Instruções para trabalho sobre Os Maias ou A Ilustre Casa de Ramires
Tipo
de trabalho.
Como em trabalhos anteriores, deve haver discurso
oral gravado (seja em
leitura, seja em dramatização, seja em conversa «espontânea», seja em canção,
etc.). Embora espere sobretudo microfilmes,
admitem-se também meras gravações áudio, ainda que com um «slide-capa» para que
possam funcionar como vídeo.
Autoria. Trabalhos podem ser individuais,
em dupla ou, mas muito excecionalmente, em tripla (nestes casos, com duração tendencialmente proporcional —
e com intervenções orais de todos os participantes). Para trabalhos em dupla ou
em tripla, convém porem-me primeiro à consideração a constituição das parcerias,
já que gostaria de poder vetar conjuntos que não me agradem (desculpem-me estes
caprichos).
Formato
e duração.
Formato e duração dos microfilmes são semelhantes aos combinados em trabalhos
anteriores: cerca de três minutos (um
pouco mais ou um pouco menos, para trabalhos individuais); para trabalhos em
dupla ou tripla, mais tempo, mesmo que não se tenha de chegar a rigorosa
multiplicação por dois ou por três (acho aceitável cerca de cinco minutos, para duplas, e cerca de sete minutos, para triplas, mas não serei taxativo).
Objetivo. O resultado final é a
reunião de criações, por alunos, acerca de todos os capítulos de Os Maias e de boa parte de A Ilustre Casa de Ramires. Em Gaveta
de Nuvens ficarão dezoito secções diferentes (de Os Maias-1 a Os Maias-18
e de A Ilustre Casa de Ramires-1 e A Ilustre Casa de Ramires-12, onde se
arquivarão os filmes dedicados a cada capítulo de ambas as obras. As dezoito
secções abertas no blogue para Os Maias
e as doze de A Ilustre Casa de
Ramires funcionarão como interpretações globais, ainda que heterogéneas, dos
dois romances.
Capítulo. O número do capítulo que calhará a cada aluno é visível no
esquema seguinte. Tratarão do capítulo de Os
Maias correspondente ao lugar que ocupem na sala D9. No caso de trabalhos
em dupla ou em tripla, devem escolher apenas um dos capítulos (dos dois ou três
que correspondam aos lugares que ocupem na sala). No caso de A Ilustre Casa de Ramires, se o número do vosso
lugar ultrapassar o «12», farão uma subtração por seis e terão o capítulo que
lhes calhará (18 > 12; 17 > 11; 16 > 10; 15 > 9 14 > 8; 13 >
7). Para não inviabilizar que os que optaram pela leitura de A Ilustre Casa de Ramires trabalhem em
dupla, aceitarei que haja trabalhos que tratem de um capítulo de A Ilustre Casa de Ramires e, ao mesmo
tempo, de Os Maias (capítulo
qualquer).
Abordagem. A relação entre o vosso
trabalho e o romance de Eça não tem de ser literal, embora deva ser
compreensível por um leitor-espetador medianamente inteligente (como, por
vezes, consigo ser). Ao relerem o capítulo, podem focar-se na lição geral, num
espaço em particular, num trecho, num episódio ou em quase toda a sequência; a
interpretação pode implicar atualização, mudança de contexto, mera analogia com
a moralidade do passo, etc. O que não aconselho é estratégia que passe pelo
resumo ou pela apreciação crítica. Os capítulos podem ser abordados de
múltiplas formas e a própria especificidade de cada um sugerirá ainda outros
tantos modos. Entretanto, por aqui pode chegar-se aos trabalhos feitos por colegas vossos
de 2012-2013; e, por aqui, aos de colegas de 2015-2016. Também pode ser
útil ver críticas genéricas que fiz sobre trabalhos de 2015-2016 (no fim, links
para os melhores trabalhos desse ano).
Advertência. Trabalho deve ser
original — é muito feio copiar, mesmo curtos trechos, a partir da net ou de
fontes escritas tradicionais. Serei implacável a punir semelhantes trapacices.
Prazo. Trabalho deve ser-me enviado
em qualquer dia de maio (de 2019, é
claro). E preferia que não me chegassem todos às 23.59 do dia 31 ([Atualização importante:] Pelo menos nas turmas 4.ª, 5.ª e 9.ª terá de ser uns dias antes, talvez até 27 de maio. Para as turmas 2.ª e 3.ª pode manter-se 31 de maio. Enfim, convinha que muitos me pudessem ir enviando os trabalhos o mais cedo possível. Não tinha percebido que as aulas terminavam tão cedo). Já agora: facilitar-me-ia a vida que o nome do ficheiro enviado (não é o assunto do mail!) seguisse este modelo: «Capítulo 8 de Os Maias por Arminda e Ezequiel do 11.º 15.ª» ou «Capítulo 3 de A Ilustre Casa de Ramires por Fiama do 11.º 13.ª» (sem aspas e com Fiamas e Arlindas a darem lugar aos vossos bonitos nomes).
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