Wednesday, September 07, 2022

Aula 63-64

Aula 63-64 (17 [5.ª]; 18 [4.ª], 20/jan [1.ª, 3.ª]) Correção de questionário de compreensão sobre textos nas pp. 105-106 (cfr. Apresentaçã0).

Escreve as formas verbais com o pronome correspondente ao complemento que sublinhei e com a colocação correta (próclise, mesóclise, ênclise, consoante a situação).

Devoraremos três javalis

 

Copiarias o teste de Matemática

 

Plagiavas a investigação de Inglês

 

Esquartejaste os répteis

 

Papas a papinha, bebé bué fofo

 

As bossas tinham vinho a rodos

 

Os realizadores pediram os retratos nus

 

Tinhas escondido as cábulas de Filosofia

 

— Viram-me em Riade? — perguntou Martínez

Martínez perguntou se

Esbofeteai-o

Não

Comiam as tripas quando chovia

Quando chovia,

Destruirão o armamento de Tancos

 

Bebam essa zurrapa

Peço-lhes que

O tema «Carta», do grupo Toranja, está incluído no primeiro álbum da banda, Esquissos, de 2003. Escuta o texto e, logo à primeira audição, tenta completar os espaços em branco com as palavras em falta.

Não falei contigo

com medo que os ________ (1)

e vales que me achas

________ (2) a teus pés...

Acredito e entendo

que a ________________ (3) lógica

de quem não quer explodir

faça bem ao _________ (4) que és...

 

Saudade é o ______ (5)

que vou sugando e aceitando

como ________ (6) de verão

nos ________ (7) do teu beijo...

Mas sinto que sabes

que sentes também

que num dia maior

serás __________ (8) sem rede

a pairar sobre o ________ (9)

e tudo o que vejo...

 

É que hoje acordei e lembrei-me

que sou _________ (10) feiticeiro

Que a minha bola de ________ (11)

é ________ (12) de papel

Nela te pinto nua

numa __________ (13) minha e tua.

 

Desconfio que ainda não reparaste

que o teu _________ (14) foi inventado

por _______________ (15) estragados

aos quais te vais moldando...

E todo o teu _____________ (16) estratégico

de _________________ (17) do coração

são ______ (18) como paredes e tetos

cujos _______ (19) vais pisando...

 

Anseio o dia em que acordares

por cima de todos os teus __________ (20)

raízes ______________ (21) de somas ____________ (22)

sempre com a mesma solução...

Podias deixar de fazer da vida

um ______ (23) vicioso

__________ (24) ao teu gesto _________ (25)

e à palma da tua mão...

 

É que hoje acordei e lembrei-me

que sou ________ (26) feiticeiro

Que a minha bola de ________ (27)

é _______ (28) de papel

E nela te pinto nua

Numa _________ (29) minha e tua.

 

Desculpa se te fiz ________ (30) e noite

sem pedir ______________ (31) por escrito

ao _______________ (32) dos Deuses...

mas não fui eu que te _________ (33).

 

Desculpa se te usei

como __________ (34) dos meus sentidos

pedaço de _____________ (35) perdidos

que voltei a encontrar em ti...

 

É que hoje acordei e lembrei-me

Que sou _______ (36) feiticeiro...

... nela te pinto nua

Numa ___________ (37) minha e tua.

Ainda _________ (38) alguém

O ______ (39) passou-me ao lado

Ainda _________ (40) alguém

Se não te deste a ninguém

magoaste alguém

A mim... passou-me ao lado.

Letra e música de Tiago Bettencourt.

[Exercício tirado de Expressões, 10.º ano, 2011.]

Justifica o título «Carta».

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

 

#