Aula 117-118
Aula 117-118 (3 [3.ª, 5.ª], 4/jun [1.ª, 4.ª]) Correções
breves de aspetos do questionário de gramática.
Soluções
da versão com fãs de Taylor Swift a usarem saias prateadas
Para que percebamos
Antero, convém olhar para as
suas barbas fulvas. |
Subordinada adverbial
final |
Umas escolas escolhem O ano da morte de Ricardo Reis, outras escolhem Memorial
do Convento. |
Coordenada |
O estúpido do stor
pretendia que nos espalhássemos naquele item. |
Subordinada substantiva
completiva |
As paisagens que vemos
na poesia de Cesário são urbanas e rurais. |
Subordinada adjetiva
relativa restritiva |
Como há greve de
estivadores, não sei se os Prémios Tia Albertina chegarão a tempo. |
Subordinada substantiva
completiva |
Espero que os Tia
Albertina, que aliás são apetecíveis e valiosos, cheguem a tempo. |
Subordinada adjetiva
relativa explicativa |
Ponta Delgada, onde
nasceu Antero, deu outros vultos importantes à cultura portuguesa. |
Subordinada adjetiva
relativa explicativa |
Como a abstenção foi
demasiado grande, serão todos doravante
obrigados a votar. |
Subordinada adverbial
causal |
Quem concorra ao Concurso
José Gomes Ferreira arrisca-se a vencer. |
Subordinada substantiva
relativa |
António Costa votou na
Jorge Barradas pois agora vive em Benfica. |
Coordenada explicativa |
O Liverpool perderá se
não marcar bem o simpático coreano Son. |
Subordinada adverbial
condicional |
Amou, perdeu-se,
morreu amando. |
Coordenada assindética |
Renato gostava tanto de
Malèna, que lhe escrevia cartas e cartas. |
Subordinada adverbial
consecutiva |
Ainda que o prazo termine
em breve, haverá decerto
concorrentes ao José Gomes Ferreira. |
Subordinada adverbial
concessiva |
As aulas terminarão na
terça mas os alunos vão estudar para os exames. |
Coordenada adversativa |
Xavi considera João Félix
inegociável. |
Predicativo do
complemento direto |
É importante escolhermos
com atenção os Tia Albertina. |
Sujeito |
Cumprimenta-nos,
ganhámos a lotaria! |
Complemento direto |
A sopa de espinafres, que
adoro, está azeda até dizer chega. |
Modificador apositivo do
nome |
Ufa!. Felizmente,
chegaram enfim as férias. |
Sujeito |
As fãs de Swift usavam saias
prateadas. Estas tinham muitas lantejoulas. |
coesão referencial |
As raparigas foram
a caminho do Estádio da Luz. As moças estavam entusiasmadas. |
coesão lexical |
No Manchester jogou Bruno
e ele estava em forma. |
coesão interfrásica |
Os calceteiros de Cesário
estão a calçar as ruas. |
Imperfetivo |
Cesário Verde escreveu o
«Sentimento dum Ocidental» em 1880. |
Perfetivo |
Pepe tem jogado jogo sim
jogo não. |
Iterativo |
Se quiser ter hipóteses,
o Porto deve fazer melhor. |
Deôntica |
Amanhã deve estar
bom tempo. |
Epistémica |
Talvez o Benfica tenha
melhorado este ano. |
Assertivo |
Tens aí a chave, Arnaldo? |
Diretivo |
Soluções da versão com Lady Betty a entregar os papéis do
divórcio
Sabes que até nem
gosto desta pergunta? |
Subordinada substantiva
completiva |
Por comeres pouco limão,
tens as gengivas, que até eram bonitas, completamente podres. |
Subordinada adjetiva
relativa explicativa |
Vê se as cábulas não
ficam à vista do professor. |
Subordinada substantiva
completiva |
Os bolos que se vendem
no Califa são tremendamente bonitos e dulcíssimos. |
Subordinada adjetiva
relativa restrititiva |
Marta, cujo trabalho
tratou de Perseu e Andrómeda, venceu as Olimpíadas da Cultura Clássica. |
Subordinada adjetiva
relativa explicativa |
Decerto vencerás o
Concurso Literário José Gomes Ferreira se concorreres em teatro. |
Subordinada adverbial
condicional |
Ainda os aceitarei, portanto
vamos fazer trabalhos atrasados. |
Coordenada conclusiva |
Quem vença o Concurso da
«Ética na vida e no desporto»
ganha uma batelada de dinheiro. |
Subordinada substantiva
relativa |
Mal chegou o bom tempo, foi tudo para a praia estudar gramática. |
Subordinada adverbial
temporal |
Vim, vi e venci. |
Coordenada assindética |
A Mariana de Um Amor de Perdição era tão boa
enfermeira, que beijava o sangue de Simão. |
Subordinada adverbial
consecutiva |
Apesar de Os Maias não serem fáceis, alguns alunos fizeram interessantes trabalhos. |
Subordinada adverbial
concessiva |
As aulas terminam a 4 e
as reuniões de avaliação começam a 6. |
Coordenada copulativa |
No 12.º lê-se O ano da morte de Ricardo Reis ou
estuda-se Memorial do Convento. |
Coordenada disjuntiva |
A fim de tudo ser justo, nas
finais da Liga Europa e da Liga dos Campeões haverá árbitros estrangeiros. |
Subordinante |
O exercício que estão
a resolver é mais fácil que o exame de não sei quê. |
Modificador restritivo do
nome |
Olhei-te de
frente, de cabeça levantada. |
Complemento direto |
Os exames fazem que
regressem as angústias. |
Sujeito |
É triste chumbarem
tantos alunos por causa da gramática. |
Sujeito |
Todos achámos Amor de Perdição muito triste. |
Predicativo do
complemento direto |
Podiam concorrer ao José
Gomes Ferreira. O prémio literário da nossa escola dá muita fama. |
Coesão lexical |
Não concorro porque
já sei que ganhava. |
Coesão interfrásica |
Via-a ontem.
Estava linda a Mónica. |
Coesão referencial |
Eça ainda abandonou A
Capital! a meio. |
Perfetivo |
Os lisboetas são parvos. |
Genérico |
Andou a escrever durante
o verão. |
Imperfetivo |
Podes ir ver o jogo desde que não venhas tarde. |
Deôntica |
Podes estar com sorte, nunca se sabe... |
Epistémica |
Creio que Lady Betty
entregou os papéis para o divórcio. |
Assertivo |
A partir deste momento
considero divorciados Elizabeth Grafstein e José Alberto Castelo Branco [diz
notário]. |
Declarativo |
Leituras expressivas para as finais das
duas Ligas.
Bem sei que não estamos a seguir Cantar!,
mas vimo-lo no décimo ano e dá-me jeito comparar o filme com as duas obras de
Eça quanto a aspetos da tragédia. Podia ter usado Frei Luís de Sousa,
mas já tinha esta tabela preparada:
Cantar! |
Os
Maias |
A Ilustre Casa de Ramires |
Hybris (ou
desafio ao destino por parte do protagonista) |
||
Moon prosseguiu o concurso, mesmo sabendo que
não teria dinheiro para o _______. (E há outro desafio: o ______ com lulas
que Buster cria para tornar o cenário espetacular.) |
Carlos aceitou ir encontrar-se com Maria Eduarda
já depois de haver indícios de que se tratava da ___ (___ trazido por
Guimarães é crucial como testemunho do parentesco). |
Gonçalo, por ambições políticas, favorece
aproximação entre Cavaleiro e _____, tendo consciência de que essa
aproximação faria mal ao casamento da ____. |
Catástrofe
ou desfecho trágico |
||
Teatro de Moon é destruído na sequência de
________ (pelo meio, há uma peripécia com cofre). |
Afonso da Maia morre, depois de perceber que o
neto, Carlos, prosseguia a relação incestuosa com a outra ______. |
Gracinha e Cavaleiro encontram-se no mirante e
chegará a Barrolo uma carta anónima a relatar o _______. |
Depois
da tragédia (ou pós-catástrofe) |
||
Depois de cumprir uma penitência, retomando
profissão de lavador de carros, Moon não desiste e vence mesmo o destino (Cantar!,
afinal, não é uma ______). |
Depois de período em Santa Olávia, Carlos parte
para uma viagem fora do país; e regressará a Lisboa dez anos depois, para
constatar como está tudo ______. |
Depois de período em Lisboa, Gonçalo partirá
para África, com intenções regeneradoras; quatro anos depois, regressará a um
Portugal que não parece muito _______. |
2.º semestre — alguns focos do ensino e da avaliação (que, porém, não devem ser
vistos como parcelas para se chegar a uma média)
Leitura |
||
Aula |
Questionário sobre cena I do ato III de Frei
Luís de Sousa (aula 67-68) |
|
Redação de
argumento sobre quem é protagonista de Frei e de título (aula 69-70) |
||
Questionário
sobre «Introdução» de Amor de Perdição (aula 75-76) |
||
Questionário
sobre capítulo IV de Amor de Perdição (aula 89-90) |
||
Questionário
sobre primeira parte da «Conclusão» de Amor
de Perdição (aula 95-96) |
||
Questionário
sobre apreciação crítica a Pôr do Sol (aula 107-108) |
||
Observação direta da eficiência a resolver as
tarefas com textos em todas as aulas |
||
Educação
literária |
||
Aula Casa |
Leitura de livros (cfr. Classroom) |
|
Efetiva leitura de Os
Maias / A Ilustre Casa de Ramires (cfr. folha da aula 111-112) |
||
Questionário sobre primeiro terço de Os
Maias / A Ilustre Casa de Ramires
(aula 113-114) |
||
Questionário sobre a totalidade de Os
Maias / A Ilustre Casa de Ramires
(aula 117-118) |
||
Escrita |
||
Aula |
Texto com encaixe à maneira da introdução de Amor
de Perdição (aula 75-76) |
|
Biografia de personagem segundo modelo da de
Domingos Botelho (aula 77-78) |
||
Comentário sobre ‘Simão como
herói romântico’ (aula 87-88) [exceto no 11.º 3.ª] |
||
Comparação entre «Antes de ela dizer que sim» e Amor de Perdição (aula 89-90) |
||
Texto de opinião sobre «A submissão é uma
ignomínia [...]» (aula 95-96) |
||
Reescrita dos vv. 1-20 de «O Sentimento dum
Ocidental» (aula 101-102) |
||
Criação de quarteto para parte IV de «O
Sentimento dum Ocidental» (aula 105-106) |
||
Redação de continuação de começo de livro de Eça
e criação de outro (aula 109-110) |
||
Manuscrito para concurso «Ética na vida e no
desporto» (aula 59-60) [exceto 11.º 4.ª] |
||
Casa |
Reformulação do texto anterior com passagem a
computador (tepecê de aula 67-68) |
|
Reformulação do anterior (tepecê da aula 69-70) |
||
Argumentação sobre ‘Portugal é o pior país do
mundo’ (tepecê da aula 73-74) |
||
Texto para Olimpíadas da Cultura Clássica [só
alguns foram chamados a fazer] (87-88) |
||
Reformulação do anterior [só alguns foram
chamados a fazer] |
||
Compreensão
do oral/Expressão oral |
||
Aula/Casa |
Leituras em voz alta, para
Liga dos Campeões e Liga Europa (77-78; ao longo do semestre) |
|
Casa |
Vídeo para Olimpíadas da
Cultura Clássica (tepecê de aula 87-88) |
|
Vídeo a pretexto de capítulo
de Os Maias / A Ilustre Casa de Ramires (tepecê da aula 105-106) |
|
|
Gramática |
||
(Casa) Aula |
Questionário com classificação de orações (aula
83-84) |
|
Texto sobre personagem de Amor de Perdição
segundo matriz sintática (aula 97-98) |
||
Questionário sobre sintaxe: orações e funções
sintáticas (aula 115-116) |
||
Questionário sobre outros conteúdos de gramática
(aula 115-116) |
||
Assiduidade,
pontualidade, material |
||
|
Sobre leitura integral no
12.º ano
— Escola ainda vai escolher obra de leitura integral no 12.º ano. Decisão é
entre O ano da morte de Ricardo Reis e Memorial do Convento,
ambas de José Saramago, mas tem-se optado por O ano da morte de Ricardo Reis.
De qualquer modo, se se
tratar, como espero, de O ano da morte de Ricardo Reis, é obra que ganha
em ser começada a ler só depois de se dar em aula Fernando Pessoa. Portanto,
neste caso, talvez não devessem avançar já na leitura do livro de Saramago. Mas
as férias são boa oportunidade para ler livros, é claro.
A propósito, se tiverem
livros meus, não os percam. E, logo que possam, tragam-mos.
#
<< Home