Aula 38R-38
Aula 38R-38 (10
[1.ª], 11/nov [3.ª]) Eis o grupo I (parte A) da prova da 2.ª fase do exame
nacional de 2018. O texto, que não copio, desta parte A era a ode «Prefiro
rosas, meu amor, à pátria», de Ricardo
Reis, que vimos há poucas aulas e está na p. 73 do manual:
1. Compare a
atitude do sujeito poético com a dos outros «humanos» (verso 13), tendo em
conta a oposição simbólica entre «rosas» e «magnólias», por um lado, e
«pátria», «glória» e «virtude», por outro lado (versos 1 a 3).
2. Interprete o
sentido da segunda estrofe, à luz da filosofia de vida de Ricardo Reis.
3. Explicite, com
base no conteúdo dos versos 7 a 18, dois aspetos que evidenciem o modo como o
sujeito poético perceciona a passagem do tempo.
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Aspeto, Modalidade
Preguiçosamente, socorro-me destas
perguntas da Nova Gramática didática de
português (Carnaxide, Santillana, 2011, p. 233).
Identifica o valor aspetual (perfetivo, imperfetivo, iterativo, habitual, genérico).
Frase |
Aspeto |
Ele acabou de redigir a ata da reunião da
Associação de Estudantes. |
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A Ângela anda a ler muita literatura alemã. |
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Vou ao cinema todos os sábados. |
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Nem todas as bandas de rock são famosas. |
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Ela andava tão feliz! |
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O Conhé gritou quando ouviu um estrondo. |
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O exercício faz bem à saúde. |
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Chegas sistematicamente atrasado! |
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Refere o tipo de modalidade (epistémica, deôntica, apreciativa) expresso em cada um dos enunciados
que se seguem; escreve ainda o valor modal (certeza,
probabilidade; obrigação, permissão).
Enunciado |
Modalidade |
Valor modal |
Provavelmente, a Diana
não chega a horas. |
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Que vestido maravilhoso! |
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Termina essa tarefa! |
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Podes terminar o trabalho
na próxima aula. |
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Podes ter escrito isso,
mas eu não vi a tua mensagem. |
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Eles devem chegar amanhã |
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Felizmente tenho férias
para a semana. |
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Podes ir para o teu
quarto. |
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Algumas destas afirmações sobre a modalidade
são falsas. Identifica-as e procede à sua correção.
A — A modalidade deôntica está relacionada
com o domínio da obrigação e da permissão.
B — A modalidade apreciativa está
diretamente ligada à incerteza.
C — A modalidade nunca pode estar associada
ao uso de adjetivos.
Hiperónimos, Hipónimos, Holónimos, Merónimos
Depois de vermos «Super de origem» (série
Lopes da Silva), completa, consoante o caso, com o nome em falta (entre aspas)
ou com um dos seguintes termos: hiperónimo,
hipónimo, holónimo, merónimo, co-hipónimo, co-merónimo.
«Costureirinha Maravilha», «Super de
Origem», «Clark Kent» são _____, porque têm um hiperónimo comum,
«Super-herói(s)».
«Aileron», «Aventais», «Subwoofers»,
«Jantes» podem ter como seu _____ «acessório(s) de automóvel».
«Tuning» será hipónimo de «______»
Talvez um pouco forçadamente, «Barbinha»
pode ser considerado ______ de «adepto de tuning».
«Carro» é _____ de «jante».
«_____» — tirado ao adepto de tuning — é hipónimo de «chapéu».
«fatiota», relativamente a «touca» ou
«emblema SO», é holónimo, sendo estes últimos, portanto, _____.
«tesoura», «dedal» serão ______ de
«utensílio de costura».
De novo me socorro da Nova Gramática didática de português
(Carnaxide, Santillana, 2011), pp. 218-219, para umas últimas revisões acerca
de holonímia,
meronímia,
hiperonímia,
hiponímia:
Encontra
diferentes hipónimos para os hiperónimos apresentados.
hiperónimo |
hipónimos |
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flor |
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parentesco |
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peixe |
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cor |
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No quadro que se segue,
encontras vários hipónimos que pertencem a um mesmo hiperónimo. Elimina,
barrando-o, o intruso de cada grupo e descobre o hiperónimo correspondente.
hipónimos |
hiperónimo |
gato,
golfinho, andorinha, Varandas, baleia, tubarão |
|
avião,
teatro, autocarro, bicicleta, automóvel |
|
Terra,
Vénus, Zeus, Jorge Jesus, Hades |
|
enciclopédia,
dicionário, romance, prontuário, gramática |
|
médico,
jornalista, pai, professor, pedreiro |
|
morango,
dobrada, banana, laranja, pêssego |
|
banco,
televisão, leitor de CD, micro-ondas, frigorífico |
|
Refere possíveis merónimos do holónimo
«livro».
_________________________
Descobre um holónimo para cada conjunto de
palavras apresentado.
Raiz, caule, folha, ramo, fruto — ______
Telhas,
tijolos, paredes, janelas, portas — ______
Palco,
plateia, cadeiras, balcão, cortina — ______
Capa,
contracapa, lombada, folhas, introdução — ______
Guelras,
barbatanas, escamas, espinhas, boca — ______
Teclado,
rato, monitor, leitor de CD, cabo de alimentação — ______
Cabeça,
pé, braço, perna, costas — ______
Põe ao lado das
expressões sublinhadas uma destas siglas:
Adj.
Rel. = oração subordinada adjetiva relativa
Subst. Compl.
= oração subordinada substantiva completiva
Subst. Rel.
= oração subordinada substantiva relativa
Nunca
me fui embora
(Lena
d’Água)
Eu
já nem quero outra coisa
Além
de ficar bem onde estou
A
casa onde nasci ________
O
bairro onde cresci ________
O
tempo que eu vivi ________
A
vida que eu escolhi ________
Não
trocava o que eu tenho _______
Por
quem eu não sou _______
Sinto
que já perdi muita coisa _______
Mas,
para perder, eu tive de encontrar
O
muito que eu errei ________
O
tanto (que) eu passei ________
Tudo
que eu larguei ________
E
a todos que abracei ________
Foi
uma aventura e tanto
E
eu aqui estou
Há
sempre um dia novo
À
espera de quem se põe a jeito _______
E
faz acontecer um pouco
E
se dá também
E
nem supõe que é capaz ______
Há
sempre um dia novo
À
espera de alguém
E
falta ainda tanta coisa
Ainda
tenho tanto para contar
Um
amor para ser
Um
dia para tentar
Um
amor para ter
E
mais para cantar
E
a vida não pense que me vai escapar ______
Há
sempre um dia novo
À
espera de quem se põe a jeito
E
faz acontecer um pouco
E
se dá também
E
nem supõe que é capaz
Há
sempre um dia novo
À
espera de alguém
TPC — Em Gaveta
de Nuvens, lê a ficha corrigida sobre ‘Coesão lexical’ (ficha 34 do Caderno de atividades, pp. 61-62), que
trata destas matérias (hipónimos, hiperónimos; merónimos, holónimos; antónimos;
sinónimos).
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