12.º 3.ª
Português, 12.º 3.ª
apreciações/recomendações a meio do 1.º período
(início de novembro de
2013)
Em geral,
refiro três das quatro áreas avaliáveis em Português: compreensão do escrito (isto é, leitura); escrita; gramática. Falta a área de receção e expressão oral (que
corresponde a resolução de questionários sobre gravações ouvidas ou vistas,
leitura em voz alta, recitações, exposições orais, etc.), que ainda pouco
treinámos e nada avaliámos. Vejamos o que coube, em termos de avaliação mais
direta, em cada uma das três áreas a que aludi.
A leitura (compreensão do escrito) foi
observada formalmente em dois questionários sobre textos («Heróis de papel e
tinta» [aula 1-2]; textos sobre génese dos heterónimos [21-22]). Menos
objetivamente, fui-me apercebendo da capacidade de cada um ir resolvendo as
restantes fichas dadas em aula, o que acabará, em futuras análises, por ser
também tido em conta.
A
capacidade em escrita foi aferida
nas seguintes redações feitas em aula e a corrigir por mim: poema visual [aula
8-9]; comparação entre «Gato que brincas na rua» e «[A ceifeira]» [13-14]; dois
trechos em prosa a partir de primeiros versos de poemas [18-19]; ode à maneira
de Campos [23-24]; comentário com contraste entre crónica de José Manuel dos
Santos e «Aniversário» de Campos [28-29]; e confirmada também pelas seguintes
redações feitas em casa (e corrigidas também — ou a entregar brevemente):
dissertação sobre protagonistas dos livros [tepecê da aula 3-4]; comentário a
poema de Ary dos Santos [5]; comentário em torno de sentir/pensar em quadras de
Pessoa [10]; comentário-análise a «Cansa sentir quando se pensa» [11-12];
comentário com contraste entre poema de Vasco Graça Moura e poema de Pessoa [13-14];
comentário a crónica «Pensar de mais» [16-17]; dissertação sobre «mito»
[18-19]; defesa de título para o poema «Tenho uma grande constipação» [21-22];
comparação entre texto de Régio e «O que há em mim é sobretudo cansaço»
[23-24]; conto para concurso Correntes d’escritas [25] e respetiva reformulação
[36-37]; dissertação a propósito de «Aniversário» [28-29]; nota de apresentação
para contracapa de livro de Campos [31-32]; comentário acerca de Campos,
«indisciplinado» [33-34]; comentário-análise, a partir de Bréchon, a
«Tabacaria» [35].
A gramática, dita também «conhecimento
explícito da língua» ou «funcionamento da língua», foi aferida formalmente por
um questionário [aula 33-34].
A compreensão do oral ainda não foi
apreciada através de um questionário que tivesse levado para casa. A avaliação
da produção oral decorrerá apenas a
partir de agora (leituras em voz alta preparadas em casa; e, provavelmente,
algum trabalho de expressão oral gravada).
Para os
enunciados dos tepecês, < http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2013/09/sumarios-e-tepeces.html
>; para os enunciados de todas as tarefas das aulas, < http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2013/09/aulas-1-periodo.html
> e < http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2013/09/aulas-2-periodo.html
>. Quanto às presentes apreciações/recomendações, ficam também aqui: < http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2013/09/12-3.html
>.
Afonso — Até agora, aproveitamento insuficiente.
Em aula, aplica-se quando se trata de tarefas (costuma ser relativamente
rápido, embora talvez também sem a necessária elaboração), mas conversa
bastante (para trás, para o lado) em momentos de explicação para todos. Também
é preciso mudar completamente a atitude quanto a trabalhos de casa: ainda fez
os iniciais, mas depois deixou de os entregar. Em compreensão de textos, fez um único questionário (faltou no dia do
outro), tendo tido Suf+. Em escrita,
a classificação, por causa dos trabalhos não entregues, terá de ser negativa
(aconselho mais revisão dos textos; atenção também à ortografia de verbos e à
acentuação). Em gramática, nota
bastante insuficiente, talvez relacionável com a desatenção em momentos de
explicação e com a falta de estudo em casa. Deve evitar chegar atrasado à aula
de sexta.
Cláudia — Aproveitamento insuficiente. Várias
faltas a aulas, não demasiada pontualidade e, sobretudo, integral incumprimento
dos tepecês. Faltou a um questionário de compreensão
de textos, no outro teve Bom. Em escrita,
fez poucos dos trabalhos: a média ficaria, aliás fica, fraquíssima (não tem
progredido como poderia; noção de período, pontuação em geral, melhoráveis). Em
gramática, Suf-. Tem de mudar muito
o empenho nesta disciplina.
Ana Gisela — Boa atitude de trabalho, em aula e em
casa, embora me pareça dever procurar ser mais exigente com os textos que vai
escrevendo (reverificar sempre; ir evitando alguns erros ortográficos
recorrentes). Em compreensão de
textos, Suf-. Em escrita, Suf-. Em gramática, Suf-. Este ponto de partida
equilibrado sugere que deve ir agora melhorando paulatinamente, conservando a
boa atitude já habitual.
Ana Marta — Encara de forma correta o estudo em
casa (tepecês com cuidado, estudo das matérias). Em aula, pode melhorar dois
aspetos da sua atitude, evitando distrair-se em momentos de explicação para
todos, ou até de simples audição de gravações, e sendo pontual a começar e a terminar
as tarefas (no fundo: (1) fazer na íntegra o que é tarefa de aula e eu não leve
para casa; (2) fazer no mesmo tempo que os outros o que eu leve para casa, até
para não deixar de poder cumprir as tarefas seguintes). Em compreensão de textos, em média, Bom+. Em escrita, Bom-. Em gramática,
Suf. Nesta última área, falhou o estudo que lhe gabei em cima ou, mais
provavelmente, não foi ouvindo o que se explicava (aliás, revia) em aula.
António — Em aula, bem a fazer tarefas (embora
me pareça que deve ser mais demorado, rever mais), mas nem sempre atento em
momentos de explicação (como referi para Afonso e referirei para Pedro A.,
Chico, tem havido desconcentração nesses momentos). Nos trabalhos de casa,
começou por ser pouco cumpridor, mas, recentemente, pôs tudo em dia (alguns dos
textos um tanto liminarmente, diga-se). Em compreensão
de textos, só fez um questionário (Insuf), já que faltou ao segundo (é ainda
pouco para aferir da sua capacidade em leitura). Em escrita, Suf-/Suf(-) (há bastante a progredir em ortografia e em
alguma sintaxe — primeiros passos: atentar nas emendas que eu faça; ser mais
demorado a reler e a rever). Em gramática,
Suf(-). Deve procurar ser mais pontual nas aulas de um tempo.
Filipa — Irrepreensível no trabalho em aula e
em casa. Em compreensão de textos, nota
mais fraca do que nas outras áreas (média de Suf; modo de lidar com leitura de
itens de escolha múltipla talvez explique esta fragilidade). Em escrita e em gramática, Bom. Na redação, deve atentar na acentuação das
esdrúxulas e na pontuação (para modificadores, sobretudo).
Chico — Até há pouco tempo, esteve em aula
excessivamente conversador (o que é quase aceitável em momentos de tarefas; mas
contraproducente nos momentos de explicação); ao mesmo tempo,
intermitentemente, mérito na proficiência em algumas tarefas. Tem falhado boa
parte das redações pedidas para casa. Em compreensão
de textos, Bom. Em escrita, as
redações que ficaram por trazer implicam ficar com nota negativa, apesar de ser
dos que escrevem melhor. Em gramática,
Insuficiente (a tal atenção nos momentos de explicação; e a necessidade de se
ir trabalhando em casa, também).
Paco — Boa atitude em aula. Em matéria de tepecês,
ligeira «desarrumação», mas cumprimento de quase tudo. Em compreensão de textos, Bom(-). Em escrita, perto do Bom (tem o mérito de fazer sem ser só «por fazer»,
de riscar e reler). Em gramática,
Suf. (Assiduidade e pontualidade não têm sido exemplares.)
Francisco — Boa atitude em aula (com o mérito suplementar
de perguntar, de exigir explicações adicionais, de querer desfazer dúvidas). Em
casa, ao contrário, demasiadas falhas (que, a manterem-se, o impedirão de ter
as notas que poderia ter). Na compreensão
de textos, Bom-. Na escrita, é
difícil arriscar uma média: escreve bem (ou muito bem), mas não tem entregado vários
trabalhos, o que baixa muito a sua nota neste domínio. Em gramática, Suf (-). (O próprio Francisco alertara para a pouca
preparação neste domínio; a pouco e pouco, irá conhecendo melhor estas
matérias, mas tem de haver algum trabalho em casa de recuperação também: foram
lidos os trechos de gramática que recomendei a todos?).
Gi — Em aula, sem deixar de reconhecer a sua
boa atitude em geral, sugiro que a Gi evite ser demasiado despachada (consigo
distinguir momentos em que as tarefas são eficiente e rapidamente resolvidas; e
ocasiões em que tudo é concluído brevemente mas com menos elaboração ou atenção
do que o recomendável). Em momentos de explicação para todos, não convém
estar-se a ler. Cumpridora do trabalho em casa (e estudo de gramática, haverá?:
e a devida preparação das leituras em vaz alta?). Em compreensão, B+/MB-. Em escrita,
Bom+. Em gramática, Insuf.
Guilherme — Aproveitamento insuficiente. Em aula, tem
de passar a ser mais efetivo a fazer as tarefas (a não demorar tanto a
dedicar-se-lhes). E tem de passar a haver trabalho em casa (até agora,
praticamente não fez nenhuma das redações pedidas). Em compreensão, entre Bom-/Suf+ e Bom-. Em escrita, classificação muito negativa (como expliquei, não fez a
maioria das redações). Em gramática,
Suf.
Inês – Não tenho muito a criticar acerca do
seu trabalho em aula e em casa, a não ser talvez que nem sempre é pontual a
entregar os textos pedidos e que houve duas ou três falhas; diria ainda que é
preciso que o trabalho em casa seja orientado também para o estudo (além de
entregar redações para efeitos de cumprir tepecês, precisa a Inês de ir
acompanhando com revisões o que estivermos a dar). Em compreensão, Suf+/Bom-. Em escrita,
Suf. Em gramática, Insuficiente
(faltará concentração completa, «à Futre», digamos; e estudo regular).
Joana O. — Em aula, boa atitude de trabalho. Ao
contrário, várias falhas de trabalhos de casa. Em compreensão de textos, Suf+. Em escrita, tem, em termos de trabalhos corrigidos, Bom- (e, se
revisse, mais, decerto que teria até nota melhor), mas, não tendo feito vários
tepecês, o seu nível é afinal bastante mais baixo. Em gramática, Suf+. Tem de ser a Joana mais regular nos trabalhos de
casa.
Joana M. — Boa atitude de trabalho em aula (mesmo
se, no início, ainda não estava habituada a reger o seu trabalho pelos
enunciados nas folhas). Em matéria de tepecês, houve algumas falhas, o que deve
evitar repetir (é-lhe útil a repetida prática da redação). Em compreensão de textos, Insuf+, num dos
questionários (não esteve na aula em que fizemos o outro). Na escrita, Suf-. Em gramática, Insuf. (compreende-se que haja dificuldade nestas matérias,
até por ser uma nova turma; convém, por isso, estar sempre atenta durante as explicações
e que haja também algum estudo em casa). (Julgo que nem sempre tem sido pontual
nas aulas de um único tempo.)
João — Em aula, bem. Em casa, nem por isso
(tem falhado quase todas as redações pedidas; aparentemente, não houve estudo também).
Em compreensão de textos, Bom+ (num
dos questionários; faltou no dia em que fizemos o outro). Na escrita, estaria perto do Bom-, mas,
não tendo feito as redações pedidas para casa, o seu nível é aqui insuficiente.
Em gramática, Insuf. Enfim, é
preciso alterar a atitude quanto a trabalho em casa (dadas as falhas dos tepecês,
não estará muito longe do Insuficiente).
José — Aproveitamento insuficiente. Em aula,
costuma ter boa atitude de trabalho (mas, salvo erro, tem faltado algumas
vezes). Está, porém, a falhar completamente nos trabalhos de casa. Em compreensão de textos, Insuf+ (e faltou
a um segundo questionário). Na escrita,
dadas as redações que não entregou, terá nível negativo. Em gramática, Insuficiente. Houve
regressão relativamente ao ano passado. Deve começar a ser organizado quanto a
trabalho em casa.
Rafael — Boa atitude de trabalho, em casa e em
aula. Em compreensão de textos, Bom.
Na escrita, cerca de Suf+ (nas
redações, pode ir tentando evitar certos erros recorrentes; há partes da
ortografia que conseguimos controlar pelo conhecimento: regras de acentuação;
alguma ortografia dos verbos em função dos tempos e conjugações). Em gramática,
Suf+.
Nuno — Em aula, parece-me cumpridor, mas
creio que poderia ser mais despachado a resolver as tarefas. Em casa, tem
falhado muito (a falta de entrega dos tepecês pedidos refletir-se-á,
desnecessariamente, no nível que tem em escrita) Em compreensão de textos, perto de Suf+/Bom-. Na escrita, terá nota negativa, dadas as falhas de tepecês. Em gramática, Suf (-). É preciso passar a
fazer tepecês (se não for assim, terá nota fraca).
Leonor — Irrepreensível no trabalho em aula e
em casa (falta-me o tepecê da aula 31-32; lapso meu?). Em compreensão de textos, Bom(-). Na escrita, Bom (é relativamente fácil melhorar na acentuação,
trata-se de poucas regras recorrentes; também a pontuação pode ser informada
por poucos conhecimentos muito práticos; de vez em quando, nota-se falta de
pontos finais). Em gramática, Suf+.
Luísa — Irrepreensível no trabalho em aula e
em casa (falta-me o tepecê da aula 11-12; lapso meu?). Em compreensão de textos, Bom+/Muito Bom-. Na escrita, Bom+/Muito Bom-, talvez perto de Muito Bom-. Em gramática, também perto de Bom+/Muito
Bom-.
Mariana — Em aula, boa atitude (desde que já
tenha chegado ou esteja em aula!; há, com efeito falhas de pontualidade e de
assiduidade notórias). Há algumas falhas de tepecês, o que deve relacionar-se
com as faltas de presença (mas a Mariana poderia informar-se dos tepecês por
aqui: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2013/09/sumarios-e-tepeces.html).
Em compreensão de textos, Bom(+). Na
escrita, Muito Bom- (mas esta nota
baixará, se fizermos média com as redações que não entregou). Em gramática, Suf-. Creio que esta nota em
gramática reflete a ausência a várias sessões de tempo único (que, muitas
vezes, se focam em conteúdos deste domínio); é possível também que esteja ainda
pouco treinada nestes assuntos, em que nem todas as escolas investem o mesmo).
É um desperdício que falte tanto. É aluna com grandes capacidades (pelo menos,
na expressão escrita).
Marta V. — Irrepreensível no trabalho em aula e
em casa (falta-me o tepecê da aula 18-19; lapso meu?). Em compreensão de textos, cerca Suf+/Bom-. Na escrita, cerca de Bom (atenção às palavras relativas: «onde», «em que»,
«ao qual», que nem sempre usa bem). Em gramática,
Suf(-).
Marta B. — Em aula, bem. Em matéria de tepecês,
tem havido falhas, recuperadas, mas só em parte, recentemente (enfim, procurar
ser agora mais regular). Em compreensão
de textos, Bom. Na escrita, Bom-/Suf+,
mas a média baixará, em função de não ter entregado alguns trabalhos (também
vale a pena atentar na acentuação e nas vírgulas a delimitar modificadores). Em
gramática, Insuficiente (também aqui
parece faltar o estudo em casa).
Miguel — Em aula, a atitude de trabalho, não
sendo muito criticável, já foi melhor (certa demora a entrar nas tarefas;
alguma conversa excessiva com Ana Marta; nem sempre pontualidade).
Recentemente, tem falhado a maioria dos trabalhos de casa. Em compreensão de textos, Suf+/Bom-. Em escrita Suf+, mas a falha de redações pedidas
para casa baixará esta nota. Em gramática,
Insuficiente (creio que se reflete aqui a falta a aulas).
Pedro A. — Em aula, por vezes, demasiado
distraído em conversa (ver o que disse acerca de Chico e Afonso). Tem feito os
tepecês, mas, salvo erro, um pouco «por atacado» (gostaria que fosse organizado
e regular). Em compreensão de
textos, Bom-/Suf+. Na escrita, Suf-
(percebendo eu que os progressos em ortografia não são fáceis, lembro que há
zonas, como a da acentuação, em que é possível a racionalização dos usos; e
reler, rever, riscar é importante). Em gramática,
Suf(-) (pode fazer bem melhor).
Pedro C. — Boa atitude em aula. Ao contrário,
demasiadas falhas de tepecês. Em compreensão
de textos, duas notas díspares (Muito Bom- e Insuficiente+), o que me faz ainda
querer esperar para perceber da sua capacidade neste domínio. Na escrita, Bom- (mas esta nota baixará
por falta de várias redações pedidas para casa; vale a pena melhorar na
acentuação: as esdrúxulas têm acento sempre!). Em gramática, Bom-. De resto, falta ao Pedro passar a não falhar os
tepecês.
Sara E. — Em aula, tem estado concentrada. Porém,
a partir de talvez metade da metade do período em que estamos, deixou de fazer
os tepecês. Em compreensão de
textos, Bom. Na escrita, decerto
nota negativa, dadas as redações que não fez (na redação há muito a progredir
em matéria de acentuação e, em geral, de ortografia). Em gramática, Insuficiente. Há que ser mais organizada, estudar, evitar
faltar. A continuar assim, pode acabar a ter aproveitamento insuficiente.
Sara R. — Irrepreensível no trabalho em aula e
em casa. Em compreensão de textos, Bom-.
Em escrita Bom+/Muito Bom-. Em gramática, Bom-. Ainda vai subir, dado
que tem muito boas capacidades (e deve ter-se em conta que não estaria tão
habituada a alguns dos tipos de itens, a alguns dos conteúdos, como colegas que
já estavam na turma).
Manuela — Tem boa atitude em aula e tem cumprido
os tepecês. Em compreensão de
textos, Suf+. Em escrita, perto do
Bom- (sintaxe melhorável). Em gramática,
Suf- (tenho ideia de que faltou a duas sessões em que abordámos conteúdos de
gramática; é natural que precise de recuperar alguns assuntos, pelo estudo,
dado que é domínio em que podem ser mais notórias as diferenças entre turmas).
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