Recomendações no início do 2.º período (12.º 1.ª)
Francisca || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Sempre trabalhadora e concentrada. Criativa. || O QUE PODE
FAZER PARA MELHORAR — Pode progredir em gramática (é uma área em que são
naturais algumas falhas, já que haverá diferenças relativamente aos dois anos
anteriores); ir revendo. Na escrita, deve vigiar a pontuação.
Bea Sá || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Tem boa atitude de trabalho. || O QUE PODE FAZER PARA
MELHORAR — Deve progredir em gramática (retomar o que já demos; passar a
investir mais neste domínio).
Bea S. || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Atitude de trabalho em aula. Nível da leitura em voz alta.
|| O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Fazer sempre as redações pedidas para casa
(na primeira metade do período, sobretudo, houve algumas falhas). Tem
capacidades para obter resultados melhores em gramática.
Bruno || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Inteligência. Capacidade de autocrítica (que, no entanto,
acaba por não ser consequente em termos de mudança de atitude). || O QUE PODE
FAZER PARA MELHORAR — Não faltar às aulas. Ser pontual. Fazer as tarefas — de
redação ou de estudo de gramática ou de simples leitura — pedidas para casa
(importantíssimo!). Se continuar a não fazer o que é marcado, a classificação
descerá.
Carlota || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Muito boa atitude de trabalho. Realço o nível já
conseguido em gramática. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Continuar com o
bom trabalho que tem feito (neste período, foi pena que não tivesse «arriscado»
um pouco mais na tarefa de gravação).
Carolina S. || ASPETO POSITIVO
A REALÇAR — Toda a atitude de trabalho ao longo do período. Realço ainda a
tarefa de microfilme, em que mostrou capacidades de coordenar, com rigor, uma
série de aspetos criativos e técnicos. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Ir
sempre vigiando a escrita, apercebendo-se do que ainda falha nas redações e atentando
das soluções que vou propondo. Também em gramática, que já não está mal, ainda
pode evoluir.
Carolina D. || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Tarefas em aula são realizadas com concentração. Boa evolução
em gramática. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Evitar que haja fases em que
trabalhos de casa (redações) sejam esquecidos.
Catarina C. || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Muito boa atitude de trabalho (destaco capacidade de
realizar em aula). Competência nos vários domínios. || O QUE PODE FAZER PARA
MELHORAR — Na escrita, ir verificando sempre as complexidades de sintaxe
(relendo sempre).
Catarina F. || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Capacidade de realização de tarefas em aula, concentrada e
eficiente. Tarefas de casa que envolvam criação pessoal. || O QUE PODE FAZER
PARA MELHORAR — Fazer as tarefas pedidas para casa. Procurar melhorar gramática
(mediante algum estudo também). Cumprir prazos.
Gonçalo || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Recuperação de uma série de tarefas de casa atrasadas. || O
QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Há que progredir em gramática (sugiro revisões
pontuais em casa). Manter a atitude de fazer as tarefas pedidas para casa (que
começou a ter a partir do meio do período). É importante que o Gonçalo procure
melhorar a sua classificação em português, até para prevenir exame.
Inês || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Tem cumprido as tarefas (de aula e de casa). || O QUE PODE
FAZER PARA MELHORAR —Fazer progressos em gramática (a pouco e pouco, retomar
cada um dos assuntos; em aula, tirar o máximo proveito).
Isabela || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Resultados em tarefas de compreensão de leitura. || O QUE
PODE FAZER PARA MELHORAR — Ser regular no estudo (aconselho gramática e,
proximamente, leitura de Memorial) e
no trabalho em casa (na segunda metade do período, algumas tarefas ficaram por
fazer).
Joana || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Boa atitude de trabalho. Compreensão de textos || O QUE
PODE FAZER PARA MELHORAR — Manter atitude de trabalho que tem mostrado (houve
só algumas falhas de tarefas em casa, creio que na altura em que esteve
doente). Pode, deve, evoluir em gramática.
João R. || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Compreensão de textos. Concentração em aula. Não ter
dificuldades em nenhuma área especificamente. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR
— Não falhar as tarefas pedidas para casa. Ser pontual.
Joãozão || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Foi fazendo sempre as tarefas pedidas para casa. Também em
aula se costuma aplicar.|| O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Estudar gramática.
Ser pontual.
Maria || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Capacidade de concentração em aula. Escrita e, em geral, a
expressão (também a leitura em voz alta, portanto). || O QUE PODE FAZER PARA
MELHORAR — As últimas matérias de gramática precisam de ser revistas e
estudadas.
Madalena || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Valor em tarefas que exijam expressão e criatividade. || O
QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Evoluir em gramática (concentração?; algum
estudo). Ser sempre pontual e assídua. Evitar demasiadas desfocagens em aula.
Marta || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Cumprimento de todas as tarefas (em aula e em casa),
sempre num nível pelo menos razoável. Passada uma fase inicial em que
predominou a conversa, trabalho em aula mostrou concentração. || O QUE PODE
FAZER PARA MELHORAR — Ser mais ambiciosa no investimento em tarefas de vários
domínios. Em gramática, tem obrigação de ter percurso mais regular (respondendo
a pergunta que me fez na última aula, direi que, relativamente ao 1.º período
do 11.º ano, reside aqui uma das diferenças: num primeiro questionário de
gramática, resultado foi agora negativo, quando o ano passado tivera 15 e 16;
também a escrita tem estado ligeiramente abaixo do que pode conseguir — e, sim,
no final do 11.º ano fechei os olhos a uma nota bastante fraca a gramática, o
que quero evitar este ano).
Pedro || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Muito boa atitude de trabalho. (Destaco ainda a
compreensão de textos; e a criatividade na tarefa de gravação.) || O QUE PODE
FAZER PARA MELHORAR — Continuar assim. Escrita, porém, é a área em que há mais
«margem de progressão».
Leal || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Tem feito quase sempre as tarefas pedidas para casa. || O
QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Em geral, aumentar os cuidados com acabamento
(não ser tão rápido). Na escrita, é preciso reler, rever, reformular (atentar
na pontuação). Também há que estudar gramática.
Tiago || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — No começo do período, houve fase em que pareceu ir
trabalhar em casa. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Passar a fazer, de novo,
as tarefas pedidas para casa. Ser pontual e assíduo. (A classificação que teve
acabou por ser talvez otimista, se nos ativermos ao exato percurso havido neste
1.º período.)
Adiana || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Concentra-se bem nas tarefas em aula. Trabalhadora e
inteligente, rapidamente se adaptou bem a uma série de trabalhos a que não
estaria habituada. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Continuar com a boa
atitude de trabalho que tem mostrado. Há muitos aspetos em que ainda vai
progredir rapidamente (por exemplo, nas matérias de gramática, estudando; e, em
aspetos de redação, vendo sempre as minhas emendas).
Jacemila || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Atitude correta em aula. Na escrita e na leitura em voz
alta parece ter menos dificuldades do que na compreensão de textos e na
gramática. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Fazer sempre as tarefas que se
peçam para casa (nesta fase inicial, falhou algumas, o que também se
compreende, já que não terá percebido o que se pretendia com alguns dos
trabalhos; não deve ter problemas em perguntar-me, em pôr-me as dúvidas que
tenha).
<< Home