Saturday, August 26, 2017

Instruções para bibliofilme


Cria microfilme — ou um trabalho cujo suporte final seja um documento vídeo — a propósito de livro(s) lido(s) no período passado ou em curso de leitura agora. Este vídeo pode ser feito individualmente ou em pequeníssimo grupo (em pares, talvez — de qualquer modo, terão de me perguntar se aceito os pares em causa; e serei mais renitente para triplas). Terá de ter, pelo menos, dois minutos e meio (o que não significa que não deva ter um pouco mais — cerca de três minutos —; e, se se tratar de tarefa por grupo, três minutos e meio será mesmo o mínimo aceitável). Notem que, quando se refere ‘tempo mínimo’, fica explícito que trabalhos com menos tempo não serão aceites e fica implícito que o mais adequado será até que o trabalho ultrapasse aquela duração (no trabalho anterior foi surpreendente: (i) serem-me entregues trabalhos cuja duração não cumpria o mínimo; (ii) haver muitas situações em que os trabalhos pareciam não querer demorar-se nem mais um segundo — atingindo os 2.29, 2.30 e, por vezes, até fechando um pouco abruptamente, como se não percebessem que podiam continuar ainda). Não indicarei uma duração máxima, mas não se espera que os trabalhos muito vão além do dobro do mínimo indicado.
Não se pretende uma apreciação crítica do livro ou livros; o trabalho será uma abordagem criativa cuja relação com a obra-fonte pode ser relativamente indireta. Como já expliquei para o primeiro trabalho deste tipo, sobre poesia trovadoresca, o livro que é o ponto de partida é apenas isso mesmo: um pretexto para criação vossa, original. Desta vez, gostava que a abordagem fosse até mais livre e, já agora, mais sofisticada em termos técnicos. Os melhores microfilmes de anos anteriores poderão dar ideia do que se pretende. Deem um relance a estes exemplos de bibliofilmes de há dez anos ou a estes bibliofilmes de há três anos (já fiz uma seleção dos melhores); também será possível, a partir da secção 'Alguns trabalhos antigos', ver bibliofilmes de há seis anos (mas, neste caso, vejam talvez apenas os que tiveram notas de muito bom).
Se o trabalho for em grupo, pode o vídeo fazer abordagem que, globalmente, aluda aos livros lidos pelos autores. Os temas dos dois concursos que menciono a seguir (‘Ulisses e Penélope’ [ou ‘Minotauro e o labirinto’ ou ‘Zeus e os Jogos Olimpícos’] e ‘Amor e desamor [de Inês e Pedro]’) talvez pudessem servir de agregadores (não terão as vidas de Ulisses/Penélope ou de Inês/Pedro pontos aproximávais de características dos livros que lhes terão calhado?).
Tem de haver algumas partes, pelo menos, com expressão oral (em off ou «em direto», de leitura, diálogo ou monólogo — espontâneo ou representado), mas, desta vez, este elemento pode ser menos constante ao longo do filme. Assume-se que, mais do que uma gravação com leitura em voz alta, estes trabalhos tenderão agora a ser microfilmes propriamente ditos, uma primeira experiência em termos mais cinematográficos. Não se descarta que alguns adotem um formato com menos ambições — uma simples gravação áudio mais imagem fixa —, mas adverte-se que é uma solução que será menos valorizada. Nos trabalhos em dupla (ou em tripla), os vários autores devem intervir oralmente alguma vez.
Como em todos os nossos trabalhos, seria severamente castigado qualquer aproveitamento de trechos de outros autores sem indicação clara dessa citação. De qualquer modo, esta prevenção seria mais necessária se se tratasse de comentar, analisar, apreciar as obras, fazer resumo — e, repito, não é isso que se pretende. No trabalho anterior fiz um apelo que repito: evitem as imagens googladas (a montagem de um filme fundado em slides com imagens apressadamente pesquisadas não é interessante; mesmo os slides com a capa da obra me parecem feiosos).
O microfilme deve chegar-me em formato MP4, WMV, etc. (por favor, vejam se não me enviam, por engano, o ficheiro ainda de projeto, WLMP). Tentem que o título do ficheiro seja Bibliofilme de Fulana, Beltrano e Sicrana do 10.º 0.ª ou Bibliofilme de Fulano do 10.º 0.ª. No corpo do e-mail, peço-lhes que indiquem o livro, ou os livros, que serviram de ponto de partida (e os autores do bibliofilme, se não for apenas quem subscreve a mensagem). Como sempre digo, se nada responder é que não recebi mail (agradeço sempre; infelizmente, muitas vezes para dizer que ainda está em projeto de MovieMaker ou que se esqueceram do anexo). Desta vez, não alertarei os autores de trabalhos que não cumpram o tempo mínimo (mas, é claro, esses trabalhos não serão avaliados ou, se o forem, terão sempre nota fraca).
Trabalhos serão incorporados em Gaveta de Nuvens a partir de hospedagem no YouTube ou em outra plataforma do género (de que tratarei eu). Portanto, devem ter em conta que os filmes ficam acessíveis universalmente — ainda que, segundo a minha experiência, que a estatística de visualizações confirma, acabem por só ser vistos pelos leitores do próprio blogue (e, mesmo assim, por muito poucos). Para quem se sinta constrangido, convém evitar abordagens pessoais ou que impliquem exposição do próprio autor. Não descarto substituir a incorporação em Gaveta de Nuvens por exibição em aula da gravação, mas, francamente, é solução que me parece até mais constrangedora e, sobretudo, muito menos eficaz em termos de benefício da aprendizagem de todos e da economia do nosso tempo.
Prazo: envio (para luisprista@netcabo.pt) até às 23 horas e 59 minutos de 20 de abril 22 de abril de 2018. Quem já souber que vai ter problemas com o computador no último dia para envio do trabalho deve apontar para data anterior.
Valerá a pena ponderarem se não conseguiriam que o filme correspondesse ao que é pedido num dos dois concursos que refiro a seguir. Se assim fosse, além de resolverem uma tarefa escolar, poderiam aproveitar o mesmo trabalho para concorrer a um destes concursos:
Concurso sobre Ulisses e Penélope [Olimpíadas da Cultura Clássica; também são aceites os temas ‘Minotauro e o labirinto’ ou ‘Zeus e os Jogos Olimpícos’] (http://www.rbe.mec.pt/np4/2005.html) — trabalho pode ser filme, blogue, música (clip filmado); individual ou coletivo (neste caso de dois a quatro elementos, mas, como disse já, constituição do grupo deverá ser por mim aprovada). Este concurso, para alunos ou grupos que tivessem lido a Odisseia é especialmente interessante, mas admito que mesmo para outros que partam de outros livros mas conheçam aquelas personagens de Homero.
Concurso Inês de Castro, sobre ‘Amor e desamor [idealmente com alguma alusão a Pedro e Inês]’ (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2017/08/concurso-ines-de-castro.html) — produto final em vídeo mas deve corresponder a artes performativas (teatro, dança, filme); grupos de dois a cinco elementos (mas constituição do grupo teria de ser por mim aprovada — e, como se depreende, da explicação genérica anterior, prefiro pares ou, quando muito, trios).