Sunday, September 16, 2012

Resumo do programa


Português — 11.º ano — 2012-2013

Resumo do programa

 

A tarefa de resumir um currículo de Português tem melindres especiais, que resultam de a matéria da disciplina não ser redutível a um conjunto de tópicos (correspondentes, por exemplo, a assuntos a fazer compreender). Na verdade, um elenco dos conteúdos de Português teria de ser constituído, em grande parte, pelos processos de leitura e escrita que se pretende desenvolver — e, secundariamente, pelos de receção e produção orais. Só que a descrição desses processos conforma-se mal a apresentações telegráficas.

Portanto, embora repartida pelas cinco áreas por que o programa se organiza — as quatro competências e o funcionamento da língua —, a presente lista é bastante eclética, reunindo tópicos de índole diversa. Sob compreensão oral ficam os tipos de textos que os alunos serão convocados a escutar (ou a escutar e ver), ora global ora selectivamente. Em expressão oral cabem os géneros a exercitar em termos de fala. Também a expressão escrita aparece desdobrada nos vários tipos de texto a redigir (note-se que os seus terceiro e quarto tópicos referem actividades que implicam igualmente a leitura). Em leitura, figuram os géneros a que pertencem os textos, a ler em aula ou no âmbito da chamada «leitura em regime contratual», mas também os autores e épocas que o programa explicita. No caso do funcionamento da língua, os tópicos aproximam-se mais do conceito comum de «conteúdo», correspondendo a noções propriamente gramaticais ou a conhecimentos introdutórios de ordem sociolinguística (no nosso resumo omitem-se os vários níveis de análise linguística sob que elas se agrupam no programa).

Outra desvantagem de sínteses como esta é não evidenciarem o caráter processual da disciplina e, ao contrário, realçarem os seus conteúdos declarativos. Mas a prevenção fica feita.

 

            compreensão oral

Publicidade

Debate

Discurso político

 

         expressão oral

Textos de apreciação crítica

Debate

Publicidade

Exposição (com plano-guia)

 

         expressão escrita

Comunicado

Reclamação/Protesto

Resumo de textos expositivo-argumentativos

Síntese de textos expositivo-argumentativos

Textos de apreciação crítica

Textos argumentativos/expositivo-argumentativos

 

            leitura

Textos informativos diversos (artigos científicos e técnicos, comunicado, reclamação, protesto)

Textos dos media (artigos científicos e técnicos, artigos de apreciação crítica, publicidade)

Textos argumentativos/expositivo-argumentativos

Padre António Vieira, Sermão de Santo António aos Peixes (excertos)

Textos de teatro

Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa

Textos narrativos e descritivos

Um romance de Eça de Queirós

Textos líricos

Cesário Verde

Textos para leitura em regime contratual

 

            funcionamento da língua

Processos fonológicos (inserção, supressão e alteração de segmentos)

Significação lexical (polissemia); neologia; estruturas lexicais

Valor dos adjectivos (restritivo e não restritivo); valor das orações relativas (restritivo e explicativo); valores referenciais (expressões definidas e indefinidas: específico, não específico, genérico)

Tempo, aspecto e modalidade

Interacção discursiva (tipologia dos actos ilocutórios; actos ilocutórios directos e indiretos)

Processos interpretativos inferenciais: pressuposição; implicitação conversacional; figuras (antítese, hipérbole, ironia, metonímia, sinédoque)

Continuidade, progressão, coesão e coerência textuais

Paratextos (título, índice, prefácio, posfácio, rodapé, bibliografia)



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