Planos de aula
Na margem esquerda, dentro dos parênteses, fica o tempo (em minutos) de cada tarefa/momento de aula. Como se trata de mera cábula minha, a actividade está enunciada de modo muito abreviado. Para se ter ideia mais concreta dessas actividades, será preciso ver em Aulas, onde estão os documentos distribuídos, as correcções projectadas, ou nos próprios Sumários. «Correcção» equivale quase sempre a rápido escrutínio oral por alunos e, ao mesmo tempo, projecção das soluções (ver Apresentações).
Aula 1 (15 ou 16/set)
(25) Informações sobre aspetos com utilidade para todo o ano (blogue; material; manual; avaliação; programa).
(5) Preenchimento das folhas de caderneta.
(15) Leitura de parágrafos sobre escritores representados no manual, para conjeturar acerca da sua veracidade.
(15) Correção comentada.
(20) Redação de frases em registo idêntico (e também na 3.ª pessoa), mas de caráter autobiográfico.
(25) Informações sobre aspetos com utilidade para todo o ano (blogue; material; manual; avaliação; programa).
(5) Preenchimento das folhas de caderneta.
(15) Leitura de parágrafos sobre escritores representados no manual, para conjeturar acerca da sua veracidade.
(15) Correção comentada.
(20) Redação de frases em registo idêntico (e também na 3.ª pessoa), mas de caráter autobiográfico.
Aula 2 (16, 19 ou 21/set)
(5) Conselhos em torno do trabalho de escrita feito na aula anterior e agora devolvido.
(12) Preenchimento de ficha sobre Pragmática, Interação discursiva, Princípios de cooperação e de cortesia, Máximas conversacionais (a partir de leitura da p. 323 do manual).
(3) Correção.
(15) Assistência a sketches da Série Lopes da Silva, para, em ficha dada, identificar as infrações às Máximas conversacionais ou ao Princípio de cortesia.
(3) Correção.
(15) Assistência a mais sketches da Série Lopes da Silva, para, na mesma ficha a que se aludiu, serem identificadas as infrações às Máximas conversacionais ou ao Princípio de cortesia.
(2) Correção.
(35) Leitura do texto «Ao longo do caminho» (p. 109), para redação de trechos memorialísticos no mesmo estilo de alguns dos parágrafos.
(5) Conselhos em torno do trabalho de escrita feito na aula anterior e agora devolvido.
(12) Preenchimento de ficha sobre Pragmática, Interação discursiva, Princípios de cooperação e de cortesia, Máximas conversacionais (a partir de leitura da p. 323 do manual).
(3) Correção.
(15) Assistência a sketches da Série Lopes da Silva, para, em ficha dada, identificar as infrações às Máximas conversacionais ou ao Princípio de cortesia.
(3) Correção.
(15) Assistência a mais sketches da Série Lopes da Silva, para, na mesma ficha a que se aludiu, serem identificadas as infrações às Máximas conversacionais ou ao Princípio de cortesia.
(2) Correção.
(35) Leitura do texto «Ao longo do caminho» (p. 109), para redação de trechos memorialísticos no mesmo estilo de alguns dos parágrafos.
Aula 3 (22 ou 23/set)
(20) Leitura de «A memória» (pp. 120-121), para responder a questionário de escolha múltipla.
(15) Leitura de trecho de diário de Vergílio Ferreira (p. 116), para preenchimento de quadro acerca das marcas de diário e de crónica autobiográfica (reportada a «Ao longo do caminho»).
(25) Redação de texto diarístico com inserção obrigatória de uma frase dada (retirada do filme a ver a seguir: «A minha adolescência tem sido um céu baixo e pesado, em que existem, por vezes, pequenas abertas»).
(25) Assistência ao início de A história da minha vida, para preenchimento de uma última coluna do quadro em torno das características de diários e autobiografias, e de nota sobre princípios de cooperação e de cortesia.
(5) Correcção.
(20) Leitura de «A memória» (pp. 120-121), para responder a questionário de escolha múltipla.
(15) Leitura de trecho de diário de Vergílio Ferreira (p. 116), para preenchimento de quadro acerca das marcas de diário e de crónica autobiográfica (reportada a «Ao longo do caminho»).
(25) Redação de texto diarístico com inserção obrigatória de uma frase dada (retirada do filme a ver a seguir: «A minha adolescência tem sido um céu baixo e pesado, em que existem, por vezes, pequenas abertas»).
(25) Assistência ao início de A história da minha vida, para preenchimento de uma última coluna do quadro em torno das características de diários e autobiografias, e de nota sobre princípios de cooperação e de cortesia.
(5) Correcção.
Aula 4 (23, 26 ou 27/set)
(5) Explicação a propósito de escritos feitos em aula e agora entregues.
(10) Assistência a dois sketches (Monty Python Flying Circus), para descobrir infrações à cortesia relativas a formas de tratamento.
(5) Correção.
(20) Exercício de correspondência de frases a formas de tratamento e situações em que aquelas fossem plausíveis.
(20) Correção muito comentada.
(15) Assistência a trecho de A história da minha vida.
(3) Explicação do tepecê.
(5) Explicação a propósito de escritos feitos em aula e agora entregues.
(10) Assistência a dois sketches (Monty Python Flying Circus), para descobrir infrações à cortesia relativas a formas de tratamento.
(5) Correção.
(20) Exercício de correspondência de frases a formas de tratamento e situações em que aquelas fossem plausíveis.
(20) Correção muito comentada.
(15) Assistência a trecho de A história da minha vida.
(3) Explicação do tepecê.
Aula 5 (29 ou 30/set)
(20) Correção dos questionários de compreensão do escrito agora entregues.
(15) Leitura de «Realidade duríssima» (p. 124), de José Saramago, para seleção de sinónimos de palavras no texto.
(10) Preenchimento de quadro com características do género ‘memórias’ (versus ‘diário’ e ‘autobiografia’), guiado por definição na p. 124.
(10) Correções.
(20) Redação de incidentes-anamneses.
(12) Assistência a mais um trecho de A história da minha vida (para preenchimento de quadro sobre os livros em foco no filme).
(3) Correção.
(20) Correção dos questionários de compreensão do escrito agora entregues.
(15) Leitura de «Realidade duríssima» (p. 124), de José Saramago, para seleção de sinónimos de palavras no texto.
(10) Preenchimento de quadro com características do género ‘memórias’ (versus ‘diário’ e ‘autobiografia’), guiado por definição na p. 124.
(10) Correções.
(20) Redação de incidentes-anamneses.
(12) Assistência a mais um trecho de A história da minha vida (para preenchimento de quadro sobre os livros em foco no filme).
(3) Correção.
Aula 6 (30/set, 3 ou 7/out)
(10) Sobre os trabalhos diarísticos (feitos em aula e terminados em casa).
(30) Pré-pré-eliminatória de apuramento para a Liga dos Campeões de Leitura em voz alta (1.ª parte).
(30) Exercícios em torno de flexão de formas verbais (com atenção especial a formas imperativas e a tratamentos), a partir de sketches.
(12) Assistência a mais uma sequência de A história da minha vida.
(5) Explicação do tepecê.
(10) Sobre os trabalhos diarísticos (feitos em aula e terminados em casa).
(30) Pré-pré-eliminatória de apuramento para a Liga dos Campeões de Leitura em voz alta (1.ª parte).
(30) Exercícios em torno de flexão de formas verbais (com atenção especial a formas imperativas e a tratamentos), a partir de sketches.
(12) Assistência a mais uma sequência de A história da minha vida.
(5) Explicação do tepecê.
Aula 7 (6, 7, 12/out)
(15) Leitura de «Escrever um diário» (p. 115), de José Saramago, para escolha de melhores sinónimos de várias palavras dadas.
(10) Correção.
(30) Leitura em voz alta (2.ª parte da pré-pré-eliminatória).
(8) Resolução de exercício em torno de flexão do pretérito perfeito, a partir do sketch «Castigadores da parvoíce».
(5) Correção; explicação do tepecê.
(20) Assistência à conclusão de A história da minha vida.
(15) Leitura de «Escrever um diário» (p. 115), de José Saramago, para escolha de melhores sinónimos de várias palavras dadas.
(10) Correção.
(30) Leitura em voz alta (2.ª parte da pré-pré-eliminatória).
(8) Resolução de exercício em torno de flexão do pretérito perfeito, a partir do sketch «Castigadores da parvoíce».
(5) Correção; explicação do tepecê.
(20) Assistência à conclusão de A história da minha vida.
Aula 8 (7, 10, 14/out)
(25) Leitura de «25 de Abril» (p. 118), para acrescentar preposições em falta (texto fora dado com lacunas); preenchimento de quadro com preposições e contrações.
(10) Correções
(15) Assistência a sketches em torno de questões relacionadas com preposições e regências, para preenchimento de sínteses.
(10) Correção.
(25) Redação paralela a um «Um dia bem passado», crónica recente de Miguel Esteves Cardoso (‘Ainda ontem’, Público, 2-10-2011).
(25) Leitura de «25 de Abril» (p. 118), para acrescentar preposições em falta (texto fora dado com lacunas); preenchimento de quadro com preposições e contrações.
(10) Correções
(15) Assistência a sketches em torno de questões relacionadas com preposições e regências, para preenchimento de sínteses.
(10) Correção.
(25) Redação paralela a um «Um dia bem passado», crónica recente de Miguel Esteves Cardoso (‘Ainda ontem’, Público, 2-10-2011).
Aula 9 (13, 14, 19/out)
(5) Explicação sobre trabalhos que eram devolvidos com correções (anamneses).
(25) Leitura de «Duas ou três coisas que sei sobre mim» (p. 112), texto autobiográfico de João Caraça, para responder a questionário de escolha múltipla.
(10) Preenchimento de respostas a exercícios da p. 113 (sobre o mesmo texto).
(5) Tarefa sobre sinais de pontuação (abordando, parcialmente, os conteúdos da ficha 1 do Caderno de Actividades pedida como tepecê duas aulas antes).
(15) Correções.
(27) Assistência ao início de Amor ou consequência.
(5) Explicação sobre trabalhos que eram devolvidos com correções (anamneses).
(25) Leitura de «Duas ou três coisas que sei sobre mim» (p. 112), texto autobiográfico de João Caraça, para responder a questionário de escolha múltipla.
(10) Preenchimento de respostas a exercícios da p. 113 (sobre o mesmo texto).
(5) Tarefa sobre sinais de pontuação (abordando, parcialmente, os conteúdos da ficha 1 do Caderno de Actividades pedida como tepecê duas aulas antes).
(15) Correções.
(27) Assistência ao início de Amor ou consequência.
Aula 10 (14, 17, 21/out)
(5) Tabelas das equivalências de notas
(15) Leitura nas páginas castanhas de definições e resolução de exercício sobre protótipos textuais.
(5) Correção.
(23) Assistência a sketches (Série Barbosa) para escolher protótipos textuais que lhes correspondem.
(30) Redação de fragmentos (exemplificativos dos vários tipos textuais, todos relacionáveis com o próprio autor).
(8) Mais um trecho de Amor ou Consequência.
(5) Tabelas das equivalências de notas
(15) Leitura nas páginas castanhas de definições e resolução de exercício sobre protótipos textuais.
(5) Correção.
(23) Assistência a sketches (Série Barbosa) para escolher protótipos textuais que lhes correspondem.
(30) Redação de fragmentos (exemplificativos dos vários tipos textuais, todos relacionáveis com o próprio autor).
(8) Mais um trecho de Amor ou Consequência.
Aula 11 (20, 21 ou 26/out)
(10) Sobre Alfabetos pessoais agora entregues.
(10) Correção do questionário de compreensão sobre texto autobiográfico de João Caraça.
(20) Leitura de «História Incompleta» (p. 122), autobiografia de Isabel Ruth, para responder a perguntas do manual (3.2; 5) e a perguntas que aproveitam o facto de o original do texto ser maior.
(10) Correção.
(20) Leitura de autobiografias similares (uma por cada aluno) publicadas também no Jornal de Letras, para leitura em skimming (preenchimento de tabela).
(13) Assistência a trecho de Amor ou consequência.
(10) Sobre Alfabetos pessoais agora entregues.
(10) Correção do questionário de compreensão sobre texto autobiográfico de João Caraça.
(20) Leitura de «História Incompleta» (p. 122), autobiografia de Isabel Ruth, para responder a perguntas do manual (3.2; 5) e a perguntas que aproveitam o facto de o original do texto ser maior.
(10) Correção.
(20) Leitura de autobiografias similares (uma por cada aluno) publicadas também no Jornal de Letras, para leitura em skimming (preenchimento de tabela).
(13) Assistência a trecho de Amor ou consequência.
Aula 12 (21, 24, 28/out)
(5) Explicação sobre verbos defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes; conjugações.
(5) Compreensão oral de trecho de biografia de Manoel de Oliveira (p. 111).
(7) Preenchimento de texto lacunar sobre verbos defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes.
(5) Correção.
(15) Sorteio da Liga dos Campeões.
(5) Assistência a dois sketches da série Lopes da Silva («Debate sobre malbaratar» [I, 4, 6]; «Não faleci nada» [I, 6, 6]).
(15) A propósito dos dois sketches, resolução de ficha sobre tempos primitivos e derivados.
(10) Correção.
(15) Mais um trecho de Amor ou Consequência.
(2) Sobre tepecê.
(5) Explicação sobre verbos defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes; conjugações.
(5) Compreensão oral de trecho de biografia de Manoel de Oliveira (p. 111).
(7) Preenchimento de texto lacunar sobre verbos defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes.
(5) Correção.
(15) Sorteio da Liga dos Campeões.
(5) Assistência a dois sketches da série Lopes da Silva («Debate sobre malbaratar» [I, 4, 6]; «Não faleci nada» [I, 6, 6]).
(15) A propósito dos dois sketches, resolução de ficha sobre tempos primitivos e derivados.
(10) Correção.
(15) Mais um trecho de Amor ou Consequência.
(2) Sobre tepecê.
Aula 13 (27, 28/out ou 2/nov)
(5) Lista de conteúdos gramaticais já dados (ou já revistos).
(5) Explicação da tarefa grande (e, sobretudo, remissão para leitura no blogue).
(15) Leitura do texto da p. 110, para resolver o ponto 1.
(10) Criação de séries por associação de ideias (para «Biografia»), a partir de exemplo dado (de «medida»).
(10) Correção. Audição de algumas séries (para registo de seis palavras).
(30) Redação em «logo-rali» (parágrafo acrescentado ao texto lido, com inclusão obrigatória de seis palavras antes aleatoriamente reunidas).
(15) Amor ou Consequência (60-73,5).
(5) Lista de conteúdos gramaticais já dados (ou já revistos).
(5) Explicação da tarefa grande (e, sobretudo, remissão para leitura no blogue).
(15) Leitura do texto da p. 110, para resolver o ponto 1.
(10) Criação de séries por associação de ideias (para «Biografia»), a partir de exemplo dado (de «medida»).
(10) Correção. Audição de algumas séries (para registo de seis palavras).
(30) Redação em «logo-rali» (parágrafo acrescentado ao texto lido, com inclusão obrigatória de seis palavras antes aleatoriamente reunidas).
(15) Amor ou Consequência (60-73,5).
Aula 14 (28, 31/out ou 4/nov)
(25) Resolução de ficha sobre campo lexical, campo semântico, família de palavras, hiperonímia e holonímia.
(10) Correção.
(30) Leitura de «Na prisão escrevem-se cartas», para redação de continuação em lipograma (de A; e, numa segunda fase, de E).
(5) Resolução da pergunta 7 da p. 128.
(5) Correção.
(12) Conclusão de Amor ou Consequência.
(25) Resolução de ficha sobre campo lexical, campo semântico, família de palavras, hiperonímia e holonímia.
(10) Correção.
(30) Leitura de «Na prisão escrevem-se cartas», para redação de continuação em lipograma (de A; e, numa segunda fase, de E).
(5) Resolução da pergunta 7 da p. 128.
(5) Correção.
(12) Conclusão de Amor ou Consequência.
Aula 15 (3, 4, 9/nov)
(5) Explicações de correção à redação entregue.
(35) Questionário sobre conteúdos gramaticais dados até agora.
(20) Exercício de redação-completamento de carta (com apoio no texto expositivo na p. 129) tirada do filme Malena.
(5) Leitura de síntese, para introdução-revisão a conceitos narratológicos, acerca de todo o filme.
(20) Assistência ao início de Malena.
(5) Explicações de correção à redação entregue.
(35) Questionário sobre conteúdos gramaticais dados até agora.
(20) Exercício de redação-completamento de carta (com apoio no texto expositivo na p. 129) tirada do filme Malena.
(5) Leitura de síntese, para introdução-revisão a conceitos narratológicos, acerca de todo o filme.
(20) Assistência ao início de Malena.
Aula 16 (4, 7 ou 11/nov)
(40) Leitura rápida de livros de cartas, para preencher dados relativos a objectivo e perfis de remetentes e destinatários.
(25) Redação de adaptação de carta desses modelos à actualidade.
(20) Assistência a um segundo trecho de Malena.
(40) Leitura rápida de livros de cartas, para preencher dados relativos a objectivo e perfis de remetentes e destinatários.
(25) Redação de adaptação de carta desses modelos à actualidade.
(20) Assistência a um segundo trecho de Malena.
Aula 17 (10, 11 ou 16/nov)
(20) Correção do questionário de gramática.
(20) Questionário de compreensão de carta de Régio a Jorge de Sena (p. 131).
(7) Audição, para completamento de texto, de canção «Carta», dos Toranja.
(3) Correção.
(5) Resolução de duas perguntas sobre o texto em causa.
(5) Correção.
(5) Exercício de pontuação de carta retirada de Malena.
(5) Correção.
(15) Assistência a trecho de Malena (40-54).
(20) Correção do questionário de gramática.
(20) Questionário de compreensão de carta de Régio a Jorge de Sena (p. 131).
(7) Audição, para completamento de texto, de canção «Carta», dos Toranja.
(3) Correção.
(5) Resolução de duas perguntas sobre o texto em causa.
(5) Correção.
(5) Exercício de pontuação de carta retirada de Malena.
(5) Correção.
(15) Assistência a trecho de Malena (40-54).
Aula 18 (11, 14, 18/nov)
(20) Resolução de exercício sobre deíticos.
(5) Correção.
(20) Liga (leitura em voz alta).
(25) Audição de «Postal dos correios» (Rio Grande) e transposição como carta.
(10) Assistência a trecho de Malena.
(20) Resolução de exercício sobre deíticos.
(5) Correção.
(20) Liga (leitura em voz alta).
(25) Audição de «Postal dos correios» (Rio Grande) e transposição como carta.
(10) Assistência a trecho de Malena.
Aula 19 (17, 18, 21/nov)
(10) Correção de questionário de compreensão em torno de carta de Régio a Sena.
(20) Leitura em voz alta (ainda a mesma carta e a da página seguinte).
(5) Audição de carta de Rómulo de Carvalho a Jorge de Sena, para responder a questionário de compreensão oral (V/F).
(5) Correção.
(25) Leitura de carta de Renato a Scordia, para redigir duas respostas (verosímil e inesperada, embora em registo formal).
(5) Resolução de síntese lacunar a propósito de tempos, tempo da história e do discurso, fecho de encaixe e, sobretudo, deíticos, nas últimas falas em Malena.
(20) Assistência a conclusão de Malena.
(10) Correção de questionário de compreensão em torno de carta de Régio a Sena.
(20) Leitura em voz alta (ainda a mesma carta e a da página seguinte).
(5) Audição de carta de Rómulo de Carvalho a Jorge de Sena, para responder a questionário de compreensão oral (V/F).
(5) Correção.
(25) Leitura de carta de Renato a Scordia, para redigir duas respostas (verosímil e inesperada, embora em registo formal).
(5) Resolução de síntese lacunar a propósito de tempos, tempo da história e do discurso, fecho de encaixe e, sobretudo, deíticos, nas últimas falas em Malena.
(20) Assistência a conclusão de Malena.
Aula 20 (18, 21, 25/nov)
(5) Correção de exercício sobre deíticos (em torno do final de Malena), feito ainda na aula anterior.
(25) Leitura dos textos «E aqui está...» (p. 135) e «Retrato do artista quando jovem» (pp. 141-142), para responder a algumas das perguntas sobre esses textos no manual.
(5) Correção.
(15) Leitura em voz alta.
(12) Questionário de compreensão oral de uma crónica de António Lobo Antunes lida pelo próprio escritor.
(10) Assistência a sketch dos Gato Fedorento («O talhantezinho») para responder a fichas sobre o uso do diminutivo.
(5) Correção.
(10) Assistência a sketch («[Kunami»]) para responder a fichas sobre o uso do diminutivo.
(3) Correção.
(5) Correção de exercício sobre deíticos (em torno do final de Malena), feito ainda na aula anterior.
(25) Leitura dos textos «E aqui está...» (p. 135) e «Retrato do artista quando jovem» (pp. 141-142), para responder a algumas das perguntas sobre esses textos no manual.
(5) Correção.
(15) Leitura em voz alta.
(12) Questionário de compreensão oral de uma crónica de António Lobo Antunes lida pelo próprio escritor.
(10) Assistência a sketch dos Gato Fedorento («O talhantezinho») para responder a fichas sobre o uso do diminutivo.
(5) Correção.
(10) Assistência a sketch («[Kunami»]) para responder a fichas sobre o uso do diminutivo.
(3) Correção.
Aula 21 (24, 28, 30/nov)
(5) Correção da redação com seis palavras obrigatórias.
(5) Correção do sketch «Kunami» (deixado em atraso da aula anterior).
(5) Explicação sobre diminutivos, adjetivos relacionais/qualificativos e tepecê em curso.
(15) Resolução de exercício a partir do discurso de Bean sobre a «A mãe de Whistler», em torno de deíticos (também textuais), transcrição do oral versus escrito, antecedentes de pronomes.
(10) Correção.
(20) Redação ‘ao estilo de Bean’, relativa à pintura da p. 134.
(25) Assistência aos referidos trechos de Bean, Um autêntico desastre.
(5) Correção da redação com seis palavras obrigatórias.
(5) Correção do sketch «Kunami» (deixado em atraso da aula anterior).
(5) Explicação sobre diminutivos, adjetivos relacionais/qualificativos e tepecê em curso.
(15) Resolução de exercício a partir do discurso de Bean sobre a «A mãe de Whistler», em torno de deíticos (também textuais), transcrição do oral versus escrito, antecedentes de pronomes.
(10) Correção.
(20) Redação ‘ao estilo de Bean’, relativa à pintura da p. 134.
(25) Assistência aos referidos trechos de Bean, Um autêntico desastre.
Aula 22 (25, 28/nov, 2/dez)
(10) Resolução de perguntas sobre pontuação e comparações em torno de trechos de Bean em férias.
(5) Correção.
(10) Leitura de «Autorretrato com a musa» (p. 146), com indicação do assunto de cada quintilha e a métrica.
(10) Correção.
(30) Redação de «autorretrato» também em hexassílabos, sem rima, em quintilhas, segundo idênticos assuntos.
(25) Assistência a trechos de Bean em férias.
(10) Resolução de perguntas sobre pontuação e comparações em torno de trechos de Bean em férias.
(5) Correção.
(10) Leitura de «Autorretrato com a musa» (p. 146), com indicação do assunto de cada quintilha e a métrica.
(10) Correção.
(30) Redação de «autorretrato» também em hexassílabos, sem rima, em quintilhas, segundo idênticos assuntos.
(25) Assistência a trechos de Bean em férias.
Aula 23 (2, 5, 7/dez)
(5) Correção do questionário de compreensão oral sobre crónica de Lobo Antunes.
(5) Audição de retratos (líricos) de Cecíla Meireles e de Ruy Belo.
(20) Compreensão de soneto de Bocage (p. 147) «Camões, grande Camões», através de itens fechados.
(25) Assistência a anúncios publicitários a banco (Banif) e aos sketches «Mofo ou bafio?» e «Político discursa» (Lopes da Silva), para resolver texto lacunar sobre conotação, denotação, polissemia, monossemia, étimo, convergência, homonímia.
(10) Correção.
(3) Assistência a anúncio de Meo («verão»/«virão») e explicação sobre paronímia (e homofonia e homografia).
(22) A propósito da relativa incompatibilidade entre máxima da qualidade e princípio da cortesia, assistência ao trecho inicial de A invenção da mentira.
(5) Correção do questionário de compreensão oral sobre crónica de Lobo Antunes.
(5) Audição de retratos (líricos) de Cecíla Meireles e de Ruy Belo.
(20) Compreensão de soneto de Bocage (p. 147) «Camões, grande Camões», através de itens fechados.
(25) Assistência a anúncios publicitários a banco (Banif) e aos sketches «Mofo ou bafio?» e «Político discursa» (Lopes da Silva), para resolver texto lacunar sobre conotação, denotação, polissemia, monossemia, étimo, convergência, homonímia.
(10) Correção.
(3) Assistência a anúncio de Meo («verão»/«virão») e explicação sobre paronímia (e homofonia e homografia).
(22) A propósito da relativa incompatibilidade entre máxima da qualidade e princípio da cortesia, assistência ao trecho inicial de A invenção da mentira.
Aula 24 (9/dez, 12/dez)
(10) Correção do questionário de compreensão (sobre soneto de Bocage); audição de gravação do mesmo soneto.
(30) Resposta a questionário de escolha múltipla sobre conteúdos de gramática.
(35) Leitura de «Quero» (p. 76), de José Luís Peixoto, para redação de conclusão em moldes mais cronísticos.
(15) Assistência a trecho de A invenção da mentira.
(10) Correção do questionário de compreensão (sobre soneto de Bocage); audição de gravação do mesmo soneto.
(30) Resposta a questionário de escolha múltipla sobre conteúdos de gramática.
(35) Leitura de «Quero» (p. 76), de José Luís Peixoto, para redação de conclusão em moldes mais cronísticos.
(15) Assistência a trecho de A invenção da mentira.
Aula 25 (12/dez, 14/dez, 15/dez) [No 10.º 3.ª, esta aula incorporou já o essencial da aula 26, que esta turma não teve — ficando como tepecê de férias a narração de uma «história devida» e abreviando-se muito o final do filme a que as outras assistiram na aula seguinte]
(20) Leitura em voz alta («Quero», crónica de José Luís Peixoto, na p. 76).
(5) Assistência a sketch com analogias com o texto citado («Concurso de empregados de mesa», Meireles).
(20) Leitura em voz alta (dois autorretratos), precedida da pontuação do soneto de Ary dos Santos.
(25) Redação de «História De/vida», depois de ouvido clip de «histórias devidas» lido por Miguel Guilherme. [No 10.º 9.ª: Visionamento (e resposta a questionário sobre) de documentário em torno de José Luís Peixoto — tendo ficado como tepecê a redação da história de vida.]
(7) Assistência a trecho de A invenção da mentira.
(20) Leitura em voz alta («Quero», crónica de José Luís Peixoto, na p. 76).
(5) Assistência a sketch com analogias com o texto citado («Concurso de empregados de mesa», Meireles).
(20) Leitura em voz alta (dois autorretratos), precedida da pontuação do soneto de Ary dos Santos.
(25) Redação de «História De/vida», depois de ouvido clip de «histórias devidas» lido por Miguel Guilherme. [No 10.º 9.ª: Visionamento (e resposta a questionário sobre) de documentário em torno de José Luís Peixoto — tendo ficado como tepecê a redação da história de vida.]
(7) Assistência a trecho de A invenção da mentira.
Aula 26 (16/dez) [No 10.º 3.ª, esta aula foi incorporada na aula 25]
(20) Explicação de algumas perguntas do trabalho de gramática que se devolvia.
(5) Introdução à avaliação que se faria a seguir.
(50) Assistência a resto de A invenção da mentira, enquanto se procedia a apreciações individuais, com cada um dos alunos, acerca do seu trabalho ao longo do 1.º período.
(20) Explicação de algumas perguntas do trabalho de gramática que se devolvia.
(5) Introdução à avaliação que se faria a seguir.
(50) Assistência a resto de A invenção da mentira, enquanto se procedia a apreciações individuais, com cada um dos alunos, acerca do seu trabalho ao longo do 1.º período.
Aula 27 (4, 5, 6/jan)
(20) Relance à correção do trabalho de gramática entregue na úiltima aula do período. Antevisão do que faremos no 2.º período.
(20) Leitura de «Jogo de Espelhos», com Fernando Alvim (p. 142), para distinguir o que é falso e verdadeiro; e o que, em termos de linguagem, pretende ser brincalhão.
(10) Correção.
(10) Assistência a parte do episódio 3 do «Programa do Aleixo», para reconhecer, em entrevista de Bruno a Fernando Alvim, o que seriam perguntas aceitáveis numa entrevista convencional.
(30) Jogo do Stop com conteúdos gramaticais.
(20) Relance à correção do trabalho de gramática entregue na úiltima aula do período. Antevisão do que faremos no 2.º período.
(20) Leitura de «Jogo de Espelhos», com Fernando Alvim (p. 142), para distinguir o que é falso e verdadeiro; e o que, em termos de linguagem, pretende ser brincalhão.
(10) Correção.
(10) Assistência a parte do episódio 3 do «Programa do Aleixo», para reconhecer, em entrevista de Bruno a Fernando Alvim, o que seriam perguntas aceitáveis numa entrevista convencional.
(30) Jogo do Stop com conteúdos gramaticais.
Aula 28 (6, 9/jan)
(40) Leituras das crónicas «Bem-vindos ao submundo» (pp. 72-73), de Fernanda Câncio, e «Natal Fatal», de Miguel Esteves Cardoso, para redação de síntese (100-130 palavras).
(5) Compreensão oral de crónica de Fernando Alves (do programa «Sinais», da TSF) sobre entrevistas (questionário na p. 81).
(3) Correção.
(7) Resposta ao ponto 2 da mesma página, incluindo cópia de boa resposta.
(13) Assistência a sketches (série Fonseca) com caricaturas de entrevistadores, para escolher perfis de repórteres.
(2) Correção.
(10) Leitura para redação de resposta a «Articula o que se diz na notícia «Robôs a fazer entrevistas» (saída, já esta semana, salvo erro no Público) com a defesa que, na sua crónica, fazia Fernando Alves».
(10) Assistência a começo de Verdade ou Mentira, filme sobre deontologia dos jornalistas.
(40) Leituras das crónicas «Bem-vindos ao submundo» (pp. 72-73), de Fernanda Câncio, e «Natal Fatal», de Miguel Esteves Cardoso, para redação de síntese (100-130 palavras).
(5) Compreensão oral de crónica de Fernando Alves (do programa «Sinais», da TSF) sobre entrevistas (questionário na p. 81).
(3) Correção.
(7) Resposta ao ponto 2 da mesma página, incluindo cópia de boa resposta.
(13) Assistência a sketches (série Fonseca) com caricaturas de entrevistadores, para escolher perfis de repórteres.
(2) Correção.
(10) Leitura para redação de resposta a «Articula o que se diz na notícia «Robôs a fazer entrevistas» (saída, já esta semana, salvo erro no Público) com a defesa que, na sua crónica, fazia Fernando Alves».
(10) Assistência a começo de Verdade ou Mentira, filme sobre deontologia dos jornalistas.
Aula 29 (11, 12, 13/jan)
(20) Resolução de ficha sobre Atos ilocutórios.
(5) Correção.
(20) Assistência a sketches (série Barbosa), para depois preencher tabela relativa à força ilocutória dos actos de fala assinalados.
(5) Correcção.
(5) Assistência a vídeo da transmissão da BBC com Guy Goma.
(30) Leitura do soneto de Camões «O dia em que eu nasci moura e pereça» (p. 148), para redação de notícia.
(20) Resolução de ficha sobre Atos ilocutórios.
(5) Correção.
(20) Assistência a sketches (série Barbosa), para depois preencher tabela relativa à força ilocutória dos actos de fala assinalados.
(5) Correcção.
(5) Assistência a vídeo da transmissão da BBC com Guy Goma.
(30) Leitura do soneto de Camões «O dia em que eu nasci moura e pereça» (p. 148), para redação de notícia.
Aula 30 (13, 16/jan)
(45) Resolução de ficha sobre variação e mudança linguística no Português, com recurso a assistência sketches.
(30) Leitura em voz alta, coloquial-expressiva, por cada um dos autores das «histórias devidas» pedidas ainda no final do 1.º período.
(10) Assistência a trecho de Verdade ou mentira.
(45) Resolução de ficha sobre variação e mudança linguística no Português, com recurso a assistência sketches.
(30) Leitura em voz alta, coloquial-expressiva, por cada um dos autores das «histórias devidas» pedidas ainda no final do 1.º período.
(10) Assistência a trecho de Verdade ou mentira.
Aula 31 (18, 19, 20/jan)
(10) Explicação sobre as sínteses agora corrigidas.
(25) Questionário para compreensão de «Eles que» (pp. 69-70).
(5) Resolução de resposta à pergunta 1.1 (p. 149), em torno de um cartoon.
(5) Correção.
(5) Passagem a discurso direto das falas do mesmo cartoon.
(5) Correção.
(15) Completamento de síntese a propósito do sketch «Manuelmachadês».
(5) Correção.
(10) Assistência a trecho de Verdade ou mentira.
(10) Explicação sobre as sínteses agora corrigidas.
(25) Questionário para compreensão de «Eles que» (pp. 69-70).
(5) Resolução de resposta à pergunta 1.1 (p. 149), em torno de um cartoon.
(5) Correção.
(5) Passagem a discurso direto das falas do mesmo cartoon.
(5) Correção.
(15) Completamento de síntese a propósito do sketch «Manuelmachadês».
(5) Correção.
(10) Assistência a trecho de Verdade ou mentira.
Aula 32 (20, 23/jan)
(10) Entrega de notícias (a propósito de soneto de Camões) feitas em aula anterior.
(25) Leitura em voz alta de histórias de/vidas.
(30) Redação de notícia (segundo os títulos de notícias de Stephen Glass, o protagonista de Verdade ou Mentira), precedida de relance ao texto da p. 96.
(5) Passagem para discurso indireto das falas do cartoon na mesma página.
(5) Correção.
(15) Assistência a trecho de Verdade ou mentira.
(10) Entrega de notícias (a propósito de soneto de Camões) feitas em aula anterior.
(25) Leitura em voz alta de histórias de/vidas.
(30) Redação de notícia (segundo os títulos de notícias de Stephen Glass, o protagonista de Verdade ou Mentira), precedida de relance ao texto da p. 96.
(5) Passagem para discurso indireto das falas do cartoon na mesma página.
(5) Correção.
(15) Assistência a trecho de Verdade ou mentira.
Aula 33 (25, 26, 27/jan)
(10) Correção do questionário de compreensão escrita («Ele que») entregue agora.
(20) Resolução de ficha sobre anáfora, catáfora, cooreferência, cadeia de referência.
(10) Correção.
(10) Completamento de texto lacunar com apreciações críticas às pinturas A e B, da p. 145.
(15) Redação de frases relacionáveis com cada um dos autorretratos na p. 144, e a abonarem diversos atos ilocutórios.
(5) Correções.
(15) Assistência a trecho de Verdade ou Mentira.
(10) Correção do questionário de compreensão escrita («Ele que») entregue agora.
(20) Resolução de ficha sobre anáfora, catáfora, cooreferência, cadeia de referência.
(10) Correção.
(10) Completamento de texto lacunar com apreciações críticas às pinturas A e B, da p. 145.
(15) Redação de frases relacionáveis com cada um dos autorretratos na p. 144, e a abonarem diversos atos ilocutórios.
(5) Correções.
(15) Assistência a trecho de Verdade ou Mentira.
Aula 34 (27, 30/jan)
(20) Completamento de esquema-síntese dos textos explicativos sobre lírica de Camões (pp. 152-154).
(10) Completamento de lacunas sobre dois textos de Camões.
(10) Correção.
(5) Assistência a trecho de Bruno Aleixo (aliás Busto) sobre os três modos literários.
(5) Assistência a clip de «Erros meus, má fortuna, amor ardente» (por João Reis).
(35) Redação de soneto (antónimo de «Erros meus»).
(20) Completamento de esquema-síntese dos textos explicativos sobre lírica de Camões (pp. 152-154).
(10) Completamento de lacunas sobre dois textos de Camões.
(10) Correção.
(5) Assistência a trecho de Bruno Aleixo (aliás Busto) sobre os três modos literários.
(5) Assistência a clip de «Erros meus, má fortuna, amor ardente» (por João Reis).
(35) Redação de soneto (antónimo de «Erros meus»).
Aula 35 (1, 2, 3/fev)
(35) Redação de comparação entre «Camões e a tença» (de Sophia Andresen) e «Erros meus, má fortuna, amor ardente» (de Luís de Camões e lido na aula anterior).
(3) Assistência a clip de «Camões e a tença» (com João Reis).
(2) Audição de canção, de José Mário Branco, com a letra do poema de Sophia.
(10) Leitura de «Verdes são os campos» (p. 169), para completar quadros de análise do poema e noções de tipos de rima.
(10) Exercício de transformação em heptassílabos de «Endechas a Bárbara escrava» (p. 167).
(5) Correção.
(5) Audição de composições de José Afonso, sobre «Verdes são os campos», e de Sérgio Godinho, a «Endechas a Bárbara escrava».
(15) Assistência a um trecho de Verdade ou Mentira.
(35) Redação de comparação entre «Camões e a tença» (de Sophia Andresen) e «Erros meus, má fortuna, amor ardente» (de Luís de Camões e lido na aula anterior).
(3) Assistência a clip de «Camões e a tença» (com João Reis).
(2) Audição de canção, de José Mário Branco, com a letra do poema de Sophia.
(10) Leitura de «Verdes são os campos» (p. 169), para completar quadros de análise do poema e noções de tipos de rima.
(10) Exercício de transformação em heptassílabos de «Endechas a Bárbara escrava» (p. 167).
(5) Correção.
(5) Audição de composições de José Afonso, sobre «Verdes são os campos», e de Sérgio Godinho, a «Endechas a Bárbara escrava».
(15) Assistência a um trecho de Verdade ou Mentira.
Aula 36 (3, 6/fev)
(5) Explicação sobre palavras chegadas por via erudita (vs. a chamada via popular), a propósito de duas palavras a ler em soneto de Camões.
(35) Transformação do soneto «A fermosura desta fresca serra» (p. 170), para redondilha.
(5) Audição de alguns textos de alunos.
(5) Assistência a «tesourinho deprimente» em torno de «p’tanto» e «‘samente» (para exercício seguinte em torno de variação fonética.
(15) Preenchimento de quadro em o torno de fenómenos fonéticos.
(10) Correção.
(5) Assistência ao trecho de «A canção de Lisboa» (filme montado por José Gomes Ferreira!), em torno de «Esternocleidomastoideu».
(10) Assistência a final de Verdade ou Mentira.
(5) Explicação sobre palavras chegadas por via erudita (vs. a chamada via popular), a propósito de duas palavras a ler em soneto de Camões.
(35) Transformação do soneto «A fermosura desta fresca serra» (p. 170), para redondilha.
(5) Audição de alguns textos de alunos.
(5) Assistência a «tesourinho deprimente» em torno de «p’tanto» e «‘samente» (para exercício seguinte em torno de variação fonética.
(15) Preenchimento de quadro em o torno de fenómenos fonéticos.
(10) Correção.
(5) Assistência ao trecho de «A canção de Lisboa» (filme montado por José Gomes Ferreira!), em torno de «Esternocleidomastoideu».
(10) Assistência a final de Verdade ou Mentira.
Aula 37 (8, 9, 10/fev)
(10) Explicações acerca de word (a propósito do trabalho de conto).
(5) Visualização de trailer de Ensaio sobre a cegueira, de Fernando Meirelles.
(30) Completamento de síntese sobre duas apreciações críticas ao filme de Meirelles (pp. 99 e 100).
(30) Depois de leitura da p. 98 e da sinopse de Hollywood Ending, redação de sinopse de filme inventado.
(13) Assistência ao início de Hollywood Ending.
(10) Explicações acerca de word (a propósito do trabalho de conto).
(5) Visualização de trailer de Ensaio sobre a cegueira, de Fernando Meirelles.
(30) Completamento de síntese sobre duas apreciações críticas ao filme de Meirelles (pp. 99 e 100).
(30) Depois de leitura da p. 98 e da sinopse de Hollywood Ending, redação de sinopse de filme inventado.
(13) Assistência ao início de Hollywood Ending.
Aula 38 (10, 13/fev)
(15) Resolução de 1.1 da p. 22 (sobre partes do livro e aspetos paratextuais).
(10) Correção.
(20) Distribuído um livro a cada aluno, preenchimento de ficha sobre o seu paratexto.
(40) Redacção de aspectos paratextuais de livro inventado.
(15) Resolução de 1.1 da p. 22 (sobre partes do livro e aspetos paratextuais).
(10) Correção.
(20) Distribuído um livro a cada aluno, preenchimento de ficha sobre o seu paratexto.
(40) Redacção de aspectos paratextuais de livro inventado.
Aula 39 (15, 16, 17/fev)
(15) Correção do comentário a «Camões e a tença» vs. «Erros meus, má fortuna, amor ardente».
(13) Luís de Camões, «Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades» (explicação, audição de canções de José Mário Branco e de Elvis Veiguinha, preenchimento de pequeno comentário).
(12) Luís de Camões, «Amor é fogo que arde sem se ver» (p. 160) (prenchimento de pequeno comentário; explicação de anáfora e oxímoro/paradoxo; audição de canção dos Pólo Norte; assistência a clip).
(15) Redação de requerimento (segundo minuta; relanceando no manual, p. 48).
(15) Resposta a perguntas (a propósito de requerimentos), na p. 49.
(10) Correções.
(10) Assistência a trecho de Hollywood Ending.
(15) Correção do comentário a «Camões e a tença» vs. «Erros meus, má fortuna, amor ardente».
(13) Luís de Camões, «Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades» (explicação, audição de canções de José Mário Branco e de Elvis Veiguinha, preenchimento de pequeno comentário).
(12) Luís de Camões, «Amor é fogo que arde sem se ver» (p. 160) (prenchimento de pequeno comentário; explicação de anáfora e oxímoro/paradoxo; audição de canção dos Pólo Norte; assistência a clip).
(15) Redação de requerimento (segundo minuta; relanceando no manual, p. 48).
(15) Resposta a perguntas (a propósito de requerimentos), na p. 49.
(10) Correções.
(10) Assistência a trecho de Hollywood Ending.
Aula 40 (17, 23, 24/fev)
(45) Leitura em voz alta de sonetos de Camões (última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões).
(10) Leitura de trechos de A minha palavra favorita, para exercício de correspondência com as características das palavras escolhidas.
(5) Correcção; e explicação da redacção a pedir.
(30) Redacção sobre «palavra de estimação».
(45) Leitura em voz alta de sonetos de Camões (última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões).
(10) Leitura de trechos de A minha palavra favorita, para exercício de correspondência com as características das palavras escolhidas.
(5) Correcção; e explicação da redacção a pedir.
(30) Redacção sobre «palavra de estimação».
Aula 41 (23, 24, 27/fev)
(15) Explicações sobre referências de títulos de filmes, livros, periódicos e acerca de menção (metalinguística) a palavras; e em torno de como manusear livros.
(65) Trabalho de consulta e escrita curta com dicionários de diversos tipos.
(10) Correção e cópia e do tepecê.
(15) Explicações sobre referências de títulos de filmes, livros, periódicos e acerca de menção (metalinguística) a palavras; e em torno de como manusear livros.
(65) Trabalho de consulta e escrita curta com dicionários de diversos tipos.
(10) Correção e cópia e do tepecê.
Aula 42 (24, 29/fev, 1 e 2/mar)
(20) Redação de referências bibliográficas.
(5) Correção.
(20) Exercício em torno de verbetes (baseados em textos do manual, pp. 55-57).
(10) Correções.
(25) Redação de aceções (inventadas) para verbetes de palavras dadas (verdadeiras mas decerto desconhecidas dos alunos).
(10) Assistência a trecho de Hollywood Ending.
(20) Redação de referências bibliográficas.
(5) Correção.
(20) Exercício em torno de verbetes (baseados em textos do manual, pp. 55-57).
(10) Correções.
(25) Redação de aceções (inventadas) para verbetes de palavras dadas (verdadeiras mas decerto desconhecidas dos alunos).
(10) Assistência a trecho de Hollywood Ending.
Aula 43 (1, 2, 5/mar)
(10) Explicação (em revisão) de «anáfora» e «catáfora».
(30) Compreensão de «Apagar é pintar» (pp. 102-103), através de questionário de escolha múltipla.
(45) Escolhido quadro em fascículo com obras de um pintor, redação de apreciação crítica e de texto livre por inspiração espontânea.
(10) Explicação (em revisão) de «anáfora» e «catáfora».
(30) Compreensão de «Apagar é pintar» (pp. 102-103), através de questionário de escolha múltipla.
(45) Escolhido quadro em fascículo com obras de um pintor, redação de apreciação crítica e de texto livre por inspiração espontânea.
Aula 44 (2, 8, 9/mar)
(15) Próclise, mesóclise, ênclise (explicação sobre).
(30) Assistência a Língua — vidas em português, para preenchimento de quadro (a realçar características da variação linguística).
(10) Coreção.
(25) Sorteio da Liga Europa e das eliminatórias da Liga dos Campeões, seguido de algumas leituras em voz alta («O primeiro amor»; «O amor», pp. 162-163).
(10) Resolução de exercício com casos de mesóclise.
(15) Próclise, mesóclise, ênclise (explicação sobre).
(30) Assistência a Língua — vidas em português, para preenchimento de quadro (a realçar características da variação linguística).
(10) Coreção.
(25) Sorteio da Liga Europa e das eliminatórias da Liga dos Campeões, seguido de algumas leituras em voz alta («O primeiro amor»; «O amor», pp. 162-163).
(10) Resolução de exercício com casos de mesóclise.
Aula 45 (8, 9, 12/mar)
(5) Explicação sobre noção de rima (a propósito de sonetos ora devolvidos).
(10) Explicações sobre «Descalça vai para a fonte» (incluindo trecho de filme Camões, de Leitão de Barros).
(20) Leituras em voz alta do citado vilancete de Camões (p. 137).
(15) Assistência a dois skeches em torno de publicidade («Agência Publicitária de Chelas», «Pare de estalar os dedos») e resolução de ficha também a propósito do anúncio «Formosa e bem segura» (p. 139).
(5) Correção.
(23) Redação de esboço de guião de filme publicidade.
(12) Assistência a trecho de Hollywood Ending.
(5) Explicação sobre noção de rima (a propósito de sonetos ora devolvidos).
(10) Explicações sobre «Descalça vai para a fonte» (incluindo trecho de filme Camões, de Leitão de Barros).
(20) Leituras em voz alta do citado vilancete de Camões (p. 137).
(15) Assistência a dois skeches em torno de publicidade («Agência Publicitária de Chelas», «Pare de estalar os dedos») e resolução de ficha também a propósito do anúncio «Formosa e bem segura» (p. 139).
(5) Correção.
(23) Redação de esboço de guião de filme publicidade.
(12) Assistência a trecho de Hollywood Ending.
Aula 46 (9, 14, 15, 16/mar)
(15) Correção de questionário de leitura em torno de crítica de exposição (pp. 102-103).
(40) Questionário de gramática.
(20) Leitura em voz alta de redondilha de Camões (p. 157).
(10) Assistência a passo de Hollywood Ending.
(15) Correção de questionário de leitura em torno de crítica de exposição (pp. 102-103).
(40) Questionário de gramática.
(20) Leitura em voz alta de redondilha de Camões (p. 157).
(10) Assistência a passo de Hollywood Ending.
Aula 47 (15, 16, 19, 21/mar)
(20) Correção da síntese sobre duas apreciações críticas do filme Ensaio sobre a cegueira.
(50) Recitação de sonetos de Camões e poemas mais recentes.
(15) Assistência a trecho de Hollywood Ending.
(20) Correção da síntese sobre duas apreciações críticas do filme Ensaio sobre a cegueira.
(50) Recitação de sonetos de Camões e poemas mais recentes.
(15) Assistência a trecho de Hollywood Ending.
Aula 47-A [privativa das turmas 4.ª e 6.ª] (16, 21/mar)
(10) Explicação sobre trabalho de verbetes de dicionário.
(15) Audição de alguns dos poemas recitados na aula anterior por alunos, agora declamados por «profissionais».
(20) Leitura em voz alta de redondilha de Camões. / Mais umas recitações.
(25) Criação de verbete de dicionário para palavra falsa.
(10) Assistência a trecho de Hollywood Ending.
(10) Explicação sobre trabalho de verbetes de dicionário.
(15) Audição de alguns dos poemas recitados na aula anterior por alunos, agora declamados por «profissionais».
(20) Leitura em voz alta de redondilha de Camões. / Mais umas recitações.
(25) Criação de verbete de dicionário para palavra falsa.
(10) Assistência a trecho de Hollywood Ending.
Aula 48 (22, 23/março)
(10) Correção do trabalho de criação de paratexto de um livro inventado.
(25) Correção do trabalho de gramática.
(5) Sobre avaliação.
(45) Assistência à conclusão de Hollywood Ending; ao mesmo tempo, conversas com cada um dos alunos sobre avaliação.
(10) Correção do trabalho de criação de paratexto de um livro inventado.
(25) Correção do trabalho de gramática.
(5) Sobre avaliação.
(45) Assistência à conclusão de Hollywood Ending; ao mesmo tempo, conversas com cada um dos alunos sobre avaliação.
Aula 49 (11 [10.º 6.ª], 12 [10.º 4.ª], 13 [10.º 9.ª], 16 [10.º 3.ª], 18 [10.º 1.ª]/abril)
(15) Sobre recomeço (o que já demos e o que ainda vamos dar).
(10) Assistência a sketches com figuras de estilo («Jesus ensaia figuras de estilo», sobretudo, e «Que figura de estilo está Manuel Ferreira Leite a usar?»).
(25) Preenchimento de definições ou redação de abonações de figuras.
(15) Correção (comentada).
(20) Assistência a início de Uivo.
Aula 50 (12 [10.º 3.ª], 13 [10.º 1.ª, 4.ª, 6.ª], 16/abril [10.º 9.ª])
(10) Audição de gravação de entrevista a Júlio Pomar (p. 88), para responder a questionário de V/F.
(5) Correção.
(20) Assistência ao início de Wall.E.
(25) Reformulação de «Um robô chamado Wall.E» (p. 83), no sentido de eliminar marcas didácticas e de oralidade, melhorando a sofisticação do registo.
(20) Assistência a trechos finais de Wall.E.
Aula 51 (18, 19, 20/abril)
(25) Leitura do «Regulamento 2008» do Prémio Pessoa (p. 62) e do «Regulamento do Concurso Literário José Gomes Ferreira», para preenchimento de comparação; resolução de item 7 da p. 63.
(10) Correção.
(5) Assistência ao sketch «No chão, não: no velhão!».
(25) Leitura de «Velho» (p. 209), para comentário comparado com o sketch visto, ouvindo entretanto a canção de Mafalda Veiga. [Eventualmente também: reformulação de «Velho» (para «jovem»).]
(18) Assistência a trecho de Uivo.
(3) Atribuição de figuras de estilo a frases de Uivo.
Aula 52 (20, 23, 26, 27/abril)
(20) Leitura de trecho sobre «Processos irregulares de formação de palavras» (p. 316), para resolução de exercício sobre esses processos.
(10) Correção.
(5) Assistência ao sketch «Novo dicionário» (série Barbosa).
(10) Resolução de ficha sobre sketch e processos de formação.
(5) Correção.
(23) Redação de poema plasmado sobre «Receita para fazer um herói», de Reinaldo Ferreira, ou de «Receita», de José Saramago (p. 227).
(15) Assistência a trecho de Uivo.
(5) Resolução e correção de exercício de atribuição de figuras de estilo a frases de Uivo.
Aula 53 (26, 27/abril, 2/maio)
(20) Assistência a «Encorning» (série Fonseca), para preenchimento de quadro sobre empréstimos (vs. estrangeirismos) e com contraste entre anglicismos verdadeiros e fictícios; e a «Polícia que se quer vestir de mulher» (série Fonseca), para preencher tabela com galicismos e anglicismos (mais e menos incorporados no português).
(10) Correções.
(10) Assistência a sketch («Indivíduo que é javardola, menos quando fala francês», série Lopes da Silva), para preenchimento de quadro em torno de tratamento dos empréstimos e estrangeirismos nos dicionários portugueses e brasileiros.
(5) Correção.
(35) Redação de contrato, segundo modelo do texto da p. 35, adaptado a uma de várias situações dadas.
(7) Assistência a trecho de Uivo.
Aula 54 (30/abril, 2, 3/maio)
(30) Depois de relance a textos informativos sobre redação de resumos (pp. 290-291), exercício de resumo de «A presença dos livros» (p. 13)».(5) Resolução das perguntas 10 e 10.1 (p. 15).
(15) Correções. (15) Exercício de palpite sobre correspondência entre começos e títulos (das obras a que aludia Guilherme de
(5) Correção.
(16) Assistência a trecho final de Uivo. (4) Correção de correspondência de frases (retiradas de Uivo) a figuras de estilo.
Aula 55 (3, 4, 9/maio)
(10) Explicação de poucos conceitos de prosódia (os referidos na p. 297 do manual): tom, duração, intensidade; entoações (declarativa, imperativa, interrogativa, exclamativa, persuasiva); pausas (silenciosas e preenchida); audição «Amor é fogo [...]» com pausas preenchidas.
(15) Questionário de compreensão oral sobre crónica deFernando Alves («A lâmpada, os livros»).
(35) Leitura de «O conto» (p. 237), de José Luís Peixoto, para inserir dois passos em torno de leituras combinadas.
(7) Audição de «O baile da biblioteca» e de «O cheiro dos livros» (Cabeças no ar).
(18) Assistência a trecho inicial de O Leitor.
(15) Questionário de compreensão oral sobre crónica de
(35) Leitura de «O conto» (p. 237), de José Luís Peixoto, para inserir dois passos em torno de leituras combinadas.
(7) Audição de «O baile da biblioteca» e de «O cheiro dos livros» (Cabeças no ar).
(18) Assistência a trecho inicial de O Leitor.
Aula 56 (7, 9, 10, 11/maio)
(30) Questionário de compreensão de leitura (sobre entrevista a
(20) Resolução de exercício para leitura de quatro sonetos de Jorge de Sena; treino de leitura.
(7) Correção.
(15) Leitura em voz alta.
(18) Assistência a trecho de O Leitor.
Aula 57 (10, 11, 16/maio)
(10) Correção do questionário de compreensão oral (de crónica de Fernando Alves).
(10) Preenchimento de quadro para compreensão de declarações (pp. 43-45).
(5) Correção.
(20) Redação de declaração (em torno de situação de O leitor).
(20) Leitura em voz alta.
(20) Assistência a trecho de O Leitor.
(20) Leituras em voz alta (ainda com sonetos de Sena).
(20) Assistência a trecho de O Leitor.
(5) Sorteio dos repescados da Liga Europa.
(30) Redação (com preenchimento de margens do texto), a partir do início do conto «A senhora do cãozinho», de Tchekov.
(5) Correção.
(15) Assistência à conclusão de O Leitor.
Aula
58 (14, 16, 17, 18/maio)
(10) Correção
do questionário de compreensão (de entrevista a Gonçalo M. Tavares ).
(40) Leitura de poemas — «O seu santo nome» (Carlos Drummond de
Andrade, p. 219), «Para ti» (Mia Couto, p. 226), «Paixão» (José Craveirinha, p.
226), «Poético» (Álvaro Alves de Faria, p. 229) —, atribuindo-lhes
aforismos/máximas tiradas de recolhas de citações.(20) Leituras em voz alta (ainda com sonetos de Sena).
(20) Assistência a trecho de O Leitor.
Aula 59 (17, 18, 23/maio)
(15) Exercício em torno de processos
morfológicos de formação de palavras.
(15) Correção (e explicações adicionais).(5) Sorteio dos repescados da Liga Europa.
(30) Redação (com preenchimento de margens do texto), a partir do início do conto «A senhora do cãozinho», de Tchekov.
(5) Correção.
(15) Assistência à conclusão de O Leitor.
Aula
60 (21, 23, 24, 25/maio)
(40)
Compreensão, através de questionário de escolha múltipla, de «Asclépio, o
“Caçador de Eclipses”» (pp. 250-253), de Pedro Teixeira Neves.
(30)
Após leitura de «O nosso mundo é este...» (p. 210), redação de texto expressivo
a partir dos últimos versos do poema de José Gomes Ferreira
(cfr. proposta mo manual, p. 211).
(20)
Assistência a trecho inicial de Os
Coristas, com explicação de ordem narratológica guiada por síntese lacunar.
Aula
61 (24, 25, 30/maio)
(5) Assistência a canção de Zé
Carlos («Advérbios de modo não combinam com amor»).
(15) Resposta a ficha sobre advérbios (reportada
àquele clip).
(15) Correção.
(40) Leituras em voz alta (e audições de leituras
por atores).
(12) Assistência a trecho de Os Coristas.
Aula 62 (28, 30,
31/mai, 1/jun)
(15) Correção do questionário de leitura feito há duas aulas.
(30) Resolução de questionário de gramática.
(10) Resposta a perguntas 2.2 e 2.3 da p. 239 (sobre «Um segredo»).
(15) Liga Europa.
(15) Assistência a trecho de Os coristas.
(10) Resposta a perguntas 2.2 e 2.3 da p. 239 (sobre «Um segredo»).
(15) Liga Europa.
(15) Assistência a trecho de Os coristas.
Aula
63 (31/mai, 1/jun, 6/jun)
(20) Leitura de Parte 1 do conto «A chama
obstinada da sorte» (pp. 261-262) para preenchimento de tabela (comparativa com
Feios, Porcos e Maus).
(5) Correcção.
(15) Assistência ao começo de Feios, Porcos e Maus.
(5) Correção de tabela (em torno de narratologia e trecho visto).
(10) Leitura da Parte 2 do conto (pp. 263-264) para resolver perguntas do manual (1.1. e 3.).
(5) Correção.
(20) Leitura em voz alta (de diversos poemas).
(5) Assistência a trecho de Feios, Porcos e Maus.
(15) Assistência ao começo de Feios, Porcos e Maus.
(5) Correção de tabela (em torno de narratologia e trecho visto).
(10) Leitura da Parte 2 do conto (pp. 263-264) para resolver perguntas do manual (1.1. e 3.).
(5) Correção.
(20) Leitura em voz alta (de diversos poemas).
(5) Assistência a trecho de Feios, Porcos e Maus.
Aula
64 (4, 6, 8/jun) [nas turmas 6.ª e 9.ª, em que ainda houve mais uma aula — 65
(8/jun) — a aula 64 foi, no fundo, desdobrada]
(20) Correção do trabalho de gramática.
(5) Preenchimento de texto-síntese sobre
categorias da narrativa (aplicadas ao conto e filme que temos acompanhado).
(20) Leitura em voz alta (finais das duas Ligas)
das duas partes restantes de «A chama obstinada da sorte» (pp. 266-269).
(45) Assistência à segunda metade de Os Coristas (enquanto se procedia a
conversa sobre avaliação).
<< Home