Os Maias 5
Francisco B.
(11.º 2.ª)
Francisco
(Bom+/Bom(+)) Pontos fortes Ideia de usar registo da
linguagem juvenil-popular. Boas leituras em voz alta (quer da parte que referi,
quer da introdução). Mobilização de outros colegas da turma para desempenharem
pequenos papéis (creio que mais uma ou duas dessas rapidíssimas cenas teriam
substituído com vantagem alguns dos slides). Eficiência técnica (na montagem,
por exemplo). Aspetos melhoráveis
Mistura de fontes de imagens (filme próprio, preferível, e slides, que seriam
de evitar quando reproduzidos da net, embora se justifiquem, neste caso, os de cartazes
de festivais) — é interessante conseguir certa coerência estética. Erros: «*conde[n]sa»(condessa);
«*realizou o papel» (desempenhou o papel); «*realizado Por» (realizado por); «*retrata
a modernização» (transpõe para a época contemporânea).
Ana & Pardal
(11.º 3.ª)
Pardal
& Ana (Bom+ ou Bom+/Muito Bom-) Pontos fortes Boa criação de pretexto
para transposição do enredo do capítulo para a nossa época, conseguindo-se inteligente abordagem indireta das obras (é interessante igualmente a conjunção dos
dois livros, através da menção de festa e de campanha), verosímil e bem escrita.
Ritmo do desfecho (ao contrário, parte inicial parece arrastar-se excessivamente, por
haver pouco «filme»). Aspetos melhoráveis
Imagens de boa parte do vídeo um tanto repetitivas (com isso desaproveita-se uma
das vantagens de um filme, dar informação adicional através da constante renovação
das imagens — curiosamente, o vaivém da câmara acaba por acentuar esse foco um
tanto monótono). Leitura em voz alta de Beatriz por vezes demasiado rápida (cerca
de 2.52, por exemplo, não consigo perceber o texto: «mas, como assim, éramos[???]»).
Erro: «*termos apercebido que é» (termos apercebido de que é); «?* perder a
identidade» (esconder a identidade).
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