Saturday, August 27, 2016

Recomendações no início do 2.º período (12.º 5.ª)



Afonso || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Houve momentos em que as capacidades (de inteligência e de criatividade) do Afonso se evidenciaram; no entanto, como raramente houve trabalho continuado, essas capacidades foram relativamente pouco mobilizadas. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Há que passar a fazer as tarefas pedidas para casa e, mesmo em certos momentos da aula, ser mais diligente, mais empenhado. Progredir em gramática (com algum estudo).
Cláudia || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Toda a muito boa atitude de trabalho. Gosto, criatividade (e exigência consigo própria, no fundo) que envolvem a realização das suas tarefas. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Progredir em gramática, o domínio que estraga a média dos outros.
Bea G. || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Capacidade próxima nos vários domínios do Português, conseguindo, portanto, ser quase polivalente, com resultados bons em todos os domínios. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Continuar assim, sempre a evoluir calma e seguramente.
Bea R. || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Tem trabalhado em aula sempre muito concentradamente. Também tem cumprido tudo o que é pedido para casa. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Deve progredir em gramática, área em que ainda não está no mesmo nível que nas restantes.
Bea S. || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Tem cumprido integralmente. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Pode ainda evoluir em gramática, domínio em que os seus resultados ainda são apenas suficientes.
Catarina R. || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Muito boas capacidades nos vários domínios. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Na escrita, vale a pena reler sempre, rever, à procura de lapsos que surjam.
Débora || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Boa atitude de trabalho (em aula, sempre concentrada; raramente falhando as tarefas pedidas para casa). Em grmática, alcançou muito bom resultado. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Continuar assim. (Falhou um pouco na tarefa de oralidade, mas por não ter percebido bem as instruções, o que é perfeitamente natural, dado estar pela primeira vez na turma/escola.)
F. Maia || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Saliento os trabalhos que envolveram expressão, criatividade. Em aula, o seu empenho é também sempre muito bom. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Não falhar as tarefas que se peçam para casa (ainda houve bastantes redações que não entregou). Evoluir em gramática (é preciso algum estudo).

Gonçalo || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Compreensão de textos. Tudo o que dependa apenas das capacidades do Gonçalo e não envolva trabalho em casa (só que o trabalho continuado acaba por ser necessário em quase todos domínios). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Passar a cumprir todas tarefas pedidas para casa; recuperar até algumas atrasadas: por exemplo os tepecês das aulas 3-4, 38-39, 40, 43-44. Não se pode evoluir em Português sem fazer quase nenhuma redação nem trabalho de expressão oral. Também em gramática começa a ser imprescindível algum estudo de revisão, de retoma de matérias que não chegaram a ser interiorizadas só em aula.
Joana S. || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Boa atitude de trabalho (em aula e em termos de tarefas pedidas para casa). Destaco resultado em gramática. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Continuar assim.
Joana M. || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — É muito diligente no trabalho em aula (porventura, aqui e ali, demasiado rápida até). Tem também feito todas as tarefas pedidas para casa. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Gramática é o domínio em que pode, deve, progredir (estudando; juntando ao seu estilo despachado certo gosto de se concentrar num assunto). Na escrita, deve continuar a ver sempre as emendas que eu faça. Ser pontual. Não usar telemóvel em aula.
João Cabo || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Capacidades de expressão. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — É preciso trabalhar mais em casa (fazer sempre as redações pedidas; ensaiar algum estudo de gramática).
João Tavares || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Trabalho em aula. Rendimento razoável em gramática. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Evitar esquecer as tarefas pedidas para casa (houve fase significativa do período em que não fez essas redações).
João || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Cumpre sempre as tarefas pedidas. Realço ainda o resultado em gramática. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Investir também na própria qualidade da realização das tarefas (ou seja, atingir um grau de perfeição maior nas redações, nas tarefas «grandes», etc.).
Leonor || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Destaco a tarefa de expressão oral (nem tanto apenas pela leitura em voz alta, mas por toda a criatividade e trabalho havido); e a concentração em aula. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Há que recuperar em gramática (desde o ano passado tenho vindo a fechar os olhos às notas nesta área, mas creio que é altura de a Leonor investir mais neste domínio — reconheço que já tenho sido mais condescendente). Em escrita, houve ainda algumas tarefas que não foram entregues (ora por falta à aula ora por se tratar de trabalho pedido para casa que não foi feito).
Manel || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Qualidade da sua redação. Prontidão, empenho, nas tarefas em aula. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Tem de haver mais trabalho fora da aula (as redações; também algum estudo de gramática).
Carolina || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Tudo muito bem. Destacarei trabalho de microfilme e resultado em gramática. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Continuar o muito bom trabalho que tem feito.
Maria || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Tem cumprido bem todas as tarefas (ainda que nem sempre com a pontualidade devida). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Rever e estudar gramática.
Mónica || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Excelente atitude de trabalho, em aula e nas restantes tarefas. Destaco os resultados em gramática e em compreensão de textos. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Continuar o muito bom trabalho que tem feito. Escrita é área em que ainda há mais «margem de progressão».
Patrícia || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Além de todo o muito bom trabalho em aula e em casa, destacarei resultados em compreensão de textos e capacidade de leitura expressiva. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Continuar com a excelente atitude de trabalho que tem revelado sempre. Escrita é a área em que ainda pode progredir mais facilmente.
Pedro || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Capacidade mostrada nas tarefas em aula. Compreensão (revelada, por exemplo, também na gramática). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Ser mais regular (pontual, sistemático), a fazer redações pedidas para casa. Por estranho que pareça, a escrita acaba por ser a sua área menos pontuada, porque houve várias redações pedidas para casa que não foram entregues.
Sam || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Trabalho em aula sempre com boa concentração. Compreensão de textos. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Deve fazer todas as redações pedidas (neste período já entregou a tempo a tarefa de gravação; mas ainda foram demasiadas, muitíssimas!, as redações pedidas para casa que não foram feitas).
Susana || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Destaco a boa evolução em gramática e a tarefa «de fundo» (mas, em geral, o bom cumprimento de tudo). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Continuar com a muito boa atitude de trabalho que tem tido sempre.
Tety || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Ter conseguido resultados bons em todos os domínios. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Manter a excelente atitude de trabalho que tem tido sempre.
Tomás || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Gostei particularmente da tarefa de microfilme (criatividade, técnica, até interessante expressividade oral). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Evitar falhar redações pedidas para casa (desnecessariamente, houve várias falhas). Gramática também deve ir sendo estudada.
Carlota || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Expressão (escrita e oral), em que tem resultados superiores aos que conseguiu em compreensão de textos (o que é natural: ainda não estará habituada ao tipo de questionários) e em gramática. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Investir mais no estudo da gramática. Manter a boa atitude de trabalho que tem revelado.
Catarina M. || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Capacidade para resolver as tarefas em aula, concentradamente. Ter feito todas as redações pedidas para casa. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Começar por fazer a tarefa «de fundo» que não chegou a entregar (que aliás, desta vez, foi a única tarefa que falhou).
Bruno || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Mostrou empenho em se integrar no trabalho da turma. Destaco também o trabalho de gravação e as capacidades de leitura em voz alta. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Não deixar de fazer as tarefas pedidas. (Desta vez, houve algumas redações que não fez, mas compreensivelmente. No futuro, há que fazê-las sempre.) Ir procurando progredir também nos assuntos de gramática.