Aula 115-116
Aula 115-116 (28 [4.ª], 29 [3.ª, 1.ª], 31/mai [5.ª])
Correções dos questionários sobre obras de Eça a ler.
Discurso direto
— Mas para onde fugiram, Pedro? Que sabes tu, filho? Não é só
chorar...
— Não sei nada — respondeu Pedro num longo esforço. — Sei que
fugiu. Eu saí de Lisboa na segunda-feira. Nessa mesma noite, ela partiu de casa
numa carruagem, com uma maleta, o cofre de joias, uma criada italiana que tinha
agora, e a pequena. Disse à governanta e à ama do pequeno que ia ter comigo.
Elas estranharam, mas que haviam de dizer?... Quando voltei, achei esta carta.
Discurso indireto
Afonso perguntou _______ para onde _________. Perguntou ______
que ________ e disse que não era só [ou
não bastava] chorar.
Num longo esforço Pedro ________________ e acrescentou que
_____ que ela ________. Disse também que ele saíra de Lisboa na segunda-feira e
que, __________ noite, ela partira de casa numa carruagem, com uma maleta, o
cofre de joias, uma criada italiana que tinha _________, e a pequena. Pedro
relatou depois que Maria _______ à governanta e à ama do filho que ia ter
_______ e que elas _______. Exclamou que não poderiam ter dito outra coisa e
disse que, quando ______, tinha achado ________ carta.
Sintetizemos
as alterações (incluindo também as que não calhou serem necessárias) que
decorrem na passagem do discurso direto
a discurso indireto:
Travessão ou dois pontos
(a delimitarem verbo de elocução) dão lugar a conjunção subordinativa
completiva |
Eg «— respondeu Pedro» >
«Pedro respondeu ___
[...]» |
Vocativo passa a
Complemento indireto |
Eg «Pedro» > «________» |
Trocas de tempo (se o
verbo introdutor estiver no Pretérito Perfeito) |
Presente > ______; Perfeito > ___________;
Futuro > Condicional; Imperativo > Conjuntivo |
Trocas de pessoa (se o
verbo introdutor estiver na 3.ª pessoa) |
1.ª, 2.ª > ___ |
Trocas de deíticos |
ontem > na véspera;
hoje > naquele dia; amanhã > no dia seguinte; aqui > ___; cá >
lá; este/esse > aquele; isto/isso > ____ |
Acomodações (mas só as
imprescindíveis) de eventuais marcas de oralidade |
Eg «Não é só chorar...»
talvez pudesse ficar «não bastava chorar» |
Repara
agora como ficaria o mesmo passo em Discurso
indireto livre:
Mas
para onde tinham fugido? Que sabia ele? Não era só chorar...
Pedro
não sabia nada. Sabia que ela fugira. Ele saíra de Lisboa na segunda-feira.
Nessa mesma noite, ela partira de casa numa carruagem, com uma maleta, o cofre
de joias, uma criada italiana que tinha agora, e a pequena. Dissera à
governanta e à ama do pequeno que ia ter com ele. Elas tinham estranhado, mas
que haviam de dizer?... Quando voltara, achara aquela carta.
No discurso indireto livre, o narrador
relata as falas das personagens quase que as reproduzindo literalmente mas sem
fronteira com a sua própria voz. Omite-se o verbo introdutor e conservam-se
marcas de oralidade (interjeições, pontuação expressiva). Relativamente ao
discurso direto, a diferença é que, tal como no discurso indireto comum, no
indireto livre os tempos verbais mudam. (No
manual, esta matéria está nas pp. 240-241 e 366-367.)
Seguem-se
dois passos de Os Maias que abordam
diferentes modelos de educação: a de Pedro (romântica) e a de Carlos. O segundo
também está em «A educação de Carlos» (manual, p. 237)
[cap. I]
Odiando tudo o que
fosse inglês, não consentira que seu filho, o Pedrinho, fosse estudar ao
colégio de Richmond. Debalde Afonso lhe provou que era um colégio católico. Não
queria: aquele catolicismo sem romarias, sem fogueiras pelo S. João, sem
imagens do Senhor dos Passos, sem frades nas ruas — não lhe parecia a religião.
A alma do seu
Pedrinho
não abandonaria ela à heresia; — e para o educar mandou vir de Lisboa o padre
Vasques, capelão do conde de Runa.
O Vasques ensinava-lhe as declinações
latinas, sobretudo a cartilha: e a face de Afonso da Maia cobria-se de tristeza, quando,
ao voltar de alguma caçada ou das ruas de Londres, de entre o forte rumor da
vida livre — ouvia no quarto dos estudos a voz dormente do reverendo,
perguntando como do fundo de uma treva:
— Quantos
são os inimigos da alma?
E o pequeno, mais
dormente, lá ia murmurando:
— Três. Mundo, Diabo
e Carne...
Pobre Pedrinho!
Inimigo da sua alma só havia ali o reverendo Vasques, obeso e sórdido,
arrotando do fundo da sua poltrona, com o lenço do rapé sobre o joelho...
[cap. III]
Vilaça, sem óculos, um pouco arrepiado, passava a ponta da
toalha molhada pelo pescoço, por trás da orelha, e ia dizendo:
— Então o nosso Carlinhos
não gosta de esperar, hem? Já se sabe, é ele quem governa... Mimos e mais
mimos, naturalmente...
Mas o Teixeira, muito grave, muito sério, desiludiu o senhor
administrador. Mimos e mais mimos, dizia Sua Senhoria? Coitadinho dele, que
tinha sido educado com uma vara de ferro! Se ele fosse a contar ao sr. Vilaça!
Não tinha a criança cinco anos já dormia num quarto só, sem lamparina; e todas
as manhãs, zás, para dentro de uma tina de água fria, às vezes a gear lá
fora... E outras barbaridades. Se não se soubesse a grande paixão do avô pela
criança, havia de se dizer que a queria morta. Deus lhe perdoe, ele, Teixeira,
chegara a pensá-lo... Mas não, parece que era sistema inglês! Deixava-o correr, cair, trepar às árvores, molhar-se, apanhar soalheiras, como um filho de caseiro. E depois o rigor
com as comidas! Só a certas horas e de certas coisas... E às vezes a
criancinha, com os olhos abertos, a aguar! Muita, muita dureza.
No primeiro trecho, relativo à educação de Pedro, há duas ou
três linhas que podem exemplificar o discurso
indireto livre. Sublinha-as.
No trecho já do cap. III, com a ida de Vilaça a Santa Olávia,
que testemunha a educação de Carlos (contrastada com a de Eusebiozinho, que, no
fundo, replicava a que seguira o pai de Carlos), temos todo um parágrafo em
discurso indireto livre, o {circunda a
melhor opção} primeiro / segundo / terceiro /nonagésimo segundo. Para nos apercebermos das características
desta maneira de reproduzir o diálogo, completa com o que lhe corresponderia
nos outros modos de reprodução do discurso no discurso:
Discurso
direto
— ________ Senhoria, ______ «mimos e
mais mimos»? Coitadinho dele, que ___________ com uma vara de ferro!
__________! Não tinha a criança cinco anos já dormia num quarto só, sem
lamparina; e todas as manhãs, zás, para dentro de uma tina de água fria, às vezes
a gear lá fora... E outras barbaridades. Se não se soubesse a grande paixão do
avô pela criança, havia de se dizer que a queria morta. Deus
_____________________... Mas não, parece que ___ o sistema inglês. _______
correr, cair, trepar às árvores, molhar-se, apanhar soalheiras, como um filho
de caseiro. E depois o rigor com as comidas! Só a certas horas e de certas
coisas... E às vezes a criancinha, com os olhos abertos, a aguar! Muita, muita
dureza. — desiludiu o Teixeira, muito grave, muito sério, _________.
Discurso indireto
Mas o Teixeira, muito grave, muito
sério, desiludiu Vilaça, retorquindo-lhe que Carlos não era mimado e que o
coitado _________ com uma vara de ferro. Disse ainda que se
_______________________. {basta até aqui}
Malèna (Giuseppe
Tornatore) |
Os
Maias
(Eça de Queirós) |
A
Ilustre Casa de Ramires
(Eça de Queirós) |
|
Espaço — espaço físico; simbolismo |
|
O
local em que começam e acabam as memórias daqueles cerca de cinco anos é o
mesmo, a avenida marginal da vila siciliana. De resto, o espaço físico da narrativa está muitíssimo ________, tudo se
passa em Castelcuto. |
Nos
Maias, Lisboa é o espaço da parte ‘______
de costumes’ (o sarau, na Trindade; as corridas, em Belém; o jantar, no
Hotel Central; etc.). Como espaços da parte ‘intriga’, destacaríamos as
várias casas da família (Benfica, Santa Olávia, Ramalhete; a Toca), Coimbra,
Lisboa, Sintra. Há alusões pontuais a Inglaterra, França, Itália, Espanha,
Brasil. No epílogo, no episódio do passeio final, o cenário é bastante
________: Carlos e Ega sobem do Passeio Público até ao Chiado, à estátua de
Camões, para concluírem que Portugal, tendo mudado, não mudou. |
Na
Ilustre Casa, o espaço físico
principal pertence a uma zona a partir da Torre (Santa Ireneia, ____,
Oliveira). Esta geografia é inspirada no que Eça conhecia da área de Resende
(Lamego), sede da nobre família da sua mulher. Há, porém, ambiguidades (cfr. referência à orla marítima).
Surgem como espaços a que se alude pontualmente Coimbra, Porto, Lisboa.
África, no final, começa por ser vista como hipótese de regeneração., como
desfecho das outras viagens de Gonçalo. A Torre dos Ramires também _______ ora
os feitos dos Ramires heroicos ora a própria decadência de Gonçalo (e de
Portugal). |
Malèna (Giuseppe
Tornatore) |
Os
Maias
(Eça de Queirós) |
A
Ilustre Casa de Ramires
(Eça de Queirós) |
|
Personagens — caracterização (direta/indireta); composição (modelada, ou
redonda/plana/tipos) |
|
Quase
todas as personagens são planas,
mesmo personagens-tipo (o
professor gozado pelos alunos; os adolescentes gabarolas; as vizinhas
maledicentes; a descarada amante do barão não sei quantos; o pai de Renato,
emotivo e antifascista; ...). Serão aliás mais figurantes, do que personagens
secundárias. Malèna é que se pode considerar personagem menos óbvia, mais
____. Há aliás diferença entre a sua heterocaracterização
(retratada pelos outros é apenas aquela que se insinua aos homens) e a caracterização ____ (o que vamos
sabendo através das suas ações). Renato é, muitas vezes, um tipo, o do adolescente obsessivamente
apaixonado, mas, quando assumido pelo narrador, já é mais modelado, mais redondo. |
Nos
Maias, segundo Carlos Reis, a caracterização de Pedro da Maia é
tipicamente naturalista (Pedro seria o resultado da hereditariedade e do
estilo de ______ recebida), visando-se comprovar uma tese (para esta escola,
a literatura seguiria metodologia experimental). Nem tanto assim, a de Maria
Eduarda e, ainda menos, a de Carlos. Carlos é sobretudo caracterizado indiretamente (pelo que vai fazendo)
e é personagem relativamente modelada.
Também assim, Afonso da Maia, o próprio Ega. Mais planas, por vezes verdadeiros tipos, são as personagens secundárias (Alencar, o poeta
romântico; Dâmaso, o novo-rico; Cavalão, o jornalista corrupto; Gouvarinho, o
político; _____, o gentleman; Castro Gomes, o «brasileiro»; Cohen, o
banqueiro; Rufino, o deputado; Taveira, o funcionário público; a Gouvarinho,
a adúltera; etc.). Aquelas que são exclusivas da vertente ‘crónica de
costumes’ (episódios da vida do XIX) tendem a ser verdadeiros tipos sociais/profissionais. |
Na
Ilustre Casa, o protagonista,
Gonçalo Mendes Ramires, é personagem relativamente modelada, não se pode dizer que seja sempre a personagem-tipo do fidalgo de
província decadente e que vive dos pergaminhos dos ________. Tem defeitos que
se repetem (ser timorato, por exemplo; a ambição fútil que o leva a ceder em
matéria de princípios), mas mostra-se-nos também a sua má-consciência, o que
torna a personagem mais verdadeira, não um simples estereótipo; e, no final,
com a aventura africana, parece haver uma regeneração (que não é talvez
conclusiva, porque o epílogo deixa tudo em aberto). As personagens secundárias são personagens mais planas, funcionando como tipos,
muitas vezes: o criado Bento; a cozinheira Rosa; o bom padre Soeiro; o
governador civil e «Don Juan» André Cavaleiro; o Videirinha, dado ao violão,
que receberá, conseguido por Gonçalo, o lugar de amanuense; o deputado por
Vila Clara Sanches Lucena; as maledicentes manas _____; as mulheres sempre um
pouco fúteis e frágeis (mesmo Gracinha); o «boa pessoa» e ingénuo Barrolo. Há uma outra galeria de personagens (Tructezindo,
o «Bastardo», etc.), as que pertencem à novela histórica, que serão mais caricaturas do que tipos, porque se trata de uma
paródia-pastiche. |
Versão com fãs de Taylor Swift a usarem
saias prateadas
Sem
consultares outros elementos além desta folha, classifica as orações
sublinhadas. Poderás ter de usar: coordenada;
assindética, copulativa, adversativa, disjuntiva, conclusiva, explicativa; subordinante, subordinada; adjetiva, substantiva, adverbial; relativa, completiva, temporal, causal, final, condicional, concessiva, consecutiva, comparativa;
restritiva, explicativa. A classificação deve ficar completa (o que, em alguns
casos, implicará um termo; noutros, quatro).
Para que percebamos
Antero, convém olhar para as
suas barbas fulvas. |
|
Umas escolas escolhem O ano da morte de Ricardo Reis, outras escolhem Memorial
do Convento. |
|
O estúpido do stor
pretendia que nos espalhássemos naquele item. |
|
As paisagens que
vemos na poesia de Cesário são urbanas e rurais. |
|
Como há greve de
estivadores, não sei se os Prémios Tia Albertina chegarão a tempo. |
|
Espero que os Tia
Albertina, que aliás são apetecíveis e valiosos, cheguem a tempo. |
|
Ponta Delgada, onde
nasceu Antero, deu outros vultos importantes à cultura portuguesa. |
|
Como a abstenção foi
demasiado grande, serão todos doravante
obrigados a votar. |
|
Quem concorra ao
Concurso José Gomes Ferreira arrisca-se a vencer. |
|
António Costa votou na
Jorge Barradas pois agora vive em Benfica. |
|
O Liverpool perderá se
não marcar bem o simpático coreano Son. |
|
Amou, perdeu-se,
morreu amando. |
|
Renato gostava tanto de
Malèna, que lhe escrevia cartas e cartas. |
|
Ainda que o prazo
termine em breve, haverá decerto
concorrentes ao José Gomes Ferreira. |
|
As aulas terminarão na
terça mas os alunos vão estudar para os exames. |
|
Indica
a função sintática dos segmentos sublinhados (sujeito, predicado, vocativo, modificador de frase; complemento
direto, complemento indireto, complemento oblíquo, complemento agente da passiva, predicativo do sujeito, predicativo do complemento direto, modificador do grupo verbal; complemento do nome, complemento do adjetivo, modificador restritivo do nome, modificador apositivo do nome).
Xavi considera João
Félix inegociável. |
|
É importante escolhermos
com atenção os Tia Albertina. |
|
Cumprimenta-nos,
ganhámos a lotaria! |
|
A sopa de espinafres, que
adoro, está azeda até dizer chega. |
|
Ufa!. Felizmente,
chegaram enfim as férias. |
|
Indica o mecanismo de
coesão dos segmentos sublinhados (coesão lexical, coesão temporal, coesão
referencial, coesão frásica, coesão interfrásica).
As fãs de Swift usavam saias
prateadas. Estas tinham muitas lantejoulas. |
|
As raparigas
foram a caminho do Estádio da Luz. As moças estavam entusiasmadas. |
|
No Manchester jogou
Bruno e ele estava em forma. |
|
Indica o valor aspetual (genérico,
imperfetivo, perfetivo, habitual, iterativo).
Os calceteiros de
Cesário estão a calçar as ruas. |
|
Cesário Verde escreveu o
«Sentimento dum Ocidental» em 1880. |
|
Pepe tem jogado jogo sim
jogo não. |
|
Indica
a modalidade (epistémica,
deôntica, apreciativa).
Se quiser ter hipóteses,
o Porto deve fazer melhor. |
|
Amanhã deve estar
bom tempo. |
|
Classifica
o ato de fala (expressivo, diretivo, declarativo,
compromissivo, assertivo).
Talvez o Benfica tenho
melhorado este ano. |
|
Tens aí a chave,
Arnaldo? |
|
Versão com Lady Betty a entregar os
papéis do divórcio
Sem
consultares outros elementos além desta folha, classifica as orações
sublinhadas. Poderás ter de usar: coordenada;
assindética, copulativa, adversativa, disjuntiva, conclusiva, explicativa; subordinante, subordinada; adjetiva, substantiva, adverbial; relativa, completiva, temporal, causal, final, condicional, concessiva, consecutiva, comparativa;
restritiva, explicativa. A classificação deve ficar completa (o que, em alguns
casos, implicará um termo; noutros, quatro).
Sabes que até nem
gosto desta pergunta? |
|
Por comeres pouco limão,
tens as gengivas, que até eram bonitas, completamente podres. |
|
Vê se as cábulas não
ficam à vista do professor. |
|
Os bolos que se
vendem no Califa são tremendamente bonitos e dulcíssimos. |
|
Marta,
cujo trabalho tratou de Perseu e Andrómeda, venceu as Olimpíadas da
Cultura Clássica. |
|
Decerto vencerás o
Concurso Literário José Gomes Ferreira se concorreres em teatro. |
|
Ainda os aceitarei, portanto
vamos fazer trabalhos atrasados. |
|
Quem vença o Concurso da
«Ética na vida e no desporto»
ganha uma batelada de dinheiro. |
|
Mal chegou o bom tempo, foi tudo para a praia estudar gramática. |
|
Vim, vi e venci. |
|
A Mariana de Um Amor de Perdição era tão boa
enfermeira, que beijava o sangue de Simão. |
|
Apesar de Os Maias não serem fáceis, alguns alunos fizeram interessantes trabalhos. |
|
As aulas terminam a 4 e
as reuniões de avaliação começam a 6. |
|
No 12.º lê-se O ano da morte de Ricardo Reis ou
estuda-se Memorial do Convento. |
|
A fim
de tudo ser justo, nas finais da Liga Europa e da Liga dos Campeões haverá
árbitros estrangeiros. |
|
Indica
a função sintática dos segmentos sublinhados (sujeito, predicado, vocativo, modificador de frase; complemento
direto, complemento indireto, complemento oblíquo, complemento agente da passiva, predicativo do sujeito, predicativo do complemento direto, modificador do grupo verbal; complemento do nome, complemento do adjetivo, modificador restritivo do nome, modificador apositivo do nome).
O exercício que estão
a resolver é mais fácil que o exame de não sei quê. |
|
Olhei-te de
frente, de cabeça levantada. |
|
Os exames fazem que
regressem as angústias. |
|
É triste chumbarem
tantos alunos por causa da gramática. |
|
Todos achámos Amor de Perdição muito triste. |
|
Indica o mecanismo de
coesão dos segmentos sublinhados (coesão lexical, coesão temporal, coesão
referencial, coesão frásica, coesão interfrásica).
Podiam concorrer ao José
Gomes Ferreira. O prémio literário da nossa escola dá muita fama. |
|
Não concorro porque
já sei que ganhava. |
|
Via-a ontem.
Estava linda a Mónica. |
|
Indica o valor aspetual (genérico,
imperfetivo, perfetivo, habitual, iterativo).
Eça ainda abandonou A
Capital! a meio. |
|
Os lisboetas são parvos. |
|
Andou a escrever durante
o verão. |
|
Indica
a modalidade (epistémica,
deôntica, apreciativa).
Podes ir ver o jogo desde que não venhas tarde. |
|
Podes estar com sorte, nunca se sabe... |
|
Classifica
o ato de fala (expressivo, diretivo, declarativo,
compromissivo, assertivo).
Creio que Lady Betty
entregou os papéis para o divórcio. |
|
A partir deste momento
considero divorciados Elizabeth Grafstein e José Alberto Castelo Branco [diz
notário]. |
|
TPC — Se ainda não fizeste: (i) acaba de ler livro de
Eça; (ii) entrega, na Classroom, tarefa sobre capítulo livro de Eça que te
calhasse; (iii) vai-me trazendo livros que tenha emprestado e de que já não
precises.
#
<< Home