Friday, September 11, 2009

Instruções

O objectivo desta tarefa — que vejo como tarefa mais leve do que as habituais «tarefas grandes» — é ficarmos com criações, feitas por alunos, acerca de todos os capítulos de Memorial do Convento. Em Gaveta de Nuvens ficarão vinte e cinco secções diferentes (de Memorial-1 a Memorial-25), que conterão entre três a cinco trabalhos (porque nem todas as turmas têm vinte e cinco alunos e, portanto, haverá capítulos que serão menos tratados do que outros; porque alguns alunos trabalharão em dupla; etc.). O capítulo que calhará a cada aluno será decidido por sorteio (tômbula; escolha aleatória em site; lançamento de dados; adivinhação a partir de vísceras; leitura de palma da mão feita por cigana; tarot; algum processo cabalístico). Outra solução plausível, adoptarmos uma correspondência entre carteiras da sala D9 e capítulos de que o respectivo usuário se vai encarregar. Veja-se o esquema seguinte.

Ao contrário das tarefas anteriores, que implicavam o exercício da oralidade, desta vez não é obrigatório que o trabalho tenha momentos de expressão oral ou leitura em voz alta. No entanto, também não se impede que haja discurso oral.
O formato do trabalho a realizar é mais abrangente do que o das anteriores tarefas grandes.
Pode ser um microfilme (baltafilme, chamar-lhe-emos, em homenagem à série de desenhos animados «Professor Baltazar» e ao protagonista do Memorial), desta vez sem a obrigatoriedade da expressão oral. Os baltafilmes (ou blifilmes?) podem ser feitos individualmente ou em dupla e, excepcionalmente, em tripla, no caso de se tratar de alunos com privilégios especiais. Se uma dupla fizer um baltafilme, pode assumir qualquer um (mas apenas um) dos capítulos que tenham calhado aos dois alunos. Todos os outros formatos de tarefas serão individuais. No caso da turma 12.º 5.ª, há todo o interesse em enveredarem por um baltafilme, para poderem treinar, concretizar, ensaiar, parte do que sei irem trabalhar também em Oficina de Multimédia. As regras dos baltafilmes — WMP, 100MB, não ultrapassar muito os três minutos — são as que já conhecem dos outros microfilmes que fizeram.
Mas, como disse, admito outras fórmulas, desde que impliquem imagem (e, nesse caso, também texto a comentá-la). Assim, outras hipóteses serão: imagem, ou imagens, fixas, comentadas por escrito; incorporação de clips (de canção; de trailer de filme) do Youtube, seguida de texto vosso; percurso, a partir de GoogleMaps, seguido de comentário; baltafone (isto é, gravação de texto, mesmo sem imagem); redacção de qualquer género textual (mas, de preferência, com incorporação de imagens); etc. [irei acrescentando as ideias que me ocorram]. Como se percebe, a incorporação na secção que se abrirá para o capítulo em Gaveta é crucial; devem procurar chegar a um objecto que se torne apelativo para os colegas, que os faça querer confrontá-lo com o próprio capítulo de Saramago. As vinte e cinco secções abertas no blogue funcionarão como uma interpretação global, ainda que heterogénea, do romance.
A relação entre o trabalho — seja um baltafilme ou não — e Memorial do Convento não tem de ser literal, embora deva ser a analogia compreensível por um leitor/espectador medianamente inteligente (como, por vezes, consigo ser). Creio que o que disse a propósito dos egafilmes ou dos ibisfilmes já esclarece o tipo de relação que tem de haver. Ao relerem o capítulo, podem focar-se na lição geral, num espaço em particular, num trecho, num episódio ou em quase toda a sequência; a interpretação pode implicar actualização, mudança de contexto, mera analogia com a lição do passo, etc.
Data de entrega: antes da última semana do 2.º período (sugeria até antes de 15 de Março); de resto, quanto mais depressa, melhor.
Como os capítulos no romance não estão numerados, deixo aqui as palavras iniciais de cada um, para que não haja confusão:
1: D. João
2: Bem servido
3: No geral
4: Este que
5: D. Maria Ana
6: Levar este
7: Mas tem
8: Dorme Baltasar
9: Outro ferro
10: Regressou o filho
11: Além da conversa
12: Vieram da missa
13: Enferrujam-se
14: Já o padre
15: Meses passaos
16: Dizem que
17: Vivemos em tempo
18: Em seu trono
19: Terra solta
20: Desde que a
21: S. Pedro de Roma
22: Porém
23: À frente
24: Em toda essa noite
25: Durante nove anos