Instruções para tarefa sobre A Ilustre Casa de Ramires ou Os Maias
Tipo de trabalho. Deve haver discurso oral gravado (seja em leitura, seja
em dramatização, seja em conversa «espontânea», seja em canção, etc.). Embora espere sobretudo microfilmes, admitem-se também meras gravações
áudio, ainda que com um «slide-capa» para que possam funcionar como vídeo
(como se fez em trabalho o ano passado).
Autoria. Trabalhos podem ser individuais,
em dupla ou em tripla (nestes casos,
com duração tendencialmente proporcional — e sempre com intervenções orais de
todos os participantes). Para trabalhos em dupla ou em tripla, convém porem-me
primeiro à consideração a constituição das parcerias, já que gostaria de poder
vetar conjuntos que não me agradem (desculpem-me estes caprichos).
Duração. Duração dos microfilmes será, para trabalhos individuais, de cerca
de três minutos (um pouco mais ou um pouco menos); para trabalhos em dupla
ou tripla, mais tempo, mesmo que não se tenha de chegar a rigorosa
multiplicação por dois ou por três (acho aceitável cerca de cinco minutos,
para duplas, e cerca de sete minutos, para triplas, mas não serei
taxativo, pode ser um pouco menos).
Objetivo. O resultado final é a reunião de criações, por alunos, acerca
de todos os capítulos de Os Maias e de boa parte de A Ilustre Casa de
Ramires. Em Gaveta de Nuvens ficarão trinta secções diferentes (de Os
Maias-1 a Os Maias-18 e de A Ilustre Casa de Ramires-1 e A
Ilustre Casa de Ramires-12), onde se arquivarão os filmes dedicados a cada
capítulo de ambas as obras. As dezoito secções abertas no blogue para Os
Maias e as doze de A Ilustre Casa de Ramires funcionarão como
interpretações globais, ainda que heterogéneas, dos dois romances.
Capítulo. O número do capítulo que calhará a cada aluno é visível
no esquema a seguir. Tratarão do capítulo de Os Maias / A Ilustre
Casa de Ramires correspondente ao número que ponho ao lado dos números de
pauta. No caso de trabalhos em dupla ou em tripla, devem escolher apenas um dos
capítulos (dos dois ou três que correspondam aos que calhassem aos
colegas reunidos nesse par ou trio), se se tratar de alunos que escolheram a mesma obra. Porém, para não inviabilizar que haja pares ou triplas com
colegas que tenham lido obras diferentes, nesses casos farão sobre o capítulo (ou um dos capítulos) de A
Ilustre Casa de Ramires que esteja na tabela para o colega (ou colegas) em causa e, ao mesmo tempo, de um capítulo qualquer de Os Maias (é até
interessante o ter de encontrar denominadores comuns ou conseguir agregar dois
tópicos de obras diferentes).
número de pauta |
capítulos
de |
|
Maias |
Ramires |
|
1 |
1 |
1 |
2 |
2 |
2 |
3 |
3 |
3 |
4 |
4 |
4 |
5 |
5 |
5 |
6 |
6 |
6 |
7 |
7 |
7 |
8 |
8 |
8 |
9 |
9 |
9 |
10 |
10 |
10 |
11 |
11 |
11 |
12 |
12 |
12 |
13 |
13 |
1 |
14 |
14 |
2 |
15 |
15 |
3 |
16 |
16 |
4 |
17 |
17 |
5 |
18 |
18 |
6 |
19 |
12 |
7 |
20 |
2 |
8 |
21 |
3 |
9 |
22 |
4 |
10 |
23 |
5 |
6 |
24 |
6 |
12 |
25 |
7 |
11 |
26 |
8 |
2 |
27 |
9 |
3 |
28 |
10 |
4 |
Abordagem. A relação entre o vosso trabalho e o romance de Eça não tem de
ser literal, embora deva ser compreensível por um leitor-espetador medianamente
inteligente. Ao relerem o capítulo, podem
focar-se na lição geral, num espaço em particular, num trecho, num episódio ou
em quase toda a sequência; a interpretação pode implicar atualização, mudança
de contexto, mera analogia com a moralidade do passo, etc. O que não aconselho
é estratégia que passe pelo resumo ou pela apreciação crítica. Os capítulos
podem ser abordados de múltiplas formas e a própria especificidade de cada um
sugerirá ainda outros tantos modos. Entretanto, por aqui e por aqui pode chegar-se, respetivamente, aos trabalhos de 2020-2021 e 2018-2019 (pode ser útil relancear alguns dos comentários que fiz); por aqui, pode chegar-se aos trabalhos feitos por
colegas vossos de 2015-2016; e por aqui aos de 2012-2013. Também podem ver-se críticas genéricas que fiz sobre trabalhos de 2015-2016
(no fim, links para os melhores trabalhos desse ano).
Advertências. Trabalho deve ser original — é muito feio copiar, mesmo curtos
trechos, a partir da net ou de fontes escritas tradicionais. Serei implacável a
punir semelhantes trapacices. (Tenham igualmente em conta que, para
incorporação posterior em Gaveta de Nuvens, de que tratarei eu, se usará como plataforma
intermédia o YouTube, pelo que devem evitar o que os pudesse constranger,
embora deva dizer que a visibilidade pública destes trabalhos acaba por ser
bastante restrita — há poucas visitas, mesmo a trabalhos já com muitos anos).
Prazo. Ficheiros
devem ser descarregados até 25 de maio inclusivé (na secção da Classroom que
abrirei para efeito), mas era vantajoso que me fossem chegando logo que os
terminassem, para eu poder ir vendo com a calma possível. Facilitar-me-ia
a vida que o nome do ficheiro seguisse este modelo: «Capítulo 8 de Os Maias por
Arminda e Aristides do 11.º 15.ª» ou «Capítulo 3 de A Ilustre Casa de Ramires
por Fiama do 11.º 13.ª» (sem aspas e com Fiamas, Aristides e Arlindas a darem
lugar aos nomes por que são tratados em aula).
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