Thursday, September 08, 2022

Aula 51-52

Aula 51-52 (19/dez [1.ª, 3.ª, 5.ª], 4.ª [4/jan]) Correções de contos em cem palavras (ver Apresentação).

Imagina-te jornalista do século XIV. Escreve a notícia correspondente ao episódio que Fernão Lopes relata em «Do alvoroço […]» (que está nas pp. 81-83 do manual, mas que já fomos lendo, ouvindo, resumindo, por estes dias), incluindo:

— título apelativo;

— subtítulo (que complementa o título);

— um parágrafo curto (só um período) com o chamado lead (informações essenciais acerca do acontecimento: Quem? O quê? Quando? Onde?);

— dois parágrafos de corpo da notícia, com informações sobre as causas (Porquê?) do acontecimento e as suas circunstâncias (Como?).

(Hoje em dia, cada vez menos as notícias obedecem a estas regras. Por razões óbvias, na imprensa escrita a notícia breve tem dado lugar a uma pequena reportagem, com mais desenvolvimento do que a notícia tradicional. Mas tentarás seguir o modelo mais clássico. A seguir reproduzi uma notícia saída no Público deste sábado — 17-12-2022 — adota mais ou menos esse modelo tradicional.)




. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Assistimos a um trecho de Língua (cfr. aula anterior, onde já ficou toda a tabela preencher e cuja apresentação traz já a correção integral; na Apresentação da aula de hoje fica só a correção da 2.ª parte).

Tanto a Crónica D. João I, no episódio da revolução-golpe de 1383, como Expiação, na parte que decorre antes da Grande Guerra, mostram situações em que alegados criminosos são, injustamente, castigados.

Fernão Lopes, Crónica de D. João I, cap. 11

Joe Wright, Expiação, fim da 1.ª parte

______ é morto pelo Mestre de Avis.

______ é detido pela polícia.

O conde João Fernandes Andeiro foi acusado de estar a matar o Mestre por notícia propagada pelos que manipulavam o _____.

Robbie foi incriminado por _____, que parece consciente de estar a mentir (ou se quis convencer do que vira).

O povo de Lisboa acolhe bem o boato porque já antes desconfiava do Andeiro («o traidor») e _______ a rainha Leonor Teles («a aleivosa»).

Briony deixa-se convencer de que vira mesmo o violador ______ pela cena da biblioteca, pelo cartão que lera e pelos ciúmes que sentia.

O Mestre (com a conivência dos _______ que tudo tinham planeado) é quem escapa às consequências do assassinato que cometera.

Paul Marshall (com a conivência da própria  ______, que terá percebido ser ele o violador) é quem se salva de ser apontado como criminoso.

Todos se rendem ao novo herói, o Mestre de Avis. O povo tratará de matar ainda outro suspeito de ser antagonista, o ______.

Se descontarmos Marshall (e talvez Briony e Lola), apenas acreditam na inocência de Robbie a sua mãe e ______.

TPC — Além de fazeres a tarefa explicada na folha distribuída (um exercício de flexão de verbos), deves estar a atento a indicação de trabalhos que porei em Gaveta de Nuvens (e que podes começar a fazer a partir daí); lê bem as instruções desses trabalhos.

 

 

#