Os Maias 6
Francisca (11.º 9.ª) & Simão (11.º 2.ª)
Simão
& Francisca (Bom+/Muito Bom- ou mesmo quase Muito Bom-) Pontos fortes Perspicazes as caracterizações
modernas, revelando particular intuição sociológica. Ter-se conseguido tiques linguísticos
atuais suscetíveis de caricaturarem os tipos sociais que vieram substituir as
personagens originais. Representações, destacando-se os papéis de Francisca.
Ironias inteligentes. Muito boas estilização gráfica e de som. Aspetos melhoráveis Erros: «*Govarinho»
(Gouvarinho); «*Damaso» (Damaso); a pronúncia devida do g em«Cruges» é a muito simples portuguesa, como a de um jota ou de
um gê seguido de e ou de i (no fundo, como disse o Simão, mas
não, logo no início, a Francisca).
Tita (11.º 3.ª)
Tita
(Muito Bom) Pontos fortes Abordagem, mais subtil
(inteligente) do que direta (de eventual simples reconto) do episódio da
discussão no Hotel Central sobre literatura (romantismo versus realismo-naturalismo). Qualidade estética, literária, do
filme (estrutura, texto, representação), aliás também muito bem acabado
tecnicamente (tomada de imagens, som, montagem). Boa leitura em voz alta, sem
erros. Aspetos melhoráveis Creio que,
em «deparar-me com o relato obcuro sobre um criado qualquer que se meteu com
prostitutas [...]», em vez de «obscuro« (‘pouco notório’) ficaria melhor
«escabroso» (‘escandaloso’, ‘grosseiro’); também me parece preferível «terá
prazer» a «verá prazer».
Guilherme
V. & João A. (11.º
2.ª)
João A. & Guilherme
V. (Bom (+)/Bom) Pontos fortes Técnica (destaco montagem,
incluindo, é claro, acrescentos musicais, legendas, etc.). Representação (sobretudo
a do terceiro colega). Estrutura narrativa (consciência de que um filme conta
uma história e que implica planificação para que se aproveitem as
potencialidades do cinema). Estilo paródico, caricatural dos enredos de Eça. Aspetos melhoráveis Som (por vezes). A abordagem
paródica foi levada tão longe que se perdem «âncoras» para perceber relação com
original (aliás, originais).
#
<< Home