Sunday, September 10, 2023

Aulas (1-20)

Aula 1-2 (15 [5.ª], 18 [3.ª], 19/set [4.ª, 1.ª]) Começámos por explicar os elementos que escolhera para representar cada os escritor no slide inicial da apresentação. Houve também referência à recente polémica da estátua de Camilo no largo da Cadeira da Relação no Porto. Viu-se esta reportagem («vox populi»). 

Os parágrafos que se seguem tratam dos autores de que este ano mais falaremos: o Padre António Vieira, Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, Antero de Quental, Cesário Verde.

Deves assinalar a veracidade (V) ou falsidade (F) das frases. Algumas escondem subtis impossibilidades, anacronias; mas também é preciso ter em conta que, muitas vezes, os escritores são efetivamente excêntricos.

António Vieira (1608-1697)

O Padre António Vieira atravessou o Atlântico sete vezes, tendo morrido na Baía.

Nas suas atividades evangelizadoras dos índios, no Brasil, os jesuítas — a Companhia de Jesus, a que pertencia o Padre Vieira — usavam a variante sul-americana do português.

Para assistir aos sermões do Padre António Vieira, ia-se de madrugada à igreja, a fim de reservar o lugar. Havia até quem acampasse à frente da igreja, nos dias anteriores.

Um dos mais famosos sermões de Vieira, o «Sermão de Santo António [aos Peixes]», foi proferido no Oceanário de Lisboa, em frente às carpas e aos atuns.

Almeida Garrett (1799-1854)

Careca, Garrett usava uma peruca, mas tinha o cuidado especial de que o seu cabelo parecesse natural e, por isso, ia trocando de cabeleira periodicamente, simulando o crescimento natural do cabelo.

Garrett usava um espartilho, para parecer ter a cintura muito fina, e um sutiã, para parecer ter um peito bem proporcionado.

Aos vinte e tal anos, Garrett namorou uma rapariga de onze.

Garrett tinha pernas — ou parte das pernas — postiças, mas movia-se com assinalável elegância.

Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, é uma peça que, fantasiando-os, se inspirou em factos da vida do escritor cujo nome Garrett pôs no título, Manuel de Sousa Coutinho (1555-1632).

A primeira representação de Frei Luís de Sousa foi feita no Jardim Zoológico de Lisboa, perto da zona dos elefantes.

Camilo Castelo Branco (1825-1890)

Quando, por crime de adultério, esteve preso na cadeia da Relação do Porto, Camilo saía, por exemplo, para ir jantar fora ou para levar a consertar os sapatos da amante.

Para poder usufruir da herança do filho, Camilo teve de fingir não ser ele seu descendente.

Eça de Queirós (1845-1900)

Eça de Queirós, aclamado em Vila do Conde como natural desta cidade, nasceu na Póvoa de Varzim.

Ramalho Ortigão (1836-1915) — coautor, com Eça, do Mistério da Estrada de Sintra — foi professor do amigo, quando este tinha cerca de dez anos.

Na Relíquia, romance de Eça de Queirós, o protagonista tem o azar de fazer uma troca na prenda que queria oferecer à sua tia beata (cuja fortuna queria herdar): em vez de uma relíquia da Terra Santa embalou a camisa de dormir da mulher com quem estivera.

Em Os Maias há pelo menos quinze refeições completas, algumas narradas em três páginas mas outras em vinte e seis.

Dois dos romances de Eça aproveitam situações de incesto. Em A Tragédia da Rua das Flores, o incesto envolve mãe e filho; em Os Maias, o incesto é entre irmãos.

Antero de Quental (1842-1891)

Antero só ingeria alimentos uma vez por dia.

No relatório científico sobre as doenças de Antero («Nosografia de Antero», por Sousa Martins), diz-se que sofria de efodiofobia (‘medo de preparar ou expedir malas de viagem’), doença que teria contribuído para o seu suicídio.

Antero suicidou-se com dois tiros na cabeça (entre o primeiro tiro e o segundo mediou cerca de um minuto).

Cesário Verde (1855-1886)

Em casa dos pais de Cesário Verde, aos serões, saboreavam-se doçarias de cocó.

Na loja de ferragens, negócio da família, Cesário Verde, vestido de azul, tinha à venda camisolas de algodão e chinelas de tranças. Chegou a vender calda de tomate.

Cesário Verde, já muito doente, esteve, a conselho do médico-santo Sousa Martins, a aproveitar os ares do campo em Caneças e, depois, no Lumiar, onde aliás morreria.

 

A propósito de dialetos:

 

[Com as folhas de caderneta:] No retângulo ao canto superior direito, cria definição telegráfica, em acróstico, com o teu nome (aquele por que serão chamados em aula), com verbo + advérbio (cfr. exemplo com Camilo):

Cegar angustiadamente

Amar sempre

Morar longe (da cidade)

Injuriar desbragadamente (nas polémicas)

Ler compulsivamente

Ostracizar repetidamente

No retângulo ao centro, cria uma ou duas quadras...

em heptassílabos (redondilha maior);

rima cruzada (A-B-C-B);

que aluda ao próprio autor (espécie de autorretrato).

TPC — Em Gaveta de Nuvens‘Preceitos para o trabalho ao longo do ano’.

 

 

Aula 3-4 (18 [5.ª], 20 [1.ª, 3.ª], 21/set [4.ª]) Devolução das folhas de caderneta, para melhoria ou verificação de marcações minhas.

Vai até às pp. 327-328 do manual, onde está um grupo II de uma ficha que imita o estilo das provas de exame. Lê o texto «A tua estátua», de Capicua, e vai resolvendo as perguntas que faço:

No primeiro parágrafo, logo na linha 1, «Tornei-me amiga de Cesário» — que é uma expressão conotativa, figurada — pode traduzir-se, em termos mais denotativos, mais objetivos, por «. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . de Cesário».

No resto das ll. 1-7 ficamos a perceber que «De tarde» é {risca só o que esteja errado}

a) um poema de 1887.

b) uma composição poética de quatro quartetos.

c) uma descrição de cena campestre.

d) o louvor de um belo decote.

e) um par de mamocas.

f) uma refeição empratada por Ljubomir Stanišić, com melão, pão de ló e malvasia.

g) um remate falhado por João Félix que acabou por dar golo ao Barcelona.

O segmento «perpetuar um jovem poeta na história da literatura portuguesa» (ll. 6-7) pode traduzir-se em linguagem mais denotativa, mais direta, por «fazer que Cesário Verde . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ».

No segundo parágrafo, ficamos a saber que ___________________ morreu ainda jovem. A cronista defende que uma das razões de certas figuras ficarem na história deve ser a sua __________________ artística.

Na l. 12, «os que se distraem a ouvir o coro das musas» (= ‘os artistas’) é uma {escolhe}

(A) perífrase | (B) metonímia | (C) antítese | (D) hipérbole.

No terceiro parágrafo, dá-se-nos conta de que a cronista {escolhe a única alínea certa}

a) conheceu uma sardenta.

b) leu uma quadra de Cesário (com rima cruzada) de que gostou muito.

c) leu um quarteto pentassilábico (redondilha menor) de Cesário Verde.

d) gosta de camélias tão meladas como os beijos do coitado do Rubiales.

Resolve os itens 3, 4, 5, 7 do manual (pp. 328-329), selecionando a alínea certa:

3. = A | B | C | D

4 = A | B | C | D

5 = A | B | C | D

7 = (a): ___; (b): ___; (c): ___; (d): ___.

Põe na ordem correta os dezasseis versos do poema (em quatro estrofes: 4 + 4 + 4 + 4) de Cesário Verde dentro do sobrescrito. Desenho dos fragmentos de papel não é indicativo (versos já estavam misturados quando os recortei). Ao contrário, as rimas são úteis (a rima é cruzada).



Podes agora ver melhor o poema de Cesário Verde que estiveste a reconstituir:

De tarde

Naquele pic-nic de burguesas,

Houve uma coisa simplesmente bela,

E que, sem ter história nem grandezas,

Em todo o caso dava uma aguarela.

 

Foi quando tu, descendo do burrico,

Foste colher, sem imposturas tolas,

A um granzoal azul de grão-de-bico

Um ramalhete rubro de papoulas.

 

Pouco depois, em cima duns penhascos,

Nós acampámos, inda o sol se via;

E houve talhadas de melão, damascos,

E pão de ló molhado em malvasia.

 

Mas, todo púrpuro a sair da renda

Dos teus dois seios como duas rolas,

Era o supremo encanto da merenda

O ramalhete rubro das papoulas!

Cesário Verde, Cânticos do Realismo

Completa a minha análise de «De tarde», sabendo que as lacunas correspondem sempre a expressões a transcrever do próprio poema.

Logo o título, «_______», que é um modificador temporal, remete para um momento, uma coisa «__________», que merecia ser registado numa «________», apesar de aparentemente irrelevante.

Poderíamos dizer que o momento em causa era suscetível de ser fixado numa polaroid (se no século XX) ou numa imagem em instagram (atualmente), mas a pintura coaduna-se bem com as várias referências cromáticas: o «granzoal ____», o «ramalhete ____» ou, quando sai da renda, «_____». Quanto ao sol a pôr-se («____________»), é uma notação de ordem visual e mais um elemento que aproxima o poema das pinturas impressionistas (vem à lembrança o quadro «Déjeuner sur l’herbe», de Edouard Manet, que usei como slide da aula). Além das cores, há pormenores figurativos: o rendilhado do decote por onde saem «______» (com que se comparam os «_______»).

Nem só o sentido da visão é convocado, outros sentidos estão presentes: o olfato e o gosto, a propósito das «_________», dos «_______», do «______» embebido em vinho doce; e não será forçado vermos algo de tátil na alusão às «_______» que saem do decote da rapariga.

Muito característica do poema (e de Cesário Verde) é a sua narratividade. O poeta parece ser um observador que faz parte do grupo (vejam-se os deíticos: pronomes pessoais «__», «__»; determinantes demonstrativo «[n]____» e possessivo «___»). Relata um episódio cuja protagonista é uma rapariga (uma burguesa?) capaz de colher ramalhetes de papoulas «___________». As ações estão demarcadas em função dos espaços («a _______», «em ________») e do tempo («foi _______», «pouco _____»).

A última quadra (não, não é um soneto: são quatro quartetos) apresenta-nos o sujeito poético (o «narrador») embevecido com o supremo encanto do «_____» (e não é interessante o uso do estrangeirismo?). Esse primeiro plano da câmara termina com o verso «_______________», que quase repete o v. 8 («______________»). Os artigos definidos no último verso do poema («____», em vez do indefinido «__», que estava no v. 8; e «[d]__», em vez da preposição simples «__») mostram que a observação se foi aproximando e que o ramalhete de que se fala já é inconfundível. A outra diferença entre os versos é o v. 16 terminar com um _________.

E, se atentarmos no som, perceberemos que há nesse verso uma aliteração [cfr. p. 383], conseguida pela repetição da consoante «__». Já na segunda estrofe havia uma figura fónica idêntica, entre a assonância (‘repetição de som vocálico’) e a aliteração, no verso «________________», em que predominavam as vogais nasais e a consoante z.

Acerca da quadra final é ainda preciso referir que a alteração da ordem natural da frase, uma anástrofe ou hipérbato [cfr. p. 383], faz que o último verso seja o grupo nominal que se pretende destacar («_________________»). Por outro lado, por marcar uma oposição, uma reorientação, a conjunção adversativa «___» valoriza o que depois será o foco da quadra.

Também o tempo verbal usado nesta quarta estrofe, o imperfeito do indicativo («__»), marca a perenidade daquela visão singular, por contraste com o incidente, efémero, que era a merenda de burguesas (a que convinha o perfeito do indicativo: «houve», «foi», «____», «______», «_______»).

Escreve um texto em prosa sobre um momento que devesse ficar fixado (talvez realçado dentro de um incidente que tudo destinasse ao esquecimento). Será uma espécie de polaroid — ou imagem de instagram? — redigida.

Só as partes já lançadas seguem o modelo de «De tarde». No resto, aconselho apenas que a descrição/narração seja detalhada e se evite estilo brincalhão ou irónico.

[título:] __________________________

{que será grupo preposicional ou mais genericamente modificador do grupo verbal, como é  De tarde}

Em {ou Em contraído (como Naquele/a)} . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . houve . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

TPC — Prepara a matéria ‘deíticos’ (ou ‘dêixis’), lendo a explicação nas pp. 364-365 do manual (não é preciso o exercício) e/ou relanceando em Gaveta de Nuvens o capítulo «Deíticos».

 

 

Aula 5-6 (22 [5.ª], 25 [3.ª], 26/set [1.ª, 4.ª]) Correção de redação da última aula; e explicação da sinalética.

Preenche as lacunas da síntese sobre Deíticos com estas palavras:

momento / marcas / situação / ato / enunciado / pronomes / verbos / enunciação / deítica / determinantes/ espaço / referentes / produto / advérbios

Vamos distinguir enunciação e enunciado. Enunciado é o ____ de uma enunciação; a enunciação é o ____ de produção desse enunciado (ou seja, desse texto).

Os deíticos são ______ do processo de enunciação, porque remetem para a situação em que o ____ é produzido. São palavras que só podem ser compreendidas em função do contexto da ____.

Exemplos que dei foram os de «este», «aquele» ou «ali», cujos referentes se reportam ao ____ em que o enunciado estiver a ser produzido. Também os pronomes pessoais e possessivos podem ter função ____, porque os seus exatos _____ dependem do «eu» e do «tu» que intervenham na ____ de enunciação. Palavras como «agora», «amanhã», para serem percebidas, precisam de ser relacionadas com o ____ da enunciação.

Os deíticos podem ser arrumados em pessoais, espaciais e temporais, e são os instrumentos da referência deítica ou dêixis. (Nas pp. 364-365 do manual, apresenta-se um quadro com os deíticos mais comuns.) Entre as classes de palavras que mais concorrem para a referência deítica encontramos a dos ____, a dos _____, a dos _____. Os _____ e a sua flexão também podem funcionar como deíticos.

Nas frases que te vou dar, os elementos a negro nem sempre têm valor deítico. Verifica quais das palavras a negro remetem efetivamente para a enunciação, sendo, portanto, verdadeiros deíticos (D). À esquerda das frases em que haja deíticos escreve D (as outras — em que as palavras a negro remetem para referentes na própria frase, independentes da enunciação — ficarão sem marca nenhuma).

Encontrei ali um ornitorrinco meu amigo.

O campo estava minado, mas foi que o patrão quis fazer o piquenique.

Esses livros costumavam estar naquela banheira, aí ao lado. Ontem, porém, não os vi.

Hoje, estive em Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch.

Neste momento, já não acredito em milagres.

Um dia antes, a Ermelinda já se tinha aperaltado para o baile da José Gomes Ferreira.

Vocês fazem tudo o que lhes apetece e eu, estúpido, nem protesto!

Antes, era capaz de até nem se importar, mas agora D. Afonso Henriques não iria deixar passar aqueles disparates: estava decidido a enfrentar tudo e todos.

Amanhã, vou comer as saborosas framboesas.

Vou entregar esta folha.

[Esta segunda parte do exercício, ainda que com as frases alteradas, foi retirada de: M. Olga Azevedo, M. Isabel Pinto, M. Carmo Lopes, Da comunicação à expressão. Exercícios.]

O ano passado usámos este discurso de Bean, um autêntico desastre para assinalar anáforas e seus antecedentes. Hoje vamos aproveitar o mesmo texto para marcar deíticos.

Como te lembrarás, Bean falava perante uma plateia de cidadãos americanos, na presença do milionário benfeitor que tinha adquirido o quadro «A mãe de Whistler» para o doar a um museu. O orador tinha a célebre pintura à vista e para ela ia apontando.

Distinguirás deíticos pessoais, espaciais, temporais. Tem em conta que certas palavras acumulam valor deítico de dois ou mesmo dos três tipos.

Bem... Olá. Eu sou o Dr. Bean (pelo que parece).

O meu trabalho consiste em sentar-me a olhar os quadros. Portanto, o que aprendi eu que possa dizer sobre este quadro?

Bem, primeiro que tudo, que ele é muito grande. O que é magnífico, pois, se ele fosse muito pequeno — microscópico, estão a ver —, ninguém conseguiria vê-lo, o que seria lastimável.

Em segundo lugar — e estou a aproximar-me do fim desta análise do quadro —, em segundo lugar, porque é que se justifica que este homem tenha gasto 50 milhões dos vossos dólares na sua compra?

E a resposta é... Bem, este quadro vale tanto dinheiro, porque é um retrato da mãe de Whistler e, como eu aprendi ao ficar em casa do meu melhor amigo, David Langley, e da sua família, as famílias são muito importantes e, apesar de o Sr. Whistler saber perfeitamente que a sua mãe era uma avantesma atroz com ar de quem se sentara num cato, ele não a abandonou e até se deu ao trabalho de pintar este extraordinário retrato dela. Não é apenas um quadro, é um retrato de uma velha taralhoca e feiosa que ele estimava acima de tudo.

E isso é maravilhoso. Pelo menos é o que eu penso.

Depois de vermos o péssimo anúncio publicitário da APAV, resolve aqui dois dos itens do exercício da p. 365.

1.1 [Dou-te já as palavras possíveis, misturadas com outras erradas; circunda as que são mesmo deítico no contexto do clip:]

a. deíticos pessoais que remetem para o enunciador: «crime», «meu», «me», «eu», «meus», «fui», «tu», «conseguimos», «colegas da ESJGF».

b. deíticos pessoais que remetem para o destinatário: «tu», «consegues», «ligue», «copinho de água».

c. deíticos temporais: «comecei a sentir», «senti», «tinha», «conseguia», «tive de voltar», «ganhei», «conseguimos», «hoje», «aviso amarelo para uma data de distritos», «Trubin».

2 [escreve duas frases integráveis no cartaz que tivessem deíticos temporais e espaciais:]

3 [esta pergunta parece-me mal pensada; a solução proposta pelo manual é:] «Estás no quarto? Traz-me os chinelos que estão» (deítico espacial); «Recordo, por vezes, o tempo da infância como se estivesse novamente» (deítico temporal)».

Lê um dos «Questionários de Proust» que o Público publicou um destes verões. Marcel Proust foi um escritor francês (1871-1922), autor de Em busca do tempo perdido, uma das mais importantes obras da literatura universal. Não foi ele que concebeu o questionário; mas respondeu a inquérito semelhante (esta versão já estará adaptada) e a sua resposta, encontrada mais tarde no espólio do escritor, fez que o questionário fosse batizado assim.

Relanceia a página do Público (com inquérito de Proust) que te tenha calhado. Responde a algumas das perguntas do Questionário de Proust. (Como se percebe, trata-se, por vezes, de procurar também ser espirituoso, nem sempre literal na resposta.) Responde na ordem do inquérito, copiando também a pergunta. Podes descartar uma ou outra questão (no total, não saltes mais de três itens).

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TPC — Completa, melhora, o que estiveste a escrever e traz-mo na próxima aula. Em Gaveta de Nuvens deixarei exemplares do Questionário (aqui), para o caso de precisares de saber as perguntas.

 

 

Aula 7-8 (25 [5.ª], 27 [1.ª, 3.ª], 28/set [4.ª]) Na p. 12, vai lendo a apreciação crítica, por Luís Miguel Oliveira, ao filme Não olhem para cima e circunda o sinónimo que melhor poderia substituir no texto a palavra assinalada a negro. (Tirei cada grupo de quatro palavras de um dicionário de sinónimos, o que mostra que os sinónimos de uma dada palavra não se adequam a todos os contextos.)

famoso (linha 1) = brilhante | exímio | célebre | esfaimado

iminência (3) = urgência | ameaça | proximidade | outeiro

ruído (7) = som | estrondo | motim | alarido

esfalfa (10) = estanca | afadiga | debilita | mói

exprimir (18) = declarar | falar| traduzir | dizer

sustentar (21) = restringir | aguentar | criar | governar

mosaico (23) = hebraico | embutido | judaico | miscelânea

incomodativo (24) = aborrecido | desagradável | maçador | importuno

ansiar (25) = aspirar | oprimir | afrontar | agoniar

mantém (27) = segura | defende | observa | nutre

zangado (30) = amuado | bilioso | trombudo | contrariado

Responde ao item 6 na p. 13:

a. [nota que antes está o nome filme] ________

b. [o segmento é substituível por o ou por isso?] _______

c. [o verbo que antecede o segmento é tornar-se] _______

d. [ansiar pode selecionar compl. direto mas aqui segue-se a preposição por] _______

Depois de ouvires a entrevista do astrofísico Ricardo Cardoso Reis à ingénua Guilhermina Sousa, lê o exercício de Oralidade na p. 14 do manual e assinala a alínea correta de cada um dos três itens [circunda a opção certa aqui a seguir]:

1 = A | B | C | D

2 = A | B | C | D

3 = A | B | C | D

O vídeo da ONU Não escolha a extinção (p. 14) está legendado na variante brasileira do português (embora se saiba que os dinossauros se expressavam ora em inglês ora em português europeu). Passa o texto para a variante europeia do português:

Português (variante sul-americana)

Português (variante europeia)

Você está bem?

Está bem?

Precisa de um minuto?

 

Legal.

 

Escutem aqui, pessoal.

 

Eu sei uma ou duas coisas sobre extinção.

Eu sei uma coisa ou duas sobre extinção.

E eu vou te dizer.

 

Vocês podem até pensar que isso é meio óbvio:

 

ser extinto é uma coisa ruim.

 

E vocês mesmos se levarem à extinção?

 

Em setenta milhões de anos essa é a coisa mais ridícula que eu já ouvi.

Em setenta milhões de anos nunca ouvi nada tão ridículo.

A gente pelo menos teve um asteroide.

 

Qual é a desculpa de vocês?

 

Vocês estão indo rumo a um desastre climático.

 

E, ainda assim, todos os anos os governos gastam bilhões de recursos públicos para subsidiar combustíveis fósseis.

E, no entanto, ano após ano, governos gastam centenas de milhões de recursos públicos em subsídios de combustíveis fósseis.

Imagine se nós tivéssemos gasto centenas de bilhões por ano subsidiando meteoros gigantes.

 

Isso é o que vocês estão fazendo agora!

 

Pensem em todas as coisas que poderiam ser feitas com este dinheiro.

Pensem em todas as outras coisas que poderiam fazer com esse dinheiro.

Em todas as partes do mundo há pessoas vivendo na pobreza.

 

Vocês não acham que ajudá-las faz mais sentido do que, sei lá, pagar para que sua espécie inteira morra?

 

Deixe-me ser sincero por um segundo.

 

Vocês têm uma grande oportunidade bem agora, enquanto reconstroem suas economias e se recuperam desta pandemia.

Têm agora uma excelente oportunidade para reconstruir as vossas economias e recuperarem desta palermia.

Essa é a grande chance da Humanidade.

 

Então, a minha ideia maluca é essa:

 

não escolham a extinção!

não escolham a extinção!

Salvem as suas espécies, antes que seja tarde demais.

 

Chegou a hora de vocês, humanos, pararem de inventar desculpas e começarem a comprar as vacinas das grandes farmacêuticas e a encher os bolsos de todas as grandes empresas que nos patrocinam.

Está na altura de vocês, humanos, deixarem de arranjar desculpas e começarem a fazer mudanças.

Obrigado. Um grande bem-haja à Santa Greta.

Obrigado.

Transcrevi algumas frases da apresentação de Bruno Nogueira em O último a sair, que já vimos o ano passado mas para outros efeitos. Se as palavras sublinhadas forem deíticos, marca-as com E(spacial), T(emporal) ou P(essoal).

Eu sou o Bruno Nogueira e este é o meu mundo. / Como é que eu me defino? Humilde, muito humilde. / Conhecias a palavra? É espanhol. / O meu maior defeito é ser um coração de manteiga e as pessoas aproveitarem-se disso. / O meu padrinho, na noite de Páscoa, chamou-me para eu ir à despensa, para ver se havia um busca-polos. / Este é o meu quarto. / Todas as semanas, trago um idoso de um lar. / Andor.

Escreve o miolo de um texto de opinião em que defendesses que não são urgentes medidas contra a mudanças climáticas. Num texto destes haveria normalmente quatro parágrafos:

[Introdução]

[Primeiro argumento + respetivo exemplo]

[Segundo argumento + respetivo exemplo]

[Conclusão]

Estes textos de opinião são muitas vezes o que se pede como grupo III de exame (200 a 350 palavras). O conjunto dos parágrafos com os argumentos talvez deva ter cerca de 200 palavras.

[Introdução] Tem estado na ordem do dia a chamada «emergência climática». Todos temos presente, por exemplo, o percurso de Greta Thunberg, que pode servir para contextualizar esta evolução das preocupações de boa parte da opinião pública ocidental. No entanto, defenderei que, na verdade, não se trata de tema que nos deva mobilizar. (ca. 50 palavras)

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TPC — Não deixes de ler a ficha corrigida sobre deíticos que pus em Gaveta de Nuvens.

 

 

Aula 9-10 (29/set [5.ª], 2 [3.ª], 3/out [4.ª, 1.ª]) Entrega dos textos de opinião e a distinção entre argumento e exemplo.

Argumentos vs. Exemplos

Imaginando que teríamos como exemplo «Gil Vicente, no Auto da Barca do Inferno, utiliza as seguintes figuras alegóricas: o Anjo e o Diabo», qual o respetivo argumento mais pertinente (entre 1-4)? [possíveis argumentos:]

1. O recurso a figuras alegóricas provoca o riso.

2. A alegoria possibilita a reflexão crítica de uma forma indireta.

3. O recurso a figuras alegóricas é imprescindível para a moralização.

4. A alegoria é o recurso expressivo mais importante para a crítica.

Distingue argumentos (A) e exemplos (E):

1. Nos cortejos de Carnaval são utilizados carros alegóricos para criticar aspetos sociais e políticos.

2. No Auto da Feira, Roma é uma personagem alegórica.

3. A crítica veiculada de uma forma indireta é mais feliz.

4. O humor é uma manifestação de inteligência.

5. Nos seus sermões, Vieira recorre a parábolas bíblicas e explica o seu significado alegórico.

6. O recurso à alegoria contribui para cativar o auditório.

[os exercícios em cima são de Maria João Pereira & Fernanda Delindro, Palavras 11, Porto, Areal, 2016]

Repara nesta classificação de tipos de argumentos (usei sobretudo: Rui Alexandre Grácio, Vocabulário Crítico de Argumentação, Coimbra, Grácio Editor, 2013):

Argumento por analogia — Assimilação de uma relação geralmente conhecida a outra, que pode ser mais problemática. Aproximam-se dois fenómenos particulares. A refutação típica de um argumento por analogia é «não se podem comparar coisas que não são comparáveis». No campo jurídico, o precedente implica um argumento analógico.

Argumento dedutivo (dedução) Passagem de proposições, tomadas como premissas, para uma nova proposição, que é a sua consequência necessária. Trata-se de um argumento «lógico»: «Todos os homens são mortais | Arnaldo é homem | Arnaldo é mortal».

Argumento indutivo (indução) — Passagem do particular para o geral. Partindo de um facto, observação, experiência, conclui-se uma lei geral (estamos no domínio da probabilidade): «A água do Tejo, do Douro, do Mondego é doce | O Tejo, o Douro, o Mondego são rios | A água dos rios é doce».

Argumento de autoridade — Citação de alguém reconhecido como autoridade na matéria em causa.

Depois de vermos dois trechos de episódios da segunda temporada do Programa do Aleixo, completa.

episódio 1 (vê só de 1.20 a 5.10):

episódio 3 (vê só de 0.45 a 4.40):

No episódio 1 é discutida a tese «É preferível urinar-se no _________________». Nesse «Debate Tipo Prós & Contras», a referida tese é _____ por uns (Busto, Nélson) e refutada por outros (Renato, Bussaco, Bruno).

Os «argumentos» — na verdade, não se trata de argumentos bem formulados, mas podemos reconstituir as premissas em que se fundariam —, em apoio ou em prejuízo da ____, podem exemplificar a tipologia na página anterior (nota, porém, que este exercício é bastante amador — é bem provável que estes «argumentos» pudessem ser escrutinados de outro modo):

Completa com dedutivo / indutivo / por analogia / de autoridade

Faço na mata porque o chichi também é natureza (Bussaco)

{Mata integra natureza / Chichi lembra natureza / Chichi deve fazer-se na mata}

Argumento _____

Faço no duche porque uma vez saí do banho para fazer chichi e, quando voltei para o banho, já não havia água. (Nélson)

{Uma vez saí do banho e deixou de haver água / Presumo que todas as vezes que saia do banho faltará a água}

Argumento _____

Não havia água, porque puxaste o autoclismo. (Renato)

{Inválido, porque pode haver outros motivos para faltar a água}

Argumento indutivo

Se não puxasse, ficava a casa de banho a cheirar a chichi. (Nélson)

{Se o chichi ficar na retrete, a casa de banho cheirará mal / Se não puxar o autoclismo, o chichi fica na retrete / Se não puxar o autoclismo, a casa de banho cheirará mal}

Argumento _____

Se se fizer chichi no banho, poupam-se descargas de autoclismo. (Busto)

{Se se fizer chichi no banho, usa-se menos vezes a sanita / Se se usar menos vezes a sanita, poupam-se descargas do autoclismo / Se se fizer chichi no banho, poupam-se descargas do autoclismo}

Argumento _____

Ao contrário da água dos autoclismos, que vai para o mar, a do duche volta a ser distribuída; por isso, se se fizer chichi no duche, beberemos a nossa urina. (Bruno)

Argumento _____, assente em premissa falsa

A água com detergente das casas de banho vai para a piscina, porque a piscina tem um cheiro característico e é azul, e a água com detergente tem um cheiro característico e é azul. (Nélson)

{Inválido, porque o cheiro característico não tem de vir obrigatoriamente da água com detergente}

Argumento _____

No episódio 3, Renato alega que «uma vez, um homem morreu depois de ter bebido por latas com urina de rato», o que constitui um argumento ________ (se isso aconteceu uma vez, é de prever que aconteça assim mais vezes).

Falta-nos um exemplo de argumento de autoridade, mas podíamos inventá-lo: {sobre a tese ‘Beber diretamente da lata é perigoso’}: «. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .».

Na p. 56 tens uma nova apreciação crítica a um filme, desta vez, ao filme sul-coreano Parasitas, realizado por Bong Joon-ho. O autor do texto é Alexandre Borges. Responde aqui às perguntas da p. 57.

1. No terceiro parágrafo, as referências ao «jornal» e ao «filme sul-coreano» contribuem para realçar ({escolhe} A | B | C | D)

2. De acordo com os dois últimos parágrafos, Parasitas distingue-se de outros êxitos de bilheteira de língua não inglesa (A | B | C | D)

3. Na frase «Ponham uma cara feliz» (l. 1), o autor concretiza um ato de fala (A | B | C | D)

4. Com o uso da locução «Mesmo que» (l. 2), introduz-se um valor de (A | B | C | D)

5. Todas as orações abaixo transcritas são adjetivas relativas, exceto a oração (A | B | C | D) [repara que, em «não assumindo que são a sua família» (l. 27), o segmento sublinhado é substituível por «o», logo é complemento direto e oração subordinada substantiva completiva]

6. Identifica as funções sintáticas desempenhadas por

a. [dou-te a seguinte ajuda: «tão mais admirável» é o predicativo do sujeito] _____

b. [não é agente da passiva, nem complemento oblíquo] _____

7. Identifica o tipo de dêixis assegurado:

a. _____ | b. _____

Traduz de forma mais denotativa o que sublinhei (que está usado no texto, portanto, conotativamente, isto é, em sentido figurado):

ll. 12-17: Não admira que convidar alguém para ir ao cinema ver um filme sul-coreano se arrisque a ter por resposta a expressão de terror de quem na verdade ouviu “pós-doutoramento em culturas asiáticas e literaturas antigas comparadas, com aula prática de tortura”.

Não admira que convidar alguém para ir ao cinema ver um filme sul-coreano ____________

ll. 18-19: do filme de Bong Joon-ho, que entre nós resiste há mais quatro épicos meses em cartaz.

do filme de Bong Joon-ho, que entre nós ____________

ll. 41-42: Porque é humano, não uma banda desenhada presunçosa e moralista.

Porque é humano, não _____________

O que te peço são os dois parágrafos (com dois argumentos e respetivos exemplos — um por cada argumento) [nas turmas com menos tempo: um parágrafo (com um argumento e respetivo exemplo], em torno do tema proposto na p. 115: «Nos dias de hoje os jovens mobilizam-se por causas».

A tua posição pode ser favorável ou desfavorável a esta tese. Ambos os argumentos defenderão a mesma perspetiva.

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TPC — Lê a ficha corrigida sobre Funções sintáticas em Gaveta de Nuvens.

 

 

Aula 11-12 (2 [5.ª], 4 [1.ª, 3.ª], 10/out [4.ª]) Correção de argumentos redigidos na aula anterior.

Na p. 21, vai lendo o texto B, um excerto da introdução aos Sermões, de Vieira, por Maria das Graças Moreira de Sá, e circunda o sinónimo que melhor poderia substituir no texto a palavra assinalada a negro. (Tirei cada grupo de quatro palavras de um dicionário de sinónimos, o que mostra que os sinónimos de uma dada palavra não se adequam a todos os contextos.)

Versão 1

legou (linha 1) — constrangeu | doou | ligou | herdou

sacro (2) — adorado | respeitável | venerável | sagrado

carácter (3) — tom | gosto | bofe | temperamento

cerimónia (6) — cortesia | solenidade | delicadeza | seca

atingia (7) — conseguia | percebia | bolava | tocava

deparar (8) — aparecer | vir | encarar | achar

abraçarem (9) — desposarem | digerirem | abarcarem | concordarem

apegado (10) — preso | rente | contíguo | amparado

tensões (11) — rigidezes | voltagens | pressões | tesuras

prendem (13) — vinculam | atraem | capturam |acolhem

ocultamente (14) — sobrenaturalmente | guardadamente | particularmente | escondidamente

apetecida (18) — ambicionada | agradada | anelada | mirada

sujeitavam (19) — obedeciam | dominavam | obrigavam | debelavam

regime (20) — sistema | complemento | governo | regulamento

proporcionavam (22) — adaptavam | propiciavam | sugeriam | ajustavam

naturais (22) — nativos | simples | verdadeiros | verosímeis

empreendida (24) — apreendida | cometida | deliberada | delineada

desígnios (25) — ânimos | desenhos | propósitos | alvos

empenhado (25) — travado | interessado | recomendado | penhorado

política (29) — estratégia | esperteza | reputação | cerimónia

Versão 2

legou (linha 1) — deixou | ligou | herdou | constrangeu

sacro (2) — respeitável | venerável | sagrado | adorado

carácter (3) — gosto | título | temperamento | cunho

cerimónia (6) — solenidade | polidez | etiqueta | cortesia

atingia (7) — entendia | bolava | tocava | conseguia

deparar (8) — vir | encarar | achar | surgir

abraçarem (9) — unirem | envolverem | concordarem | encerrarem

apegado (10) — rente | contíguo | amparado | preso

tensões (11) — voltagens | pressões | tesuras | rigidezes

prendem (13) — atraem | capturam |acolhem | ligam

ocultamente (14) — guardadamente | particularmente | furtivamente | sobrenaturalmente

apetecida (18) — agradada | anelada | mirada | cobiçada

sujeitavam (19) — domesticavam | submetiam | humilhavam | amansavam

regime (20) — complemento | governo | regulamento | processo

proporcionavam (22) — davam | sugeriam | ajustavam | causavam

naturais (22) — puros | filhotes | verosímeis | nativos

empreendida (24) — cometida | deliberada | delineada | apreendida

desígnios (25) — desenhos | intentos | alvos | ânimos

empenhado (25) — apostado | recomendado | penhorado | travado

política (29) — finura | cortesia | cerimónia | estratégia



A crónica que ouvimos, «Os índios chamavam-lhe Padre Grande» (Sinais, TSF), de Fernando Alves, pode ser sintetizada com o apoio da estrutura de um texto argumentativo como os de que temos tratado. Completa o que se segue:

[Tese] Pichagem da estátua, com a alegação de que Vieira foi _____, é ato idiota.

[Argumento 1 + exemplos] Quem o fez _____ as posições de Vieira, que vão até em sentido contrário daquelas em que o «escrevinhador» parece acreditar. Leiam-se vários _____ de Vieira (Sexagésima; Epifania; Santo António aos Peixes); pense-se no ódio que lhe tinham os _____, nas perseguições que sofreu da ______ e, ao contrário, na estima que lhe tinham os índios precisamente (era o seu «Pai _____»).

[Argumento 2 + exemplos] Os que cobriram com tinta a estátua não têm ideias, apenas a vontade de censurar as de quem tinha uma perspetiva humanista, informada por um _____ vivido. O próprio Vieira era ____ de negra; viajara pela selva; atravessara e naufragara no _____; defendia com naturalidade a diversidade dos povos.

Podes também responder aos itens 1.2 e 1.3 na p. 32:

1.2 = ___; 1.3 = ___.

Transcrição da crónica de Fernando Alves:

Terá a mão que passou tinta vermelha na estátua do Padre António Vieira folheado, brevemente, o Sermão da Sexagésima? Aquela mão que escreveu, a tinta vermelha, no plinto da estátua do Largo Trindade Coelho em Lisboa, a palavra «DESCOLONIZA», terá ela afagado uma só página do Sermão da Epifania? Terá o escrevinhador de estátuas tentado, ao menos, ler um parágrafo, um só parágrafo, do Sermão de Santo António aos peixes? Pudesse, entretanto, vá lá, o seu gesto insano erguer uma ideia, um traço, um frémito com a nervura humanista de uma só frase de um sermão do jesuíta a quem os colonos portugueses do Maranhão tanto odiaram e a quem os oficiais do Santo Ofício consideraram herético. Os índios chamavam-lhe «Padre Grande». Pessoa o considerou «imperador da língua portuguesa».

A mão que cobre a boca da sua estátua a golpes de tinta, impondo ao bronze uma outra cor, de censura e banimento, apaga afinal o que ele pensou em voz alta sobre a cor do tempo, a cor da pele dos homens no seu tempo. Filho do filho de uma mulher negra, ele explicou aos seus contemporâneos a causa das diferentes colorações da pele. Subiu rios na selva, naufragou mais do que uma vez no mar que Colombo tracejou, umas nações se lhe revelaram mais brancas, outras mais pretas porque, escreveu ele, «umas estão mais vizinhas, outras mais remotas ao sol». Eis o que não é percetível a quem se move no lado escuro do mundo, lá onde os gestos não transportam a palavra capaz de alumiar uma ideia.

Depois de visto o trecho de Parasitas, marca os deíticos (pessoais, temporais, espaciais):

Da-song, para! Desculpe, ele assustou-o?

Que querido... E chama-se Da-song?

Sim, é o nosso filho mais novo.

Da-song, anda cá dizer olá. Este é o Sr. Kevin!

Aquela é uma seta índia, mandámo-la vir dos Estados Unidos.

Ele anda obcecado por índios desde o ano passado.

Índios? Tem personalidade de um fanboy?

Bom, é excêntrico e distrai-se facilmente.

O Da-song é um artista por natureza. Ora veja este quadro.

É tão metafórico. Muito forte mesmo!

É, não é? Você tem olho para isto.

É um chimpanzé, não é?

Um autorretrato.

Claro!

Assumindo que já teríamos os parágrafos com o argumento 1 e o argumento 2 do que seria um texto de opinião sobre a vandalização da estátua do Padre Vieira no Largo Trindade Coelho, escreve agora os parágrafos de Introdução e de Conclusão. A tinta. Cerca de 75 palavras cada parágrafo.

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TPC — Porei em Gaveta de Nuvens mais tarde (aliás, chamá-los-ei brevemente à Classroom para pequena tarefa).

 

 

Aula 13-14 (10 [1.ª], 11 [3.ª], 12 [4.ª], 13/out [5.ª]) Sobre recente Nobel da literatura, Jon Fosse; sobre recente Camões, João Barrento. Correção dos questionários de compreensão (sinónimos) feitos na aula anterior. Explicação de pontos prévios necessários à compreensão do «Sermão de Santo António» (Santo vs. Padre); cfr. Apresentação.

Na p. 26 do manual, em «Educação literária», vê a didascália inicial do «Sermão de Santo António [aos Peixes]». É uma contextualização, feita só quando os muitos sermões foram reunidos para publicação. Não fazia parte, portanto, do discurso pregado na igreja.

Reescreve em português atual essa didascália, colocando as frases na sua ordem mais natural, trocando as palavras que pareçam antiquadas, traduzindo a epígrafe latina.

SERMÃO DE SANTO ANTÓNIO

PREGADO

Na cidade de S. Luís do Maranhão, no ano de 1654.

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Vós sois o sal da terra (Mateus, 5, 13)



Completa a legenda dos verbetes:

As palavras «pregado» e «pregou» são formas do verbo «_______» {indica também o número que identifica a cabeça do verbete}. O étimo deste verbo é a palavra latina (aliás, do latim falado por religiosos, o latim dito eclesiástico) «_______». Não se confunde este verbo com o seu _______ {homógrafo / homónimo / homófono} «_______», já que, tal como o nome que dele deriva, «pregador», se pronuncia com E aberto (é), cuja representação fonética é ___, enquanto o verbo cuja primeira aceção é ‘_________’ e cujo étimo, também latino, é «_____» se diz com um E que quase não se ouve (e), representado no alfabeto fonético por um ___.

Tirei as frases seguintes do trecho de Parasitas que estivemos a ver. Não copio o diálogo na íntegra nem tenho a certeza de não ter trocado a ordem de algumas frases. Classifica os atos de fala (expressivo, compromissivo, declarativo, diretivo, assertivo); cfr. p. 362.

— Sente-se e aguarde aqui.

— Está contratado, Sr. Kim.

— Quero comer pêssegos.

— Então é verdade. Que triste!

— Ela disse que lhe foi diagnosticada tuberculose ativa.

— As pessoas ainda apanham tuberculose?

— E ela a lançar perdigotos, a cozinhar, a lavar a louça...

— Eu não mencionarei a tuberculose: invento uma desculpa qualquer para a despedir.

— Já lavou as mãos?

No site da Paróquia de Sant’Ana (Vinhedo, Campinas, São Paulo, Brasil, América do Sul, Terra, Universo), dão-se-nos a conhecer vinte e um milagres de Santo António. O quarto é o milagre do sermão aos peixes, a cujo relato acrescentei duas intervenções da minha lavra. Lê, riscando o que penses serem essas intervenções escusadas.

[4. Milagre do sermão aos peixes]

Santo António foi pregar na cidade de Rimini, onde dominavam os hereges, que resolveram não o ouvir. Frei António subiu ao púlpito e quase todos se retiraram e fugiram. Não esmoreceu e pregou aos que tinham ficado. Inflamado pela inspiração divina, falou com tal energia, que os hereges presentes reconheceram os seus erros e resolveram mudar de vida. Mas o Santo não estava contente com esse resultado parcial. Retirou-se para orar em solidão, pedindo ao Altíssimo que toda a cidade se convertesse.

Saindo do retiro, foi direto às praias do Mar Adriático e, em altos brados, clamou aos peixes que o ouvissem e celebrassem com louvores ao seu supremo Criador, já que os homens ingratos não o faziam. Diante daquela voz imperiosa, apareceram logo os incontáveis habitantes das águas, distribuindo-se ordenadamente, cada qual com os da sua espécie e tamanho (dum lado, as baleias; do outro, as pescadinhas de rabo na boca; do outro, os douradinhos do Capitão Iglo). Os peixes ergueram suas cabeças da água e ficaram longo tempo imóveis, a ouvi-lo (e, nas suas cabecinhas de peixes, alguns, como se fossem alunos da ESJGF, pensaram: «que secante!»).

Os títulos dos outros milagres de Santo António citados no mesmo site são:

«1. Os pássaros e a plantação»;

«2. O jumento curva-se diante da eucaristia»;

«3. Livro roubado»;

«5. O prato envenenado»;

«6. Milagre da bilocação»;

«7. Controlo sobre o tempo»;

«8. Santo António cura um louco»;

«9. Menino salvo pela fé»;

«10. Criada caminha sob forte chuva sem molhar as roupas»;

«11. Santo António ressuscita um morto»;

«12. Salvou um homem da morte por esmagamento»;

«13. Cura de um menino paralítico»;

«14. O menino Jesus aparece ao Santo»;

«15. Santo António reconstitui um pé decepado»;

«16. Morto fala em defesa do pai de Santo António»;

«17. Recupera os cabelos arrancados de uma mulher»;

«18. Conserva um corpo intacto e faz nascer uvas numa videira sem frutos»;

«19. Anel desaparecido do Bispo de Córdova é recuperado»;

«20. Ajuda um bispo a recuperar papéis perdidos»;

«21. O casamento da jovem».

Depois de leres «4. Milagre do sermão aos peixes», cria, no mesmo estilo, o relato de um dos outros vinte milagres de Santo António na lista dada. Extensão será semelhante (pelo menos, umas cento e cinquenta palavras). No teu relato (inventado, é claro), não é necessário que Santo António viva na Idade Média, pode o contexto ser contemporâneo. A tinta.

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TPC — Relanceia, em Gaveta de Nuvens, alguns dos milagres de Santo António cujos títulos ficaram em cima. Entretanto, pus na Classroom uma tarefa a que deves responder ao longo da semana.

 

 

Aula 15-16 (11 [1.ª], 16 [5.ª, 3.ª], 17/out [4.ª]) Correção de «Questionários de Proust». Apresentação do quadro de capítulos do «Sermão» (cfr. Apresentação).

Audição de crónica radiofónica («Lugares comuns», Antena 1) sobre «Ser o sal da terra».

Lendo o capítulo I do «Sermão de Santo António» (pp. 26-27), completa. (Tenta fazer individualmente e, para já, evita ir conversando com os colegas.)

[linhas 1-12] Cristo diz serem os pregadores o _______. Tal como o sal preserva (os alimentos), os pregadores deviam impedir a ________. Mas, se há tantos ________, como se justifica que haja tanta corrupção? Várias hipóteses (e bifurcadas): ou os pregadores não pregam a ______ ou os _______ não a querem; ou os pregadores não fazem o que _______ e os seus ouvintes preferem imitá-los nas _______ e não nas palavras; ou os pregadores pensam mais neles do que em ________ ou os ouvintes, em vez de seguirem os preceitos da religião, preferem reger-se pela sua _______ imediata.

[ll. 13-21] Então, o que se há de fazer aos _______, que não evitam a corrupção, e aos ouvintes, que não se deixam _______? Como disse Cristo, se os pregadores não cumprem bem, pelas palavras ou pelos _______, o melhor será _______.

[ll. 22-39] E que se há de fazer aos _______? Santo António, perante um público que não lhe ligava, abandonou-o e foi pregar aos _______.

[ll. 40-50] Retomando o ‘conceito predicável’: Santo António foi até mais do que «sal da terra», foi também «sal do _____», já que pregou a _______. Mas o autor não quer relatar o que se passou com Santo António, antes acha que, nos dias dos santos — lembremos: era dia 13 de junho, dia de Santo António —, se deve é ______-los.

[ll. 51-55] Por isso, o orador, o Padre António Vieira, vai também _______ aos peixes; para tanto, invoca _______, cuja etimologia, supostamente, se ligaria ao mar (na verdade, esta etimologia é falsa).

Se houver tempo, resolve os pontos de gramática da p. 29:

1.

1. = ___; 2. = ___; 3. = ___; 4. = ___; 5. = ___.

2. = ___.

3. = ___.

4. = ___.

Resolve a correspondência entre recursos estilísticos e estes passos:

a. «Muitas vezes vos tenho pregado nesta Igreja, e noutras, de manhã, e de tarde, de dia, e de noite, sempre com doutrina muito clara, muito sólida, muito verdadeira» (ll. 46-48)

b. «os Pregadores dizem uma coisa e fazem outra» (ll. 8-9)

c. «sois o sal da terra» (l. 1)

d. «Começam a ferver as ondas» (l. 37)

e. «qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção» (ll. 4-5)

f. «António pregava, e eles ouviam» (l. 39)

g. «Vós» (l. 1)

h. «Ou é porque o sal não salga [...]. Ou é porque o sal não salga» (ll. 5-6)

i. «começam a concorrer os peixes, os grandes, os maiores, os pequenos» (ll. 3-38)

1. Interrogação retórica = ___

2. Apóstrofe = ___

3. Personificação = ___

4. Gradação = ___

5. Anáfora = ___

6. Enumeração = ___

7. Antítese = ___

8. Alegoria = ___

9. Metáfora = __

[Exercício tirado de Palavras 11, Porto, Areal, 2016]

 

Transcrevo o grupo III do exame nacional de Português de 2023 (1.ª fase):

«Nunca tantos de nós dirigiram o olhar maioritariamente para baixo. Um olhar focado em pequenos ecrãs que operamos com as nossas mãos e que nos tornam por vezes cada vez mais isolados. Num mundo que é cada vez mais global, mas por vezes tão conectadamente desconectado.»

David Sobral, Qual É o Nosso Lugar no Universo?, Lisboa, Planeta, 2022, p. 21.

Num texto de opinião bem estruturado, com um mínimo de duzentas e um máximo de trezentas e cinquenta palavras, defenda uma perspetiva pessoal sobre a posição assumida por David Sobral quanto ao impacto da tecnologia nas relações humanas.

No seu texto:

− explicite, de forma clara e pertinente, o seu ponto de vista, fundamentando-o em dois argumentos, cada um deles ilustrado com um exemplo significativo;

− formule uma conclusão adequada à argumentação desenvolvida;

− utilize um discurso valorativo (juízo de valor explícito ou implícito).

 

Nos grupos III de exame, costumam sair ora textos de opinião ora apreciações críticas. Tentemos agora escrever uma apreciação crítica. Lê o que é pedido na p. 44 do manual, no ponto 1 de «Escrita». (Vê também o enquadrado rosa.)



Dou-te os começos da introdução e da conclusão e uma parte final do desenvolvimento.

O cartoon de Vasco Gargalo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

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Este cartoon permite fazer uma ponte para o capítulo IV do Sermão de Santo António, na medida em que a situação representada revela que os mais frágeis são constantemente explorados pelos mais poderosos e que as desigualdades e a exploração do homem pelo homem continuam nos dias de hoje, apesar do progresso da civilização, em tantas outras áreas.

Assim, com esta imagem e com a sua simbologia, . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

TPC — Relanceia o glossário de termos sobre o sermão que pus em Gaveta de Nuvens («alegoria», «conceito predicável», «exórdio»). Também aconselho muito que vás passando os olhos pelos excertos ensaísticos nas imediações das páginas que estivermos a ler em aula.

 

 

Aula 17-18 (17 [1.ª], 18 [3.ª], 19 [4.ª], 20/out [5.ª]) Correção de milagres de Santo António criados; ainda ex-votos e Hubert Reeves. (Cfr. Apresentação.)

Na última aula, lemos o início do «Sermão de Santo António [aos Peixes]», do Padre António Vieira. Esse primeiro capítulo corresponde ao exórdio.

Partindo da citação «Vós sois o sal da terra» (Vos estis sal terræ) — o conceito predicável —, o Padre António Vieira constatava que os pregadores não exerciam bem o seu papel (ou os ouvintes não se deixavam catequizar). Assim — e porque se estava a 13 de junho, dia de Santo António —, o orador decide imitar o que fizera o grande santo português, que pregara a peixes quando os homens não o queriam ouvir. Também Vieira, no seu sermão de 13-6-1654, proferido em São Luís do Maranhão, se dirige aos peixes.

Vamos ver o que o manual reproduz do segundo capítulo (pp. 30-31). Vai lendo as linhas que indico e respondendo de imediato. Não queiras decifrar todas as palavras, tenta inferir o seu sentido. De qualquer modo, ficam aqui alguns significados, além daqueles que tens no próprio manual:

8: «o são» = ‘o que está são, o que é saudável, bom’ | 11: «louvar» = ‘elogiar’ |11: repreender = ‘criticar’ | 19-20: «os mais» = ‘os em maior número’ | 24: «adulação» = ‘bajulação’ | 25: «púlpito» = ‘tribuna do orador na igreja’ | 29: «quietação» = ‘sossego, tranquilidade’ | 34: «concurso» = ‘afluência’ | 35: «tiveram» = ‘tivessem’ | 48: «afora aquelas aves» = ‘além daquelas aves’ | 50: «açor» = ‘ave de rapina’ | 54: «pegos» = ‘sítios mais fundos’ | 55: «fie» = ‘confie’ | 57: «deitam» = ‘atribuem’ | 61: «trato» = ‘convivência’ | 63: «muito embora» = ‘em muito boa hora’ | 65: «cepo» = ‘tronco’.

linhas 1-6

Pregar a peixes tem uma desvantagem: é os peixes não se _______; porém, isso sucede com tanta gente, que já não se pode considerar caso especial.

Passa para português contemporâneo: «pelos encaminhar sempre à lembrança destes dois fins» (l. 6) — no fundo, vais desfazer a contração de preposição e pronome:

___________ sempre à lembrança destes dois fins (Céu e Inferno).

linhas 7-15

Sintetiza este segundo parágrafo, completando a resposta a seguir.

Em função de duas qualidades que tem o sal — conservar e ______ —, também o autor divide o seu sermão em __________. Na primeira, elogiará ___________ ; ______ , __________. (Com efeito o «Sermão [...]» pode repartir-se em «louvores» (elogios) — caps. II-III — e «repreensões» — caps. IV-V —, como se vê no quadro da p. 25.)

linhas 16-71

Esta parte do texto é um rol de qualidades dos peixes. Preenche os itens, sintetizando esses elogios feitos aos peixes:

l. 2: ouvem e não falam

ll. 17-19: foram as ______ criaturas viventes e sensitivas

ll. 19-20: são os animais em _______ quantidade e os _______

ll. 27-28: acudiram ___________ pela honra de Deus

ll. 28-29: ouviram Santo António com __________

ll. 43-44: ______________

ll. 55-56: nenhum _______ nos homens; todos _______ dos homens

Identifica a «virtude» dos peixes salientada no último parágrafo (ll. 43-71) e diz que mensagem, através desse louvor, o pregador pretende transmitir aos seus ouvintes verdadeiros.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Para exemplificar alegoria, assistência a Monty Python, O sentido da vida («a ceifeira»):

Na parte do «Sermão de Santo António» que vimos hoje, expressões como o vocativo «irmãos peixes» (l. 7) ou «vosso Pregador Santo António» (l. 10) ajudam a criar o dispositivo alegórico que o orador já anunciara (fingir pregar a peixes). Desenvolve esta ideia num comentá-rio de 100 palavras que inclua as palavras (que sublinharás) «alegoria», «pregador», «ouvintes», «Santo António», «peixes», «Padre António Vieira», «colonos».

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

TPC — Estuda, revê, esta interpretação conduzida do início do «Sermão de Santo António», do Padre António Vieira.

 

 

Aula 19-20 (18 [1.ª], 23 [3.ª, 5.ª], 24/out [4.ª]) Audição do início do cap. 2 do «Sermão» (por Ary dos Santos):

A prova de exame de 2019 (1.ª fase) incluía estas perguntas sobre o «Sermão de Santo António», do Padre António Vieira:

Grupo I — Parte B

Leia o texto. Se necessário, consulte as notas.

Falando dos peixes, Aristóteles diz que só eles, entre todos os animais, se não domam nem domesticam. Dos animais terrestres, o cão é tão doméstico, o cavalo tão sujeito, o boi tão serviçal, o bugio1 tão amigo ou tão lisonjeiro, e até os leões e os tigres com arte e benefícios se amansam. Dos animais do ar, afora aquelas aves que se criam e vivem connosco, o papagaio nos fala, o rouxinol nos canta, o açor nos ajuda e nos recreia; e até as grandes aves de rapina, encolhendo as unhas, reconhecem a mão de quem recebem o sustento. Os peixes, pelo contrário, lá se vivem nos seus mares e rios, lá se mergulham nos seus pegos2, lá se escondem nas suas grutas, e não há nenhum tão grande que se fie do homem, nem tão pequeno que não fuja dele. Os Autores comummente condenam esta condição dos peixes, e a deitam à pouca docilidade ou demasiada bruteza; mas eu sou de mui diferente opinião. Não condeno, antes louvo muito aos peixes este seu retiro, e me parece que, se não fora natureza, era grande prudência. Peixes! Quanto mais longe dos homens, tanto melhor; trato e familiaridade com eles, Deus vos livre! Se os animais da terra e do ar querem ser seus familiares, façam-no muito embora, que com suas pensões3 o fazem. Cante-lhes aos homens o rouxinol, mas na sua gaiola; diga-lhes ditos o papagaio, mas na sua cadeia; vá com eles à caça o açor, mas nas suas piozes4; faça-lhes bufonerias5 o bugio, mas no seu cepo; contente-se o cão de lhes roer um osso, mas levado onde não quer pela trela; preze-se o boi de lhe chamarem fermoso ou fidalgo, mas com o jugo sobre a cerviz6, puxando pelo arado e pelo carro; glorie-se o cavalo de mastigar freios dourados, mas debaixo da vara e da espora; e se os tigres e os leões lhes comem a ração da carne que não caçaram nos bosques, sejam presos e encerrados com grades de ferro. E entretanto vós, peixes, longe dos homens e fora dessas cortesanias7, vivereis só convosco, sim, mas como peixe na água. De casa e das portas adentro tendes o exemplo de toda esta verdade, o qual vos quero lembrar, porque há Filósofos que dizem que não tendes memória.

Padre António Vieira, Sermão de Santo António (aos peixes) e Sermão da Sexagésima, edição de Margarida Vieira Mendes, Lisboa, Seara Nova, 1978, pp. 73-74.

Notas

1 bugio – espécie de macaco. || 2 pegos – locais onde os rios ou os mares são mais profundos. || 3 pensões – obrigações; encargos. || 4 piozes – correntes colocadas nas patas de algumas aves de caça. || 5 bufonerias – graçolas; caretas. || 6 cerviz – parte posterior do pescoço. || 7 cortesanias – hábitos de cortesãos.

4. «Os Autores comummente condenam esta condição dos peixes, e a deitam à pouca docilidade ou demasiada bruteza; mas eu sou de mui diferente opinião.» (linhas 8 a 10). Justifique a opinião de Vieira relativamente aos peixes, tendo em conta a comparação entre o comportamento dos peixes e o dos outros animais (linhas 1 a 11).

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

5. «Peixes! Quanto mais longe dos homens, tanto melhor; trato e familiaridade com eles, Deus vos livre!» (linhas 11 e 12). Comprove a pertinência dos exemplos apresentados por Vieira (linhas 12 a 21) para fundamentar este conselho dado aos peixes.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

6. Complete as afirmações abaixo apresentadas, selecionando da tabela a opção adequada a cada espaço. Na folha de respostas, registe apenas as letras e o número que corresponde à opção selecionada em cada um dos casos.

Um dos objetivos da oratória é delectare, ou seja, agradar ao auditório; para o alcançar, nas linhas 13 a 20 [«Cante-lhes [...] ferro.»], entre outros processos, Vieira socorre-se de uma construção na qual existe uma ___a)___, que contribui para uma evidente ___b)___ do discurso.

a)

b)

1. estrutura paralelística ou simétrica

1. plausibilidade

2. enumeração de conselhos aos homens

2. complexidade

3. alternância entre frases simples e complexas

3. descontinuidade

4. sucessão de hipérboles

4. musicalidade

Avaliar a coerência de um texto implica verificar se nele se cumprem os princípios (vê as definições na p. 368) da

relevância,

não contradição,

não tautologia (ou não redundância).

Nos sketches que veremos (série Lopes da Silva) são infringidos alguns daqueles princípios, o que faz que a situação seja incoerente e percebida como absurda. É claro que essas infrações, neste caso, são propositadas — é a falta de coerência que torna tudo risível.

Completarás o quadro com relevância, não contradição, não tautologia (ou não redundância).

Inspetor que não sabe fazer perguntas

As perguntas do inspetor não têm relação com a informação anterior, não são pertinentes, não se cumprindo o princípio da _______.

Falta por motivos profissionais

No início, a intervenção do funcionário preguiçoso é insuficiente em termos de informação («Passa-se isto assim, assim»). Há depois expressões «circulares», a que falta informação («Não posso vir ao emprego por motivos profissionais» é quase um pleonasmo), o que corresponde a quebra do princípio de ________.

O que eu gosto do meu Anselmo!

Quando Anselmo, pouco depois de ter enaltecido o amor que os unia, diz que a mulher nem gosta dele, infringe o princípio da _______.

Bode expiatório

O empregado que arca com as culpas de todas as incompetências no escritório repete «A culpa foi minha. Não há desculpa para o que fiz. Se alguém deve ser responsabilizado, sou eu. É impressionante a minha irresponsabilidade!». Podemos reconhecer aqui uma infração ao princípio da _______.

Filho do homem a quem parece que aconteceu não sei quê [e genérico do episódio]

Tanto o pai como o filho, ao «pronominalizarem» muito, omitindo palavras com referentes percetíveis, tornam a comunicação inviável, por falta de clareza. Falha, de novo, o princípio da ________, uma vez que não há progressão na informação que nos é dada. No genérico final, também falha o mesmo princípio, mas por demasiadas repetições.

Sabes onde há gajas boas?

A insistência na pergunta inicial, até nos cansarmos de tanta repetição e da ênfase na bondade das «gajas», é uma infração ao princípio da _________. Atenta-se também contra o princípio da _________, porque a pergunta implicava que quem a fazia soubesse a resposta, o que, inesperadamente, não sucede.

Chamada por engano

Na conversa entre jornalista e senhora da Venda Nova falha sobretudo o princípio da _______, na medida em que a interlocutora insiste em fazer pedidos («dispensava-me o seu bidé?») que não servem o objetivo do telefonema (falar do Iraque), estão à margem do tópico central.

Conversa na esplanada

Os amigos não se interessam pela história do indivíduo que tem uma alface de estimação: desviam-se para outro assunto («É o Edmundo?»; «São 4h34») ou não percebem o que está a ser defendido («há alfaces tenrinhas»; «se fosse uma alface lisa»). Infringem o princípio da _______.

Bomba a bordo

O insólito resulta de comissário e comandante agirem como se não detivessem um saber comum (‘bombas não são desejáveis’), o que viabiliza a interação com o bombista.





O anúncio em cima é bom pretexto para aplicarmos a noção de «polissemia» (e as de «aceções», «campo semântico», «sentido conotativo»). O slogan deste texto publicitário assenta numa estratégia de exploração do valor polissémico de «sermão».

Explica essa estratégia num comentário com cerca de cem palavras, aproveitando o verbete de dicionário reproduzido à direita e não deixando de usar os termos que assinalei a negro.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

[adaptado do manual Expressões 11]

TPC — Escreve o pequeno texto (com cinco funções sintáticas) que te será pedido numa pergunta a que serás chamado via Classroom.

 

 

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