Os Maias 2
Ângela
& Beatriz Paulino
(11.º 5.ª)
Beatriz Paulino &
Ângela (Suf+/Bom-) Pontos fortes Estilo gráfico e sonoro
(caracterização das personagens, preto e branco, slides a constituírem espécie
de fotonovela, diálogos a cobrirem esses momentos estáticos, edição correta),
ainda que o viessem prejudicar as imagens googladas inseridas entre as das
próprias autoras. Leitura de Beatriz (na de Ângela há umas duas ou três hesitações
que deviam implicar repetição). Aspetos
melhoráveis Texto está muito fundado no reconto do capítulo (preferia que
houvesse mais invenção). Erros: «*malagrosa» («milagrosa»?; «malograda»?); «*andavam
viajados» («andavam a viajar»); «*e meu pai pode dizer-se que a história não
teve um final feliz» («e acerca do meu pai pode dizer-se que [...]»); «*?até
que não lha mais senti» (preferível: «até que não a senti mais»); «*das grandes
arquiteturas» («dos grandes monumentos», «da grande arquitetura»); «não tive a
habilidade para superar» (preferível: «não tive a capacidade de superar»);
«acha que meu pai tirou a sua vida» (preferível: «acha que meu pai se
suicidou»); «*até ao ponto em que te vi» («até ao momento em que te vi».
Inês M. (11.º 3.ª), Matilde (11.º 3.ª) & Rodrigo (11.º 5.ª)
Rodrigo, Matilde, Inês
M. (Muito Bom-) Pontos fortes Texto criado, ora com inteligente
ironia leve, ora com momentos de humor pelo absurdo, em torno do próprio
processo de fazer um filme, e boas transposições para o contexto atual. Representações
e leituras expressivas. Capacidade de dar o enredo em poucas penadas, por
narração, mensagens, cenas representadas. Montagem e saber técnico em geral. Aspetos melhoráveis Talvez descartasse o clip inicial, o do anúncio institucional contra a cópia. Certos pretextos
de humor, porque demasiado circunstanciais (por exemplo, no final a alusão a RAP),
tenderão a não ser descodificados (por todos; no futuro).
Daniela (11.º 9.ª)
Daniela
(Suficiente (-)) Pontos fortes A ideia de pôr em
paralelo três cartas de Pedro (a todos ou aos amigos próximos?; a Maria; a
Afonso), que, porém, foi desaproveitada, já que o texto foi redigido sem
o cuidado necessário nem, creio, interpretação amadurecida do livro. Aspetos melhoráveis Haveria que
investir mais na parte visual do trabalho, também ela pouco elaborada. Erros: «*aquela
que não gostava» (aquela de que não gostava); «*não sofra o tanto que sofri»
(não sofra tanto como sofri); «*para o cuidares» (para cuidares dele); mas há
ainda outras falhas de sintaxe.
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