Saturday, September 14, 2013

12.º 3.ª



Português, 12.º 3.ª
apreciações/recomendações a meio do 1.º período
(início de novembro de 2013)

Em geral, refiro três das quatro áreas avaliáveis em Português: compreensão do escrito (isto é, leitura); escrita; gramática. Falta a área de receção e expressão oral (que corresponde a resolução de questionários sobre gravações ouvidas ou vistas, leitura em voz alta, recitações, exposições orais, etc.), que ainda pouco treinámos e nada avaliámos. Vejamos o que coube, em termos de avaliação mais direta, em cada uma das três áreas a que aludi.
A leitura (compreensão do escrito) foi observada formalmente em dois questionários sobre textos («Heróis de papel e tinta» [aula 1-2]; textos sobre génese dos heterónimos [21-22]). Menos objetivamente, fui-me apercebendo da capacidade de cada um ir resolvendo as restantes fichas dadas em aula, o que acabará, em futuras análises, por ser também tido em conta.
A capacidade em escrita foi aferida nas seguintes redações feitas em aula e a corrigir por mim: poema visual [aula 8-9]; comparação entre «Gato que brincas na rua» e «[A ceifeira]» [13-14]; dois trechos em prosa a partir de primeiros versos de poemas [18-19]; ode à maneira de Campos [23-24]; comentário com contraste entre crónica de José Manuel dos Santos e «Aniversário» de Campos [28-29]; e confirmada também pelas seguintes redações feitas em casa (e corrigidas também — ou a entregar brevemente): dissertação sobre protagonistas dos livros [tepecê da aula 3-4]; comentário a poema de Ary dos Santos [5]; comentário em torno de sentir/pensar em quadras de Pessoa [10]; comentário-análise a «Cansa sentir quando se pensa» [11-12]; comentário com contraste entre poema de Vasco Graça Moura e poema de Pessoa [13-14]; comentário a crónica «Pensar de mais» [16-17]; dissertação sobre «mito» [18-19]; defesa de título para o poema «Tenho uma grande constipação» [21-22]; comparação entre texto de Régio e «O que há em mim é sobretudo cansaço» [23-24]; conto para concurso Correntes d’escritas [25] e respetiva reformulação [36-37]; dissertação a propósito de «Aniversário» [28-29]; nota de apresentação para contracapa de livro de Campos [31-32]; comentário acerca de Campos, «indisciplinado» [33-34]; comentário-análise, a partir de Bréchon, a «Tabacaria» [35].
A gramática, dita também «conhecimento explícito da língua» ou «funcionamento da língua», foi aferida formalmente por um questionário [aula 33-34].
A compreensão do oral ainda não foi apreciada através de um questionário que tivesse levado para casa. A avaliação da produção oral decorrerá apenas a partir de agora (leituras em voz alta preparadas em casa; e, provavelmente, algum trabalho de expressão oral gravada).
Para os enunciados dos tepecês, < http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2013/09/sumarios-e-tepeces.html >; para os enunciados de todas as tarefas das aulas, < http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2013/09/aulas-1-periodo.html > e < http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2013/09/aulas-2-periodo.html >. Quanto às presentes apreciações/recomendações, ficam também aqui: < http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2013/09/12-3.html >.

Afonso — Até agora, aproveitamento insuficiente. Em aula, aplica-se quando se trata de tarefas (costuma ser relativamente rápido, embora talvez também sem a necessária elaboração), mas conversa bastante (para trás, para o lado) em momentos de explicação para todos. Também é preciso mudar completamente a atitude quanto a trabalhos de casa: ainda fez os iniciais, mas depois deixou de os entregar. Em compreensão de textos, fez um único questionário (faltou no dia do outro), tendo tido Suf+. Em escrita, a classificação, por causa dos trabalhos não entregues, terá de ser negativa (aconselho mais revisão dos textos; atenção também à ortografia de verbos e à acentuação). Em gramática, nota bastante insuficiente, talvez relacionável com a desatenção em momentos de explicação e com a falta de estudo em casa. Deve evitar chegar atrasado à aula de sexta.

Cláudia — Aproveitamento insuficiente. Várias faltas a aulas, não demasiada pontualidade e, sobretudo, integral incumprimento dos tepecês. Faltou a um questionário de compreensão de textos, no outro teve Bom. Em escrita, fez poucos dos trabalhos: a média ficaria, aliás fica, fraquíssima (não tem progredido como poderia; noção de período, pontuação em geral, melhoráveis). Em gramática, Suf-. Tem de mudar muito o empenho nesta disciplina.

Ana Gisela — Boa atitude de trabalho, em aula e em casa, embora me pareça dever procurar ser mais exigente com os textos que vai escrevendo (reverificar sempre; ir evitando alguns erros ortográficos recorrentes). Em compreensão de textos, Suf-. Em escrita, Suf-. Em gramática, Suf-. Este ponto de partida equilibrado sugere que deve ir agora melhorando paulatinamente, conservando a boa atitude já habitual.

Ana Marta — Encara de forma correta o estudo em casa (tepecês com cuidado, estudo das matérias). Em aula, pode melhorar dois aspetos da sua atitude, evitando distrair-se em momentos de explicação para todos, ou até de simples audição de gravações, e sendo pontual a começar e a terminar as tarefas (no fundo: (1) fazer na íntegra o que é tarefa de aula e eu não leve para casa; (2) fazer no mesmo tempo que os outros o que eu leve para casa, até para não deixar de poder cumprir as tarefas seguintes). Em compreensão de textos, em média, Bom+. Em escrita, Bom-. Em gramática, Suf. Nesta última área, falhou o estudo que lhe gabei em cima ou, mais provavelmente, não foi ouvindo o que se explicava (aliás, revia) em aula.

António — Em aula, bem a fazer tarefas (embora me pareça que deve ser mais demorado, rever mais), mas nem sempre atento em momentos de explicação (como referi para Afonso e referirei para Pedro A., Chico, tem havido desconcentração nesses momentos). Nos trabalhos de casa, começou por ser pouco cumpridor, mas, recentemente, pôs tudo em dia (alguns dos textos um tanto liminarmente, diga-se). Em compreensão de textos, só fez um questionário (Insuf), já que faltou ao segundo (é ainda pouco para aferir da sua capacidade em leitura). Em escrita, Suf-/Suf(-) (há bastante a progredir em ortografia e em alguma sintaxe — primeiros passos: atentar nas emendas que eu faça; ser mais demorado a reler e a rever). Em gramática, Suf(-). Deve procurar ser mais pontual nas aulas de um tempo.

Filipa — Irrepreensível no trabalho em aula e em casa. Em compreensão de textos, nota mais fraca do que nas outras áreas (média de Suf; modo de lidar com leitura de itens de escolha múltipla talvez explique esta fragilidade). Em escrita e em gramática, Bom. Na redação, deve atentar na acentuação das esdrúxulas e na pontuação (para modificadores, sobretudo).

Chico — Até há pouco tempo, esteve em aula excessivamente conversador (o que é quase aceitável em momentos de tarefas; mas contraproducente nos momentos de explicação); ao mesmo tempo, intermitentemente, mérito na proficiência em algumas tarefas. Tem falhado boa parte das redações pedidas para casa. Em compreensão de textos, Bom. Em escrita, as redações que ficaram por trazer implicam ficar com nota negativa, apesar de ser dos que escrevem melhor. Em gramática, Insuficiente (a tal atenção nos momentos de explicação; e a necessidade de se ir trabalhando em casa, também).

Paco — Boa atitude em aula. Em matéria de tepecês, ligeira «desarrumação», mas cumprimento de quase tudo. Em compreensão de textos, Bom(-). Em escrita, perto do Bom (tem o mérito de fazer sem ser só «por fazer», de riscar e reler). Em gramática, Suf. (Assiduidade e pontualidade não têm sido exemplares.)

Francisco — Boa atitude em aula (com o mérito suplementar de perguntar, de exigir explicações adicionais, de querer desfazer dúvidas). Em casa, ao contrário, demasiadas falhas (que, a manterem-se, o impedirão de ter as notas que poderia ter). Na compreensão de textos, Bom-. Na escrita, é difícil arriscar uma média: escreve bem (ou muito bem), mas não tem entregado vários trabalhos, o que baixa muito a sua nota neste domínio. Em gramática, Suf (-). (O próprio Francisco alertara para a pouca preparação neste domínio; a pouco e pouco, irá conhecendo melhor estas matérias, mas tem de haver algum trabalho em casa de recuperação também: foram lidos os trechos de gramática que recomendei a todos?).

Gi — Em aula, sem deixar de reconhecer a sua boa atitude em geral, sugiro que a Gi evite ser demasiado despachada (consigo distinguir momentos em que as tarefas são eficiente e rapidamente resolvidas; e ocasiões em que tudo é concluído brevemente mas com menos elaboração ou atenção do que o recomendável). Em momentos de explicação para todos, não convém estar-se a ler. Cumpridora do trabalho em casa (e estudo de gramática, haverá?: e a devida preparação das leituras em vaz alta?). Em compreensão, B+/MB-. Em escrita, Bom+. Em gramática, Insuf.

Guilherme — Aproveitamento insuficiente. Em aula, tem de passar a ser mais efetivo a fazer as tarefas (a não demorar tanto a dedicar-se-lhes). E tem de passar a haver trabalho em casa (até agora, praticamente não fez nenhuma das redações pedidas). Em compreensão, entre Bom-/Suf+ e Bom-. Em escrita, classificação muito negativa (como expliquei, não fez a maioria das redações). Em gramática, Suf.

Inês – Não tenho muito a criticar acerca do seu trabalho em aula e em casa, a não ser talvez que nem sempre é pontual a entregar os textos pedidos e que houve duas ou três falhas; diria ainda que é preciso que o trabalho em casa seja orientado também para o estudo (além de entregar redações para efeitos de cumprir tepecês, precisa a Inês de ir acompanhando com revisões o que estivermos a dar). Em compreensão, Suf+/Bom-. Em escrita, Suf. Em gramática, Insuficiente (faltará concentração completa, «à Futre», digamos; e estudo regular).

Joana O. — Em aula, boa atitude de trabalho. Ao contrário, várias falhas de trabalhos de casa. Em compreensão de textos, Suf+. Em escrita, tem, em termos de trabalhos corrigidos, Bom- (e, se revisse, mais, decerto que teria até nota melhor), mas, não tendo feito vários tepecês, o seu nível é afinal bastante mais baixo. Em gramática, Suf+. Tem de ser a Joana mais regular nos trabalhos de casa.

Joana M. — Boa atitude de trabalho em aula (mesmo se, no início, ainda não estava habituada a reger o seu trabalho pelos enunciados nas folhas). Em matéria de tepecês, houve algumas falhas, o que deve evitar repetir (é-lhe útil a repetida prática da redação). Em compreensão de textos, Insuf+, num dos questionários (não esteve na aula em que fizemos o outro). Na escrita, Suf-. Em gramática, Insuf. (compreende-se que haja dificuldade nestas matérias, até por ser uma nova turma; convém, por isso, estar sempre atenta durante as explicações e que haja também algum estudo em casa). (Julgo que nem sempre tem sido pontual nas aulas de um único tempo.)

João — Em aula, bem. Em casa, nem por isso (tem falhado quase todas as redações pedidas; aparentemente, não houve estudo também). Em compreensão de textos, Bom+ (num dos questionários; faltou no dia em que fizemos o outro). Na escrita, estaria perto do Bom-, mas, não tendo feito as redações pedidas para casa, o seu nível é aqui insuficiente. Em gramática, Insuf. Enfim, é preciso alterar a atitude quanto a trabalho em casa (dadas as falhas dos tepecês, não estará muito longe do Insuficiente).

José — Aproveitamento insuficiente. Em aula, costuma ter boa atitude de trabalho (mas, salvo erro, tem faltado algumas vezes). Está, porém, a falhar completamente nos trabalhos de casa. Em compreensão de textos, Insuf+ (e faltou a um segundo questionário). Na escrita, dadas as redações que não entregou, terá nível negativo. Em gramática, Insuficiente. Houve regressão relativamente ao ano passado. Deve começar a ser organizado quanto a trabalho em casa.

Rafael — Boa atitude de trabalho, em casa e em aula. Em compreensão de textos, Bom. Na escrita, cerca de Suf+ (nas redações, pode ir tentando evitar certos erros recorrentes; há partes da ortografia que conseguimos controlar pelo conhecimento: regras de acentuação; alguma ortografia dos verbos em função dos tempos e conjugações). Em gramática, Suf+.

Nuno — Em aula, parece-me cumpridor, mas creio que poderia ser mais despachado a resolver as tarefas. Em casa, tem falhado muito (a falta de entrega dos tepecês pedidos refletir-se-á, desnecessariamente, no nível que tem em escrita) Em compreensão de textos, perto de Suf+/Bom-. Na escrita, terá nota negativa, dadas as falhas de tepecês. Em gramática, Suf (-). É preciso passar a fazer tepecês (se não for assim, terá nota fraca).

Leonor — Irrepreensível no trabalho em aula e em casa (falta-me o tepecê da aula 31-32; lapso meu?). Em compreensão de textos, Bom(-). Na escrita, Bom (é relativamente fácil melhorar na acentuação, trata-se de poucas regras recorrentes; também a pontuação pode ser informada por poucos conhecimentos muito práticos; de vez em quando, nota-se falta de pontos finais). Em gramática, Suf+.

Luísa — Irrepreensível no trabalho em aula e em casa (falta-me o tepecê da aula 11-12; lapso meu?). Em compreensão de textos, Bom+/Muito Bom-. Na escrita, Bom+/Muito Bom-, talvez perto de Muito Bom-. Em gramática, também perto de Bom+/Muito Bom-.

Mariana — Em aula, boa atitude (desde que já tenha chegado ou esteja em aula!; há, com efeito falhas de pontualidade e de assiduidade notórias). Há algumas falhas de tepecês, o que deve relacionar-se com as faltas de presença (mas a Mariana poderia informar-se dos tepecês por aqui: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2013/09/sumarios-e-tepeces.html). Em compreensão de textos, Bom(+). Na escrita, Muito Bom- (mas esta nota baixará, se fizermos média com as redações que não entregou). Em gramática, Suf-. Creio que esta nota em gramática reflete a ausência a várias sessões de tempo único (que, muitas vezes, se focam em conteúdos deste domínio); é possível também que esteja ainda pouco treinada nestes assuntos, em que nem todas as escolas investem o mesmo). É um desperdício que falte tanto. É aluna com grandes capacidades (pelo menos, na expressão escrita).

Marta V. — Irrepreensível no trabalho em aula e em casa (falta-me o tepecê da aula 18-19; lapso meu?). Em compreensão de textos, cerca Suf+/Bom-. Na escrita, cerca de Bom (atenção às palavras relativas: «onde», «em que», «ao qual», que nem sempre usa bem). Em gramática, Suf(-).

Marta B. — Em aula, bem. Em matéria de tepecês, tem havido falhas, recuperadas, mas só em parte, recentemente (enfim, procurar ser agora mais regular). Em compreensão de textos, Bom. Na escrita, Bom-/Suf+, mas a média baixará, em função de não ter entregado alguns trabalhos (também vale a pena atentar na acentuação e nas vírgulas a delimitar modificadores). Em gramática, Insuficiente (também aqui parece faltar o estudo em casa).

Miguel — Em aula, a atitude de trabalho, não sendo muito criticável, já foi melhor (certa demora a entrar nas tarefas; alguma conversa excessiva com Ana Marta; nem sempre pontualidade). Recentemente, tem falhado a maioria dos trabalhos de casa. Em compreensão de textos, Suf+/Bom-. Em escrita Suf+, mas a falha de redações pedidas para casa baixará esta nota. Em gramática, Insuficiente (creio que se reflete aqui a falta a aulas).

Pedro A. — Em aula, por vezes, demasiado distraído em conversa (ver o que disse acerca de Chico e Afonso). Tem feito os tepecês, mas, salvo erro, um pouco «por atacado» (gostaria que fosse organizado e regular). Em compreensão de textos, Bom-/Suf+. Na escrita, Suf- (percebendo eu que os progressos em ortografia não são fáceis, lembro que há zonas, como a da acentuação, em que é possível a racionalização dos usos; e reler, rever, riscar é importante). Em gramática, Suf(-) (pode fazer bem melhor).

Pedro C. — Boa atitude em aula. Ao contrário, demasiadas falhas de tepecês. Em compreensão de textos, duas notas díspares (Muito Bom- e Insuficiente+), o que me faz ainda querer esperar para perceber da sua capacidade neste domínio. Na escrita, Bom- (mas esta nota baixará por falta de várias redações pedidas para casa; vale a pena melhorar na acentuação: as esdrúxulas têm acento sempre!). Em gramática, Bom-. De resto, falta ao Pedro passar a não falhar os tepecês.

Sara E. — Em aula, tem estado concentrada. Porém, a partir de talvez metade da metade do período em que estamos, deixou de fazer os tepecês. Em compreensão de textos, Bom. Na escrita, decerto nota negativa, dadas as redações que não fez (na redação há muito a progredir em matéria de acentuação e, em geral, de ortografia). Em gramática, Insuficiente. Há que ser mais organizada, estudar, evitar faltar. A continuar assim, pode acabar a ter aproveitamento insuficiente.

Sara R. — Irrepreensível no trabalho em aula e em casa. Em compreensão de textos, Bom-. Em escrita Bom+/Muito Bom-. Em gramática, Bom-. Ainda vai subir, dado que tem muito boas capacidades (e deve ter-se em conta que não estaria tão habituada a alguns dos tipos de itens, a alguns dos conteúdos, como colegas que já estavam na turma).

Manuela — Tem boa atitude em aula e tem cumprido os tepecês. Em compreensão de textos, Suf+. Em escrita, perto do Bom- (sintaxe melhorável). Em gramática, Suf- (tenho ideia de que faltou a duas sessões em que abordámos conteúdos de gramática; é natural que precise de recuperar alguns assuntos, pelo estudo, dado que é domínio em que podem ser mais notórias as diferenças entre turmas).