Saturday, August 31, 2019

Instruções para Concurso «A ética na vida e no desporto»


Trata-se de texto para, se se achar que vale a pena, concorrerem ao prémio que tem o mesmo nome e é promovido pelo IPDJ e pelo jornal A Bola (1.º — mil euros, troféu, publicação do texto em A Bola e entrevista; 2.º — quinhentos euros, publicação na edição online de A Bola; 3.º — duzentos e cinquenta euros, publicação na edição online de A Bola). Terão de me enviar a primeira versão do texto ao longo da próxima semana, para eu corrigir essa primeira versão e a devolver (o texto tem de ser enviado a concurso até 29 de fevereiro, e o processo ainda implica umas burocracias). A extensão máxima é de dois mil e quinhentos caracteres; não está estipulado um mínimo, mas eu diria que não convém usar menos de quatrocentas palavras (vá lá, trezentas e cinquenta palavras). Resumindo: de 350 a 500 palavras, a computador, em ARIAL, corpo 12, a um espaço. Podem ver-se os trabalhos vencedores do anopassado (foi Marta, do atual 12.º 4.ª, a vencedora, tendo Mafalda, do 12.º 3.ª, obtido uma menção honrosa), o regulamento, o avisode abertura, o cartaz. Direi que não me parece ser boa estratégia fazer texto expositivo bem comportado. A organização estará interessada em textos criativos, originais. Formatos como os de crónica, o memorialístico, o de pequena ficção ou ainda outros mais inesperados parecem-me os mais adequados. (No entanto, quem queira pode assumir que se trata apenas de tarefa escolar, sem ambições de ser premiado, escrevendo um texto expositivo, à grupo III de exame, com cerca de 350 palavras ou pouco mais.)