Thursday, August 27, 2020

Os Maias 17

 

Mariana & Pedro Caramês (11.º 5.ª)

Pedro & Mariana Caramês (Muito Bom) Ponto forte Alteração da intriga original (presença da Monforte). Expediente de a história principal surgir encaixada (enquanto novela que se vê por acaso), o que permite que, no final, de regresso ao primeiro nível narrativo, haja um momento de ironia acerca do que se acabara de ver. Pequenas perversões (absurdas; anacrónicas) na intriga, cujo efeito é inteligente e cómico. Qualidade técnica e cuidado com o estilo gráfico. Representação. Planificação de tudo muito rigorosa. Aspeto melhorável A corrigir: pronúncia demasiado apressada de «travesseiros» (por Pedro, logo no início).

 

Marta & Cunha (11.º 1.ª)

Cunha & Marta (Bom+/Bom(+)) Ponto forte Recriação dos episódios da intriga com atenção e gosto. Compreensão correta do original. Estrutura narrativa concebida, com introdução de moldura de primeiro nível (o diário encontrado). Encenação (cfr. adereços; variedade dos planos). Aspeto melhorável Texto talvez demasiado estilizado (aposta-se na manifestação melodramática, mas perde-se a oportunidade de um debate psicológico mais fino, de uma abordagem mais redonda). A corrigir: «*chamou à minha atenção» (chamou a minha atenção); «o meu mundo desmoronou» (é preferível: o meu mundo desmoronou-se); pronúncia de «melodioso» com uma espécie de haplologia (síncope de sílaba: «*modioso»; «*não foi então o meu espanto quando ...» (qual não foi então o meu espanto quando ...); «aquela carta, carta essa que» (aquela carta, que).

 

Mafalda (11.º 4.ª)

Mafalda (Muito Bom(-)) Ponto forte Criação de pastiche de «Casa dos Segredos» e, sobretudo, de conversa de espetadoras, com capacidade técnica e ironia inteligente. Texto com sensibilidade para os estilos linguísticos dos tipos de personagem envolvidos. Representação (propositadamente caricatural) também perspicaz (dos tiques de cada tipo). Final irónico. Aspeto melhorável Ligeiríssimas hesitações num ou noutro ponto do texto (aliás, bem disfarçadas).

 

Duarte (11.º 2.ª)

Duarte (Suf+/Bom-) Ponto forte Originalidade de, fugindo ao relato do enredo, ter como foco o monólogo íntimo das personagens. Texto começa num estilo poético interessante (mas torna-se um pouco repetitivo — creio que faltou ao autor conhecer melhor os constrangimentos da intriga, conhecer melhor o livro). Leitura em voz alta tem boa velocidade (mas podia, aqui e ali, estar mais ensaiada). Aspeto melhorável Imagens serem da net. Na escrita, haveria que fugir a lugares comuns da expressão corrente («tirar do sério», por exemplo) e elaborar a escrita. A corrigir: «*não iria se opor» (não iria opor-se / não se iria opor).

 

#