Recomendações no início do 2.º período (12.º 7.ª)
Carolina || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Procurou ir fazendo todas as redações pedidas para casa. ||
O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Recuperar em gramática (estudar mesmo). Não se
contentar com fazer as tarefas, procurar também resolvê-las com certo cuidado e
gosto (na recente tarefa de microfilme, já se notou maior cuidado na versão
final). Evitar faltar.
Anastasiia || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Destaco o gosto pelo conhecimento, a preocupação em saber
não apenas superficialmente «a matéria». Nota-se isto também na redação, com o
uso de vocabulário e de tópicos mais sofisticados do que os das abordagens
correntes. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Manter a excelente atitude de
trabalho que tem tido.
André || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Resolve criativamente as tarefas. Em aula, tem boa atitude
de trabalho. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Tem de passar a fazer as
redações que peço para casa. Também será preciso algum trabalho de revisão, estudo,
de gramática. Não faltar a aulas.
Beatriz Cotrim || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Ter feito quase todas as tarefas pedidas para casa
(excetuam-se algumas no fim do período). Em aula, mostrou boa atitude trabalho.
|| O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Há que recuperar em gramática. No futuro,
gostaria que abordasse as tarefas ditas «de fundo» com uma atitude mais
criativa, com gosto, brio de fazer bem.
Beatriz Belo || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Capacidade, concentração, a resolver as tarefas em aula.
|| O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Progredir em gramática (estudando, também).
Na escrita, e em todas as tarefas, procurar demorar-se mais, fazer com certo
gosto, revendo, reformulando. Evitar faltar a aulas.
B. Bettencourt || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Destaco a criatividade, a capacidade reveladas na tarefa
de microfilme. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — É preciso progredir em
gramática (estudando). Não voltar a falhar tantas tarefas de escrita (pedidas
para casa), como aconteceu sobretudo na primeira metade do período.
Carlos || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Capacidade de concentração nas tarefas em aula.
Compreensão de textos. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Deve fazer sempre as
tarefas pedidas, mesmo que não as entregue de imediato. Ir acompanhando o que
se vá estudando em gramática (nesta área, tem de progredir, o que conseguirá
com um mínimo de estudo). Evitar faltar a aulas.
Catarina || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Capacidades várias no domínio linguístico. || O QUE PODE
FAZER PARA MELHORAR — Não desperdiçar tanto o aspeto positivo que realcei. Fazer
sempre as redações pedidas (neste 1.º período, não fez a maioria). Acompanhar
melhor o que se vá estudando em gramática. Ser pontual (estar na sala às 8.15,
às 10 ou às 11.45, consoante o horário). Aceitar melhor as recomendações dos
outros (incluindo esta).
Débora || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Destaco resultados em questionários de compreensão. || O
QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Não faltar às aulas. Fazer as redações pedidas
para casa. Progredir em gramática. Levar a escola mais a sério. (A repetir-se o
estilo que adotou no 1.º período, a classificação continuará a baixar.)
Inês || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Ter cumprido todas as tarefas pedidas para casa. Evolução
em gramática. Em aula, a partir de certa altura, que coincidiu com mudança de
lugar, boa atitude de trabalho. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Escrita
pode progredir. Ser pontual (e assídua).
Leonor G. || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Capacidades de expressão (escrita e em leitura em voz
alta). Resultados em gramática também interessantes. || O QUE PODE FAZER PARA
MELHORAR — Demorar-se mais na execução das tarefas (ficariam ainda melhor; por
vezes, o que falta para o muito bom é cuidado, rigor, de quem não se contenta
com a primeira formulação). Manter certos bons hábitos iniciados este ano (entregar
todas as tarefas; evitar faltar a aulas).
Leonor F. || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Tal como já acontecera na última tarefa do ano letivo passado,
tarefa de gravação ter implicado investimento criativo e de tempo (o que, em
anos anteriores, não fora tão evidente). Estar com nível muito bom em todas os
domínios do Português. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Continuar com a
excelente atitude de trabalho que tem mostrado sempre.
Margarida || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Tem boas capacidades de expressão (escrita; leitura em voz
alta). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Não faltar a aulas. Fazer também
todas as tarefas pedidas para casa (em geral, redações). Ter em conta que o
nosso regime é de avaliação contínua (entre trabalhos que não fez por não estar
em aula e, sobretudo, redações que não entregou talvez por se não ter
apercebido de que eram mesmo tarefas obrigatórias, ficaram por fazer doze
trabalhos). No futuro, falhar tantas tarefas prejudicatá muito a sua
classificação. Ao contrário, se for acompanhando sempre os nossos trabalhos e
entregando tudo — mesmo com ligeiros atrasos —, decerto virá a ter uma
classificação bem melhor do que a que teve agora. Atenção também à gramática
(como faltou ao questionário mais importante neste domínio, não sei como está
nesta área).
Beatriz R. || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Ainda estamos a um terço do ano letivo (logo, se quiser, a
Beatriz ainda vai a tempo de atingir o rendimento que teve em anos anteriores).
|| O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Não faltar nunca. Deve começar por
recuperar estas tarefas: tepecês das aulas 38-39, 40, 43-44; depois, passar a
entregar todos os novos trabalhos. Convém ir estudando também matérias de
gramática revistas há pouco (funções sintáticas; orações).
Miguel S. || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Resultados na área da gramática. Atitude em aula. Ter
feito quase todas as tarefas pedidas para casa. || O QUE PODE FAZER PARA
MELHORAR — Não se contentar com fazer as tarefas pedidas (tentar cumprir melhor
o que com elas se pretende; ter mais em conta os enunciados e as instruções).
Com alguma urgência: terminar e entregar o trabalho de gravação em torno de
poema de Pessoa.
Miguel B. || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — O facto de ter a consciência de que pouco tem feito para
esta disciplina. No trabalho de gravação ter mostrado capacidade criativa (e
técnica). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Não faltar. Ser pontual. Investir
a sério nesta disciplina (como raramente tem feito nestes dois anos e pouco).
Advertência: não será fácil que o Miguel consiga aprovação se for a exame de
Português como auto-proposto.
Paulo || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Boa atitude de trabalho em aula. Também quanto a trabalhos
pedidos para casa, tem mostrado este ano empenho louvável. || O QUE PODE FAZER
PARA MELHORAR — Continuar com esta boa atitude de trabalho. A gramática foi a
área que impediu que a sua nota fosse ainda melhor (sugiro, portanto, maior
concentração neste domínio).
Rebeca || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Sobretudo nos primeiros meses, mostrou boa atitude trabalho
(em aula, mas também fazendo então todas as tarefas pedidas para casa). || O
QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Retomar estilo inicial (o que, salvo erro, já
começou a acontecer). Procurar acompanhar melhor os assuntos de gramática.
Ariana || ASPETO POSITIVO
A REALÇAR — Ter feito sempre as tarefas pedidas para casa. Também gostei das
tarefas de expressão oral. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Não faltar a
aulas. Ser pontual. Manter a disposição de trabalho que já lhe fui vendo na
parte final do período (e que corresponde à que sempre teve nos dois anos
anteriores). Progredir em gramática.
Sara || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Boa atitude de trabalho em aula (e, em geral,
relativamente a trabalhos pedidos para casa). Capacidades de leitura em voz
alta. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — É preciso acompanhar mais as matérias
de gramática.
Sebastião || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Certa preocupação em resolver as tarefas de forma
sofisticada, sem se limitar à sebenta escolar. Criação pessoal e gosto por investigar
(no fundo, o tipo de estudo que devia suceder sempre, pelo menos nas
Humanidades). Qualidade da escrita. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Estudar
gramática, uma área em que ficou muito abaixo do rendimento atingido nos outros
domínios.
Tomás || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Preocupação em recuperar tarefas atrasadas (pedidas para
casa e que, com efeito, acabou por entregar na íntegra). || O QUE PODE FAZER
PARA MELHORAR — Não faltar a aulas e ser pontual (este aspeto parece já estar a
ser resolvido). Recuperar, estudando, conhecimentos em gramática.
Melissa || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Capacidades de criação e, sobretudo, de expressão oral.
Ter tido boa atitude de trabalho em aula (e ter feito quase todas as tarefas
pedidas para casa). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Recuperar em gramática.
Atentar nas correções que vou fazendo nas redações (a sua escrita não é forte,
embora talvez já esteja a melhorar). Evitar faltar a aulas (as últimas aulas do
período são até mais importantes do que as outras).
Nathalia || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Ter preocupação em saber o que deve fazer para melhorar. Ter
enviado tarefa que lhe propus fizesse ainda. Quando em aula, tem tido boa
atitude de trabalho. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Fazer todas as tarefas
pedidas para casa (mesmo quando se falte é possível saber o que era para fazer
e trazê-lo depois). Fazer sempre os seus próprios trabalhos (como me falou em passar
a ter alguma explicação fora da escola, gostava de deixar este conselho, porque
já me tem acontecido, em casos semelhantes, passarem as tarefas a não ser
resolvidas pelo aluno). Em gramática, tem de haver algum estudo de recuperação.
Mateus || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Não tem dificuldades de base (parece ter boa compreensão; e
escrita e leitura em voz alta razoáveis). Procura fazer tarefas com criação
própria (não se limita a ir pelo caminho mais preguiçoso e escolar). || O QUE
PODE FAZER PARA MELHORAR — Em gramática deve recuperar,, estudando, estando
atento. Manter a atitude de trabalho que tem mostrado, fazendo sempre todas as
tarefas.
<< Home