Thursday, August 27, 2020

Os Maias 6

 

Daniel & Margarida R. (11.º 5.ª)

Margarida R. & Daniel (Muito Bom) Ponto forte Variedade de lugares, personagens, adereços. Completude, abrangência do filme (ambição que constitui uma dificuldade adicional, mas de que o trabalho se sai bem). Para além das capacidades técnicas, também intuição de como se faz cinema (o ritmo) e a noção de que tudo tem de ser muito planificado (arte feita de muitas artes). Aspeto melhorável Combinação entre abordagem descritiva e paródica é difícil de gerir (eu descartaria, por exemplo, os risos no jantar ou o recurso a Quim Barreiros; embora ache interessante a referência a Pedro Chagas Freitas, a citação de Jorge Jesus, etc.).

 

Nuno (11.º 3.ª)

Nuno (Bom+/Muito Bom-) Ponto forte Texto (com ironia inteligente). Representação (igualmente capaz de introduzir momentos de ironia pertinentes). Conceção da estrutura do trabalho, que, com simplicidade e engenho (ver, por exemplo, o achado do Mickey Mouse), chega a um formato que resulta.  Aspeto melhorável Talvez a extensão, exagerada, que se liga à proximidade do texto de Eça. A corrigir: «*haverem desacatos» (haver desacatos); «ainda *lhe convidei» (ainda o/a convidei); pronúncia de «Cr[à]veiro» (deve ser «Cr[α]veiro»).

 

Nuno (11.º 4.ª)

Nuno (Bom-/Suf+) Ponto forte Leitura em voz alta em ritmo e volume geralmente apropriados. Aspeto melhorável Ter-se descartado, no fundo, a parte visual. Abordagem expositiva (o que tem a desvantagem de implicar o recurso a textos «de sebenta»). A corrigir: «*Saltede» (Salcede); «perturba» saiu pouco claro; pronúncia de «femme de chambre» (será: «f[a]mme»; «chambr[e mudo]»).

 

Daniel (11.º 2.ª)

Daniel (Suf -) Ponto forte Trabalho foi feito (ainda que sem se cumprirem algumas das regras que definira). Aspeto melhorável Texto ser de resumos. Leitura em voz alta pouco preparada. A corrigir: pronúncia de «*e[n]ternamente» (indevida a nasalação da primeira vogal) e de «bricabraque».

 

Ricardo (11.º 1.ª)

Ricardo (Suf) Ponto forte Calma na leitura em voz alta (que, porém, não é uma leitura segura). Aspeto melhorável Ter-se limitado o trabalho à leitura de um resumo (de sebentas ou de algum site). A corrigir: «*bantarrota» (bancarrota); «*Vila de Balzac» (Vila Balzac).

 

#