Melhores microfilmes autobiográficos
Tiago P. (17) / Leitura, dicção Boa leitura (faz muito bem as pausas necessárias; grande naturalidade). / Texto Boa escrita. Um erro: *«fazemos o que gostamos»; na parte final, talvez alguns lugares comuns. / Construção narrativa Música (viva) e imagens (com gente em movimento) articulam-se bem com o texto calmo e reflexivo. / Regras Música deve exceder o permitido. / Género Auto-retrato.
Carolina
Carolina (17) / Leitura, dicção Boa leitura, muito clara (por vezes, demasiado segundo a pontuação escrita). / Texto Bom texto. Talvez devesse prescindir de alguns possessivos. Um ou outro lugar comum. / Construção narrativa Talvez pudesse haver maior articulação entre imagens e texto (no final, por exemplo). / Regras Cumpre todas. / Género Auto-retrato (com alusões de cariz autobiográfico).
Brigitta («Memórias de uma flor»)
Brigitta, «Memórias de uma flor» (17) / Leitura, dicção Leitura boa, sem quaisquer falhas. / Texto Muito bom texto. Boa relação entre o tempo do filme e o ritmo do texto (e da vida contada). / Construção narrativa Começo e fecho a negro. Alusões inteligentes (exemplo: à própria autora). Elegância da montagem. / Regras Diapositivos e trechos animados (mas não filme próprio). / Género Autobiografia fictícia.
João G. («Uma pequena existência»)
João G., «Uma pequena existência» (16,5) / Leitura, dicção Correcta. (Aqui e ali, quase demasiado rápida.) / Texto Aproveita a especificidade do narrador (conseguindo depois os efeitos estilísticos daí decorrentes). Poderia talvez ir mais longe no aproveitamento do insólito do narrador (em termos de ironia). / Construção narrativa Interessante, complexa. / Regras Montagem de animações (não filme próprio). / Género Auto-retrato fictício.
João Af. D.
João Af. (16-16,5) / Leitura, dicção Leitura tem o mérito de ser pausada, mas parece, aqui e ali, demasiado presa ao escrito. / Texto Texto é eficaz, embora seja sobretudo uma «legenda» das imagens. Tiraria um dos «bastantes» e um dos «gosto muito». / Construção narrativa Segue-se cronologia (desde o exacto princípio). Muito boa selecção de imagens (que dá ao filme ritmo agradável, de reportagem). / Regras Cumpre todas (Som podia estar mais forte.) / Género Autobiografia.
Joana
Joana (16,5) / Leitura, dicção Boa. Às vezes, velocidade excessiva (que leva a que as palavras fiquem pouco definidas). / Texto Bom texto. Alguns lugares comuns. Um erro: «*existirá obstáculos». / Construção narrativa Formato «do amanhecer ao pôr do sol» (passando do narrativo ao introspectivo) funciona bem. / Regras Excede o tempo fixado, mas por pouco. Música não cumpre estipulado. / Género Auto-retrato («Um dia na vida de...» + instrospecção).
Cláudia
Cláudia (16,5-17) / Leitura, dicção Boa leitura (mais pausada do que o habitual na Cláudia, mas mantendo a expressividade). Sem falhas. / Texto Bom texto (que consegue percorrer uma vida a partir de um «álbum de fotografias» e de um local). Conjuga-se emoção e leve ironia. / Construção narrativa Há relativa incoerência no aparecimento de Mariana como personagem (na medida em que, no resto, as imagens são referenciais, não são simbólicas). / Regras Cumpre todas. / Género Autobiografia.
Pedro A.
Pedro A. (16-16,5) / Leitura, dicção Boa, sem falhas. / Texto Bom texto. Tiraria um dos dois «no auge». Erro: «Assola o pensamento» era, creio, «Assalta o pensamento». / Construção narrativa Boa ideia a de apresentar uma reflexão, uma vivência, de alguém que não é o autor; facto de as magens corresponderem a um tempo delimitável, o da corrida, dramatiza o texto. / Regras Não sei se o uso das imagens em causa é completamente legal. / Género Monólogo fictício.
Diogo («Reflexos»)
Diogo (16), «Reflexos» / Leitura, dicção Boa leitura (embora também não resultasse mal que o texto fosse ainda menos «lido» e quase«representado», simulando-se mais as pausas de quem está a pensar — mas há partes em que isso é conseguido); numa ou noutra zona — final do primeiro minuto, por exemplo — há velocidade excessiva, mas cumpre-se sempre bem a pontuação, sem que esta pareça artificial / Texto Boa escrita. Não notei erros (a «pode intuir-se as reacções» preferiria eu «podem intuir-se as reacções», mas ambas as frases estão certas). / Construção narrativa Imagens funcionam por contraste (o retrato é sobretudo psicológico, as imagens reportam uma visão detida na imagem ao espelho — física, portanto; a cena perante o mar transmite serenidade, enquanto o texto dito refere a dúvida). / Regras Cumpriu todas, se exceptuarmos os prazos. / Género Auto-retrato; monólogo.
Marta (16) / Leitura, dicção Boa leitura (mas, aqui e ali, demasiado pontuada segundo o escrito). Maior expressividade aconselhava-se. / Texto Bom texto (a que talvez faltem algumas surpresas de redacção). «faz parte» não está bem usado. / Construção narrativa Recordação da infância (com parque nas imagens); série de fotos já depois de fechado o texto (e com música) funcionam bem. / Regras Cumpre todas (embora julgue não ter havido recolha de imagens filmadas propriamente). / Género Autobiografia; auto-retrato.
Joana O.
Joana O. (16,5) / Leitura, dicção Leitura boa (como é muito certa, fluida, até parece que o acto de ler pela folha está a ser representado e que a Joana está a dizer o texto espontaneamente e que caneta é apenas para fingir leitura). / Texto Bom texto, embora com algumas frases feitas (mas a boa sintaxe geral evita que o tom geral seja de lamechice). Um erro: «*só ter apenas» (melhor: «ter apenas» ou «só ter»). / Construção narrativa Boa solução a de filmar o próprio acto de ler o texto. Música é importante no final, quando se abandona o texto (mas antes poderia estar mais ténue ainda.) / Regras Cumpre todas (excepto música, que deve exceder o tempo permitido). / Género Auto-retrato.
Inês
Inês (17-17,5) / Leitura, dicção Leitura boa (por, por ser muito expressiva, ser, na verdade, uma dramatização, uma representação). / Texto & Construção narrativa Bom ou Muito Bom. Dirigir-se a um «tu» (que não responde) torna-o mais original e possibilita jogar com uma série de inferências que o ouvinte terá de fazer. / Regras Cumpre todas. / Género Monólogo (ou diálogo sem resposta); relato de vivências introspectivo.
Pedro M.
Pedro M. (18) / Leitura, dicção Boa leitura. Palavras muito escandidas, o que beneficia a nossa compreensão (embora possa parecer demasiado enfático). / Texto Muito bom texto. Criticável apenas um ou outro lugar comum. / Construção narrativa Circularidade (cumpre-se todo um dia de trabalho). Estilo de filmagem é coerente com ritmo (obsessivo) do texto. / Regras Cumpre todas. / Género Monólogo ou relato de vivências introspectivo.
Carlota
Carlota (16-16,5) / Leitura, dicção Boa leitura. Tom sóbrio, neutro, adequado ao género. Quase sem falhas. / Texto Texto articula seriedade (até emoção) e, de vez em quando, leve ironia. / Construção narrativa As amizades (e as desilusões) e as escolas são as âncoras da cronologia. / Regras Diapositivos (não filme). Excede o tempo limite. / Género Autobiografia.
Matilde («Microbiografia»)
Matilde, «Microbiografia» (17) / Leitura, dicção Boa leitura (tão natural, que nem se percebe que está a ler por um papel). / Texto & Construção narrativa Texto bom (embora poético, terno, quase não faz concessões ao lugar comum, à figura de estilo fácil. Quando muito, haverá duas ou três, ligeiríssimas: o «Continua...», o «Quem sou eu?», «com as suas...», mas ao lado de frases muito inteligentes.). / Regras Não é bem filme (embora os diapositivos tenham animações que eu desconhecia). / Género Autobiografia, seguida de monólogo mais reflexivo.
Catarina T.
Catarina T. (16-16,5) / Leitura, dicção Leitura boa, certa (entre o representado e o lido). / Texto Texto correcto. Não esquecer preposição: «o curso [de] que mais gostar». / Construção narrativa Do começo ao exacto fim do dia, retomando-se o mesmo espaço. / Regras Cumpre todas. / Género Auto-retrato (através do relato de um dia).
Ana S. (16,5) / Leitura, dicção Boa leitura. Sem falhas. Locução muito agradável. / Texto Texto quase axiomático, reflexivo e inteligente, mas com um ou outro lugar comum. «*Para mim, considero igual» / Construção narrativa Uso do presente e planos jornalísticos (de repórter) dão ao microfilme um cariz de documentário que se articula bem com o monólogo em off. / Regras Excede o tempo combinado. / Género Relato de vivências.
João Maria («João Maria»)
João Maria, «João Maria» (16,5) / Leitura, dicção Suf +. Por vezes, conviria «definir mais as palavras» (velocidade excessiva). Pontuação escrita nem sempre expressivamente transposta para a oralidade. / Texto Bom+. Irónico, progressivo; bom léxico. Palavras que não tenho a certeza tenham sido bem ditas: «diminutivo», «convalescença». / Construção narrativa Há boas «âncoras»: a do hospital, por exemplo; boa escolha das imagens possibilita cobrir muitos factos sem que isso pareça forçado. / Regras Cumpre todas. / Género Autobiografia (aqui e ali, aspectos de: «memórias de uma família»).
Bruno
Bruno (17,5) / Leitura, dicção Boa, mas a meio houve pequenas falhas de expressividade. Por vezes, «comeu» sílabas. / Texto Bom texto. Boas ironias. Uma falha de sintaxe: *«O resto da casa continua fechada». / Construção narrativa Fórmula «Um dia na vida de ....» foi bem escolhida. Regresso ao plano do despertador também. / Regras Cumpre todas. / Género Relato de vivências (constituindo meio termo entre secção de autobiografia e auto-retrato).
Ana C. («Diário de um diário»)
Ana C., «Diário de um diário» (17,5) / Leitura, dicção Boa (sempre expressiva; notei só uma ou duas palavras que saíram «entarameladas»). / Texto Boa redacção. Boa ideia a de fazer diário de um diário. / Construção narrativa Solução das imagens é simples e elegante. Final irónico. / Regras Excede tempo. / Género Diário fíctício.
Filipa A., «Um olhar sobre mim» (17) / Leitura, dicção Boa leitura (definindo bem as palavras; com velocidade adequada, muito pausada como convém). / Texto Bom texto (um ou outro lugar comum). «(Tal) como ninguém (o) é». / Construção narrativa Início (passeio) é retomado no final. Imagens centrais funcionam como alusões biográficas. / Regras Cumpre todas (excepto talvez a extensão da da música inicial). / Género Auto-retrato.
Carolina
Carolina (16-16,5) / Leitura, dicção Boa leitura. Bastante naturalidade (mal se percebe se o texto é lido ou dito). / Texto Bom texto. Criativo. Monologal mas sem lamechices. / Construção narrativa Estrutura tripartida (com cortes abruptos entre cada uma das partes) funciona bem: três espaços servem para evocar três fases. / Regras Cumpre todas. (Som falha aqui e ali.) / Género Autobiografia; auto-retrato.
Cátia («Um momento»)
Cátia, «Um momento» (16) / Leitura, dicção Texto bem lido: de modo muito audível (com clareza e expressividade devidas). / Texto Uso da 2.ª pessoa e, no entanto, bom texto de 1.ª pessoa (com ligeiríssimas cedências a frases feitas) / Construção narrativa Imagens, música e texto articulam-se bem (a aparente simplicidade do texto é completada pela narrativa nas imagens). / Regras Cumpre todas. / Género Relato de vivências.
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