Thursday, August 27, 2020

Os Maias 3

 

Alice (11.º 2.ª)

Alice (Muito Bom) Ponto forte Conceção do pastiche do «Sexta às nove». Leitura em voz alta (apropriada ao estilo de representação de cada personagem). Variedade de personagens (repito: bem representadas, escolhendo-se os tiques emblemáticos de cada tipo). Ritmo e «layout» típicos dos programas que se quis imitar (que implicaram atenção ao modelo e engenho técnico). Aspeto melhorável Pronúncia de «desmistificar» (houve assimilação da primeira sílaba para «*dismistificar»).

 

Eder & Miguel S. (11.º 1.ª)

Miguel S. & Eder (Muito Bom -) Ponto forte Domínio técnico, fluidez conseguida através da montagem. Compromisso entre abordagem «escolar» e desconstrução pela ironia. Representação. Aspeto melhorável Parte inicial explicativa e, por isso, convencional (quase de sebenta). A corrigir: «morreu» (no contexto em causa seria «morrera»).

 

Pedro S. (11.º 1.ª)

Pedro S. (Bom+/Bom(+)) Ponto forte Conceção da estrutura narrativa. Domínio técnico. Representação (embora nem sempre). Prontidão da entrega e preocupação em explicar por escrito. Aspeto melhorável Leitura em voz alta (aqui e ali) e construção frásica (aqui e ali). A corrigir: «*Foi em Santa Olávia onde eu passei a minha infância» (Foi em Santa Olávia que passei a minha infância»).

 

Raams (11.º 3.ª)

Raams (Bom +) Ponto forte Toda a parte visual muito diversificada, caricatural, inteligente. Ritmo elevado (de filme publicitário, quase). Capacidade técnica. Aspeto melhorável Algumas frases um pouco automáticas (de sebenta escolar). Pronúncia insegura de duas ou três palavras. A corrigir: «*tivera adquirido» (adquirira ou tinha adquirido).

 

Martinho (11.º 5.ª)

Martinho (Bom -) Ponto forte Leitura em voz alta segura (sem erros, ainda que tendencialmente rápida e um pouco escondida pela música). Som de fundo bem escolhido (embora pudesse sobrepor-se menos à locução). Aspeto melhorável Texto parece-me demasiado fundado em texto explicativo que não será do autor.

 

Gabriel & Lourenço (11.º 2.ª)

Lourenço e Gabriel S. (Suf/Suf (+)) Ponto forte Leitura em voz alta sem erros (embora também não seja muito expressiva). Aspeto melhorável Apostar-se mais na parte de imagem (não ser só áudio). Texto, na verdade, «reconstruído» a partir de obra ou de livros escolares (falta mais criação própria); na adaptação a diálogo podiam cair as partes do narrador.

 

#