Saturday, August 27, 2016

Recomendações no início do 2.º período (12.º 7.ª)



Carolina || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Procurou ir fazendo todas as redações pedidas para casa. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Recuperar em gramática (estudar mesmo). Não se contentar com fazer as tarefas, procurar também resolvê-las com certo cuidado e gosto (na recente tarefa de microfilme, já se notou maior cuidado na versão final). Evitar faltar.
Anastasiia || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Destaco o gosto pelo conhecimento, a preocupação em saber não apenas superficialmente «a matéria». Nota-se isto também na redação, com o uso de vocabulário e de tópicos mais sofisticados do que os das abordagens correntes. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Manter a excelente atitude de trabalho que tem tido.
André || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Resolve criativamente as tarefas. Em aula, tem boa atitude de trabalho. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Tem de passar a fazer as redações que peço para casa. Também será preciso algum trabalho de revisão, estudo, de gramática. Não faltar a aulas.
Beatriz Cotrim || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Ter feito quase todas as tarefas pedidas para casa (excetuam-se algumas no fim do período). Em aula, mostrou boa atitude trabalho. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Há que recuperar em gramática. No futuro, gostaria que abordasse as tarefas ditas «de fundo» com uma atitude mais criativa, com gosto, brio de fazer bem.
Beatriz Belo || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Capacidade, concentração, a resolver as tarefas em aula. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Progredir em gramática (estudando, também). Na escrita, e em todas as tarefas, procurar demorar-se mais, fazer com certo gosto, revendo, reformulando. Evitar faltar a aulas.
B. Bettencourt || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Destaco a criatividade, a capacidade reveladas na tarefa de microfilme. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — É preciso progredir em gramática (estudando). Não voltar a falhar tantas tarefas de escrita (pedidas para casa), como aconteceu sobretudo na primeira metade do período.
Carlos || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Capacidade de concentração nas tarefas em aula. Compreensão de textos. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Deve fazer sempre as tarefas pedidas, mesmo que não as entregue de imediato. Ir acompanhando o que se vá estudando em gramática (nesta área, tem de progredir, o que conseguirá com um mínimo de estudo). Evitar faltar a aulas.
Catarina || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Capacidades várias no domínio linguístico. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Não desperdiçar tanto o aspeto positivo que realcei. Fazer sempre as redações pedidas (neste 1.º período, não fez a maioria). Acompanhar melhor o que se vá estudando em gramática. Ser pontual (estar na sala às 8.15, às 10 ou às 11.45, consoante o horário). Aceitar melhor as recomendações dos outros (incluindo esta).
Débora || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Destaco resultados em questionários de compreensão. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Não faltar às aulas. Fazer as redações pedidas para casa. Progredir em gramática. Levar a escola mais a sério. (A repetir-se o estilo que adotou no 1.º período, a classificação continuará a baixar.)
Inês || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Ter cumprido todas as tarefas pedidas para casa. Evolução em gramática. Em aula, a partir de certa altura, que coincidiu com mudança de lugar, boa atitude de trabalho. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Escrita pode progredir. Ser pontual (e assídua).
Leonor G. || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Capacidades de expressão (escrita e em leitura em voz alta). Resultados em gramática também interessantes. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Demorar-se mais na execução das tarefas (ficariam ainda melhor; por vezes, o que falta para o muito bom é cuidado, rigor, de quem não se contenta com a primeira formulação). Manter certos bons hábitos iniciados este ano (entregar todas as tarefas; evitar faltar a aulas).
Leonor F. || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Tal como já acontecera na última tarefa do ano letivo passado, tarefa de gravação ter implicado investimento criativo e de tempo (o que, em anos anteriores, não fora tão evidente). Estar com nível muito bom em todas os domínios do Português. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Continuar com a excelente atitude de trabalho que tem mostrado sempre.
Margarida || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Tem boas capacidades de expressão (escrita; leitura em voz alta). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Não faltar a aulas. Fazer também todas as tarefas pedidas para casa (em geral, redações). Ter em conta que o nosso regime é de avaliação contínua (entre trabalhos que não fez por não estar em aula e, sobretudo, redações que não entregou talvez por se não ter apercebido de que eram mesmo tarefas obrigatórias, ficaram por fazer doze trabalhos). No futuro, falhar tantas tarefas prejudicatá muito a sua classificação. Ao contrário, se for acompanhando sempre os nossos trabalhos e entregando tudo — mesmo com ligeiros atrasos —, decerto virá a ter uma classificação bem melhor do que a que teve agora. Atenção também à gramática (como faltou ao questionário mais importante neste domínio, não sei como está nesta área).
Beatriz R. || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Ainda estamos a um terço do ano letivo (logo, se quiser, a Beatriz ainda vai a tempo de atingir o rendimento que teve em anos anteriores). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Não faltar nunca. Deve começar por recuperar estas tarefas: tepecês das aulas 38-39, 40, 43-44; depois, passar a entregar todos os novos trabalhos. Convém ir estudando também matérias de gramática revistas há pouco (funções sintáticas; orações).
Miguel S. || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Resultados na área da gramática. Atitude em aula. Ter feito quase todas as tarefas pedidas para casa. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Não se contentar com fazer as tarefas pedidas (tentar cumprir melhor o que com elas se pretende; ter mais em conta os enunciados e as instruções). Com alguma urgência: terminar e entregar o trabalho de gravação em torno de poema de Pessoa.
Miguel B. || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — O facto de ter a consciência de que pouco tem feito para esta disciplina. No trabalho de gravação ter mostrado capacidade criativa (e técnica). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Não faltar. Ser pontual. Investir a sério nesta disciplina (como raramente tem feito nestes dois anos e pouco). Advertência: não será fácil que o Miguel consiga aprovação se for a exame de Português como auto-proposto.
Paulo || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Boa atitude de trabalho em aula. Também quanto a trabalhos pedidos para casa, tem mostrado este ano empenho louvável. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Continuar com esta boa atitude de trabalho. A gramática foi a área que impediu que a sua nota fosse ainda melhor (sugiro, portanto, maior concentração neste domínio).
Rebeca || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Sobretudo nos primeiros meses, mostrou boa atitude trabalho (em aula, mas também fazendo então todas as tarefas pedidas para casa). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Retomar estilo inicial (o que, salvo erro, já começou a acontecer). Procurar acompanhar melhor os assuntos de gramática.
Ariana || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Ter feito sempre as tarefas pedidas para casa. Também gostei das tarefas de expressão oral. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Não faltar a aulas. Ser pontual. Manter a disposição de trabalho que já lhe fui vendo na parte final do período (e que corresponde à que sempre teve nos dois anos anteriores). Progredir em gramática.
Sara || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Boa atitude de trabalho em aula (e, em geral, relativamente a trabalhos pedidos para casa). Capacidades de leitura em voz alta. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — É preciso acompanhar mais as matérias de gramática.
Sebastião || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Certa preocupação em resolver as tarefas de forma sofisticada, sem se limitar à sebenta escolar. Criação pessoal e gosto por investigar (no fundo, o tipo de estudo que devia suceder sempre, pelo menos nas Humanidades). Qualidade da escrita. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Estudar gramática, uma área em que ficou muito abaixo do rendimento atingido nos outros domínios.
Tomás || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Preocupação em recuperar tarefas atrasadas (pedidas para casa e que, com efeito, acabou por entregar na íntegra). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Não faltar a aulas e ser pontual (este aspeto parece já estar a ser resolvido). Recuperar, estudando, conhecimentos em gramática.
Melissa || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Capacidades de criação e, sobretudo, de expressão oral. Ter tido boa atitude de trabalho em aula (e ter feito quase todas as tarefas pedidas para casa). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Recuperar em gramática. Atentar nas correções que vou fazendo nas redações (a sua escrita não é forte, embora talvez já esteja a melhorar). Evitar faltar a aulas (as últimas aulas do período são até mais importantes do que as outras).
Nathalia || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Ter preocupação em saber o que deve fazer para melhorar. Ter enviado tarefa que lhe propus fizesse ainda. Quando em aula, tem tido boa atitude de trabalho. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Fazer todas as tarefas pedidas para casa (mesmo quando se falte é possível saber o que era para fazer e trazê-lo depois). Fazer sempre os seus próprios trabalhos (como me falou em passar a ter alguma explicação fora da escola, gostava de deixar este conselho, porque já me tem acontecido, em casos semelhantes, passarem as tarefas a não ser resolvidas pelo aluno). Em gramática, tem de haver algum estudo de recuperação.
Mateus || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Não tem dificuldades de base (parece ter boa compreensão; e escrita e leitura em voz alta razoáveis). Procura fazer tarefas com criação própria (não se limita a ir pelo caminho mais preguiçoso e escolar). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Em gramática deve recuperar,, estudando, estando atento. Manter a atitude de trabalho que tem mostrado, fazendo sempre todas as tarefas.