Sunday, September 16, 2012

Planos de aula


Na margem esquerda, dentro dos parênteses, fica o tempo (em minutos) de cada tarefa/momento de aula. Como se trata de mera cábula minha, a actividade está enunciada de modo muito abreviado. Para se ter ideia mais concreta dessas actividades, será preciso ver em Aulas, onde estão os documentos distribuídos, as correcções projectadas, ou nos próprios Sumários. «Correção» equivale quase sempre a rápido escrutínio oral por alunos e, ao mesmo tempo, projeção das soluções (ver Apresentações).

 

Aula 1-2 (17 e 18/set)

(25)     Indicações úteis ao trabalho ao longo do ano: blogue, manuais, folhas no caderno, gramática; avaliação; programa e calendário.

(10)     Leitura de frases sobre autores mais presentes no programa do 11.º ano, para ajuizar da sua veracidade.

(15)     Correção.

(10)     Preenchimento da ficha de caderneta (incluindo definição de si próprio, em acróstico do nome por que se quer ser chamado).

(10)     Leitura de «Issilva» (p. 10), de Alexandre O’Neill, para responder a perguntas em torno do estilo do texto e das classes de palavras.

(5)       Correção.

(15)     Redação de texto expositivo-argumentativo, com objetivo equivalente ao do texto de O’Neill.

 

Aula 3-4 (19 e 20/set)

(25)     Questionário de compreensão de leitura de «O top dos nomes» (pp. 11-13).

(10)     Exercício sobre apelidos patronímicos.

(5)       Correção

(5)       Assistência a sketch (em torno de alcunhas, etc.) e correção.

(5)       Exercício de intuição em torno de nomes de batismo em moda.

(5)       Correção.

(5)       Audição de alguns poemas de Alexandre O’Neill (incluindo «Albertina»).

(5)       Audição/leitura de «Maria Albertina» (por Humanos; por Variações).

(20)     Comentário-resposta em torno da letra da canção (p. 21).

 

Aula 5-6 (24 e 25/set)

(15)     Correção do questionário da aula anterior.

(5)       Resultados sobre nomes mais em moda.

(10)     Correção do tepecê.

(5)       Assistência ao sketch «Na dúvida, a culpa é do africano» (série Barbosa), para determinar atos ilocutórios.

(5)       Correção.

(20)     Leitura de «O Sr. José» (p. 20), para redigir continuação (no mesmo registo).

(21)     Assistência a início de O Discurso do Rei.

(5)       Resposta a síntese sobre nomes próprios e o que se viu do filme.

(3)       Correção.

 

Aula 7-8 (26 e 27/set)

(5)       Explicações a propósito de redações que se entregavam.

(5)       Estatística dos nomes de 2000 (segundo turmas do 7.º ano da ESJGF).

(5)       Resposta a pergunta sobre campo lexical de «nome» (p. 16).

(5)       Resolução e explicação em torno da pergunta12 (p. 17), sobre subclasses do verbo.

(20)     A propósito da pergunta 13 (p. 17), sobre valores modais, e da noção de modalidades, exercício em torno de «O desensofador» (Lopes da Silva).

(7)       Leitura de «Comunicação» (p. 28), para completar uma sua síntese já esboçada.

(3)       Correção.

(16)     Assistência a trecho de O Discurso do Rei (21-37)

(20)     Redação de texto-argumentativo-expositivo em torno de frase de Jorge V e de cartoon na p. 53.

 

Aula 9-10 (1 e 2/out)

(5)       Correção de redações entregues.

(5)       Relance à continuação de «O sr. José» (José Saramago, Todos os Nomes).

(5)       Exercício sobre formas de tratamento (a partir de lista de Pessoa)

(5)       Correção.

(15)     Correcão do tepecê.

(20)     Resumo de Comunicado da APAV (p. 41).

(5)       Correção.

(5)       «Checagem» de características do comunicado.

(5)       Assistência a sketch sobre «Violência doméstica» (Lopes da Silva).

(15)     Assistência a trecho de O Discurso do Rei.

(5)       Exercício sobre interjeições a partir de imprecações no filme.

 

Aula 11-12 (3 e 4/out)

(15)     Leitura de «Maus Tratos» (p. 43), de Saramago, para decisão sobre sinónimos ideais para certos passos.

(10)     Explicação sobre valores aspetuais.

(10)     A partir do sketch «E tudo o convento levou» (Lopes da Silva), preenchimento de tabela sobre valores aspetuais e temporais.

(5)       Correção.

(5)       Audição de intervenção de Leonel Morgado (sobre fraldas descartáveis) e resposta a questionário de compreensão oral da p. 39.

(15)     Leitura do comunicado da Quercus na p. 37 («Bebés mais ecológicos»), para comentário sobre contraste entre posições de Leonel Morgado e do comunicado.

(15)     Resposta compósita aos itens 1.1 a 1.2.1 da p. 40, sobre cartaz da APAV.

(10)     Assistência mais um trecho de O Discurso do Rei.

 

Aula 13-14 (8, 9 [nas turmas 6.ª e 9.ª, dada em conjunto com a aula 15-16, a 11 e 10/out)

(10)     Correção do questionário de leitura feito na aula anterior («Maus tratos», p. 43).

(5)       Correção da resposta sobre Leonel Morgado/Quercus, lendo-a.

(10)     Correção do comentário ao cartaz de APAV, copiando-a.

(20)     Resolução de tabela com problemas de coesão textual (tirados de redações de alunos), com relance às pp. 341-344 do manual. 

(10)     Assistência a dois sketches dos Monty Python (para perceber diferença entre coesão e coerência).

(20)     Correção, comentada das tabelas sobre coesão.

(10)     Assistência a trecho de O Discurso do Rei.

 

Aula 15-16 (10, 11/out [nas turmas 6.ª e 9.ª esta aula foi dada condensadamente, junto com a aula 13-14])

(5)       Ainda exemplos de incumprimentos de mecanismos de coesão.

(25)     Questionário em torno de apreciação crítica a disco dos Anaquim («Bem-vindos às vidas dos outros», pp. 70-71).

(45)     Redação de pequenos textos de tipos variados com inclusão de palavras dadas.

(5)       Audição de Anaquim, «As vidas dos outros» (cfr. letra na p. 72).

(10)     Assistência a trecho de O Discurso do Rei.

 

Aula 17-18 (15, 16/out)

(15)     Correção do questionário sobre «Anaquim. Bem-vindos às vidas dos outros» (70-71).

(15)     Após assistência a sketches «Carjaquim» (Zé Carlos) e «O meu filho é uma joia de moço» (Barbosa), resolução de exercícios sobre processos irregulares de formação de palavras e sobre aspeto.

(10)     Correção.

(20)     Leitura de «Estrelas dos livros» (p. 73), para escrever síntese.

(15)     Redação de comentário ao trecho de Millôr Fernandes na p. 76.

(10)     Assistência a trecho de O Discurso do Rei.

 

Aula 19-20 (17, 18/out)

(20)     Resolução de questionário de gramática.

(25)     Leitura de texto de apreciação crítica por Miguel Esteves Cardoso («O tédio macho», pp. 77-78), para responder a perguntas de compreensão global-estilo (4 e 5, da p. 78).

(10)     Correção

(8)       Audição de uma outra apreciação crítica ao mesmo livro recenseado por MEC, para responder a questionário de compreensão oral; correção.

(7)       Audição de mais alguma canção dos Anaquim («Lusíadas», «Bocados de mim»).

(10)     Assistência a final de O Discurso do Rei.

(5)       Audição do verdadeiro discurso.

 

Aula 21-22 (22, 23/out)

(10)     Correção de escritos de uma das aulas anteriores.

(20)     Preenchimento de síntese-esquema da apreciação crítica de Eduardo Pitta a livro de João Tordo (p. 74), O Bom Inverno; e da pergunta 5 da p. 76.

(10)     Correção.

(30)     Redação a partir de final do thriller de João Tordo (ligação de trechos finais).

(15)     Assistência a início de Expiação, depois de leitura de análise de alguns dos seus aspetos mais originais em termos de categorias da narrativa.

 

Aula 23-24 (24, 25/out)

(20)     Correção do trabalho de gramática feito na penúltima aula.

(5)       Assistência a sketch sobre escolha de nome de batismo em amálgama.

(10)     Leitura do editorial na p. 80 («Não nos podemos esquecer»), para preenchimento de respostas de compreensão geral.

(10)     Preenchimento de tabela com exemplos de características do género editorial (cfr. p. 82) encontrados em «Não nos podemos esquecer» (p. 80).

(10)     Correção.

(15)     Redação de início de editorial.

(15)     Assistência a trecho de Expiação.

 

Aula 25-26 (29, 30/out)

(30)     Assistência a trecho inicial de «Quadratura do Círculo» (edição de 9-10-2008; sobre xenofobia e liberdade de expressão) para responder a questionário de compreensão oral (V/F).

(2)       Relance aos cartazes em causa.

(3)       Assistência a sketch em torno de publicidade e xenofobia («Alvex Xenofy», série Meireles).

(5)       Escuta de «Pensamento cruzado» sobre publicidade (TSF), e escolha das afirmações verdadeiras/falsas (p. 60, 1).

(10)     Preenchimento de tabela sobre os anúncios da p. 64.

(3)       Correção.

(20)     Depois de relance a «Publicidade», nas pp. 62-63, redação de análise do anúncio às águas minerais das Pedras Salgadas (63) ou às maçãs de Alcobaça (61).

(12)     Assistência a trecho de Expiação.

 

Aula 27-28 (31/out, 5/nov)

(5)       Correção do questionário de compreensão oral.

(20)     Exercício em torno de acentuação (correspondência dos erros de acentuação encontrados na última redação a um catálogo das regras).

(10)     Correção.

(3)       Audição de entrevista (TSF) sobre «Cordão de vida».

(5)       Compreensão dos anúncios da p. 66 (criopreservação), através de preenchimento de tabela sobre AIDMA.

(5)       Correção.

(5)       Visionamento de publicidade de Médicos do Mundo e preenchimento de tabela-síntese.

(7)       Relance aos anúncios da p. 69, com preenchimento de dados sobre eles; resposta ao ponto 1.4 da mesma página.

(3)       Correção.

(10)     Redação de título (assertivo), slogan (diretivo) e descrição breve de imagem (anúncio da cerveja Guinness).

(15)     Assistência a trecho de Expiação.

 

Aula 29-30 (5, 6, 8/nov)

(20)     Resumo do texto de Luís Carmelo (p. 58).

(15)     Síntese do texto de Nuno Júdice (p. 58).

(10)     Pequeno comentário ao cartoon de Luís Afonso (p. 59), «Curto-circuito».

(10)     Correções.

(5)       Assistência a poucos anúncios de televisão.

(10)     Cópia do anúncio slogan que era trabalho de casa e criação de ainda outro anúncio (a pasta de dentes).

(20)     Assistência a trecho de Expiação.

 

Aula 31-32 (7, 8, 12/nov)

(10)     Correção do trabalho de criação de título e slogan.

(10)     Resolução de exercícios em torno da função sintática de «Sujeito».

(5)       Correção.

(10)     Assistência a dois sketches dos Monty Python («RAF Banter» e «Woody and tinny words») para preenchimento de análise (em torno de aspetos de semântica e de léxico).

(5)       Correção.

(25)     Redação de fragmentos (de prosa, poesia, prosa poética), a partir de bandas sonoras.

(3)       Explicação acerca de «indícios» em Expiação.

(20)     Conclusão de Expiação.

 

Aula 33-34 (12, 13, 15, 19/nov)

(20)     Redação de respostas às perguntas 1.1 e 2 da p. 100 (sobre anúncio a Sermões).

(5)       Correção.

(10)     Assistência ao sketch «Cheese shop» (Monty Python), para completar sínteses sobre termos de semântica e léxico.

(2)       Correção.

(20)     Transposição para português atual da didascália inicial do «Sermão de Santo António» (omitida no manual); e preenchimento de legenda a um verbete de «pregar» e «pregar».

(10)     Correção.

(12)     Sorteio da Liga dos Campeões.

(8)       Assistência a início de «Grandes livros» («Sermão de Santo António aos Peixes»).

 

Aula 35-36 (19, 20, 22/nov)

(10)     Sobre o tepecê trazido na aula anterior.

(5)       Audição de crónicas radiofónicas («Lugares comuns», Antena 1) sobre «Pregar aos peixes» e «Sal da terra».

(5)       Explicação de pontos necessários à compreensão do «Sermão de Santo António», cap. I.

(10)     Audição da parte I do Sermão dita por Luís Lima Barreto.

(20)     Preenchimento de lacunas em síntese-análise, para acompanhar leitura da parte I do sermão (pp. 106-108).

(6)       Correção.

(20)     Redação de começo de exórdio.

(13)     Assistência ao início de A Missão.

 

Aula 37-38 (21, 22, 26/nov)

(40)    Compreensão do cap. II do «Sermão», por preenchimento de ficha com perguntas.

(10)     Correção.

(5)       Audição do começo do sermão mas por Ary dos Santos.

(15)     Leitura em voz alta (parte 1 do Sermão) [=Liga dos Campeões].

(15)     Assistência a trecho de A Missão.

 

Aula 39-40 (26, 27, 29/nov)

(5)       Audição de início do cap. 3 do «Sermão de Santo António».

(25)     Compreensão de um resumo-adaptação do capítulo III (e de partes do «Sermão»).

(5)       Correção.

(7)       Assistência a parte da 2.ª parte da série «Grandes livros» sobre o «Sermão de Santo António».

(25)     Leitura em voz alta do cap. 2 do «Sermão».

(20)     Redação de louvor a um animal, de maneira a extrair exemplos úteis aos homens.

 

Aula 41-42 (28, 29/nov e 3/dez)

(35)     Compreensão do cap. IV do «Sermão», através de preenchimento de lacunas em sínteses.

(10)     Correção.

(14)     Assistência a trecho inicial de À Procura de Nemo (para confronto com o «Sermão [...]»).

(20)     Leitura em voz alta do cap. III (Liga dos Campeões).

(10)     Assistência a mais um trecho de À procura de Nemo.

 

Aula 43-44 (3, 4, 6/dez)

(7)       Audição de gravação de excertos do cap. IV, para relembrar capítulo lido na última aula e enquadrar capítulo seguinte.

(35)     Leitura do cap. V do «Sermão de Santo António aos Peixes», para preencher quadros-síntese.

(10)     Correção.

(15)     Assistência a trecho de À procura de Nemo.

(20)     Leitura em voz alta do cap. IV (Liga dos Campeões).

 

Aula 45-46 (5, 6/dez [nas turmas 6.ª e 1.ª, que ficaram com menos uma aula — cfr. Mafra & Gastronomia química —, esta sessão será suprimida, sendo as tarefas mais importantes diluídas na aula 47-48 ou antecipadas para a aula 43-44])

(5)       Correção da redação com louvores a um animal.

(25)     Leitura em voz alta do cap. V do «Sermão».

(10)     Assistência ao sketch «Teste de bazófia» (série Barbosa), para preencher quadro em torno de valores temporais, aspetuais e modais.

(10)     Correção.

(35)     Após leitura de «Os potentinhos portugueses» (p. 129), de Miguel Esteves Cardoso, comentário articulador deste texto e dos tipos de peixes repreendidos por Vieira no cap. V do «Sermão de Santo António».

 

Aula 47-48 (10, 11/dez)

(40)    Questionários sobre gramática e conhecimentos do Sermão.

(20)     Redação de Alfabeto sobre «Sermão de Santo António aos Peixes».

(10)     Audição de «Coro dos tribunais» (cfr. p. 123), de José Afonso, em versão dos GNR.

(15)     Assistência a trecho de A Missão.

 

Aula 49-50 (12, 13/dez)

(30)     Correção dos questionários sobre gramática e sobre o «Sermão de Santo António» feitos na aula anterior.

(10)     Prospetiva do início do próximo período; outras explicações sobre os trabalhos em curso.

(50)     Assistência a conclusão de A Missão [nas turmas 3 e 9] ou de À procura de Nemo [1, 4, 6], ao mesmo tempo de conversas, aluno a aluno, acerca de avaliação.

 

Aula 51-52 (3/jan) [esta aula é privativa das turmas 1, 4, 6]

(25)     Explicações sobre trabalho de gravações acerca de livros lidos (prazo finalíssimo; pronúncias estrangeiras; «romance»); anúncio do calendário do 2.º período.

(10)     Caracterização de personagens direta (auto e heterocaraterização) e indireta, num passo de episódio de Bruno Aleixo (e entrevista com Ana Bacalhau).

(35)     Síntese de «Um ano sem operações», crónica de Miguel Esteves Cardoso saída no dia 31-12-2012, e criação de crónica própria semelhante [turma 4]. // Após leitura de «Os potentinhos portugueses» (p. 129), de Miguel Esteves Cardoso, comentário articulador deste texto e dos tipos de peixes repreendidos por Vieira no cap. V do «Sermão de Santo António» [turmas 1 & 6].

(15)     Assistência a trecho de A Missão [1, 6, 4].

 

Aula 53-54 (7, 8/jan)

(5)       Audição da peroração do «Sermão» (por Ary dos Santos).

(15)     Preenchimento de tabela para compreensão do cap. VI do «Sermão» e estudo de história da língua.

(5)       Resolução do ponto 1 da p. 131.

(20)     Correções.

(30)     Redação de comunicado (por peixes; a propósito do «Sermão«).

(10)     Assistência a trecho de A Missão [turmas 1, 4, 6]. // Assistência a trecho de Bruno Aleixo (2.ª temporada, 1.º episódio) sobre caracterização de personagens. [turmas 3, 9].

 

Aula 55-56 (9, 10/jan)

(20)     Questionário com escolha de sinónimos em substituição de termos do texto, para compreensão de «Seja responsável, reclame!» (p. 29).

(20)     Leitura de «Um livro de reclamações em cada canto», e resolução de pontos 1.1, 3 e 4 (Leitura e Compreensão) e 1.1 (Escrita), da p. 34.

(30)     Redação de carta de reclamação (a propósito de cartões publicitários de videntes).

(20)     Assistência a trecho de A Missão [1, 6, 4] ou de À Procura de Nemo [3, 9].

 

Aula 57-58 (14, 15/jan)

(10)     Explicação sobre «canto» e «canto» (homónimas, convergentes; divergentes; sincronia, diacronia).

(5)       Correção do questionário de compreensão.

(10)     Assistência dois trechos de Bruno Aleixo, com momentos argumentativos (episódio 1 — 10,30-14,30 — e episódio 3 — 0,30-4,30).

(10)     Resolução de ficha em torno de texto argumentativo, tipos de argumentos (entre a p. 94 do manual e os trechos de Bruno Aleixo).

(10)     Correção.

(25)     Redação de trechos para partes cortadas de «O poder é da palavra» (p. 95).

(10)     Assistência a trecho de À procura de Nemo [3, 9]/A Missão [1, 4, 6].

 

Aula 59-60 (16 e 17/jan)

(15)     Indicação de funções sintáticas desempenhadas por pronomes pessoais em «Encosta-te a mim» (p. 199).

(5)       Correção.

(3)       Audição de «Encosta-te a mim».

(35)     Redação de respostas a itens de prova sobre «O polvo» (pp. 134-135).

(14)     Correção.

(16)     Assistência a final de Nemo (turmas 3 & 9)/A Missão (1, 4, 6).

 

Aula 61-62 (21, 22/jan)

(20)     Preenchimento de tabela com funções sintáticas internas ao grupo verbal (depois de leitura de critérios de identificação).

(12)     Correção.

(3)       Assistência a trecho de O amor acontece (1-4), com canção a usar no exercício seguinte.

(10)     Identificação, em texto da canção referida, de funções sintáticas (em geral, mas, sobretudo, em torno do grupo verbal).

(5)       Correção.

(3)       Assistência a trecho de O amor acontece (19-22).

(20)     Leitura de «Este país não é para corruptos», de Ricardo Araújo Pereira, na p. 132, para preenchimento de texto lacunar-síntese.

(5)       Correção.

(10)     Assistência a mais um trecho de O amor acontece (1.40-1.50).

 

Aula 63-64 (23, 24/jan)

(20)     Redação de resumo do texto «Um homem e uma obra de paixões» (p. 139).
(20)     Redação de síntese de «Ler Frei Luís de Sousa hoje» (p. 139).

(15)     Redação de comentário-análise do cartaz do Teatro-Nacional D. Maria II (p. 138).

(10)     Assistência a trecho de O amor acontece (1.51-2.01).

(10)     Escrita de adjetivos caracterizadores das ações dos portugueses em O amor acontece.

(5)       Correção.

(5)       Assistência ao trecho final do filme (2.01.30-2.05).

 

Aula 65-66 (28, 29/jan)

(40)    Leitura de «O romântico» (p. 140) para responder a perguntas («à exame»):

(5)       Resolução do ponto 5 da p. 141 (aceções de ‘romântico’).

(5)       Correção.

(20)     Leitura em scanning, de livros de teatro distribuídos e de páginas do manual relativas a Frei Luís de Sousa, para preenchimento de tabela.

(8)       Correção.

(10)     Assistência aos trechos de O amor acontece pertencentes à história de James & Aurélia.

 

Aula 67-68 (30, 31/jan)

(17)     Relance ao enquadrado sobre drama e tragédia na p. 150; e ao ensaio «Estrutura externa e estrutura interna» (p. 151).

(5)       Assistência ao sketch «Shakespeare’s MacDonald» (Lopes da Silva, I, 6-7).

(5)       Preenchimento de síntese sobre aquele sketch, tragédia e drama.

(5)       Correção.

(15)     Leitura de verbetes e de início da peça para responder a perguntas de escolha múltipla.

(5)       Correção.

(8)       Assistência a início do Frei Luís de Sousa, de Lopes Ribeiro, e de Quem és tu?

(30)     Redação de começo de peça de teatro.

 

Aula 69-70 (4, 5/fev)

(10)     Explicação sobre resumos e sínteses que eram devolvidas.

(30)     Questionário para compreensão da cena II do Frei Luís de Sousa (pp. 154-160).

(10)     Resolução de ficha sobre Predicativos do Sujeito e do Complemento Direto.

(10)     Correção.

(10)     Assistência a trecho de Frei Luís de Sousa (resto da cena II [12-22]).

(20)     Reescrita da última fala de Madalena na cena II (p. 160), transpondo a mesma situação (espera por alguém que vem de Lisboa para a Outra Banda) para a atualidade, mudando também o registo linguístico (que deve ser o conveniente a personagens do nosso século).

 

Aula 71-72 (6, 7/fev)

(15)     Correção do questionário de compreensão da aula anterior (cena II).

(25)     (Re)leitura das cenas de Frei Luís de Sousa pedidas para casa (III-VI), para completar sínteses, com frases.

(5)       Correção.

(12)     Assistência a trecho de peça (cenas III e IV) e a trecho de filme (cenas V e VI).

(18)     Transposição para texto narrativo (com Maria como narradora homodiegética) do início da cena VII.

(12)     Assistência a início de Entre Irmãos.

(3)       Preenchimento de tabela comparativa entre Frei Luís de Sousa e Entre Irmãos.

 

Aula 73-74 (14, 18, 19/fev)

(20)     Preenchimento de sínteses para compreensão das cenas VII-XII do ato I de Frei Luís de Sousa (pp. 169-175).

(5)       Correção.

(8)       Assistência a trecho de Quem és tu?.

(10)     Resolução de exercício de gramática para explicação de complemento do nome, modificador restritivo, modificador apositivo do nome, modificador de frase (e revisão de complemento oblíquo e modificador de grupo verbal).

(10)     Correção.

(15)     Redação de notícia de incêndio do palácio de Manuel de Sousa Coutinho (ponto 1.1 da p. 176).

(18)     Assistência a trecho de Entre Irmãos.

(2)       Completamento de tabela de comparação com Frei Luís de Sousa.

 

Aula 75-76 (18, 19, 20/fev)

(25)     Questionário de compreensão das cenas I a IV do ato II do Frei Luís de Sousa.

(15)     Desenho de cenário do ato II.

(10)     Assistência a trecho de Frei Luís de Sousa.

(15)     Comentário-análise de passo do Ato II.

(15)     Assistência a trecho de Entre Irmãos.

(5)       Correção de tabela comparativa com Frei Luís de Sousa.

 

Aula 77-78 (21, 25, 26/fev)

(20)     Correção do questionário para compreensão da primeira parte do ato II feito na aula anterior.

(30)     Redação de esboço de comentário-análise das cenas V-VIII do ato II.

(10)     Assistência à parte do filme Frei Luís de Sousa correspondente às cenas X-XV do ato II.

(10)     Exemplo de resposta a comentário (à função de retrato de D. João de Portugal) feito na aula anterior; e audição de respostas ao comentário sobre as cenas V-VIII.

(15)     Assistência a trecho de Entre Irmãos.

(5)       Preenchimento de tabela comparativa com entre o filme e Frei Luís de Sousa.

 

Aula 79-80 (25, 27/fev)

(10)     Exemplo de resposta-comentário (Telmo e Maria).

(20)     Exercício em torno de funções sintáticas.

(15)     Comentário (resposta ao ponto 1 da p. 205); e resposta aos pontos 2.1 da p. 205 e ao ponto 3.1 da p. 207.

(5)       Correção do comentário.

(8)       Assistência à parte final do ato II em Quem és tu?

(25)     Leitura em voz alta (expressiva) de parte do ato III, segundo o que fora pedido para preparação em casa.

(5)       Correção dos pontos 2.1 da p. 205 e do ponto 3.1 da p. 207.

 

Aula 81-82 (28/fev, 4, 5/mar)

(25)     Correção do trabalho de gramática feito na aula anterior.

(25)     Leitura em voz alta (cenas II a V) do ato III de Frei Luís de Sousa.

(12)     Redação de resposta a pergunta sobre uma das cenas lidas antes.

(23)     Assistência a Entre Irmãos.

(5)       Resposta a quadro comparativo-síntese (Frei Luís de Sousa/Entre Irmãos).

 

Aula 83-84 (4, 6/mar)

(30)     Redação de comentários, ou respostas a perguntas, em torno do ato III.

(5)       Correção.

(30)     Leitura em voz alta (resto do ato III).

(10)     Redação de mais uma resposta.

(15)     Assistência a conclusão de Entre Irmãos.

 

Aula 85-86 (7/mar [nas turmas 3.ª e 9.ª esta aula será talvez diluída em outras ou dada posteriormente])

(40)    Questionário de compreensão escrita/gramática dos textos das pp. 219 («Esta é uma verdadeira tragédia...» e 220 («Tragédia romântica»).

(15)     Redação de resposta(s) a pergunta(s) sobre ato III do FLS.

(5)       Correção.

(5)       Exercício de compreensão oral de texto expositivo sobre Frei Luís de Sousa.

(5)       Correção.

(15)     Assistência a trecho final do filme Frei Luís de Sousa.

(3)       Correção de tabela comparativa entre FLS e Entre Irmãos.

 

Aula 87-88 (11, 12/mar)

(25)     Preenchimento de questionário para compreensão dos textos de Os Maias nas pp. 240-241 do manual e escrutínio da situação em termos de leitura da obra.

(10)     Assistência a três sketches «oitocentistas» dos Gato Fedorento (série Barbosa).

(20)     Leitura de começos e finais de romances de Eça para resolver correspondência entre títulos, começos e finais.

(5)       Correção.

(30)     Redação de um incipit e de um explicit de um romance (queirosiano) apócrifo; redação também de trecho antecedente de um dos finais de romances de Eça e de continuação de um dos inícios dos romances do mesmo autor.

 

Aula 89-90 (13, 14/mar)

(10)     Correção de ficha sobre Os Maias feita na aula anterior.

(30)     Correção dos trabalhos de compreensão/gramática sobre «Esta é uma verdadeira tragédia...» (p. 219) e  de «Tragédia romântica» (220). [Na turma 9.ª fizeram-se as fichas, logo corrigidas; na turma 3.ª não se fez esta correção, porque também se não fizeram as fichas].

(45)     Assistência a conclusão de Feios, Porcos e Maus (ao mesmo tempo: conversas de avaliação).

(5)       Preenchimento de texto lacunar comparativo (sobre tragédia, Frei Luís de Sousa e o filme de Scola).

 

Aula 91-92 (2, 3, 4/abr)

(15)     Explicação sobre perspetiva diacrónica da literatura portuguesa em confronto com programa.

(5)       Assistência a «Diálogo sobre o arrependimento» (série Barbosa).

(30)     Compreensão de «Contrariedades» (pp. 307-308), de Cesário Verde, para preencher tabela com características mais inovadoras e redação de respostas-comentários.

(20)     Correção.

[10]     Começo de redação que constituirá o tepecê (comentário; lista de pequenas contrariedades).

(15)     Assistência a início de Ruby Sparks (cujo protagonista também vive situação em que ato de enunciação e objeto da escrita interagem).

 

Aula 93-94 (8, 9/abr)

(25)     Leitura da «Memória ao Conservatório Real» (pp. 147-148), para preenchimento de síntese.

(15)     Correção.

(5)       Preenchimento de resposta em torno de características de tragédia.

(5)       Correções.

(7)       Assistência a sketches com Hamlet (Monty Python e Gato Fedorento).

(10)     Exercício em torno de orações relativas (restritivas e explicativas), a partir de pontuação.

(15)     Correção (e explicação adicional).

(10)     Assistência a trecho de Quem és tu? ou de Ruby Sparks.

 

Aula 95-96 (10, 11/abr)

(10)     Correção de tepecê da penúltima aula (sobre «Contrariedades», de Cesário Verde).

(30)     Preenchimento de ficha sobre paratexto de livro de Eça.

(10)     Correção.

(30)     Leitura de início de A cidade e as serras e de trecho sobre Monforte (no cap. I de Os Maias), para redigir, segundo o mesmo modelo, historial (verosímil ou, mesmo, verídico) dos próprios antepassados.

(7)       Assistência a pequeno trecho de Ruby Sparks.

 

Aula 97-98 (15, 16, 18, 22/abr)

(5)       Assistência aos sketches «Reunião de condóminos com o Drácula» e «Sabes onde há gajas boas?».

(15)     Resposta a ficha sobre orações subordinadas substantivas (completivas e relativas), a propósito do texto dos sketches citados.

(15)     Correção.

(15)     Reconstituição de poema de Cesário Verde, dados apenas os versos em recortes; correção.

(25)     Preenchimento apenas com transcrições do poema de uma sua análise lacunar.

(10)     Correção.

 

Aula 99-100 (17, 18/abr) [Esta aula é privativa das turmas 3.ª e 6.ª, as únicas que não tiveram sessões a menos nesta semana]

(35)     A partir de compreensão de texto expositivo sobre caricatura/cartoon (p. 232), comentário em torno de caricatura de Eça, por António, e de cartoon por António Jorge Gonçalves em números de O Inimigo Público distribuídos.

(20)     Outros exercícios em torno de caricatura/cartoon, tipos, O Inimigo Público e Os Maias.

(10)     Assistência a clips, e audição de gravações, de «Contrariedades» e de «De tarde».

(20)     Redação descritiva de momento recordável, segundo início de «De tarde», mas em prosa. / Redação de tentativa para Hino da Escola.

 

Aula 101-102 (22, 23/abr)

(20)     Questionário em torno do primero terço de Os Maias.

(30)     Compreensão de «Num bairro moderno» (pp. 293-294), preenchendo lacunas de síntese de cada estrofe e cancelando segmentos errados.

(15)     Correção.

(15)     Comentário (ou início do...) pedido no ponto 1 [oralidade] da p. 296.

(12)     Assistência a trecho de Ruby Sparks.

 

Aula 103-104 (24, 29/abr, 2/mai)

(35)     Redação de respostas de desenvolvimento para compreensão da crónica de Ferreira Fernandes (p. 313) e do poema «Lúbrica» (p. 314).

(5)       Audição do fado « Lúbrica».

(7)       A partir de sketch «Acho que faleceu», preenchimento de análise sobre orações subordinadas substantivas.

(5)       Correção.

(15)     A partir de sketch «A sua tia faleceu derivado a complicações», ficha para introdução às orações subordinadas adverbiais.

(10)     Correção.

(10)     Assistência trecho de Ruby Sparks.

 

Aula 105-106 (30/abr, 2/mai; [nas turmas 4.ª e 9.ª esta aula será diluída em outras])

(10)     Correção de questionário sobre Os Maias.

(5)       Audição dos poemas a ler a seguir.

(25)     Redação de respostas (fechadas e um pouco mais desenvolvidas) para compreensão dos poemas de Cesário Verde na p. 316 («Vaidosa», «Cinismos»).

(10)     Correções.

(20)     A partir de dois sketches («Seminaristas falam de raparigas», «Gajos que tentam adivinhar»), resolução de exercícios sobre subordinação, coordenação e funções sintáticas.

(10)     Correção.

(5)       Assistência a mais um trecho de Ruby Sparks.

(5)       Questionário em torno de Ruby Sparks e Cesário.

 

Aula 107-108 (6, 7/mai)

(5)       Audição de «De tarde» (recitado por Villaret; e canção de Pedro Barroso).

(30)     Questionário para compreensão de poema de «De verão».

(30)     Redação de texto deambulatório em prosa, segundo o modelo dos de Cesário e de «Reportagem», de António Botto (p. 306).

(10)     Sorteios da fase final da Liga dos Campeões e da Liga Europa.

(10)     Assistência a trecho de Ruby Sparks.

 

Aula 109-110 (8, 9/mai)

(25)     Resolução de exercícios em torno de tempo do discurso e da história em Os Maias, a partir de textos nas pp. 246-247.

(5)       Redação por preenchimento de lacunas (em torno de interpretação da estrutura da obra, na p. 244).

(15)     Correções.

(20)     Assistência a documentário sobre Os Maias e Eça e resposta a questionário de compreensão oral.

(15)     Leitura de «Lúbrica», «Vaidosa» e «Cinismos» (p. 314-316).

(7)       Assistência a pequeno trecho de Ruby.

 

Aula 111-112 (13, 14/mai)

(15)     Correção de questionário sobre «De Verão».

(25)     Preenchimento de lacunas no final dos versos de «A débil», para compreensão do poema.

(10)     Correção.

(10)     Releitura do poema lido em casa («Deslumbramentos», p. 311), para exemplificar características elencadas num comentário na p. 312 (ponto 1).

(20)     Leituras em voz alta de «Deslumbramentos».

(7)       Assistência a curto trecho de Ruby Sparks.

 

Aula 113-114 (15, 16/mai)

(5)       Correção de tepecê já antigo (ponto 1/oralidade, p. 296).

(20)     Redação de sínteses-resumos para estrofes de «Cristalizações» (p. 319) e resolução de duas perguntas (6 e 4, da p. 320) sobre o mesmo texto.

(15)     Correção.

(20)     Leituras em voz alta de «Cristalizações».

(20)     A partir de sketch «A paragem assassina» (série Barbosa), classificação de orações.

(5)       Assistência a curto trecho de Ruby Sparks.

 

Aula 115-116 (20, 21/mai)

(10)     Correção do questionário de compreensão oral (sobre parte inicial do documentário sobre Os Maias).

(5)       Correção do último item do exercício sobre orações (deixado em suspenso na última aula).

(15)     A partir de «Uma sombria tarde de dezembro» (pp. 248-249), exercícios para introdução ao discurso indireto livre (e revisão dos restantes processos de relato do discurso).

(5)       Correção.

(20)     Passagem para discurso direto de trecho em discurso indireto livre (do início do cap. III); outros exercícios de compreensão do texto e de análise das teorias educativas defendidas nos Maias.

(10)     Correção.

(20)     Leitura em voz alta de «Num bairro moderno» (293-294).

 

Aula 117-118 (22, 23/mai)

(25)     A partir de passos de «Um jantar no Hotel Central» (pp. 254-255), exercícios em torno de discurso indireto livre e de hipálages.

(7)       Correção.

(3)       Assistência a trecho de adaptação teatral de Os Maias por Bruno Carreiro (com o mesmo passo lido).

(30)     Redação narrativa-descritiva de primeiro encontro de ser superlativo (segundo o modelo do passo da visão de Maria Eduarda no Hotel Central).

(15)     Leituras em voz alta («Num bairro moderno»; «Contrariedades»).

(5)       Assistência a curto trecho de Ruby Sparks (1.ª, 4.ª, 6.ª; 1,03-1,08).

 

Aula 119-120 (27, 28/mai)

(35)     Resposta a questionário para compreensão da discussão literária no jantar do Hotel Central (cap. VI de Os Maias).

(35)     Redação de curtos trechos a inserir no texto inicial de L’assommoir, para melhor perceber características da literatura naturalista.

(15)     Assistência a passo de Ruby Sparks.

 

Aula 121-122 (29, 30/mai)

(15)     Correção de questionário de compreensão sobre o jantar no Hotel Central feito na aula anterior.

(20)     Leitura, para preenchimento de lacunas (rimas) em poema ultra-romântico; transcrição de palavras do mesmo poema pertencentes ao campo lexical ‘morte’.

(10)     Correção.

(10)     (Re)leitura de «Ave Marias» (p. 298), para responder a pontos 1 e 4 da p. 300.

(5)       Correção.

(20)     Leitura em voz alta.

(10)     Assistência a conclusão de Ruby Sparks.

 

Aula 123-124 (3, 4/jun)

(20)     Questionário sobre Os Maias.

(25)     Questionário de gramática.

(10)     Resolução de poucas perguntas sobre «Ao Gás» (pp. 303-304).

(5)       Correção.

(30)     Leituras em voz alta («Cesário Verde», de Sophia Andresen, p. 288; «Lisboa com Cesário e melancolia», de Manuel Alegre, p. 302).

 

Aula 125-126 (5, 6/jun)

(15)     Correção do questionário sobre Os Maias.

(15)     Correção do questionário de gramática.

(15)     Finais da Liga Europa e da Liga dos Campeões.

(45)     Assistência a segunda metade de O Sentido da Vida (ao mesmo tempo: conversas de avaliação).