Aula 41R-41
Aula
41R-41 (17 [1.ª], 18/nov [3.ª]) Correção de prova
de exame sobre Reis (2.ª fase de 2018) (cfr. Apresentação).
Também
na «Ode marítima», de Álvaro de Campos, há sensações, e são elas que conduzem o
sujeito poético. Mas o «sensacionismo» de Campos não tem muito que ver com o de
Alberto Caeiro:
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Tendo
visto a segunda parte (25-41) de documentário sobre Fernando Pessoa (para a
série ‘Grandes Portugueses’), assinala, à esquerda de cada período, se a
afirmação é V(erdadeira) ou F(alsa).
No segundo número da revista Orpheu, saíram «Chuva
oblíqua» (Pessoa) e «Ode marítima» (Caeiro).
Paulismo, Intersecionismo, Sensacionalismo foram correntes
literárias criadas por Pessoa.
Os heterónimos aparecem em 1914, quando Pessoa tinha vinte e
seis anos.
Segundo Clara Ferreira Alves, Ricardo Reis decide exilar-se no
Brasil após a instauração da República.
«Para ser grande, sê inteiro» é um verso de uma das odes de
Reis.
Álvaro de Campos era licenciado em Multimédia pela Escola
Superior de Comunicação.
Álvaro de Campos é o heterónimo que se considera ter evoluído
por várias fases literárias.
Alberto Caeiro era um homem do campo, nunca tendo saído de
Portugal.
Caeiro seria o homem de uma «certa mediania dourada de que
falavam os clássicos».
Bernardo Silva, ajudante de guarda-livros, é considerado um
semi-heterónimo.
Fernando Pessoa era admirado pelo público, mas pouco
reconhecido entre os intelectuais do seu tempo.
Para Clara Ferreira Alves, Pessoa seria mesmo um anónimo
empregado de escritório.
Mário de Sá-Carneiro suicidou-se em Paris.
Ofélia Queiroz trabalhou num escritório em que também
trabalhava Pessoa.
Pessoa dedicou-se com bastante êxito a negócios de comissões e
de tabaco.
Escreveu para a Coca-Cola o slogan «primeiro estranha-se,
depois emprenha-se».
Em 1930, fixou-se na sua residência final (a Campo de
Ourique).
Aleister Crowley era um mágico inglês, decerto charlatão.
Pessoa terá colaborado na encenação de suposto suicídio de
Crowley, na Boca do Inferno.
A revista presença
foi grande divulgadora da poesia de Fernando Pessoa.
Para recordarmos Fernão
Lopes, vamos aproveitar um texto na p. 365, parte do capítulo 115 da
Crónica de D. João I.
O
fragmento corresponde ao relato de uma fase inicial do cerco de Lisboa. No
decurso da crise desencadeada após a morte do rei D. Fernando, os
representantes da burguesia e do povo tinham escolhido o mestre de Avis como
sucessor, incumbindo-o de matar o conde de Andeiro, aliado da regente. Leonor
Telles pede então auxílio ao genro, D. João de Castela, que cercou a cidade de
Lisboa. O povo revela sentimento patriótico («ouvindo repicar [...] avivavam-se
os corações deles»), coragem («mostrando fouteza»), lealdade ao mestre («nom
minguava avondança de trigosos executores»).
[«Tradução»
do texto em português do século XXI:]
Além daqueles que, em cada lugar, eram designados
para a defesa, também o resto da população da cidade, ouvindo repicar os sinos
da Sé e das outras torres, ficava com o sentimento patriótico mais vivo.
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Classifica as orações sublinhadas (com
espaço para tal à direita):
«A escola»
(Jorge
Palma)
Eu nasci lá para os
lados do rio, coordenada
Passava os dias a jogar à bola, coordenada assindética
Mas eu não era exceção coordenada
adversativa
E, antes que desse
por isso, ________
Já estava na escola. coordenada copulativa (e subordinante) [começa no «E»]
O programa era elementar, _________
Entre o Euclides e o Arquimedes,
Mas, sempre que a
informação subordinada
adverbial temporal
Dá uma volta no espaço,
Eu quero sintonizar. coordenada adversativa [começada
no «Mas»]
A escola ainda não acabou,
Há sempre tanta matéria a estudar,
Que eu chego mesmo a ter medo ________
De, em qualquer momento,
Já não ter lugar,
Já não ter lugar,
Para mais conhecimento.
Já consigo filosofar,
Sei uma ou duas palavras em grego.
Enquanto o tempo deixar _______
E a escola não se afundar,
Vou alterando o meu ego, _______
Vou deixando as moscas pairar, coordenada assindética
Vou vendo se o Godot já chegou ________
E, quando me dá na
tola, subordinada adverbial
temporal
Dou um chuto na bola, coordenada copulativa (e subordinante)
Só para me aliviar. subordinada
adverbial final
A escola ainda não acabou, coordenada
Há sempre tanta matéria a estudar, _______ (e coordenada assindética)
Que eu chego mesmo a ter medo
De, em qualquer momento,
Já não ter lugar,
Já não ter lugar,
Para mais conhecimento.
TPC —
Não marco tepecê porque está a decorrer o prazo para escreverem um original
conto que vencerá o conceituado Correntes
d’Escritas. (Para se ter ideia do
estilo de textos que podem entusiasmar o júri deste concurso, em Gaveta de Nuvens assinalei a azul links
para dois contos vencedores: o de Luísa, do 12.º 3.ª de há oito anos, e de Ana,
também de um 12.º 3.ª, mas de 2019-2020. Será escusado lembrar que devemos
apostar sempre em modelos originais e que o estilo mais original e apropriado
em 2013 ou em 2019 já não seria visto do mesmo modo em 2022.)
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