Thursday, September 08, 2022

Planos de aula

Aula 1-2 (14 [4.ª], 16 [3.ª, 1.ª], 19/set [5.ª])

(15)       Informações sobre aspetos com utilidade para todo o ano (material; manual; sala; blogue).

(10)       Preenchimento de folhas da caderneta do professor (com desenho de retrato-emblema).

(15)       Leitura de parágrafos sobre autores com textos no manual, para conjeturar acerca da sua veracidade.

(20)      Correção comentada (e escrutínio de quem errou menos).

(5)         Assistência a «Apresentação de Bruno Nogueira», Último a sair.

(25)      Redação de parágrafos em registo idêntico (e também na 3.ª pessoa), mas de caráter autobiográfico.

 

Aula 3-4 (19 [3.ª, 1.ª], 20/set [5.ª, 4.ª])

(15)       Sobre textos devolvidos (feitos na última aula); e ainda sobre aulas.

(20)      Resolução de palavras cruzadas sobre escola, aulas de Português, etc.

(15)       Correção; ainda sobre programas e aula. (Apuramento do primeiro a terminar.)

(5)         Assistência a trecho de episódio de Bruno Aleixo com Busto a discorrer sobre modos literários (formas naturais da literatura).

(5)         Explicação acerca de modos, géneros, subgéneros.

(5)         Preenchimento de tabela com modos [e géneros (e tipos)] de textos do programa.

(5)         Correção.

(20)      Redação de pequenos trechos de cada um dos três modos [,melhorando-os depois em casa].

 

Aula 5-6 (21 [4.ª], 23 [3.ª, 1.ª], 26/set [5.ª])

(10)       Sequências do manual e calendário. Ir pensando no Projeto de leitura (só modo narrativo).

(10)       Aspetos da citação na p. 18: como citaríamos os últimos quatro versos na p. 262? (Dar vista de olhos na p. 18, 2); recolha dos tepecês.

(10)       Leitura de definições e resolução de exercício sobre protótipos textuais.

(5)         Correção.

(25)      Assistência a sketches (Série Barbosa) para escolher protótipos textuais que lhes correspondem.

(30)      Redação de fragmentos (exemplificativos dos vários tipos textuais, todos relacionáveis com o próprio autor).

 

Aula 7-8 (26 [1.ª, 3.ª], 27/set [4.ª, 5.ª])

(10)       Correção de redações com os três modos literários.

(25)      Questionário de compreensão sobre «Louvor do livro» (p. 12).

(10)       Criação de acróstico sobre ‘Livro’.

(10)       Assistência a sketches com figuras de estilo («Jesus ensaia figuras de estilo» (Barbosa) sobretudo, e «Que figura de estilo está Manuel Ferreira Leite a usar?» (Zé Carlos)).

(15)       Preenchimento de definições (ou redação de abonações de figuras).

(17)       Correção (comentada), seguida de exemplos com notícias.

(3)         Assistência a vídeo do PNL e classificação.

 

Aula 9-10 (28 [4.ª], 30/set [3.ª, 1.ª], 3/out [5.ª])

(20)      Correção do questionário sobre «Louvor do livro».

(15)       Leitura do texto A da p. 22 e de «Novos trovadores», por Kalaf, para resolver item fechado e lacunas em curto texto-síntese.

(10)       Correção com a explicação sobre a metáfora «Novos trovadores» e campo lexical (vs. associação de ideias).

(10)       Criação de séries por associação de ideias (para «Música»), a partir de exemplo dado (de «Kalaf»).

(10)       Audição de algumas séries (para registo de seis palavras).

(25)      Redação em «logo-rali» (parágrafo acrescentado ao texto lido, com inclusão obrigatória de seis palavras antes aleatoriamente reunidas).

 

Aula 11-12 (3 [1.ª, 3.ª], 4/out [4.ª, 5.ª])

(10)       Devolução e correção de fragmentos com cada tipo textual.

(15)       Resposta a itens de «tradução» e compreensão global de «Ondas do mar de Vigo» (p. 28), de Martim Codax.

(13)       Correção e explicação do paralelismo; e itens de gramática.

(12)       Completamento de síntese a propósito do sketch «Dicionário Português-Manuelmachadês»; correção.

(15)       Redação de resposta para comparação de «Ondas do mar de Vigo» e poema de Adília Lopes («Nas ondas do mar de Vigo»).

(5)         Leitura de solução possível em slide.

(20)      Escrita de poema ao estilo de Pedro de Santarém.

 

Aula 13-14 (7 [1.ª, 3.ª], 10 [5.ª], 11/out [4.ª])

(10)       Correção de tarefas que se devolviam; menção de Annie Ernaux, recém-laureada com o Nobel da literatura.

(5)         Audição de «Ondas do Mar de Vigo» (e características do vocalismo do português antigo); o Pergaminho Vindel.

(5)         Assistência a «Pica do 7».

(15)       Preenchimento de tabela comparativa entre cantiga de amigo de Martim de Ginzo e canção «O Pica do Sete»; e de síntese sobre «pica», palavras homónimas, aceções, campo semântico; reconstrução de cantiga da p. 31.

(15)       Correções.

(25)      Redação de continuação de inícios de trechos em torno de situação de «Pica do Sete».

(15)       Assistência a início de Paterson, de Jim Jarmusch.

 

Aula 15-16 (10 [1.ª, 3.ª], 11 [5.ª], 12/out [4.ª])

(10)       Correções acerca do poema ao estilo de «Pedro de Santarém».

(5)         Audição de versões musicadas de «Ai flores, ai flores do verde pino», de D. Dinis.

(20)      Compreensão de «Ai flores, ai flores do verde pino» (p. 32), para acrescentar quatro coblas finais.

(5)         Correção.

(5)         Assistência a sketch (série Lopes da Silva) com formas verbais arcaicas (ou falsamente arcaicas): «Apóstolo corrige Jesus».

(10)       Resolução de tabela a propósito do sketch; correção.

(5)         Audição de «Olhos nos olhos», de Chico Buarque.

(20)      Redação-comentário em torno de semelhanças e diferenças relativamente às cantigas de amigo.

(5)         Assistência a publicidade sobre Irão (e ironia e antítese).

 

Aula 17-18 (14 [1.ª, 3.ª], 17 [5.ª], 18/out [4.ª])

(10)       Explicação sobre correção de escritos que se entregavam.

(10)       Resolução de item de sobre características de conteúdo das cantigas de amigo (1 da p. 34).

(5)         Correção.

(5)         Reconstituição de cantiga de D. Dinis; correção.

(8)         Resolução de exercício em torno de flexão do pretérito perfeito, a partir do sketch «Castigadores da parvoíce».

(2)         Correção.

(10)       Audição de «Às vezes (Escuto e Observo Erros de Português)», e preenchimento de tabela sobre os erros em causa.

(10)       Correção.

(20)      Criação de cantiga de amigo com contexto contemporâneo.

(10)       Assistência a trecho de Paterson.

 

Aula 19-20 (17 [1.ª, 3.ª], 18 [5.ª], 21/out [4.ª])

(20)      Correções de trabalhos. Sobre critérios específicos de avaliação em Português.

(10)       Assistência a clip de Capicua, «Vayorken», para resolver questões de compreensão do oral; correção.

(5)         Assistência a «tesourinho deprimente» (Diz que é uma espécie de magazine) em torno de «p’tanto» e «‘samente» (para exercício em torno de processos fonológicos).

(10)       Preenchimento de quadro em torno de processos fonológicos.

(10)       Correção.

(25)      Redação de fragmentos (de prosa, poesia, prosa poética), a partir de bandas sonoras ouvidas.

(10)       Assistência a trecho de Paterson.

 

Aula 21-22 (21 [1.ª, 3.ª], 24 [5.ª], 25/out [4.ª])

(10)       Correção de trabalho de criação de cantiga de amigo moderna.

(20)      Leitura de texto expositivo sobre cantigas de amor, para acrescentar preposições em falta; preenchimento de quadro com preposições e contrações.

(10)       Correções.

(12)       Assistência a sketches em torno de questões relacionadas com preposições e regências, para preenchimento de sínteses.

(5)         Correção.

(20)      Redação de texto em prosa com características idênticas a poema de Paterson.

(12)       Assistência a trecho de Paterson.

 

Aula 23-24 (24 [1.ª, 3.ª], 25 [5.ª], 26/out [4.ª])

(15)       Correção dos textos inspirados em bandas sonoras (incluindo trailers).

(15)       Compreensão (oral + escrita) de «A cantiga de amor e a cantiga de amigo: espaços, protagonistas e circunstâncias», para preenchimento de quadro comparativo.

(5)         Correção.

(10)       Preenchimento de tabela em torno de «Proençaes soem mui bem trobar», de D. Dinis mas na adaptação de Natália Correia, e de «Balada do desajeitado», dos DA.M.A..

(10)       Correção e assistência a clip de D.A.M.A.

(20)      Redação de poema, em versos sem rima, cujo título seja «Quedas de água», «Cai a água» (começar por ver poema de 16.3017-15?).

(15)       Assistência a trecho de Paterson.

 

Aula 25-26 (28 [1.ª, 3.ª], 31/out [5.ª], 2/nov [4.ª])

(10)       Correções de escritos que se entregavam (poema com o título «Quedas de água» ou «Cai água»).

(25)      Questionário de compreensão sobre «O amor, via Twitter» (p. 53).

(20)      Compreensão da cantiga de amor «Se eu pudesse desamar» (p. 52), através da passagem para prosa, com adoção de ordem natural das palavras e substituição de palavras difíceis.

(8)         Correção.

(7)         Assistência a sketch para contrastar maneira de ver o amor em três situações (cantigas de amigo, cantigas de amor, «O que eu gosto do meu Anselmo».

(5)         Correção.

(15)       Assistência a trecho de Paterson.

 

Aula 27-28 (31/out [1.ª, 3.ª], 7 [4.ª], 8/nov [4.ª])

(5)         Audição, seguida de resolução de sentidos, de crónica de Mafalda Lopes da Costa sobre «Dizer cobras e lagartos».

(5)         Preenchimento de itens sobre étimos, convergentes, campos semântico e lexical.

(5)         Correção; exposição sobre a classificação de «Cantigas de escárnio e maldizer».

(10)       Compreensão de «Ai, dona fea, fostes-vos queixar», através de perguntas muito localizadas e de comparação com versão moderna de Natália Correia (e ouvindo recriação de Ary dos Santos e ainda a de Luís Gaspar).

(10)       Exercício sobre mesóclise (próclise e ênclise) e ligações verbo-pronome; correção.

(8)         Assistência a sketches com caracterizações depreciativas também («Dia em que se pode chamar nomes aos colegas» e «A tua camisa é feia», Lopes da Silva) e resolução de tabela.

(10)       Correção e explicação sobre a classe do adjetivo (qualificativo; versus numeral [e relacional]).

(5)         Audição de crónica de Bruno Nogueira (no programa «Tubo de ensaio»

(15)       Comentário em torno de «Tubo de ensaio» de Bruno Nogueira.

(10)       Assistência a trecho de Paterson.

 

Aula 29-30 (4 [1.ª, 3.ª], 8 [5.ª], 9/nov [4.ª])

(17)       Correção de questionário de compreensão.

(3)         Assistência a trailer de Linhas Tortas.

(25)      Redação de frases-resumo de cada um dos parágrafos de «Amor e batatas» (p. 55).

(5)         Correção.

(5)         Assistência a trechos de Citizen Kane (com «Rosebud»).

(20)      Redação de início de Alfabeto Pessoal.

(15)       Assistência a Paterson.

 

Aula 31-32 (7 [1.ª, 3.ª], 14 [5.ª], 15/nov [4.ª])

(10)       Correção de redações de textos em prosa inspirados em poema de Paterson.

(25)      Resolução de questionário de compreensão sobre texto de Pedro Mexia (em torno de Paterson).

(10)       Resolução de item 2 da p. 57 (com processos fonológicos).

(5)         Correção.

(5)         Audição de «Primeiro beijo» (Rui Veloso/Carlos Tê).

(20)      Comentário comparativo (cartoon na p. 64 e «Primeiro beijo»/cantigas de escárnio e maldizer, cantigas de amigo e cantigas de amor).

(15)       Assistência a final de Paterson.

 

Aula 33-34 (11 [1.ª, 3.ª], 15 [5.ª], 22/nov [4.ª])

(5)         Correção de comentário feito na última aula.

(15)       Depois de audição de canção com cantiga de Bernal de Bonaval «A dona que eu am’e tenho por senhor» (p. 44), compreensão de versão modernizada, através de acrescentos de clíticos; correção.

(10)       Redação de item de composição sobre relação entre a cantiga e tiras de banda desenhada na mesma página do manual; resolução de itens de gramática.

(10)       Correções.

(3)         Relance (com explicação/audição) a «Roy Queimado morreu com amor» (p. 59)

(12)       Assistência a passo de «Último a sair» (Bruno e Sónia sussurrando), para completar síntese sobre cantigas de amor; correção.

(20)      Assistência a trechos de episódios de 1986, para resolver síntese.

(15)       Redação de poema/texto em prosa poética, incorporando versos de canções.

 

Aula 35-36 (14 [1.ª, 3.ª], 21 [5.ª], 23/nov [4.ª])

(20)      Correção do questionário de compreensão sobre «Paterson», de Pedro Mexia. Explicação sobre anáforas.

(7)         Assistência a Bean, Um autêntico desastre.

(10)       Resolução de exercício a partir do discurso de Bean sobre a «A mãe de Whistler», em torno de transcrição do oral versus escrito; e antecedentes de pronomes.

(8)         Assistência a Bean, Um autêntico desastre.

(10)       Correção, incluindo alusão a deíticos.

(8)         Assistência a Bean, Um autêntico desastre.

(27)       Redação de discurso-apreciação crítica acerca de pintura distribuída.

 

Aula 37-38 (22 [5.ª], 26 [1.ª, 3.ª], 29/nov [4.ª])

(10)       Devolução de poemas com incorporação de versos de canções.

(20)      Assistência a vídeo de «Meu amor de longe», por Raquel Tavares, e relance a cantiga de amigo de Bernal de Bonaval, «Fremosas, a Deus grado, tam bom dia comigo» (p. 42), para resolver síntese da cantiga e completar tabela comparativa (p. 43).

(20)      Exercícios sobre anáforas.

(15)       Criação de referências bibliográficas e preparação de tepecê.

(5)         Assistência a clip educativo «What makes poem a poem?».

(15)       Assistência a final de Bean.

 

Aula 39-49 (28 [5.ª, 1.ª, 3.ª], 30/nov [4.ª])

(10)       Explicação sobre verbos copulativos.

(10)       Assistência a trecho da reportagem «Viagem medieval em Santa Maria da Feira» para responder a 1 e 2 da p. 36; Repetição do clip. Correções; alertar pronúncias.

(15)       Cópia, em prosa, de «Bailemos nós já todas três, ai amigas».

(5)         Correção.

(10)       Assistência a sketch sobre pronúncias de padre, seguida de resolução.

(5)         Correção.

(13)       Assistência a poemas de O último a sair.

(5)         Escolha de versos mais poéticos; correção.

(17)       Redação de poema inspirado em «Paisagem/4», de Louise Glück.

 

Aula 41-42 (29/nov [5.ª], 2 [1.ª, 3.ª], 6/dez [4.ª])

(5)         Sobre os «alfabetos pessoais».

(20)      Redação de frases-sínteses de parágrafos de «Os nossos ambíguos» (p. 27), de Miguel Esteves Cardoso.

(10)       Correção.

(10)       Resolução de ficha sobre hiperonímia e holonímia.

(5)         Correção.

(10)       Assistência a trecho de «Último a sair», para resolver tarefa em torno de hiperónimos, hipónimos, holónimos, merónimos, etc.; correção.

(25)      Redação de escrito alfabético (sobre «Mundial»).

(5)         Assistência a trecho final de Bean.

 

Aula 43-44 (5 [1.ª, 3.ª, 5.ª], 7/dez [4.ª])

(5)         Entrega de poemas.

(5)         Audição de cantiga de romaria «Pois nossas madres vam a Sam Simom» (p. 38), por Pedro Barroso.

(5)         Audição de canção «Romaria das festas de Santa Eufémia» (Miguel Araújo).

(15)       Preenchimento de tabela para compreensão de ambos os textos; correção.

(15)       Mais um exemplo de variação linguística em sketch («Policiês/Português», série Fonseca); correção.

(15)       Ficha sobre termos relacionados com anáfora e coesão referencial (anáfora, catáfora, referente, correferentes); correção.

(5)         Correção.

(20)      Completamento de texto iniciado na aula anterior (escrito alfabético).

 

Aula 45-46 (6 [5.ª], 9 [3.ª, 4.ª], 13/dez [4.ª])

(15)       Correção do trabalho de apreciação crítica de pintura.

(25)      Questionário de compreensão de dois depoimentos sobre Fernão Lopes.

(30)      Redação de história em cem palavras.

(5)         Assistência a passo de A Canção de Lisboa.

(15)       Assistência a início de Expiação.

 

#

Aula 47-48 (12 [1.ª, 3.ª, 5.ª], 20/dez [4.ª])

(5)         Correntes d’escritas (preparativos de concurso).

(5)         Completamento de tabela sobre primeiro trecho de Expiação e contraste com Crónica de D. João I.

(5)         Correção comentada.

(10)       Audição de «6 de dezembro de 1383», para resolver «Letras prévias» (p. 80).

(5)         Correção.

(15)       Leitura/[Audição] da p. 81 (começo do cap. 11 da Crónica de D. João I), para preenchimento de coluna de grelha; correção.

(30)      Redação de lipograma em A «sobre um desporto de que gostes ou um hóbi ou interesse teu».

(15)       Assistência a trecho de Expiação e preenchimento de grelha; correção.

 

Aula 49-50 (13 [5.ª], 16/dez [1.ª, 3.ª], 3/jan [4.ª])

(20)      Correção do questionário de compreensão escrita de dois depoimentos sobre Fernão Lopes.

(25)      Assistência a 1.ª parte do filme Língua, Vidas em Português. para preencher tabela sobre variação e geografia do português.

(30)      Redação de resumo de parte do cap. 11 da Crónica de D. João I; correção.

(12)       Assistência a trecho de Expiação.

 

Aula 51-52 (19/dez [1.ª, 3.ª, 5.ª], 4/jan [4.ª])

(10)       Correções de contos em cem palavras.

(5)         Audição de leitura dramatizada de «Do Alvoroço» (ao mesmo tempo que se lia texto mais simplificado nos slides), identificando trocas perversas.

(35)      Redação de notícia.

(20)      Assistência a 2.ª parte de Língua e correção.

(10)       Assistência a trecho de Expiação.

(5)         Preenchimento de grelha; correção.

 

Aula 53-54 (20 [5.ª], 21/dez [4.ª], 6/jan [1.ª, 3.ª])

(5)         Sobre palavras do ano.

(10)       Assistência a primeira parte da série ‘Grandes livros’ sobre as Crónicas de Fernão Lopes.

(10)       Correção.

(5)         Explicação de noção de articulação narrativa (alternância, encadeamento, encaixe).

(20)      Assistência a trechos «portugueses» de O amor acontece.

(15)       Atribuição de adjetivos em função de ações de portugueses num trecho do filme e de nomes em função de comportamentos do povo em «Do alvoroço».

(15)       Correção (muito dialogada).

(5)         Assistência a fim de O Amor Acontece.

 

Aula 55-56 (3 [5.ª], 9/jan [1.ª, 3.ª], 10/jan [4.ª])

(15)       Correção da notícia correspondente a «Do alvoroço [...]»; + explicação do cerco.

(30)      Compreensão de «Das tribulações [...]» (em adaptação modernizada), através da localização de treze palavras intrusas e da correspondência a frases-títulos.

(10)       Correção.

(20)      Redação de comentário a textos de Fernão Lopes a partir de cartoon na p. 85.

(12)       Assistência a trecho de Expiação.

 

Aula 57-58 (9 [5.ª], 11/jan [4.ª], 13/jan [1.ª, 3.ª])

(20)      Compreensão de «A peleja de 1384» (pp. 96-97), através da identificação de linhas do texto com itens de plano organizador; resposta a item de gramática na p. 97 (4).

(5)         Correções.

(15)       Assistência a «Encorning» (série Fonseca), para preenchimento de quadro sobre empréstimos (vs. estrangeirismos) e com contraste entre anglicismos verdadeiros e fictícios; e a «Polícia que se quer vestir de mulher» (série Fonseca), para preencher tabela com galicismos e anglicismos (mais e menos incorporados no português).

(10)       Correções.

(10)       Assistência a sketch («Indivíduo que é javardola, menos quando fala francês», série Lopes da Silva), para preenchimento de quadro em torno de tratamento dos empréstimos e estrangeirismos nos dicionários portugueses e brasileiros.

(5)         Correção.

(12)       Assistência a trecho de Expiação.

(5)         Preenchimento de quadro comparativo.

 

Aula 59-60 (10 [5.ª], 16 [1.ª, 3.ª], 17/jan [4.ª])

(10)       Correção de comentário a cartoon e textos de Fernão Lopes.

(30)      Compreensão de textos sobre Fernão Lopes e identidade nacional (pp. 105-106), através de questionário de escolha múltipla.

(5)         Resolução de itens sobre cognatos na p. 98.

(5)         Correções.

(25)      Redação de acróstico sobre Crónica de D. João I.

(12)       Assistência a trecho de Expiação.

 

Aula 61-62 (16/jan [5.ª]; nas turmas mais atrasadas, esta aula será diluída em outras)

(10)       Sobre gravações.

(10)       Explicação sobre funções sintáticas, critérios.

(5)         Audição de «Encosta-te a mim» (Jorge Palma).

(10)       Indicação de funções sintáticas desempenhadas por pronomes pessoais em «Encosta-te a mim».

(10)       Correção.

(18)       Assistência a segunda parte de documentário sobre Crónicas de Fernão Lopes seguida de questionário de compreensão.

(5)         Correção (e apuramento do Prémio Tia Albertina).

(20)      Redação em torno de texto lido de Fernão Lopes: peça de telejornal (direto), em torno de cerco.

 

Aula 63-64 (17 [5.ª]; 18 [4.ª], 20/jan [1.ª, 3.ª])

(20)      Correção de questionário de compreensão sobre textos nas pp. 105-106.

(7)         Exercício com pronominalizações.

(8)         Correção.

(10)       Audição, para completamento de texto, de canção «Carta», dos Toranja; correção

(15)       Redação de resposta a pergunta sobre título «Carta».

(5)         Correção

(22)      Assistência a conclusão de Expiação.

 

Aula 65-66 (23/jan [5.ª, 4.ª]; nas outras duas turmas, esta aula será, a pouco e pouco, retomada aqui e ali)

(30)      Questionário de gramática (10.º 5.ª); Assistência a trecho da série «Grandes livros» sobre Fernão Lopes, seguida de questionário de compreensão do oral.

(40)      Apreciação crítica, de índole gastronómica, ao estilo de crónicas de Miguel Esteves Cardoso (distribuídos exemplares de «O Gato das Botas», de MEC, por todos os alunos); Redação em torno de texto lido de Fernão Lopes: peça de telejornal (direto), em torno de cerco.

(15)       Assistência a início de Bean em férias.

 

Aula 67-68 (23 [1.ª, 3.ª], 24 [5.ª], 25/jan [4.ª])

(15)       Correção de questionário de gramática.

(15)       Explicação em torno da avaliação do semestre.

(5)         Exercício com pontuação e figuras de estilo em Bean em férias.

(55)      Assistência a conclusão de Bean em férias (e, ao mesmo tempo, conversa com cada um dos alunos).

 

Aula 69-70 (6 [1.ª, 3.ª, 5.ª], 7/fev [4.ª])

(25)      Questionário de compreensão de depoimentos sobre Farsa de Inês Pereira, por Rosário Pedreira e Fernando Alvim.

(10)       Assistência a parte do episódio 3 do «Programa do Aleixo», para reconhecer, em entrevista de Bruno a Fernando Alvim, o que seriam perguntas aceitáveis numa entrevista convencional.

(15)       Explicação sobre critérios de funções sintáticas.

(10)       Algumas tentativas.

(5)         Assistência a «Discussão de Débora e Luciana».

(15)       Resolução de exercício com classificação de funções sintáticas.

(10)       Correção.

 

Aula 71-72 (7 [5.ª], 8 [4.ª], 10/fev [1.ª, 3.ª])

(20)      Correção do questionário de compreensão de depoimentos sobre Farsa de Inês Pereira, por Rosário Pedreira e Fernando Alvim.

(5)         Assistência a trecho de episódio 3 de Programa do Aleixo (17-21).

(40)      Jogo do Stop, com funções sintáticas.

(20)      Redação de sinopse, dados títulos de peças de Gil Vicente.

 

Aula 73-74 (13 [1.ª, 3.ª, 5.ª], 14(fev [4.ª])

(20)      Cópia/tradução de didascália da Farsa.

(5)         Correção e explicações.

(5)         Assistência a trecho de vídeo com representação de primeira e segunda cenas de Farsa de Inês Pereira.

(10)       Exercício de divisão de versos em sílabas métricas.

(10)       Correções.

(5)         Assistência vídeo com a mesma parte da Farsa mas noutra encenação (mais fiel).

(15)       Transposição para português atual, em registo adequado a contexto de rapariga contemporânea, verosímil, em prosa (mas sem mudança da factualidade).

(7)         Correção.

(13)       Assistência a início de Cantar!.

 

Aula 75-76 (14 [5.ª], 15 [4.ª], 17/fev [1.ª, 3.ª])

(15)       Correção do trabalho com sinopses de peças de Gil Vicente.

(5)         Assistência a parte do vídeo com Farsa de Inês Pereira (até «concrusão», ca. v. 169).

(5)         Resolução do ponto 1 de Gramática na p. 124.

(4)         Assistência resto do filme correspondente ao resto do excerto 2.

(7)         Resolução (e correção) de 5 da p. 128.

(30)      Começo de redação para concurso de PNED.

(15)       Assistência a mais um trecho de Cantar! (13-28).

(8)         Preenchimento de tabela com comparação de Farsa e Cantar!

 

Aula 77-78 (22 [4.ª], 24 [1.ª, 3.ª], 27/fev [5.ª])

(10)       Entrega das primeiras versões dos textos para Concurso do PNED; distribuição de formulários para preparação das candidaturas.

(5)         Assistência a Programa do Aleixo, ser. 2, ep. 1, 1-6.

(5)         Explicação de processos de caracterização com exemplos de Bruno Aleixo.

(6)         Assistência a parte do vídeo com Farsa de Inês Pereira (vv. 258-373/405).

(10)       Preenchimento de esquema sobre personagens; Correções.

(4)         Assistência a «Antes de ela dizer que sim» (Bárbara Tinoco).

(20)      Redação de comentário/análise com aproveitamento de Farsa de Inês Pereira e da canção « Antes de ela dizer que sim» (citar, pelo menos, duas vezes o texto e duas vezes a cantiga).

(14)       Assistência a trecho de Cantar!.

(8)         Funções sintáticas em «Antes de ela dizer que sim» (Bárbara Tinoco).

 

Aula 79-80 (27 [1.ª, 3.ª], 28/fev [5.ª, 4.ª])

(10)       Correção do comentário comparativo escrito na aula anterior.

(5)         Relance à p. 135 (processos de cómico).

(20)      Assistência a trechos de Último a sair, para, após consulta de definições na p. 135, decidir acerca de exemplos de tipos de cómico.

(5)         Assistência a trecho de Farsa correspondente aos versos 374-480.

(5)         Nos slides: tipos de cómico.

(5)         Audição/visionamento de «Os maridos das outras», de Miguel Araújo.

(15)       Redação para relacionar cantiga e passo da farsa.

(5)         Correção.

(15)       Resposta a item 2 e 1.1/escrita da p. 134 + correção.

(5)         Exercício com sílabas métricas.

(10)       Assistência a trecho de Cantar!.

 

Aula 81-82 (1 [4.ª], 3/mar [1.ª, 3.ª], 6 [5.ª])

(5)         Correções

(15)       Resolução de ficha sobre atos de fala.

(10)       Correção.

(15)       Assistência a sketches (série Barbosa), para depois preencher tabela relativa à força ilocutória dos actos de fala assinalados.

(5)         Correção.

(5)         Leitura de trechos de A minha palavra favorita, 2007, para exercício de correspondência com as características das palavras escolhidas.

(5)         Correção; e explicação da redação a pedir.

(20)      Redação sobre «palavra de estimação».

(10)       Assistência a trecho de Cantar!.

 

Aula 83-84 (6 [1.ª, 3.ª], 7/mar [5.ª, 4.ª])

(10)       Correções.

(30)      Questionário sobre parte do excerto 4 da Farsa de Inês Pereira.

(15)       Resposta a itens do livro.

(7)         Assistência a passo da Farsa correspondente ao resto do excerto 4.

(10)       Correções.

(12)       Assistência a trecho de Cantar!.

(5)         Preenchimento de tabela comparativa Cantar! / Farsa.

 

Aula 85-86 (8 [4.ª], 10/mar [1.ª, 3.ª]) = Aula 71-72 (próxima) ou 73-74 ou 75-76

(15)       Correção do questionário de leitura sobre excerto 4 da Farsa.

(5)         Explicação sobre verbos defetivos, impessoais, unipessoais, abundantes; conjugações.

(5)         Preenchimento de texto lacunar sobre verbos defetivos, impessoais, unipessoais, abundantes; Correção.

(5)         Assistência a dois sketches da série Lopes da Silva («Debate sobre malbaratar» [I, 4, 6]; «Não faleci nada» [I, 6, 6]).

(12)       A propósito dos dois sketches, resolução de ficha sobre tempos primitivos e derivados.

(8)         Correção.

(10)       Assistência a trechos da Farsa (correspondentes às pp. 146-149 do manual).

(20)      Resposta por escrito (sintetiza o que se passa, em termos de intriga, entre o casamento de Inês/Brás e o aparecimento de novo de Lianor Vaz.

(10)       Assistência a trecho de Cantar!.

 

Aula 87-88 (13 [1.ª, 3.ª], 14/mar [4.ª, 5.ª])

(12)       Correção de resumo do excerto 5 feito na aula anterior.

(3)         Correção de tepecê de há duas aulas (sobre ‘Atos de fala’).

(10)       Assistência a trecho final de Farsa (pp. 160-162).

(10)       Resposta a itens na folha em torno dos versos em causa.

(10)       Correção.

(35)      Procura de provérbio em scanning em dicionários de provérbios, para redação de sinopse de peça (criada para comprovar o provérbio previamente escolhido).

(10)       Assistência a trecho de Cantar!.

 

Aula 89-90 (15 [4.ª], 17 [1.ª, 3.ª], 20/mar [5.ª])

(8)         Correção de trabalho da aula anterior (sinopse de farsa a propósito de provérbio).

(20)      Leitura de «Entre marido e mulher mete sempre a colher» (pp. 166-167); resolução de itens das pp. 167-169 e redação de item de resposta mais desenvolvida.

(10)       Correções.

(12)       Assistência a dois sketches em torno de publicidade («Agência Publicitária de Chelas», «Pare de estalar os dedos») e resolução de ficha.

(5)         Correção.

(5)         Preenchimento da tabela sobre a p. 236.

(5)         Correções.

(12)       Criação de slogans.

(12)       Assistência a conclusão de Cantar!.

 

Aula 91-92 (20 [1.ª, 3.ª], 21/mar [4.ª, 5.ª])

(15)       Exercício sobre Predicativo do complemento direto (com apoio em soluções já esboçadas).

(5)         Correção.

(15)       Exercícios sobre Complemento do nome e Complemento do adjetivo (pp. 156-159).

(5)         Correções.

(5)         Assistência a sketch da série Fonseca sobre provérbios.

(40)      Relance a exemplares de Inimigo Público para compreensão da elaboração do cómico e da noção de personagem tipo (mediante preenchimento de ficha).

 

Aula 93-94 (22 [4.ª], 24 [3.ª, 1.ª], 27/mar [5.ª])

(5)         Correção (publicidade).

(25)      Questionário de compreensão de texto.

(5)         Visionamento de clip de canção de Billie Eilish.

(38)      Apreciação crítica, de índole gastronómica, ao estilo de crónicas de Miguel Esteves Cardoso (distribuídos exemplares de «O Gato das Botas», de MEC, por todos os alunos). // [só na 5.ª:] Apreciação crítica de cartoon.

(17)       Assistência a início de O Leitor.

 

Aula 95-96 (26 [1.ª, 3.ª], 27/mar [4.ª, 5.ª])

(15)       Correção de questionário de compreensão de apreciação crítica.

(5)         Assistência a clip de Billie Eilish.

(30)      Leituras em voz alta.

(25)      Redação de exposição sobre «Inês, personagem dinâmica», com funções sintáticas obrigatórias.

(14)       Assistência a trecho de O Leitor.

 

Aula 97-98 (29/mar [4.ª], 31/mar [1.ª, 3.ª], 3/abr [5.ª])

(15)       Correção de acróstico sobre Crónica de D. João I; e de comentário feito na aula anterior

(40)      Leituras em voz alta.

(20)      Redação de acróstico sobre Farsa de Inês Pereira.

(14)       Assistência a trecho de O Leitor (32-45).

 

Aula 99-100 (3 [1.ª, 3.ª], 4/abr [5.ª, 4.ª])

(20)      Exercício com funções sintáticas a partir de passo de Último a sair («Clichês»): assistência, resolução, correção).

(15)       A partir de Último a sair («A expulsão de Débora»), exercício em torno de atos de fala.

(20)      Questionário de gramática (funções sintáticas; atos de fala).

(15)       Sorteio da Liga dos Campeões de leitura em voz alta.

(15)       Assistência a trecho de O Leitor.

 

Aula 101-102 (5/abr [4.ª]; nas outras turmas esta aula será dada mais à frente)

(20)      Correção do trabalho de gramática.

(15)       Relance a exemplares de «Fugas dos leitores» (Público).

(40)      Redação de texto de viagem («Fuga»).

(12)       Assistência a trecho de O Leitor.

 

Aula 103-104 (17 [1.ª, 3.ª, 5.ª], 18/abr [4.ª])

(20)      Correção do questionário de gramática. [exceto 4.ª]

(15)       Assistência a «Instrutor que canta o yodel» (Meireles), para completar síntese sobre imperativo; correção.

(5)         Camões tradicional vs. clássico.

(5)         Assistência a trecho de Camões, de Leitão de Barros;

(7)         Cópia na ordem do português atual de uma linearização de «Descalça vai para a fonte» (p. 193).

(3)         Correção.

(25)      Redação de variações ao estilo das Leonores de Camões e de Gedeão.

(10)       Assistência a trecho de O Leitor.

 

Aula 105-106 (18 [5.ª], 19 [4.ª], 21/abr [1.ª, 3.ª])

(5)         Correções.

(20)      Questionário de compreensão sobre «Lá vai ela, formosa e segura. Scooters da Coleção de João Seixas».

(10)       Assistência a trecho de Querido Diário, de Nanni Moretti.

(3)         Audição de «Lambreta», de António Zambujo.

(15)       Leituras em voz alta de sonetos Camões.

(5)         Audição de Sérgio Godinho, «Endechas a Bárbara Escrava».

(20)      Redação (a partir de «Aquela cativa», p. 198).

(10)       Assistência a trecho de O Leitor.

 

Aula 107-108 (24 [1.ª, 3.ª, 5.ª], 26/abr [4.ª])

(23)      Correções do texto com acrescento de sílabas métricas e do questionário de compreensão.

(25)      Leituras em voz alta de sonetos de Camões (segundo dia da fase de grupos).

(25)      Redação para completar versão truncada de «A senhora do cãozinho» (de Antón Tchékov).

(17)       Assistência a trecho final de O Leitor.

 

Aula CI-CII (28/abr [1.ª]; aula apenas desta turma, retomando-se a aula 101-102, que só fora dada na turma 4.ª)

(10)       Correção do trabalho com crónica gastronómica.

(15)       Relance a exemplares de «Fugas dos leitores» (Público).

(25)      Leituras em voz alta.

(25)      Redação de texto de viagem («Fuga»).

(15)       Assistência a trecho inicial de Cantar 2.

 

Aula 109-110 (2 [5.ª, 4.ª], 5/mai [3.ª, 1.ª])

(10)       Correção do trabalho com «A senhora do cãozinho» truncado.

(20)      Leituras comparadas da cantiga «Verdes são os campos» (p. 216) e dos sonetos «A fermosura desta fresca serra» e «Alegres campos, verdes arvoredos» (p. 217).

(5)         Assistência a «Matarruano sonhador» (série Lopes da Silva).

(5)         Correções.

(20)      Leituras em voz alta.

(15)       Assistência a trecho de Cantar 2.

(10)       Preenchimento e correção de tabela comparativa Cantar 2 / Os Lusíadas.

 

Aula 111-112 (3 [4.ª], 8/mai [5.ª, 3.ª, 1.ª])

(10)       Compreensão dos dois sonetos nas pp. 190-191 («O dia em que eu nasci, moura e pereça» e «Erros meus, má fortuna, amor ardente»), através de preenchimento de súmulas.

(5)         Correção.

(5)         Avaliação de oxímoros/antíteses em «Amor é um fogo que arde sem se ver» (p. 202).

(10)       Correção e audição de canção dos Polo Norte.

(25)      Leituras de sonetos.

(20)      Redação de verbetes.

(15)       Assistência a trecho de Cantar 2.

 

Aula 113-114 (9 [5.ª, 4.ª], 12/mai [3.ª, 5.ª])

(10)       Explicação sobre modalidade

(15)       Assistência a «O Desensofador» (série Lopes da Silva), para fazer exercício sobre modalidade; correção.

(5)         Leitura de pequeno texto e resposta aos itens 1 e 2 na p. 278 (sobre modalidade).

(10)       Assistência a sketch («Fiscal de danças ridículas») para classificar atos ilocutórios (e também itens saídos em exames).

(5)         Correção.

(30)      Redação de soneto antónimo de «Erros meus, má fortuna, amoe ardente» (p. 191).

(12)       Assistência a trecho de Cantar 2.

 

Aula 115-116 (10 [4.ª], 15/mai [1.ª, 3.ª, 5.ª])

(5)         Sobre verbetes (entregues).

(10)       Explicação para enquadramento do passo de Os Lusíadas a ler. (Cópia da resposta ao primeiro item.)

(15)       Resposta a perguntas à exame (e de exame mesmo) sobre canto I, est. 105-106 (p. 262).

(10)       Correção.

(10)       Sobre Liga dos Campeões (eventuais desempates) da leitura em voz alta; grelha.

(30)      Redação (exposição pedida na p. 263).

(10)       Assistência a trecho de Cantar 2.

 

Aula 117-118 (16 [5.ª, 4.ª], 20/mai [3.ª, 1.ª])

(3)         Visualização de «Erros meus...», por João Reis.

(27)       Compreensão das estâncias 92-100 do canto V (pp. 264-266), através de preenchimento de lacunas em paráfrases.

(10)       Correção comentada.

(15)       Assistência a passo de Último a sair (traição de Débora), para resolver exercício sobre modalidades.

(10)       Correção.

(25)      Redação de proposição de uma epopeia criada por cada um.

 

Aula 119-120 (17 [4.ª], 22/mai [1.ª, 3.ª, 5.ª])

(10)       Enquadramento do passo a ler na ação de Os Lusíadas (VIII, 96-99).

(20)      Compreensão através da reconstituição dos dísticos.

(5)         Correção.

(10)       Exercício de correspondência; transcrição de citações para cada aspeto afirmado no texto.

(2)         Audição de «Dinheiro Seguro» (em Fricção Científica).

(3)         Assistência a vídeo de Spam Cartoon.

(15)       Melhoria de «Proposição» começada na última aula.

(13)       Assistência a trecho de Cantar 2.

(10)       Preenchimento de tabela comparativa (Cantar 2 / Lusíadas).

 

Aula 121-122 (23 [4.ª, 5.ª], 26/mai [3.ª, 4.ª])

(25)      Questionário de compreensão do escrito (acerca de depoimentos sobre Os Lusíadas).

(5)         Assistência a sketch de Contemporâneos («Vai mas é trabalhar [Camões]»); explicação de «vai chatear o Camões».

(8)         Assistência a sketch («Polícia que prova»), para classificar atos de fala.

(40)      Leituras em voz alta.

(12)       Assistência a trecho de Cantar 2.

 

Aula 123-124 (24 [4.ª], 29/mai [3.ª, 1.ª, 5.ª])

(10)       Correção de trabalho anterior; assistência a trecho da série 1986.

(20)      Compreensão de estrofes da Ilha dos Amores (escrevendo resumos com menos de doze palavras para estrofes da versão ad usum delphini de Vasco Graça Moura).

(10)       Correção.

(5)         Audição/leitura de Polo Norte, «Ilha dos Amores».

(10)       Assistência a trecho de Non, de Manoel de Oliveira, com Ilha dos Amores; de de trailer de Taprobana.

(15)       Leituras em voz alta.

(10)       Redação de comentário sobre lugar ideal.

(10)       Assistência a trecho de Cantar 2.

 

Aula 125-126 (30 [5.ª], 31/mai [4.ª, 1.ª], 2/jun [3.ª])

(20)      Correção do questionário de compreensão feito há duas aulas.

(10)       Explicação sobre tempo/aspeto (e modo).

(15)       Assistência a «Teste de bazófia» (série Barbosa), para preencher tabela com tempo-modalidade-aspeto; correção.

(20)      Leituras em voz alta.

(3)         Assistência a clip de «Quanto é que falta?».

(15)       Redação em prosa, tendo como ponto de partida «Quanto é que falta?».

(7)         Audição de «Quanto é que falta?» (e classificação de funções sintáticas).

 

Aula 127-128 (5 [5.ª, 1.ª, 3.ª], 6/jun [4.ª])

(30)      Quartos de final da Liga Europa.

(10)       Assistência a início de Uivo.

(10)       Exercício sobre figuras de estilo em Uivo; correção.

(20)      A partir de «Terapia de relaxamento» (Último a sair), preenchimento de tabela acerca de Tempo, Modo, Aspeto.

(20)      Assistência a trecho de Cantar 2.

 

Aula 129-130 (6 [5.ª], 7 [4.ª] 9/jun [1.ª, 3.ª])

(10)       Compreensão de «Quatro Sonetos a Afrodite Anadiómena», de Jorge de Sena, mediante preenchimento de síntese lacunar.

(10)       Correção.

(10)       Assistência a trecho de Uivo.

(20)      Meias-finais das duas ligas.

(20)      Questionário de gramática.

(20)      Assistência a final de Cantar 2 e preenchimento de tabela.

 

Aula 131-132 (12 [5.ª, 1.ª, 3.ª], 14/jun [4.ª])

(10)       Explicação de quase nada do trabalho de gramática.

(20)      Finais das duas ligas de leitura em voz alta.

(10)       Informações várias (em torno do ano e da avaliação).

(45)      Assistência a segunda parte de Uivo e, ao mesmo tempo, conversas com cada aluno.

 

#