Friday, September 11, 2009

Planos de aula

Na margem esquerda, dentro dos parênteses, fica o tempo (em minutos) de cada tarefa/momento de aula. Como se trata de mera cábula minha, a actividade está enunciada de modo muito abreviado. Para se ter ideia mais concreta dessas actividades, será preciso ver em Aulas, onde estão os documentos distribuídos, as correcções projectadas, ou nos próprios Sumários. «Correcção» equivale quase sempre a rápido escrutínio oral por alunos e, ao mesmo tempo, projecção das soluções (ver Apresentações).

Aula 1 (15, 16 ou 17/Set)

(10) Preenchimento das fichas de caderneta (desenhando cara, escrevendo algum símbolo no círculo para fotografia).
(30) Indicações sobre material, método de trabalho, etc.; relance ao programa.
(15) Leitura de definições e resolução de exercício sobre protótipos textuais.
(5) Correcção.
(23) Assistência a sketches (série Barbosa) para escolher protótipos textuais que lhes correspondem.
(7) Correcção; referência também a textos do domínio transaccional e a protótipos textuais presentes nos géneros jornalísticos.
Aula 2 (17 ou 18/Set)

(10) Explicação sobre uma das páginas cuja leitura fora pedida para casa (modos ou formas naturais da literatura; géneros; subgéneros).
(20) Leitura (de relance, apenas) de vários textos (Camões, Pessoa de Mensagem, Pessoa ortónimo, Álvaro de Campos), para identificar modos e géneros.
(5) Correcção.
(15) Audição de gravações de alguns dos poemas lidos.
(15) Leitura mais ascendente de «Ela canta, pobre ceifeira» e «Gato que brincas na rua» (ambos na p. 158), para completar respostas lacunares dadas às perguntas na p. 159.
(5) Correcção.
(20) Resposta à pergunta 5 da mesma p. 159.


Aula 3 (22, 23 ou 24/Set)

(20) Conselhos de redacção (a propósito das correcções da resposta à pergunta 5 da p. 159).
(5) Cópia de uma resposta possível.
(30) Compreensão oral de parte de documentário sobre Pessoa, para resposta a questionário V/F.
(30) A partir de leitura de passos de Álvaro de Campos («Ode triunfal» [183], de novo; também a «Ode marítima», [185]), redacção de «Ode [escolher]», ao estilo deste heterónimo de Pessoa.

Aula 4 (24 ou 25/Set)

(5) Correcção do questionário de compreensão oral sobre a primeira parte de documentário sobre Pessoa.
(10) Leitura de «Todas as cartas de amor são ridículas», de Álvaro de Campos, para descobrir características deste heterónimo
(5) Correcção.
(5) Audição de composição musical relativa ao mesmo poema.
(25) Leitura de «Aniversário» (p. 189), também de Álvaro de Campos, para responder a algumas das perguntas da p. 190.
(10) Correcção.
(25) Assistência a resto do documentário sobre Pessoa, para responder a questionário de V/F.

Aula 5 (29, 30/Set ou 1/Out)

(20) Correcção de questionário de compreensão oral feito na aula anterior (segunda parte de documentário sobre Pessoa); esclarecimento de lugares comuns.
(20) Leitura de carta de Pessoa a Adolfo Casais Monteiro sobre heterónimos (pp. 148-149) e de textos sobre Campos e Futurismo (pp. 182 e 184), pedida já para casa, para responder a questionário de escolha múltipla.
(10) Assistência a sketches com figuras de estilo («Jesus ensaia figuras de estilo, sobretudo).
(25) Redacção de definições ou de abonações de figuras.
(10) Correcção.

Aula 6 (1 ou 2/Out)

(10) Correcção do questionário sobre textos das pp. 148-149, 182, 184.
(15) Leitura de «O que há em mim é sobretudo cansaço» (p. 191), de Álvaro Campos, para depois completar análise a que só faltam as transcrições do poema.
(5) Correcção.
(15) Assistência a trecho do filme Conversa Acabada, de João Botelho, relativo ao «dia triunfal».
(20) Leitura de «Poema Segundo» (176), de Alberto Caeiro, para responder a perguntas da mesma página (mas já com as respostas esboçadas).
(10) Correcção.
(2) Audição de gravação de «O meu olhar é nítido como um girassol» (por Sinde Filipe).
(8) Assistência ao prometido sketch com ceifeiras.

Aula 7 (6, 7 ou 8/Out)

(15) Leitura de «Chuva Oblíqua» (p. 169), para localizar partes relativas à infância e ao presente.
(5) Correcção.
(5) Audição do poema por Sinde Filipe (e também da parte segunda da mesma série «Chuva Obíqua»).
(5) Exemplos de figuras de estilo que não pudemos ver há duas aulas no rol de recursos estilísticos então percorrido: quiasmo; gradação; pleonasmo; anástrofe; sinestesia; interrogação retórica; etc.
(5) Assistência a sketches («Não faça trocadilhos com a minha profissão»; «O meu filho é uma jóia de moço») para depois perceber metáforas e metonímias neles presentes.
(15) Preenchimento de tabelas sobre metáfora e metonímia (em torno de ‘Chuva Oblíqua’ e dos referidos sketches).
(10) Correcção.
(20) Redacção de passo à trecho da «madalena», de Proust.

Aula 8 (8 ou 9/Out)

(30) Explicação sobre actos de fala (com recurso a slides do 10.º ano, aula 103-104; e vendo também as pp. 35-36 do Caderno do aluno).
(20) Assistência a sketches (série Barbosa), para depois preencher tabela relativa à força ilocutória dos actos de fala assinalados.
(5) Correcção.
(30) Redacção de respostas a grupo de uma das provas de exame de anos recentes (com texto de Campos).

Aula 9 (13, 14 ou 15/Out

(15) Correcção das respostas sobre poema de Campos feitas na aula anterior.
(5) Audição de gravações de textos de Caeiro («Eu nunca guardei rebanhos», pp. 174-175), para eleger a melhor.
(10) Cópia — ou simples leitura — das respostas às perguntas 1.1-1.3 [e 2] da p. 175.
(10) Leitura do poema nono (p. 177), para responder a pergunta de compreensão global.
(10) Leitura do poema décimo (p. 177), para responder a pergunta de composição.
(5) Correcções.
(20) Resolução dos exercícios (ou relance comentado) das pp. 32-34 do Caderno do aluno.
(10) Assistência a sketches (Monty Python) para encontrar actos ilocutórios declarativos.
(5) Resposta; Correcção.

Aula 10 (15 ou 16/Out)

(15) Resposta à pergunta 1 (11.1 a 1.3) da p. 180 (sobre «O mistério das cousas, onde está ele?»).
(10) Correcção (cópia).
(5) Resposta «colectiva» às restantes perguntas (2, 3, 4).
(10) Resolução da p. 11 do Caderno do aluno, sobre campo semântico/polissemia.
(8) Assistência a sketch («Homicídio na paragem de autocarro»).
(10) Resolução de tarefa em torno do mesmo conteúdo (campo semântico) e reportada ao sketch em causa.
(5) Correcções.
(5) Audição de dois poemas de Caeiro — «Li hoje quase duas páginas do livro dum poeta místico», «Da mais alta janela da minha casa» — ditos por Sinde Filipe.
(15) Redacção de estrofe, à Caeiro, para inserir no texto da p. 181 («Não me importo com as rimas»).

Aula 11 (20, 21 ou 22/Out)

(45) Compreensão de três odes de Ricardo Reis (p. 197) — desfazendo hipérbato; completanto respostas a perguntas; redigindo resposta.
(2) Audição de dois desses poemas.
(15) Correcção.
(18) Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos (relativo ao «Carpe diem»).
(5) Assistência a sketch-canção «Rústicos para o Epicurismo» (Zé Carlos).

Aula 12 (22 ou 23/Out)

(30) Questionário em torno de assuntos de funcionamento da língua (protótipos, modos literários, géneros, figuras de estilo; campo semântico; campo lexical; actos de fala).
(5) Correcções a redacções entregues.
(5) Visualização de textos visuais sobre Campos, Reis, Caeiro.
(5) Assistência a sketch-canção sobre advérbios de modo em –mente (série Zé Carlos).
(5) Explicação sobre tarefa grande.
(35) Redacção de resposta-comentário em torno de tempo e Pessoa (a pretexto de anúncio da p. 206) e de slogans.

Aula 13 (27, 28 ou 29/Out)

(15) Correcção do trabalho de gramática
(20) Leitura de texto de ode de Ricardo Reis (p. 200), para completar perguntas já parcialmente lançadas.
(10) Correcção.
(5) Audição de texto(s) de Reis.
[(5) Assistência a sketch-canção «Advérbios de modo não combinam com amor» (Zé Carlos).]
(15) Resposta a ficha em torno de advérbios em –mente.
(10) Correcção.
(15) Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos.

Aula 14 (29 ou 30/Out)

(20) Explicação em torno de «Processos morfológicos» e «Neologia», guiada pelas páginas 15-17 do Caderno do Aluno.
(5) Assistência ao sketch «Novo Dicionário» (Série Barbosa).
(20) Resposta a ficha sobre o sketch e neologia e ao questionário da p. 18.
(10) Correcção.
(20) Resposta a duas ou três perguntas de uma prova modelo de exame.
(10) Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos.

Aula 15 (3, 4 ou 5/Nov)

(10) Explicação sobre assunto ainda relacionado com neologia (distinções acrónimo/sigla e abreviatura gráfica/redução ou truncagem).
(30) Com exemplares de Mensagem (um por aluno), preenchimento de sínteses e tabela para reconhecer aspectos paratextuais e características da arrumação e da estrutura formal da obra.
(15) Redacção de poema (tarefa 1 da p. 208 do manual).
(20) Correcção.
(15) Assistência a trecho de Clube dos poetas mortos.

Aula 16 (5 ou 6/Nov)

(15) Correcção do comentário sobre Pessoa e tempo.
(20) Preenchimento de texto lacunar para compreensão dos textos pedidos para casa.
(35) Leitura de textos de Mensagem (ensaio de leitura por cada um; sorteio; começo de campeonato com leitura de poemas da primeira parte, «Brasão»).
(15) Assistência a trecho de Clube dos poetas mortos.

Aula 17 (10, 11 ou 12/Nov)

(5) Correcção do questionário sobre Mensagem.
(7) Assistência a trecho do filme Mensagem, de Luís Vidal.
(25) Resposta a perguntas 1, 2, 4 e 5 da p. 128 (orientada por trechos lacunares).
(3) Audição de «O dos Castelos».
(10) Correcção.
(25) Liga dos Campeões (com leitura em voz alta de poemas de Mensagem).
(15) Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos.

Aula 18 (12 ou 13/Nov)

(10) Correcções de redacção soltas.
(25) Questionário para compreensão de uma crónica (sobre Clube dos Poetas Mortos) e do poema «Ulisses», de Mensagem (p. 129).
(20) Leitura em voz alta de poemas de Mensagem (para Liga dos Campeões).
(5) Supertaça (com leitura de poema de Walt Whitman.
(25) Assistência a trecho final de Clube dos Poetas Mortos.

Aula 19 (17, 18 ou 19/Nov)

(15) Correcção de questionário, seguida de explicação sobre os versos de Os Lusíadas sobre o mesmo mito.
(5) Audição de «Ulisses».
(35) Resposta a algumas perguntas acerca dos textos de Mensagem na p. 130 («D. Afonso Henriques», «D. Dinis», «D. Sebastião, Rei de Portugal»).
(20) Correcção.
(15) Assistência a trecho inicial de O Milagre segundo Salomé, baseado na obra homónima de José Rodrigues Miguéis e que dá ideia do Portugal contemporâneo de Pessoa.

Aula 20 (19, 20 ou 26/Nov)

(20) Coesão, coerência, progressão temática. Explicação enquadradora.
(10) Resposta a alguns itens do Caderno do aluno (pp. 45-6)
(10) Correcções.
(20) Assistência a sketches para preencher grelha sobre coesão e coerência.
(20) Algumas leituras em voz alta, para definição final da primeira fase da Liga dos Campeões, de poemas de Mensagem.

Aula 21 (24, 25 ou 27/Nov)

(15) Correcção das perguntas de exame sobre Reis; explicação de erros.
(45) Compreensão, para depois responder por escrito a algumas das perguntas na p. 133, de «Infante» (p. 132) e de «Horizonte» (p. 132).
(25) Play-off da Liga dos campeões de leitura em voz alta (com textos da terceira parte de Mensagem, «Encoberto»).

Aula 22 (26, 27/Nov ou 3/Dez)

(5) Audição de gravações de poemas («O Infante»; «Horizonte»).
(10) Explicação (correcção das respostas à ficha da aula anterior) sobre «O Infante» e «Horizonte» e situar «Ascensão de Vasco da Gama».
(10) Leitura para completar resposta a pergunta 3 da p. 133 (em torno de «Ascensão de Vasco da Gama», p. 132).
(15) Leitura de «Mostrengo» (p. 134) e «Mar Português» (p. 134), para responder a perguntas na p. 135.
(10) Correcções.
(15) Resolução de ficha sobre homonímia, homografia, paronímia, etc. no Caderno do aluno (p. 13).
(5) Correcção e assistência a começo de sketch «Voto de foleirice».
(10) Resolução da ficha sobre hiperónimos, hipónimos, holónimos, merónimos (p. 14 do Caderno do aluno).

Aula da Restauração [privativa do 12.º 5.ª, a única turma sem feriado a calhar com as de Português ou prova do Gave de Matemática] (2/Dez)

(15) Correcção da p. 14 do Caderno do Aluno (holónimos, merónimos, etc.).
(5) Assistência a «Canção da Cacofonia», para notar algumas das homofonias.
(55) Redacção (dissertação segundo modelo de exame) [= tepecê das outras turmas na aula 22].
(5) Explicação sobre Mensagem e contexto de O Milagre Segundo Salomé.
(10) Assistência a trecho de O Milagre segundo Salomé.

Aula 23 (3, 4 ou 10/Dez)

(20) Resolução das pp. 24-25 do Caderno do aluno (valor dos adjectivos; orações relativas restritivas e explicativas).
(10) Correcção.
(5) Explicação sobre partes de Mensagem (timbre, castelos, quinas, coroa).
(30) Compreensão de «Prece» (p. 134), para responder por escrito a perguntas mais ou menos lacunares.
(15) Assistência a trecho de filme sobre «Jasão, argonautas e velo de ouro».

Aula da Imaculada Conceição [específica da turma 5.ª, que não teve feriado] (9/Dez)

(15) Explicação sobre assunto de gramática (deícticos).
(70) Redacção de alfabeto pessoano (= tepecê recente das outras turmas).

Aula 24 (10 ou 11/Dez)
(15) Explicação de assuntos de gramática (em revisão).
(35) Questionário de gramática/interpretação.
(10) Sorteio da Liga dos Campeões de Leitura em voz alta.
(25) Assistência a trecho de filme sobre «Jasão e os Argonautas».

Aula 25 (15, 16 ou 17/Dez)

(12) Explicação a propósito de correcções de trabalhos sobre «O infante».
(30) Compreensão de trecho da Ilha dos Amores (Lusíadas, IX, pp. 85-87 do manual), para preencher lacunas em paráfrases e substituir um intruso.
(15) Correcção
(10) Assistência ao passo da Ilha dos Amores em Non ou a vã glória de mandar, de Manoel de Oliveira.
(17) Assistência a final de filme sobre «Jasão e os argonautas».

Aula 26 (17 ou 18/Dez)

(20) Correcção do trabalho de gramática.
(30) Redacção de resumos de grupos das estâncias 67-84, do canto IX (episódio da Ilha dos amores).
(10) Correcção.
(30) Assistência a trecho de O Milagre Segundo Salomé, ao mesmo tempo que decorria avaliação com cada um dos alunos.

Aula 27 (5, 6 ou 7/Jan)

(15) Explicação sobre dissertações entregues.
(20) Compreensão de trecho da Ilha dos Amores (Lusíadas, IX, 85-91, pp. 90-91 do manual), para preencher lacunas em paráfrases e substituir um intruso.
(15) Correcção.
(20) Resumo (em cerca de dez palavras) das estrofes IX, 92-95 (p. 91 do manual).
(10) Correcção.
(10) Assistência a trecho de O Milagre segundo Salomé.

Aula 28 (7 ou 8/Jan)

(30) Localização de palavras falsas numa diluição em prosa das estâncias 145-156 do canto X dos Lusíadas (manual, pp. 99-100).
(10) Correcção comentada.
(20) Resumo de «O Mundo unificado» (p. 97).
(10) Síntese de «Camões e a Astronomia» (p. 98).
(15) Assistência a trecho de O Milagre Segundo Salomé.

Aula 29 (12, 13 ou 14/Jan)

(15) Modelo de síntese e resumo feitos na aula anterior; enquadramentonos cantos IX e X.
(10) Preenchimento de sínteses lacunares acerca das intervenções do poeta já lidas, as dos cantos X e IX.
(10) Preenchimento de síntese do canto X, dadas as expressões a usar.
(7) Correcção.
(18) Assistência a trechos de Camões, de Leitão de Barros.
(15) Resposta ao ponto 1 da p. 84 (em torno da reflexão no canto VIII, 96-99); e preenchimento de síntese semelhante às anteriores.
(7) Correcção.

Aula 30 (14 ou 15/Jan)

(70) Redacção de curriculum vitae de Camões, após relance a modelos deste tipo de texto e leitura de «Luís de Camões — a vida e a obra»; «Luís de Camões — a lenda» (pp. 16-17).
(20) Assistência a trecho de O milagre segundo Salomé.

Aula 31 (19, 20 ou 21/Jan)

(45) Questionário sobre Memorial do Convento (compreensão do primeiro capítulo; conhecimento de quase toda a obra).
(15) Preparação de leitura em voz alta de estâncias 78-87 do canto VII (pp. 81-82 do manual), a invocação antes do discurso de Paulo da Gama.
(25) Liga dos campeões (leitura em voz alta).

Aula 32 (21, 22, 25 ou 26/Jan)

(10) Explicações sobre curriculum vitae de Camões e dissertação acerca da Ilha dos Amores.
(25) Compreensão do canto VII, 3-14, de Os Lusíadas, encontrando palavras falsas em paráfrases dadas e substituindo-as pelas correctas.
(10) Correcção.
(15) Liga dos Campeões (leitura em voz alta).
(25) Resposta a pergunta 2 da «Orientação de leitura», na p. 80.

Aula 33 (26, 27 ou 28/Jan)

(15) Entrega (e correcção da primeira parte) dos questionários sobre Memorial do Convento.
(30) Leitura do cap. V (pp. 239-241), sobre encontro e «casamento» de Blimunda e Baltasar, para completar tabela com deícticos (e em torno da focalização); pontuar deviamente trecho em discurso directo; completar tabela sobre verbos e aspecto.
(15) Correcções.
(25) Resposta a pergunta I-B de exame recente (amor de Baltasar e Blimunda, por contraste com o das personagens nobres).

Aula 34 (28 ou 29/Jan)

(20) Leitura de Os Lusíadas, VI, 92-99 (pp. 76-77), para comparação com tradução mirandesa em banda desenhada.
(10) Preparação de leitura em voz alta.
(10) Correcção.
(20) Leitura em voz alta.
(15) Resolução das pp. 48-50 do Caderno do Aluno, com exercícios sobre discurso directo, indirecto e indirecto livre.
(10) Correcção.

Aula 35 (2, 3 ou 5/Fev)

(15) Explicação sobre orações interrogativas indirectas; co-hipónimos; verbo modal.
(30) Questionário para compreensão ascendente (e testagem de aspectos gramaticais) de texto acerca de Memorial do Convento.
(30) Planificação de texto argumentativo-expositivo, em torno de um pergunta de um exame nacional.
(10) Assistência a trecho de O Milagre Segundo Salomé.

Aula 36 (5 ou 6/Fev)

(20) Correcção do trabalho de gramática/leitura feito na aula anterior.
(20) Compreensão do passo do fogo de Santelmo e da tromba marítima (V, 16-23), através de preenchimento de lacunas em ficha, aparentemente, sobretudo gramatical.
(10) Correcção.
(20) Leitura em voz alta (para fechar eliminatória).
(15) Assistência a trecho final de O Milagre segundo Salomé.

Aula 37 (9, 10 ou 11/Fev)

(20) Releitura do capítulo 6 de Memorial do Convento, pp. 243-247 do manual, para completar lacunas em síntese dada (incidente sobretudo sobre categorias narrativas).
(10) Correcção.
(20) Resposta escrita aos itens 8 e 9 da p. 247 (em torno de Baltasar e passarola).
(10) Correcção.
(10) Leitura de «Ícaro em Hollywood» (p. 253), sobre o filme O Aviador, de Martin Scorsese, para pensar em analogias entre Howard Hughes e Bartolomeu de Gusmão.
(15) Assistência a início de O Aviador, de Martin Scorsese.

Aula 38 (11 ou 12/Fev)

(30) Resolução de perguntas em torno do texto «Ícaro em Hollywood» (p. 253), acerca de adjectivos, sujeito, discurso directo e indirecto, sujeito subentendido.
(15) Correcções.
(40) Releitura ao cap. XVI de Memorial, para redacção de pastiche de Os Lusíadas.

Aula 39 (18 ou 19/Fev)

(10) Explicação sobre valores semânticos de tempo, aspecto, modo. Valores temporais.
(20) Resposta à p. 27 do Caderno do Aluno (sobre ‘Tempo’).
(15) Correcção.
(30) Redacções a propósito de Scarlatti (resposta a item 4, p. 250; versos à Jorge de Sena — «Ainda sobre as Sonatas de Domenico Scarlatti, para Cravo», dedicados também a Scarlatti), após leitura das pp. 271 e 285 e releitura da p. 250.
(10) Assistência a trecho de O Aviador.

Aula 40 (19, 23, 24 ou 26/Fev)

(10) Explicação sobre valores aspectuais.
(15) Resolução da p. 29 do Caderno do Aluno (sobre aspecto).
(5) Correcção.
(35) Resolução de (parte de) Grupo I de exame nacional recente (sobre o passo dos preparativos do casamento de Maria Bárbara).
(20) Assistência a início de Marie Antoinette, para confronto com Memorial.

Aula 41 (25, 26/Fev ou 2/Mar)

(15) Correcção das respostas de exame feitas em aula anterior; relance a critérios; etc.
(10) Explicação sobre ‘Modalidade’.
(15) Resolução da ficha do Caderno do Aluno sobre valores modais (pp. 30-31).
(5) Correcção.
(22) Assistência a trecho de Marie Antoinette.
(23) Redacção de comentário (as duas cortes; os dois casais reais).

Aula 42 (2, 3 ou 5/Mar)

(10) Explicação da actual situação no programa.
(30) Compreensão de vários poemas sob o tema agregador ‘a infância’ (a nostalgia da infância, a morte da infância) — «Porque esqueci quem fui quando criança» (p. 168); «Pobre velha música!» (p. 168); «Quando as crianças brincam» (p. 168); «O menino da sua mãe» (p. 171) —, a partir de preenchimento de quadros.
(10) Correcção.
(20) Resposta aos itens 3.2, 3.4, 5 da p. 171.
(15) Assistência a trecho de Marie Antoinette.

Aula 43 (9, 10 ou 11/Mar)

(10) Correcções sobre escrita avulsas (relativas a comentários entregues na aula anterior).
(40) Leitura de «Isto» e «Autopsicografia» (p. 156), para responder a perguntas da p. 157 (aproveitando frases já esboçadas).
(15) Correcção.
(20) Liga dos Campeões/Liga Europa (com textos do episódio do Adamastor).

Aula 44 (11 ou 12/Mar)

(20) Compreensão de três poemas de Fernando Pessoa reunidos, na p. 154, sob a epígrafe «O eu fragmentado» («Sou um evadido»; «Viajar! Perder países»; «Não sei quantas almas tenho»), através da descodificação de metáforas, sobretudo.
(10) Correcção
(8) Preparação de leitura em voz alta de poemas de Pessoa já estudados.
(20) Liga dos Campeões / Liga Europa (com textos de Pessoa)
(20) Redacção de resposta (segundo modelo de parte B do grupo I de um exame), em torno de Pessoa.
(12) Assistência a trecho de Marie Antoinette.

Aula 45 (16, 17, 18/Mar)

(40) Questionário em torno de Memorial do Convento, incluindo compreensão do capítulo XIX.
(35) Redacção (contracapa para obra de Pessoa e para Lusíadas).
(12) Assistência a trecho de Marie Antoinette.

Aula 46 (18 ou 19/Mar)

(30) Questionário de escolha múltipla sobre conteúdos de gramática dados recentemente.
(20) Compreensão de vários textos de Pessoa ortónimo — «Não sei ser triste a valer»; «Cansa sentir quando se pensa», «Sonho. Não sei quem sou neste momento» (p. 160); «Bóiam leves, desatentos»; «Tudo que faço ou medito» (p. 162) —, através do preenchimento de curtos comentários lacunares e da preparação da leitura em voz alta.
(10) Correcção.
(20) Liga dos Campeões / Liga Europa (de leitura em voz alta) com os referidos textos de Pessoa (comentados também).
(10) Assistência a trecho final de Marie Antoinette.

Aula 47 (23, 24, 25/Mar)

(25) Correcção do questionário de gramática.
(35) Compreensão de poemas de Pessoa e herónimos — Fernando Pessoa, «Contemplo o que não vejo» (p. 166); «Não sei, ama, onde era» (p. 166); Alberto Caeiro, «O meu olhar é nítido como um girassol» (p. 176); Álvaro de Campos, «Dactilografia» (p. 186); «Acaso» (p. 188); Ricardo Reis, «Não quero recordar nem conhecer-me» (p. 196) —, assinalando em tabela características típicas de cada texto, e preparando leitura em voz alta.
(10) Correcção.
(15) Liga Europa (leitura em voz alta dos textos citados).

Aula 48 (25 ou 26/Mar)

(30) Correcção do questionário sobre Memorial, com explicação sobre tempo da história vs. tempo do discurso.
(60) Assistência a final de O Aviador; ao mesmo tempo, conversa com cada aluno sobre avaliação.

Aula 49 (13, 14 ou 15/Abr)

(15) Explicação sobre erros recentemente vistos em redacções.]
(30) Resolução de exercícios em torno de ‘Variação e normalização linguística’ (Caderno do Aluno, 6-9).
(10) Correcção.
(10) Audição de canção («C Certinho», série Zé Carlos) que aproveita a variação e a normalização linguística, para completar comentário síntese.
(5) Correcção.
(20) Redacção (em menos de cento e vinte palavras) de resposta à carta estudada antes, mas em registo mais formal.

Aula 50 (15, 16 ou 19/Abr)

(5) Relance às pp. 20-24 e 104-105, para revisão da estrutura de Os Lusíadas.
(35) Reconhecimento, em epopeias e poemas herói-cómicos distribuídos, de assunto, limites de secções características do género e aspectos de versificação.
(15) Correcção.
(25) Assistência a trechos de Fitzcarraldo, de W. Herzog, aproximáveis do último passo estudado de Memorial do Convento (cap. XIX, transporte da pedra de Pêro Pinheiro até Mafra).
Sumário: Relance às pp. 20-24 e 104-105, para revisão da estrutura de Os Lusíadas. Reconhecimento, em epopeias e poemas herói-cómicos distribuídos, de assunto, limites de secções características do género e aspectos de versificação. Assistência a trechos de Fitzcarraldo, de W. Herzog, aproximáveis do último passo estudado de Memorial do Convento (cap. XIX, transporte da pedra de Pêro Pinheiro até Mafra).

Aula 51 (20, 21 ou 22/Abr)

(40) Recitação das estâncias I, 1-28 de Os Lusíadas.
(10) Correcção de lacunas em sínteses sobre as partes lidas (proposição, invocação, dedicatória, começo da narração).
(10) Correcção.
(5) Leitura das estrofes I, 105-106, para compreensão da «lição» a que procuram chegar.
(25) Redacção de texto narrativo que ilustre o ensinamento moral que as citadas estrofes inculcam.

Aula 52 (22 ou 23/Abr)

(5) Explicação sobre data, fórmulas de saudação e despedida em cartas pessoais.
(20) Compreensão do último capítulo de Memorial do Convento (pp. 260-262 do manual), através de questionário de escolha múltipla.
(35) Redacção de resposta a perguntas de exame sobre Memorial.
(25) Assistência a adaptação a filme (por Fernando Meirelles) de Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago.

Aula 53 (27, 28 ou 29/Abr)

(30) Correcção dos questionários da última aula em torno do último capítulo de Memorial do Convento.
(15) Completamento de quadro sobre espaço social em Memorial, relanceando também as páginas sobre espaço no manual (272-274).
(5) Correcção.
(20) Redacção de análise de pintura de Rogério Ribeiro (pp. 282-283), terminando um esboço de texto.
(15) Assistência a trecho de Ensaio sobre a cegueira.

Aula 54 (29 ou 30/Abr)

(10) Correcção da análise da pintura de Rogério Ribeiro (ensaiado na aula anterior).
(35) Leitura em voz alta de estrofes de Os Lusíadas (canto III, 3-5, 42-54 e 83-84), sobre batalha de Ourique e Afonso Henriques.
(5) Completamento de diluição em prosa sobre essas estâncias.
(5) Completamento do quadro com reflexões do poeta ao longo dos Lusíadas.
(5) Correcção, seguida de sketch dos Gato Fedorento (com Camões, Pessoa e Afonso Henriques).
(25) Redacção de comentário (tipo último item de grupo I de exame).

Aula 55 (4, 5 ou 6/Mai)

(10) Correcção de tepecê de há aulas (sobre traços de epopeia em Memorial).
(25) Comentário a frases sobre Felizmente há luar! [para quem já lera a obra] / Redacção de respostas, após leitura da parte inicial do Acto I (até à primeira intervenção de D. Miguel Forjaz) [para quem ainda não lera a obra].
(10) Correcção.
(15) Perante quadro com falas soltas (p. 334 do manual), síntese da circunstância histórica a que se alude. (Eventualmente, com consulta/relance às pp. 307-310.)
(7) Correcção.
(10) Assistência a início da peça de Sttau Monteiro.
(8) Assistência a mais um trecho de Ensaio sobre a cegueira.

Aula 56 (6 ou 7/Mai)

(10) Correcção de trabalho feito em aula sobre Afonso Henriques, Camões (em Gato Fedorento e nos Lusíadas).
(15) Exemplificação de didascálias (segundo funções; na segunda metade do Acto I).
(5) Resposta por escrito a pergunta sobre a lista de personagens inicial (p. 316, «III-Personagens»).
(10) Correcções.
(15) Preparação de leitura dramatizada (em teatro radiofónico) de Felizmente há luar!
(35) Leitura dramatizada de grande parte do acto I de Felizmente há luar!

Aula 57 (11, 12 ou 14/Mai)

(10) Explicação sobre Complementos vs. Modificadores.
(20) Resposta a fichas do Caderno do aluno, pp. 19-21 (sobre conteúdo proposicional básico; sobre deícticos).
(15) Correcções.
(6) Assistência a trecho de Felizmente há luar!.
(35) Resolução de perguntas (de exame nacional) em torno de trecho de Felizmente há luar!.

Aula Papal (14/Mai [apenas das turmas 5.ª e 6.ª, que não calharam em dia de tolerância de ponto; aproveitou-se esta aula, que não será dada nas outras turmas, para recuperar actividades em atraso e fazer tarefas de revisão])

(10) Leitura dramatizada de cena de Felizmente há luar! (em atraso).
(35) Exercícios de gramática de revisão (modificadores, sobretudo).
(10) Correcção.
(30) Redacção de resposta a pergunta-modelo de grupo III de exame.

Aula 58 (18, 19, 20/Maio)

(25) Correcção das perguntas de grupo I do exame do ano passado.
(30) Redacção de pequenos comentários a tópicos sobre Felizmente há luar!.
(30) Revisões de conteúdos de gramática (subordinadas, sobretudo; imperativo), a partir de sketches de Gato Fedorento (série Meireles).

Aula 59 (20, 21/Mai)

(35) Revisões de gramática (subordinadas e modificadores; nome predicativo do sujeito) a partir de sketches de Gato Fedorento.
(30) Leitura expressiva do Acto II de Felizmente há luar!.
(20) Redacção de página de texto teatral, criando desenlace surpreendente, ainda que verosímil, em Felizmente há luar!.

Aula 60 (25, 26, 27/Maio)

(15) Explicação de erros encontrados em redacções recentes.
(10) Correcção do grupo B de exame (sobre «fingimento no ortónimo»).
(35) Questionário de compreensão + gramática (à grupo II de exame).
(10) Preenchimento de quadros a propósito de Felizmente há luar! (analogias 1817-1961), distribuição de personagens por classes sociais e papel no drama.
(8) Correcção.
(7) Assistência a trecho de Felizmente há luar!.

Aula 61 (27 , 28/Mai ou 1/Jun)

(25) Leituras das estâncias de Os Lusíadas correspondentes ao episódio do Velho do Restelo (pp. 61-62), mediante correspondência com diluição em prosa, e reconhecimento de erros introduzidos; relance a trechos sobre Ícaro (63), Faetonte (63) e o Velho do Restelo (64)
(5) Correcção.
(25) Assistência a filme sobre Ícaro.
(35) Redacção de duas respostas a perguntas do tipo B de exame (Mensagem, como Lusíadas sem Velho do Restelo; Reis e Caeiro como Anti-Ícaro).

Aula 62 (1, 2, 4 ou 7/Jun)

(15) Explicações sobre aspectos de redacção levantados em comentários recentes.
(10) Leitura de «O Quinto Império» (Mensagem), p. 136, mediante escolha de paráfrases-traduções.
(5) Correcção.
(10) Leitura de «Nevoeiro» (p. 139), acrescentando paráfrases/traduções.
(5) Correcção; leitura de um comentário.
(10) Preenchimento de comparação Lusíadas/Mensagem.
(5) Correcção.
(20) Liga dos Campeões & Liga Europa de Leitura em voz alta com textos da terceira parte de Mensagem.

Aula 63 (4, 7 ou 8 de Jun)

(10) Explicações de redacção.
(30) Correcção de trabalho de gramática.
(5) Supertaça da leitura em voz alta.
(45) Assistência a trecho final de Ensaio sobre a cegueira, ao mesmo tempo que se fez avaliação. [Na turma sexta: viu-se apenas um trecho médio do Ensaio. Ver-se-á resto na última aula desta turma.]