Conteúdos de gramática
Conteúdos de gramática dados no 3.º
período
Orações (tudo o
que se relaciona com classificação de orações).
Funções
sintáticas (revisão, apenas).
Conetores (cfr. conjunções).
Reprodução do
discurso no discurso (discurso direto, indireto, indireto livre).
Aspetos de
estilística ou de narratologia (hipálage, ...).
Conteúdos de gramática dados desde o último trabalho (ou seja: no 2.º período)
Revisão dos
conteúdos saídos no questionário de final do 1.º período (ocorrida na própria
correção desse trabalho).
Sincronia vs.
Diacronia.
Palavras
divergentes (e as duas vias: erudita e «popular»).
Palavras homónimas
/ Palavras convergentes.
Processos fonológicos
(de inserção, supressão, alteração). [revisão aqui e ali]
Pronomes
pessoais.
Adjetivos
(qualificativos vs. relacionais).
Funções sintáticas
internas ao grupo verbal (destaque para a distinção modificador vs. complemento oblíquo; e para o predicativo do complemento direto e o predicativo do sujeito); Funções sintáticas internas ao grupo nominal (complemento do nome; modificador restritivo; modificador apositivo); e revisão das funções sintáticas ao nível da frase (sujeito, predicado, vocativo, modificador).
Aspetos soltos
de narratologia (cfr. caracterização de personagens, tipos de articulação
narrativa, etc., a propósito de gravações sobre leiteras e Bruno Aleixo).
Modos
literários (géneros dentro destes — a propósito do que é «romance»; decerto
proximamente também, a propósito de «tragédia», «drama»).
Comunicado
(características do).
Reclamação
(características da).
Texto
argumentativo (alguns instrumentos).
Conteúdos abordados desde o último questionário e suscetíveis de avaliação em Dezembro
Conteúdos implicados na correção do primeiro questionário de gramática
Acentuação (regras de)
Polissemia/Monossemia
Conotação/Denotação
Palavras homógrafas («pregar», «pregar») ou quase homónimas (quase convergentes)
Palavras polissémicas («sermão» e as suas aceções)
Campo lexical
Atos ilocutórios (a propósito de publicidade)
Sujeito (simples, composto; sujeito nulo — subentendido, expletivo, indeterminado)
Conceitos ligados à oratória e ao «Sermão de Santo António»(exórdio, conceito predicável, [etc.]). [O conhecimento do «enredo» do sermão também é recomendável (quem foi seguindo as aulas com atenção não tem de se preocupar; aos outros, convirá reler nossas folhas e relancear texto no manual)]
Valores temporais, aspetuais, modais
Conteúdos dados até 16 de outubro
O que está precedido de asterisco (*) foi agora retomado (em revisão, portanto), mas fora dado desenvolvidamente o ano passado.
O que está precedido de asterisco (*) foi agora retomado (em revisão, portanto), mas fora dado desenvolvidamente o ano passado.
Entre chavetas, as páginas do manual ou do Caderno de Atividades em que os conteúdos são tratados. Mas valerá a pena ver ainda as folhas que usámos em aula. Algumas das apresentações também podem ser úteis.
*Atos ilocutórios (assertivos, diretivos, expressivos, compromissivos, declarativos; diretos, indiretos) {manual, 337-338; CdA, 51-52}
* Processos morfológicos de formação de palavras (derivação afixal (prefixação, sufixação, parassíntese), derivação não afixal [aka regressiva], conversão [= derivação imprópria], composição (morfológica, morfossintática) {manual do ano passado ou cópia no blogue; CdA, 18-20}.
* Processos irregulares de formação de palavras (acrónimo, sigla, amálgama, empréstimo, truncação, extensão semântica, onomatopeia) {manual, 333; CdA, 43-45}.
Interjeições {manual do ano passado ou cópia no blogue}.
Subclasses do verbo: principal (transitivo (direto, indireto, [predicativo]), intransitivo), copulativo, auxiliar. {manual do ano passado ou cópia no blogue}.
Valores temporais (anterioridade, simultaneidade, posterioridade), aspetuais (perfetivo, imperfetivo; habitual, iterativo, genérico, [pontual], [durativo]), modais (modalidades apreciativa, deôntica, epistémica) {manual, 334-335; CdA, 48}.
Coesão (frásica, interfrásica, temporal, referencial, lexical). Estudámos a noção de coesão mas também de algumas falhas mais comuns do uso dos mecanismos de coesão (aludindo a correções de escritos vossos) {manual, 341-344; CdA, 59-65}.
*A propósito da coesão, houve alguma revisão das noções de anáfora, catáfora, elipse, referente, antecedente, sucedente, correferente; e de relações lexicais (hiperonímia, hiponímia, sinonímia, antonímia, [holonímia, meronímia] {manual, 332}).
Comunicado {manual, 36}.
Síntese vs. Resumo {manual, 323-324}.
Um pouco fora da matéria mas aproveitável indiretamente:
Nomes de batismo, apelidos (patronímicos, alcunhas, topónimos, invocação religiosa).
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