).
Aula 115-116 (28 [4.ª], 29 [3.ª, 1.ª], 31/mai [5.ª]) Correções dos questionários sobre obras de Eça a ler. Exercícios para introdução ao discurso indireto livre (e revisão dos restantes processos de relato do discurso). Assistência a trecho da série feita a partir de adaptação de Os Maias, de Bruno Carreiro. Passagem para discurso direto de trecho em discurso indireto livre (do início do cap. III). Assistência a trecho de Malèna. Preenchimento de tabelas comparativas sobre espaço e personagens no filme e nas obras em causa. Questionário sobre orações, funções sintáticas e outros assuntos de gramática. TPC — Se ainda não fizeste: (i) acaba de ler livro de Eça; (ii) entrega, na Classroom, tarefa sobre capítulo livro de Eça que te calhasse; (iii) vai-me trazendo livros que tenha emprestado e de que já não precises.
Aula 117-118 (3 [3.ª, 5.ª], 4/jun [1.ª, 4.ª]) Correções breves de aspetos do questionário de gramática. Leituras expressivas para as finais das duas Ligas. Preenchimento de tabela sobre tragédia em Os Maias e A Ilustre Casa de Ramires. Assistência a conclusão de Malèna e conversas sobre avaliação.
#
<< Home