Instruções para tarefa com poema de Pessoa
Tratar-se-á
de vídeo — ou, em último caso, ficheiro áudio com uma imagem fixa (formato
menos ambicioso que talvez devessem evitar) —, que terá de incluir a leitura de
um poema de Fernando Pessoa ou de um dos seus heterónimos (Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis). Considerado este
constrangimento, o resto da estratégia fica ao vosso critério. Esta tarefa visa
avaliar expressão oral (leitura em voz alta, expressiva, dramatizada),
criatividade (na realização e, em geral, em todas as soluções encontradas, que
supõem também compreensão dos textos, mesmo se para depois os «transformar») e redação
(que não lerei em papel mas deduzirei do texto que ouça).
Que características? Mesmo no que concerne à parte textual, o trabalho deve ter mais
do que a simples leitura em voz alta do poema, deve ter igualmente texto vosso.
E, claro, a leitura do poema não tem de ser uma «simples leitura em voz alta».
Haverá decerto muita amplitude de soluções, em função do estilo de cada um.
Pode assumir-se o texto de Pessoa como foco essencial, mas também pode, ainda
que inserindo o poema em algum momento, acabar por se ter um outro foco (enfim,
o texto de Pessoa poderia chegar a funcionar quase como mero pretexto para uma criação,
ficção, vossa). Desaconselho vivamente a interpretação
literal, slide a slide, com o texto a referir «nau» e a aparecer a imagem de
uma nau. Também conviria não se escolher poema demasiado curto, a não
ser que o resto do filme inclua suficiente exibição da vossa expressão oral.
Note-se que não se pretende abordagem ensaística,
académica, mas trabalho criativo (não tem de ser tarefa para se provar
conhecimentos da matéria). De modo nenhum se deve aproveitar trechos da net ou
de outros autores (darei nota muitíssimo negativa a qualquer trabalho em que
note algum grau de plágio). Os filmes com poemas de Pessoa feitos por colegas
vossos em 2013-2014 são visíveis aqui: 12.º 1.ª,
3.ª, 4.ª, 6.ª;
os de 2016-2017, aqui: 12.º 1.ª, 5.ª, 7.ª, 8.ª. Por acaso, o ideal era que não
escolhessem textos então usados, mas descartaremos essa condição, já que seria
muito difícil fazer um tal escrutínio.
Que
poemas? Ficam proibidos os do manual, porque queria evitar textos que
déssemos também em aula. Pesquise-se, portanto, através dos volumes das várias
edições pessoanas. Ou, e talvez mais facilmente, através de http://arquivopessoa.net/ (para se ver os poemas, vai-se clicando nos títulos do extenso
índice, que inclui Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Fernando
Pessoa ortónimo, de poesia lírica e de Mensagem). Neste índice, também
há zonas que não nos interessam — as dos textos de prosa; as de textos
franceses ou ingleses; as de poemas dramáticos — mesmo os poemas de Mensagem não queria que os usassem, até
porque vamos percorrê-los a todos em aula; tratando-se obrigatoriamente de
poemas, também não devem recorrer a Bernardo Soares/Livro do Desassossego). Se se tratar de poema demasiado longo (à
«Ode triunfal», por exemplo), podem adotar-se apenas alguns trechos (nesses
casos, convém que o texto também me seja entregue, com a localização dos cortes
ou das partes selecionadas). Excecionalmente, também pode ser usado mais do que
um poema.
O formato,
tempo, regras básicas, são os mesmos de anos anteriores: WMV, MP4 ou similar (mesmo os ficheiros áudio
devem usar estes formatos ou equivalente, bastando-lhes uma imagem fixa, já
agora da vossa lavra); tempo será entre cerca de
dois minutos e meio (o mínimo) a três minutos e tal (o tempo máximo é mais
flexível), por aluno. Pode haver trabalhos em dupla, se intervierem
oralmente ambos os autores (convém, porém, perguntarem-me se autorizo a
parceria); nos trabalhos em dupla, deve apontar-se para, pelo menos, cinco
minutos (e a extensão máxima também será proporcional); quanto a trabalhos por
três alunos, queria que fossem raros (e, em matéria de duração haveria relativa
proporcionalidade).
Prazo
para envio:
até 6 de fevereiro. Quem ache que se vai confrontar com aquelas confusões de
última hora que alguns costumam alegar (incompatibilidade de programas
informáticos, avaria no computador com perda de tudo o que estava feito,
incêndio em casa, tsunâmi em Lisboa, destruição do universo) que vá apontando
para uma semana antes. Lembro que agradeço sempre o correio que recebo, pelo
que, se nada disser, significa que nada me chegou.
Para identificação do trabalho, usem como nome do ficheiro que me enviarem (não é como título do mail) Pessoa por Fulano, Beltrano e Sicrano
do 12.º # (sendo «Fulano, Beltrano e Sicrano» substituídos pelos nomes por
que sejam tratados em Português e «#» substituído por 3, 4, 5, 9). Entretanto, na mensagem
que me enviarem virá o link, ou os links, do(s) poema(s), Fernando Pessoa, ou o
heterónimo em causa, e o título e primeiro verso (ou só primero verso se não
houver título). Dou exemplo (socorro-me de um texto que não seria aceite,
porque o lemos em aula): «[Datilografia] Traço sozinho, no meu cubículo de
engenheiro, o plano» (Álvaro de Campos); http://arquivopessoa.net/textos/86.
Outras prevenções:
Para fugir a textos de Pessoa já lidos em
aula, além dos do manual é preciso ter em conta os que estão em folhas dadas
por mim ou até os que foram só ouvidos (lembro, por exemplo, o caso do «Poema
em linha reta», de «Tabacaria», alguns outros ainda).
Se forem ver trabalhos de colegas de anos
anteriores, tenham em conta que as instruções não eram exatamente as mesmas
(poderiam ficar a pensar, por exemplo, que era aceitável que a parte discursiva
fosse apenas a do texto de Pessoa lido). Entretanto, apesar dessas diferenças, pode
até ser útil relancear alguns comentários meus em trabalhos antigos.
O trabalho deve permitir distinguir
razoavelmente o que é de Pessoa e vosso, mas, se sentirem que não está suficientemente
claro — e não for mesmo possível fazer essa explicitação na gravação (por
exemplo, numas referências finais) — entreguem-me em papel a discriminação.
Se usarem músicas de fundo, evitem
problemas de direitos de autor (que impedem trechos de composições musicais com
mais de não sei quantos — vinte? — segundos).
Evitem o envio de filmes ainda em projeto
(é preciso concluí-los e guardá-los em ficheiro com o sufixo MP4 ou
equivalente).
Não usem imagens (slides ou filmes) que não sejam originais (isto é, que não sejam de vossa autoria).
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