Thursday, August 27, 2020

Os Maias 1

 

Santos & Hugo (11.º 2.ª)

Hugo e Santos (Bom +) Ponto forte Ideia do formato (entrevista). Capacidade técnica (nos elementos para criar o «pastiche» de telejornal). Muito boa representação de Santos. Aspeto melhorável Colagem ao texto de Eça (que leva a que entrevista, aqui e ali, pareça artificial). A corrigir: «*arvóre» (árvore).

 

Zé D., Zé L. & João F. (11.º 2.ª)

João e Zés (Bom +) Ponto forte Ideia e concretização da rima na parte inicial. Capacidade técnica (revelada, por exemplo, nos elementos de ligação dos vários «formatos»). Música resulta bem (mas talvez diversificasse mais). Aspeto melhorável Certa heterogeneidade de estilos (rima e prosa; filme e imagem fixa), que, no entanto, também é interessante. A corrigir: «*chamam de» (chamam); «*capitulo I» (falta acento); «João» com til.

 

Margarida & Sara (11.º 3.ª)

Sara & Margarida (Muito Bom-/Bom+ ou quase Muito Bom-) Ponto forte Texto do diálogo, com transposição para uma conversa de amigas na atualidade (criativa e revelando sensibilidade linguística). Facilidade mostrada na representação. Iniciativa de visitar Grémio Literário (à parte narrativa inicial junta-se estoutro estilo, informativo). Aspeto melhorável Talvez o marcado contraste entre duas partes distintas (embora com a vantagem que enunciei). A corrigir: pronúncia de «Cruges» (não é [dž] mas a normalíssima palatal, que temos, por exemplo, em «agir»).

 

Alice (11.º 4.ª)

Alice ([seria Bom -, mas teria de haver penalização por tarefa ter sido entregue uma semana depois da data combinada]) Ponto forte Adaptação criativa ao nosso século (incluindo boas «traduções» linguísticas). Aspeto melhorável Leitura em voz alta é fluente mas podia ser menos «automática», mais pensada. Recurso a slides da net. A corrigir: «*em qual encontrou» (em que/no qual).

 

#