Recomendações no início do 2.º período (12.º 5.ª)
Afonso || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Houve momentos em que as capacidades (de inteligência e de
criatividade) do Afonso se evidenciaram; no entanto, como raramente houve
trabalho continuado, essas capacidades foram relativamente pouco mobilizadas.
|| O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Há que passar a fazer as tarefas pedidas
para casa e, mesmo em certos momentos da aula, ser mais diligente, mais
empenhado. Progredir em gramática (com algum estudo).
Cláudia || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Toda a muito boa atitude de trabalho. Gosto, criatividade
(e exigência consigo própria, no fundo) que envolvem a realização das suas
tarefas. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Progredir em gramática, o domínio
que estraga a média dos outros.
Bea G. || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Capacidade próxima nos vários domínios do Português,
conseguindo, portanto, ser quase polivalente, com resultados bons em todos os
domínios. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Continuar assim, sempre a evoluir
calma e seguramente.
Bea R. || ASPETO POSITIVO
A REALÇAR — Tem trabalhado em aula sempre muito concentradamente. Também tem
cumprido tudo o que é pedido para casa. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR —
Deve progredir em gramática, área em que ainda não está no mesmo nível que nas
restantes.
Bea S. || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Tem cumprido integralmente. || O QUE PODE FAZER PARA
MELHORAR — Pode ainda evoluir em gramática, domínio em que os seus resultados
ainda são apenas suficientes.
Catarina R. || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Muito boas capacidades nos vários domínios. || O QUE PODE
FAZER PARA MELHORAR — Na escrita, vale a pena reler sempre, rever, à procura de
lapsos que surjam.
Débora || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Boa atitude de trabalho (em aula, sempre concentrada;
raramente falhando as tarefas pedidas para casa). Em grmática, alcançou muito
bom resultado. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Continuar assim. (Falhou um
pouco na tarefa de oralidade, mas por não ter percebido bem as instruções, o
que é perfeitamente natural, dado estar pela primeira vez na turma/escola.)
F. Maia || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Saliento os trabalhos que envolveram expressão,
criatividade. Em aula, o seu empenho é também sempre muito bom. || O QUE PODE
FAZER PARA MELHORAR — Não falhar as tarefas que se peçam para casa (ainda houve
bastantes redações que não entregou). Evoluir em gramática (é preciso algum
estudo).
Gonçalo || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Compreensão de textos. Tudo o que dependa apenas das
capacidades do Gonçalo e não envolva trabalho em casa (só que o trabalho
continuado acaba por ser necessário em quase todos domínios). || O QUE PODE
FAZER PARA MELHORAR — Passar a cumprir todas tarefas pedidas para casa;
recuperar até algumas atrasadas: por exemplo os tepecês das aulas 3-4, 38-39,
40, 43-44. Não se pode evoluir em Português sem fazer quase nenhuma redação nem
trabalho de expressão oral. Também em gramática começa a ser imprescindível
algum estudo de revisão, de retoma de matérias que não chegaram a ser interiorizadas
só em aula.
Joana S. || ASPETO POSITIVO
A REALÇAR — Boa atitude de trabalho (em aula e em termos de tarefas pedidas
para casa). Destaco resultado em gramática. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR —
Continuar assim.
Joana M. || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — É muito diligente no trabalho em aula (porventura, aqui e
ali, demasiado rápida até). Tem também feito todas as tarefas pedidas para
casa. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Gramática é o domínio em que pode,
deve, progredir (estudando; juntando ao seu estilo despachado certo gosto de se
concentrar num assunto). Na escrita, deve continuar a ver sempre as emendas que
eu faça. Ser pontual. Não usar telemóvel em aula.
João Cabo || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Capacidades de expressão. || O QUE PODE FAZER PARA
MELHORAR — É preciso trabalhar mais em casa (fazer sempre as redações pedidas; ensaiar
algum estudo de gramática).
João Tavares || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Trabalho em aula. Rendimento razoável em gramática. || O
QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Evitar esquecer as tarefas pedidas para casa
(houve fase significativa do período em que não fez essas redações).
João || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Cumpre sempre as tarefas pedidas. Realço ainda o resultado
em gramática. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Investir também na própria
qualidade da realização das tarefas (ou seja, atingir um grau de perfeição
maior nas redações, nas tarefas «grandes», etc.).
Leonor || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Destaco a tarefa de expressão oral (nem tanto apenas pela
leitura em voz alta, mas por toda a criatividade e trabalho havido); e a
concentração em aula. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Há que recuperar em
gramática (desde o ano passado tenho vindo a fechar os olhos às notas nesta
área, mas creio que é altura de a Leonor investir mais neste domínio — reconheço
que já tenho sido mais condescendente). Em escrita, houve ainda algumas tarefas
que não foram entregues (ora por falta à aula ora por se tratar de trabalho
pedido para casa que não foi feito).
Manel || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Qualidade da sua redação. Prontidão, empenho, nas tarefas
em aula. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Tem de haver mais trabalho fora da
aula (as redações; também algum estudo de gramática).
Carolina || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Tudo muito bem. Destacarei trabalho de microfilme e
resultado em gramática. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Continuar o muito
bom trabalho que tem feito.
Maria || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Tem cumprido bem todas as tarefas (ainda que nem sempre
com a pontualidade devida). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Rever e estudar
gramática.
Mónica || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Excelente atitude de trabalho, em aula e nas restantes
tarefas. Destaco os resultados em gramática e em compreensão de textos. || O
QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Continuar o muito bom trabalho que tem feito.
Escrita é área em que ainda há mais «margem de progressão».
Patrícia || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Além de todo o muito bom trabalho em aula e em casa,
destacarei resultados em compreensão de textos e capacidade de leitura
expressiva. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Continuar com a excelente
atitude de trabalho que tem revelado sempre. Escrita é a área em que ainda pode
progredir mais facilmente.
Pedro || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Capacidade mostrada nas tarefas em aula. Compreensão
(revelada, por exemplo, também na gramática). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR
— Ser mais regular (pontual, sistemático), a fazer redações pedidas para casa.
Por estranho que pareça, a escrita acaba por ser a sua área menos pontuada,
porque houve várias redações pedidas para casa que não foram entregues.
Sam || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Trabalho em aula sempre com boa concentração. Compreensão
de textos. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Deve fazer todas as redações
pedidas (neste período já entregou a tempo a tarefa de gravação; mas ainda
foram demasiadas, muitíssimas!, as redações pedidas para casa que não foram
feitas).
Susana || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Destaco a boa evolução em gramática e a tarefa «de fundo»
(mas, em geral, o bom cumprimento de tudo). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR —
Continuar com a muito boa atitude de trabalho que tem tido sempre.
Tety || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Ter conseguido resultados bons em todos os domínios. || O
QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Manter a excelente atitude de trabalho que tem
tido sempre.
Tomás || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Gostei particularmente da tarefa de microfilme
(criatividade, técnica, até interessante expressividade oral). || O QUE PODE
FAZER PARA MELHORAR — Evitar falhar redações pedidas para casa
(desnecessariamente, houve várias falhas). Gramática também deve ir sendo
estudada.
Carlota || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Expressão (escrita e oral), em que tem resultados
superiores aos que conseguiu em compreensão de textos (o que é natural: ainda
não estará habituada ao tipo de questionários) e em gramática. || O QUE PODE
FAZER PARA MELHORAR — Investir mais no estudo da gramática. Manter a boa
atitude de trabalho que tem revelado.
Catarina M. || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Capacidade para resolver as tarefas em aula,
concentradamente. Ter feito todas as redações pedidas para casa. || O QUE PODE
FAZER PARA MELHORAR — Começar por fazer a tarefa «de fundo» que não chegou a
entregar (que aliás, desta vez, foi a única tarefa que falhou).
Bruno || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Mostrou empenho em se integrar no trabalho da turma.
Destaco também o trabalho de gravação e as capacidades de leitura em voz alta.
|| O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Não deixar de fazer as tarefas pedidas.
(Desta vez, houve algumas redações que não fez, mas compreensivelmente. No
futuro, há que fazê-las sempre.) Ir procurando progredir também nos assuntos de
gramática.
<< Home