Planos de aula
Aula 1-2 (14 [4.ª], 16 [3.ª,
1.ª], 19/set [5.ª])
(15) Informações sobre aspetos
com utilidade para todo o ano (material; manual; sala; blogue).
(10) Preenchimento de folhas
da caderneta do professor (com desenho de retrato-emblema).
(15) Leitura de parágrafos
sobre autores com textos no manual, para conjeturar acerca da sua veracidade.
(20) Correção comentada (e
escrutínio de quem errou menos).
(5) Assistência a «Apresentação
de Bruno Nogueira», Último a sair.
(25) Redação de parágrafos em
registo idêntico (e também na 3.ª pessoa), mas de caráter autobiográfico.
Aula 3-4 (19 [3.ª, 1.ª], 20/set [5.ª, 4.ª])
(15) Sobre
textos devolvidos (feitos na última aula); e ainda sobre aulas.
(20) Resolução
de palavras cruzadas sobre escola, aulas de Português, etc.
(15) Correção;
ainda sobre programas e aula. (Apuramento do primeiro a terminar.)
(5) Assistência
a trecho de episódio de Bruno Aleixo com Busto a discorrer sobre modos literários
(formas naturais da literatura).
(5) Explicação
acerca de modos, géneros, subgéneros.
(5) Preenchimento
de tabela com modos [e géneros (e tipos)] de textos do programa.
(5) Correção.
(20) Redação
de pequenos trechos de cada um dos três modos [,melhorando-os depois em casa].
Aula 5-6 (21 [4.ª], 23 [3.ª, 1.ª], 26/set [5.ª])
(10) Sequências
do manual e calendário. Ir pensando no Projeto de leitura (só modo narrativo).
(10) Aspetos
da citação na p. 18: como citaríamos os últimos quatro versos na p. 262? (Dar vista
de olhos na p. 18, 2); recolha dos tepecês.
(10) Leitura
de definições e resolução de exercício sobre protótipos textuais.
(5) Correção.
(25) Assistência
a sketches (Série Barbosa) para
escolher protótipos textuais que lhes correspondem.
(30) Redação
de fragmentos (exemplificativos dos vários tipos textuais, todos relacionáveis
com o próprio autor).
Aula 7-8 (26 [1.ª, 3.ª], 27/set [4.ª, 5.ª])
(10) Correção
de redações com os três modos literários.
(25) Questionário
de compreensão sobre «Louvor do livro» (p. 12).
(10) Criação
de acróstico sobre ‘Livro’.
(10) Assistência
a sketches com figuras de estilo
(«Jesus ensaia figuras de estilo» (Barbosa) sobretudo, e «Que figura de estilo
está Manuel Ferreira Leite a usar?» (Zé Carlos)).
(15) Preenchimento
de definições (ou redação de abonações de figuras).
(17) Correção
(comentada), seguida de exemplos com notícias.
(3) Assistência
a vídeo do PNL e classificação.
Aula 9-10 (28 [4.ª], 30/set [3.ª, 1.ª], 3/out [5.ª])
(20) Correção do questionário sobre «Louvor do
livro».
(15) Leitura
do texto A da p. 22 e de «Novos trovadores», por Kalaf, para resolver item
fechado e lacunas em curto texto-síntese.
(10) Correção
com a explicação sobre a metáfora «Novos trovadores» e campo lexical (vs. associação de ideias).
(10) Criação
de séries por associação de ideias (para «Música»), a partir de exemplo dado (de
«Kalaf»).
(10) Audição
de algumas séries (para registo de seis palavras).
(25) Redação
em «logo-rali» (parágrafo acrescentado ao texto lido, com inclusão obrigatória
de seis palavras antes aleatoriamente reunidas).
Aula 11-12 (3 [1.ª, 3.ª], 4/out [4.ª, 5.ª])
(10) Devolução
e correção de fragmentos com cada tipo textual.
(15) Resposta
a itens de «tradução» e compreensão global de «Ondas do mar de Vigo» (p. 28),
de Martim Codax.
(13) Correção
e explicação do paralelismo; e itens de gramática.
(12) Completamento
de síntese a propósito do sketch «Dicionário
Português-Manuelmachadês»; correção.
(15) Redação
de resposta para comparação de «Ondas do mar de Vigo» e poema de Adília Lopes
(«Nas ondas do mar de Vigo»).
(5) Leitura
de solução possível em slide.
(20) Escrita
de poema ao estilo de Pedro de Santarém.
Aula 13-14 (7 [1.ª, 3.ª], 10 [5.ª], 11/out [4.ª])
(10) Correção
de tarefas que se devolviam; menção de Annie Ernaux, recém-laureada com o Nobel da literatura.
(5) Audição
de «Ondas do Mar de Vigo» (e características do vocalismo do português antigo);
o Pergaminho Vindel.
(5) Assistência
a «Pica do 7».
(15) Preenchimento
de tabela comparativa entre cantiga de amigo de Martim de Ginzo e canção «O
Pica do Sete»; e de síntese sobre «pica», palavras homónimas, aceções, campo
semântico; reconstrução de cantiga da p. 31.
(15) Correções.
(25) Redação
de continuação de inícios de trechos em torno de situação de «Pica do Sete».
(15) Assistência
a início de Paterson, de Jim
Jarmusch.
Aula 15-16 (10 [1.ª, 3.ª], 11 [5.ª], 12/out [4.ª])
(10) Correções acerca do poema
ao estilo de «Pedro de Santarém».
(5) Audição de versões musicadas
de «Ai flores, ai flores do verde pino», de D. Dinis.
(20) Compreensão de «Ai flores,
ai flores do verde pino» (p. 32), para acrescentar quatro coblas finais.
(5) Correção.
(5) Assistência a sketch (série Lopes da Silva) com formas
verbais arcaicas (ou falsamente arcaicas): «Apóstolo corrige Jesus».
(10) Resolução de tabela a
propósito do sketch; correção.
(5) Audição de «Olhos nos olhos»,
de Chico Buarque.
(20) Redação-comentário em
torno de semelhanças e diferenças relativamente às cantigas de amigo.
(5) Assistência a
publicidade sobre Irão (e ironia e antítese).
Aula 17-18 (14 [1.ª, 3.ª], 17 [5.ª], 18/out [4.ª])
(10) Explicação
sobre correção de escritos que se entregavam.
(10) Resolução
de item de sobre características de conteúdo das cantigas de amigo (1 da p. 34).
(5) Correção.
(5) Reconstituição
de cantiga de D. Dinis; correção.
(8) Resolução de exercício em torno de
flexão do pretérito perfeito, a partir do sketch
«Castigadores da parvoíce».
(2) Correção.
(10) Audição de «Às vezes (Escuto e Observo
Erros de Português)», e preenchimento de tabela sobre os erros em causa.
(10) Correção.
(20) Criação de cantiga de amigo com contexto contemporâneo.
(10) Assistência
a trecho de Paterson.
Aula 19-20 (17 [1.ª, 3.ª], 18 [5.ª], 21/out [4.ª])
(20) Correções
de trabalhos. Sobre critérios específicos de avaliação em Português.
(10) Assistência
a clip de Capicua, «Vayorken», para resolver questões de compreensão do oral;
correção.
(5) Assistência
a «tesourinho deprimente» (Diz que é uma
espécie de magazine) em torno de «p’tanto» e «‘samente» (para exercício em
torno de processos fonológicos).
(10) Preenchimento
de quadro em torno de processos fonológicos.
(10) Correção.
(25) Redação
de fragmentos (de prosa, poesia, prosa poética), a partir de bandas sonoras
ouvidas.
(10) Assistência
a trecho de Paterson.
Aula 21-22 (21 [1.ª, 3.ª], 24 [5.ª], 25/out [4.ª])
(10) Correção de trabalho de criação de cantiga
de amigo moderna.
(20) Leitura
de texto expositivo sobre cantigas de amor, para acrescentar preposições em falta;
preenchimento de quadro com preposições e contrações.
(10) Correções.
(12) Assistência
a sketches em torno de questões relacionadas
com preposições e regências, para preenchimento de sínteses.
(5) Correção.
(20) Redação
de texto em prosa com características idênticas a poema de Paterson.
(12) Assistência
a trecho de Paterson.
Aula 23-24
(24 [1.ª, 3.ª], 25 [5.ª], 26/out [4.ª])
(15) Correção dos textos inspirados em bandas
sonoras (incluindo trailers).
(15) Compreensão (oral +
escrita) de «A cantiga de amor e a cantiga de amigo: espaços, protagonistas e
circunstâncias», para preenchimento de quadro comparativo.
(5) Correção.
(10) Preenchimento de tabela
em torno de «Proençaes soem mui bem trobar», de D. Dinis mas na adaptação de Natália
Correia, e de «Balada do desajeitado», dos DA.M.A..
(10) Correção e assistência a
clip de D.A.M.A.
(20) Redação
de poema, em versos sem rima, cujo título seja «Quedas de água», «Cai a água»
(começar por ver poema de 16.3017-15?).
(15) Assistência
a trecho de Paterson.
Aula 25-26 (28 [1.ª, 3.ª], 31/out [5.ª], 2/nov [4.ª])
(10) Correções de escritos que se entregavam
(poema com o título «Quedas de água» ou «Cai água»).
(25) Questionário de compreensão sobre «O amor,
via Twitter» (p. 53).
(20) Compreensão
da cantiga de amor «Se eu pudesse desamar» (p. 52), através da passagem para prosa,
com adoção de ordem natural das palavras e substituição de palavras difíceis.
(8) Correção.
(7) Assistência a sketch para contrastar maneira de ver o
amor em três situações (cantigas de amigo, cantigas de amor, «O que eu gosto do
meu Anselmo».
(5) Correção.
(15) Assistência a trecho de Paterson.
Aula 27-28 (31/out [1.ª, 3.ª], 7 [4.ª], 8/nov [4.ª])
(5) Audição, seguida de
resolução de sentidos, de crónica de Mafalda Lopes da Costa sobre «Dizer cobras
e lagartos».
(5) Preenchimento de itens
sobre étimos, convergentes, campos semântico e lexical.
(5) Correção; exposição sobre
a classificação de «Cantigas de escárnio e maldizer».
(10) Compreensão de «Ai, dona
fea, fostes-vos queixar», através de perguntas muito localizadas e de
comparação com versão moderna de Natália Correia (e ouvindo recriação de Ary dos
Santos e ainda a de Luís Gaspar).
(10) Exercício sobre mesóclise
(próclise e ênclise) e ligações verbo-pronome; correção.
(8) Assistência a sketches com caracterizações depreciativas
também («Dia em que se pode chamar nomes aos colegas» e «A tua camisa é feia»,
Lopes da Silva) e resolução de tabela.
(10) Correção e explicação sobre
a classe do adjetivo (qualificativo; versus
numeral [e relacional]).
(5) Audição de crónica de
Bruno Nogueira (no programa «Tubo de ensaio»
(15) Comentário em torno de
«Tubo de ensaio» de Bruno Nogueira.
(10) Assistência a trecho de Paterson.
Aula 29-30 (4 [1.ª, 3.ª], 8 [5.ª],
9/nov [4.ª])
(17) Correção de questionário
de compreensão.
(3) Assistência a trailer de
Linhas Tortas.
(25) Redação de frases-resumo
de cada um dos parágrafos de «Amor e batatas» (p. 55).
(5) Correção.
(5) Assistência a trechos de
Citizen Kane (com «Rosebud»).
(20) Redação de início de
Alfabeto Pessoal.
(15) Assistência a Paterson.
Aula 31-32 (7 [1.ª, 3.ª], 14 [5.ª], 15/nov [4.ª])
(10) Correção de redações de
textos em prosa inspirados em poema de Paterson.
(25) Resolução de questionário
de compreensão sobre texto de Pedro Mexia (em torno de Paterson).
(10) Resolução de item 2 da p.
57 (com processos fonológicos).
(5) Correção.
(5) Audição de «Primeiro
beijo» (Rui Veloso/Carlos Tê).
(20) Comentário comparativo
(cartoon na p. 64 e «Primeiro beijo»/cantigas de escárnio e maldizer, cantigas
de amigo e cantigas de amor).
(15) Assistência a final de Paterson.
Aula 33-34 (11 [1.ª, 3.ª], 15 [5.ª], 22/nov [4.ª])
(5) Correção
de comentário feito na última aula.
(15) Depois
de audição de canção com cantiga de Bernal de Bonaval «A dona que eu am’e tenho
por senhor» (p. 44), compreensão de versão modernizada, através de acrescentos
de clíticos; correção.
(10) Redação
de item de composição sobre relação entre a cantiga e tiras de banda desenhada
na mesma página do manual; resolução de itens de gramática.
(10) Correções.
(3) Relance
(com explicação/audição) a «Roy Queimado morreu com amor» (p. 59)
(12) Assistência a passo de «Último a sair»
(Bruno e Sónia sussurrando), para completar síntese sobre cantigas de amor;
correção.
(20) Assistência
a trechos de episódios de 1986, para resolver síntese.
(15) Redação
de poema/texto em prosa poética, incorporando versos de canções.
Aula 35-36 (14 [1.ª, 3.ª], 21 [5.ª], 23/nov [4.ª])
(20) Correção
do questionário de compreensão sobre «Paterson», de Pedro Mexia. Explicação
sobre anáforas.
(7) Assistência
a Bean, Um autêntico desastre.
(10) Resolução de exercício a partir do
discurso de Bean sobre a «A mãe de Whistler», em torno de transcrição do oral versus escrito; e antecedentes de
pronomes.
(8) Assistência a Bean, Um autêntico desastre.
(10) Correção, incluindo alusão a deíticos.
(8) Assistência a Bean, Um autêntico desastre.
(27) Redação de discurso-apreciação crítica
acerca de pintura distribuída.
Aula 37-38 (22 [5.ª], 26 [1.ª, 3.ª], 29/nov [4.ª])
(10) Devolução
de poemas com incorporação de versos de canções.
(20) Assistência
a vídeo de «Meu amor de longe», por Raquel Tavares, e relance a cantiga de
amigo de Bernal de Bonaval, «Fremosas, a Deus grado, tam bom dia comigo» (p.
42), para resolver síntese da cantiga e completar tabela comparativa (p. 43).
(20) Exercícios
sobre anáforas.
(15) Criação
de referências bibliográficas e preparação de tepecê.
(5) Assistência
a clip educativo «What makes poem a poem?».
(15) Assistência
a final de Bean.
Aula 39-49 (28 [5.ª, 1.ª, 3.ª], 30/nov [4.ª])
(10) Explicação
sobre verbos copulativos.
(10) Assistência
a trecho da reportagem «Viagem medieval em Santa Maria da Feira» para responder
a 1 e 2 da p. 36; Repetição do clip. Correções; alertar pronúncias.
(15) Cópia,
em prosa, de «Bailemos nós já todas três, ai amigas».
(5) Correção.
(10) Assistência
a sketch sobre pronúncias de padre, seguida de resolução.
(5) Correção.
(13) Assistência a poemas de O último a
sair.
(5) Escolha de versos mais poéticos; correção.
(17) Redação de poema inspirado em
«Paisagem/4», de Louise Glück.
Aula 41-42 (29/nov [5.ª], 2 [1.ª, 3.ª], 6/dez [4.ª])
(5) Sobre os «alfabetos pessoais».
(20) Redação de frases-sínteses de parágrafos de
«Os nossos ambíguos» (p. 27), de Miguel Esteves Cardoso.
(10) Correção.
(10) Resolução
de ficha sobre hiperonímia e holonímia.
(5) Correção.
(10) Assistência
a trecho de «Último a sair», para resolver tarefa em torno de hiperónimos,
hipónimos, holónimos, merónimos, etc.; correção.
(25) Redação
de escrito alfabético (sobre «Mundial»).
(5) Assistência
a trecho final de Bean.
Aula
43-44 (5
[1.ª, 3.ª, 5.ª], 7/dez [4.ª])
(5) Entrega de poemas.
(5) Audição de cantiga de romaria «Pois
nossas madres vam a Sam Simom» (p. 38), por Pedro Barroso.
(5) Audição
de canção «Romaria das festas de Santa Eufémia» (Miguel Araújo).
(15) Preenchimento
de tabela para compreensão de ambos os textos; correção.
(15) Mais um exemplo de variação linguística
em sketch («Policiês/Português», série
Fonseca); correção.
(15) Ficha
sobre termos relacionados com anáfora e coesão referencial (anáfora, catáfora,
referente, correferentes); correção.
(5) Correção.
(20) Completamento de texto iniciado na aula
anterior (escrito alfabético).
Aula 45-46 (6 [5.ª], 9 [3.ª, 4.ª], 13/dez [4.ª])
(15) Correção do trabalho de apreciação
crítica de pintura.
(25) Questionário de compreensão de dois depoimentos
sobre Fernão Lopes.
(30) Redação de história em cem palavras.
(5) Assistência
a passo de A Canção de Lisboa.
(15) Assistência
a início de Expiação.
#
Aula
47-48 (12
[1.ª, 3.ª, 5.ª], 20/dez [4.ª])
(5) Correntes d’escritas (preparativos de
concurso).
(5) Completamento de tabela sobre primeiro
trecho de Expiação e contraste com Crónica de D. João I.
(5) Correção comentada.
(10) Audição de «6 de dezembro de 1383», para
resolver «Letras prévias» (p. 80).
(5) Correção.
(15) Leitura/[Audição] da p. 81 (começo do
cap. 11 da Crónica de D. João I), para preenchimento de coluna de grelha;
correção.
(30) Redação de lipograma em A «sobre um desporto
de que gostes ou um hóbi ou interesse teu».
(15) Assistência a trecho de Expiação e
preenchimento de grelha; correção.
Aula
49-50 (13
[5.ª], 16/dez [1.ª, 3.ª], 3/jan [4.ª])
(20) Correção do questionário de compreensão
escrita de dois depoimentos sobre Fernão Lopes.
(25) Assistência a 1.ª parte do filme Língua,
Vidas em Português. para preencher tabela sobre variação e geografia do
português.
(30) Redação de resumo de parte do cap. 11 da Crónica de D. João I; correção.
(12) Assistência a trecho de Expiação.
Aula 51-52 (19/dez [1.ª, 3.ª, 5.ª], 4/jan [4.ª])
(10) Correções
de contos em cem palavras.
(5) Audição
de leitura dramatizada de «Do Alvoroço» (ao mesmo tempo que se lia texto mais
simplificado nos slides), identificando trocas perversas.
(35) Redação
de notícia.
(20) Assistência
a 2.ª parte de Língua e correção.
(10) Assistência
a trecho de Expiação.
(5) Preenchimento
de grelha; correção.
Aula 53-54 (20 [5.ª], 21/dez [4.ª], 6/jan [1.ª, 3.ª])
(5) Sobre
palavras do ano.
(10) Assistência
a primeira parte da série ‘Grandes livros’ sobre as Crónicas de Fernão Lopes.
(10) Correção.
(5) Explicação
de noção de articulação narrativa (alternância, encadeamento, encaixe).
(20) Assistência
a trechos «portugueses» de O amor acontece.
(15) Atribuição
de adjetivos em função de ações de portugueses num trecho do filme e de nomes em
função de comportamentos do povo em «Do alvoroço».
(15) Correção
(muito dialogada).
(5) Assistência
a fim de O Amor Acontece.
Aula 55-56 (3 [5.ª], 9/jan [1.ª, 3.ª], 10/jan [4.ª])
(15) Correção
da notícia correspondente a «Do alvoroço [...]»; + explicação do cerco.
(30) Compreensão
de «Das tribulações [...]» (em adaptação modernizada), através da localização de
treze palavras intrusas e da correspondência a frases-títulos.
(10) Correção.
(20) Redação
de comentário a textos de Fernão Lopes a partir de cartoon na p. 85.
(12) Assistência
a trecho de Expiação.
Aula
57-58 (9 [5.ª], 11/jan [4.ª], 13/jan [1.ª, 3.ª])
(20) Compreensão
de «A peleja de 1384» (pp. 96-97), através da identificação de linhas do texto
com itens de plano organizador; resposta a item de gramática na p. 97 (4).
(5) Correções.
(15) Assistência
a «Encorning» (série Fonseca), para preenchimento de quadro sobre empréstimos (vs. estrangeirismos) e com contraste entre
anglicismos verdadeiros e fictícios; e a «Polícia que se quer vestir de mulher»
(série Fonseca), para preencher tabela com galicismos e anglicismos (mais e menos
incorporados no português).
(10) Correções.
(10) Assistência
a sketch («Indivíduo que é javardola,
menos quando fala francês», série Lopes da Silva), para preenchimento de quadro
em torno de tratamento dos empréstimos e estrangeirismos nos dicionários portugueses
e brasileiros.
(5) Correção.
(12) Assistência
a trecho de Expiação.
(5) Preenchimento
de quadro comparativo.
Aula 59-60 (10 [5.ª], 16 [1.ª, 3.ª], 17/jan [4.ª])
(10) Correção
de comentário a cartoon e textos de Fernão Lopes.
(30) Compreensão
de textos sobre Fernão Lopes e identidade nacional (pp. 105-106), através de
questionário de escolha múltipla.
(5) Resolução
de itens sobre cognatos na p. 98.
(5) Correções.
(25) Redação
de acróstico sobre Crónica de D. João I.
(12) Assistência
a trecho de Expiação.
Aula 61-62 (16/jan [5.ª]; nas turmas mais atrasadas, esta
aula será diluída em outras)
(10) Sobre
gravações.
(10) Explicação
sobre funções sintáticas, critérios.
(5) Audição
de «Encosta-te a mim» (Jorge Palma).
(10) Indicação
de funções sintáticas desempenhadas por pronomes pessoais em «Encosta-te a
mim».
(10) Correção.
(18) Assistência
a segunda parte de documentário sobre Crónicas
de Fernão Lopes seguida de questionário de compreensão.
(5) Correção
(e apuramento do Prémio Tia Albertina).
(20) Redação
em torno de texto lido de Fernão Lopes: peça de telejornal (direto), em torno
de cerco.
Aula
63-64 (17 [5.ª]; 18 [4.ª], 20/jan [1.ª, 3.ª])
(20) Correção
de questionário de compreensão sobre textos nas pp. 105-106.
(7) Exercício
com pronominalizações.
(8) Correção.
(10) Audição,
para completamento de texto, de canção «Carta», dos Toranja; correção
(15) Redação
de resposta a pergunta sobre título «Carta».
(5) Correção
(22) Assistência a conclusão de Expiação.
Aula 65-66 (23/jan [5.ª, 4.ª]; nas outras duas turmas, esta aula será, a pouco e pouco, retomada aqui e ali)
(30) Questionário de gramática (10.º 5.ª);
Assistência a trecho da série «Grandes livros» sobre Fernão Lopes, seguida de questionário
de compreensão do oral.
(40) Apreciação crítica, de índole
gastronómica, ao estilo de crónicas de Miguel Esteves Cardoso (distribuídos
exemplares de «O Gato das Botas», de MEC, por todos os alunos); Redação em torno de texto lido de Fernão Lopes:
peça de telejornal (direto), em torno de cerco.
(15) Assistência a início de Bean em férias.
Aula
67-68 (23 [1.ª, 3.ª], 24 [5.ª],
25/jan [4.ª])
(15) Correção de questionário de gramática.
(15) Explicação em torno da avaliação do semestre.
(5) Exercício com pontuação e figuras de
estilo em Bean em férias.
(55) Assistência a conclusão de Bean em férias
(e, ao mesmo tempo, conversa com cada um dos alunos).
Aula 69-70 (6 [1.ª, 3.ª, 5.ª], 7/fev [4.ª])
(25) Questionário
de compreensão de depoimentos sobre Farsa
de Inês Pereira, por Rosário Pedreira e Fernando Alvim.
(10) Assistência
a parte do episódio 3 do «Programa do Aleixo», para reconhecer,
(15) Explicação
sobre critérios de funções sintáticas.
(10) Algumas
tentativas.
(5) Assistência
a «Discussão de Débora e Luciana».
(15) Resolução
de exercício com classificação de funções sintáticas.
(10) Correção.
Aula 71-72 (7 [5.ª], 8 [4.ª], 10/fev [1.ª, 3.ª])
(20) Correção
do questionário de compreensão de depoimentos sobre Farsa de Inês Pereira, por Rosário Pedreira e Fernando Alvim.
(5) Assistência
a trecho de episódio 3 de Programa do Aleixo (17-21).
(40) Jogo
do Stop, com funções sintáticas.
(20) Redação
de sinopse, dados títulos de peças de Gil Vicente.
Aula 73-74 (13 [1.ª, 3.ª, 5.ª], 14(fev [4.ª])
(20) Cópia/tradução
de didascália da Farsa.
(5) Correção
e explicações.
(5) Assistência
a trecho de vídeo com representação de primeira e segunda cenas de Farsa de
Inês Pereira.
(10) Exercício
de divisão de versos em sílabas métricas.
(10) Correções.
(5) Assistência
vídeo com a mesma parte da Farsa mas noutra encenação (mais fiel).
(15) Transposição
para português atual, em registo adequado a contexto de rapariga contemporânea,
verosímil, em prosa (mas sem mudança da factualidade).
(7) Correção.
(13) Assistência
a início de Cantar!.
Aula 75-76 (14 [5.ª], 15 [4.ª], 17/fev [1.ª, 3.ª])
(15) Correção
do trabalho com sinopses de peças de Gil Vicente.
(5) Assistência
a parte do vídeo com Farsa de Inês
Pereira (até «concrusão», ca. v. 169).
(5) Resolução
do ponto 1 de Gramática na p. 124.
(4) Assistência
resto do filme correspondente ao resto do excerto 2.
(7) Resolução
(e correção) de 5 da p. 128.
(30) Começo
de redação para concurso de PNED.
(15) Assistência
a mais um trecho de Cantar! (13-28).
(8) Preenchimento
de tabela com comparação de Farsa e
Cantar!
Aula 77-78 (22 [4.ª], 24 [1.ª, 3.ª], 27/fev [5.ª])
(10) Entrega
das primeiras versões dos textos para Concurso do PNED; distribuição de formulários
para preparação das candidaturas.
(5) Assistência
a Programa do Aleixo, ser. 2, ep. 1, 1-6.
(5) Explicação
de processos de caracterização com exemplos de Bruno Aleixo.
(6) Assistência
a parte do vídeo com Farsa de Inês
Pereira (vv. 258-373/405).
(10) Preenchimento
de esquema sobre personagens; Correções.
(4) Assistência
a «Antes de ela dizer que sim» (Bárbara Tinoco).
(20) Redação
de comentário/análise com aproveitamento de Farsa
de Inês Pereira e da canção « Antes de ela dizer que sim» (citar, pelo
menos, duas vezes o texto e duas vezes a cantiga).
(14) Assistência
a trecho de Cantar!.
(8) Funções
sintáticas em «Antes de ela dizer que sim» (Bárbara Tinoco).
Aula 79-80 (27 [1.ª, 3.ª], 28/fev [5.ª, 4.ª])
(10) Correção
do comentário comparativo escrito na aula anterior.
(5) Relance
à p. 135 (processos de cómico).
(20) Assistência
a trechos de Último a sair, para,
após consulta de definições na p. 135, decidir acerca de exemplos de tipos de cómico.
(5) Assistência
a trecho de Farsa correspondente aos
versos 374-480.
(5) Nos
slides: tipos de cómico.
(5) Audição/visionamento
de «Os maridos das outras», de Miguel Araújo.
(15) Redação
para relacionar cantiga e passo da farsa.
(5) Correção.
(15) Resposta
a item 2 e 1.1/escrita da p. 134 + correção.
(5) Exercício
com sílabas métricas.
(10) Assistência
a trecho de Cantar!.
Aula 81-82 (1 [4.ª], 3/mar [1.ª, 3.ª], 6 [5.ª])
(5) Correções
(15) Resolução de ficha sobre atos de fala.
(10) Correção.
(15) Assistência
a sketches (série
Barbosa), para depois preencher tabela relativa à força ilocutória dos actos de
fala assinalados.
(5) Correção.
(5) Leitura
de trechos de A minha palavra favorita,
2007, para exercício de correspondência com as características das palavras escolhidas.
(5) Correção; e explicação da redação a
pedir.
(20) Redação
sobre «palavra de estimação».
(10) Assistência
a trecho de Cantar!.
Aula 83-84 (6 [1.ª, 3.ª], 7/mar [5.ª,
4.ª])
(10) Correções.
(30) Questionário
sobre parte do excerto 4 da Farsa de Inês Pereira.
(15) Resposta
a itens do livro.
(7) Assistência
a passo da Farsa correspondente ao resto do excerto 4.
(10) Correções.
(12) Assistência
a trecho de Cantar!.
(5) Preenchimento
de tabela comparativa Cantar! / Farsa.
Aula 85-86 (8 [4.ª], 10/mar [1.ª, 3.ª]) = Aula 71-72 (próxima) ou 73-74 ou 75-76
(15) Correção
do questionário de leitura sobre excerto 4 da Farsa.
(5) Explicação
sobre verbos defetivos, impessoais, unipessoais, abundantes; conjugações.
(5) Preenchimento
de texto lacunar sobre verbos defetivos, impessoais, unipessoais, abundantes; Correção.
(5) Assistência
a dois sketches da série Lopes da Silva
(«Debate sobre malbaratar» [I, 4, 6]; «Não faleci nada» [I, 6, 6]).
(12) A
propósito dos dois sketches, resolução
de ficha sobre tempos primitivos e derivados.
(8) Correção.
(10) Assistência
a trechos da Farsa (correspondentes
às pp. 146-149 do manual).
(20) Resposta
por escrito (sintetiza o que se passa, em termos de intriga, entre o casamento
de Inês/Brás e o aparecimento de novo de Lianor Vaz.
(10) Assistência
a trecho de Cantar!.
Aula 87-88
(13 [1.ª, 3.ª], 14/mar [4.ª, 5.ª])
(12) Correção
de resumo do excerto 5 feito na aula anterior.
(3) Correção
de tepecê de há duas aulas (sobre ‘Atos de fala’).
(10) Assistência
a trecho final de Farsa (pp. 160-162).
(10) Resposta
a itens na folha em torno dos versos em causa.
(10) Correção.
(35) Procura
de provérbio em scanning em dicionários de provérbios, para redação de sinopse
de peça (criada para comprovar o provérbio previamente escolhido).
(10) Assistência
a trecho de Cantar!.
Aula 89-90 (15 [4.ª], 17 [1.ª, 3.ª], 20/mar [5.ª])
(8) Correção
de trabalho da aula anterior (sinopse de farsa a propósito de provérbio).
(20) Leitura de «Entre marido e
mulher mete sempre a colher» (pp. 166-167); resolução de itens das pp. 167-169
e redação de item de resposta mais desenvolvida.
(10) Correções.
(12) Assistência
a dois sketches em torno de publicidade
(«Agência Publicitária de Chelas», «Pare de estalar os dedos») e resolução de
ficha.
(5) Correção.
(5) Preenchimento
da tabela sobre a p. 236.
(5) Correções.
(12) Criação
de slogans.
(12) Assistência
a conclusão de Cantar!.
Aula 91-92 (20 [1.ª, 3.ª], 21/mar [4.ª, 5.ª])
(15) Exercício
sobre Predicativo do complemento direto (com apoio em soluções já esboçadas).
(5) Correção.
(15) Exercícios
sobre Complemento do nome e Complemento do adjetivo (pp. 156-159).
(5) Correções.
(5) Assistência
a sketch da série Fonseca sobre
provérbios.
(40) Relance
a exemplares de Inimigo Público para
compreensão da elaboração do cómico e da noção de personagem tipo (mediante
preenchimento de ficha).
Aula 93-94 (22 [4.ª], 24 [3.ª, 1.ª], 27/mar [5.ª])
(5) Correção (publicidade).
(25) Questionário de compreensão
de texto.
(5) Visionamento de clip
de canção de Billie Eilish.
(38) Apreciação crítica, de
índole gastronómica, ao estilo de crónicas de Miguel Esteves Cardoso
(distribuídos exemplares de «O Gato das Botas», de MEC, por todos os alunos). // [só na 5.ª:] Apreciação crítica de cartoon.
(17) Assistência a início de
O Leitor.
Aula 95-96 (26 [1.ª, 3.ª], 27/mar [4.ª, 5.ª])
(15) Correção
de questionário de compreensão de apreciação crítica.
(5) Assistência
a clip de Billie Eilish.
(30) Leituras
em voz alta.
(25) Redação
de exposição sobre «Inês, personagem dinâmica», com funções sintáticas
obrigatórias.
(14) Assistência
a trecho de O Leitor.
Aula 97-98 (29/mar [4.ª], 31/mar [1.ª, 3.ª], 3/abr [5.ª])
(15) Correção
de acróstico sobre Crónica de D. João I; e de comentário feito na aula
anterior
(40) Leituras
em voz alta.
(20) Redação
de acróstico sobre Farsa de Inês Pereira.
(14) Assistência
a trecho de O Leitor (32-45).
Aula 99-100 (3
[1.ª, 3.ª], 4/abr [5.ª, 4.ª])
(20) Exercício com funções sintáticas a partir
de passo de Último a sair («Clichês»): assistência, resolução, correção).
(15) A
partir de Último a sair («A expulsão de Débora»), exercício
em torno de atos de fala.
(20) Questionário de gramática (funções
sintáticas; atos de fala).
(15) Sorteio da Liga dos Campeões de leitura
em voz alta.
(15) Assistência a trecho de O Leitor.
Aula 101-102 (5/abr [4.ª]; nas outras turmas esta aula será dada mais à frente)
(20) Correção
do trabalho de gramática.
(15) Relance
a exemplares de «Fugas dos leitores» (Público).
(40) Redação
de texto de viagem («Fuga»).
(12) Assistência
a trecho de O Leitor.
Aula 103-104 (17 [1.ª, 3.ª, 5.ª], 18/abr [4.ª])
(20) Correção
do questionário de gramática. [exceto 4.ª]
(15) Assistência a «Instrutor que
canta o yodel» (Meireles), para completar síntese sobre imperativo; correção.
(5) Camões
tradicional vs. clássico.
(5) Assistência
a trecho de Camões, de Leitão de
Barros;
(7) Cópia
na ordem do português atual de uma linearização de «Descalça vai para a fonte»
(p. 193).
(3) Correção.
(25) Redação
de variações ao estilo das Leonores de Camões e de Gedeão.
(10) Assistência
a trecho de O Leitor.
Aula 105-106 (18 [5.ª], 19 [4.ª], 21/abr [1.ª, 3.ª])
(5) Correções.
(20) Questionário
de compreensão sobre «Lá vai ela, formosa e segura. Scooters da Coleção
de João Seixas».
(10) Assistência
a trecho de Querido Diário, de Nanni Moretti.
(3) Audição
de «Lambreta», de António Zambujo.
(15) Leituras
em voz alta de sonetos Camões.
(5) Audição
de Sérgio Godinho, «Endechas a Bárbara Escrava».
(20) Redação
(a partir de «Aquela cativa», p. 198).
(10) Assistência
a trecho de O Leitor.
Aula 107-108 (24 [1.ª, 3.ª, 5.ª], 26/abr [4.ª])
(23) Correções
do texto com acrescento de sílabas métricas e do questionário de compreensão.
(25) Leituras
em voz alta de sonetos de Camões (segundo dia da fase de grupos).
(25) Redação
para completar versão truncada de «A senhora do cãozinho» (de Antón Tchékov).
(17) Assistência
a trecho final de O Leitor.
Aula CI-CII (28/abr [1.ª]; aula apenas desta turma, retomando-se
a aula 101-102, que só fora dada na turma 4.ª)
(10) Correção
do trabalho com crónica gastronómica.
(15) Relance
a exemplares de «Fugas dos leitores» (Público).
(25) Leituras
em voz alta.
(25) Redação
de texto de viagem («Fuga»).
(15) Assistência
a trecho inicial de Cantar 2.
Aula 109-110 (2 [5.ª, 4.ª], 5/mai [3.ª, 1.ª])
(10) Correção
do trabalho com «A senhora do cãozinho» truncado.
(20) Leituras
comparadas da cantiga «Verdes são os campos» (p. 216) e dos sonetos «A
fermosura desta fresca serra» e «Alegres campos, verdes arvoredos» (p. 217).
(5) Assistência
a «Matarruano sonhador» (série Lopes da Silva).
(5) Correções.
(20) Leituras
em voz alta.
(15) Assistência
a trecho de Cantar 2.
(10) Preenchimento
e correção de tabela comparativa Cantar 2 / Os Lusíadas.
Aula 111-112 (3 [4.ª], 8/mai [5.ª, 3.ª, 1.ª])
(10) Compreensão dos dois sonetos nas pp. 190-191
(«O dia em que eu nasci, moura e pereça» e «Erros meus, má fortuna, amor
ardente»), através de preenchimento de súmulas.
(5) Correção.
(5) Avaliação de oxímoros/antíteses em
«Amor é um fogo que arde sem se ver» (p. 202).
(10) Correção e audição de canção dos Polo Norte.
(25) Leituras de sonetos.
(20) Redação de verbetes.
(15) Assistência a trecho de Cantar 2.
Aula 113-114 (9 [5.ª, 4.ª], 12/mai [3.ª,
5.ª])
(10) Explicação sobre modalidade
(15) Assistência a «O Desensofador» (série Lopes
da Silva), para fazer exercício sobre modalidade; correção.
(5) Leitura de pequeno texto e resposta aos
itens 1 e 2 na p. 278 (sobre modalidade).
(10) Assistência
a sketch («Fiscal de danças
ridículas») para classificar atos ilocutórios (e também itens saídos em exames).
(5) Correção.
(30) Redação de soneto antónimo de «Erros meus,
má fortuna, amoe ardente» (p. 191).
(12) Assistência a trecho de Cantar 2.
Aula
115-116
(10 [4.ª], 15/mai [1.ª, 3.ª, 5.ª])
(5) Sobre verbetes (entregues).
(10) Explicação
para enquadramento do passo de Os
Lusíadas a ler. (Cópia da resposta ao primeiro item.)
(15) Resposta
a perguntas à exame (e de exame mesmo) sobre canto I, est. 105-106 (p. 262).
(10) Correção.
(10) Sobre Liga dos Campeões (eventuais desempates)
da leitura em voz alta; grelha.
(30) Redação
(exposição pedida na p. 263).
(10) Assistência a trecho de Cantar 2.
Aula 117-118 (16 [5.ª, 4.ª], 20/mai [3.ª, 1.ª])
(3) Visualização
de «Erros meus...», por João Reis.
(27) Compreensão das estâncias 92-100 do canto
V (pp. 264-266), através de preenchimento de lacunas em paráfrases.
(10) Correção comentada.
(15) Assistência
a passo de Último a sair (traição de
Débora), para resolver exercício sobre modalidades.
(10) Correção.
(25) Redação
de proposição de uma epopeia criada por cada um.
Aula 119-120 (17 [4.ª], 22/mai [1.ª, 3.ª, 5.ª])
(10) Enquadramento
do passo a ler na ação de Os Lusíadas (VIII, 96-99).
(20) Compreensão
através da reconstituição dos dísticos.
(5) Correção.
(10) Exercício
de correspondência; transcrição de citações para cada aspeto afirmado no texto.
(2) Audição
de «Dinheiro Seguro» (em Fricção Científica).
(3) Assistência
a vídeo de Spam Cartoon.
(15) Melhoria
de «Proposição» começada na última aula.
(13) Assistência
a trecho de Cantar 2.
(10) Preenchimento
de tabela comparativa (Cantar 2 / Lusíadas).
Aula 121-122 (23 [4.ª, 5.ª], 26/mai [3.ª, 4.ª])
(25) Questionário
de compreensão do escrito (acerca de depoimentos sobre Os Lusíadas).
(5) Assistência
a sketch de Contemporâneos («Vai mas é trabalhar [Camões]»); explicação de «vai
chatear o Camões».
(8) Assistência
a sketch («Polícia que prova»), para classificar atos de fala.
(40) Leituras
em voz alta.
(12) Assistência
a trecho de Cantar 2.
Aula 123-124 (24 [4.ª], 29/mai [3.ª, 1.ª, 5.ª])
(10) Correção
de trabalho anterior; assistência a trecho da série 1986.
(20) Compreensão
de estrofes da Ilha dos Amores (escrevendo resumos com menos de doze palavras
para estrofes da versão ad usum delphini
de Vasco Graça Moura).
(10) Correção.
(5) Audição/leitura
de Polo Norte, «Ilha dos Amores».
(10) Assistência
a trecho de Non, de Manoel de Oliveira, com Ilha dos Amores; de de
trailer de Taprobana.
(15) Leituras
em voz alta.
(10) Redação
de comentário sobre lugar ideal.
(10) Assistência
a trecho de Cantar 2.
Aula 125-126 (30 [5.ª], 31/mai [4.ª, 1.ª], 2/jun [3.ª])
(20) Correção
do questionário de compreensão feito há duas aulas.
(10) Explicação
sobre tempo/aspeto (e modo).
(15) Assistência a «Teste de bazófia» (série Barbosa),
para preencher tabela com tempo-modalidade-aspeto; correção.
(20) Leituras em voz alta.
(3) Assistência a clip de «Quanto é que falta?».
(15) Redação
em prosa, tendo como ponto de partida «Quanto é que falta?».
(7) Audição
de «Quanto é que falta?» (e classificação de funções sintáticas).
Aula 127-128 (5 [5.ª, 1.ª, 3.ª], 6/jun [4.ª])
(30) Quartos de final da Liga Europa.
(10) Assistência
a início de Uivo.
(10) Exercício
sobre figuras de estilo em Uivo; correção.
(20) A
partir de «Terapia de relaxamento» (Último a sair), preenchimento de
tabela acerca de Tempo, Modo, Aspeto.
(20) Assistência a trecho de Cantar 2.
Aula
129-130 (6
[5.ª], 7 [4.ª] 9/jun [1.ª, 3.ª])
(10) Compreensão de «Quatro Sonetos a Afrodite
Anadiómena», de Jorge de Sena, mediante preenchimento de síntese lacunar.
(10) Correção.
(10) Assistência a trecho de Uivo.
(20) Meias-finais das duas ligas.
(20) Questionário de gramática.
(20) Assistência a final de Cantar 2 e
preenchimento de tabela.
Aula 131-132 (12 [5.ª, 1.ª, 3.ª], 14/jun [4.ª])
(10) Explicação
de quase nada do trabalho de gramática.
(20) Finais
das duas ligas de leitura em voz alta.
(10) Informações
várias (em torno do ano e da avaliação).
(45) Assistência
a segunda parte de Uivo e, ao mesmo tempo, conversas com cada aluno.
#
<< Home