Tuesday, September 06, 2022

Aula 107-108

Aula 107-108 (24 [1.ª, 3.ª, 5.ª], 26/abr [4.ª]) Correções do texto com acrescento de sílabas métricas e do questionário de compreensão (ver Apresentação).

Leituras em voz alta de sonetos de Camões (segundo dia da fase de grupos).

Nesta parte final do ano, vamos ler mais textos do modo literário narrativo. Até aqui passámos sobretudo pelos modos lírico (cantigas trovadorescas, Camões lírico) e dramático (Farsa de Inês Pereira). Dentro do modo narrativo tivemos Fernão Lopes e chegaremos aos géneros epopeia e ao relato de viagem; mas, para já, vejamos um conto.

Na parte do filme O leitor que estivemos a ver, a protagonista aprendia a ler precisamente com um texto que é excelente exemplo da técnica dos grandes contos, «A senhora do cãozinho», de Tchékhov (ou Chekov). No filme, a tradução do título do original, russo, surge como ‘A dama do cachorrinho’, mas a mais recente tradução portuguesa (Anton Tchékhov, Contos, II, Lisboa, Relógio d’Água, 2001), de Nina Guerra e Filipe Guerra, opta por aquela solução, que me parece preferível.

O que se segue é o início de «A senhora do cãozinho». No entanto, a alguns parágrafos foi retirado o lado direito das linhas.

Vai lendo o conto e completando o que está em falta, na medida do que possas adivinhar e em estilo próximo do do original. Não acertarás em tudo (ou mesmo em nada), mas procura que as frases fiquem com sentido e gramaticalmente corretas. Tenta também que o que fores escrevendo não tenha extensão demasiado diferente da da parte suprimida das linhas (mas, claro, a letra manuscrita ocupa sempre mais espaço que a impressa).





TPC — Relanceia este glossário de termos relativos à lírica de Camões. [Devo pôr proximamente em Gaveta de Nuvens caderno de encargos para os próximos tempos. Para já, os que têm tarefas em atraso, como as que fui referindo nas sínteses, devem aproveitar estes feriados, de 25 de abril e de 1 de maio, para as concluir e entregar. Ir fazendo as leituras de livros que tenham em curso também é boa ideia para todos.]

 

 

#