Saturday, September 14, 2013

Recitações de Mensagem


Os poemas estão na ordem por que aparecem em Mensagem. O asterisco significa que estão no manual; o negro significa que o poema, por ser pequeno, será recitado juntamente com outro e só por isso não traz nome de recitadores ao lado. Descartei «D. Pedro, Regente de Portugal», um dos poemas pequenos, e alguns dos textos lidos, ou a ler, em aula.

Além da recitação (declamação por memória, e expressiva — não caiam no erro de dizer o texto à pressa, como se tivessem medo de se esquecerem) —, cada um apresentará o poema, em menos de um minuto (são úteis o enquadramento na obra e a síntese do conteúdo do texto).

A versão dos textos que devem usar é a da edição que reproduzi no blogue (aqui),  a tal com comentários à esquerda. Notem ainda que alguns textos («O Mostrengo»; «Fernão de Magalhães»; «A última nau»; «O Quinto Império»; «Noite») estão em duas folhas.

Lembro ainda que as recitações serão feitas, sem que haja outros avisos até lá, em aulas das penúltima e última semanas (ou seja, entre 26 de maio — ou um pouco depois — e 5 de junho).