Thursday, August 27, 2020

Os Maias 2

 

Marta R. & Bárbara (11.º 4.ª)

Bárbara & Marta R. (Bom +) Ponto forte Montagem, ritmo (típico do cinema). Domínio técnico. Fluência da representação. Estilo leve (de texto, adereços, ...). Aspeto melhorável Duração relativamente pequena (3.41 para filme por dupla). Em parte, certa colagem ao enredo do original (mas que percebo era o objetivo também). A corrigir: no final, o apelo, o grito preocupado dirigido a Afonso (seria a Pedro). 

 

Miguel M. (11.º 1.ª)

Miguel M. (Bom+/Muito Bom-) Ponto forte Bom texto. Ironia. Leitura em voz alta sem erros (mas, por vezes, demasiado rápida). Aspeto melhorável Uso de slides da net (embora reciclados em criações próprias). A corrigir: «chatear» (registo demasiado informal).

 

Mariana C. e Marta (11.º 5.ª)

Marta & Mariana C. (Bom+/Muito Bom-) Ponto forte Capacidade de estruturar a narrativa (de enredo bastante cheio) em termos de cinema (apesar da pequena concessão que constitui a voz off). Transposição para a atualidade com aproveitamento interessante de algumas evoluções entre épocas. Aspeto melhorável Excesso de «este». A corrigir: «deixando Carlos, o seu segundo filho, e Pedro devastados» (Carlos não poderia ficar devastado, era bebé); «*decidem não informá-lo» (decidem não o informar; a negativa implica que o pronome fique em próclise); «*a quem lhe dão o nome de...» (a quem dão o nome de...).

 

Alexandre, Ana, Beatriz (11.º 5.ª)

Beatriz, Ana, Alexandre ([É difícil avaliar este trabalho, uma vez que foi entregue muito depois do prazo e é mais curto do que se pretendia para filmes por um trio; no entanto, é um filme que mostra as muito boas capacidades dos três autores]) Ponto forte Originalidade do formato. Conjugação do enredo da obra com pequenas perversões, na imagem ou no texto, que são inteligentes e surgem elegantemente. Aspeto melhorável Os que referi entre parênteses retos. A corrigir: «*desinteressara-se pelos ares» (desinteressara-se dos ares); «*parece não ter apelado ao paladar...» (*parece não ter agradado ao paladar...).

 

#