12.º 4.ª
Português, 12.º 4.ª
apreciações/recomendações a meio do 1.º período
(início de novembro de 2013)
Em geral,
refiro três das quatro áreas avaliáveis em Português: compreensão do escrito (isto é, leitura); escrita; gramática. Falta a área de receção e expressão oral (que
corresponde a resolução de questionários sobre gravações ouvidas ou vistas,
leitura em voz alta, recitações, exposições orais, etc.), que ainda pouco
treinámos e nada avaliámos. Vejamos o que coube, em termos de avaliação mais
direta, em cada uma das três áreas a que aludi.
A leitura (compreensão do escrito) foi
observada formalmente em dois questionários sobre textos («Heróis de papel e
tinta» [aula 1-2]; textos sobre génese dos heterónimos [21-22]). Menos
objetivamente, fui-me apercebendo da capacidade de cada um ir resolvendo as
restantes fichas dadas em aula, o que acabará, em futuras análises, por ser
também tido em conta.
A capacidade
em escrita foi aferida nas seguintes
redações feitas em aula e a corrigir por mim: poema visual [aula 8-9];
comparação entre «Gato que brincas na rua» e «[A ceifeira]» [13-14]; dois
trechos em prosa a partir de primeiros versos de poemas [18-19]; ode à maneira
de Campos [23-24]; comentário com contraste entre crónica de José Manuel dos
Santos e «Aniversário» de Campos [28-29]; e confirmada também pelas seguintes
redações feitas em casa (e corrigidas também — ou a entregar brevemente): dissertação
sobre protagonistas dos livros [tepecê da aula 3-4]; comentário a poema de Ary
dos Santos [5]; comentário em torno de sentir/pensar em quadras de Pessoa [10];
comentário-análise a «Cansa sentir quando se pensa» [11-12]; comentário com
contraste entre poema de Vasco Graça Moura e poema de Pessoa [13-14]; comentário
a crónica «Pensar de mais» [16-17]; dissertação sobre «mito» [18-19]; defesa de
título para o poema «Tenho uma grande constipação» [21-22]; comparação entre
texto de Régio e «O que há em mim é sobretudo cansaço» [23-24]; conto para
concurso Correntes d’escritas [25] e respetiva reformulação [36-37];
dissertação a propósito de «Aniversário» [28-29]; nota de apresentação para
contracapa de livro de Campos [31-32]; comentário acerca de Campos,
«indisciplinado» [33-34]; comentário-análise, a partir de Bréchon, a «Tabacaria»
[35].
A gramática, dita também «conhecimento
explícito da língua» ou «funcionamento da língua», foi aferida formalmente por
um questionário [aula 33-34].
A compreensão do oral ainda não foi
apreciada através de um questionário que tivesse levado para casa. A avaliação
da produção oral decorrerá apenas a
partir de agora (leituras em voz alta preparada em casa; e, provavelmente,
algum trabalho de expressão oral gravada).
Para os
enunciados dos tepecês, < http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2013/09/sumarios-e-tepeces.html
>; para os enunciados de todas as tarefas das aulas, < http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2013/09/aulas-1-periodo.html
>. Quanto às presentes apreciações/recomendações, ficam também aqui: < http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2013/09/12-4.html
>.
Alexandre C. — Atitude em aula e cumprimento do trabalho
em casa irrepreensíveis. Nos questionários mais formais de compreensão de textos teve Bom- e Bom. No que se refere à escrita, nas redações que já fui corrigindo,
tem Muito Bom- ou perto disso (notei demasiados determinantes — «seus», sobretudo
— e algumas vírgulas a mais). Em gramática,
também esteve Bem.
Alexandre F. — Está sempre concentrado em aula. Em
geral, este ano tem feito os tepecês, mas já houve três falhas. Em compreensão de textos, tem média de
Suf+. A mesma nota, em gramática. A escrita é a área em que mais tem de
progredir (a média dos textos que corrigi estaria entre a negativa e a
positiva, Insuf+/Suf-, mas é preciso ver que não fez alguns textos, o que baixa
ainda o seu nível em escrita). Recomendação: fazer sempre as redações pedidas
para casa; atentar nas correções que faça (há problemas de sintaxe, mas também
de ortografia, muitas vezes relacionados com falsas pronominalizações: «*pensar-mos»).
Alexandre A. — Em aula, sempre bem focado no trabalho.
Em casa, tem falhado muitos trabalhos (em geral, redações), embora se note a
vontade de ser mais organizado do que em anos anteriores. A compreensão de textos parece ser área em
não está forte (teve Suf- e Insuf-). Em escrita,
a média dos textos que vi (mas ainda tenho alguns para entregar) andará pelo
Suf(+). Há depois os textos que não foram feitos, que baixam muito esta
classificação. (Nas redações, o aspeto em que talvez precise mais de evoluir é
o do uso da pontuação.) Não tenho ainda noção da sua capacidade atual em gramática, dado que não esteve na aula
em que testámos este domínio.
Ana — Em aula, muito concentrada no
trabalho. Tem sido também muito cumpridora do trabalho passado para casa. Tem,
decerto, facilidade na compreensão
de textos, dado que teve nos dois questionários de leitura mais formais que
fizemos boas notas (média será de Bom+). A escrita
tem sido de Bom (escreve aliás bastante bem — apenas lhe tenho notado falhas ligeiras
de pontuação mais específica, incluindo falta de vírgulas antes de gerúndio, ou
ainda uso incipiente das técnicas de alusão a textos citados). Em gramática, teve nota ainda insuficiente,
mas deve ter-se em conta que não estaria habituada aos exatos conteúdos e até ao
estilo de itens de testagem. Vai decerto melhorar muito ainda nesta área.
Catarina — Sempre muito concentrada e eficiente
no trabalho em aula e cumpridora das tarefas pedidas para casa. Em compreensão, a média será quase de
Muito Bom-. Em escrita, nas redações
que já corrigi ora teve Muito Bom- ora Muito Bom. No questionário mais formal
sobre gramática teve Bom-, aquém,
portanto, do que é costume.
Daniel — Sempre focado no trabalho que haja
para fazer. Também cumpridor dos tepecês (embora, salvo erro, por vezes com
ligeiro atraso). Em compreensão de
textos, cerca de Bom-. Em escrita,
nos textos que já vi, , em média, Bom+. Em gramática,
Bom-. Em todas estas áreas, creio que o Daniel pode fazer melhor.
Fran Hipólito — Bom trabalho em aula (creio que alguma
demora em certas tarefas se deve ao facto de querer resolvê-las com bom
acabamento). Tem feito os trabalhos de casa, mas convém que haja também algum
estudo (de gramática, por exemplo). Em compreensão
de textos, Bom-/Suf+. Em escrita,
Bom-, mas decerto a evoluir para Bom (ainda não vi as mais recentes redações).
Em gramática, Suf(-) — pode, portanto,
neste domínio, com um módico de estudo, progredir muito ainda.
Gonçalo V. — Em aula, costuma ir fazendo as tarefas
com suficiente concentração, embora, por vezes, me pareça que, por conversa com
os colegas, há alguma demora a iniciar os trabalhos. Em geral, tem feito os
tepecês (houve três falhas, porém). Em compreensão
de textos, teve notas díspares: Bom e Insuf+. Em escrita, a média, até agora, será Suf (falha um pouco, por exemplo,
a pontuação). Em gramática, Suf+. Evitar
falhar tepecês.
Gonçalo N. — Aproveitamento insuficiente. Em aula,
creio que vai trabalhando. Em casa, no entanto, mantém as falhas de anos
anteriores. Em compreensão de textos,
em média, Suficiente ou um pouco mais. Em escrita,
nota muito negativa (nas redações feitas em aula, Suf- ou mesmo Insuf+; depois,
não fez quase nenhuma das redações pedidas para casa — ainda domina mal a noção
de período, o uso do ponto de final). Em gramática,
Suf-. Tem de levar o trabalho muito mais a sério.
Gonçalo C. — Em aula, o Gonçalo vai trabalhando. Em
matéria de tepecês é que há muitas falhas. Em compreensão de textos, cerca de Suf+. Em escrita, nota negativa (nas redações que corrigi, Suf-, mas não entregou
muitas das redações pedidas para casa). (Ainda não usa devidamente o ponto
final; também a sintaxe precisa de melhorar). Em gramática, Suf. Há que mudar de atitude no que se refere a tepecês.
Inês B. — Em aula, tem estado sempre focada no
trabalho. Também irrepreensível quanto a trabalhos de casa. Em compreensão de textos, cerca de Suf+. Em
escrita, perto de Bom- (uso do ponto
final e uso das vírgulas ainda bastante melhoráveis). Em gramática, Suficiente. Que continue com a aplicação que tem
revelado.
Inês M. — Em aula, trabalha muito bem quando tem
tarefas concretas para resolver, o que faz com eficiência, mas nem sempre tem a
atitude ideal nos momentos de explicação oral para todos (distrai-se bastante,
em conversa, perguntando-me mais tarde o que eu já explicara para todos). Tem
feito os trabalhos de casa e com bastante qualidade. Em compreensão, média de Bom+/Muito Bom-. Em escrita, a nota média será, por enquanto, semelhante. Em gramática Bom (16).
João — Aproveitamento insuficiente. Em aula,
vai fazendo as tarefas com a devida aplicação, embora, como disse acerca do seu
colega de carteira, com alguma demora inicial. Quanto a trabalho em casa, tem
de alterar muito a atitude (falhou a maioria e também não me parece que tivesse
estudado — gramática, por exemplo). Em compreensão
de textos, Bom-/Suf+. Em escrita, cerca
de Suf+ em termos de trabalhos corrigidos, mas média negativa, considerando que
não foi feita uma dúzia de redações. (Atentar particularmente na acentuação.) Em
gramática, Insuficiente. Passara a
trabalhar em casa.
Madalena — Boa atitude no trabalho em aula.
Algumas falhas nas redações pedidas para casa. Em compreensão de textos, em média, Suf. Em escrita, cerca de Bom-, mas as falhas nos tepecês pedidos baixariam
esta nota. (na escrita da Madalena é interessante o cuidado estético, o gosto;
há aspetos de correção linguística melhoráveis: a noção de período [uso do
ponto final], alguma outra pontuação, acentuação das esdrúxulas, alguma
ortografia). Em gramática, Suf(-).
Manel — Aproveitamento muito insuficiente,
apesar de ter todas as capacidades para poder ser tudo diferente. Em aula, quase
sempre, há demasiada conversa para o lado e para trás (o que é sobretudo desagradável
em momentos de explicação minha para a turma toda). Nem sempre se foca nas
tarefas (é preciso que eu lhe peça para ir resolvendo as fichas, para que se
comece a debruçar sobre as folhas) Não fez nunca os trabalhos de casa. Nos dois
questionários de compreensão, em
média, Suf+. Em escrita, quase não
tenho textos seus (logo, insuficiente baixo). Em gramática, Suf(-). (Falhas de pontualidade também.)
Beatriz — Estarei a ser injusto, mas, numa fase
inicial do ano, nem sempre me pareceu bem focada no trabalho (terá havido
intermitências, embora creia que, normalmente, a Beatriz tem concentração nas
tarefas). Fez quase todos os trabalhos de casa (alguns um pouco atrasados). Em compreensão de textos, Bom. Em escrita, cerca de Bom-. Em gramática, Suf-.
Maria Inês — Aproveitamento insuficiente, dadas as
falhas de tepecês. Boa atitude de trabalho em aula, fazendo as tarefas
concentradamente. Ao contrário, há demasiadas falhas de trabalhos de casa. Em compreensão de textos, Bom-/Suf+. Em escrita, a média dos trabalhos
corrigidos seria de Bom(-) talvez, mas ficaram por fazer muitas redações em
casa. Em gramática, Insuficiente (é
preciso ir estudando em casa). Já houve falhas de pontualidade.
Mar — Boa concentração nas tarefas da aula.
Também cumpridora sempre dos trabalhos de casa. Em compreensão de textos, Bom(+). Em escrita, cerca de Bom-. Pode a Mar rever mais, burilar mais, os
textos; e atentar na acentuação das esdrúxulas. Em gramática, Suf (12).
Marta — Sempre boa concentração nas tarefas da
aula. Também cumpridora dos trabalhos de casa. Em compreensão de textos, em média, Suf+. Em escrita, nos textos que já corrigi, ora MB- ora MB. Em gramática, Suf- (10). É neste domínio
que tem de haver agora algum investimento em termos de estudo.
Miguel B. — Em aula, tem trabalhado bem (passada
uma fase em que esteve bastante conversador — quando tinha Maria Inês perto).
Tem feito os trabalhos de casa. Em compreensão
de textos, em média, Bom-. Na escrita,
Suf+ (há muito a melhorar em termos de acabamento — deve habituar-se a reler e
a riscar; também a noção de período — o uso do ponto final — ainda não está
adquirida). Em gramática, Suf(-).
Miguel D. — Irrepreensível no trabalho em
aula e nos tepecês. Em compreensão
de textos, perto de Bom-. Em escrita,
nos trabalhos que já corrigi, cerca de Bom+/Muito Bom-, mas talvez maior
irregularidade do que o habitual. Em gramática,
Suf+. Esta nota mostra que é preciso maior investimento, em estudo, nesta área.
Núria — Tem toda a concentração nas tarefas da
aula. Também sempre cumpridora dos trabalhos de casa. Em compreensão de textos, entre Bom e Suf+. Em escrita, média de Bom-. Em gramática,
Suf(-), o que significa já evolução positiva relativamente ao final do ano
passado neste domínio.
Rita — Em geral, consegue focar-se bem nas tarefas,
mas tenho a ideia de que houve, como disse relativamente a Beatriz, algumas
desconcentrações iniciais. Quanto ao trabalho em casa, houve algumas falhas
(quatro). Inicialmente, algumas falhas de pontualidade. Em compreensão de textos, perto de Suf+/Bom-. Em escrita, em média, talvez Bom (quase Bom+), mas falhou algumas
redações pedidas para casa. Em gramática,
Insuficiente. Com um pouco de estudo (ou de maior atenção, quando em aula se
tratar esses assuntos), decerto melhorará nesta área.
Rodrigo — Em aula tem estado mais focado nas
tarefas do que no ano passado. Em termos de trabalho de casa, há algumas
falhas, mesmo que não tantas como chegou a acontecer o ano passado. Na compreensão de textos, Bom. Na escrita, em média, Suf; como temos de contar
com as redações que não foram feitas, a média será mais fraca. Não esteve no
dia em que fizemos o questionário de gramática
(mas, no ano passado, o seu último resultado foi muito fraco; tem estudado
agora?).
Sara — Boa atitude em aula e no que se refere
a trabalhos de casa (mas falhou dois tepecês e ainda aguardo o conto). Na compreensão de textos, em média, Bom.
Na escrita, Bom. Em gramática, Bom. Destas áreas, aquela em
que admito haja maior «margem de progressão» será talvez a da escrita.
José — Aproveitamento insuficiente. Costuma
aplicar-se bem nas tarefas da aula. Ao contrário, nos tepecês tem falhado
demasiado. Faltou aos dois questionários de compreensão. Em escrita,
corrigi poucos trabalhos seus (a média será de Suf-). Como falhou a maioria das
redações pedidas para casa, tem neste domínio classificação negativa. Em gramática, Suf-. Tem de passar a fazer
os tepecês.
Gonçalo H. — Em aula, tem feito as tarefas e parece
focado no trabalho. Tenho a ideia de que, em momentos de explicação minha, não
estará sempre completamente concentrado (por vezes, a falar com colegas?). Em
geral, tem feito os tepecês (falhou os três mais recentes). Em compreensão de textos, no único
questionário que fez (no outro ainda não estava na turma), teve resultado fraco
(Insuf-), o que indicia ser uma área em que ainda tem de progredir. Em escrita, estará entre o Suf e o Suf+,
mas falhou algumas redações (no início, por ainda não estar na turma, logo
justificadamente; e, recentemente, três tepecês), o que lhe baixaria aquela nota.
Pode evoluir na pontuação e na acentuação, sobretudo. Em gramática, Suf (-).
Francisco D. — Em aula, boa atitude de trabalho.
Também tem cumprido todos os trabalho de casa. Em compreensão, teve Suf(-) no único questionário que fez (o outro não
o fez, porque ainda não estava na turma). Em escrita, andará entre o Suf e o Suf+ (faz alguns erros ortográficos;
com o hábito de ir vendo as correções, irá melhorando com certeza). Em gramática, também Suf. Nada a criticar:
continuar assim.
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